Cajón del Maipo no Inverno: Visitando Embalse El Yeso em Julho

Fizemos o passeio para Cajón del Maipo no inverno e conhecemos a famosa Embalse El Yeso, represa no alto da Cordilheira dos Andes. Confira nossa experiência em julho com a agência Destino Chile.

Foto panorâmica do Embalse El Yeso

Foto panorâmica do Embalse El Yeso

Quando comecei a pesquisar sobre como seria nosso roteiro em Santiago, tive certeza que o passeio de Cajón del Maipo não poderia ficar de fora. Fiz questão de conhecer pessoalmente o visual tão famoso da represa localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

A minha grande dúvida era se seria possível e viável fazer este passeio com nossos filhos de 4 e 6 anos e com minha mãe, já com mais de 60. Pesquisei bastante sobre o Embalse El Yeso. Avaliei a distância, o tempo de deslocamento, os pontos de parada e o esforço físico que seria necessário. Também me preocupei como a alimentação e as condições do clima no inverno, já que faríamos esse passeio em meados de julho.

No final, decidi encarar essa aventura em família junto da Destino Chile, uma empresa de brasileiros em Santiago especializada no receptivo de turistas vindos do Brasil. Você pode fazer um orçamento sem compromisso com eles e receber um atendimento em português personalizado.

Você também pode acompanhar essa aventura em nosso Canal no Youtube, não apenas esse dia em Cajón del Maipo no inverno mas também toda a aventura no Chile:

Partiu Cajón del Maipo

O passeio começa bem cedo. O transporte da Destino Chile nos buscou por volta das 6:20 da manhã. Não é preciso tomar café da manhã pois a van irá parar em um local onde será oferecido a refeição matinal. O custo é de 5.000 pesos por pessoa, mas também existe a opção de pagar separadamente por alguns itens.

Café da manhã a caminho da Embalse El Yeso

Café da manhã

Aluguel de roupas de neve em Cajón del Maipo

Aluguel de roupas de neve

Neste mesmo local, no período do inverno, é oferecido o aluguel de roupas de neve. Cada pessoa irá alugar as peças que considerar necessárias, dependendo das condições do clima. Nós pegamos botas e calças impermeáveis e foram fundamentais, conforme explicarei mais adiante.

DICAS: O aluguel das roupas é mais caro quando pago na hora. A dica para economizar é incluir as roupas quando reservar o passeio com antecedência na Destino Chile.

O tempo total da parada é relativamente curto. Seja rápido na escolha das roupas e siga logo para o café da manhã. Perder muito tempo pode significar ter que largar seu pão pela metade para continuar o passeio.

E por fim, antes de seguir viagem, não esqueça de ir ao banheiro, é gratuito. Após esse ponto, só haverão banheiros químicos e sempre pagos à parte.

Cruzando a Cordilheira no Inverno

A aventura continua seguindo caminho pelo meio da Cordilheira dos Andes em direção ao Embalse El Yeso. O cenário é encantador, montanhas enormes repletas de neve bem diante dos seus olhos. As fotos tiradas pelos vidros não conseguem retratar a beleza do local.

Visual da Cordilheira dos Andes

Visual da Cordilheira dos Andes

Foi nosso primeiro contato com a montanha e a neve durante essa viagem para o Chile e ficamos encantados. Dias depois teríamos novas experiência em Farellones, e também nos vulcões Osorno e Villarrica.

Na verdade, embora estivéssemos na alta temporada de inverno, fazia 2 semanas que não nevava na região. Por conta disso a quantidade de neve que vimos acabou sendo muito inferior ao que normalmente se vê nessa época do ano.

Neste passeio existem 2 pontos de parada, mas é o guia quem decide se serão feitos na ida ou na volta. Tudo vai depender do dia, horário e condições do clima. No nosso caso, seguimos diretamente para o Embalse El Yeso, deixando para fazer as paradas na volta.

A parte final do caminho é de terra, ou neve, dependendo da época. No nosso caso era terra e bem irregular. É preciso um veículo de grande porte para passar confortavelmente por esse caminho. Nessa hora vimos que foi acertada a decisão de não fazer essa passeio por conta própria, num carro alugado. É possível, mas precisa bastante preparo para evitar imprevistos, sem falar na necessidade de um carro grande e potente.

Agora se tiver muita neve, o que aconteceu ainda em julho alguns dias depois, considero bem arriscado ir sem agência.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem para o Chile e aproveite suas férias. Faça uma cotação online na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Caminhando até Embalse El Yeso

Enfim, chegamos ao último ponto antes de conhecer a represa, Las Cascaras, ruínas de antigos alojamentos onde funcionários do Embalse El Yeso dormiam na época da construção.

Para minha surpresa, a van estacionou nesse ponto e o restante do caminho até o ponto alto do passeio de Cajón del Maipo precisou ser feito a pé. E não era uma simples caminhada, é um trecho de 2,5 quilômetros, com uma leve e constante subida, cerca de 40 minutos de caminhada até o início da represa.

Caminhada de 2 km até Embalse El Yeso

Caminhada de 2 km até Embalse El Yeso

Trecho do caminho que é feito a pé

Trecho do caminho que é feito a pé

Quando havia pesquisado anteriormente, a informação era de que os veículos seguiriam até a represa, o que deixaria o nível de esforço físico necessário para esse passeio muito menor. Porém, fomos informados que o acesso de veículos havia sido bloqueado pelos moradores locais naquele mesmo mês, impedindo assim de seguir caminho sobre rodas.

Por conta disso, minha mãe desistiu de seguir a caminhada e ficou nesse ponto aguardando com nossos filhos. Claro, aproveitaram para explorar as ruínas e registrar o cenário belíssimo da cordilheira, mas infelizmente não conseguiram chegar de fato ao Embalse El Yeso no inverno. Depois do passeio, tivemos a certeza de que essa foi a decisão certa. Durante a temporada de inverno, não aconselho o passeio para idosos e crianças pequenas, embora tenha visto alguns se aventurando pelo caminho.

Nós em Cajón del Maipo no inverno

Nós em Cajón del Maipo no inverno

Só eu e a Jaque seguimos pelo caminho de terra para chegar a represa. Mais a frente encontramos o tal bloqueio na estrada e realmente apenas pessoas caminhavam naquele trecho. Em vários pontos o terreno estava com muita lama devido ao gelo derretido, sendo preciso caminhar com cautela. Foi um pouco cansativo, mas o visual que surge diante dos olhos a cada passo torna essa tarefa mais fácil.

Explorando o Embalse El Yeso no Inverno

Finalmente chegamos no Embalse El Yeso e pudemos ver ao vivo aquele cenário que tanto sonhamos. Realmente a represa é linda, cercada de montanhas nevadas.

O caminho continua e quando ultrapassamos a primeira curva, o ângulo de visão se amplia deixando ainda mais belo o cenário. Caminhamos por mais uns 2 quilômetros na borda da represa. O trecho tem muita lama e vários pontos com gelo. A caminhada é escorregadia, o ideal é ir bem devagar, apreciando o visual.

Imagina esse cenário. Do lado esquerdo uma enorme lagoa no meio da cordilheira, cercado por montanhas cheias de neve. Do lado direito, uma encosta de pedras coberta de neve. Muitos turistas sobem a encosta e descem deslizando pelo gelo. Outros brincam na neve com as crianças e claro, tiram muitas fotos.

Embalse El Yeso em Cajón del Maipo

Embalse El Yeso em Cajón del Maipo

Visual de Cajón del Maipo no inverno

Visual de Cajón del Maipo no inverno

Até o ponto mais distante que chegamos, pode considerar mais uns 40 minutos. Isso sem falar na volta até o local onde a van estava estacionada. Foi bem cansativo, mas é um passeio que você precisa fazer se vai viajar para Santiago. A experiência em Cajón del Maipo no inverno é mágica. Toda a distância e eventual cansaço ficam de lado diante da beleza do local.

Quanto custa o passeio a Cajón del Maipo?

O preço cobrado pelas agências e receptivos pode variar dependendo da época do ano. Nós tivemos uma boa experiência com a Destino Chile, uma empresa especializada em atender os turistas brasileiros que oferece preços bem competitivos. Acessando nosso link exclusivo você consegue fazer um orçamento sem compromisso com atendimento em português.

As águas cristalinas e a neve branquinha das montanhas ficam ainda mais bonitas quando a luz do Sol aparece. Estivemos lá num dia bem nublado mas conseguimos pegar alguns raios de Sol em breves momentos. Não é tão fácil prever, mas se puder, dê preferência para fazer o passeio num dia de Sol, com poucas nuvens.

DICA: Não deixe passar nenhuma foto, aproveite todas as chances. O tempo muda rápido na região do Embalse El Yeso então garanta o máximo de fotos que conseguir. Se for esperar andar até aquele lugar para tirar a foto pode ser que uma nuvem estrague os seus planos.

Muitos turistas em Cajón del Maipo no inverno

Muitos turistas em Cajón del Maipo no inverno

Fomos num sábado durante a alta temporada de inverno e o local tinha realmente muita gente. Nunca imaginei ver tantas pessoas juntas nesse cenário tão inóspito.

Ao final de toda essa caminhada, conseguimos entender porque de fato seria inviável que todas as vans e carros seguissem caminho pela estrada. Geraria um engarrafamento terrível e não teria como estacionar os veículos. Para fazer o passeio de Cajón del Maipo no inverno provavelmente será preciso considerar essa caminhada.

DICA: Após o passeio, ficou clara a real necessidade de alugar as botas e calças impermeáveis, pelo menos. Nem tanto pelo frio, mais pela sujeira. Tanto a bota como a parte debaixo da calça estavam repletas de lama. Imagina você com sua bota novinha e calça da moda toda enlameada.

Queijos e Vinhos

Queijos e vinhos com vista para a cordilheira

Queijos e vinhos com vista para a cordilheira

De volta até o local onde a van estava estacionada, o motorista havia montado uma mesa com queijos e vinhos, além de algumas comidinhas. Você precisa ficar ligado no horário que é informado anteriormente. Se ficar tempo demais hipnotizado pelo Embalse El Yeso pode chegar para o pic-nic atrasado e perder a boquinha.

Esse foi outro ponto de mudança, já que normalmente essa mesa é montada diante da represa. Com o fechamento da pista para veículos, a alternativa é fazer a degustação ao lado da van, no estacionamento. Ainda assim o cenário é bem bonito, cercado pelas montanhas nevadas. Dá pra ver até umas geleiras lá no alto. Um espetáculo!

Outras Paradas

Conforme comentei no começo do relato, nosso guia optou por nos levar aos outros pontos de parada só na volta pois entendeu que dessa forma seria mais interessante.

Mirante na estrada com vista da cordilheira

Mirante na estrada com vista da cordilheira

O primeiro ponto que paramos foi um mirante, ainda próximo do Embalse El Yeso. Na verdade é um trecho da estrada com um largo acostamento que oferece uma vista de encher os olhos do vale e das montanhas. A parada é rápida só para ver o visual e tirar umas fotos.

A segunda parada foi em um túnel antigo. O motorista contou a história do túnel e sua relação com um fantasma. Vou manter o suspense, mas a ideia é deixar os passageiros de um lado do túnel e buscá-los do outro enquanto cruzamos a pé. Claro que eu encarei o desafio, mas me surpreendi com o tamanho do túnel que é longo e totalmente escuro. Ao final do trajeto, se chega num trecho iluminado com vários arcos. Foi interessante e divertido, mas poucos passageiros toparam a brincadeira devido o cansaço.

Túnel sem iluminação

Túnel sem iluminação

Arcos no final do túnel

Arcos no final do túnel

Desse ponto seguimos de volta para Santiago, onde chegamos pouco antes das 17 horas. O horário pode variar dependendo da época, das condições climáticas e do trânsito. Ainda deu tempo de conhecer o Sky Costanera bem na hora do pôr do Sol, mas isso eu conta com calma em outro artigo.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Cajón del Maipo no Inverno ou Verão?

O passeio para visitar o Embalse El Yeso acontece o ano todo, mas as condições climáticas e a alta temporada podem alterar um pouco sua dinâmica. Contei minha experiência no inverno, mas sei que no verão o acesso fica bem mais fácil, embora não tenha neve nas montanhas.

A Thais Towersey do blog Guia Mundo Afora também esteve por lá em fevereiro deste ano, mas durante o verão. Ela registrou o cenário sem nenhuma neve. Já a Raquel Furtado do blog Vamos Pra Onde, visitou a Embalse El Yeso no inverno, poucos dias depois de nós. Como havia nevado na véspera, encontrou a represa de Cajón del Maipo toda branquinha. Uma experiência mágica!

Cajón del Maipo no Inverno e no Verão

Cajón del Maipo no Inverno e no Verão

Quem visita o Embalse El Yeso depois do inverno normalmente ainda consegue pegar o visual da montanha com um pouco de neve. Pode ser uma boa dica pois o acesso certamente será muito mais fácil, sem gelo e sem lama. Agora se você quer ter uma experiência com a neve mesmo, aí tem que ser no inverno.

Para saber exatamente como será a sua experiência em Cajón del Maipo, dependendo do período que pretenda fazer o passeio, recomendo que entre em contato direto com a Destino Chile e esclareça todas as suas dúvidas. A agência brasileira também oferece outros passeios em Santiago. Viña del Mar, Valparaiso, visitas a vinícolas e termas são algumas opções.

A empresa foi nossa parceira nessa aventura e você pode solicitar um orçamento nessa página exclusiva, garantindo assim um atendimento personalizado em português.

E você, já visitou Cajón del Maipo no inverno? Conta pra gente como foi nos comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

10 Comentários
  1. Pedro

    Rafael Mais 12 km voce chegaria a Termas del Plomo. Um lugar maravilhoso. Lagos quentes no meio das montanhas nevadas. Fomos de carro, mas havia empresas de turismo.

    • Rafael Miranda

      Olha Pedro.
      Em algumas épocas do ano as agências oferecem esse passeio de Cajón del Maipo junto com alguma terma. No período que fomos, no auge da temporada de inverno, as principais termas estavam fechadas.
      Mas acho que para quem vai em período que as termas estão abertas e funcionando, é uma ótima ideia.

      • Kamila Muniz

        Poderia me ajudar tirar uma dúvida
        Estou realizando pesquisa e fechando meus passeios porém algumas empresa informa que Embalse El yeso ( Cajon Del Maipo ) não acontece em julho já outras dizem que sim vc foi em julho correto ?

  2. RACHEL MODESTO ROSA FONSECA DE MIRANDA

    Fui com minha filha de 4 anos e meio na época. Sabia que andava muito, então levei o carrinho de bebê dela que suporta até 28 kg. Foi o que nos salvou. Levamos ela empurrando o carrinho. Mais realmente, o caminho é muito escorregadio e com muita lama. Tinha bastante crianças e idosos, mais exige-se muito cuidado. Principalmente, com carrinho pois é um declive e tem trechos com gelo na pista. Nós ousamos, as pessoas não costumam carregar o carrinho por conta do risco. Arriscamos assim por que não tínhamos dimensão da coisa. Graças à Deus deu tudo certo, o passeio foi lindo. Obs: O banheiro é improvisado, em trailer e pago.

    • Rafael Miranda

      Caramba Rachel, que aventura!
      Que bom que deu tudo certo no final. Eu realmente não me imagino carregando um carrinho de bebê naquelas condições.

    • gabriela

      Vou viajar semana q vem, e meu filho de 6 anos vai junto, estou com muito receio, naõ sei o q faço

      • Rafael Miranda

        Olá Gabriela.
        Não sei se você planeja ir por conta própria ou com uma agência. Nesse período de inverno eu recomendo ir com agência.
        Não sei qual agência você escolheu, nós fizemos o passeio com a Destino Chile. A vantagem é que você poderia conversar com eles antes, em português, e tirar essas dúvidas.
        Entender como estão as condições do passeio nesse período e tomar uma decisão.

  3. Wealey

    Ainda continua aberto após o falecimento das crianças?

    • Nathália

      Também gostaria de saber…

    • Rafael Miranda

      Eu soube que Embalse El Yeso esteve fechada para passeios nessa última temporada de inverno (2019), mas nem sabia exatamente o motivo.
      Sei também que as agências buscaram outras opções alternativas de passeios semelhantes para oferecer aos turistas.
      Não sei como está a situação neste momento (agosto/2019) mas recomendo que os interessados entrem em contato diretamente com a Destino Chile. Enviando uma solicitação de orçamento eles certamente passarão a situação de Cajón del Maipo e, se for o caso, darão alternativas de outros passeios.

Totos os direitos reservados