Alugar Carro na África do Sul: Guia Completo

Vale a pena alugar um carro na África do Sul? Que cuidados você deve tomar? Quais documentos são necessários para alugar o veículo? Tire todas as suas dúvidas nesse guia completo.

Carro Alugado na Chapman's Peak

Carro Alugado na Chapman's Peak

Sem dúvida, alugar carro na África do Sul é uma ótima opção para explorar o país. O custo é relativamente baixo quando comparado a outros destinos e as principais estradas estão em ótimas condições.

Alguns roteiros famosos exigem um carro como a Rota Panorâmica muito visitada por quem vai de Joanesburgo ao Kruger. Já a Rota dos Jardins parte da Cidade do Cabo e segue pelo litoral sul do país. Também pode ser feita no sentido contrário. O passeio até o Cabo da Boa Esperança assim como cidades produtoras de vinho próximas de Cape Town também costumam ser feitos de carro alugado.

Aluguel de Carro na África do Sul:

Mas é claro que você precisa estar muito bem informado e tomar alguns cuidados para evitar imprevistos. Acompanhe esse guia completo com tudo que você precisa quando o assunto é aluguel de carro na África do Sul e viaje tranquilo.


Como Alugar Carro na África do Sul

Não chegue ao seu destino sem fazer a reserva antecipada do veículo. Antes de embarcarmos ouvimos muitos relatos de pessoas que deixaram para alugar na hora e acabaram pagando um valor acima do esperado. Não só a reserva antecipada é importante como também o pagamento antecipado para garantir o valor do aluguel do veículo.

Na RentCars, empresa de comparação de aluguel de veículos, existem 3 tipos de reservas:

  • Reserva para pagar no destino em moeda local
  • Reserva paga parte antecipadamente e o restante no destino
  • Reserva online, paga integralmente de forma antecipada

Recomendo fortemente que você escolha uma opção que te permita pagar antecipadamente e assim evitar qualquer cobrança adicional no local. Foi o que fizemos e não tivemos nenhum problema desse tipo.

Claro que existem outras empresas comparadoras de preço além de ser possível reservar diretamente no site das locadoras. A grande vantagem de utilizar a RentCars é que, como a empresa é brasileira, no pagamento da reserva online é feito em reais sem cobrança de IOF. Claro que você precisa comparar os valores, mas saiba que comprando em outros sites você provavelmente fará o pagamento em moeda estrangeira, ficando refém da cotação do cartão de crédito e pagando um adicional de 6,38% de IOF.

É fácil dirigir na África do Sul?

Todas as dicas e informações sobre dirigir na África do Sul você encontra neste outro artigo. Acredite, a mão inglesa é menos complicada do que parece, basta ficar atento a alguns pontos importantes.

Quanto Custa Alugar Carro na África do Sul

De uma forma geral alugar carro na África do Sul é barato. Em uma consulta rápida podemos achar veículos econômicos saindo em torno de 60 reais por dia. Esse é um valor bem reduzido quando comparamos com outros destinos ao redor do mundo.

Porém eu não recomendo alugar o modelo mais básico. Considero extremamente importante escolher um veículo com câmbio automático. Esse requisito vai elevar o custo diário do carro para pouco mais do que 100 reais por dia. Mas claro que além do câmbio automático você acaba recebendo um carro mais confortável, com mais opcionais e/ou mais espaço.

Em um outro artigo eu ressalto a importância do câmbio automático quando se dirige em mão inglesa na África do Sul, mas por hora apenas tenha em mente que é um investimento fundamental no momento da sua reserva.

Documentos Necessários para Alugar Carro

Esse é um assunto delicado que merece a sua atenção. Em nossa viagem para a África do Sul alugamos carro em dois momentos, em Joanesburgo e na Cidade do Cabo. As locadoras escolhidas foram a AVIS e a Budget, respectivamente.

Confira a relação de documentos exigidos pela locadora para o aluguel do carro:

  • Passaporte
  • Carteira de Habilitação (brasileira)
  • Cartão de Crédito Internacional

O passaporte não será um problema, afinal de contas você sequer entraria no país se não tivesse um passaporte válido. Em relação a carteira de habilitação é importante observar que ela precisa estar dentro da validade na data de devolução do veículo.

O cartão de crédito internacional é necessário mesmo nas reservas que já foram pagas antecipadamente. A locadora fará o bloqueio de um valor como garantia, e esse valor será liberado na devolução, caso não tenha havido nenhum problema com o veículo.

Carro Alugado na África do Sul

Carro Alugado na África do Sul

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Bom, agora a coisa complica um pouco. Segundo a Convenção de Viena, da qual tanto o Brasil como a África do Sul fazem parte, você não precisa da PID. Bom, isso considerando que você ficará menos de 180 dias na África do Sul e também que sua habilitação está escrita em caracteres romanos. Habilitações em japonês, chines, árabe e outros idiomas que usam um alfabeto não romano precisam da PID mesmo se o país fizer parte da Convenção de Viena.

Resumindo, teoricamente os brasileiros podem dirigir com sua habilitação brasileira na África do Sul. Mas então qual é a polêmica?

Embora não tenham sequer mencionado a PID nas duas oportunidades que alugamos o carro, algumas pessoas próximas relataram que determinadas locadoras solicitaram o documento no momento do aluguel. Em uma de nossas reservas inclusive falava que a PID seria necessária, o que nos deixou bem preocupados, já que não tínhamos o documento.

Para tentar esclarecer a situação, enviei um email uns dias antes para a Budget/AVIS e, já durante a viagem, recebi uma resposta. Eles confirmaram que se a habilitação estiver escrita em alfabeto romano não é necessário apresentar a PID. Isso nessas locadoras, mas e nas outras?

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Abordagem Policial na África do Sul

Outro ponto importante é que você pode ser parado pela polícia. A Permissão Internacional para Dirigir nada mais é do que uma tradução da sua habilitação. É um formato padronizado justamente pela Convenção de Viena e permite que as pessoas do país de destino entendam todas as informações da habilitação.

Embora você não precise teoricamente do documento, um policial que te parar poderá alegar que não entende as informações da sua habilitação. Nós viajamos sem a PID e eu confesso que dava um frio na barriga sempre que via um carro da polícia. Felizmente não fomos parados nenhuma vez, mas se pudesse voltar no tempo com certeza teria feito a PID.

Também ouvimos relatos de pessoas paradas por policiais que tiveram que dar algum dinheiro para se ver livre de problemas. Infelizmente essa prática, assim como no Brasil, é muito comum por lá. Por isso a minha recomendação é fazer a PID e viajar tranquilo com ela e a sua habilitação, sempre juntas.

Câmbio Automático ou Manual?

Como você já deve saber, na África do Sul funciona a mão inglesa. É verdade, pode parecer meio assustador dirigir do outro lado da pista. Ainda vamos falar sobre isso mais a frente, mas na pratica não é tão complicado assim. Claro, desde que você não precise passar marcha manualmente.

Uma das coisas que considero mais importante na hora de alugar um carro na África do Sul é escolher um carro com câmbio automático. Isso será fundamental na sua fácil adaptação a direção na mão inglesa. Não tente economizar nesse quesito.

Vistoria no Veículo

Essas dicas na verdade se aplicam ao aluguel de carros em qualquer parte do mundo mas achei relevante colocar aqui.

Antes de sair com o carro da locadora, faça uma vistoria cuidadosa. Não se prenda apenas a eventuais amassados no carro. Avalie também o funcionamento interno do veículo.

Veja Também:

Moeda da África do Sul: Dicas de Câmbio

Seguro Viagem África do Sul: É Obrigatório? Qual Escolher?

No primeiro carro que alugamos, em Joanesburgo, nos foi entregue inicialmente um veículo com câmbio manual. Na correria da viagem eu mesmo nem tinha percebido até que minha esposa avisou. Voltamos ao balcão e nos deram, enfim, o carro correto. Parece que havia algum erro no cadastro, a atendente disse que sabia que a reserva era para um carro automático e que selecionou um automático no sistema. Achei esse papo bem estranho. Fique atento!

Já no segundo carro que alugamos, dessa vez na Cidade do Cabo, identificamos um problema no conector de energia. Sabe aquele acendedor de cigarros que hoje em dia é usado basicamente como carregador? Então, ele não estava funcionando. Para nós isso era fundamental pois o GPS precisa ficar conectado ao carregador.

Novamente fizemos uma reclamação e o veículo foi trocado na hora. Problema resolvido, mas repare que era um defeito bem sutil que poderia ter passado desapercebido. E o pior é que causaria bastante transtorno já que o GPS não aguentaria ligado muito tempo sem o cabo.

Enquanto dirigíamos esse carro pelas ruas de Cape Town identificamos também um problema no vidro elétrico do lado do motorista. Em alguns momentos ele simplesmente não funcionava. Como só vimos depois, deixamos isso pra lá para evitar perder muito tempo na viagem, mas testar os vidros é também muito importante na hora da vistoria.

Nossa experiência foi bem tranquila no final das contas. Espero que você tenha gostado dessas dicas. Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


2 Comentários
  1. Bruno

    Boas dicas!! Valeu!!

  2. Gabriela

    Boa tarde, Rafael!
    Adorei o post, uma dúvida, estou para ir a Cidade do Cabo em Novembro e pretendo locar um carro, o seguro que eles oferecem no site é o básico pelo que vi, vocês contrataram algum upgrade de seguro no balcão? Caso o carro tenha algum arranhão eu teria que pagar a franquia integral?
    Agradeço desde ja!
    Abs

Totos os direitos reservados