Comprando um Chip de Celular na Argentina

Comprar um chip pré-pago de uma operadora de celular da Argentina é uma ótima opção para se manter conectado, além de fazer uma boa economia durante uma viagem. Confira essas dicas.

Chip da Movistar Argentina

Chip da Movistar Argentina

Nos dias de hoje, sentimos necessidade de estar conectados 24 horas. O tempo é cada vez mais curto e as informações circulam cada vez mais rápido. Especialmente quando estamos viajando, ter um celular com acesso à internet a qualquer momento facilita muito.

Não dá mais para ficar só dependendo de wi-fi de hotéis, restaurantes ou locais públicos para nos conectarmos à internet. Queremos acessar redes sociais para postar fotos em tempo real, pesquisar informações sobre atrações, horários, mapas, e-mails, etc. Recentemente, a popularização do UBER tem sido uma mão na roda na hora de se locomover, o que nos torna ainda mais dependente da internet.

Para termos todas essas comodidades existe um custo. Não dá para encarar os planos caríssimos de roaming internacionais das operadoras brasileiras. A opção mais barata é adquirir um chip de uma operadora local do país que estamos visitando.

Hoje em dia é muito comum que as operadoras disponibilizem planos ou pacotes específicos para turistas, de período de tempo mais curto e sem necessidade de fidelização.

Em alguns lugares é possível comprar o chip ainda no aeroporto e isso é bem prático, pois você já sai conectado e não precisa perder tempo precioso da viagem para cuidar disso.

Em agosto/2016 estivemos na Argentina, visitando Buenos Aires e Mendoza. Várias companhias telefônicas de lá oferecem esses planos. Tivemos uma experiência interessante com a Movistar. Além dela, existem a Personal e a Claro.

Facilidade e Comodidade

Antes de explicar todos os detalhes sobre minha experiência com o chip da Movistar, vou dar uma dica que pode interessar a muitos viajantes. O que você acha de comprar antecipadamente um chip internacional que tenha acesso ilimitado a internet no seu celular durante sua viagem?

A EasySim4u é uma empresa parceira do nosso blog e oferece chip com plano de dados em roaming (DADOS MUNDI) em até 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você escolhe a quantidade de dias de duração do plano e recebe seu chip internacional em casa, de forma antecipada e já chega em seu destino com tudo funcionando, sem nenhuma preocupação e sem perda de tempo, de forma prática e segura. Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM.

Só não esqueça de conferir a lista de compatibilidade para saber se seu aparelho funcionará normalmente.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom especial de Férias, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 10% pagando no cartão ou economize 15% no boleto. Utilize o código: PROTETORSOLAR.

Minha experiência com a Movistar

Até maio de 2017 era muito fácil adquirir um chip pré-pago sem maiores burocracias.

Em qualquer “Kiosko” (pequenas lojas de conveniência que são encontradas a cada 200 metros) é possível encontrar esses chips. Interessante é que eu estive numa loja oficial da Movistar no shopping Recoleta Mall em Buenos Aires, e lá eles não vendiam chips pré-pagos na época. Também não cheguei a procurar no aeroporto, pois não tive tempo, mas já tinha ouvido falar que lá não vendia.

Eu cheguei a ler alguns relatos de pessoas que disseram que esses chips vendidos em “Kioskos” eram falsificados, que alguns não funcionavam ou que demoravam demais para serem ativados. Por isso que inicialmente procurei uma loja oficial, mas como não encontrei, resolvi correr o risco. Consegui encontrar por 10 pesos, mas cheguei a ver alguns Kioskos vendendo por 30 pesos. Na pior das hipóteses, meu prejuízo seria de 10 pesos apenas. Mas deu tudo certo.

Depois de comprar o chip é necessário ativá-lo. E é aí que entra uma mudança que está em vigor na Argentina desde maio/2017.

Kiosko em Buenos Aires

Kiosko em Buenos Aires

Até então, bastava colocar o chip no celular e aguardar alguns minutos até receber uma enxurrada de torpedos oferecendo um monte de serviços, o que indicava que o chip tinha sido ativado.

Agora, não é mais tão simples assim. Desde maio/2017 uma lei da Argentina estabelece que todo número de celular pré-pago deve ter um cadastro. Com isso, não adianta apenas comprar o chip e instalar no seu aparelho. Agora, é preciso ir até uma loja física da operadora e apresentar um documento (RG ou passaporte) para cadastrar a linha. Sem esse procedimento, a linha não será ativada e portanto, não irá funcionar.

Desta forma, ainda que você consiga comprar o chip num Kiosko, será necessário ir até uma loja oficial para fazer o tal cadastro. Ou então, você pode comprar o chip diretamente na loja (acredito que a partir dessa mudança, as lojas físicas terão maior disponibilidade de chip pré-pago).

Depois de feito o cadastro e a linha ativada é hora de colocar créditos. Nos próprios Kioskos, farmácias e supermermercados é possível fazer isso. Basta informar o número da linha e o valor do crédito.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

DICA: Não coloque tantos créditos de uma só vez. Buenos Aires, por exemplo, possui muitos locais públicos (ruas, praças, parques) com wi-fi, além de hotéis, restaurantes, shoppings, etc. Teve dia que nem precisei acionar o 3G. Já em Mendoza, precisei lançar mão do 3G mais vezes porque não era qualquer lugar que tinha wi-fi.

Em agosto/2016, a Movistar cobrava $5,50 pesos para utilizar 50 MB de dados por dia. Assim que ligava o 3G do aparelho, eu recebia um torpedo informando que o serviço tinha sido disponibilizado e ficava válido até às 23:59 daquele dia, independente da hora em que foi ativado. Também informava que quando esgotado o crédito, automaticamente seriam renovados outros 50MB por $ 5,50 pesos e para cancelar a próxima renovação automática, era preciso responder com um torpedo com a resposta "NO". O custo dos torpedos era de $ 1,45 pesos. Para ligações locais, os primeiros 30 segundos custavam $ 2,88 pesos e os demais $ 0,10 pesos.

Chip da Movistar Argentina

Chip da Movistar Argentina

Para utilizar apenas as redes sociais, eu achei 50MB por dia suficiente. E mesmo que não fosse, 5,50 pesos por 50MB sai por menos de R$ 1,50, o que é muito barato pela comodidade.

Em alguns lugares chegou a pegar o 4G e achei a velocidade boa para as minhas necessidades.

Pelo baixo custo, considerando o benefício oferecido, achei extremamente positiva a experiência com a Movistar e recomendo o serviço.

Não custa lembrar que é necessário que o aparelho esteja desbloqueado para poder receber chips de outras operadoras.

Caso você tenha tido outra experiência, positiva ou negativa com esta ou outra operadora, compartilhe conosco aqui. Seu relato enriquecerá ainda mais o nosso blog.

Veja também:

Comprando um chip Pré-Pago no Chile

Comprando um Chip Pré-Pago na Itália

Chip 4G Europa: Novo Plano da Easysim4u

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Férias, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 10% pagando no cartão de crédito ou economize 15% no boleto bancário. Utilize o código promocional: PROTETORSOLAR.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 140 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:


41 Comentários

  1. Rafael Miranda

    Bacana o artigo. Obrigado por compartilhar sua experiência.
    Pretendo seguir suas dicas, comprar o chip nos tais kioskos, e colocar créditos. Agora, ter que cortar o chip na hora que é meio chato, mas é o jeito.
    A minha dúvida é sobre a recarga e os planos de dados. Existem outras opções de pacotes de dados, com uma maior franquia de MB e/ou com maior duração. Por exemplo, quem vai ficar 1 semana poderia fechar um pacote de 300MB válidos por 7 dias? Como você escolhe qual pacote quer comprar?

    • Vinícius Miranda

      Rafa,
      Pode até ser que nas lojas oficiais das operadoras existam planos pré-pagos de curto tempo mas, como falei na matéria, a loja da Movistar que visitei sequer tinha chip pré-pago.
      A opção de comprar no kiosko é muito prática, pois você encontra em qualquer esquina, sem perda de tempo e o custo-benefícios é bom.
      Seguindo esta sugestão de comprar no kiosko, não há opção de compra de pacote. Apenas recarga. Você escolhe quanto quer recarregar.

      • Ricardo S

        Olá, voltei dia 31 de Dez’18 de Buenos Aires e peguei um chip pre-pago.

        Deixo aqui minha experiência e uma dúvida.

        Reservei o começo do primeiro dia no país para ir ao centro de Buenos Aires trocar dinheiro e comprar o chip pre-pago. Nas corretoras do centro da cidade você encontra as melhores cotações, recomendo as da rua Sarmiento, próximo ao cruzamento com a San Martin, quase de frente para o Swiss Medical, foi onde achei as melhores cotações. Fui lá trocar dinheiro e de lá direto para a loja oficial da Movistar, na Calle Florida, entre Lavalle e Tucuman. Bem próximo tem lojas oficiais da Personal e Claro também, se você preferir.

        Na loja da Movistar eles não cobram o chip (em kioskos podem te cobrar até 60 pesos) e já fazem o cadastro na mesma hora. Respondendo as dúvidas de alguns aí abaixo: para fazer o cadastro, você não precisa levar o CPF e comprovante de residência como no Brasil. Levei apenas o passaporte (creio que o RG sirva também) e eles me fizeram algumas perguntas, creio que o hotel de hospedagem estava entre elas.

        O único inconveniente é depois ter que ir em outro estabelecimento para colocar os créditos. Aqui já indico onde fazer a recarga pois em nenhuma loja da Movistar eles sabiam me informar onde fazer: você consegue fazer recarga nas farmácias Farmacity e nos Kioskos “Open 25h”. Na própria Calle Florida há várias lojas destas.
        Há sim planos para turistas, na Movistar tinha planos começando por cerca de ARS70, eu acho, a partir de 2 dias. Quando você cadastra o chip eles já te dão um folhetinho com varias opções de plano. Eu escolhi um plano de 7 dias por ARS160 (aprox. BRL16) que da direito a 2GB de internet, 80 minutos de voz para qualquer operadora e SMS ilimitado. Para assinar o plano desejado, você precisa colocar os créditos e depois enviar um SMS com a “palavra chave” do respectivo plano que vem no folhetinho que a operadora deu na hora do cadastro.

        O único inconveniente que tive é que com este chip a função “Acesso Pessoal” do iPhone ficava bloqueada (função que compartilha a internet do celular). Assim, eu não conseguia compartilhar a internet com ninguém e nem ao menos com um computador ou tablet. Tirando esse inconveniente, achei a experiência bem boa, a internet é rápida, com 4G (LTE) praticamente em todos os lugares de Buenos Aires. Facilitou muito para utilizar aplicativos como o Maps, Cabify (que é muito melhor que o Uber lá em BA) e WhatsApp (que me ajudou a negociar e agilizar diversos passeios com as agências).

        Agora uma dúvida que eu gostaria de ajuda: depois de voltar para o Brasil, eu preciso fazer algum tipo de cancelamento deste chip pre-pago? Com esta história de cadastro, fiquei com receio de ter algum tipo de renovação automática e hipoteticamente ficar devendo algo que nem sei e dar algum problema na próxima vez que voltar pra lá.

        • Vinícius Miranda

          Olá Ricardo,
          Muito obrigado pelo seu relato. Trouxe muitas informações importantes.
          Em relação a sua dúvida, também não sei responder, mas creio que pelo fato de você ter feito um plano de turista de 7 dias, o chip é cancelado automaticamente ao final do perído.
          forte abraço

  2. Esdras Mendes

    Como é o cadastro do chip? porque no Brasil tem que colocar o CPF e lá?

  3. Elton Lima

    Obrigado pelas dicas.

  4. Marcos

    Boa noite, super interessante sua matéria, mas gostaria de uma informação que não fora disponibilizada. Aqui no Brasil, para ativar uma linha, precisamos ligar na operadora e fazer toda aquela burocracia de cadastro no CPF, endereço etc, e demora 24h para ativar. Então, como funciona essa ativação na Argentina?

    • Vinícius Miranda

      Marcos,
      Na última vez que estive na Argentina não precisei de documento nem cadastro nenhum. Instalei o chip e ele já começou a funcionar imediatamente.
      Mas desde maio/2017 houve mudanças, conforme expliquei na matéria.
      Abçs

  5. Felipe

    Ola, boa tarde! Por acaso voce sabe se vendem chip prepago no aeroporto Ezeiza? Obrigado!!

    • Vinícius Miranda

      Olá Felipe,
      Eu não cheguei a procurar no aeroporto Ezeiza, pois não deu tempo, mas me recordo de ter ouvido falar que lá não vendia. Dificilmente você encontrará numa loja da Movistar. Talvez em algum kiosko ou farmácia.
      Abçs

  6. Victor

    Uma dúvida. Tenho que cadastrar cartão de crédito ou algo assim? Porque de onde ele vai debitar o valor dos próximos 50 MB? Vai debitar do valor montante que creditei no início?

    Obrigado

    • Vinícius Miranda

      Fala Vicotr,
      Não há necessidade de cadastrar nenhum cartão de crédito. A utilização do plano de dados e ligações vai consumir os créditos que você colocou no cartão. Se precisar de mais, é só ir em alguma loja e carregar novamente
      Abçs

  7. carolina

    boa tarde, e em relação a ligações para outro chip movistar? Quanto custa a ligação e/ou o minuto?

  8. William Moreira de Souza

    quando fica a tarifa de uma ligação pela movistar para um celular do brasil

    • Vinícius Miranda

      Olá, Willian
      Não sei informar qual o preço da ligação DDI pela Movistar, mas certamente não compensa com todos os recursos das redes sociais atualmente disponíveis.
      Uma chamada de voz pelo Whatsapp utilizando o plano de dados fica muito mais barata.
      Abçs

  9. Caroline

    Ola , vou para la em Novembro 2017 e eu compro e Recarrego no mesmo lugar ? E eu tenho que colocar quantos pesos mais ou menos pq vou ficar la 6 dias… ? A instalaçao é feita na hora ? Kkkk pq eu cortando o chip pro meu Iphone vai ser bem chatooo

    • Vinícius Miranda

      Caroline,
      Você pode comprar ou carregar nos kioskos. Mas como expliquei na matéria, primeiro você compra o chip e instala. Depois que ele for ativado, você compra os créditos.
      A quantidade de carga depende do uso.
      Minha sugestão é ir carregando aos poucos.

  10. Larissa

    Fiquei com dúvida em uma questão, o número ativado com esse chip em buenos aires é diferente do número Brasil? Ou conseguimos manter o mesmo número ao menos no whatsapp?

    • Vinícius Miranda

      Larissa,
      O número é diferente. Você consegue manter seus contatos e conversas no whatsapp normalmente, mas seus contatos visualizarão outro número.
      Não é necessário fazer nenhuma configuração para que isso aconteça. É automático.
      Abs

  11. luiz

    muito obrigado pela ajuda, vou p BsAs em outubro e seguirei sua dica

  12. Diego

    Boa noite
    Sabe informae se esse chip comprado na aegentina tbm serve no Uruguai?

  13. Claudia

    Olá!
    Minha irmã está em Buenos Aires e ao colocar o chip já aparece uma msg dizendo q a linha tem q ser registrada em um nome e pede para informar a identidade, DNI.
    Sabe dizer como proceder?
    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Claudia.
      Não me recordo de ter que preencher nenhum dado meu. O chip que ela comprou é o pré-pago?

      • MARCUS CASTRO

        Prezado Vinicius, uma mudança na lei argentina agora exige que todos os usuários de chips pré pagos registrem sua compra, ou o celular não irá funcionar. Sugiro que atualize seu artigo, pois comprar em um kiosko não é mais suficiente, a pessoa precisa ir a uma loja para fazer o registro (e brasileiros precisam apresentar passaporte).

  14. Claudio

    Vim parar aqui porque estou na Argentina é realmente, eu consegui comprar um chip pré pago numa loja não oficial, mas todos os lugares dizem que tem que ter DIN que é o RG argentino. Eles falam que nós podemos fazer, mas tudo depende de quanto tempo vc tem para fazer esse DIN. Consegui baixar no Wi-Fi o app da Movistar e coloquei 20 pesos, mas mesmo assim, não funciona nada. O chip saiu 30 pesos. O RG brasileiro não aceitam e o passaporte eu já não trouxe, pois estou viajando somente com o RG. Aconselho aqueles que vierem pra Argentina, testem chip internacional, aquele Easysim4u. Estou indo pro Chile tb e tudo de carro, porém acredito que lá tem que ter nota fiscal e ainda liberação da Anatel de lá que não tem prazo, ou seja, eu ando me virando com o Google Maps off-line. É o jeito.

    • Vinícius Miranda

      Olá Cláudio,
      Obrigado pelo seu relato. Realmente um chip internacional evita essas dores de cabeça, pois cada país tem uma regra diferente.
      Eu não tive nenhum problema para habilitar o chip que comprei no Chile na época que estive lá, em 2015. Não sei se houve alguma mudança recente como a ocorrida na Argentina.
      Depois retorne para contar sua experiência com o chip do Chile.
      Grande abraço!

  15. Amielle

    Boa noite ! No meu caso eu estou me mudando para argentina e estou com muitas dúvidas a respeito de aquisicao do chip pré pago e valores de possíveis planos . Se alguém puder me ajudar , agradeço !

  16. Geize

    Olá. Tentei comprar o chip e adicionar o cumpom de desconta, mas está inválido!

  17. Simone Lima

    Olá, alguém já usou o chip easysim em Buenos Aires? Funciona bem?

  18. Genilda

    Tenho um celular Alcatel movistar da argentina,queria usar um chip da claro do Brasil mas ele aparece que esta com o chip mas fica só emergência.teria como usar esse aparelho no Brasil com um chip aqui do Brasil?

  19. ALEXANDRE MOREIRA DE OLIVEIRA

    olá estive em maio na Argentina comprei meu chip na loja da Claro, tive q fazer um cadastro com a identidade que a atendente me pediu, minha dúvida é guardei o chip e vou voltar em janeiro , será q funciona ?

  20. João Pedro

    Bom dia, sabe se no aeroporto de Córdoba tem algum lugar para comprar chip?

Comentar

Totos os direitos reservados