Como Locomover-se em Roma na Itália

Está planejando sua viagem pra Roma? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o transporte na cidade.

Ônibus em Roma

Ônibus em Roma

A melhor maneira de se locomover pelo centro histórico de Roma é, sem dúvida a pé, sentindo toda aquela atmosfera incrível da cidade eterna.

É claro que vai depender da localização do seu hotel. Para quem fica hospedado próximo do Termini, por exemplo, certamente precisará de ônibus ou metrô para chegar até o centro histórico. O mesmo em relação à Cidade do Vaticano que fica mais afastada ainda.

O sistema de metrô de Roma é bastante simples e limitado, pois possui apenas duas linhas (A e B) que se cruzam no Termini. Por outro lado, uma boa parte da cidade, principalmente o centro histórico acaba não sendo muito bem atendida pelo metrô.

Estão em andamento as obras da linha C com previsão de inauguração para 2020, incluindo novas estações nos arredores da Piazza San Pedro, Piazza Venezzia, dentre outras, além de conexões com as já existentes nas estações do Coliseu e San Giovani. O problema é que em função das descobertas arqueológicas não se sabe de fato quando será finalizada nem se o projeto será modificado. Atualmente, já existe um trecho em funcionamento, mas de pouca utilidade para os turistas.

Mapa do metrô de Roma

Mapa do metrô de Roma

Na região do centro histórico o ônibus e o bonde (tram) são as únicas opções de transporte público já que as estações de metrô são mais afastadas. São diversas as linhas e os pontos de parada são bem sinalizados com letreiros mostrando as rotas das mesmas. Se você prestar bem atenção não terá problemas em se locomover.

Sinalização nos pontos de ônibus em Roma

Sinalização nos pontos de ônibus em Roma

É importante fazer um planejamento para ter uma ideia de quantas vezes você precisará utilizar o transporte público, pois dependendo do caso, será mais interessante você adquirir os bilhetes diários do que os avulsos. Veja:

 BIT (biglietto integrato a tempo) – custa 1,50 euro e vale pelo período de 75 minutos a partir da sua convalidação para um número ilimitado de viagens de ônibus e bonde + uma única corrida de metrô.

 BIG (biglietto integrato giornaliero) – custa 6,00 euros e dura um dia inteiro para número ilimitado de viagens de ônibus, metrô ou bonde até a meia-noite.

 BTI (biglietto turístico integrato) – custa 16,50 euros e vale pelo período de 3 dias a partir de sua convalidação, para um número ilimitado de viagens de ônibus, metrô ou bonde, até a meia-noite do terceiro dia.

 CIS (carta integrata settimanale) – custa 24 euros e vale para um período de 7 dias, a partir da sua convalidação, para um número ilimitado de viagens de ônibus, metrô ou bonde, até a meia-noite do sétimo dia.

Os bilhetes podem ser comprados nos guichês ou nas máquinas de autoatendimento das estações, em tabacarias ou diretamente com o motorista do ônibus. Mais onrormações e preços atualizados dos bilhetes, acesse o site oficial do Departamento de Transporte de Roma.

Bilhetes de metrô em Roma

Bilhetes de metrô em Roma

Para quem vai ficar pelo menos três dias e não pretende comprar o Roma Pass, a melhor opção é o BTI (bilhete de três dias). Veja como funciona o Roma Pass e avalie se vale a pena.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

No meu caso, eu fiquei quatro dias. No primeiro eu utilizei um BIT (bilhete diário). E nos outros três eu usei o Roma Pass que dava direito a utilizar o transporte público ilimitadamente.

Dentro dos ônibus não é comum ver as pessoas validando o bilhete na máquina, nem há roleta nem trocador. Mas recomenda-se não tentar entrar no ônibus sem bilhete, pois se aparecer algum fiscal e você não tiver o bilhete, certamente será multado. Aquela velha desculpa do turista desavisado não cola e você levará um belo puxão de orelha.

A opção mais cara para se locomover em Roma é sem dúvida o táxi. Mas é possível calcular o valor aproximado do trajeto que se pretende fazer. Alguns sites na internet dão uma boa estimativa.

Outras informações:

Os trens do metrô costumam passar em intervalos de 5 minutos e há um letreiro luminoso marcando o tempo até o próximo comboio.

As linhas de metrô funcionam das 05:30 às 23:30 todos os dias da semana (sextas e sábados até 1:30).

As linhas de ônibus funcionam das 05:30 à 00:00. Mas existem algumas linhas que circulam durante a madrugada.

Crianças menores de 10 anos tem gratuidade no transporte público.

Traslado aeroporto - Termini:

Existem diversas maneiras de se locomover do aeroporto até o Termini:

Há os traslados particulares que são mais caros. Há também os shuttles e ônibus de diversas empresas.

Os táxis normalmente têm preço fixo: 55 euros até o aeroporto Fiumicino; 35 euros até Ciampino.

O trem da linha “Leonardo Express” é a maneira mais rápida e cômoda de se chegar ao Termini (custa 14 euros). A viagem dura cerca de 30 minutos e o intervalo entre as partidas também é de 30 minutos.

O trem local FM 1 Local (custa 8 euros) demora mais tempo. Será preciso saltar na estação Tiburtina e pegar o metrô da linha B em direção ao Termini (nesse caso será necessário pagar mais 1,50 euro pelo BIT.

Você pode conferir outras dicas e roteiros para diversos destinos na Itália aqui no blog. Não deixe também de acompanhar o meu diário de viagem.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Roma!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

56 Comentários
  1. poderia me explicar qual metro pegar para ir ao vaticano e o tempo ate la? estarei proxima da Fontana di Trevi. Grata

    • Vinícius Miranda

      Olá Isabelle,
      Se você estará nas proximidades da Fontana de Trevi, você deve pegar o Metrô da Linha A na estação Barberini (sentido Batitstini) e saltar na estação Ottaviano (conte 4 paradas). Depois siga caminhando pela Via Ottaviano até a Praça de São Pedro (cerca de 850 m). O trajeto completo deve levar cerca de 20 minutos.
      Confira meus diários de viagem para mais informações.
      Um abraço.

  2. anibal garrido

    Para conhecer outras cidades próximas d Roma! O que seria melhor fazer? onibus, trem? agradeço

    • Vinícius Miranda

      Olá Anibal.
      Depende de qual cidade você pretende ir. Dependendo da distância, não vale a pena ir de ônibus.
      Dá uma conferida na matéria “Roteiro de 4 Dias em Roma“.
      Lá nos comentários, na resposta à quinta pergunta, a nossa colaboradora Fernanda Rangel explica com bastante detalhes os passeios bate-volta partindo de Roma.
      Espero que ajude.
      Abraços!

    • Ricardo

      Olá boa noite. Parabens pelo post. Tenho uma dùvida, tenho receio de nao achar tabacaria ou guichês para comprar os bilhetes. Li que o periodo de tempo começa a contar quando covalida. Posso comprar por exemplo bilhetes reservas para nao precisar procurar guichês de compra s ficar com ele apenas quando for validar?

  3. Japinha

    Boa Tarde Vinicius!!

    Preciso de sua ajuda.

    Nunca fui pra europa, irei agora na alta temporada em julho. Vou fazer um bate e volta, saindo de veneza para roma e voltando para veneza, para conhecer coliseu, foro e palatino .Ja comprei antecipado as passagens de ida e volta de trem(italo treno), com bastante desconto.

    1- Minha dúvida é: Vou vir de trem de veneza e parar na estação tiburtina, para ir ao coliseum terei que pegar metro com destino a laurentina e descer no metro coloseo. Essa baldeação do trem tiburtina para metro com destino laurentina é gratuita, se tiver que comprar esses bilhetes(BIT) tem que validar em alguma maquina?

    2- eu só tenho um email de retorno da italo com um codigo que recebi por email da passagem de trem da italo, tem que validar esse codigo para entrar nos metros?

    Ticket code: WZ…
    Departure: VENEZIA SANTA LUCIA
    Arrival: ROMA TIBURTINA
    Departure time: 06:35
    Arrival time: 10:08

    Departure: ROMA TIBURTINA
    Arrival: VENEZIA SANTA LUCIA
    Departure time: 18:55
    Arrival time: 22:30

    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Japinha,
      Pelo que entendi, você comprou uma passagem de trem de Veneza a Roma. Ao desembarcar no Terminal Tiburtina você pegará o metrô até o Coliseu. Certo?
      Eu não viajei nos trens da Italo, mas creio que o trecho do metrô não é gratuito (não está incluído no valor que você pagou), a não ser que você tenha adquirido algum bilhete especial que eu desconheço.
      Você provavelmente precisará adquirir um BIT para ir e outro para voltar (caso necessite fazer uso do transporte público mais vezes, considere a possibilidade de adquirir um BIG).
      Você deverá ir até uma máquina, comprar o bilhete e depois passá-lo na catraca. Não tem mistério!
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!!

  4. Jocelito Fidelis

    Opa

    Estarei hospedado no hotel Melia Roma Aurelia Antica.
    Meu primeiro passeio será o Coliseu
    Pretendo pegar um trem na estação Aurelia e desembarque na estação Ostiense. A partir dai qual o melhor transporte para chegar no local? Tem bonde?

    • Vinícius Miranda

      Jocelito,
      Pelo que vi no Google, após desembarcar em Ostiense, você deverá caminhar até a estação de metro Piramide e saltar na estação Colosseo bem em frente ao anfiteatro.
      Não saberia te indicar outra alternativa.
      Abçs

  5. Thais

    Olá Vinicius… Farei minha primeira viagem a Roma em Julho com meu marido e ficarei do dia 18 ate hora almoço do dia 21 (quase 3 dias completos) e queremos conhecer o maior numero de atrações possiveis. Ficarei no Best Western Canada, pelo que vi fica próximo a Termini. Li todos o seus relatos pois estou totalmente perdida, mas queria uma orientação de como me locomover melhor para o Vaticano, Praça São Pedro (como estaremos no domingo queremos tentar ver o papa, embora já li que é super lotado) e para o Coliseu. Como vou ate a Praça São Pedro???? Tem estação de metro próxima??? pelo que vi estou relativamente próximo ao Coliseu??? Obg pela ajuda..

    • Vinícius Miranda

      Thaís.
      O seu hotel é longe do Coliseu. A pé, daria uns 2.5Km, sendo que a Via Cavour tem um aclive. A melhor opção é o metrô que deixa na porta. Pegue a linha B na estação Castro Pretorio e salte na estação Colosseum.
      Para ir para o Vaticano, você pode pegar a linha A do metrô na estação Termini e saltar na estação Ottaviano. De lá são cerca de 15 minutos de caminhada até o Vaticano. Super tranquilo. Mas lembre-se de ir bem cedo.
      Coloque o Vaticano e o Coliseu em dias diferentes de modo que sejam a primeira atração do dia. Do contrário você perderá muito tempo com fila.
      Abraços

  6. Diane Marrai

    Oi, Vinicius, tudo bem?
    o que vc acha sobre a estação Tiburtina?
    vc aconselha se hospedar próxima a essa estação, a localizaçao fica na via di San Romano
    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Diane,
      Não conheci os arredores da estação Tiburtina. A única experiência que tive lá foi quando precisei desembarcar do trem que peguei errado e retornar ao Termini (você pode conferir o meu relato aqui).
      Pelo que vi no Google, a Via di San Romano é longe da estação do metrô Tiburtina, cerca de 900m.
      Particularmente, sugiro que você se hospede nas proximidades do Termini, pois as opções de transporte público são maiores.
      Abraços

  7. Maria Bernardo

    Bom dia
    Estou preparando viagem a longo prazo para visitar Roma, Florença, Veneza e Milão. Ate Roma de avião e entre cidades de comboio até Milão, onde retornaria de avião. Saberá informar-me se no aeroporto de Roma e nas estações de comboio de Florença, Veneza e Milão há venda de bilhetes para 1, 2 ou 3 dias, para aquando da chegada às localidades pudesse ficar logo com transporte garantido para o hotel e para a visitar as cidades referidas. Obrigada

  8. Vinícius Miranda

    Maria,
    Eu não sei dizer se nos guichês das estações eles vendem os passes de trem. Procure contato direto com o SAC da empresa para esclarecer sua dúvida.
    Abraços

  9. Francisco

    Suas explicações são muitos claras por isso estou recorrendo a você. Estarei em agosto em Roma me hospedarei próximo ao Termini. Estudando os itinerários dos vários meios de locomoção o Google dá opções onde aparecem veículos N1, N2, …N8, N9, etc. bem como C1, C2 e também H que não encontrei como identificar que merio de transporte se trata. Bonde, ônibus especial ou o que? Outra coisa, pelo que parece só mesmo alguns poucos pontos turísticos é aconselhado uso do Metro , na maioria das vezes o melhor é ônibus, quando chegar aí é fácil encontrar mapa com itinerário das linhas de ônibus e bonde? Muito grato, você é ótimo.

    • Vinícius Miranda

      Obrigado pelo elogio Francisco!!!
      Esses veículo que você mencionou parecem ser os bondes sim. Lá são chamados de tram.
      No site da ATAC há uma ferramente na qual você pode simular o trajeto que pretende fazer e ele oferece as opções. Talvez possa te ajudar.
      Abraços

  10. Aline Pereira

    Boa noite! Você saberia me informar qual o preço atual do ingresso para o Coliseu? Desde já agradeço!
    Abraço!

  11. Luciana

    Oi Vinícius, vc poderia me informar como faço para usar o Roma Pass no metro? Onde tenho que validá-lo? Só existe uma máquina que valida todos os tipos de bilhetes (BIT, BIG, BTI, ROMA PASS, etc?)

  12. Giovana pereira

    Olá Vinícius, tudo bem? Adorei as suas dicas e fiquei animada para a possibilidade de você me ajudar. Vou passar um dia apenas em Roma. Vou chegar as 7h em Roma do dia 25/12 e vou embora as 10h do dia seguinte. Estarei com 1 mala grande que impede que eu possa já sair para conhecer a cidade. Em decorrência disso, precisaria deixar minha mala em algum lugar para assim conseguir conhecer com tranquilidade a cidade. Nesse sentido, hostel não se enquadraria muito bem na minha situação, já que não seria muito confiável deixar a minha mala em aberto. Já as opções de hostels com quartos privados apresentam um preço muito elevado. Você teria alguma dica para me dar? Agradeceria imensamente! Abraços!

  13. Adelina Cataldo

    Olá, Vinicius, bom encontrar você!!!
    Estamos indo para Itália, o foco é San Gimignano, reservamos hotelzinho/pousada por 4 dias, pois queremos mesmo é ficar curtindo um lugarejo mais calmo. Sairemos do Rio dia 15 de abril. 16 em Roma. 18 a 22 em San Giminignano. 23 a 24 vamos até Milão. Existe voo até Milão de Firenze??? Enfim, não sei nada,,kkk, fico só imaginando. Já fomos a Itália há um tempão e conhecemos os pontos turísticos. Dessa vez, não. Vamos apenas passar por eles, tomar um gelato, mangiare una pasta, só. E em que hotel podemos ficar até o dia em que vamos para San Giminignano? Em Roma?
    Pode dar uma organizada nestas ideias para mim?
    E para San Gimi, alugamos um carro? e em Roma, ônibus/metrô?
    Obrigada. Adelina Cataldo
    Obrigada.

    Porém, gostaríamos de ir ao Vaticano, então creio que temos que desembarcar em Roma… não sei…

  14. kleber barbosa

    Olá Vinícius. Estou indo de Paris para Roma. Vou chega no aeroporto FCO… 2 pessoas com cada um com uma mala grande… Qual transporte público que eu pego para ir para o centro de Roma… Meu hotel é o Hotel Siracusa. Fica na Via Marsala 50…
    Seu blogue é muito bom. Parabéns. Tirou muitas duvidas

  15. alexandre

    Oi Vinicius, primeiro muito obrigado pelas dicas ! Irei com minha esposa em agosto ficaremos no Hotel Luce proximo a termino, quero ir ao vaticano de taxi saindo de termino, tem ideia de valores saindo pela manhã ? obrigado.

    Alexandre

  16. Lívia Caixeta

    Olá Vinícius! Em agosto será minha viagem para Roma. Vou descer no aeroporto Ciampino. Você pode me ajudar? Preciso chegar até o seguinte endereço: Via dei Marsi, Roma, Lácio 00185. Você pode me dar dicas de transporte público de como ir até esse local? Vamos ficar na cidade por seis dias. Qual bilhete é mais vantajoso?
    Desde já agradeço!
    Lívia

    • Vinícius Miranda

      Olá Lívia,
      O seu endereço fica próximo ao Termini.
      Uma opção prática e barata seria o transfer da Terravision ou Bus Shuttler.
      O percurso dura cerca de 35 minutos e custa 4 euros.
      Em relação ao bilhete, você precisa calcular quantos dias usará o transporte público para ver qual vale mais a pena. Na matéria explicamos como funciona.
      Abçs

  17. Carla Caixeta

    Olá Vinícius!!

    Estou programando uma viagem para Roma no final de maio de 2017 para uma comemoração da Renovação Caristmática Católica.
    A programação ainda não foi disponibilizada e nem os locais dos eventos ( acredito que seja no Vaticano ou próximo dele) , mas estou procurando algum lugar mais central e fácil de deslocamento já que é a primeira vez que vou a Roma.
    Tenho interesse em talvez alugar um apartamento pq pretendemos ir em um grupo de aproximadamente 15 pessoas, você teria alguma sugestão, poderia me ajudar?
    O evento será do dia 31 de maio a 4 de junho, mas pretendo ir antes e ficar alguns dias depois para conhecer outras cidades. O que você me sugeri?

    Muito Obrigada pelas dicas no blog, já estão anotadas.

  18. Audrey

    Bom dia, suas dicas são otimas, vou passar o natal na italia, e no dia 25 gostaria de ir na PÇ de São Pedro, sabe como posso ir ????

    • Vinícius Miranda

      Olá Audrey,
      Normalmente você pode ir até o Vaticano de transporte público (ônibus ou metrô). Só não sei se existe alguma restrição de horários no dia 25/12 (em rápida consulta na internet, não encontrei nenhuma).
      A estação de metrô mais próxima é a Ottaviano (linha A). Para opções de ônibus, teria que saber a localização do seu hotel para escolher a melhor opção. Você pode consultar o Google Maps para obter tais informações.
      Abcs

  19. Celisley

    Olá, boa noite! Eu e meu esposo iremos para Madri com conexão em Roma. Chegaremos as 7 da manhã e embarcaremos as 14:30. Queríamos ir na Praça São Pedro no Vaticano. Como faço para ir de ônibus ou trem? Daria tempo? Desde já, obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Celisley
      Acho que fica muito corrido. Você tem que considerar no mínimo uma hora para desembarque, imigração e retirada e bagagens, fora o tempo de deslocamento até o Termini (mais uma hora). A volta tem que ser com no mínimo 2 horas de antecedência. De modo que não sobrará mais do que 3 horas para você se deslocar até o Vaticano, “conhecer” o lugar e retornar.
      Não compensa e ainda há o risco de atraso e perda do voo.
      Abçs

  20. Diego

    Ola Vinicius
    Vou chegar a Roma pela estaçao de trem Termini. Vi alguns hoteis e hospedagens muito boas perto do Vaticano (proximos a estaçao do metro). Gostaria de saber se vale a pena ficar hospedado perto do Vaticano? Sei que os pontos turisticos sao distantes mas temos o Metro de transporte. Sera muito cansativo? O gasto com metro e o tempo gasto dentro dele valem a pena?
    abraço

    • Vinícius Miranda

      Olá Diego,
      Realmente ficar hospedado no Vaticano traz alguns incovenientes como a distância dos demais pontos turísticos e o tempo de deslocamento. Sem falar na dificuldade de se locomover com malas no metrô ou no ônibus. O metrô em Roma é bastante movimentado. Muitas vezes, acaba sendo um “barato que sai caro”. Eu não recomendaria.
      Abçs

  21. Júnior

    Boa noite,

    Chego em Roma em 21/10 e ficarei por lá nos dias 22,23,24 indo embora pra Barcelona dia 25/10. Não penso em conhecer o vaticano, o tempo da pra conhecer bem Roma?
    Um outro ponto q eu queria muito a ajuda de vcs é que eu to encontrando dificuldades sobre a melhor região pra ficar em Roma. Alguns comentários citam a região do Termini como sendo uma boa região por estar proxima ao metrô. Outros ja dizem ser perigoso e longe dos pontos turísticos, exceto o Coliseu. Eu tenho um reserva no Domus Helena, (Via Ferruccio, 25, 00185 Roma, Itália), fica a uns 500m do metrô Vittorio Emanuele. O que vocês acham? Eu penso em comprar o Roma Pass de 3 dias assim posso ir aos pontos turísticos de trem. É uma boa idéia? Ou seria melhor pagar mais caro e ficar mais próximo Os pontos?

  22. Andreia Gontijo

    Adorando as dicas! Fiquei com uma dúvida, vou comprar o Roma Pass, meu filho já tem 10 anos completo, ele pagará pelo transporte público?

    Muito Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Olá Andreia,
      Crianças até 10 anos não pagam transporte público, desde que acompanhados por um adulto.
      Quanto ao Roma Pass, segundo o site oficial, não há descontos para crianças. Ou seja, para os pequenos, a utilização do Roma Pass como bilhete de transporte já não teria utilidade. Por outro lado, o Roma Pass vai facilitar bastante a vida dos pais. Aí é fazer as contas para ver se vale a pena.
      Abçs

  23. Regiane

    Oi, meu filho tem 10 anos, estou com dúvida se ele pagará ou não transporte, porque li em alguns lugares menores de 10 anos e em outros até 10 anos não pagam. Você poderia me ajudar? Obrigada. Regiane

  24. Mariany

    Boa tarde Vinicius , estarei indo para Roma em Maio e gostaria de ficar o mais próximos possível das atrações turísticas, queria fazer praticamente tudo a pé. ( Quase impossível né rsrsrs). Qual a melhor localização para hospedar neste caso?

  25. Cássia

    Olá, tenho uma pergunta, rs…
    2 pessoas em roma por 3 dias. A minha dúvida seria se vale a pena comprar o bilhete para 3 dias ou o unitário para conhecer os principais pontos turísticos é melhor? Iremos fazer um mochilão por vários lugares e economizar é nosso forte, rs, porém não queremos nos cansar tanto, mas se a pé valer a pena, iremos desconsiderar o bilhete diário. Por favor, nos ajude…

    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Cássia,
      Se você gosta de caminhar, ao montar seu roteiro, escolha um dia para não usar o transporte e procure colocar as atrações mais próximas neste dia. Deixe para comprar o bilhete diário no dia que for para os locais mais distantes.
      Mas, sinceramente, é uma diferença tão pequena que eu não me preocuparia muito com isso não.
      Abçs

  26. Tiago

    Olá.. boa noite! Parabéns pelo site e pelas dicas.. tem me ajudado muito!
    Comprei um Roma Pass.. e estarei usando onibus e trens. Uma dúvida: como saber em qual estação descer quando estiver de onibus? Há algum painel dentro do onibus que mostre qual será o próximo ponto de descida?

    Obrigado

    Tiago

    • Vinícius Miranda

      Olá Tiago,
      Alguns ônibus tem um auto-falante informando os nomes das paradas. Mas a minha sugestão é que você leve anotado a quantidade de paradas e o nome da sua parada. Essa informação pode ser obtida em aplicativos como o Google Maps e Moovit que são excelentes. É claro que para ter acesso a esses recursos é importante estar com internet no celular. Você conhece o novo Chip 4G Europa da Easysim4u? Nós testamos em nossa última viagem à Europa e relatamos nossa experiência neste post. Dá uma conferida.

  27. Paulo Vitor Pereira

    Olá boa noite. Estarei alugando um carro em Veneza e preciso devolver em Roma. Minha dúvida é escolher qual o melhor local para devolver: Termini ou Tiburtina. Ficarei hospedado em Via dei Latine.. obrigado

  28. alvaro varanda

    Vamos ficar no Hotel Cicerone na Via Cicerone 55C
    Para ir á pé até a basilica de S.Pedro poede ser a pé
    è muito distante

    • Vinícius Miranda

      Olá Álvaro,
      Este hotel fica a menos de 2km de caminhada do Vaticano. Dá pra ir a pé sim.
      Aliás, todo o Centro Histórico de Roma dá pra fazer a pé. É a melhor forma de conhecer a cidade.
      Abçs

Totos os direitos reservados