Como Locomover-se em Santiago do Chile

Está planejando sua viagem pra Santiago do Chile? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o transporte na cidade.

Transporte público em Santiago do Chile

Transporte público em Santiago do Chile

Nada melhor do que caminhar e usar o transporte público para conhecer uma cidade de verdade, sentido a atmosfera local e vivenciando o dia-a-dia dos habitantes locais. Claro que tudo vai depender da infraestrutura e segurança oferecida.

Em Santiago esses dois fatores são bastante favoráveis. Além de ser uma cidade segura, a capital chilena conta com uma boa infraestrutura viária.

Além disso, é uma ótima alternativa aos tão temidos táxis e seus frequentes golpes.

Metrô

Metrô em Santiago do Chile

Metrô em Santiago do Chile

O metrô atende boa parte do centro da cidade e dá acesso aos principais pontos de interesse. Possui 6 linhas (Linhas 1, 2, 4, 4A, 5 e 6). As linhas mais úteis aos turistas são as de número 1 e 5 que cortam boa parte da cidade de leste a oeste, passando pelo centro. Está em construção a linha 3 com previsão de inauguração para 2019.

As estações são modernas, organizadas, limpas e seguras. Atenção apenas aos pertences pessoais pois os furtos são bastante comuns, por se tratar de local de grande aglomeração.

Os valores ds tarifas do metrô variam de 630 a 760 pesos (preços de julho/2018), de acordo com os horários de maior ou menor movimento, durante a semana. São três tarifas diferentes:

"Horario punta" - é o horário do rush. Vai das 7h às 9h e das 18h às 20h.

"Horario valle" - é o horário normal. Vai das 6h30 às 7h; 9h às 18h e 20h às 20h45.

"Horario bajo" - é o horário de menor movimento. Vai das 6h às 6h30 e das 20h45 às 23h.

Nos finais de semana e feriado o valor da tarifa é fixo e corresponde ao "horario valle".

O horário de funcionamento é das 6h às 23h de 2ª a sábado. Domingo vai até às 22:30h.

Mapa do metrô de Santiago

Mapa do metrô de Santiago

Ônibus

Se você pretende andar de ônibus fique atento pois eles não aceitam pagamento em dinheiro. Desta forma, será necessário adquirir um Bip! Card, um cartão de passagem que serve para andar de ônibus e metrô, pagando apenas uma tarifa dentro do período de 120 minutos.

O custo do cartão é 1.550 pesos e a carga mínima é de 1000 pesos. Criança não paga (passa por baixo da catraca).

O preço da passagem de ônibus é fixo: 660 pesos (preços de julho/2018). Diferente do metrô cujo preço varia dependendo do horário. Assim, se dentro do perído de 2 horas após utilizar o ônibus você utilizar o metrô, será descontado o valor da diferença das pasagens (se houver). Se utilizar o metrô e depois o ônibus, não haverá mais desconto algum no cartão.

O Bip! Card pode ser usado por mais de uma pessoa consecutivamente. Não é necessário comprar um para cada pessoa.

A grande vantagem do Bip!Card não é muito o desconto na passagem, mas a praticidade. Evidentemente se você não for andar de ônibus, não há necessidade de comprar o cartão, pois o bilhete do metrô pode ser comprado de forma avulsa, com dinheiro, sem a necessidade do do cartão Bip.

Uma dica na hora de carregar o cartão é calcular por alto quanto será o seu gasto com as passagens no período, pois costuma haver fila nos guichês para recarregá-lo, especialmente no horários do rush.

Táxi

Já tivemos oportunidade de escrever sobre os cuidados que se deve ter ao andar de táxi em Santiago, portanto, me reporto aos comentários que fiz no post Dicas do Chile: O que Preciso Saber Antes de Viajar (clique no link em laranja).

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Bicicletas

Bicicletas em Santiago

Bicicletas em Santiago

Andar de bicicleta é uma maneira bastante agradável de conhecer um lugar, além de saudável é ecologicamente correto.

Assim como aqui no Brasil, é possível alugar aquelas bicicletas do Itaú em Santiago. É uma ótima alternativa para um passeio ao ar livre, além de ser seguro, pois, os motoristas e pedestres respeitam os ciclistas. Santiago possui várias praças e espaços excelentes para andar de bicicleta. Confira os detalhes no site ou aplicativo do banco.

Deslocando-se do aeroporto ao hotel e vice-versa

Se você estiver sozinho ou em casal, a melhor opção para fazer o transfer do aeroporto ao hotel e vice-versa é através da empresa Transvip. Custa a partir de 7.000 pesos por pessoa e o sistema é aquele da van compartilhada, em que os passageiros vão sendo deixados nos hoteis de acordo com a rota.

Demora um pouco mais, mas é prático e seguro. Pode ser adquirido antecipadamente no site ou diretamente no guichê da empresa assim que você desembarca.

A partir de 3 pessoas, talvez valha a pena considerar contratar um táxi já com preço acertado. A corrida até o centro costuma sair por 15.000 pesos.

Ônibus Centropuerto - transfer aeroporto-hotel

Ônibus Centropuerto - transfer aeroporto-hotel

Outra opção é ir de ônibus, exceto se você chegar de madrugada, pois não funcionam 24h. Os ônibus da Centropuerto funcionam das 6h às 23:30h (do aeroporto a Santiago) e das 5:55h às 22:30h (de Santiago ao aeroporto). O preço é 1.500 pesos por corrida. Se comprar ida e volta sai por 2.900. Os ônibus partem a cada 10 min (a noite é de hora em hora) e seguem até o terminal rodoviário Los Heroes. De lá, pode-se pegar o metrô (linhas 1 ou 2), táxi ou outro ônibus até o hotel.

Ônibus de turismo "hop-on hop-off"

Hop-on Hop-off em Santiago do Chile

Hop-on Hop-off em Santiago do Chile

Conhecidos como "hop-on hop-off", são aqueles ônibus vermelhos de dois andares, com a parte superior aberta, e que permitem subir e descer várias vezes durante o percurso, em pontos previamente definidos.

Em Santiago, este serviço é oferecido pela empresa Turistik e pode ser uma alternativa para quem tem pouco tempo na cidade.

Os ônibus passam a cada 30 minutos nos pontos predefinidos e o trajeto completo, dura aproximadamente 2 horas.

Transfer grátis ao Shopping Parque Arauco

O shopping Parque Arauco oferece um serviço de transfer grátis em convênio com a Turistik, partindo de horários e hotéis predeterminados. É necessário fazer reserva. Mais detalhes sobre horários e hotéis integrantes do convênio aqui:

Transfer grátis ao Shopping Parque Arauco

Transfer grátis ao Shopping Parque Arauco

Para quem pretende pegar um táxi nas proximidades do Shopping Parque Arauco, procure pelos táxis azuis, que são os conveniados do shopping. Evite pegar táxis tradicionais preto/amarelo na rua, pois há grande índice de golpistas.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Santiago!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Acesse nossa página completa de destinos e confira todo nosso conteúdo sobre o Chile. Se ainda assim, você tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de fazer seu comentário abaixo. Agradecemos a sua participação.

Galeria de Fotos:

18 Comentários
  1. Raimunda Maria da Cunha

    estou querendo morar ums tempos no Chile se possivel me der algumas dicas de cidade valor que preciso mensal morando em um ap de um quarto valor deste aluguel e alguns bairros em especial queria saber da Região Metropolitana e quantos meses posso ficar estudando espanhol, muito obrigada pelas informações que mandou da cidade.

    • Vinícius Miranda

      Olá Raimunda,
      Infelizmente não tenho as informações que você precisa, pois passei apenas 10 dias no Chile.
      As dicas que tenho são direcionadas para turismo.
      Sugiro que você procure por pessoas que residam por lá para tirar suas dúvidas.
      Tem uma brasileira chamada Rosi Guimarães que mora lá e talvez ela possa te dar uma ajuda. Ela tem um blog chamado “Nós no Chile”.
      Abraços

  2. Ricardo Miranda

    Vinicius, tudo bem?
    Agradeço antecipadamente pelas dicas que possa nos dar.
    Iremos a Santiago agora dia 22 gosto. Somos em 4 pessoas, dois casais.
    Quanto custa um tranfer para uma estaçao de esqui? Ida e volta.
    Seria possivel nos informar ou orientar que estacao de esqui iriamos que nao gastemos muito. Quanto gastariamos para passar o dia em uma estacao de esqui? Chegando la como fazer refeicao?.
    Bem, grato

    • Vinícius Miranda

      Olá Ricardo, como vai?
      Tudo depende do quê você pretende fazer nas estações de esqui. Se o seu objetivo é apenas conhecer e brincar na neve, talvez seja mais interessante ir a Farellones, a estação mais próxima de Santiago e mais barata e que possui atividades para quem não vai esquiar como tubbing e tirolesa.
      Se você tem intenção de esquiar eu sugeriria La Parva ou El Colorado.
      Valle Nevado fica cheia demais e é a mais cara de todas. Tem fila pra tudo e os funcionários não são muito atenciosos.
      Evite os finais de semana pois as estações ficam muito mais cheias.
      Lembro que se você ainda não sabe esquiar seria interessante fazer uma aula antes e acaba ficando muito corrido para um dia só de passeio. O ideal nesse caso seria ir pelo menos dois dias.
      Se o seu objetivo não é fazer um tour panorâmico, fuja das agências que fazem passeio incluindo várias estações no mesmo dia. Procure por uma agência que faça o transfer para uma estação só ou que te deixe na escolhida e te busque na volta.
      Quanto a preços, para um dia com transfer e aluguel de roupa, equipamento de esqui e entrada nas atrações das estações, gasta-se uma média de R$ 500,00 a R$700,00 por pessoa. No site de cada uma das estações, você pode encontrar a tabela com os preços desta temporada.
      Em relação à alimentação, em todas elas existem restaurante e lanchonetes e a comida é bem cara. Sugiro que faça um lanche rápido e deixe para jantar melhor a noite em Santiago.
      Lembro que este ano a neve demorou muito a cair e, se por um lado, atrapalhou os planos de quem viajou no início do inverno pois não havia neve, por outro, muita gente que está indo agora está se prejudicando pela neve em excesso, estadas fechadas etc. Consulte a previsão do tempo na época da sua viagem e não tente ir por conta própria pois é muito arriscado para quem não está acostumado a dirigir na neve além do risco de ser parado pela polícia no caminho.
      Espero que tenha ajudado. Depois retorne para deixar seu relato!!
      Boa viagem

  3. Giovanni

    Excelentes dicas, parabéns fiquei até animado para fazer essa viagem, se possível me fale quanto preciso para passar 7 dias duas pessoas gastando pouco não quero ir em estação de esqui só Santiago e cidades próximas tudo com bastante economia sem esbanjar m obrigado

    • Vinícius Miranda

      Ola Giovanni,
      Alimentação no Chile é cara. Se for em restaurante razoável, dá em média 10 mil pesos por pessoa. Você pode fazer refeições mais simples em fast-food com 5 mil a 6 mil pesos por pessoa, mas não dá pra comer todo dia assim.
      Os passeios custam entre 20mil e 30 mil pesos.
      E ainda tem as despesas com café da manhã, deslocamentos (táxi, metrô, ônibus…)
      Para 7 econômicos, o casal, eu reservaria no mínimo uns R$ 2.500,00, fora o custo da hospedagem.
      Abçs

  4. juliana

    Preciso comprar os passeios para esquiar e a visita a Concho y toro antes de ir, ou compro lá com facilidade???

  5. Lorena Fernandes Lemos

    Boa noite, me tire uma dúvida, eu li em alguns sites que os ônibus de Santiago não aceitam dinheiro e nem tem trocador, você passar a tarjeta BIP e entra. Funciona desse jeito do aeroporto para o centro? Tenho que comprar esse cartão lá no aeroporto ou eles aceitam dinheiro?

  6. Thais Madeira

    Vinicius, tudo bem ?
    Quais hotéis você recomenda?
    Vi muitos posts, alguns dizendo sobre os hotéis no Centro (são mais perto dos pontos turísticos, mas não tem muita movimentação durante a noite e restaurantes/pubs são raros no centro – segundo o que falaram), e os hotéis na Providencia e outros bairros que são bem localizados e a movimentação noturna é mais comum (e com fácil acesso aos metros).
    Estou querendo ir para Santiago em abril com a minha mãe, e estou com dúvida nessa parte de hospedagem.

    Obrigada!!!

  7. Miguel Souza

    Boa noite! Viajo essa semana para o Chile. Porém agora que fui ver que terá feriado nos dias 18 e 19/09 e nada deve abrir. Alguma sugestão do que fazer pra não perder esses dias?

    • Vinícius Miranda

      Olá Miguel,
      Realmente nos dias 18 e 19 de setembro quade tudo fecha no Chile. Nestes dias acontecem as festas pátrias e são chamados feriados irrenunciáveis, ou seja, o comércio obrigatoriamente fica fechado. Há uma maior dificuldade de arrumar programação, mas não é impossível.
      Se você estiver em Santiago, confira as seguintes dicas:
      Tenho conhecimento de que em outros anos, algumas vinícolas como Undurraga e Santa Rita, por exemplo, funcionaram. Vale a pena entrar em contato para confirmar.
      Cerro San Cristobal e Santa Lucia também costumam abrir.
      As estações de esqui também costumam ficam abertas, se ainda estiver na temporada de neve. Precisa confirmar.
      Restaurantes do Pátio Bellavista também abrem.
      Os museus, por outro lado estarão fechados (apesar de que às 2as feiras geralmente já fecham mesmo e esse ano dia 18/09 cai numa 2a).
      Shoppings também ficarão fechados.
      Acho que com essas opções você consegue montar sua programação. Lembre-se de confirar antes se o local abre ou não.
      Depois retorne para contar sua experiência aqui no blog.
      Abçs

  8. Silvana

    Olá Vinícius Silvana outra vez preciso ir ao bairro da previdência centro de Santiago mais precisamente na estação metrô Pedro de Valdivia tem ônibus que sai do aeroporto para esse bairro ou estação ?

    • Vinícius Miranda

      Olá Silvana,
      Para esse trecho que você perguntou não há uma linha de ônibus específica.
      Mas existem as opções de transfer e do ônibus Centropuerto que eu descrevi na matéria que podem te ajudar. Dá uma conferida.

  9. Lucilene

    Boa tarde! Estou indo com dois filhos nunca esquiei ,mim indique uma para iniciantes,é só quero hotel pra dormir mim indique um com preço acessível é fácil acesso para metro.

  10. Lucilene

    Parabéns de início por suas informações!

Totos os direitos reservados