Black Friday em Nova York: Vale Mesmo a Pena?

Você já deve ter sonhado em ir para Nova York na Black Friday. Afinal, a cidade é famosa por concentrar centenas de opções para todos os gostos. Mas será que vale a pena?

Black Friday em Nova York

Black Friday em Nova York

A Black Friday marca o início da temporada de grandes liquidações no comércio de varejo nos Estados Unidos. A data não é fixa e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, no dia seguinte ao Thanksgiving Day(Dia de Ação de Graças).

O evento é mundialmente conhecido por oferecer descontos de até 90%, mas não é nada fácil conseguir comprar produtos com preços tão baixos sem enfrentar filas quilométricas e muita, mas muita muvuca no interior das lojas.

Antes de decidir ir a Nova York numa Black Friday é preciso pensar no que você realmente pretende comprar e analisar o custo-benefício, pois algumas coisas podem não valer a pena. Eu estive lá em novembro de 2013 e vou relatar minhas impressões.

O que fazer em Nova York: Black Friday

A rigor, na quinta-feira, Dia de Ação de Graças, as lojas ficam fechadas e só abrem a partir da meia-noite. Mas não é bem assim. Algumas lojas abrem mais cedo e já oferecem preços com desconto, como por exemplo, o KMart. É possível encontrar algumas lojas abertas mesmo na quita-feira. É neste dia também que acontece a tradicional parada da Macy´s.

Parada da Macy's no Thanksgiving em Nova York

Parada da Macy's no Thanksgiving em Nova York

Tem gente que faz fila na porta das lojas, muitas vezes dias antes, e enfrentam as madrugadas congelantes de cerca de 5 graus do outono norte-americano. Eu particularmente acho que isso só se justifica pela experiência sócio-cultural de vivenciar o evento. Vantagem mesmo não tem muita não, pois os grandes descontos que realmente compensariam todo esse sacrifício não são muito viáveis pra gente. Por exemplo: realmente é possível encontrar TVs por 1/3 do preço, mas pensa bem, como você vai trazer uma TV de avião? Não dá. A grande verdade é que as liquidações são maravilhosas pra quem mora lá.

A Best Buy é uma loja que vale a pena visitar. Muito provavelmente você conseguirá comprar algum item com um bom desconto. Se madrugar na fila, pode até conseguir senha para um dos “door buster” (itens selecionados oferecidos para os primeiros da fila). Mas quer saber, se você for de manhã, ainda conseguirá encontrar muita coisa.

Loja da Best Buy na 5ª Avenida - Black Friday em Nova York

Loja da Best Buy na 5ª Avenida - Black Friday em Nova York

Na verdade, muita gente vai pra fila de madrugada e quando começa a amanhecer, o movimento diminui. É mais vantagem deixar para ir de manhã bem cedo, tipo 6h/7h. Lá pelas 9h/10h, volta a encher de novo.

Todo mundo já ouviu falar de pessoas que conseguem comprar celulares, câmeras, tablets, videogames, notebooks, TV com preços incríveis. Na verdade quem consegue esses itens mais cobiçados são aqueles que ficaram na fila desde cedo. Para nós turistas, o esforço de encarar uma madrugada gelada pode ser meio frustrante.

Eu comprei um notebook na BestBuy e depois decidi trocar por outro modelo. Voltei no dia seguinte e ainda havia algumas opções. É óbvio que as grandes promoções acabam muito rápido, mas ainda é possível fazer boas compras, sem desespero.

Na época que fui, tinha acabado de ser lançado o Iphone 5S e o preço na loja da Apple era o mesmo de uma semana antes.

Loja da Apple na Black Friday em Nova York

Loja da Apple na Black Friday em Nova York

É possível que você encontre outros itens com desconto, mas não é grande coisa não. As lojas de “grife” não costumam aderir a grandes promoções. É mais fácil conseguir comprar um Iphone em loja multimarca mais barato que na Apple.

Outro produto que tinha acabado de ser lançado na época era o Playstation 4, mas estava esgotado desde a pré-venda.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

A Toys ‘R’Us também é outra loja famosa por oferecer grandes descontos nessa época e por isso mesmo a fila é gigantesca. Na época anda existia uma loja gigantesca na Times Square. Eu não encarei a fila que estava dando volta no quarteirão. Fui só no dia seguinte e mesmo assim encontrei vários itens com preço interessantes.

Toys 'R'Us na Black Friday em Nova York

Toys 'R'Us na Black Friday em Nova York

É sempre recomendável pesquisar com antecedência. Nos dias anteriores, as lojas distribuem folhetos e catálogos com os produtos que estarão em promoção. Vale a pena pesquisar os preços nos sites das lojas também. Você pode, por exemplo, encontrar preços mais interessantes em sites como Amazon e Walmart e mandar entregar no seu hotel, sem necessariamente enfrentar as muvucas das lojas. Mas lembre-se de consultar o seu hotel para saber se eles aceitam encomendas e se há algum custo para isso.

Se você pretende aproveitar a liquidação para comprar roupas, tenha em mente que a época lá é de coleção outono-inverno. Dificilmente você encontrará roupas de acordo com o nosso clima nesta época do ano, salvo uma ou outra exceção. As roupas de frio deles não são muito adequadas nem para o inverno daqui do Brasil. Portanto, se sua intenção é aproveitar o Black Friday para renovar o guarda-roupa, talvez vá se frustrar um pouco.

Na minha opinião, a melhor época para comprar roupas nos EUA é na primavera. O Memorial Day, por exemplo, que ocorre em maio, é um período excelente. De qualquer maneira é sempre bom, pesquisar com antecedência os cupons de desconto. Seguem alguns sites onde costumo pesquisar cupons de desconto:

Deals Plus, Retail Me Not, Mommy Saves Big, Promo Codes 2017, Savings.com, Coupon Albun, Deal Catcher, Best Online Coupons, Coupons.com.

Lojas como a Macy´s, Bloomingdale’s e, principalmente, Century 21 possuem ótimos descontos em todas as épocas do ano e durante a Black Friday não é diferente. Com bastante paciência e muita sorte você pode conseguir boas pechinchas. Lembre-se de chegar cedo para pegar as lojas mais organizadas e vazias.

Macy´s na Black Friday em Nova York

Macy´s na Black Friday em Nova York

Os outlets Jersey Gardens e Woodbury também oferecem produtos com ótimos descontos durante todo o ano e no Black Friday é possível encontrar coisas bem interessantes. Atenção apenas para o fato de que o Woodbury é a céu aberto e essa época do ano faz muito frio por lá, o que pode ser um inconveniente. É sempre bom checar a previsão do tempo antes. Outro detalhe é que as promoções costumam se estender pelo final de semana. Portanto, não se desespere em ir na sexta-feira.

Woodbury na Black Friday em Nova York

Woodbury na Black Friday em Nova York

Óculos, relógios e bolsas também podem ser encontrados nestas lojas de departamentos a preços bastante convidativos. Mas, definitivamente, não acho que valha a pena aproveitar a Black Friday para isso.

Você pode saber de antemão o que está sendo oferecido com desconto na Black Friday. Alguns sites oferecem mecanismos de buscas de descontos específicos para esta data. Confira: BlackFridayAds, Blackfriday.com e BFads.net.

>> Confira aqui no blog mais informações sobre compras em NY e como ir ao Woodbury de carro por conta própria.

CONCLUSÃO

A experiência no Black Friday é muito interessante, mas não acho que deve ser o foco principal da sua viagem. É um desperdício ir pra Nova York só num final de semana para o Black Friday. Se você puder conjugar o Black Friday com um roteiro de pelo menos cinco dias para curtir as atrações da cidade também, seria o ideal. Mas lembre-se que Nova York estará bem cheia por causa do feriado e consequentemente, as diárias dos hotéis mais caras.

Só encare as filas na madrugada se você estiver realmente disposto a comprar um produto muito específico com um desconto muito grande. Do contrário, deixe para ir nos dias seguintes, pois ainda encontrará muitas opções com ótimos preços.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial do Black November, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: BLACK.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Nova York!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Veja também:

Roteiro de 5 Dias em Nova York

Nova York: Indo ao Outlet Woodbury por Conta Própria

Empire State ou Top of The Rock: Qual Escolher?

Compras em Nova York: Outlets x Lojas

Dicas de Hotéis em Nova York Perto da Times Square

Nova York com um Bebê de 1 Ano e Poucos Meses

Confira outros artigos com dicas bem legais, acessando nossa página completa de destinos a Nova York.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça seu comentário abaixo. Agradecemos sua participação.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados