Mini Cruzeiros: Ótima Opção para o Primeiro Cruzeiro

Quer fazer um cruzeiro mas não sabe se irá gostar? Ou possui pouco tempo para isso? Veja dicas e vantagens de fazer um mini cruzeiro e o que fazer em sua primeira viagem.

Navio em Alto Mar

Os mini cruzeiros, geralmente de 3 a 4 dias, são ótimas opções de começar a fazer seus passeios de navio e, também, para quem desejar fazer um cruzeiro e não tiver disponibilidade de tempo para um passeio maior. Imagina só você ficar entediado logo nos primeiros dias de passeio e ter que esperar vários dias, desejando chegar logo. Ou então descobrir que fica enjoado em navios. Ninguém quer pagar caro por um longo passeio e passar dias ruins. Nisso os mini cruzeiros são boas opções para ajudar você a saber se gostará ou não desse tipo de viagem.

A parte burocrática da viagem, como documentos, tamanho de malas, itens permitidos e proibidos, horário do check-in, é bacana esclarecer no site da companhia escolhida ou na agência. Nem tudo é da mesma forma. Mas, outras partes, é bom você já ter algumas dicas para pensar melhor no que escolher na hora de planejar e curtir seu passeio. Neste artigo darei algumas dicas sobre o que fazer em cruzeiros e mini cruzeiros:

1 - Companhia: existem várias companhias com navios, preços, temas, qualidade, entre outros, diferenciados. Procure traçar uma pesquisa sobre o que deseja conciliando com o seu orçamento. Compare preço para o caso de viajar sozinho, em casal ou em grupo. Veja sites de reclamação para ver se há reclamações semelhantes sobre a mesma empresa. E também como elas se comportam perante tais reclamações.

2 - Cabines: A escolha da cabine envolve diretamente preço e preferência. Se você preferir ver o mar, escolha cabines externas. caso esteja com um orçamento mais folgado, pode escolher uma com varanda. Ou até mesmo uma suite. As cabines internas não tem vista para o mar, mas por ficarem na parte central do navio, balançam menos. Costumam ser mais baratas e também mais escuras na hora de dormir. Cabines na proa e na popa balançam mais. Se possível, evite-as! Escolhas as do meio do navio. Lembrando que os navios possuem um sistema de estabilizadores, que ameniza o balanço. Na hora da reserva, geralmente é possível saber onde a cabine está localizada.

3 - O que levar: no caso de roupas, as de banho e as que o(a) deixem mais confortável. Para quem já ficou em resort, é bem semelhante. leve também trajes mais adequados para o jantar. Verifique se haverá alguma noite temática, como festa do branco, do comandante, fantasia, para levar a roupa adequada. Leve também casaco, pois venta muito a noite, quando o navio está em movimento.

4 - Durante a viagem: os mini cruzeiros costumam para em 2 ou 3 lugares. Atracam pela manhã e partem no fim da tarde. Caso você queira utilizar a viagem para conhecer os lugares da rota, certamente esse tempo será insuficiente para que você conheça legal àquela cidade. Veja antes quais são os atrativos do litoral das cidades, como praias, restaurantes. Aí sim vale a pena descer do navio e curtir o lugar. Até porque, durante as paradas, é quando melhor se aproveita o navio, pois estará mais vazio. Ou seja, mais espaço na piscina e em outras dependências. Além disso, as refeições nos navios fazem parte do pacote. Fora do navio não. Uma dica é tentar dividir seu roteiro. Sair em um dia e ficar em outro. Fiz um mini cruzeiro que parava em Ilha Bela e Angra. A segunda cidade eu conhecia, a primeira não. Desci e curti uma praia em Ilha Bela e um pouco do seu litoral. No dia de Angra, aproveitei o navio. Outro ponto é o horário da janta. Existem dois turnos para você escolher na hora da reserva. Geralmente umas 7 da noite e o outro às 9h. Quem jantar depois verá o show antes e vice-e-versa. Como há muita comilança no navio, incluindo na hora do lanche, eu prefiro só jantar mais tarde. Mas há outros que preferem jantar cedo e ver o show alimentado. Escolha o melhor para você.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Geralmente é permitido o embarque no navio com umas 5 horas de antecedência ao horário de saída. Aproveite e embarque o quanto antes para poder aproveitar o seu passeio já nele. É um bom momento para conhecer seu navio, tirar as primeiras fotos, decorar alguns caminhos. Nesse momento, é bem possível que você esteja apenas com sua bagagem de mão, pois como são muitos em um navio, as malas demoram a chegar em seus quartos. Então, além de seus pertences pessoais, leve também uma roupa de banho para o caso de já querer aproveitar a piscina. Ou outras coisas que venham a precisar sem ter que esperar a mala chegar.

Outro ponto importante: leve uma boa quantia em dinheiro e cartão de crédito. Não fique desprevenido. Ao embarcar, todos terão um cartão de hóspedes que será vinculado à forma do pagamento de suas despesas. Se pagar em dinheiro, haverá um depósito mínimo, em torno de 300 dólares. Mas o melhor é utilizar o cartão de crédito se possível, para não precisar encarar filas para pagamento de despesas em dinheiro. mesmo assim, leve dinheiro. Para o caso de algum imprevisto com cartão.

Dentro do navio, para você aproveitar melhor o que ele oferece pra fazer e organizar seu tempo e dinheiro, sugiro duas coisas:

- todos os dias é deixado um jornal de bordo em sua cabine, que traz informações de toda a programação disponível no navio, as atividades a se fazer, restaurantes, festas, entre outros. Aproveite o encarte para programar sua diversão.

- observar as cartas de bebidas. Elas se encontram em qualquer bar do navio ou restaurante. Geralmente as bebidas são pagas a parte. Consultar a carta ajuda na organização financeira. Se você fechou um pacote all inclusive, as bebidas(alcoólicas e não alcoólicas) serão gratuitas e ilimitadas durante os horários das refeições. Fora do horário serão pagas. Porém, as companhias costumam criar pacotes de bebidas, permitindo a quem faça, consumir ilimitadamente em qualquer horário, bebidas relativas ao pacote. Mas observe na carta que, mesmo você fazendo um pacotes de bebidas que inclua todos os tipos de bebida (refrigerantes, cervejas, vinhos, destilados...), há bebidas comercializadas e que não constam no pacote, por exemplo um modelo mais sofisticado de cerveja, vinho ou certo drink. Observe a carta que ela mostra o que incluído no pacote. Inclusive veja o valor das bebidas e compare com o seu consumo médio diário para saber se vale a pena fazer o pacote.

Fora isso, o navio possui recepção e funcionários para ajudá-lo no que for necessário, placas e mapas para melhor orientá-lo. Uma ótima estrutura para que você possa pensar única e exclusivamente em curtir e relaxar.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados