Dicas Imperdíveis para Chapada dos Veadeiros

Veja o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Boas sugestões sobre onde ficar, os melhores passeios com e sem guia, e dicas importantes para montar o seu roteiro.

Salto Visto da Trilha do Parque

Salto Visto da Trilha do Parque

A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado localizada ao nordeste do estado de Goiás e que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, embora toda a região seja protegida por lei. A área é muito conhecida por sua beleza natural.

Dois dos lugares mais procurados para ficar são Alto Paraíso e São Jorge. Sugiro que você fique em São Jorge, que é um antigo vilarejo dos garimpeiros, e não em Alto Paraíso. São Jorge é mais próximo das cachoeiras e também do Parque Nacional da Chapada. Alto Paraíso é bom para conhecer, passar o dia, mas é mais caro e longe do parque.

Outra dica importante é alugar um carro. Ele facilita demais a ida em vários passeios pela Chapada que você pode fazer sem guia. O lugar oferece diversas cachoeiras lindíssimas e, dependendo de quantos dias você fique lá, o carro ajuda você a não perder tempo de um ponto ao outro.

Chegando em São Jorge você encontrará campings e pousadas para todos os lados. Caso procure um camping, sugiro que evite os próximos da praça central, pois geralmente são muito barulhentos. A maioria dos passeios dá para serem feitos sem guia. Os mais bonitos e conhecidos são:

1. Vale da Lua: é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros e fica localizada em Alto Paraíso. É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel e é considerado um dos lugares mais bonitos do país.

2. Raizama: conjunto de cachoeiras ideal para a prática de canyoning e rapel.

3. Almécegas: são duas cachoeiras em que a água escorre por rochas íngremes.

4. Águas termais: piscinas naturais com água quente. Ideal para curtir à noite. Bom levar iluminação e toalhas.

5. Cachoeira São bento: uma grande piscina natural com uma pequena queda d'água excelente para hidromassagem.

Com guia, o melhor passeio é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São dois dias de passeio para dois lugares diferentes e você só pode entrar no parque com guia. Uma dica bacana, caso você não esteja em grupo com bastante pessoas, é ir para a porta do parque e esperar fechar de seis a oito pessoas e dividir um guia. Entre as principais atrações do parque estão dois saltos do rio Preto, a maior possui mais de 100m, os canyons do rio Preto, quedas d'água em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais incríveis para banho.

Aproveite a viagem e nos conte o que achou! Compartilhe suas dicas conosco!

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

31 Comentários
  1. deniston ferraz

    ótimas dicas.excelente trabalho!

  2. Maria Juliana

    Adorei o Blog. Muito útil.

  3. Bianca Cenciarelli

    Renato,

    Gostei muito das dicas.. Quero ir com mais duas amigas, porém nenhuma de nós sabemos dirigir rs você acha que dá para fazer os passeios sem guia e sem carro?

    • Renato Macedo

      Sem guia dá. A maioria dos passeios dá para fazer sem guia. Com guia mesmo acho que só o parque nacional. O melhor a fazer é fechar um grupo de 8 pessoas para ratear o valor do guia. Na frente do parque vocês três podem encontrar mais pessoas e fechar um grupo maior para o custo ficar menor. Dá sim para fazer passeios sem carro. Só que de ônibus é muito mais lento e, dependendo do tempo que ficarem, caso seja poucos dias, pode-se perder um bom tempo no passeio dependendo apenas do ônibus. Infelizmente não sei indicar os ônibus, pois fiz tudo de carro. E ajudou bastante a ir nos melhores pontos. Qualquer dúvida, é só perguntar. Boa sorte!

  4. Regina Celia Gentil

    Olá! Você foi com carro próprio ou alugou na região? Irei com duas amigas e sairemos de S.P. até Brasília, de onde pretendemos tomar ônibus até São Jorge. Você tem alguma sugestão? Obrigada e parabéns pelo blog.

  5. Lorena

    Olá, você sabe se tem alguma locadora de carro em Alto Paraíso ou em São Jorge? Ou é necessário alugar um carro em brasília mesmo?

    • Renato Macedo

      Olá Lorena! Tudo bem?
      Não sei dizer se há locadoras nessa duas cidades, mas acredito que não, pois são cidades muito simples, tipo vilarejos. Eu aluguei em Brasilia, pois sou do Rio e peguei o carro no aeroporto. De lá fui pra São Jorge. Acho mais garantido.
      Bom passeio!

      • Florence Gomes

        Renato,
        quanto tempo você levou de viagem de Brasília para lá? a estrada é perigosa?
        Quantos dias você considera ideal para conhecer os lugares mencionados por você e mais Cavalcante?
        Sabe me informar também um custo médio, considerando passeios, camping, alimentação, gasolina, passagem e aluguel de carro?

  6. Reylson

    Otimas dicas! Moro em Belo Horizonte e pensei em ir no carnaval e levar motos de trilha para andar por lá. O que vc acha? É tranquilo?

    • Renato Macedo

      Olá Reyson.

      É tranquilo sim. Porém, não sei lhe informar se consiguirá fazer trilhas de moto em todos os lugares. Não tenho experiência com motos. Estava de carro lá.
      Desculpe a demora na resposta, tive um problema no sistema que não aparecia para mim seu comentário. Espero ter ajudado.

      Bom passeio!

    • Carlos

      Reylson, boa note
      Vc chegou a ir para chapada dos veaderos e andou com moto de trilhapor la?

  7. Tassia

    Oi!! Adorei as dicas.
    Pesquisando sobre a chapada, li também sobre a cachoeira Santa Bárbara que fica na chapada, em Cavalcante, mas vi que você não citou, não recomenda este passeio? Ela é livre ou só da pra fazer se entrar no Parque Nacional?

    Eu sou de pernambuco e pensei em ir e ficar hospedada em Brasília, pois quero conhecer o poço azul em formosa. Você acha viável alugar um carro nessas condições? Da pra ir de carro de Brasília para a chapada?

    Só mais uma dúvida.. Hehehe
    Quantos dias você acha necessário na chapada para conhecer pelo menos os pontos mais importantes?

    Obrigada!!
    Tassia

    • Renato Macedo

      Olá Tássia!

      Não citei a cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante, por não ter tido a oportunidade de ir. Se eu tiver uma oportunidade de voltar, incluirei no roteiro para conhecer e informar aqui no blog.
      Eu aluguei um carro exatamente em Brasília e fui até a chapada. Acho que é a melhor opção para ir pra lá. Acredito que de 4 a 7 dias sejam suficientes para conhecer os pontos mais importanrtes e bacanas da chapada. O tempo exato vai do gosto de cada um. Desculpe a demora na resposta, tive um problema no sistema que não aparecia para mim seu comentário. Espero ter ajudado.

      Obrigado,

      Renato Macedo.

  8. Raqueila

    Gostaria de saber quais passeios fazer sem guias .

  9. Marcelle

    Olá Renato, terei apenas dois dias disponíveis para conhecer a Chapada. Quais passeios vc considera imperdível nestes dois dias? Quantas horas de carro de Brasília até lá? Obrigada!

    • Renato Macedo

      Olá Marcelle!

      De carro saindo de Brasília até a Chapada dos Veadeiros, mais ou menos três horas. E dos passeios citados, escolheria a cachoeira de São Bento e o Vale da Lua. Pode aproveitar a noite e ir nas águas termais. Se eu fosse ficar somente dois dias, é o que eu faria. Espero que aproveite o passeio. O lugar é lindo!

  10. Marcus

    Boa tarde, estou indo para Alto Paraiso em janeiro de 2016 vou ficar hospedado em Alto Paraiso, estou saindo da Bahia, vou de carro, gostaria de saber se as atrações turísticas e restaurantes podem ser pagas com cartão de débito ou tenho que levar dinheiro em espécie?

    • Renato Macedo

      Olá Marcus, tudo bem?!
      Não sei lhe precisar, mas aconselho a levar dinheiro para as atrações turísticas. É sempre garantido. Restaurantes são mais fáceis aceitar cartão. Atrações turísticas, nem tanto.
      Boa viagem e bom passeio!

  11. Tâmara

    Olá, estarei na Chapada com mais duas amigas. E gostaria que me tirasse umas duvidas. Ficarei hospedada em Alto do Paraíso, mas não estarei de carro, como faço para ir ao vale da Lua, Almecegas, São Bento, pelo que entendi não precisa de guia,. São lugares próximos da cidade? Da pra ir a pé?

    • Renato Macedo

      Olá Tâmara! Realmente esses passeios não necessitam de guia. Eles são relativamente próximos, mas não a pé. Precisará ir de ônibus. Possivelmente em sua pousada saberão lhe informar. Eu fiz tudo de carro, o que facilita bastante o passeio. Caso possam alugar um, é a melhor opção para ir na maioria dos passeios.
      Boa sorte e bom passeio.

  12. Aline

    Ola boa tarde!
    Irei com meus filhos. No caso eu e 2 crianças. Vc indica se hospedar na chapada ou em São Jorge. Fiquei sabendo que la tem 1 local de águas termais onde seria? Pq pelo oq pesquisei existe hotéis com piscina aquecida estilo caldas novas e não é o que eu procuro. Acho lindo as cachoeiras mais so pra apreciar. Pra banho prefiro água mais quente.
    O que vc me indica de passeio?

    • Renato Macedo

      Olá Aline!
      Indico ficar em São Jorge. Fiquei em pousada, não procurei ficar em hotéis estilo os resorts de Caldas Novas não. A localização e o custo de São Jorge é melhor para o passeio. Os melhores são os citados no texto do blog, incluindo as águas termais que, sugiro, ir na parte da noite para curtir melhor, devido o calor do dia. Só fique precavida na hora de sair da água devido ao frio da noite. Bom passeio!!!

  13. Ana carolina

    Olá boa noite Renato, eu gostaria de saber como é a noite na chapada dos viadeiros, provavelmente ficarei em Alto do Paraíso, o que as pessoas usam? Ficam arrumadas ou mais simples?

    • Renato Macedo

      Olá Ana Carolina!
      Eu fiquei em São Jorge. Em Alto Paraíso passei o dia. Mas de qualquer forma, lá as pessoas usam roupas simples. Só aconselho casaco porquê a noite costuma fazer frio. Bom passeio!

  14. Lúcia Esther

    Bom dia Renato,

    A noite tem algo para fazer em Alto Paraiso?

    Atte.

    Lúcia Esther

    • Renato Macedo

      Olá Lúcia, tudo bem?

      Lá costumam ter eventos sazonais, mas não sei lhe informar se possuem locais com eventos noturnos semanais ou diários. Durante a semana acho pouco provável, por se tratar de um município de interior, focado nos proveitos do meio ambiente.

      Renato Macedo.

  15. Edilaine Lima

    Olá!

    Estou indo com meu namorado de carro, porém estamos numa dúvida cruel: ir de corolla ou ir de montana.
    Como somos do interior de sp, enfrentaremos mais de 12h de viagem…e o corolla é muito confortável, além de abrigar todas as nossas bagagens fechadas.
    Mas estamos com receio de que esse carro não consiga ir nas estradas e caminhos pros pontos turísticos. Como vc já foi de carro, o que acha? Qual deveríamos ir?

    Obrigada! Edilaine

    • Renato Macedo

      Olá Edilaine, tudo bem?

      Obrigado pela visita ao blog. Eu quando fui, aluguei um prisma, um carro simples e não tive problema algum nas estradas. Então, possivelmente, não terá problema com o corolla. Boa viagem e aproveitem bastante!!!

      Renato Macedo.

Totos os direitos reservados