Como Usar o Transporte Público de Barcelona

O transporte público de Barcelona é muito eficiente e integra perfeitamente todos os modais, levando você aos principais pontos turísticos da cidade. Saiba como utilizar metrô, ônibus, bonde, trem e funicular de forma integrada.

Metrô de Barcelona

Metrô de Barcelona

O sistema de transporte público de Barcelona é extremamente eficiente e integra grande parte da cidade, levando os usuários aos principais pontos turísticos com rapidez e praticidade.

Em minha passagem pela capital Catalã, pude vivenciar essa experiência. E vou contar a seguir como foi.

Principais meios de transporte público de Barcelona

Barcelona tem uma rede de transporte público muito bem integrada e eficiente, o que permite rápidos deslocamentos, mesmo em caso de necessidade de fazer baldeação de um modal para outro.

Em nossa viagem a Barcelona, decidimos de última hora ir até o Monte Tibidabo. Para tanto, seria necessário pegar 4 meios de transporte diferentes (metrô, trem, funicular e ônibus). Quase desistimos de ir, pois achamos que seria muito complicado. Mas felizmente resolvemos encarar o desafio. E qual não foi nossa surpresa ao constatar que o sistema é perfeitamente integrado, pontual e, o melhor ainda, cronometrado! Levamos menos de 50 minutos pra chegar. Ao desembarcar de um modal, praticamente não esperamos para embarcar no seguinte. Incrível! Além disso, todo o sistema é muito bem sinalizado.

Metrô e FGC:

A rede de metrô de Barcelona permite chegar a praticamente todos os lugares de interesse turístico da cidade. Os poucos pontos que não atinge, são complementados pelo outros meios de transporte. São 8 linhas identificadas pela cor e pelo número: L1 (vermelha); L2 (lilás); L3 (verde); L4 (amarela); L5 (azul) L9 (laranja - aeroporto); L10 (azul claro) e L11 (verde claro).

Os trens da FGC são linhas que complementam a rede de metrô. São três linhas: L6 ( violeta); L7 (marrom) e L8 (rosa).

Metrô de Barcelona

Metrô de Barcelona

Uma vez dentro do metrô, você pode trocar de linha quantas vezes quiser.

Para mais informações sobre horário de funcionamento, acesse o site oficial da TBM (Transports Metropolitans de Barcelona).

Ônibus:

Ônibus em Barcelona

Ônibus em Barcelona

A rede de ônibus de Barcelona está em constante transformação. Muitas linhas estão sendo extintas, outras sendo criadas. E outras, ainda, sendo modificadas as suas rotas. A sinalização é muito eficiente e os horários de passagem nos pontos são informados em cada ponto. É interessante ter anotado consigo a quantidade de paradas para não se perder.

A propósito, eu costumo utilizar o Google Maps e o app Moovit que estão sempre atualizados e são ferramentas essenciais para o planejamento das minhas viagens.Posso acessar estes recursos no meu celular em caso de mudança de planos ou imprevistos.

É claro que para isso, é preciso ter um celular com acesso à internet durante a viagem. Usando o celular e a minha localização do GPS fica ainda mais fácil consultar, na hora, a melhor forma de chegar a algum local da cidade com transporte público, economizando assim, um tempo precioso.

Esse é um dos vários motivos pelos quais eu sempre viajo conectado com o chip internacional da Easysim4u. Acesso a internet é fundamental durante qualquer viagem e você pode conferir o relato da minha experiência utilizando o novo chip 4G Europa.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos na Europa com conexão de internet 4G e opções de franquias de 10GB, 20GB e ilimitada para pacotes de 10, 20 ou 30 dias respectivamente.
Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% utilizando o código: STAYTRANKS.

O bilhete de ônibus pode ser comprado nas estações de metrô ou mesmo na hora, diretamente com o motorista. Quando comprado antecipadamente, é obrigatória a validação na maquininha dentro do ônibus. Lembre-se também de guardar o ticket até o final do percurso. A multa por não apresentar o bilhete validado no meio do percurso, pode chegar a 600 euros.

Mais um detalhe: não pense em solicitar parada para embarque ou desembarque fora dos pontos pre-estabelecidos. Não existe a menor chance disso acontecer.

Para mais informações sobre as linhas e itinerários, acesse o site oficial da TBM.

Funicular:

São três linhas interligadas a diferentes estações de metrô. Tem o funicular de Montjuïc, o de Tibidabo e o de Vallvidrera.

Para informações sobre outros meios de transporte de Barcelona, acesse o site oficial da TBM.

Tipos de bilhetes de transporte público de Barcelona

Assim como em outras grandes cidades, Barcelona é dividida em zonas. São 6 zonas no total. O preço do bilhete varia de acordo com a zona da cidade que você quer ir de transporte público. E aí vale a lógica, quanto maior a quantidade de zonas abrangidas pelo bilhete, mais caro fica a passagem.

Tipos de bilhetes de transporte de Barcelona

Tipos de bilhetes de transporte de Barcelona

A zona 1 é a mais próxima do centro e a que nos interessa. Afinal, é onde está localizada a grande maioria das principais atrações. Assim, não haverá necessidade de pagar mais caro para utilizar mais de uma zona pois, provavelmente você se deslocará apenas pela Zona 1.

Barcelona possui diferentes tipos de bilhetes de transporte que atendem a cada necessidade. Eles também podem ser usados em diferentes tipos de modal (metrô, ônibus, bonde, trem e funicular). É um recurso muito prático, pois evita ter que andar com dinheiro trocado, além de economizar em determinadas situações.

Os bilhetes mais úteis para turistas são os seguintes:

Bilhete sencillo: bilhete válido para uma única viagem de metrô, ônibus ou funicular do Montjuïc. Não permite baldeação. Não serve para se locomover do/para aeroporto nas estações do metrô Aeroport T1 e Aeroport T2. Valor em agosto/2018: 2,20 euros.

Bilhete sencillo de bus: bilhete válido para uma única viagem especificamente do sistema de ônibus. Este bilhete pode ser comprado no ônibus no momento do embarque. Valor em agosto/2018: 2,20 euros.

Bilhete T-dia: bilhete de uso individual e ilimitado no período de um dia. A validade do bilhete conta a partir da primeira ativação e expira ao término do período de 24 horas. Também permite, no máximo, uma ida e volta de/para as estações de metrô que ligam o aeroporto ao centro. O preço vai depender da quantidade de zonas que você pretende utilizar. Valor em agosto/2018: 8,60 euros.

Bilhetes Holla BCN: são bilhetes para uso individual e ilimitado por 2, 3, 4 ou 5 dias. A validade do bilhete conta a partir da primeira ativação e expira ao término do período escolhido. Mas só se torna vantajoso se você for usar muitas vezes o transporte público durante os dias de validade do bilhete. Inclui a viagem de ida e volta de metrô do aeroporto para o centro de Barcelona. Valores em agosto/2018: 2 dias: 15 euros; 3 dias: 22 euros; 4 dias: 28,50 euros; 5 dias: 35 euros.

Bilhete T-10: é um bilhete válido para 10 viagens integradas dentro de uma determinada zona. Cada viagem tem a duração de 75 minutos entre a primeira e a última ativação. Pode ser compartilhado por mais de uma pessoa. Basta passar o bilhete na catraca tantas vezes quanto for a quantidade de pessoas. Deve ser validado em cada meio de transporte utilizado dentro do período da baldeação.

Bilhete T-10

Bilhete T-10

Cada utilização é impressa no verso do bilhete, possibilitando controlar a quantidade de viagens que já foi utilizada. Se aquela viagem estiver dentro do período de 75 minutos da integração, não haverá impressão no bilhete. Após esgotadas as 10 viagens, o bilhete não é mais aceito na máquina, sendo necessário adquirir outro.

Não é válido para as estações de metrô com destino ao aeroporto, mas pode ser usado para chegar ou sair do aeroporto de trem. Valor em agosto/2018: 10,20 euros.

O bilhete T-10 é, normalmente, o mais recomendado aos turistas que viajam em grupos pequenos. Foi o que utilizei, pois se mostrou o de melhor custo-benefício para mim, já que estava na companhia da minha esposa. Mas é preciso verificar o roteiro de cada um para saber qual o tipo de bilhete é o mais interessante. Para isso, é preciso planejar o roteiro com antecedência e programar de que maneira você pretende se deslocar entre os diferentes pontos da cidade. Aí é só fazer contas.

Por exemplo: o bilhete sensillo só vale a pena se você for fazer até 5 viagens. A partir de 6 viagens, é melhor avaliar outras opções.

Alguns bilhetes como o T-dia e Holla BCN incluem o metrô ao aeroporto. Para quem pretende fazer este deslocamento de metrô pode ser uma boa alternativa.

Bilhete T-70/30: este bilhete permite 70 viagens no período de 30 dias e pode ser compartilhado por várias pessoas. Pode compensar se você estiver viajando em um grupo grande. É válido para as estações de metrô com destino ao aeroporto. Valor em agosto/2018: 60,90 euros.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Crianças:

Crianças até 4 anos de idade não pagam para utilizar o transporte público de Barcelona. A partir dos 5 anos, paga o mesmo valor de adulto. Existem valores especiais para menores de 14 anos, mas só são aplicáveis a residentes.

Para conhecer os outros tipos de bilhetes de transporte de Barcelona, acesse o site da TBM.

Máquinas de autoatendimento do metrô

Máquinas de autoatendimento do metrô

Onde comprar os bilhetes:

Os bilhetes podem ser comprados em qualquer estação do metrô, nas máquinas de autoatendimento, ou nos guichês.

No caso do bilhete sencillo de ônibus, pode ser comprado diretamente com o motorista ou também nas estações de metrô.

Táxi e Uber

Em minha passagem por Barcelona não utilizei nem táxi, nem Uber. Pelo que andei pesquisando, o Uber foi legalizado em Barcelona no início de 2018 e as tarifas não costumam ser mais baratas que as de táxis. Os motoristas precisam de licença obrigatória para atuar no setor de transportes. Além disso, são poucos os veículos rodando, o que acaba ocasionando um tempo de espera muito grande.

Outro ponto negativo é que o valor da corrida não é previamente informado, de modo que o cliente não sabe de antemão o valor que irá pagar pela corrida. Em compensação os veículos são luxuosos.

Táxis de Barcelona

Táxis de Barcelona

Em julho de 2018 houve nova reviravolta e tanto o Uber quanto o Cabify suspenderam suas atividades em Barcelona em razão de violentas manifestações ocasionadas por taxistas.

Com isso, os táxis voltaram a atuar com exclusividade. A dica que damos é utilizar alguns dos aplicativos disponíveis para Android/iOS como Easytaxi ou MyTaxi.

Além disso é sempre bom ter uma noção do valor do trajeto. Você pode consultar o preço do trajeto neste link, neste link, ou nesse link.

Carro

Definitivamente não é uma boa opção utilizar carro em Barcelona. Além da dificuldade de estacionar, os preços são caros. A rede de transporte pública é muito eficiente. Além disso, caminhar pela cidade é um dos programas mais divertidos de se fazer.

Mas, se ainda asism, você pretende alugar um carro, seja para fazer um bate-volta ou se estiver chegando na cidade ou saindo para outro destino, recomendo fazer uma cotação na RentCars, uma empresa que faz um comparativo entre as melhores locadoras de veículos e oferece o menor preço. Você ainda pode pagar no cartão de crédito sem IOF, em até 12 parcelas ou aproveitar um desconto de 5% no boleto bancário.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Bicicletas

Andar de bicicleta é sempre um programa muito agradável. Em Barcelona, é muito tranquilo, pois existem diversas ciclovias e os motoristas já estão acostumados a dividir o trânsito com os ciclistas.

Tour de bicicleta em Barcelona

Tour de bicicleta em Barcelona

A cidade de Barcelona possui serviço de aluguel de bicicleta nas ruas, mas é direcionado aos residentes, pois é necessário adquirir um passe anual.

No entanto, existem diversas lojas que alugam bicicletas para turistas e o valor de uma diária gira em torno de 12 euros. Existem também os tours guiados de bicicleta que são uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo na cidade e quer fugir dos ônibus turísticos.

Transfer para o Aeroporto

O aeroporto El Prat fica à cerca de 35 minutos de distância do centro de Barcelona. Existem várias formas de se deslocar de/para o aeroporto.

A Linha L9 do metrô faz parte do trajeto, mas é preciso fazer baldeação com outra linha ou ônibus para chegar a regiões mais centrais, o que acaba dando mais trabalho e causando transtornos pelo fato de ter que fazer o trajeto carregando mala. Alguns tipos de bilhetes de transporte que vimos acima, dá direito a utilizar a linha L9.

Existem ônibus que também fazem o percurso do aeroporto até o centro, mas também não acho a melhor opção.

Ônibus da Aerobus

Ônibus da Aerobus

Mas a opção que achei mais prática foi o Aerobus, um ônibus exclusivo que faz o trajeto do aeroporto até a Pl. da Catalunya,com paradas na Pl. Espanya, Gran Via-Urgell, Pl. Universidad. São duas linhas: T1 e T2 que levam/trazem os passageiros ao Terminal 1 ou Terminal 2 do aeroporto. Meu hotel ficava próximo da Pl. de Espanya e o primeiro ponto de desembarque ficava exatamente nesta praça. Foi super prático tanto na chegada, quanto na volta.

O preço do bilhete só de ida é 5,90 euros. Se comprar o bilhete de ida e volta, sai por 10,20 euros (preços de agosto/2018).Os bilhetes podem ser comprados antecipadamente no site da cia ou na hora diretamente com o motorista ou em máquinas de atendimento. Não é necessário fazer reserva, pois saem a cada 5 minutos e funcionam 365 dias por ano.

Ao desembarcar o aeroporto, siga as placas sinalizando com símbolo de ônibus para chegar até o ponto de embarque do Aerobus. Os ônibus são todos azuis, bem fácil de identificar.

Para mais detalhes acesse o site oficial da Aerobus.

Aproveite essas Vantagens!

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos na Europa com conexão de internet 4G e opções de franquias de 10GB, 20GB e ilimitada para pacotes de 10, 20 ou 30 dias respectivamente. Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: STAYTRANKS.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:


4 Comentários

  1. Bruno ramos de Brito

    Gostaria saber,como funciona as coisas emprego ao.

  2. Fernando

    Oi Vinicius !!!

    Primeiramente parabéns pelo site, informações uteis, claras e precisas.

    Vi aqui no texto do transporte publico um dica sua sobre o Easysim4u, ja utilizei o mesmo em uma viagem a Argentina e Uruguai e fiquei bastante satisfeito.

    Estou indo para Espanha e Portugal em Maio/2019 e gostaria de saber se o mesmo funciona bem nestes países, outra coisa entrei no site e tem um item no chip para 20 dias que diz

    “Roteador: Nos planos de 10gb e 20gb a franquia do roteador será compartilhada com o plano contratado. Plano 4G só será possivel rotear até 3GB.”

    Tentei entrar no chat e ligar para um número de São Paulo, mas não obtive resposta, você sabe o que siginfica isto?

    Obrigado

    Fernando

    • Vinícius Miranda

      Olá Fernando,
      Nós já tivemos a experiência de usar o chip da Easysim4U na Espanha recentemente.
      Sobre a sua dívida em relação à função roteador (que permite compartilhar a internet do seu celular com outras pessoas) , nos planos de 10GB e 20GB, você consegue rotear o total da franquia da opção contratada (10Gb ou 20 Gb). No plano de 30 dias (opção ilimitada), só é possível rotear até 3Gb.
      Espero ter ajudado.
      Abçs

Comentar

Totos os direitos reservados