Como Chegar na Lagoa de Jacumã de Carro Saindo de Natal/RN

A Lagoa de Jacumã é um ponto turístico muito visitado por quem viaja para Natal. Normalmente o acesso é feito de buggy mas neste artigo ensinamos passo a passo a chegar lá de carro.

Lagoa de Jacumã

Lagoa de Jacumã

Quando se viaja para Natal, no Rio Grande do Norte, a maioria dos turistas aproveita os dias de sua viagem fazendo diferentes passeios, seja um city tour pela cidade, um passeio de buggy pelas praias e dunas ou de barco pelo lindo mar da região.

Os passeios normalmente são experiências incríveis, mas costumam ter um custo elevado, principalmente na alta temporada. Outro detalhe é que viajando com crianças pequenas, muitos passeios legais acabam não sendo viáveis.

A visita a Lagoa de Jacumã é um desses passeios. Lá o turista pode, além de curtir as águas e o lindo visual da lagoa, descer na tirolesa, chamada no local de aero bunda. Outras opções são o esqui bunda, onde se desce a duna sentado numa prancha, e o kamikase, onde você desce deitado numa prancha de bodyboard, sendo que a areia é coberta com uma lona azul molhada, gerando muito mais velocidade e lançando o corajoso no meio da lagoa.

Normalmente a visita a esse local faz parte dos passeios de buggy pelo litoral norte. O turista vem percorrendo as praias, apreciando suas belezas e chega na Lagoa de Jacumã pela duna, já acessando diretamente os brinquedos radicais.

O passeio completo é longo, normalmente entre 6 e 8 horas, com muito sol, vento e areia. Eu pessoalmente não recomendo para crianças pequenas. Mas então como conhecer a Lagoa de Jacumã se você está viajando com seus filhos? Neste artigo eu vou ensinar passo a passo como chegar lá de carro. É fácil.

Antes de alugar o carro, faça uma cotação na RentCars, uma empresa nacional que oferece uma cotação online comparando o valor do aluguel nas principais locadores do país e do mundo, com a garantia do menor preço e pagando em reais, sem IOF, podendo dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ainda garantir um desconto de 5% no boleto bancário.

Atualização

Embora esse artigo tenha sido escrito há alguns anos, as dicas continuam sendo várias. Prova disso é que continuamos recebemos comentários de leitores do blog, alguns já no ano de 2019, agradecendo as informações e relatando que conseguiram chegar a Lagoa de Jacumã usando nossas dicas. Vamos então ao passo a passo.

Passo a Passo

Normalmente os turistas se hospedam na área de Ponta Negra. Basta você seguir de carro em direção ao norte, preferencialmente pela Via Costeira, sempre beirando o litoral até cruzar a famosa Ponte Newton Navarro.

Rota de Carro para a Lagoa de Jacumã

Rota de Carro para a Lagoa de Jacumã

Seu próximo objetivo é pegar a BR-101 no sentido norte. Basta cruzar esse trecho da cidade sempre em linha reta. Saindo da ponte e seguindo sempre no mesmo sentido, depois de alguns minutos você chegará na BR-101. Entre na pista virando a direita e pé na tábua.

Mapa das Estradas para a Lagoa de Jacumã

Mapa das Estradas para a Lagoa de Jacumã

Pouco menos de 15 quilômetros depois você deverá virar a direita na RN-160 indicado no mapa acima com uma marcação azul. Apenas 3 quilômetros depois você precisará sair da estrada, virando a direita em uma rua de chão, indicado no mapa acima com uma marcação amarela. Esse é o trecho que os aventureiros precisam ter mais atenção.

Acesso a Estrada de Chão para a Lagoa de Jacumã

Acesso a Estrada de Chão para a Lagoa de Jacumã

Na verdade, deste ponto o caminho para a lagoa é simples e rápido, mas no local existem muitas informações erradas com o objetivo de confundir os turistas.

É claro que as pessoas que vivem do turismo na região não querem que os turistas cheguem nessa área por conta própria. Eu já havia lido sobre isso antes de viajar e pude comprovar quando estive lá. As placas indicativas foram removidas. Setas pintadas no chão e em paredes indicam caminhos diferentes, visando confundir quem não sabe ao certo como chegar.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Porém, de todas as estratégias para enganar os turistas, a que me mais de chocou foi a de colocar crianças neste trecho final do caminho abordando os carros e dando informações erradas, na cara de pau. Fizeram de tudo para evitar que eu seguisse pelo caminho correto.

Sabendo disso, ignore placas ou sinalizações e siga exatamente as instruções. Se alguma pessoa ou criança te abordar no meio do caminho, nem abaixe os vidros do carro, simplesmente não dê atenção e siga seu caminho.

Mapa da Estrada de Chão para a Lagoa de Jacumã

Mapa da Estrada de Chão para a Lagoa de Jacumã

Após entrar na estrada de chão siga reto com uma leve curva até encontrar um portal, marcado no mapa acima com a cor amarela. Esse foi o ponto exato onde meninos tentavam dar informações erradas e impedir a passagem. Você precisa cruzar o portal e virar a esquerda imediatamente após.

Portal no Caminho para a Lagoa de Jacumã

Portal no Caminho para a Lagoa de Jacumã

Lembre-se que a estrada é de chão e dependendo de eventuais chuvas recentes pode ter alguns buracos. Dirija com atenção seguindo reto e contando as ruas a direita. Você precisa entrar na terceira rua a direita, que é justamente quando o caminho meio que termina. Na sequência é só virar na primeira a esquerda, depois na primeira a direita e seguir reto até chegar atrás das barracas da lagoa.

Caminho para a Lagoa de Jacumã

Caminho para a Lagoa de Jacumã

O tempo total do trajeto será de pouco mais de 1 hora, totalizando cerca de 45 km. O caminho de volta é exatamente o mesmo, mas talvez você queira dar uma passadinha na praia de Genipabú. Eu recomendo.

Acredite, é bem fácil. Teria sido muito útil um passo a passo detalhado como este antes no planejamento da minha viagem.

Claro que se você tiver um GPS tudo fica ainda mais fácil. Você pode marcar a Lagoa de Jacumã com as coordenadas de latitude e longitude e pedir para o dispositivo traçar a rota. Dependendo dos mapas que o aparelho tiver, você pode não ter os detalhes desta parte final do trajeto. Fique atento.

Latitude: -5.587054
Longitude: -35.239736

Espero ter ajudado no planejamento de sua viagem e se ainda restar alguma dúvida é só deixar o seu comentário.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Natal!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

90 Comentários
  1. Mariana

    Boa tarde.
    Parabéns pelo excelente post. Fui há uma semana para Natal e segui seus conselhos e trajeto à risca! Fiquei apreensiva nas placas falsas mas ignorei todas. Cheguei sem problemas!
    Muito obrigada, foi o único blog que achei explicando tão detalhadamente. Obrigada de novo

    • Rafael Miranda

      Olá Mariana.
      Que bom que você conseguiu chegar sem problemas. Essa era a ideia desse artigo e fico feliz de ter dado certo.
      A questão das placas falsas é realmente complicada. Fiquei indignado e isso até me motivou a escrever esse artigo. Tem mesmo que ignorar qualquer sinalização. Seguindo esse trajeto explicado aqui não tem erro.
      Obrigado pelo comentário!

      • Jussara Floriano

        Oi Rafael. Quero conhecer esse lugar lindo, e acabei cruzando aqui na net com o seu post que achei incrivel. No google maps quando coloco a rota na rua do portal nao diz p cruzar como vc informa no post, o google traz o caminho mas percorrendo paralelo ao portal. Enfim… ha parede no fim da rua? da p cruzar? a rua e esburacada? O portal parece a entrada de uma propriedade agricola… Hoje ainda esta assim? Agradeco antecipadamente a resposta.

        • Rafael Miranda

          Olá Jussara.
          A Lagoa de Jacumã fica do outro lado do portal. Se você não cruzar para o outro lado pelo portal terá que cruzar em algum momento. Teoricamente seria possível seguir para a esquerda sem cruzar o portal e tentar trocar de pista mais a frente. Vai depender se vai ter ou não passagem.
          Sinceramente não vejo vantagem, acho que é mais garantido cruzar logo o portal e já ficar na pista correta.
          Espero ter ajudado.

        • Ana Claudia

          Oi Jussara, vc foi mais recentemente? Pretendo ir em julho próximo, tb gostaria de saber se essas dicas ainda são válidas. Adorei o post!!!

        • Rafael Miranda

          Olá Ana Claudia.
          Não retornei ao local depois da minha experiência, mas minhas dicas são usadas regularmente por leitores do blog. Alguns deles retornam aqui para agradecer e compartilhar sua experiência.
          Digo que as instruções deste post ainda são válidas porque já recebemos comentários neste ano de 2019 de pessoas que conseguiram chegar na Lagoa de Jacumã dessa forma.
          Espero ter ajudado.

  2. Lutemberg

    Muito boa a postagem. Moro em Natal mas não conheço lá ainda. Pretendo ir sábado agora e seguirei suas instruções. espero ter sorte. Valeuuuuuu!

  3. Daniel

    Fala Rafael! Eu entro pelo portal e pego à esquerda ou quando der de frente com ele, como mostra a foto, viro à esquerda? Desculpe a ignorância 🙂

    • Rafael Miranda

      Olá Daniel.
      Você deve cruzar o portal e virar a esquerda. Assim você já ficará na mão certa da rua.
      Eu tentei ir primeiro pela outra pista, sem cruzar o portal. Vai para o mesmo lugar só que tinha um buraco enorme cheio d’água e tive que voltar.
      Fazendo como expliquei não tem erro.
      Espero ter ajudado!

  4. Carine

    Olá! Vamos para Natal em Janeiro.. e gostaríamos de ir de carro até a Lagoa de Jacumã.. é possível chegar lá com um carro de passeio comum (por exemplo um gol 1.0) ou é preciso ter um 4×4?

    • Rafael Miranda

      Sim Carine, é possível chegar lá com carro de passeio sem problema.
      Você só encontraria dificuldades se nos dias anteriores tiver chovido muito e essa parte final do trajeto estiver alagada ou repleta de lava.
      Como você pode ver nas fotos, em condições normais qualquer tipo de carro pode chegar até a lagoa sem problemas.
      Espero ter ajudado!

  5. Amanda

    Obrigada pelas dicas foram fundamentais…
    Economizamos R$ 100,00 de guia

  6. Iuri

    Ótima postagem Rafael. Sou de Natal e ainda não conhecia o lugar. Depois de 10 minutos vendo sua postagem, já de saída para a lagoa.

    Obrigado e um abraço!

    • Rafael Miranda

      Olá Iuri.
      Que bom que o artigo não apenas teve o objetivo explicativo mas também te motivou a conhecer esse lindo lugar.
      Conte depois como foi sua experiência, se conseguiu chegar facilmente a Lagoa de Jacumã.
      Obrigado pelo comentário. Abraços!

    • José Roberto .

      FICO SÓ OLHANDO OS COMENTÁRIO! E ME DA UMA VONTADE DE LEVAR A MINHA ESPOSA AI PARA ELA CONHECER ESSA MARAVILHA, POIS EU JÁ PASSEIS MUITOS PIQUENIQUES AI NESSA LINDA LAGOA E RECOMENDO A TODOS… AI VALEI MUITOOOOOO!. Roberto rj.

      • Ana Beatriz

        pois eh nos que moramos aqui na Praia de Jacumã ficamos honrados de ter voces aqui nesta Praia tao linda

  7. Regis Gomes

    Olá Rafael. Cheguei ontem de Natal (27/02/16), e segui suas dicas para a Lagoa de Jacumã. No começo me atrapalhei um pouco, pois meu filho colocou o trajeto no Waze, que acabou nos indicando a sair pela RN 306 e nos levou para o outro lado da lagoa, onde tinha um “guia” que nos ofereceu lugar para estacionar, em frente a um restaurante, e uma “pequena caminhada” até a lagoa, de mais ou menos 2 km, ou o aluguel de um Buggy. Sorte que lembrei da sua dica do portal, me dei conta que estávamos no local errado e refiz a rota. Suas dicas me salvou de uma roubada. Valeu.

    • Rafael Miranda

      Olá Regis.
      Eu coloquei o roteiro bem detalhado justamente porque na maioria dos casos o GPS não vai te legar para o lugar certo. E pedir ajuda para os locais é a última coisa que recomendo. O pessoal lá explora muito o turista e tenta fazer um monopólio no acesso a lagoa.
      Que bom que no final deu certo.
      Obrigado pelo comentário. Um abraço!

  8. Luis

    Rafael Parabéns pelas suas informações que foram mencionados referente ao trajeto de carro até a Lagoa de Jacumã seguindo pela br101 e rn160, deu super certo, muitíssimo obrigado.
    Forte Abraço.
    Luis

  9. Alan

    Muito bom, adoro estas lagoas do nordeste, mas não quero ficar dependendo de bugueiros para tudo. Em fortaleza procurei caminhos alternativos também, para chegar na lagoa de Cumbuco , pois lá é mais fácil.

    • Rafael Miranda

      É verdade Alan.
      Eu acho o passeio de buggy muito bacana, mas nem todo mundo pode fazê-lo, seja por restrições físicas ou por questão de grana.
      Obrigado pelo comentário.

  10. Rafael sales

    Será que tem como ir a lagoa de jacumã em um ônibus? Pretendo fazer uma excursão pra lá.

    • Rafael Miranda

      Olá Rafael.
      Não ficou claro para mim se sua intenção é ir de ônibus usando o transporte público ou se seria alugar um ônibus para levar um grupo ao local.
      Sobre transporte público eu não tenho nenhuma informação que pudesse ajudar, mas acho que seria inviável.
      No caso de você alugar um ônibus, eu acho possível. Tem um trecho de estrada de chão, mas não vejo problemas para passar ônibus. Evite dias em que tenha chovido muito na véspera.
      Outra recomendação seria ir ao local e já conversar antecipadamente com o pessoal dos restaurantes, deixando combinado que levará um grupo grande, tanto pensando na facilidade para estacionar o veículo como também na qualidade do atendimento, afinal eles não recebem tantos clientes de uma só vez e podem não estar preparados.
      Abraço!

      • Rafael sales

        Na verdade eu quero alugar um ônibus e levar um grupo de pessoas pra lá. Só queria ter a certeza que o acesso de terra da pra o ônibus chegar até na lagoa. E se o ônibus passa por baixo do portal ja que tem que pegar a esquerda após passar pelo mesmo.

        • Rafael Miranda

          Entendi Rafael.
          Eu acho que sim, é possível chegar lá de ônibus. O portal me pareceu bem alto, mas a verdade é que quando estive lá não estava preocupado em fazer essa avaliação, em relação ao ônibus.
          Na verdade você pode seguir para a esquerda nesse ponto sem cruzar o portal. Vai estar na contra mão, mas é um trecho pequeno e muito pouco movimentado, até que você possa mudar para a pista certa.
          Espero ter ajudado.

  11. Rafael sales

    Com certeza você ajudou bastante. Se Deus quizer vou fazer esse passeio. Muito obrigado pelas informações e parabéns pela iniciativa!

  12. Raquel da Silva Araújo

    Gostaria de saber como é o clima no mês de julho.

    • Rafael Miranda

      Olá Raquel.
      Previsão do tempo definitivamente não é a minha especialidade. Quando estive em Natal era final de agosto, e peguei dias de sol e também de chuva.
      Infelizmente não tenho como te ajudar nessa questão.

  13. edivaldo mendonça da silva

    ola rafa meu nome é edivaldo sou de recife e estou indo pra natal no dia 23 desse mês e é a terceira vez que viajo pra natal e gostaria muito de conhecer essa linda e tão falada lagoa de jacumã a pergunta é , tem segurança pra quem vai com a família. esposa e filhos .
    confesso que fiquei meio assutado com essa de pessoas dando informações erradas.
    me refiro com a questão de assalto,e comum ocorrer nesse local.

    • Rafael Miranda

      Olá Edivaldo.
      Eu não moro na região. Publiquei esse artigo após uma viagem a Natal. A minha experiência foi tranquila nesse sentido. Não vi nenhum risco em relação a segurança.
      E olha que eu fui em baixa temporada, sem tanto movimento.
      Como expliquei no artigo, haviam informações erradas em placas falsas e setas desenhadas em muros. As pessoas no local eram apenas crianças, humildes, provavelmente fazendo esse “trabalho” em troca de algum pagamento.
      Espero ter ajudado.

  14. Rodrigo

    Excelente indicação! Também segui os passos, inseri o endereço correto no waze e cheguei sem problemas. O artigo ajudou completamente! Também ficamos com a mesma sensação de que ninguém queria que chegássemos lá sozinhos, mas com essas indicações foi bem fácil e o lugar é INCRÍVEL, vale muito a “aventura” da ida! Obrigado!

  15. Thiago Ferreira

    Gostaria de saber se a mesma atrações esta funcionando todos os dias da semana, deste já agradeço.

  16. Allan

    Boa noite Rafael, sensacional seu post.
    Estou indo amanhã pra lagoa e dps desse post estou certo que não irei de buggy rs.
    Só fiquei com uma dúvida sobre o aero e skibunda. Neste local que vc acessou com o carro é possível ir nos 2 briquendos?

    • Rafael Miranda

      Olá Allan.
      Claro que sim. A diferença é que com os bugueiros você normalmente chega à Lagoa por cima das dunas, já no ponto onde os brinquedos partem.
      Seguindo minhas instruções, você chegará por baixo, no nível da Lagoa. Neste caso basta comprar a ficha em uma das barracas e subir a duna para descer nos brinquedos. E nem precisa subir andando, eles tem um carrinho que te puxa lá pra cima.
      Boa diversão.

  17. Richard

    Boa tarde Rafael,
    Estou indo pra Natal mês que vem.. e ainda tenho algumas duvidas.
    Vou me Hospedar na via costeira, ao lado de Ponta negra, será que dar pra eu ir ate genipabu e jacuma de buggys?
    Ou somente de carro ?
    “Obs: Partindo de Ponta negra”

    • Rafael Miranda

      Olá Richard.
      Você pode fazer esse passeio todo de buggy. Normalmente esse é o passeio vendido pelas agências e é super recomendado.
      Essa minha dica de como chegar lá de carro é porque muitas pessoas não estão dispostas a pagar os valores cobrados pelo passeio ou então estão viajando com crianças e não acham interessante andar de buggy com elas durante tanto tempo com sol, vento e areia.
      Normalmente os passeios para o litoral norte de Natal buscam o viajante no hotel e depois o levam de volta.
      Espero ter ajudado.

  18. mizael ramalho de oliveira

    caro rafael eu estarei saindo de recife com destino a lagoa jacuma no dia 1 de janeiro de 2017 provavelmente chegarei bem cedo a natal que horas aproximadamente abre os portoes de acesso a lagoa

    • Rafael Miranda

      Olá Mizael.
      É uma boa pergunta. Para ser sincero eu sequer me lembro de ter visto portões, mas é possível que tenha algum na parte final do trajeto, quando se chega por trás dos restaurantes.
      Essa resposta eu vou ficar te devendo.

  19. Paulo

    Vou para lá em janeiro e vou seguir suas dicas. Obrigado.

  20. Erica

    Fomos hoje cedo até a Lagoa, saímos de ponta negra as 8:00 chegamos as 9:05 , neste horário ainda não tinha ninguém nos brinquedos, nem as criancas na estrada … por volta da 10:30 começou a chegar os bugueiros, nos voltamos as 11:20 embora e as crianças estavam no portal, para chegar até lá fomos com as indicações, que foram perfeitas e colocamos no Google maps também, lá tem na maior parte do caminho sinal de celular…. ajudou muito as fotos e o mapa que serviu de parâmetro para nós orientamos. Uma coisa so que achei que seria legal falar aqui e que chegar chegando lá tem um local com os bares e a tirolesa e o kamikaze 13,00 cada, e uma outra entrada Só para o esquibunda10,00, não precisa pagar estacionamento vc contribui com o que quiser se parar nas cabaninhas, nem cadeiras de praia e guarda sol só paga o consumo. Adoramos! Lugar lindo! agua gostosa! Lagoa é rasa e é Boa para as crianças.

    • Rafael Miranda

      Realmente o local é ótimo. Que bom que as dicas foram úteis. O objetivo neste artigo era simplesmente explicar como chegar na Lagoa de Jacumã. Temos uma outra publicação mais detalhada que conta nosso roteiro em Natal e entra em todos os detalhes das atrações oferecidas no local.

  21. Allan Ulisses

    MUITO OBRIGADO. Precisamos de mais brasileiros honestos e com vontade de ajudar o próximo assim como você.

  22. Caio

    Muito boa sua dica, fui hoje para a Lagoa de manhã e dei uma passadinha na Praia de Genipabu na volta, e é incrível como a informação de que locais tentam lhe retirar da rota a qualquer custo procede. Não creio que seja por má fé e sim por uma tentativa de proteção a profissão dos buggeiros.
    Será que os buggeiros não entendem que prejudicar o turista na visitação de locais turísticos é justamente atacar a própria fonte de renda? O sindicato do Buggeiros é forte por aqui, o que não se reverte em melhor qualidade no serviço. Chegaram ao cúmulo de queimar e pichar placas colocadas recentemente pela prefeitura no caminho para Genipabu para dificultar o acesso.

    Os mesmos meninos que tentam lhe desinformar estavam lá no portal pela manhã, e no caminho para Genipabu há moradores locais e bugueiros que tentam fazer o mesmo. No mais, muito obrigado pelo post e pelo caminho indicado, auxiliou bastante, abraço!

    • Rafael Miranda

      Olá Caio.
      Que bom que as dicas te ajudaram. Eu não acho que essa atitude de confundir e dificultar o acesso ao local proteja os bugueiros. Na verdade o passeio oferecido pelos bugueiros vai muito além do que a visita a lagoa ou as praias, e o considero imperdível.
      Mas acho que as famílias tem o direito de ir por conta própria até a Lagoa de Jacumã e passar o dia lá, se essa for a sua vontade. É um local público.
      Importante lembrar também que lá existem restaurantes e essas pessoas também vivem do turismo. No final das contas se você é um bom profissional sempre terá clientes, não precisa jogar sujo com eles fazem com os turistas que tentam chegar ao local por conta própria.

  23. Emmanuelle Gurgel

    Olá, adorei seu post, segui à risca e deu super certo, fiquei preocupada se havia mudado alguma coisa por ter passado um tempo, mas permanece do mesmo jeito. Um ponto que gostaria de levantar é que quando fomos ao Aquário na Redinha, um guia local nos abordou e se ofereceu pra fazer o passeio ao litoral Norte conosco, e quando citou a Lagoa de Jacumã disse que era preciso pagar 30,00 por carro na entrada “portal”, mas que com ele o valor seria apenas 10,00 e converteria em consumação em uma barraca. Quando nos deparamos com o Portal, realmente havia duas crianças grandes de uns 12 anos, e uma quase se jogou na frente do carro pra gente parar, mas seguimos em frente. Quando chegamos nas barracas, até me perguntei onde seria o pagamento, mas realmente não existia, era apenas o consumo nas barracas. Eu sou Natalense, e não conhecia este lado da lagoa, vim com meu esposo e minha filha visitar a cidade pq havia 10 anos que não vinha e me surpreendi com a malandragem, eles acham que os turistas são todos bestas, e merecem ser enganados e explorados. E posts como este servem e muito pra nos alertar. Obrigada pela Ajuda!

    • Rafael Miranda

      Olá Emmanuelle.
      Que bom que você conseguiu chegar na lagoa seguindo minhas dicas.
      Realmente em Natal sentimos muito isso, que as pessoas locais que trabalham com turismo na maioria das vezes tentam enganar os turistas. Isso é muito triste.
      Como você pode comprovar não existe nenhuma taxa a ser paga, nem no portal e nem nas barracas. Inclusive você pode utilizar a estrutura das barracas também sem custo, desde que vá consumir no local.

  24. Ricardo Silva

    Olá, alguém sabe dizer se paga alguma taxa indo visitar a Praia de Jacumã/RN com um grupo em ônibus de turismo? Estou indo com esse grupo em 07/05/17

    • Rafael Miranda

      Olá Ricardo.
      Sinceramente não sei como funcionaria chegar ao local com um ônibus de turismo. Essas dicas a princípio consideram um turista ou morador que vá ao local de carro. Claro que o caminho é o mesmo, e certamente não existe nenhuma taxa. Nem teria alguém responsável para se pagar tal taxa.
      Mas a minha recomendação é que você vá ao local antes, sozinho, de carro, e converse com alguma barraca para já deixar marcado sua visita futura. Eles certamente terão o maior interesse em te receber. Poderão te orientar em como estacionar o ônibus e até estar preparado para atender um volume maior de pessoas.

  25. Robson Rodrigues

    Estou com viagem marcada para Natal em setembro, e acabei de ver suas dicas e só tenho a agradecer e te parabenizar!!!!!!!!!!

  26. Eduardo Kalson

    Sem palavras para agradecer esse post! Estamos embarcando para Natal semana que vem com um bebê de 10 meses e estava exatamente a procura dessas opções alternativas. Vou seguir com certeza essa rota! Obrigado!

  27. Daniela Lyrio

    Estamos em Natal e está chovendo 🙁
    O nosso carro não é 4×4, mas queríamos mto ir na lagoa de jacumã se o tempo firmar. Conhecem algum guia ( barato pelo amor de Deus) que tenha um carro em condições para nós levar? Somos 5 pessoas
    Caso positivo, me chama no wpp 21970056044

  28. MICHELLE SILVA FEITOSA

    Estamos de viagem marcada para dezembro desse ano (2017) e amei esse post, quem dera ter um desses para qualquer lugar que fossemos viajar rs Meu esposo quer alugar um carro, mas estou na duvida… com um pouco de medo de nao conseguir chegar em todos os lugares que quero rs

    • Rafael Miranda

      Olá Michelle.
      Organizamos nossa viagem pelo Nordeste usando um carro alugado. Foi ótimo, recomendo.
      Estando de carro você tem mais liberdade, mas por outro lado precisa de um planejamento mais cuidadoso e um bom GPS.
      Se decidirem alugar um veículo, recomendo fazer uma cotação online na RentCars. A empresa oferece uma comparação de preço entre as principais locadoras do Brasil. Fica a dica!

  29. Mazinho

    É isso mesmo Rafael!
    Eles fazem todo tipo de sabotagem para você pagar por um guia. Fui para Natal em 14/07/17 e mesmo com mapa fiquei preocupado em entrar em certos lugares, na lagoa do Carcará paguei um guia pra me levar, ele estava parado ao lado da placa indicando o caminho e disse que era só pra buggy e 4×4 e me levou por outra rota.
    Obs. Não sei se era verdade o caminho foi bem demorado.

    • Rafael Miranda

      Olá Mazinho.
      Um dos motivos que eu decidi escrever esse artigo tão detalhado é que essa postura de enrolar os turistas me incomoda de mais. Acho que os destinos podem explorar o turismo sem explorar o turista.
      Infelizmente no nordeste vivenciei essa situação, mas é importante lembrar que por lá também existem muitas pessoas que trabalham nessa área de forma responsável e respeitosa.
      Também não sei como funciona no caso da Lagoa do Carcará.
      Obrigado pelo comentário.

  30. Anderson lemos

    Fui hoje ( 04/08/2017). O mapa é válido, porém não precisa cruzar o portal… Abriram uma passagem e não tem mais a cerca. O local é muito bom, com certeza vale a pena o passeio.

  31. Mayara

    Oi Rafael!
    Este é o mesmo caminho para a praia de Genipabu?
    Quero visitá-la, saindo de Ponta Negra. Mas não quero partir de lá de buggy. Pretendo ir até a praia de carro. E apenas lá fazer um passeio de buggy nas dunas. É possível?

    • Rafael Miranda

      Olá Mayara.
      Sim, é possível. Nesta viagem fizemos isso, saindo de carro de Ponta Negra.
      A diferença é que antes fomos para a Lagoa de Jacumã, e só depois para a Genipabu. É possível ir direto, e o caminho será bem menor.
      Essa explicação do artigo é específica para quem quer visitar também a Lagoa.
      Em Genipabu, fizemos o passeio de buggy pelas dunas, mas com uma duração bem menor, ideal para quem viaja com crianças.
      Boa viagem!

  32. Leonardo Freitas

    Estou indo próximo mês ao RN gravar uns vlogs pro nosso Instagram, estamos na segunda etapa agora vamos de Genipabu até Galinhos, vou seguir suas dicas, mas o que mais impressiona é a falta de caráter dessas pessoas que vivem só pra fazer o mal, a troco de nada mostrar o caminho errado, assim que fizer o trajeto posto aqui.

    • Rafael Miranda

      Olá Leonardo.
      Bacana a viagem. Nós aqui também curtimos muito esse tipo de aventura.
      Não esquece de comentar no vlog que pegou essa dica no blog Para Viagem 😜 rssss
      Abraços e boa viagem!

  33. Ingrid

    Perfeito! Parabéns! Obrigada!

  34. Priscila

    Ola Rafael, gostei muito da sua postagem, mas queria muito tirar uma duvida com vc, temos um passeio para o fim do ano e um dos locais de visita é justamente a lagoa de Jacumã. Tem como fazer esse trajeto de ônibus?

    • Rafael Miranda

      Olá Priscila.
      A princípio eu não vejo restrição no caminho em relação a passagem de ônibus.
      Acredito que o portal seja suficientemente alto para sua passagem e ao chegar na lagoa, também não acredito que existirá problema em relação ao estacionamento.
      Mas vale lembrar que quando fiz esse trajeto minha análise foi sempre pensando num carro de passeio, então não tenho como garantir sobre essa questão dos ônibus.

  35. IVY COUTINHO

    Olá pessoal!! Vou a Natal para um Casamento mas vou aproveitar para turistar um pouco, vai ser muito corrido mas gostaria de saber oq seria melhor: alugamos um carro e estaremos hospedados em Ponta negra, daria para conhecer as dunas de genipabu e a região a partir das 17 no dia q chegarmos, ou seria mais proveitoso dedicar a manhã do dia do casamento para esse turismo? se formos numa manhã conseguimps aproveitar as dunas e os lagos e chegar no hotel até umas 14/15 horas? Muito Obrigada

    • Rafael Miranda

      Olá Ivy.
      Considero esse passeio para a lagoa e as dunas como uma programação para o dia todo. Fazer tudo em uma manhã seria muito corrido e no final das contas não daria para aproveitar muito bem nenhum dos dois.
      Vale lembrar que existe um deslocamento entre Ponta Negra e esses locais.
      Sinceramente não recomendaria fazer a lagoa e as dunas em apenas um turno, seja manhã, ou final de tarde.

  36. Ieda Maria Portugues

    Parabéns pelas explicações . Acho desagradável essa questão de pessoas locais darem informações falsas, dessa forma , o turista fica à mercê deles, correndo risco até de serem abordados por marginais, uma vez que o turista sempre vai com objetos de valores como dinheiro, celulares, equipamentos fotográficos etc. Seria interessante os turistas serem mais amparados por parte do setor de segurança pública, pois a cidade com o um todo, vive do turismo. Outra questão é a exploração por parte dos guias e bugueiros, um absurdo mesmo. Ah, obrigado pelas orientações.

    • Rafael Miranda

      Essa situação também me incomoda bastante. Foi um dos motivos pelos quais decidi publicar esse guia detalhado, para ajudar os turistas e dar a eles a opção de chegar ao local por conta própria.

  37. Álvaro

    Segui o passo a passo e deu certinho.
    Passeio excelente. Minha família gostou muito. A cada 5 ingressos para descida nos brinquedos ganhamos 1 grátis.

  38. Penha Medeiros

    Sou da paraíba vou fazer uma excursão de ônibus para a lagoa de jacumã, gostaria de você me informar como me orienta de chegar lá na lagoa de Jacumã e também podemos levar comidas

    • Rafael Miranda

      Olá Penha.
      Esse artigo trata exatamente disso, como chegar na Lagoa de Jacumã. Basta seguir as instruções que coloquei no artigo.
      Não sei dizer se existe alguma restrição em relação a levar seus próprios alimentos.

  39. Anderson

    Ola bom dia sou de recife e estou indo com um grupo em setembro e gostaria de saber se lá o caminho permite a entrada para ônibus ou seja o assesso e o local nos permite e de ônibus especial espero pela sua opinião

    • Rafael Miranda

      Olá Anderson.
      Já recebi essa mesma pergunta algumas vezes. Dá uma olhadinha nessa resposta aqui.
      De uma forma geral eu não vejo restrição, mas a verdade é que quando estive lá minha análise foi focada em chegar na Lagoa de Jacumã de carro de passeio.

  40. Amanda

    Muito obrigada pelas dicas! Fomos ontem a lagoa de jacuma com nossa bebe de 1 ano e 11 meses e chegamos com tranquilidade!

Totos os direitos reservados