Campos do Jordão: a Suíça Brasileira

Aberta a temporada de inverno, Campos do Jordão torna-se um dos destinos mais procurados pelos turistas. Confira algumas dicas para curtir o friozinho na Suíça brasileira.

O concorrido Baden Baden

O concorrido Baden Baden

Campos do Jordão é uma cidade de temperatura agradável o ano todo, mas o grande atrativo definitivamente é o frio. É na temporada de inverno compreendida entre abril e agosto que a cidade recebe o maior número de visitantes, e consequentemente os preços tendem a se elevar.

Localizada a uma altitude de 1.700 metros, Campos de Jordão pertence ao Estado de São Paulo e fica a meio caminho do Rio de Janeiro e Minas Gerais

A cidade é formada por três bairros principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari. A primeira é o centro comercial e administrativo. A segunda é mais residencial.

Vila Capivari em Campos do Jordão

Vila Capivari em Campos do Jordão

Vila Capivari é a área turística por excelência. É lá que se concentram os melhores hotéis e restaurantes, cafés, bares, lojinhas e shoppings, além de luxuosas residências com arquitetura em estilo europeu. O local é ponto de encontro de todas as tribos e o movimento se intensifica no final da tarde até a noite. Veja o que fazer em Campos do Jordão:

Ali você poderá visitar a famosa cervejaria Baden Baden, que é super disputada por seus frequentadores. Quem vai a Campos de Jordão, não pode ir embora sem experimentar um dos sabores marcantes da cerveja que dá nome ao bar. Há ainda a possibilidade de se visitar a fábrica da cervejaria, inclusive com degustação.

Para quem não é muito de badalação, Campos do Jordão tem diversas opções para curtir a natureza. A ideia desta matéria é destacar algumas atrações alternativas que vão muito além do glamour e do burburinho que rola no point de Capivari.

Para se ter uma boa noção da cidade, comece subindo no teleférico do Mirante do Morro do Elefante que fica próximo ao centro turístico na Vila Capivari. Lá do alto tem-se uma das mais belas paisagens da cidade.

Bonde da Estrada de Ferro

Bonde da Estrada de Ferro

O passeio de trem na Estrada de Ferro remete à história de Campos de Jordão, quando no século passado, pessoas com doenças pulmonares eram levadas de trem até a cidade para serem curadas, em decorrência do clima propício. Nos dias de hoje, a estrada de ferro tem utilidade turística para se conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira. O percurso de trem de estilo inglês, vai até a cidadezinha de Santo Antônio do Pinhal descendo a Serra da Mantiqueira num percurso de 19 Km e dura 2,5 horas.

Há ainda o passeio de bondinho pela área urbana da cidade, num percurso de 9 Km. No mês de julho, o bonde é substituído por uma maria-fumaça que dá um charme ainda maior ao passeio que tem uma duração de 40 minutos e parte da estação Emílio Ribas até o bairro de São Cristóvão.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Parque Floresta Encantada

Parque Floresta Encantada

Para quem estiver viajando com crianças, uma boa dica é conhecer o Parque Floresta Encantada. Localizado no caminho do Pico do Itapeva, o parque tem dezenas de casinhas que remetem aos contos infantis. Se você visitá-lo nos finais de semana poderá encontrar alguns personagens, o que dará ainda mais brilho ao local.

Tem também o Horto Florestal, que concentra a maior reserva de árvore araucária do Estado de São Paulo. O lugar possui lagos e cachoeiras e é legal para quem curte fazer trilhas. Fica a 13 km de Capivari.

Labirintos do Parque Amantikir

Labirintos do Parque Amantikir

O Parque Amantikir reúne 17 jardins com espécies vindas de diversos partes do mundo. O parque é um lindo lugar de contemplação que rende ótimas fotos, além de um passeio incrível. Há um labirinto verde que faz a alegria das crianças. Uma dica é procurar por cupons de desconto nos hotéis e pousadas da região, pois o preço da entrada é um pouco salgado.

Para quem curte aventura, o arvorismo no Bosque do Silêncio é uma boa pedida para todas as idades. Há atividades desde o Arbo-Kids (para crianças de 3 a 9 anos) até o Circuito Completo. No local há monitores e guias para acompanhar os aventureiros. Funciona nos finais de semana em horários predeterminados. Nos dias de semana é preciso agendar horário e ter um número mínimo de pessoas.

Se você estiver procurando algo mais radical e curte o contato com a natureza, faça um passeio de quadriciclo ou de jipe (off road) e descubra lindas paisagens com cachoeiras, riachos, lagos, vales, florestas e atoleiros de tirar o fôlego. São sete tipos de roteiros diferentes. É uma forma diferente de conhecer a cidade e seus arredores. Um dos percursos mais procurados é o que leva até a famosa Pedra do Baú.

Complexo da Pedra do Baú

Complexo da Pedra do Baú

A Pedra do Baú é um dos principais cartões postais de Campos do Jordão, mas na verdade, fica localizado na cidade de São Bento do Sapucaí. O complexo é formado por três rochas: a maior e mais alta é a Pedra do Baú, com 1.950 metros de altitude. Ao redor estão o Bauzinho com 1.760 metros e a Ana Chata com 1.670 metros Até o Bauzinho é tranquilo chegar de carro. Para seguir até a Pedra do Baú, é necessário pegar uma trilha.

Para quem tiver coragem, o acesso ao topo da Pedra do Baú, após um trecho de trilha no meio da mata de cerca de uma hora, e uma subida em uma escadaria, ainda será necessário uma escalada nos paredões estreitos de rocha, o que exige um preparo físico grande. Recomendamos que esse percurso seja feito com auxílio de profissionais habilitados, por medida de segurança. Ao chegar no topo, a incrível vista compensa todo o sacrifício. De um lado se vê a Serra de Campos do Jordão e do outro as lindas montanhas do sul de Minas Gerais.

Se você curte música clássica, os concertos do Festival de Inverno de Campos do Jordão são programas obrigatórios. O festival é considerado o maior do gênero na América Latina e é realizado no Auditório Cláudio Santoro, que possui uma intensa programação cultural o ano todo, recebendo inúmeros espetáculos de teatro, música e dança. Confira a programação do festival aqui.

Essas são algumas das atrações que Campos do Jordão oferece. Prepare as malas e sua roupa de frio e vá curtir o inverno com estilo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Campos do Jordão!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

15 Comentários
  1. É do ardo?

    Sai da concha que tu vives e, de repente, descobrirá Gramado…

  2. Allan

    Faça uma viagem a Gramado, recomendo a todos que chamam campos do jordao de suíça

  3. Vinícius Miranda

    Caros amigos,

    Cada cidade tem o seu encanto particular.

    Gramado é de fato um lugar encantador. Em breve traremos uma matéria sobre Gramado.

    Um abraço.

    • João Neto

      Vinícius, gostei da matéria.
      Algumas pessoas encaram como disputa bairrista certas coisas, temos que valorizar o que é bonito em nosso país, eu conheço Gramado e realmente a cidade é muito linda , não conheço Campos do Jordão porém, irei conhecer. Sou Catarinense e estamos perdendo um grande potencial turístico de nosso estado com a cidade mais fria do país (Urupema), que não tem estrutura nenhuma.

      • Vinícius Miranda

        É verdade João.

        O Brasil possui tantos lugares maravilhosos para se visitar…

        Precisamos investir em infraestrutura e serviço de qualidade para que esse potencial turístico brasileiro possa ser cada vez melhor aproveitado.

        Um abraço.

      • Mario

        E uma pena o que fazem com Urupema… sabem jogar fora todo o potencial que esta regiao apresenta 🙁

  4. Denisar Fernando Martins Rodrigues

    Campos do Jordão é sem sobra de dúvida a verdadeira Suíça Bahiana !!!

    • Douglas

      Enquanto isso, em Gramado costuma nevar e a população fala alemão direto, sem contar o grande acervo germânico centenário que há no interior da cidade, pois bem, quem é mesmo a Suíça do Brasil?????

  5. Pedro Lucas

    Vinicius, não que seja realmente relevante, mas vice se equivocou em intitular Campos do Jordão como “Suíça Brasileira”. Na verdade o titulo pertence à cidade de Nova Friburgo, na serra do Rio de Janeiro.a cidade recebeu esse apelido pois foi a primeira colonia suíça do pais e por deter os principais vínculos com o país europeu.
    Espero ter colaborado para melhorar a matéria, que a propósito mostrou muito bem as belezas de Campos.
    Abraços.

  6. Andressa Crossi

    Essa “briga” de ego sobre qual cidade é a Suíça Brasileira é uma besteira, cada lugar tem seu charme, suas belezas e suas comparações. Para os paulistas Campos também é comparado como a Suíça Brasileira, como para Gramado e Nova Friburgo também tem esse “título”.
    O título na verdade é cultural e não um equívoco do autor, espero que as pessoas possam entender que não adianta comparar qual cidade é melhor pois na verdade a comparação é um erro, devemos apreciar as particularidades de cada lugar do Brasil.

    • Fabian Donnaire

      gente !! Á Cidade de Gramado é linda , Nova Friburgo e linda ! Campos do Jordão é linda, e outras mais tbm são lindas, só … que cada uma delas tem a sua política !!! numa cidade bem sucedida a administração é tudo ., se levar á sério !!! Campos do Jordão , é tão perto de São Paulo , do Rio de Janeiro e Minas Gerais, realmente poderíamos oferecer muito mais aos turistas que aqui vem , mas não é assim, falta administração
      honestidade ! Seriedade vestir a camisa !!.Aqui a ARQUITETURA da cidade fica por conta dos moradores , e dos turistas que constroem por aqui.
      É uma pena, a cidade poderia e deveria ser 100% Á SUÍÇA BRASILEIRA .

      • Douglas

        Nunca fui a Campos, mas costumo ouvir que a cidade deixa muito a desejar no quesito urbanismo e que os preços são exorbitantes, uma exploração ao turista, além do que, Campos do Jordão não teve colonização alemã como parece, sei lá, Águas de Lindóia talvez seja mais alemã em SP. No mais, ouvindo o depoimento de turistas que já frequentaram a cidade voltaram com uma impressão negativa.

  7. Douglas

    Concordo com os guris, agora é hora de fazer um post sobre Gramado, aproveita e faz também sobre Canela (cidade vizinha), embora sejam duas cidades bem diferentes, o turista que visita uma, costuma visitar a outra também.

  8. Evelin Coimbra

    Que matéria completa. Parabéns. Meu esposo e eu resolvemos de última hora viajar no feriado, ou melhor, depois do feriado. Tava difícil escolher tão em cima da hora. Mas decidimos ir para campos do Jordão. Não sabía nenhum ponto turístico. E vc ajudou mt. Obrigada!

Totos os direitos reservados