Como Locomover-se em Veneza na Itália

Confira aqui tudo o que você precisa saber para se localizar e se locomover em Veneza. Como chegar? Como transitar? Onde ficar? Não perca as dicas deste post.

Ponte Rialto sobre o Grande Canal em Veneza

Ponte Rialto sobre o Grande Canal em Veneza

Muita gente fica apreensiva quando começa a planejar uma viagem a Veneza, já que a cidade é um grande labirinto formado de pontes, canais ruas e becos sem saída. Por isso, dá a impressão que vão andar perdidos por ela. Enganam-se.

Veneza é uma cidade única, como nenhuma outra no mundo, simplesmente pelo fato de que no lugar das ruas, existem canais e no lugar dos carros, existem os barcos.

Entendendo a logística de Veneza:

Sestieri de Veneza

Sestieri de Veneza

Veneza é uma cidade da região do Vêneto, no nordeste da Itália. É dividida em duas partes. A chamada “Veneza Mestre”, que fica no continente; e a Veneza propriamente dita, a parte turística que todos nós conhecemos de fotos e dos filmes.

A Veneza turística tem o formato de um peixe e é dividida em seis sestieri (regiões ou bairros): Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Polo e Santa Croce.

PULO DO GATO: O que é preciso saber para se orientar em Veneza é que existem basicamente três direções a serem seguidas: a Piazza de São Marco, a Ponte Rialto e a Ferrovia. Por onde você andar, sempre encontrará placas indicando o sentido de um desses locais. E aí fica muito fácil se locomover. Basta você saber para onde quer ir e seguir as placas.

Placas indicando as principais direções em Venezaa

Placas indicando as principais direções em Venezaa

Explorando Veneza a pé ou de barco:

Perder-se por Veneza faz parte do roteiro e certamente será uma agradável experiência. Mas apesar disso, você não andará totalmente perdido. A locomoção na cidade não é um bicho de sete cabeças. É feita basicamente a pé ou de barco.

É perfeitamente possível e bastante agradável explorar a cidade a pé. Uma caminhada despretensiosa da estação de trem até a Praça de San Marco não leva menos de 1 hora. É preciso lembrar ainda que o Grande Canal só possui três pontes: a Ponte degli Scalzi perto da estação de trem (liga o Cannaregio a Santa Coce); A famosa Ponte Rialto, no centro geográfico da cidade (que liga San Polo a San Marco) e a Ponte dell’Accademia, mais no final do canal (ligando San Marco a Dorsoduro).

Existem várias formas de trafegar pelos canais de Veneza. A rigor, quanto maior a privacidade, exclusividade e o conformo, mais caro fica.

A forma mais econômica, apesar de ainda ser caríssimo, é o ônibus aquático conhecido como vaporetto, o transporte público da cidade. O bilhete de 60 minutos custa 7 euros e vale para o percurso em uma mesma direção, ou seja, pode desembarcar e reembarcar no mesmo sentido, quantas vezes quiser, até expirar o prazo. Crianças até 6 anos não pagam.

Estação de vaporetto em Veneza

Estação de vaporetto em Veneza

Em cada ponto há um letreiro com indicação das paradas, assim como em um metrô. Você pode saber onde vai desembarcar pelo nome da parada (‘fermatta’). Dentro do vaporetto também há um painel com a indicação das paradas. Não tem mistério. Fique atento ao sentido da embarcação que você pretende seguir.

Existem várias linhas que levam aos diversos pontos da cidade e às ilhas anexas (Burano, Murano, Lido, Giudecca, Torcello, etc.). As linhas mais úteis para o turista são as linhas 1 e 2 que percorrem todo o Grande Canal e possuem vários pontos de embarque e desembarque.

Vale mais a pena comprar os bilhetes de vaporetto que dão direito a passagens ilimitadas dentro de um período de tempo. Quando eu estive em Veneza em junho/14 havia bilhetes de 12h, 24h, 36h, 48h, 72 h e 7 dias.

Porém, quando fui acessar o site da empresa de transporte local para escrever essa matéria e atualizar os valores, não encontrei mais as opções de 12h e 36h. Os bilhetes e preços atualizados são os seguintes: 24h (20 euros), 48h (30 euros), 72 h (40 euros) e 7 dias (60 euros). É bom planejar a compra do seu bilhete de acordo com o tempo de sua estadia.

No meu caso: Eu fiquei dois dias em Veneza. No primeiro dia, optei por fazer tudo a pé e só comprei o bilhete do vaporetto de 24 horas no segundo dia. Com isso, consegui otimizar ao máximo a utilização do bilhete.

Plataforma de embarque do vaporetto. No detalhe acima, letreiro indicando a linha da embarcação. Abaixo, a máquina para validação do bilhete.

Plataforma de embarque do vaporetto. No detalhe acima, letreiro indicando a linha da embarcação. Abaixo, a máquina para validação do bilhete.

ATENÇÃO: A cada entrada no vaporetto, é preciso convalidar o bilhete numa das maquininhas que ficam na entrada do ponto. A rigor, não há fiscal controlando a entrada de cada um, mas é possível que depois do embarque alguém venha conferir os bilhetes e se você não tiver portando o seu ou não tiver convalidado, é multa na certa. Eu não percebi nenhum fiscal nas vezes que andei no vaporetto, mas conheço gente que entrou “por engano” e teve que coçar o bolso para pagar a multa que é bem salgada. Não vale a pena o risco, seja pelo prejuízo seja pelo constrangimento.

As tradicionais gôndolas de Veneza

As tradicionais gôndolas de Veneza

As gôndolas são as embarcações mais tradicionais de Veneza e comportam até seis pessoas (incluindo o gondoleiro). O passeio é tão peculiar que chega a ser considerado por muitos, obrigatório. Há quem diga que não se conhece Veneza de verdade se não fizer um passeio de gôndola. Também não é para tanto. Muita gente pensa que andar no vaporetto já vale pela experiência, mas engana-se. O passeio de gôndola é uma espécie de ritual e tem um charme a mais, além de ser muito romântico.

Prepare o bolso, pois o preço é salgado. Em média, 80 euros para um passeio de 45 minutos. Se você conseguir encontrar um gondoleiro bem humorado, simpático, que conte um pouco da história da cidade e ainda por cima, cante alguma música italiana, seu passeio será realmente inesquecível.

IMPORTANTE: Não pense que você vai pegar uma gôndola num lugar e saltar em outro. Os gondoleiros têm seus pontos fixos. Dificilmente você encontrará um que leve de um ponto a outro. Os percursos que eles fazem partem e chegam no mesmo ponto.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Os traghettos são parecidos com as gôndolas, mas comportam mais pessoas. Só que elas ficam em pé e por isso eles balançam bastante. São uma alternativa para quem não quer ou não pode pagar pela gôndola, só que com menos exclusividade e conforto.

Os táxis aquáticos são embarcações marrons, de madeira. São muito mais caros e fazem o percurso mais rápido. Só vale a pena mesmo se for uma situação de emergência, como por exemplo, se você estiver atrasado para chegar no aeroporto ou na estação de trem. Do contrário, esqueça.

O traghetto e o táxi aquático em Veneza

O traghetto e o táxi aquático em Veneza

Essas são as principais embarcações em Veneza, mas existem outras de dimensões e preços variados.

A chegada em Veneza:

Você pode chegar em Veneza basicamente de três formas: avião, navio, carro e trem.

O aeroporto da cidade chama-se Marco Polo e existe um ônibus da ATVO (linha 35) que faz o percurso até a Piazzale Roma, um terminal rodoviário que fica na parte turística de Veneza. A viagem dura cerca de 20 minutos e custa 8 euros (uma viagem) ou 15 euros (ida e volta). Confira mais detalhes no site da Cia.

Se você for ficar hospedado em Veneza Mestre (a parte continental de Veneza), a linha a ser pega será a 35B.

Outra opção é o Aerobus da ACTV (linha 5), também a 8 euros a passagem (uma viagem) e te deixa na Piazzale Roma. Se quiser conjugar com o bilhete do vaporetto, sai por 14 euros.

Há também o transfer da Alilaguna, que pode ser comprado ainda no interior do aeroporto em uma das máquinas automáticas da Cia. De posse do bilhete, siga até a saída do desembarque e caminhe pela calçada para o lado esquerdo, cerca de 10 minutos até avistar o stand da Cia. O preço é 15 euros. Existem várias linhas que fazem o percurso. Basta escolher a que melhor lhe atenderá de acordo com a localização do seu hotel.

Existem ainda linhas de vaporetto que fazem o trajeto do aeroporto até a cidade. Basta adicionar mais 4 euros (só ida) ou 8 euros (ida e volta) ao bilhete de tempo comprado. O bilhete dá direito a uma bagagem por pessoa. Mas lembre-se que o tempo de validade do bilhete começa a contar da primeira convalidação.

Há também os táxis e barcos compartilhados que são bem mais caros.

Quem chega de navio, a embarcação fica ancorada no Porto de Veneza (“Marittima”). De lá é preciso pegar um trenzinho chamado People Mover até a Piazzale Roma ao custo de 1,30 euro.

Também é possível chegar em Veneza de carro. Claro que não será possível entrar na cidade de carro. Mas tem muita gente que faz bate-volta de um dia em Veneza, vindo de outras cidades próximas. É plenamente possível. Existe estacionamento em Veneza Mestre, na Piazzale Roma e na ilha de Tronchetto (ao lado do porto). Lembre-se apenas de reservar antecipadamente, pois em época de alta temporada e finais de semana, costumam ficar lotados.

Mas a maneira mais simples de se chegar a Veneza é sem dúvida por trem. A cidade possui duas estações: a que fica em Mestre (na parte continental) e a Santa Lucia (que é o ponto final e te deixa na parte turística da cidade).

Para quem pretende passar um dia na cidade, uma opção é deixar a bagagem no guarda-volumes da estação de trem (6 euros para as primeiras 5 horas; 0,90 euro para cada hora adicional entre 6h e 12h; 0,40 euro para cada hora adicional a partir de 12 horas).

Escolhendo um hotel em Veneza:

Localizar-se numa cidade desconhecida já é complicado. Em Veneza então, fica mais complexo ainda. Levando-se em consideração que Veneza é um grande labirinto, a tarefa de localizar qualquer estabelecimento torna-se bastante árdua. Os mapas não ajudam muito e muitas vezes são incompletos.

Encontrar um hotel carregando malas fica ainda mais complicado, porque as pontes são cheias de degraus. Se tiver que pegar um barco então, já viu!

A escolha do hotel em Veneza deve ser bastante cuidadosa, pois além do custo de deslocamento, a localização deve ser mais fácil para evitar perda de tempo. Para tanto, é preciso estudar bem o mapa para localizá-lo e sempre que possível entrar em contato por email ou telefone para pedir dicas e ponto de referência. Se o hotel não for próximo da estação de trem, é preciso descobrir com antecedência qual o melhor ponto para desembarcar.

Os hotéis mais próximos da estação de trem são mais práticos, pois além da facilidade de localização, ainda evita o transporte com malas.

Preparamos uma lista com sugestões de hospedagem em Veneza por área, para facilitar a escolha do seu hotel.

Você pode conferir outras dicas e roteiros para diversos destinos na Itália aqui no blog. Não deixe também de acompanhar o meu diário de viagem.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Veneza!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de fazer seu comentário abaixo. Agradecemos a sua participação.

Galeria de Fotos:

193 Comentários
  1. Leandro

    Show de bola teu blog Vinicius.

  2. Murilo

    Bom dia Vinícius.
    Muito bom seu blog, tenho usado varias dicas suas e vou precisar de mais algumas. Estou em Roma e estava muito afim de conhecer Veneza e acabei comprando uma passagem aérea de Roma ate o aeroporto Marco Pólo. Devido ao tempo vou fazer um bate volta. Porem estou meio perdido e meu vôo é amanhã. Como faço exatamente pra chegar até a parte turística de Veneza? Onde devo parar, na praça de San Marcos? Como faço pra ir do aeroporto até esta praça? E o retorno para o aeroporto, faço o mesmo caminho? Enfim, se puder me dar algumas dicas ficarei muito grato.
    Abraços
    Murilo

    • Vinícius Miranda

      Olá Murilo.
      Você pode utilizar o ônibus que te deixa na Piazzale Roma e de lá você pega um vaporetto ate San Marco. Essa opção é mais barata mas também mais demorada. Nao sei quanto tempo você terá.
      Há também o transfer aquático. Na matéria tem um link para uma empresa que presta esse serviço.
      Ha ainda os táxis que são as opções mais rápidas mas também muito mais caras. Eu nao tenho idéia de preço, mas a vantagem é que te deixam onde você quiser.
      Já que você investiu uma grana nesse passeio, talvez seja a melhor opção para aproveitar mais tempo na cidade.
      Quem sabe você nao arranja um taxista que faça um preço camarada para te levar e buscar.
      se estiver em grupo já melhora…
      Espero ter ajudado.
      Abraços

  3. Maíra Cardoso Siemon

    Olá. Boa tarde
    Vou desembarcar de navio em veneza. Gostaria de saber como faço pra chegar na estação de santa lucia? Da pra ir de trem? Se puder me dar um help.
    Obrigada

  4. jorge

    Boa noite Vinicius, estou indo para veneza dia dia 22/11, vou ficar no Hotel Scandinavia. Eu não falo inglês, muito menos italiano, gostaria de uma dica de como me locomover até meu hotel, fiz um google maps, mas é muitas ruas estreitas, meio dificil, pode me ajudar ? E também como faço para voltar para a estação de trem novamente, porque dia 27 vou pegar um trem noturno para paris. Tenho medo de me perder na estação

    • Vinícius Miranda

      Olá Jorge,
      Pelo que vi no Google Maps, o seu hotel fica geograficamente no centro de Veneza turística. Realmente, a primeira vista, parece ser bastante complicado chegar até lá.
      O que posso te dizer é que estude bem o mapa do trajeto. Salve os mapas no celular ou imprima fotos do Google Street e leve com você.
      Tente solicitar junto ao seu hotel algum tipo de traslado, ou explicações detalhadas de como chegar.
      Se for de vaporetto, você deverá saltar na estação Rialto.
      Em último caso vá de taxi.
      Para voltar até a estação de trem pegue um vaporetto no sentido Piazzale Roma e salte em frente à estação.
      Boa sorte!!

  5. jorge

    Vinicius muito obrigado por suas dicas, vai me ajudar muito ! Você saberia me dizer quanto vou pagar em um taxi ? E se caso eu optar por um taxi, ele me deixa na ”porta” do hotel ou igual o vaporetto que me deixa em uma distancia até o hotel ?

    • Vinícius Miranda

      Jorge,
      Não sei os valores do táxi, pois não os utilizei.Só sei que são bem salgados!! Algo na faixa de 80 euros.
      Você conseguirá essa informação acessando o site da cia de táxi local
      Consorzio Motoscafi para fazer uma simulação de preço.
      Também não saberia te dizer se o táxi te deixa na porta do seu hotel. Existem alguns canais que eles não passam. Mas essa informação também pode ser esclarecida junto à empresa ou com o seu hotel.
      Abçs!!

  6. cintia nunes

    Boa Noite!!
    Por gentileza como chego no Porto de Veneza, Zattera.
    Vou estar hospedada perto da Estação Santa Lúcia.
    Obrigada,
    Cintia

    • Vinícius Miranda

      Olá Cintia,
      Basta você fazer o caminho inverso ao que indiquei à leitora Maíra Cardoso Siemon, logo acima: vá de vaporetto até a Piazzale Roma e de lá pegue um trenzinho chamado “People Mover” até o Porto.

      Abraços!

  7. Sandra

    Vinicius,
    boa tarde,
    vou de Viena para Veneza de trem, e ficarei 2 dias na cidade. Vou me hospedar com minha filha em um hotel próximo à Praça São Marcos. Não quero gastar muito com transporte para me deslocar da estação ao hotel. Li, li e li as opções e me ajude no raciocínio, por favor, que já está embaçado com tanta informação: a melhor opção, financeira, claro, seria o transfer da Alilaguna?
    Abs

    • Vinícius Miranda

      Olá Sandra,
      Antes de mais nada, Veneza é um dos lugares mais caros do mundo para se locomover.
      O transfer da Alilaguna é recomendável para quem chega de avião.
      Você diz que chegará em Veneza de trem, vindo de Viena. Suponho que desembarque na estação Santa Lucia em Veneza turística e seu hotel fica “próximo a Praça de San Marco”.
      Dali você pode pegar um vaporetto até a Praça de San Marco. É a opção mais em conta.
      Resta saber se esse “próximo” é próximo mesmo ou se você terá que desembarcar em outro ponto. Nesse caso sugiro contactar o seu hotel para maiores detalhes.
      Boa viagem!

  8. paula campos

    chego perto da 1hora da manha como vou para cannaregio ? obrigada

  9. silvia silva

    Olá, estou indo para Veneza em maio.
    Gostaria de saber como faço para me deslocar do aeroporto até a praça São Bartolomeu onde fica meu hotel.
    Também preciso saber como faço para ir desta mesma praça até o porto para pegar um cruzeiro.
    Obrigada e parabéns pela informações maravilhosas!
    Um abraço,

    Silvia

    • Vinícius Miranda

      Olá Silvia,
      Na matéria damos algumas sugestões de transfer do aeroporto até Veneza. Confere lá.
      Em relação à “Praça São Bartolomeu”, não a localizei no Google Maps. Sugiro que entre em contato com o seu hotel para que lhe informem a melhor forma de chegar.
      Para ir até o Porto, você precisa chegar na Piazzale Roma e de lá pegar o trenzinho People Mover até o Porto.
      Abçs

  10. Sonia Bonacin

    Vinicius preciso de sua ajuda, voltarei de Treviso para veneza na estação Sta Lucia, e tenho que ir p o aeroporto Marco Polo em seguida, como devo fazer? Aguardo resposta embarco dia 9/05/2015

  11. Ludmila

    Oi Vinícius! boa noite!
    estou indo pra Itália sábado agora, e estarei em veneza de 14 a 16, queria tirar uma dúvida sobre o passeio de gôndola, o passeio começa e termina no mesmo lugar? onde eu embarcarei, tb desembarcarei? Acho que é indispensável, mas queria saber pra “programar” minhas caminhadas pelas ruas de veneza!
    obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Sim Ludmila.
      Onde você pegar a gôndola é onde você desembarcará. Não espere utilizar a gôndola para se locomover por Veneza. É apenas um passeio. Os gondoleiros estão espalhados por todo lado.
      Quanto a “programar” sua caminhada, sugiro que você relaxe e siga as placas em direção ao destino que você traçar, como nos exemplos que citei na matéria. Não adianta andar com mapa. A cidade é um labirinto.
      Mas não se preocupe vai dar tudo certo!

  12. Afonso Rangel

    Achei excelente todas as informações. Estou indo ao final do mês e, com certeza, vou seguir todas as dicas.

  13. Patrícia

    Olá estarei em Veneza na primeira semana de agosto, estava pensando de ir de Roma até Veneza de carro o que acha?

  14. Carlos

    Olá Vinicius
    Eu e minha esposa estaremos em Veneza no próximo mês. Ficaremos hospedados no Hotel Abbazia.
    Pode nos orientar sobre o melhor transporte do aeroporto ao hotel. Obrigado.

  15. Luiz Sérgio Machado

    Nossa programação está fechada, mas faço uma pergunta que vai se prestar para um casal de amigos de mais idade. Qual a linha e seu preço da Estação de Mestre para o Porto de Veneza e caso não aja, da Estação de Mestre para a Praça Roma em Veneza.

  16. Luiz Otávio Lima do Nascimento

    Dicas muito uteis!
    Muito legal o blog!

    Porem ainda tenho uma duvida que talvez voce possa me ajudar.
    Como encontro o trajeto de Vaporetto da ilha para o Marco Polo?

    Pesquisei bastante porem ainda nao encontrei.

    Espero que possa me ajudar! agradeco desde já!

    Abraco

  17. Francis

    Olá! Se caso eu resolver ficar em mestre, o passe de 24 horas da direito a utilizar o ônibus de Veneza para Mestre e vice e versa?

    • Vinícius Miranda

      Olá Francis,

      O passe de 24h que mencionei na matéria é apenas para utilização do vaporetto.
      Para se deslocar de Mestre e a parte turística, você pode ir de ônibus ou trem. O ônibus te deixa na Piazzale Roma. O trem te deixa na Estação Santa Lucia.
      Abraços

  18. Gabriel

    Olá Vinícius,

    Obrigado pelas informações disponibilizadas. Gostaria de confirmar com você uma coisa: se eu comprar um bilhete de 24hs do Vaporetto e fizer a primeira validação às 20hs eu poderei usar o bilhete até as 20hs do dia seguinte? Pode parecer óbvio para alguns, mas já caí em algumas pegadinhas onde o bilhete de 24hs é “até 24hs” e sinônimo de uso ilimitado somente naquele dia.

    Obrigado

  19. Tathyana

    Chegaremos em Veneza pela manhã de carro vindo de Florença , onde é o melhor local p devolver o carro logo q chegar ? No dia seguinte meu vôo sai de veneza as 17:15 p Lisboa . Somos família c 5 pessoas . Como ir p o aeroporto ? Obrigada e parabéns pela matéria

    • Pretendo ficar em São Marcos , o que acha ? E as malas , o que seria melhor fazer c elas ?

      • Vinícius Miranda

        Olá Thathyana.
        Você precisa verificar junto à locadora quais são os locais para entrega do veículo.
        Sobre o transporte até o aeroporto, existem as opções de ônibus, transfer ou vaporetto, conforme expliquei na matéria. Escolha a que for mais conveniente.
        Tudo depende do tempo que você for ficar em Veneza.
        Sobre as malas, se for uma noite apenas, você pode por exemplo, deixar as malas no guarda-volumes da estação de trem e levar a roupa que irá usar numa bolsa de mão.
        Sobre a localização do hotel, eu prefiro ficar mais próximo da estação de trem por dois motivos: pela proximidade e facilidade em se deslocar com a mala e por ter diárias mais baratas.
        Abraços

  20. Ozilda Santos

    Oi Vinicius, ainda não consegui descobrir qual o Vaporetto que pego na Piazzale Roma para Cannaregio. Vou ficar num hotel próximo à estação Sta Lucia. Agradeço se puder me responder até amanhã 11h, quando estarei saindo daqui de Berlim para lá. Abraços

  21. fabiula castro

    Ola , sou de Manaus e ja estive em Veneza em 2014 e estou pretendendo voltar com uma amiga , estava pesquisando outras opçoes de hoteis (apenas por precauçao) quando vi sua pagina . Muito bem explicada , vc realmente ajuda bastante gente com suas informaçoes . Estava lendo e me lembrando das “ruas ” de Veneza .
    Muito obrigada mesmo.
    Dica : Pra quem vem de trem e ficar na estaçao santa lucia , sugiro o hotel santa lucia que fica na Calle della misericordia , eh um hotel modesto , porem limpo e que serve um pequeno cafe , mas pela localizaçao vale muito a pena , fica qse a poucos metros (qse ao lado ) da estaçao de trem e o melhor eh que nao precisa ficar andando com mala pra cima e pra baixo subindo escadas que eh realmente chato . Outra vantagem na hora de ir embora eh que , por ser qse ao lado da estaçao , a gente nao precisa sair com tanta antecedencia pra ir andando . Eu gostei e pretendo ficar lah de novo.
    Ate.

  22. Rosana Rocha

    Olá, Vinícius!
    Chegaremos ao aeroporto Marco Polo, dia 18/09, por volta das 17h. Ficaremos no Hotel Villa Rosa, Cannaregio. Pelo que nos falaram fica próximo a estação Santa Lúcia. Qual seria a melhor forma de chegarmos ao hotel? Obrigada, abraços.

    • Vinícius Miranda

      Rosana,
      Como expliquei na matéria, existem várias opções de deslocamento do aeroporto até Venezia: transfer da Alilaguna, vaporetto, ônibus da linha nº 35 até a Piazzale Roma, além dos táxis ou barcos compartilhado. Escolha o que melhor te atenda.
      Abraços

  23. Alessandra

    Olá, Vinicius. Primeiramente parabéns pelo site. Dicas ótimas!
    Estamos indo de carro para Veneza no início de setembro. Qual o melhor estacionamento? Ficaremos próxima a piazza San Marco. Precisa reserva antes?
    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Alessandra,
      Não posso te recomendar um estacionamento específico, pois não utilizei quando estive em Veneza. Apenas sei que existem alguns estacionamentos na Piazzale Roma que acredito ser o melhor local para deixar o veículo.
      Mas é recomendável que você reserve com antecedência, especialmente se for época de alta temporada, pois os estacionamentos tem vagas limitadas.
      Abraços

  24. Luciana

    Olá Vinícius!
    Parabéns pelo site! As dicas são muito úteis!
    Farei uma viagem pela Itália em outubro e Veneza será meu último destino, antes de pegar o voo de volta para o Brasil.
    Chegarei a Veneza de carro alugado, onde entregarei na locadora (acho que no aeroporto). Ainda não reservei o hotel, pois estou em dúvida entre 2. Mas ambos são perto da Piazza San Marco.
    Qual a maneira mais rápida (mas não tão cara) de ir do aeroporto até o hotel? Terei pouco tempo em Veneza (só 1 noite), então não gostaria de perder tanto tempo com deslocamento.
    Outra dúvida… Você saberia me dizer se no aeroporto de Veneza há guarda-volumes? É seguro? Como passarei apenas 1 noite, pensei em deixar parte da bagagem guardada no aeroporto, justamente por causa da dificuldade de locomoção…
    Obrigada!

    • Luciana

      Vinícius, acaba de me ocorrer uma ideia, mas não sei se é possível… não sei se vc pode me ajudar…
      Antes de Veneza, estarei em Parma, vindo da Toscana.
      Eu havia pensado, inicialmente, em ir de carro de Parma pra Veneza, devolver o carro no aeroporto. Mas agora pensei o seguinte: poderia devolver o carro em Parma e ir até Veneza de trem. Há essa possibilidade? Você sabe se tem trem de Parma pra Veneza?
      Obrigada, mais uma vez.

  25. Norma

    Olá, Vinicius! Estarei indo para Veneza no fim do mês e gostaria de sua ajuda. Vou chegar pela estaçāo de trem Santa Lucia e me hospedar em San Marco próximo Rio De la Vesta. Eu sei que por Vaporeto é mais barato, mas é muito complicado carregando as malas?Qual a melhor opção de transporte com malas? Obrigada. Gostei muito do blog. Abs.

    • Vinícius Miranda

      Olá Norma,
      Qualquer forma de locomoção em Veneza com malas não é tão simples, mas também não é impossível.
      De vaporetto não é difícil, só é preciso que você saiba de antemão qual a estação irá desembarcar e ficar atenta. No seu caso, creio que a melhor estação para desembarque seria a estação “Giglio”.
      Agora, se você quiser rapidez e conforto, contrate um transfer ou táxi para te deixar diretamente no hotel e pague o preço por isso.
      Abraços

  26. Michel

    VINICIUS

    COMO CHEGAR DA ESTAÇÃO SANTA LUCIA ATE OS BARCOS QUE FAZEM PASSEIOS PARA ILHA DE TORCELLO E BURLANO?

    • Vinícius Miranda

      Olá Michel,
      Existem várias maneiras de ir às ilhas de Murano, Burano e Torcello. A mais prática é contratar um tour com uma empresa turística local. Mas você também pode ir de vaporetto. As linhas 3 e 4.2 partem do ponto que fica ao lado esquerdo da Ponte degli Scalzi e seguem até a ilha de Murano. De lá você precisará pegar a linha 12 até Burano e Torcello . Outra opção seria pegar a linha 5.2 no mesmo ponto de partida até o ponto “F.te Nove” e fazer a baldeação para a linha 12.
      Abraços

      • MARCOS BENTES

        Boa noite.

        Quanto aos vaporretos que vão pras ilhas Burano, etc, dá pra pegá-los com os tickets de 24h, 48H etc? Ou seja, eles equivalem aos vaporretos que ficam na ilha principal né?

  27. Bruno

    Oi Vinícius, chego em Veneza vindo de Verona por trem as 14:00h, pelo que ja consultei e pesquisei no seu site estou correto de pegar um Vaporetto na Estação Santa Lucia e descer na estação Rialto já que meu Hotel Antico Doge, fica no Rio dei S.S.Apostoli

    Grato

    Parabéns pelo site

  28. BRUNO

    Muito Obrigado, Vinícius

    Abraços

  29. Fernanda

    Caso eu me hospede em um hotel na beira do canal, terei que pagar transporte de barco sempre que chegar ou sair do hotel?

  30. wilson

    Vinicius,
    Chegando de cruzeiro vou pega o trem em mestre qual melhor alternativa? E se for em Santa lúcia qual melhor dica.

    Grato
    Wilson

    • Vinícius Miranda

      Olá Wilson,
      Não entendi sua pergunta. Você quer saber como faz para ir do porto até Mestre e Sta Lúcia?

      • wilson

        isso mesmo como ir do porto as duas estações.

        • Vinícius Miranda

          Do porto até Sta Lucia, é preciso pegar o trem People Mover até a Piazzale Roma e de lá um vaporetto até Sta Lucia.
          Para a estação de Veneza Mestre, há algumas linhas de ônibus (no Google Maps eu identifiquei as linhas 2, 6 e 7) ou você pode tomar um táxi. Nesse caso, creio que é mais recomendável o táxi, pois o percurso é curto e mais prático do que circular de ônibus com malas. Não tenho ideia de preço.
          Abraços

  31. Valdemar Morais

    Valdemar
    Vinicius,
    Pretendo entrar em Veneza dia 10 de Novembro, via trem por volta das 15:00 locais. Qual o melhor procedimento para chegar ao Hotel Le Boulevard que fica em Lido.
    Grato
    Valdemar

  32. Gilda

    Vinicius,
    Li a sua orientação que fez para o Michel , sobre o Vaporetto…
    Vou estar em Mestre, fazendo 1 dia Veneza e no segundo dia as ilhas…..
    Queira me desculpar, mas não entendi mto bem como devo usar as linhas do Vaporetto….para cada ilha é um número ? Fiquei confusa, e como somos duas
    Senhoras “idosas” estou procurando a melhor forma de fazer os passeios.
    Qto a fazer o tour com a empresa local, encontro fácil ?
    Obrigada
    Gilda

    • Vinícius Miranda

      Olá Gilda,
      Não necessariamente há uma linha para cada ilha. Algumas linhas dão acesso a mais de uma ilha. Quais ilhas você pretende conhecer exatamente?
      Sobre o tour, assim que você desembarca em Sta Lucia, há um centro de atendimento ao turista à esquerda. Lá você pode obter informações sobre as empresas que oferecem esses e outros serviços.

  33. wilson

    Muito obrigado Vinícius.

    wilson

  34. Aluisio

    Olá, gostaria de saber como faço para ir do porto de Veneza para o aeroporto Marcopolo e quanto tempo gasto neste trajeto. pois estou com o tempo bem apertado entre o horário previsto para o desembarque do navio e o horário do meu vôo.
    Obrigado.

  35. Aluisio

    Muito obrigado Vinicius.

  36. Rodrigo Bertanha Franco

    Olá Vinicius, estou com viajem marcada para este final de semana próximo e vou estar em Veneza durante a segunda-feira, estou com uma dúvida, pois vou pegar um carro alugado e vou ficar em um hotel na praça de São Marcos, a minha dúvida é por que eu já li em alguns blogs que não é possível chegar de carro até a praça, você tem alguma sugestão se tem algum estacionamento confiável e nas proximidades da praça???

    • Vinícius Miranda

      Rodrigo,
      Não é possível ir de carro até a Praça de San Marco. Você precisará deixar o veículo em um estacionamento.
      Na matéria eu explico que existe estacionamento em Veneza Mestre, na Piazzale Roma e na ilha de Tronchetto (ao lado do porto). Lembre-se apenas de reservar antecipadamente, pois em época de alta temporada e finais de semana, costumam ficar lotados.
      Abraços

  37. Rosana

    Olá, Vinícius, estou retornando ao blog para agradecer as dicas que peguei aqui. Estive na Itália em setembro passado, e peguei fiz meu roteiro pelas informações que você e a Fernanda Rangel postaram. A sua dica quanto a se locomover em Veneza é perfeita. Deu tudo certo, a viagem foi show! Esse blog de vocês foi um verdadeiro achado! Parabéns!

    • Vinícius Miranda

      Olá Rosana,
      Fiquei muito feliz em saber que nossas dicas te ajudaram tanto. E mais ainda por você ter retornado para dar seu depoimento. Isso nos ajuda muito e mostra que estamos no caminho certo.
      Muito obrigado!!!

  38. FERNANDA GIANNASI

    Prezado Vinícius,
    Adorei tuas dicas, mas gostaria de sua opinião. Embarco para o carnaval em Veneza de São Paulo direto para lá, com escala em Amsterdã. Vou chegar no final da tarde e me canso de mais nestas viagens intercontinentais pois tenho problema de jeg lag. Vou ficar no Hotel Saturnia & International perto da Praça de San Marco. Minha dúvida é em relação à mala, já que de lá vou embarcar num cruzeiro e por mais objetiva e contida que eu seja, ainda mais no inverno, não dá para levar uma “mochila”. Os hotéis têm serviços de mensageiros? Qual é a forma mais comum para se chegar com mala nos hotéis? Desembarcando em qualquer um dos meios que você me recomenda, como faço para chegar ao hotel com a mala? Estou preocupada em subir e descer pontes puxando mala, o que me deixaria exasperada.
    Tem alguma dica do que fazer? Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Fernanda,
      A localização do seu hotel é bem no miolo. Inevitavelmente você vai ter que deslocar até lá de vaporetto ou outro tipo de veículo aquático. Normalmente o hóspede é responsável por transportar sua bagagem. Não sei se o Hotel Saturnia & International possui esse tipo de serviço: alguém que venha até você no terminal ferroviário para buscar sua mala. Só mesmo entrando em contato diretamente com eles.
      Se você optar por ir de vaporetto, deverá utilizar a linha 1 e saltar na estação S. Maria del Giglio, após a Ponte dell’Accademia e seguir andando conforme indicado no Google Maps.
      Abraços

  39. Edival Tavares

    Olá Vinícius, parabéns pelo trabalho!
    Preciso saber a melhor maneira de se chegar ao Porto de Cruzeiros saindo do Aeroporto.

    Obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Edival,
      Depende do tempo que você terá para fazer o deslocamento e o custo. Você pode ir de táxi, ou de ônibus. De táxi será certamente mais rápido e mais caro.
      Na matéria, nós indicamos a linha que leva do aeroporto até a Piazzale Roma. De lá você pode pegar o People Mover até o porto.
      Outra opção seria pegar um ônibus direto. Veja o trajeto no Google Maps.
      Abraços

  40. Julio

    Olá Vinicius
    Chegarei a Veneza de carro que devolverei. Retorno pelo Aeroporto. Tem algum transporte da praça de São Marcos para o aeroporto? Estaremos em 4 pessoas. Quanto fica um taxi até o aeroporto ?
    Obrigado pelas suas dicas.
    Julio

  41. marisa

    Ola julio, parabens pelo blog è bastante interessante
    Sabe se criancas com um ano podem andar de gôndola?

  42. marisa

    Desculpe vinicius

  43. Glauber Rios

    Vinicius, cordiais saudações!

    Do terminal de Cruzeiros até Lido é possível ir de ônibus? Se não quais as opções e valores? Quais opções de deslocamento de Lido ao aeroporto Marco Polo.

    Att,

    Glauber Rios

  44. FABIANO

    Boa noite!
    To planejando ficar em Veneza cinco dias. Depois de ler bastante a respeito, to achando meio muito.
    Acredita que très dias sejam suficientes?
    Obrigado!

  45. Tatiana

    Olá Vinicius. Gostei muito do seu blog
    Gostaria de algumas sugestões. Vou chegar em Veneza na hr do almoço e no dia seguinte embarco num cruzeiro. Queria ficar num hotel que me proporcionasse andar por Veneza no dia q chego mas q tb atendesse à necessidade de embarque n navio na tarde seguinte. Que região vc indicaria pra eu procurar hotel?

    • Vinícius Miranda

      Olá Tatiana, você não informa se chega em Veneza de trem ou de avião.
      De qualquer maneira, como seu tempo será bem curto, minha sugestão é que você escolha um hotel na região do Cannaregio, próximo da estação de trem o que facilita sua locomoção, evitando transitar com malas pela cidade. Eu me hospedei no Hotel La Locanda di Orsario e gostei bastante. Veja como foi minha experiência: Dica de Hotel em Veneza.
      Em frente à Estação de trem, você pode pegar o vaporetto até a Piazzale Roma e de lá o People Mover até o porto de embarque.
      Abraços

  46. Bruna

    Bom dia!!! Vinicius, adorei seu blog. Foi de uma grande importância ler sobre Veneza…ajudou e muitooooooo!!! Gostaria de tirar somente uma dúvida, estou indo agora no mês de abril e vou fazer um cruzeiro, e gostaria de ficar em um hotel próximo a Piazzale Roma, por causa do porto. E vi 2 hotéis, o Príncipe e o Abbazia os dois me parece que fica localizado no bairro cannaregio, se eu estiver correta. O Abbazia vc se hospedou né?? Para chegar nele saindo da Piazzale Roma, consigo ir a pé ou preciso pegar uma locomoção??? E sabe me informar tb quanto ao Príncipe??? E ouvi alguns comentários sobre multa em relação a arrastar malas de rodinha, isso é verdade mesmo???

    • Vinícius Miranda

      Olá Bruna,
      Eu não me hospedei no Hotel Abazzia (foi a nossa colaboradora Fernanda Rangel quem ficou nele). Eu fiquei hospedado no Hotel Locanda di Orsario, que fica em frente ao Abazzia. A localização deles é excelente.São dois ótimos hotéis.
      Existe um outro hotel Abbazia Deluxe (não sei se você se refere a ele) que fica bem em frente à estação do vaporetto (estação Ferrovia A – ao lado da Ponte degli Scalzi).
      O Hotel Príncipe fica de frente para o canal, mas a entrada dele é pela Rua Lista di Spagna, uns 120 metros mais à frente da estação de desembarque Ferrovia A.
      Todos esses quatro hotéis são bem próximos uns dos outros e ficam na região do Cannaregio.
      Para ir do porto (Marittima) até lá, você deverá pegar o People Mover até a Piazzale Roma. De lá, o mais recomendável é pegar um vaporetto. A pé você teria que percorrer mais de 700 metros, subir e descer ponte com escadas, e com mala tudo fica mais difícil.
      Sobre multa por andar com malas de rodinhas, eu dei uma pesquisada na internet e, de fato, desde maio/2015 há uma lei que multa aquelas pessoas que fizerem barulho com as rodas das malhas em até 500 euros. Mas pelo que andei lendo, isso não se aplica às malas de turistas (que eles chamam de “trolleys”). Na verdade a medida seria específica para meios de transportes de mercadorias grandes e pesados que transitam pelas ruas e pontes da cidade. As malas que carregamos, não seria atingida pela proibição. Você pode conferir a matéria neste link e neste link. Isso me parece muito mais razoável, afinal de que outra forma, as pessoas irão transitar pela cidade que só permite a circulação a pé?
      Espero ter ajudado
      Abraços

      • Bruna

        Ajudou sim Vinícius…minha maior dúvida era a distância da Piazzale Roma pra os hotéis do bairro Cannaregio. Olhando no mapa parece perto, mais visualizei que o melhor é pegar o vaporetto mesmo. Busquei na internet todos os locais de parada do Vaporetto, e meio complicado ver, pois me parece que possui muitos pontos de parada é isso mesmo??? Ou é por região a parada???
        Obrigado desde já!!!

        • Vinícius Miranda

          Olá Bruna,
          Sim, são várias paradas. Normalmente alternando de um lado e de outro do Canal. Há um funcionário no vaporetto que organiza a entrada e saída dos passageiros e que avisa qual o ponto de parada.
          No Google Maps você consegue visualizar os pontos de embarque/desembarque dos vaporettos por um símbolo de uma embarcação. Mas é preciso verificar quais linhas param.
          Além disso, nas estações existem os mapas indicando as paradas e para qual sentido a embarcação está seguindo.
          As linhas 1 e 2 percorrem todo o Grande Canal.
          Abraços

  47. Stelamaris

    Boa tarde Vinicius, gostei muito do seu blog e desta matéria sobre Veneza. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre o Vaporetto. Utilizo cadeira de rodas para me locomover da última vez que estive em Veneza utilizei este meio de transporte e foi muito tranquilo, mas como fiquei apenas um dia só fiz o Grande Canal, da estação de trem até a Praça de San Marcos, ida e volta. Agora eu gostaria de visitar as ilhas Murano, Burano e Torcello. Você pode me informar se o Vaporetto pára nelas e quais são as linhas que devo pegar? E se a acessibilidade de chegada do vaporetto são iguais às no Grande Canal? Agradeço desde já sua atenção . Abraços Stela

    • Vinícius Miranda

      Olá Stelamaris,
      Já respondi a esta pergunta em um cometário acima e vou copiar a resposta:
      “Existem várias maneiras de ir às ilhas de Murano, Burano e Torcello. A mais prática é contratar um tour com uma empresa turística local. Mas você também pode ir de vaporetto. As linhas 3 e 4.2 partem do ponto que fica ao lado esquerdo da Ponte degli Scalzi e seguem até a ilha de Murano. De lá você precisará pegar a linha 12 até Burano e Torcello . Outra opção seria pegar a linha 5.2 no mesmo ponto de partida até o ponto “F.te Nove” e fazer a baldeação para a linha 12”.
      Você deve ter utilizado a linha 1 ou 2 para percorrer o Grande Canal. Todas as embarcações são semelhantes e provavelmente a acessibilidade é a mesma.
      Abraços

  48. ALESSANDRO

    BOA TARDE
    EU CHEGAREI DIA 28DE ABRIL EM VENEZA PELO AEROPORTO MARCO POLO E IREI DIRETO PARA O HOTEL DELFINO EM MESTRE . QUAL O MELHOR MEIO DE CHEGAR NO HOTEL? DE MESTRE PARA VENEZA TURISTICA QUAL O MELHOR MEIO DE TRANSPORTE?DEPOIS DIA 30 ABRIL VOU SAIR DO HOTEL PARA O PORTO PRA EMBARQUE NUM CRUZEIRO .COMO FAÇO? COMO SERIA A VOLTA DO PORTO AO HOTEL EM MESTRE? OBRIGADO

    • Vinícius Miranda

      Alessandro,
      O Hotel Delfino é bem próximo da estação de trem Veneza Mestre. Certamente existem várias linhas de ônibus que partem do aeroporto pra lá.
      De táxi, você deve gastar em torno de 25 euros. Dá uma olhada no site do Taxi Fare Finder para ter uma ideia de preço da corrida.
      De Mestre para Veneza turística você pode ir de trem ou de ônibus.
      Do Hotel ao Porto também pode ser feito de ônibus.
      Faça uma consulta no Google Maps para encontrar a melhor opção para você.
      Abraços

      • Mariana

        Boa noite Vinicius! Aproveitando o “gancho” da sua resposta, ficarei no mesmo hotel que o Alessandro que é o HOTEL DELFINO, contudo, chegarei de trem pela estação S. Lucia. Pude ver no google maps que próximo a estação tem uma parada de ônibus que me deixará bem próxima do hotel, como faço pra comprar o passe de ônibus?

        • Vinícius Miranda

          Mariana,
          A melhor opção para você é desembarcar na Estação Mestre, ao invés da Sta Lúcia, que é depois.
          Se você desembarcar em Sta lúcia terá que se deslocar até a Piazzale Roma para pegar o ônibus de volta a Mestre, onde fica o hotel.
          No seu lugar eu desembarcaria na Estação Mestre e faria uma caminhada (cerca de 1km) ou pegaria o ônibus no ponto próximo da estação.
          Para comprar o bilhete, você deve procurar o guichê próximo ao ponto do ônibus. E não esqueça de validá-lo na maquininha assim que entrar.
          Abçs

  49. Ligia

    Boa noite Vinicius! Voce sabe qual o modo mais economico para eu sair do meu hotel (Bernardi Semenzato, Cannaregio, 4366) e ir até o aeroporto? Sabe dizer se o aeroporto é o unico local de veneza onde consigo alugar um carro? Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Olá Ligia,
      Do Hotel Bernardi Semenzato, você pode seguir alguma dessas sugestões que o Google Maps oferece. Dá uma conferida.
      Além do aeroporto, existem locadoras de veículo em Veneza Mestre, próximas da estação de trem. Na Piazzale Roma também. Dá uma olhada nas opções disponíveis no site da RentCars.
      Espero ter ajudado.Abraços

  50. Katia

    Muito obrigada pelas informações, são muito úteis!
    Restou uma dúvida, ao simular uma compra de passagem da linha 35 pelo site da ATVO a partir da Piazzele Roma ao aeroporto Marco Polo, notei que não é possível escolher um horário. Pergunto, é isso mesmo o ticket valerá para qualquer horário de embarque, e ainda, é necessário a compra antecipada ?

    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Katia,
      O shuttle tem saídas em intervalos predeterminados. Por isso não é necessário marcar horário. Você pode conferir a tabela com os horários aqui.
      Não há necessidade de comprar com antecedência pela internet. Você pode comprar na hora ou um dia antes.
      Lembre-se apenas que o serviço não é 24h. Fique atenta se seu voo for na madrugada.
      Abraços

  51. Jeferson

    Vinícius parabéns pelo seu blog está muito bom mesmo! Minha dúvida em Veneza seria: qual a melhor forma de transporte do aeroporto de Veneza para a praça San Marco em termos de tempo e custos? Obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Jeferson,
      A rigor, quanto mais rápido o deslocamento, mais caro. Desta forma, o modo mais rápido, confortável e também mais caro seria de táxi sem dúvida.
      Mas há o transfer da Alilaguna que mencionei no texto. Tem também os vaporettos que são mais lentos. Outra opção seria ir de ônibus até a Piazzale Roma e de lá pegar um vaporetto até o seu destino.
      Tá tudo explicadinho no texto. Confere lá.
      Abçs

  52. Rodrigo

    Vinicius, boa tarde.

    existem pontos de venda do ticket do vaporetto em todas as estações, ou somente em alguns pontos de Veneza como, por exemplo, estação de trem?

    Abr

    • Vinícius Miranda

      Oi Rodrigo,
      Não posso afirmar se em todos os pontos existe guichê para venda do ticket, apesar de achar bastante provável que sim.
      Mas certamente existe nos principais pontos de parada.
      Abçs

  53. Viviane Barros

    Olá Vinicius! Adorei suas dicas e quero esclarecer algumas dúvidas… Achei os hotéis de mestre mto melhores q os de Veneza, mas estou em dúvida se ficando em Mestre terá o msm charme de Veneza?! E tb gostaria de saber até qual horário funcionam os meios de transporte de volta a Mestre? Mto obrigada 😘

    • Vinícius Miranda

      Olá Viviane,
      De fato Mestre não tem o mesmo charme que Veneza turística, mas os preços são beeem mais em conta. Aí, cabe a você decidir.
      Sobre os horários, creio que funcione até meia-noite, mas é bom você confirmar essa informação nos sites da cia de transporte ATVO e da Trenitalia.
      Abçs

  54. Josiel Pizzo

    Estou indo para Veneza no final de Novembro e vamos ficar apenas um dia antes do embarque em um cruzeiro. Só que estou muito apreensivo pois o valor das diárias dos hotéis são muito mais baratas que na época de temporada. O que acontece? Chove muito? Frio intenso? Alagamentos? O que esperar desse passeio? Obrigado pelo blog e pelas dicas!!!

    • Vinícius Miranda

      Josiel,
      Que pena que só vai ficar um dia em Veneza.
      Você escolheu uma época de baixa temporada. No verão os preços disparam mesmo.
      Final de novembro ainda é outono, mas já faz frio. Não mais do que no inverno. Por se tratar de uma cidade costeira, venta bastante também. Os alagamentos (aqua alta) dependem da maré alta e não da estação do ano. Mas tenho certeza que isso não vai atrapalhar seu passeio.
      Depois volte para nos contar sua experiência.
      Abçs.

  55. Mauro

    Caro Vinícius
    Seus comentários nos ajuda muito em entender Veneza.
    Estamos indo em meados de Agosto para um Cruzeiro partido do Porto de Veneza; chegaremos de Avião á 16:00hs, um dia antes da partida e gostaria de saber onde seria o lugar ideal para hospedar (localização de Hotel/Hotel), como chegar e depois como ir ao Porto. Abraços

  56. Arnaldo Blumental

    Olá Vinícius, parabéns pelas dicas. Preciso sanar uma dúvida, vou passar o Reveillon em Veneza e ficarei hospedado no Hotel Casanova – Frezzaria 1284, da praça de roma à praça de san marco tem algum vaporetto, caso positivo qual linha devo pegar e qual o nome das estações. A principal festa de virada de ano é na praça san marcos? Obrigado

    • Vinícius Miranda

      Olá Arnaldo,
      Acho que você quis se referia à Piazzale Roma, correto? Se sim, há vaporetto (linha 2) de lá até o seu hotel, que fica próximo da Praça de San Marco.
      Você vai saltar na estação S. Marco (Vallaresso).
      Sobre a festa de final de ano, de fato, a principal acontece na Praça de San Marco. É a chamada Capodanno Venezia. Dá uma conferida no site oficial.
      Abçs

  57. Eleonora

    Olá Vinicius, amei seu blog!!!Gostaria de uma grande ajuda sua!Vou de Florença para Veneza de trem.E de lá vou para o Hotel Relais Piazza San Marco.Vc conhece este hotel?Tenho que pegar um vaporetto até a praça de san marco?abraços e obrigada

    • Vinícius Miranda

      Oi Eleonora,
      Você arrumou um hotel meio complicadinho de achar, mas vamos lá.
      Não conheço o Relais, mas de acordo com a opinião dos hóspedes no Booking, o hotel é muito bem avaliado, sendo considerado Fantástico com nota 9,1.
      Como você vai chegar de trem, você precisará pegar o vaporetto na estação em frente e saltar na Praça San Marco e ir caminhando.
      O Hotel fica numa ruazinha bem estreita ao lado de uma livraria. Segue o trajeto à pé do Google Maps.
      Espero ter ajudado!

  58. Márcia Magalhães

    Olá, Vinícius! Excelente blog, parabéns!
    Gostaria de saber como faço para ir do aeroporto de Veneza para Giudecca, especificamente para o hotel Bauer Palladio Hotel & SPA. Você poderia me ajudar com essa informação?
    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Márcia,
      Se você pretende pegar o transporte público, deve seguir de ônibus do aeroporto até a Piazzale Roma e de lá pegar o vaporetto da linha 4.1, N ou 2 no sentido Fondamenta Zitelle.
      Há ainda opção do transfer da Alilaguna que mencionei na matéria e os táxis, mas estes são bem mais caros. Não tenho noção de valores.
      A vantagem é que o seu hotel oferece transfer grátis até o Centro Histórico.
      Espero ter ajudado.
      Abçs

  59. Yussif

    Prezado Vinicius.
    Eu e minha esposa iremos a Veneza, de navio (MSC-Musica), em março de 2017). Chegaremos em Veneza de manhã. Pretendemos partir do Porto (terminal de passageiros de Veneza, diretamente para Padova. Não sabemos qual a melhor forma.
    Ano passado estivemos em Veneza, tendo chegado de avião e partido de navio. Agora estamos frente a situação diversa. Da para nos dizer qual o melhor traslado! Temos 73 anos. Muito obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Yussif,
      Imagino que você estejam planejando ir de Veneza à Padova de trem. Como vocês são idosos, a locomoção com malas e baldeação acaba tornando as coisas mais difíceis.
      A minha sugestão seria tomar um cooperativa de taxi no porto até a estação de trem em Veneza Mestre e de lá pegar o trem a Padova.
      Abçs

  60. Nathalia

    Boa noite Vinicius,
    Eu e meu marido vamos viajar para Roma em Outubro, e estávamos pensando em fazer um bate-volta de trem até Veneza. Pesquisei e vi que os horários são flexíveis, então poderíamos sair as 22h, nesse caso dormiriamos no trem mesmo, e por volta das 05h chegaríamos em Veneza. A volta seria no mesmo esquema. Você acha que essa maneira é viável? Apenas 1 dia daria para conhecer Veneza? E nesse caso, desceriamos na estação Santa Lúcia e pegaríamos o Vaporetto para chegar ao centro não é isso?
    Desde já agradeço.

    • Vinícius Miranda

      Olá Nathália!
      Claro que um dia é pouco para conhecer Veneza! Mas dá pra ter uma noção e certamente você ficará com vontade de voltar. Se não tiver jeito, é possível sim. Só acho que não é necessário sair às 22h de Roma. A viagem dura cerca de 3:45h. Você pode sair bem cedinho de Roma e retornar no final do dia.
      Ao chegar na Estação Sta Lucia, pegue o vaporetto direto para San Marcos e explore os arredores.
      Abçs

  61. Marlene Barbosa Ferreira

    Olá, Vinicius, estou adorando o seu blog. Você é muito claro nas explanações e explicações. Parabéns. Estou indo para Veneza no finalzinho de outubro/ início de novembro e gostaria de saber sobre a temperatura. São necessários agasalhos pesados o tempo todo? Mesmo durante o dia para caminhar pelas ruas, são necessários casacos pesados, botas, cachecol, etc?
    Muito obrigada por todas as dicas e orientações que já li no seu blog.

    • Vinícius Miranda

      Olá Marlene,
      Esse período já é outono na Europa e as temperaturas já estão mais amenas.
      Não vejo necessidade de agasalhos pesados durante o dia, a não ser que você pegue uma frente fria. A noite, pode ser necessário uma roupa um pouco mais quente porque venta bastante, devido ao fato de Veneza ser uma cidade litorânea e por sofrer interferência do oceano.
      Abçs

  62. Laura Ferron

    Olá Vinicius… suas informações caíram do céu e esclareceram muitas dúvidas. Estaremos em Veneza no dia 20 set, vindos de Viena.. vamos estar de carro.. então o melhor é ficar na Piazzale Roma, daí seguirmos de Vaporetto? Podemos deixar o carro em um estacionamento próximo, e levar apenas bagagem de mão?
    Estou procurando hotel ou apartamento airbnb… mas é difícil quando se trata de um lugar desconhecido e ao mesmo tempo encantador…. Proximo a praça San Marco é uma boa opção de hospedagem? Um abraço e obrigada

  63. Patricia andrade

    VINICIUS MEU BEM PRECISO DE AJUDA POR FAVOR DESCEREI NO AEROPORTO MARÇO POLO VOU HOSPEDAR EM SAN MARCO PROXIMO A PRAÇA AINDA NÃO FECHEI HOTEL VOU EM NOVEMBRO …..DESÇO EM PIAZZALLE ROMA DEPOIS PEGO VAPORETO ATÉ ONDE ABRAÇOS FICA COM A BENÇÃO DE DEUS E OBRIGADO MEU BEM

    • Carlos roberto

      Amigo td bem com você….preciso de ajuda vou descer no aeroporto março polo como faço p chegar em praça de An marco onde ficarei…… Dá para ir direto do aeroporto de VAPORETO quanto tempo leva esse trajeto obrigado fica bem fica com Deus

      • Carlos roberto

        Praça san marco

      • Vinícius Miranda

        Carlos,
        Como eu expliquei na matéria, se você quiser ir direto do aeroporto até San Marco, pode utilizar o transfer da Alilaguna.
        Existem ainda linhas de vaporetto que fazem o trajeto do aeroporto até a cidade. Basta adicionar mais 4 euros (só ida) ou 8 euros (ida e volta) ao bilhete de tempo comprado. O bilhete dá direito a uma bagagem por pessoa.
        Abçs

    • Vinícius Miranda

      Oi Patrícia.
      Pelo que entendi, você vai do aeroporto até a Piazzale Roma e depois pegará um vaporetto até San Marco onde fica seu hotel, correto?
      Para saber exatamente em qual estação você deverá saltar, é preciso saber qual hotel você reservou.
      Abçs

  64. Fernando Vallini

    Boa tarde Vinicius,
    Estou indo para Itália dia 05/12/2016 e volto 17/01/2017 e vou passar dois dias em Veneza pois são de onde meus avós saíram quando vieram para o Brasil em 1888.
    Sou doido para conhecer Ilha de Murano, tem alguma linha do Vaporetto que leva para Murano?
    Pois queria passar algumas horas lá, também gostaria de saber se o têm horários do Vaporetto quanto sai do de Veneza para Murano e ao contrário, tem bastante horário ou apenas um horário?
    Desde já muito obrigado por dividir conosco sua viagem.
    Obrigado

    • Vinícius Miranda

      Olá Fernando,
      Já respondi a essa pergunta aqui no fórum. Existem várias maneiras de ir às ilhas de Murano, Burano e Torcello. A mais prática é contratar um tour com uma empresa turística local. Mas você também pode ir de vaporetto. As linhas 3 e 4.2 partem do ponto que fica ao lado esquerdo da Ponte degli Scalzi e seguem até a ilha de Murano. Existem outras formas, dependendo de onde você esteja.
      Tente simular os trajetos no Google Maps. Os horários são bem variados.
      Abçs

  65. Rose

    Olá Vinícius,
    Vou para Veneza no mês de setembro. Ficarei hospedada no Hotel Palazzo Cendon Piano Antico. O trem chegará por volta das 22h na estação. Qual o melhor meio e como se locomover até o hotel, a pé ou pelo vaporetto?

    Obrigada,
    Rose

    • Vinícius Miranda

      Olá Rose,
      Pela sua hora de chegada, não acho que este hotel seja muito adequado.
      Ele não fica tão perto da estação de trem para ir a pé. Pelo Google, dá uns 800 metros. É complicado chegar numa cidade como Veneza a noite para procurar hotel.
      A outra opção seria pegar o vaporetto da linha 5.2 na estação “Ferrovia C” e saltar na estação “Tre Archi”, atravessar o canal pela Ponte dei Tre Archi e seguir até o hotel.
      Abçs

  66. José Carlos

    Parabéns pelo blog. Dicas muito úteis.

  67. Ana Eduarda

    Olá!
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Gostaria de uma ajuda, vou chegar em Veneza de trem e já peguei pelas suas dicas como chegarei no meu hotel, porém, vou sair de Veneza de cruzeiro, como faço para ir até o porto? Vou estar hospedada no centro turístico de Veneza mesmo.
    Obrigada por tanto conteúdo importante compartilhado.
    Parabéns

  68. vera paula marques monteiro

    BOA TARDE.
    Vinicius, estou com passagem comprada para veneza no dia 12/11 preciso muito da sua ajuda.
    Chego no aeropoto Marco Polo por volta das 12. 35 e estou com reserva no hotel Locanda Conterie,21 murano , infelizmente não vou poder ficar muito tempo tenho a volta marcada para 13/11 as 11.35 da estação santa lucia, por favor me indique uma maneira econômica de otimizar o meu tempo.
    Desde já agradeço sua imensa ajuda.

    • Vinícius Miranda

      Olá Vera,
      Realmente é uma pena você não ter tempo de aproveitar Veneza. De fato, esse hotel que você escolheu é muito contra-mão para quem tem menos de 24 horas na cidade. Impossível indicar um transporte para otimizar o seu tempo e ao mesmo tempo barato. Minha indicação seria utilizar o táxi, mas realmente é a opção mais cara.
      As opções de transporte público são mais demoradas.
      Se ainda for possível, procure trocar seu hotel para algum mais próximo da estação Sta Lucia. Temos algumas sugestões neste link.
      Abçs

  69. Neurisnaldo

    Olá, Vinicius,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Suas informações são de grande valia, principalmente para quem vai fazer a primeira viagem.
    No entanto, ao fazer o planejamento, sempre surgem mais dúvidas, né?! Rsrs,
    Então, eu comprei um pacote decolar com passagem e hotel. Vou passar cinco dias em Veneza, indo 27/12 e retornando 02/01/2017. A primeira pergunta é, esse deslocamento de ônibus (mais barato) é feito para praticamente todo canto da cidade ou há determinados hotéis que tenho efetivamente que ir de taxi (mais caro) – o meu hotel fica na praça 27 de outubro -?! Outra coisa, sem saber italiano, dá pra se virar só com o inglês? Nas perguntas da policia de fronteira no aeroporto, mesmo eu comprovando que vou a turismo, se disser que conheço uma pessoa do Brasil que mora lá e vou encontrá-la, isso pode ser problema pra mim?! Por fim, eu consigo me virar tranquilo com 100 euros por dia?!

    Desde já agradeço a prestimosidade.

    • Vinícius Miranda

      Neurisnaldo,
      O “ônibus” a que você se refere, são os vaporetto que possuem paradas em pontos pré-definidos. Não consegui identificar o seu hotel pela referência que você passou. Como a cidade é um labirinto, alguns hotés, de mais difícil acesso, sejam mais complicados de serem localizados.
      Em relação à língua, dá pra se virar no inglês tranqulamente. Os italianos falam tão mal inglês quanto nós.
      Sobre a imigração, responda apenas ao que lhe for perguntado. Se você sair falando que conhece um brasileiro por lá, pode despertar a curiosidade do fiscal da imigração e ele pode começar a fazer mais perguntas e você acabar se enrolando. Se puder omitir essa informação, seria melhor.
      Abçs

      • Neurisnaldo

        Muito obrigado pelas dicas.

        Eu encontrei um app chamado MOOVIT que é um baita pai pra qualquer pessoa que queira pegar transporte público em outro país ou cidade grande. Ele mostra o horário dos ônibus, a linha e o ponto que você pega e ainda o deslocamento de uma parada pra outra, se for o caso.

        Valeu Vinicius!!

  70. DANILO

    Muito útil, obrigado

  71. Senhora do Bem

    Vinícius, boa tarde

    Chegarei em Veneza em maio, eu e minha irma temos na faixa dos 55 anos, desceremos no aeroporto Marco Polo e necessito urgente saber com chegar no endereço abaixo discriminado que quando contratei me informaram sem bem perto da estação Santa Lucia. Agradeço sua atenção!!! Aguardo ansiosa!!!! Não falamos inglês nem espanhol.

    Lagoon Apartment
    Calle Priuli dei Cavaletti 96R, Cannaregio, 30100 Veneza, Itália

    • Vinícius Miranda

      Olá
      De fato este hotel fica bem próximo da estação de trem Sta Lucia.
      Uma opção seria pegar o ônibus da linha 35 no aeroporto até a estação Piazalle Roma e de lá, um vaporeto até a estação “Ferrovia”. A rua do hotel fica bem perto. Veja o trajeto no Google Maps.
      Abçs

  72. Léo Leivas

    Oi, tudo bom? Estou adorando as dicas do site para me organizar para minha viagem.
    Se possível, gostaria que me tirassem uma dúvida.
    O bilhete simples do Vaporetto (aquele de 7,50 Euros e válido por até 60min) é válido para ir do aeroporto até a praça San Marco? Isso é, ele chega até lá nesse tempo? rs. Obrigado, grande abraço!

    • Vinícius Miranda

      Olá Léo
      Não há uma linha de vaporetto que faça o percurso do aeroporto até S. Marco direto. Você vai precisar fazer alguma baldeação. Nesse caso, o bilhete simples de 7,5 euro não serve.
      Abçs

      • Léo Leivas

        Opa, muito obrigado pela ajuda, ainda bem que soube disso em tempo!
        Com certeza recomendarei o site para amigos e utilizarei em outras viagens.
        Un abbracci!! 🙂

  73. roberto

    Oi Vinicius tudo bem? Gostei mt do seu blog. Estou indo para Veneza em novembro ficarei só 02 dias. Ainda não contratei hotel, estou pensando no Hotel Castello, que fica em San Marco, essa região é boa para passeios.Queria ficar em lugar que não precisasse de muito transporte, gostaria de fazer tudo a pé . É ideal a localização? E em relação a alimentação ?

  74. Naiara

    Adorei o Blog, as dicas serão muito úteis, estou indo para itália em Abril de 2017.
    Como faço para reservar o estacionamento em Veneza? Será que no Hotel em Pádua eles reservam para mim? Ou você acha mais prudente pegar um trem de Pádua até Veneza?
    obrigada,
    Naiara

    • Vinícius Miranda

      Olá Naiara,
      Se você pretende alugar um carro apenas para fazer o trajeto Padua-Veneza, sugiro que vá de trem, principalmente se Veneza for seu último destino.
      É muito mais prático.

  75. LUANA PIMENTA DE ANDRADA

    Olá Vinicius! Gostei das suas dicas.
    Peço a sua ajuda. Será a minha primeira vez em veneza. Estou muito na dúvida se a melhor opção de hospedagem é perto da estação santa lucia ou perto da praça san marco. Vamos em 2 casais e vamos ficar 2 dias. Penso em conseguir diária na faixa de 500,00 casal.
    Fiz uma pre-reserva na Ca’ Martina que fica na Calle Dei Riformati 3143/f, Cannaregio. Acha que é uma boa opção considerando o deslocamento com as malas da estação? E quanto à distancia da praça san marco?
    Obrigada desde já.

    • Vinícius Miranda

      Olá Luana,
      O Cannaregio é minha região preferida para ficar hospedado, mas desde que seja nas proximidades da estação Santa Lucia, para evitar ter que utilizar o vaporetto com malas. Este hotel que você escolheu fica mais afastado da ferrovia, ao norte de Veneza turística e precisa pegar vaporetto de qualquer jeito (linhas 4.1 ou 5.1 e saltar na estação S. Alvise).
      Na minha opinião, se você tiver que pegar vaporetto com malas, é preferível se hospedar nas proximidades da Praça San Marco de uma vez, em um hotel perto de alguma estação de vaporetto para facilitar a localização.
      Dá uma conferida na matéria com dicas de hotéis em Veneza. Tenho certeza que você encontrar um hotel que te atenda.

  76. Paula

    Olá Vinicius,
    Vou para veneza com o meu marido e os meus filhos (adolescents) na pascoa neste proximo fin de semana .. optamos por ficar em Lido o que nos sugeres apos chegar ao hôtel, vamos de carro.. a questao e se este hôtel”villa Albertina” fica mto longe do centro e como devemos nos deslocar para o centre da cidade… optamos por este hotel devido ao preco nao ser mto elevado.. mas sera que nos podes dar umas dicas????
    Obrigado
    Paula

    • Vinícius Miranda

      Paula,
      Desculpe não ter respondido a tempo.
      O Lido é uma ilha que tem acesso por vaporetto. O deslocamento não é muito fácil e talvez o fato da diária ser mais em conta não compense muito pelo tempo de deslocamento.
      De qualquer forma, espero que tenha tido uma excelente estadia em Veneza.
      Abraço

  77. Maria Teixeira

    Boa noite,
    Minha viagem vou do Aeroporto San Marco para estação mestre e ai então vou para Trieste, achei longe o Aeroporto da estação Mestre, como eu faço? te agradeço desde ja.

    • Vinícius Miranda

      Olá Maria,
      A distância do aeroporto Marco Polo até o centro de Mestre não é grande. Cerca de 15km. O que vai influenciar no tempo do deslocamento é a forma como você vai fazê-lo. De táxi é bem rápido, mas certamente é mais caro. Existem também as opções de transfer e transporte público.
      Abçs

  78. Luciana

    Boa noite, adoro seu blog!! tô pegando mts dicas para montar meu roteiro ….tenho uma duvida, vou ficar hospedada em Mestre e chego de trem, até aí tudo bem, o apt que vou ficar é proximo a estação….minha duvida é como faço para ir da estação de Mestre ao Aeroporto Marco Polo, pois vou embora de avião…..se puder me ajudar…Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Luciana,
      De acordo com o Google, partirndo da estação de trem Mestre, existem várias linhas de ônibus que fazem o trajeto até o aeroporto, como por exemplo, as linhas 10A, 15, 25A, 45.
      Outra opção seria contratar um transfer, usar táxi ou mesmo o Uber.
      Abçs

  79. Lucas Ferreira

    Parabéns pela matéria, com certeza a mais completa e explicativa que li até o momento.

    Abraço!

  80. Tatianne

    Olá Vinicius, boa noite!

    Adorei suas dicas!
    Vou a Veneza da semana que vem, ficaremos hospedados no Hotel Duodo Palace e depois faremos um cruzeiro. Gostaria de saber qual a melhor forma pra chegar no porto?

    Aguardo e desde já agradeço.

    Abçs

  81. eduardo correa peel

    ola,
    chegaremos em VENEZA SANTA LUCIA e irei pegar o VAPORETTO linha 1, para ir para SAN MARCUOLA.
    a linha 1 faz o trajeto onde passa no inicio em SAN MARCUOLA ou teremos de dar toda a volta no GRAN CANAL até chegarmos em SAN MARCUOLA?
    grato
    sairemos amanha 7/11 de SP.
    abs

  82. antonio

    Vinicios bom dia,ainda estou meu confuso preciso chegar ate a estaçao santa lucia onde fica meu hotel,como faço para chegar vindo do aeroporto marco polo? obrigado

    • Vinícius Miranda

      Olá Antônio,
      Depende. Se você for de ônibus do aerporto, existe a linha 35 que faz o percurso até a Piazzale Roma. Dali, você pode atravassar a ponte e ir andando em direção a estação Sta Lucia.
      Outra opção é o Aerobus da ACTV (linha 5), que também te deixa na Piazzale Roma.
      Há ainda o transfer da Alilaguna.
      Existem ainda linhas de vaporetto que fazem o trajeto do aeroporto até a cidade.
      Há também os táxis e barcos compartilhados que são bem mais caros.
      Todas essas informações estão na matéria, com mais detalhes. Dá uma olhada lá.
      Abçs

  83. Viviana

    Ola, chego em V eneza no dia 06/09 no fim do dia e fico só ate 08/09, quando embarcarei em um cruzeiro no porto de veneza. Qual região vc me sugere para ficar hospedado?

  84. ADALTO

    Vinicius, Boa Noite,
    Somos em 4 pessoas e devemos chegar de trem. Estaremos hospedado no Hotel Venezia. O vaporeto pode embarcar com malas, são 2 malas por viajante.
    Esse taxi é caro?
    Desde já agradesço.

    • Vinícius Miranda

      Olá Adalto,
      Pelo que pude verificar, o Hotel Venezia fica localizado em Veneza Mestre. Nesse caso, não será necessário embarcar em vaporetto carregando malas.
      Há um hotel chamado UNA Hotel Venezia, este sim, localizado na parte turística e para chegar até ele, será preciso embarcar no vaporetto. Não me recordo se há limite de malas por pessoa para embarcar no vaporetto. A minha sugestão é que vocês escolham um hotel mais próximo da estação de trem, se realmente estiverem carregando 2 malas por pessoa, pois vai facilitar muito o deslocamento.
      Um outro hotel chamado AC Hotel Venezia, tem uma localização bem interessante, no terminal de ônibus Piazzale Roma, com farto acesso para todas as áreas da cidade.
      Quanto ao táxi, sim, é caro, mas não sei informar os preços. Talvez um grupo de 4 pessoas torne viável.
      Espero ter ajudado
      Abçs

  85. JULYANA DE ANGELIS MENEZES BARATA

    Olá Vinicius, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Bem, estou indo a Veneza em dezembro com a família, isso inclui crianças, então queria fugir da possibilidade de maré cheia, já que é um mês propício. Pensei em ficar em Castello ou em Mestre, mas poderia ser em qualquer outro que me ofereça menos riscos e maiores opções de lazer alternativas caso sejamos sorteados com a maré alta. Grata desde já pela ajuda!

    Julyana

  86. Júlia

    Bom dia Vinicius! Estarei visitando Veneza em março e ficarei hospedada em um airbnb na Piazza San Marco. O problema é que meu voo de volta para o Brasil é às 6h da manhã, entao vou precisar ir até o aeroporto de madrugada.
    Como é o transporte a noite? Consigo pegar um Alilaguna até o aeroporto de madrugada?
    Estou desesperada com isso!!
    Muito obrigada, beijos!

  87. Fernanda

    Vinicius, quais hotéis em Veneza que é possível chegar de carro? Obrigada!

  88. tereza Boszczovski

    muito bom seu blog, obrigada pelas dicas!

  89. ligia nunes

    olá,vou ficar na praça San Marco e comprei entradas para a ópera no Lá Fenice, estou achando longe para ir caminhando, o que vc sugere? qual caminho mais fácil e rápido?
    obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Olá Ligia,
      Olhando no Google Maps não achei longe não. Tá dando 5 minutos de caminhada.
      De qualquer maneira a única forma de ir da Pça San Marco até a Ópera é andando mesmo.
      Abçs

  90. ligia nunes

    obrigada pela resposta. se é tão perto vale a pena andar até o Lá Fenice!

  91. Elizabeth

    Adorei as dicas. Minha viagem a Veneza ficará melhor. obrigada

Totos os direitos reservados