Arraial do Cabo: o Caribe é Aqui

A cidade de Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens do nosso litoral e possui praias de areias tão brancas e mar azul que lembram as praias caribenhas.

Mar deslumbrante de Arraial do Cabo

Mar deslumbrante de Arraial do Cabo

Carinhosamente chamada de Paraíso do Atlântico, a cidade de Arraial do Cabo originou-se de uma vila de pescadores e o impulso da economia se deu a partir da instalação da Cia Nacional de Álcalis que trouxe desenvolvimento para a região e atraiu trabalhadores de outros lugares.

Emancipada de Cabo Frio desde 1985, Arraial tem aproximadamente 26.900 habitantes.

De estilo de vida simples, o cabista, como é chamado quem nasceu na cidade, é bastante hospitaleiro. A rede hoteleira da cidade é composta predominantemente por pousadas. Naturalmente, na alta temporada, os problemas oriundos da superlotação são frequentes, como em qualquer cidade da Região dos Lagos.

Localizada a 140 Km do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é destino certo para os amantes de mergulho. Graças ao fenômeno da ressurgência, a biodiversidade marinha é uma das mais ricas do país. Além disso, no local há cerca de 200 pontos de mergulho e dezenas de naufrágios catalogados, o que faz com que a cidade seja conhecida como Capital do Mergulho.

As praias de Arraial são um espetáculo à parte. Algumas são consideradas uma das mais belas do mundo. As mais bonitas tem acesso mais difícil. Recomendamos um passeio de barco para conhecê-las e ainda de quebra, ter a chance de ver golfinhos saltando ao seu lado. Vamos a elas:

Prainha

Prainha

Prainha

A Prainha dá as boas vindas aos visitantes com seu mar azul turquesa. Vista de cima por quem passa logo na chegada da cidade, é um dos mais belos cartões postais. De águas quentes e calmas, a praia é perfeita para famílias com crianças. O local tem atrativos como banana boat, caiaques e área ótima para mergulho em apneia. Na alta temporada é bom chegar cedo, pois a praia fica lotada, já que tem apenas 1 km de extensão.

Praia do Forno

Praia do Forno

Praia do Forno

Localizada a 1,5 km do centro da cidade e com 1 km de extensão, a Praia do Forno é uma das preferidas dos turistas. O acesso se dá ou por trilhas de cerca de 20 minutos ou por barcos que levam 10 minutos da Marina dos Pescadores até a praia.

Quem for de trilha vai precisar de bastante disposição, mas em compensação vai ganhar um presente inesquecível ao chegar ao topo do morro, com uma vista única e deslumbrante da praia.

O local é apropriado para mergulho e pesca submarina. Há também um bar flutuante onde se pode saborear frutos do mar frescos. As ruínas da antiga Fortaleza do Marisco completam o belo visual da Praia do Forno.

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos

Tradicional centro de pesca, a praia tem águas tranquilas e dezenas de barcos de passeio e de pesca ancorados no mar e na marina ao lado. A praia tem mais importância cultural e econômica do que propriamente turística, pois foi ali que Américo Vespúcio aportou dando partida para o primeiro núcleo habitacional da região. Lá também foi construída a Igreja onde foi celebrada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil.

Prainhas do Pontal

Prainhas do Pontal e Praia do Farol ao fundo

Prainhas do Pontal e Praia do Farol ao fundo

São duas praias separadas por uma pedra e seu acesso também só se dá por trilha ou pelo mar. Sua natureza deslumbrante já serviu de cenário para comerciais de TV. São apenas 300 metros de areia branquíssima e uma água tão transparente e cristalina que parece que você está dentro de uma grande piscina. Delas se tem visão da famosa Praia da Ilha do Farol.

Para os casais de namorados, uma dica é conhecer a Caverna do Amor. Segundo a lenda, o casal que entrar lá para conhecê-la, sai apaixonado para sempre.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Praia da Ilha do Farol

Praia do Farol

Praia do Farol

Esta praia foi eleita por vários anos consecutivos a praia mais perfeita do Brasil considerando-se elementos como a cor e a temperatura da água, a cor da areia, a temperatura média e a velocidade dos ventos. Possui 1000 metros de extensão, grandes dunas e águas azuis, transparentes e frias.

A praia do Farol é de acesso restrito feito apenas de barco, somente sendo permitido nela desembarcar com autorização da Marinha que mantem uma base no local.

A Ilha do Farol é considerada reserva da biosfera pela UNESCO, tem 5 km de extensão com picos de até 390 metros de altitude. Abriga, além das ruínas do antigo Farol (construído em 1833), a Fenda de Nossa Senhora, a Ponta do Focinho e o Farol Novo (construído em 1861).

Fenda de Nossa Senhora

Fenda de Nossa Senhora

A Fenda de Nossa Senhora é cercada de diversas lendas. Uma delas dá conta de que um raio teria caído sobre a rocha e um pescador ao se deparar com a rachadura formada, teria visto a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município.

Destaca-se ainda entre os atrativos do local a Gruta Azul, que se localiza na parte oeste da Ilha do Farol, ponto tradicional de parada para mergulho dos passeios de barco. Na maré baixa é possível entrar de barco na gruta.

Praia Brava

Praia de mar aberto, localizada no Pontal do Atalaia, só apresenta faixa de areia em dias de maré baixa. Na maré alta, é uma das mais perigosas para o banho, mas adoradas pelos surfistas.

Praia Grande

Mar azul e gelado da Praia Grande

Mar azul e gelado da Praia Grande

De águas transparentes e bastante frias, a praia protagoniza um dos mais importantes fenômenos marinhos, conhecido com ressurgência, que consiste na chegada de águas geladas que vêm do sul do continente pelo fundo do oceano e afloram à superfície ao chegar na praia. Por conta disso, tem água gelada e, ao mesmo tempo, rica em nutrientes marinhos, o que atrai inúmeras espécies de peixes e frutos do mar.

O mar, em determinadas ocasiões, torna-se bem violento. Por isso é ideal para a prática do surf, que é liberado apenas em dias de ressaca.

O local é point de agito dos jovens no verão e tem uma boa infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques na orla do calçadão.

É um ótimo local para contemplar o pôr-do-sol.

Praias de Monte Alto e Figueira

São extensão da Praia Grande e apresentam correnteza ainda mais forte por estarem em mar aberto. Ficam mais afastadas do centro da cidade.

E você, já visitou as praias de Arraial do Cabo? Conte sua experiência?

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Arraial do Cabo!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

9 Comentários
  1. Daniel

    Fui lá uma vez só. Mas o pôr do sol visto do Pontal do Atalaia é uma das coisas mais lindas que já vi na vida!

  2. carlos andre gomes

    Búzios e muito lindo quem foi gostou
    Show de Bola Buzios

  3. Sanderson

    Obrigado pelas dicas.

    Me ajudou bastante a realizar uma viagem inesquecível.

  4. thomas baer

    Ja visiteu Arraial duas vezes , se nao fosse a sugeira ,o amontuado de gente,o extremo barulho, os inumeros vendedores super irritantes de passeios de barco ,a pessima infraestrutura ,o lixo se amontuando nas ruas ,os banheiros imundos ,as ruas super estreitas para um movimento absurdo de carros e onibus , talvez Arraial ate teria uma chance de ser um Caribe ou ate mesmo um paraiso na Terra ! Infelizmente nao é !

    • Vinícius Miranda

      Olá Thomas!
      Ainda não tive oportunidade de ir ao Caribe. A referência feita foi em relação ao mar azul e areias brancas. Isso sem dúvida Arraial do Cabo tem de perfeito!!!
      Um abraço

      • Orenir

        Vinicius, estou em Arraial, as praias sao lindas e de aguas cristalinas, mas o Thomas esta correto em suas observações, pois a areia da praia, apesar de bca e fina, se encontra misturada a sujeiras dos quiosques, a pior é a prainha, que tras sensação horrivel ao pisar.

  5. Adriana Rodrigues

    Praia do atalaia arraial do cabo deslumbrante um sonho recomendo

  6. Alba

    Olá Vinicius, nem se discute a beleza das praias de Arraial do Cabo, mas o pessoal dos comentários tem razão, os próprios turistas que frequentam essas praias não tem a menor noção de higiene e de convivência em locais públicos de lazer. Na sua grande maioria (com raríssimas excessões) são pessoas de um poder aquisitivo mais baixo que acham que as areias das praias são a lixeira do quintal das suas casas. Muito barulho (som alto) latas e garrafas espalhadas pelas areias, nesse aspecto a prainha é a pior. Nada contra as famílias fazerem seus churrascos na praia, mas acho que tem que prevalecer o bom senso. As praias são locais de lazer públicos e para tanto devem ser usadas com respeito a natureza. Com relação a infra estrutura da cidade não há muito o que se fazer com essas administrações recheadas de políticos descompromissados com a administração pública de Arraial na última década. Lembro-me perfeitamente quando a Companhia Nacional de Álcalis funcionava e as conversas a boca miúda na cidade era que a arrecadação de imposto da CNA era tanta que “dava pra pavimentar as ruas da cidade com brilhantes”. Pena que a CNA acabou e os recursos que vinham de lá não foram tão bem empregados na infraestrutura da cidade. Sou moradora de Araruama e frequentadora das praias de Arraial do Cabo.

  7. Gisele Rodrigues

    Moro em frente a praia no posto 8 dá barra, perto da rodoviária, e é o pior posto! Imundo! Pessoas porcas e sem educação! Pior que sei que pobreza não tem a ver com sujeira, mas é difícil não comentar! Sem contar os assaltos na passarela !

Totos os direitos reservados