5 Dicas Para Montar um Roteiro de Viagem

Um dos grandes desafios para aqueles que decidem viajar por conta própria é sem dúvida o planejamento do roteiro. Veja por onde começar.

Montando um roteiro de viagem

Montando um roteiro de viagem

Muita gente fica completamente perdida no planejamento do roteiro de viagem sem saber por onde começar.

Às vezes, para aproveitar uma oportunidade, muitas pessoas acabam comprando a passagem ou reservando um hotel para, somente após, iniciar o planejamento. Isso acaba gerando uma série de dificuldades, pois acaba-se tendo que adaptar o roteiro ao tempo da viagem, quando o ideal seria adaptar o tempo da viagem ao nosso roteiro.

Por isso, o roteiro deve ser a primeira etapa do planejamento de uma viagem, até mesmo para se saber a quantidade mínima de dias que ela durará. Mas nem sempre é possível fazer isso.

A seguir vou listas cinco etapas que considero imprescindíveis na montagem de um roteiro de viagem.

1. Definição do itinerário e da época da viagem

Obviamente o primeiro passo no planejamento de um roteiro de viagem é definir para onde vamos: se será um lugar apenas, ou vários. É importante pesquisar se a época da viagem é de alta ou baixa temporada; qual a estação do ano; se há algum feriado no local. Esses fatores irão interferir no custo da viagem, no tempo gasto e na disponibilidade das atrações.

2. Levantamento das atrações de interesse

Antes de definirmos a duração de uma viagem é necessário saber quais atrações aquele destino turístico oferece. Não é recomendável definir a quantidade de dias antes de fazer esse levantamento, pois fatalmente você acabará tendo que cortar alguma atração que consideraria imperdível.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão ou economize 25% no boleto. Utilize o código: CARNAVAL.

3. Mapeamento das atrações

Uma vez feito o levantamento das atrações de interesse, é hora de estudar o mapa do lugar, identificando a localização das atrações que se pretende visitar. Essa fase é importante para a elaboração do roteiro, pois definiremos as atrações que serão visitadas num mesmo dia, visando evitar perda de tempo com deslocamentos desnecessários, otimizando ao máximo o aproveitamento do dia. Uma excelente ferramenta para realizar esta etapa do planejamento da viagem é o Google Maps.

4. Definição da duração da viagem

Após o levantamento e a localização das atrações, será preciso agrupá-las de maneira que as mais próximas fiquem concentradas num mesmo dia. Com isso será possível definir a quantidade de dias que será necessário para cumprir toda a programação.

5. Estudar as atrações

Definidas quais atrações e quantos dias serão necessários, é hora de estudá-las: consultar guias de viagem; pesquisar a experiência e dicas de outros viajantes; acessar os sites oficiais das atrações; consultar horários, dias de funcionamento e preço dos ingressos; ver se é necessário agendar a visita previamente; pesquisar cupons de desconto etc. Eventualmente será necessário adaptar o roteiro, realocando uma ou outra atração, para viabilizá-lo. Isso demanda tempo e muita paciência.

Acredito que esse seja um bom pontapé inicial para o planejamento de um roteiro de viagem. É claro que existem muitos outros fatores a serem considerados e que demandam muito tempo, mas é preciso ter um ponto de partida.

Esperamos que este post tenha ajudado.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


Totos os direitos reservados