Conhecendo o Valle Nevado Ski Resort no Chile

Tire suas principais dúvidas sobre o Valle Nevado e conheça um pouco desse lugar incrível com base na nossa experiência, tanto na estação de esqui como no complexo hoteleiro.

Estação de Esqui no Valle Nevado

Estação de Esqui no Valle Nevado

O Valle Nevado é um destino muito frequentado por brasileiros. Mais da metade dos turistas são do Brasil, e esse percentual ainda aumenta durante a temporada de inverno. Por esse motivo eles estão super preparados para nos receber.

Fiquei hospedado por 4 dias no hotel Puerta del Sol, a convite do Valle Nevado. Tive a oportunidade de conhecer os hotéis, restaurantes, desfrutar de toda infraestrutura e claro, esquiar. Foi uma experiência tão fantástica que nem sei por onde começar a compartilhá-la com vocês.

Bom, melhor começar pelo começo. Afinal onde fica o Valle Nevado Ski Resort e como se chega lá?

Como Chegar

O Valle Nevado consiste em uma estação de esqui e um complexo hoteleiro no alto da Cordilheira dos Andes, no Chile.

A melhor forma de chegar lá é pegando um voo para Santiago e em seguida um transporte terrestre. Saindo de São Paulo, por exemplo, o voo tem uma duração aproximada de 4 horas. Já o transfer demora pouco mais de uma hora, caso as condições estejam boas.

Sobrevoando a Cordilheira do Andes

Sobrevoando a Cordilheira do Andes

Quando estiver no avião, se o dia estiver limpo, fique atento pois você irá sobrevoar a Cordilheira dos Andes e o visual é deslumbrante, já vale a viagem. Tente sempre reservar o assento da janela nesse voo.

No trecho de van não é diferente, esteja um dia limpo ou mesmo nevando. Você poderá apreciar um visual inesquecível enquanto estiver subindo até os 3.000 metros de altitude do Valle Nevado.

Esteja Preparado para a Altitude

A estrada é bem ingrime e cheia de curvas, 60 para ser mais preciso. Algumas pessoas ficam um pouco enjoadas, por isso é recomendado levar uma garrafa de água e ir bebendo aos poucos durante a subida. Mascar um chiclete também pode ajudar, inclusive com relação a pressão. Agora se você é daqueles que enjoa fácil, talvez seja melhor tomar um remédio apropriado.

Se você pensa em alugar um carro de passeio para ir de Santiago ao Valle Nevado, eu não recomendo. A subida é relativamente complicada, principalmente se tiver neve na pista. A não ser que você tenha experiência nesse terreno, e escolha um veículo apropriado, o mais indicado é fazer esse trajeto com uma empresa especializada.

Não deixe essa aparente dificuldade te desaminar. Acredite, quando você chegar ao seu destino, apenas 10 minutinhos apreciando o visual das montanhas já te farão esquecer os percalços da viagem.

Vista da Cordilheira dos Andes na Estrada

Vista da Cordilheira dos Andes na Estrada

Pôr do Sol no Valle Nevado

Pôr do Sol no Valle Nevado

Lembre-se que seu corpo pode sentir os efeitos da mudança de altitude durante um tempo, gerando alguns incômodos. É relativamente comum encontrar pessoas sentindo dor de cabeça e até uma certa moleza no corpo. Crianças são mais suscetíveis a esses efeitos, mas de uma forma geral melhoram em até 24 horas.

Hospedagem e Infraestrutura

Existem várias opções de hospedagem no Valle Nevado, desde hotéis até apartamentos de temporada. Fiquei hospedado no Puerta del Sol, o 4 estrelas, maior hotel do complexo.

Hotel Puerta del Sol, 4 Estrelas

Hotel Puerta del Sol, 4 Estrelas

Hotel Tres Puntas, Vista das Montanhas

Hotel Tres Puntas, Vista das Montanhas

Outras opções são o Hotel Valle Nevado, de 5 estrelas, e o hotel Tres Puntas, 3 estrelas. Durante a alta temporada normalmente é exigido uma estadia mínima de 3 noites, independente do hotel.

O complexo também conta com vários condomínios onde muitos apartamentos estão à disposição para aluguel de temporada. Se você viaja em grupo, pode ser uma boa opção.

Os hotéis tem uma ótima estrutura. As áreas comuns de cada um são acessíveis a todos os hóspedes do complexo. Mesmo estando hospedado no Puerta del Sol, você pode ir na academia e spa que ficam no hotel Valle Nevado, por exemplo.

Piscina Aquecida do Valle Nevado

Piscina Aquecida do Valle Nevado

Hóspedes Aproveitando a Piscina Aquecida

Hóspedes Aproveitando a Piscina Aquecida

A piscina aquecida é certamente um dos destaques. Mesmo com temperaturas negativas, o final de tarde sempre reúne muitas pessoas para aproveitar a água quente. O visual das montanhas ficam ainda mais interessante ao som das músicas comandadas por um DJ.

Algumas lojas também estão à disposição dos hóspedes ao lado da área da piscina, entre o hotel Puerta del Sol e o hotel Valle Nevado, e oferecem de uma forma geral artigos de neve.

Por fim, como opção de programação noturna, vale destacar o Pub Tres Puntas, localizado no hotel de mesmo nome. A cada dia uma programação diferente tenta atrair os hóspedes, seja um karaokê ou um DJ tocando as músicas das paradas de sucesso dos últimos anos. Se você ainda tiver energia, lá é o lugar certo para curtir a noite.

Alimentação

No Valle Nevado Ski Resort existem várias opções de restaurantes, alguns com culinárias diferenciadas, que atendem a todos os gostos, principalmente dos brasileiros.

Restaurante Bajo Zero

Restaurante Bajo Zero

O Bajo Zero fica no meio da estação de esqui, logo na saída das gôndolas. Dessa área se tem acesso as pistas de iniciantes e também aos teleféricos que levam os esquiadores para as pistas de maior grau de dificuldade. O cenário é belíssimo, mas o preço pode incomodar o seu bolso. Para quem não quer perder tempo pode ser uma boa opção fazer um lanchinho por lá e voltar logo para as pistas.

Cada hotel tem também o seu restaurante. No Puerta del Sol, onde fiquei hospedado, fica o Mirador del Plomo. Além do café da manhã, o restaurante oferece almoço e jantar no estilo self-service.

O restaurante Sur fica no hotel Tres Puntas e funciona com um cardápio a la carte no horário do jantar. Já o restaurante La Fourchette, o mais chique de todos, com culinária francesa, fica no hotel Valle Nevado.

Restaurante Monte Bianco

O meu restaurante preferido foi o Monte Bianco, localizado na área comum do complexo, ao lado da piscina. O cardápio se baseia na cozinha italiana, mas eu diria que ele oferece opções bem variadas. Meu prato preferido, por exemplo, foi um salmão com batatas. As opções de entradas também são ótimas, destaque para as famosas empanadas.

Restaurante Monte Bianco

Restaurante Monte Bianco

Salmão com Batata Frita no Monte Bianco

Salmão com Batata Frita no Monte Bianco

Logo ao lado está o Valle Lounge, perfeito para tomar uma cerveja ou vinho acompanhado de um tira gosto.

No geral, achei que todos os restaurantes oferecem opções de alimentação bem adequadas ao gosto geral dos brasileiros. Inclusive para quem viaja com crianças. A verdade é que o número de turistas vindos do Brasil é enorme no Valle Nevado. Dessa forma, até o pão de queijo reina no café da manhã do resort.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

» Quer encontrar um seguro viagem barato de verdade? Nesse artigo você conhecerá uma ferramenta que te ajuda a encontrar o seguro ideal para sua viagem pelo menor preço!

Diversão para Crianças

Embora estivesse sem minha família, como normalmente viajo com meus filhos, fiquei bem atendo as opções de entretenimento para crianças.

No hotel Puerta del Sol existe o Kids Zone, uma sala com brinquedos e vídeo game. Em uma outra área estão disponíveis computadores que em determinados horários reúnem a garotada para jogos eletrônicos. Por fim, logo ao lado, um cinema 3D com uma programação bem interessante de filmes também pode ser uma ótima opção.

Crianças Jogando no Computador

Crianças Jogando no Computador

Confesso que senti falta de mais atividades para as crianças, principalmente na neve, afinal de contas, para se divertir dentro do hotel não é preciso ir ao Valle Nevado. Aquelas boias, trenós, escorregas e tantas outras opções de recreação seriam uma boa opção para os baixinhos, e até alguns altinhos, mas infelizmente você não encontra esse tipo de coisa no Valle Nevado.

Bom, por outro lado, criança também esquia, muitas vezes melhor do que adulto. Fiquei impressionado com a quantidade de crianças esquiando na montanha, até em pistas com um grau de dificuldade maior. E não eram só os adolescentes não, crianças pequenas também.

Escola de Neve

Acredito que a atividade mais interessante para as crianças de 4 a 9 anos que ainda não sabem esquiar seja a Escola de Neve. Existem duas no Valle Nevado, uma ao lado do hotel, para os hóspedes e outra no meio da montanha, para os visitantes. É um espaço cercado, levemente inclinado, onde as crianças aprendem a esquiar acompanhadas de professores. Existem opções de meio dia, ou para o dia inteiro.

Escola de Neve para Crianças

Escola de Neve para Crianças

Crianças se Preparando para Aula de Esqui

Crianças se Preparando para Aula de Esqui

Área Reservada para Atividades com Crianças

Área Reservada para Atividades com Crianças

Crianças Esquiando no Valle Nevado

Crianças Esquiando no Valle Nevado

Assim, toda a família pode ter uma experiência na neve, enquanto os pais se aventuram nas pistas com diferentes graus de dificuldade, os pequenos se divertem aprendendo a esquiar.

Atenção: Levar uma criança acostumada com temperaturas acima de 20 graus para um destino de neve, com temperaturas negativas, exige muitos cuidados. Tenha certeza de que seu pequeno está preparado para o frio, com as roupas adequadas, com proteção para os lábios, nariz, protetor solar, etc. Por fim, se certifique que ele quer viver essa experiência, que será algo prazeroso para ele.

Estação de Esqui

Pistas do Valle Nevado

Pistas do Valle Nevado

O Valle Nevado tem simplesmente a maior área esquiável do hemisfério sul. É a maior estação de esqui do Chile com cerca de 40 pistas de diferentes níveis de dificuldade.

Todos esses números fazem muita diferença para os esquiadores mais experientes mas não tanto para os visitantes eventuais, afinal de contas a maioria das pistas não são para iniciantes.

Para quem está começando, o que importa é ter pelo menos uma pista fácil para aprender. Era o meu caso. Nunca tinha esquiado na vida e no segundo dia já consegui descer a pista de iniciante com certa desenvoltura. É uma sensação inesquecível!

Esquiando no Valle Nevado

Esquiando no Valle Nevado

Andando de Snowboard

Andando de Snowboard

Todos os hóspedes dos hotéis tem acesso livre as pistas por meio de um cartão que permite utilizar a gôndola principal e os demais teleféricos. Mas se você não pretende se hospedar no Valle Nevado, ainda assim é possível passar um dia na estação de esqui e aproveitar suas pistas. Funciona como um day use e é muito utilizado por turistas, principalmente nos finais de semana.

Se você é um iniciante e não sabe se deve escolher esqui ou snowboard, da uma olhada nesse outro artigo onde falo um pouco sobre essa questão.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Roupas e Equipamentos

Roupa de neve não é barato. Para quem não mora num local muito frio ou não viaja regularmente para destinos com temperaturas muito baixas, provavelmente valerá mais a pena alugar a roupa de frio lá no Valle Nevado.

Aluguel de Roupas para Neve

Aluguel de Roupas para Neve

Tanto os hóspedes quanto os visitantes tem essa opção, mas é claro que os preços são um pouco salgados. Faça as contas considerando de quantos dias você vai ficar e escolha o que valer mais a pena, alugar ou comprar.

Algumas pessoas recomendam alugar as roupas em outras lojas, antes de subir a montanha. Sim, vai ser um pouco mais barato, mas não sei se compensa o transporto. Ainda mais que o Valle Nevado está com uma parceria com a MasterCard para essa temporada de 2017 e pagando com esse cartão eles oferecem um ótimo desconto, 25% no aluguel de roupas e equipamentos, 20% no restaurante Bajo Zero, 15% no ingresso diário e descontos de 10% a 15% na estadia.

No final das contas, como o seu tempo vale muito nessa viagem, acho que acaba sendo desvantagem perder tempo para alugar esses itens antes, transportar não só a roupa como o equipamento até o Valle Nevado e depois devolver tudo.

Aluguel de Equipamentos

Aluguel de Equipamentos

Equipamento de Esqui

Equipamentos de Esqui

Falando no equipamento, a não ser que você seja um esquiador frequente, certamente ele também precisará ser alugado no local. Nessa hora que surge uma grande dúvida. Qual esporte praticar, esqui ou snowboard? Tentei ajudá-lo a responder essa questão nesse outro artigo. Depois dê uma olhadinha.

Preços

Definitivamente não é barato viajar para o Valle Nevado ou qualquer outra grande estação de esqui. O motivo é simples: não é barato oferecer no alto da Cordilheira dos Andes ou qualquer outra montanha do planeta toda essa infraestrutura. Você lembra quando eu falei sobre a estrada? O acesso é complicado e não sobem caminhões de grande porte. Nem consigo imaginar como conseguiram construir tudo aquilo.

Toda essa dificuldade de acesso se reflete nos custos de funcionários, alimentação, manutenção, etc. Então, para viver essa experiência você vai ter que coçar o bolso. Claro, você pode se organizar para minimizar esses custos.

Quem visita o Valle Nevado apenas para passar o dia nas pistas da estação de esqui precisa comprar o ticket que pode ser para o dia todo ou para metade do dia. O valor do ingresso diário para um adulto custa 49.000 pesos chilenos, que equivale a R$245,00. Veja na foto da tabela de preços dos ingressos os valores para crianças, idosos e estudantes:

Não vou colocar aqui preços de hospedagem porque eles podem variar muito de acordo com a temporada, o hotel escolhido, tipo de acomodação, etc. Você consegue facilmente verificar esses valores na internet, já informando o período exato da sua viagem. É só seguir os links dos hotéis do complexo Valle Nevado: 5 estrelas, 4 estrelas e 3 estrelas, ou então ver as opções de aluguel de apartamentos.

Aulas e Equipamentos

Não importa se você está hospedado no local ou não. É sempre importante estar ciente de outros custos envolvidos para que você não seja pego de surpresa. Na foto abaixo você pode conferir a tabela de preços das aulas com todas as opções para aprender a esquiar:

Uma aula coletiva de 2 horas, por exemplo, custa 40.000 pesos chilenos que corresponde a R$200,00. Agora se você pretende deixar seu filho na Escola de Neve durante o período da manhã, o valor cobrado é 42.000 pesos chilenos, ou seja, cerca de R$210,00. Para deixá-lo o dia todo, já incluindo o almoço, o valor fica em 76.000 pesos chilenos, algo em torno de R$360,00.

Caso a sua preocupação seja com o custo do aluguel do equipamento, da uma olhada na tabela os valores da temporada 2017:

O conjunto completo para esqui ou snowboard varia de 35.000 a 45.000 pesos chilenos, o que corresponde a um custo entre R$175,00 e R$225,00, aproximadamente.

No caso do aluguel de roupas, é possível escolher apenas alguns itens ou decidir pelo conjunto completo. Veja todos os valores na tabela de aluguel de roupas.

Se você pretende alugar o conjunto completo de roupas, sem acessórios, o valor cobrado por adulto é de 29.000 pesos chilenos, que equivale a aproximadamente a R$145,00.

Todos os valores estão em pesos chilenos e para ter uma ideia do custo em reais, dividimos por 200, segundo a cotação aproximada de junho de 2017.

Afinal, vale a pena visitar o Valle Nevado?

Melhor do que tentar explicar em palavras é apreciar as fotos e imagens que fiz do Valle Nevado e assim entender a beleza desse lugar. Definitivamente é uma experiência inesquecível, principalmente para nos brasileiros, acostumados com um clima e uma geografia totalmente diferente.

Claro, não é um destino barato, é necessário se programar e organizar bem sua viagem para que os custos não extrapolem suas possibilidades. Por outro lado, um voo para Santiago é uma das opções internacionais com melhor preço, saindo dos principais aeroportos do Brasil.

O Valle Nevado é o lugar perfeito para quem gosta de atividades esportivas e tem interesse em aprender a esquiar. Se você já sabe, melhor ainda, poderá explorar ao máximo todas as possibilidades. Mas me arrisco a dizer que mesmo pessoas sem tanto interesse em esqui e snowboard passarão ótimos dias curtindo toda a infraestrutura do complexo e apreciando a beleza da cordilheira dos Andes, em contato com a neve.

Agradecemos mais uma vez o convite da B4Tcomm para conhecer o Valle Nevado. O artigo foi produzido com base na nossa experiência real e todo o conteúdo aqui presente reflete a nossa opinião pessoal. Mais detalhes sobre o destino no site oficial. E você, já foi ao Valle Nevado? Como foi sua experiência?

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Valle Nevado!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

2 Comentários
  1. Gabrielle

    Obrigada por compartilhar todas as dicas!!! Adorei o blog !!!
    Ficarei hospedada no Valle Nevado e vi que lá tem diversos restaurantes, mas fiquei em dúvida como é a locomoção a pé a noite para jantar, em outro hotel do complexo por exemplo. Um fica distante do outro? É preciso “pisar”na neve ou existe alguma plataforma que liga eles?

    • Rafael Miranda

      Olá Gabrielle.
      Existem 3 hotéis no complexo do Valle Nevado: o Tres Puntas, o Puerta del Sol e o Valle Nevado. Cada um deles possui diferentes opções de restaurantes.
      Para chegar no Tres Puntas estando nos outros, é preciso caminhar um pequeno trecho ao ar livre. É um trecho de rua asfaltada, mas terá um pouquinho de neve se tiver nevado nos últimos dias. Ainda assim é bem tranquilo.
      Ou outros dois hotéis possuem ligação, mas em alguns casos é mais fácil ou mais prático caminhar pelo deck da piscina que fica entre os hotéis, também com o risco de andar em local com neve.
      Mesmo com baixas temperaturas, esse trecho que você vai caminhar é super curto e certamente não será um problema.
      Espero ter ajudado.

Totos os direitos reservados