Abolido o Formulário I-94

Desde o final de abril/2013 não é mais preciso preencher o formulário I-94 ao entrar nos Estados Unidos, nem se preocupar em guardar o canhoto para entregar na saída.

Até pouco tempo atrás, todo mundo que entrava nos Estados Unidos tinha que preencher um formulário e entregá-lo na imigração na chegada. Um canhoto era grampeado no passaporte que era devolvido na saída. Esse canhoto se fosse perdido, causava um sério problema na volta.

Mas desde o dia 30/04/13, o preenchimento do formulário conhecido como Formulário I-94 não é mais exigido, segundo informado pelo Órgão de Fiscalização de Fronteiras – CBP (Customs and Border Protection).

O objetivo da medida é otimizar o processo de admissão de estrangeiros, reduzindo as filas da imigração e abolindo o papel, com menos burocracia, já que todas as informações necessárias dos passageiros estarão disponibilizadas para os agentes alfandegários no sistema eletrônico.

Essa medida é bastante salutar especialmente para quem viaja a turismo e se enrola com o preenchimento de tantos papéis e formulários. Já basta aquele questionário interminável do visto, não é mesmo?

De qualquer forma, se alguém precisar de um comprovante de entrada nos EUA, poderá acessar o formulário no próprio site do CBP.

Seguindo essa mesma tendência de abolir papéis, desde 2012 a Alfândega brasileira já aboliu o preenchimento do Formulário de Declaração de Bagagens.

Na prática, a única mudança é que você não precisa mais se preocupar em ter caneta para preencher esses formulários, pois as regras permanecem as mesmas quanto a limites e isenções.

Ou seja, você continuará a depender da sorte e da boa vontade do fiscal, já que o simples preenchimento do formulário dizendo que não há bens a declarar não era nem nunca será garantia de passagem livre.


55 Comentários

  1. Jaqueline

    Jaqueline

    Opa! Que boa notícia!
    Menos uma preocupação no avião!

  2. william haddad

    legal agora posso ir só, espero que o avião não cai…

  3. Jarbas

    Ué, o cara da fotinho no balcão não é o Adriano?

  4. Flavio

    Só precisa preencher o 6059B ,o formulário azul(O da Alfândega),não é?

  5. Flávio

    Oi Vinícius, obrigado pela resposta,
    Agora tenho outra dúvida,aquele adesivo que o consulado americano cola na capa de trás do passaporte com os códigos de barras,posso removê-lo ou não?

  6. valdinete nascimento moura

    Estou indo para NY e preferir escolher o hotel ao chegar na cidade isso me causaria algum transtorno na imigração?

    • Vinícius Miranda

      Olá Valdinete,
      Nunca cheguei nos EUA sem hotel reservado, nem nunca me pediram comprovante da reserva do hotel na imigração.
      Eles costumam perguntar o motivo da viagem e o período que pretendo ficar.
      Acredito que não haja maiores problemas se você mostrar sua passagem de volta.
      Fique atenta para período de alta temporada, pois os hotéis ficam lotados e é mais difícil encontrar vaga.
      Sugerimos sempre que o turista já saia do Brasil com o hotel reservado para evitar imprevistos.
      Obrigado pela visita e boa viagem.

    • valdinete moura

      Boa noite Vinicius eu tenho o visto para entrar nos EUA fui ano passado agora quero retornar esse ano para NY, quais procedimentos? o visto é valido por 10 anos mas tenho que renovar para cada entrada no país?

  7. marcio

    Abolido o Formulário I-94
    e como é feito agora então ?
    não tem mais nada ?
    ou agora é feito automatico em máquinas ?

  8. Nori Bernardeli

    Não falo nada em inglês , e vou para Orlando no final do ano, como me comunico na imigração?Isso está me deixando ansioso!! Grato

    • Vinícius Miranda

      Olá Nori,
      Em alguns aeroportos existem funcionários brasileiros para ajudar.
      Na sua vez, apenas diga que não sabe falar inglês que provavelmente o agente da imigração arrumará um jeito de se fazer entender.
      Relaxe e boa viagem!

  9. Otavia Emilia Gumiero de Lasari

    Viajo para os EUA no periodo de 29/07/2015 a 07/08/2015 e o meu passaporte vence em
    06/02/2015.Preciso renová-lo?

  10. Otavia Emilia Gumiero de Lasari

    Vinicius,

    Veja se entendi direito.

    Mesmo o meu passaporte vencendo 1 dia antes da minha volta eu posso viajar tranquila né?
    Pois na data da ida ele estava no prazo de 6 meses.

  11. Vinícius Miranda

    Otávia,
    Em regra os EUA exigem validade de 6 meses da data do retorno da viagem, mas alguns países como o Brasil eles abriram mão dessa exigência. Então, a rigor se você retornar um dia antes da data de expirar o seu passaporte não teria problema.
    No caso da sua pergunta, você retorna de viagem no dia 07/08/15 e o passaporte vale até 06/02/16 e não 06/02/15, correto? Não tem problema!!!!

  12. Otavia Emilia Gumiero de Lasari

    Obrigada Vinicius, agora posso viajar tranquila.

    Um abraço

  13. Felipe

    Vinicius, e sobre o formulário 6059B azul?
    Preciso entregá-lo quando sair dos EUA ou só na entrada?
    E o que ocorre se eu perdê-lo no caso de precisar entregar na saída?

    Abraços e obrigado pela atenção.

    • Vinícius Miranda

      Olá Felipe,
      O formulário 6059B continua sendo obrigatório. Você deverá preenchê-lo na chegada e entregar ao oficial da imigração. Logo, não há preocupação de perda, pois você não ficará com nenhum comprovante.
      O formulário I-94 é que era preciso guardar o canhoto para entregar na saída, mas como dito na matéria, o mesmo foi abolido.
      Abraços

  14. Patricia

    Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o meu visto, pois em minha última viagem de duas semanas aos Estados Unidos no último mês de agosto a caminho ao aeroporto eu perdi o meu passaporte em Chicago e tive que voltar ao Brasil usando a “Permissão para Voltar ao Brasil” que obtive no Consulado do Brasil. Felizmente um dia após esse incidente alguém entrou em contato comigo dizendo que tinha achado a minha bolsa com meus documentos e passaporte. Após alguns dias de negociações a pessoa que achou o passaporte enviou para o meu endereço no Brasil e o mesmo já se encontra comigo em perfeitas condições. Porém a minha dúvida é que como sai dos Estados Unidos sem apresentar o passaporte, gostaria de saber se isso poderá implicar em algum problema na entrada do país novamente no futuro, seja daqui 1 ano ou mais. Por exemplo, o fato de eu ter deixado o país sem passaporte poderá constar que permaneci ilegal/fora do status até eu tentar entrar novamente nos EUA em uma viagem daqui a dois anos?
    Desde já agradeço!

    • Vinícius Miranda

      Olá Patrícia,
      Infelizmente não saberia te dar essa informação.
      Sugiro que você procure se informar diretamente junto ao Consulado dos EUA. Certamente eles terão informações mais precisar para te dar.

  15. Jane França

    Eu irei viajar para Los Angeles com conexão em Miami. Gostaria de saber se passo pela imigração em Miami e Los Angeles?

  16. Mateus Soares

    Vinicius, boa tarde, tudo bom? Estarei voltando para Nova Iorque no ano que vem, onde morei ate recentemente. Volto com o visto de estudante, visto este que tem validade de 4 anos. Voce sabe me dizer quais documentos são necessários para a minha volta? Apenas o passaporte com o visto e o formulário I20? Fora isso, eu preciso de mais alguma coisa? Eu achei que eu precisaria do formulário I-94, mas como voce disse, foi abolido (o que me deixa mais tranquilo). Obrigado.

  17. Julia Faustino

    Olá, tudo bem?
    Então, minha dúvida é a seguinte; onde fica a data maxima que tenho que deixar os EUA em meu passaporte? Tô meio perdida… a princípio pretendo ficar 12 dias, mas caso eu queira ficar mais gostaria de saber qto tempo posso ficar. Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Olá Julia,
      Na época do Formulário I-94, a data limite para deixar os EUA ficava carimbada no canhoto grampeado no passaporte.
      Depois que ele foi abolido, a data passou a constar do carimbo de admissão que é colocado pelo fiscal no seu passaporte no momento da imigração. Em geral são 6 meses.
      Abraços

  18. Ellen Correa

    Bom dia, tenho uma dúvida referente ao formulário I94, em 2012 fui ao EUA e perdi(não foi entregue no retorno ao Brasil), agora gostaria de ir novamente aos EUA, tem algum problema?Como devo proceder?

    Grata.

    • Vinícius Miranda

      Olá Ellen,
      Se quando você retornou ao Brasil, não entregou o canhoto do formulário ao agente da imigração, recomendo que você entre em contato com a Embaixada, e siga as orientações contidas neste link.

  19. Henrique

    Mesmo sendo extinto, precisa ser preenchido digitalmente?
    Estarei indo para NY agora em outubro, já temos o visto.

  20. Paulo

    Bom dia, Vinícius.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas, mas que não são referentes ao formulário I-94. Será que você saberia me ajudar?

  21. Paulo

    Vou para NY ano que vem. Tenho visto de turismo com validade dentro dos conformes. Tenho um namorado que morava no Brasil e recentemente foi morar em NY e já possui o GC. A gente vai casar no civil e queria saber se há muito problema, no caso, de a gente se casar no civil e eu dar entrada no processo de solicitação do GC só depois que já estivermos morando juntos e com emprego. Tem algum prazo para solicitar o GC após casado ou esse prazo acaba se tornando a validade do visto que possuo? Ou seja, se eu casar no segundo mês dentro da minha estadia, posso solicitar o GC somente até o sexto mês? Pois sei que com o meu tipo de visto, geralmente, o tempo de permanência no país é de 6 meses. Ele está na faculdade e ainda não tem histórico de imposto de renda. Acha que isso prejudicaria muito a solicitação? Ou então se há algum problema em casarmos no civil e eu voltar para o Brasil, agir minhas coisas por aqui e posteriormente, quando terminar minha faculdade, voltar a dar entrada no processo. Sabe me informar algo sobre? Aguardo respostas e obrigado desde já!

  22. Cristiano

    Bom dia! Agora com abolição do i 94, como eles sabem que eu voltei pro brasil?

    • Vinícius Miranda

      Cristiano,
      Agora todas as informações ficam no sistema. No momento de passar na imigração na saída, eles darão baixa. Se você precisar de algum comprovante, acesse o site da CBP (Customs and Border Protection).
      Abçs

  23. Carlos

    Vinícius,

    Num dos sites que consultei havia menção à necessidade de se preencher uma solicitação (apply) através do ESTA (Eletronic System for Travel Authorization) antes de embarcar (de preferência, 72 horas antes). Como é uma página oficial da CBP americana, imagino que essa situação se refere aos viajantes que possuem passaportes emitidos por países que fazem parte do acordo VWP, não necessitando de visto para entrar nos EUA. Está correta essa interpretação? Ou seja, não se refere aos brasileiros, que precisam ter o visto mas estão desobrigados de preencher qualquer formulário online antes da viagem. É isso?

    • Vinícius Miranda

      Olá Carlos,
      Para brasileiros com visto, não há necessidade de preenchimento de nenhum formulário online. Salvo se você possuir dupla cidadania e tiver o passaporte de outro país que não precise de visto. Nesse caso, é preciso fazer a solicitação on-line que você mencionou. Para maiores informações sobre o Programa ESTA, clique aqui.
      Abçs

  24. Cilene Souza

    Vinícius , parabéns pelas dicas.
    Muito bacana essa disponibilidade de informações tão úteis.
    Estou indo apresentar um trabalho científico em um congresso na cidade de Providence, mas prentendo ir alguns dias antes e ficar em Boston até dois dias antes do período do evento e depois retorno para então voltar ao Brasil, pois minha passagem será Ida e volta casada Brasil /Boston /Brasil.
    Minhas dúvidas: quais formulários devo preencher e como proceder na entrevista diante que não irei e nem ficarei direto apenas na cidade do evento. Principal razão da minha ida ao País.

    • Vinícius Miranda

      Olá cilene,
      Acabei de retornar dos EUa e não precisei preencher nenhum formulário dessa vez.
      Sobre a entrevista, responda apenas ao que lhe for perguntado. Se perguntarem o motivo da visita, diga que irá apresentar um trabalho e ficará “x” dias, em “tais” lugares.
      Abçs

  25. Francisco Mata

    Vou sozinho para os Estados Unidos, tenho família á minha espera, como visitante pergunto qual a minha preocupação, falo pouco Ingles. é preciso algum formulário a preencher no Avião? Muito Obrigado

  26. Paulo Roberto

    Olá Vinicius, tudo bem?
    Estive no inicio em abril de 2013 em Orlando com minha familia e esquecemos de entregar o formulario.
    Retornei para o Brasil no dia 18/04/2013, ou seja, antes do mesmo ter sido abolido. Pretendemos retornar este ano para lá. Corremos algum risco? Sei que quando cheguei ao Brasil voltei no Consulado em SP e tentei entregar o formulario e eles nao receberam.

  27. Paulo Roberto

    Consultei o site que do CBP que vc divulgou no texto e consta minha saída. Ou seja, a Delta informou minha saída e está tudo certo!

  28. Felipe Ferreira

    Olá Vinícius, tudo bom? Por favor, eu estou com uma super duvida, eu visitei os EUA pela primeira vez em Abril desse ano, entrei pela fronteira de Tijuana (MEX) com San Diego e fiquei 3 dias em San Diego, quando passei pela borda me entregaram o formulário I-94 já preenchido por eles e com um carimbo da minha entrada, eu acabei saindo dos EUA para Tijuana novamente pois meu voo saia de Tijuana e não entreguei meu formulário I-94 a ninguém já que ninguém realmente meu solicitou ele, agora eu não sei se eu tenho que enviar para algum lugar para comprovar minha saída do país ou se está tudo bem em não devolver já que eu sai de forma terrestre e não aérea dos EUA. Agradeço a ajuda. Obrigado, Felipe.

Comentar

Totos os direitos reservados