Dicas de Aplicativos para Viagem Internacional (Android e iOS)

Se você pretende fazer uma viagem internacional e é ligado em smartphones, saiba que existem vários aplicativos gratuitos para Android e iOS que podem ser muito úteis.

Aplicativo GasBuddy para Android

Aplicativo GasBuddy para Android

Antes da minha última viagem para os Estados Unidos, fiz uma boa pesquisa pela internet buscando aplicativos gratuitos que pudessem ser úteis.

Alguns te ajudam a economizar em combustível, estacionamento ou ligações, já outros dão dicas de atrações ou restaurantes. Tem também aqueles que quebram seu galho na comunicação, traduzindo alguma coisa, e outros que te ajudam a chegar no local que você pretende.

Todos foram bastante úteis e por isso preparei essa lista para recomendá-los aos nossos leitores.

1. ParkMe Parking

Este aplicativo para Android e iOS busca ao seu redor os estacionamentos disponíveis e da o custo de cada um deles.

Basta informar o tempo que pretende deixar o carro estacionado que ele faz as contas e te mostra todas as opções. Basta escolher o mais barato ou o mais próximo.

Também é possível fazer uma busca em um outro local de forma antecipada, evitando que você precise ter conexão de internet na rua, na hora de estacionar.

Existem alguns aplicativos que se propõem a esse mesmo fim, mas depois de alguns testes, achei o ParkMe Parking mais interessante. Ele não exibe informações relevantes no Brasil, só no exterior.

2. GasBuddy

Se você vai alugar um carro no exterior vale muito a pena buscar sempre um posto de combustível com um baixo valor do galão de gasolina. O GasBuddy é simplesmente perfeito para isso, e você vai conseguir economizar uma boa grana com ele. Está disponível em versões para o Android e também para iOS.

Assim como o ParkMe, você pode buscar os postos mais próximos de onde você está ou fazer uma busca para um local específico. Se você não tiver internet no celular, pode buscar antecipadamente usando, por exemplo, a internet do Hotel e economizar na gasolina.

No Brasil não funciona muito bem já que é pouco usado por aqui, e normalmente não apresenta os valores atualizados.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

3. Triposo - World Travel Guide

Baixei vários aplicativos de guia de viagens, com as mais diversas informações sobre os principais destinos do mundo.

O Triposo, disponível tanto para Android como para iOS, foi o que me ofereceu a interface mais interessante, com uma quantidade e variedade de informações impressionante.

Você pode usá-lo sem a necessidade de uma conexão de internet, desde que antecipadamente você baixe os dados da cidade para a qual pretende viajar. Dessa forma tudo funcionará offline, sem custo algum.

Dicas de atrações, show, restaurantes, hotéis e muito mais. Esse aplicativo pode fazer a diferença em sua viagem.

4. Google Maps, Street View e Waze

Os aplicativos de Mapas, Visão das Ruas e Navegação também não são nenhuma novidade. Inclusive, na maioria das vezes, eles já vem instalados no celular de fábrica.

Mas acredite, sabendo utilizá-los de forma combinada podem ser muito úteis em sua viagem.

Para você encontrar aquela loja ou restaurante, descobrir que ônibus se pega para ir a um determinado local ou até mesmo usá-lo como GPS quando estiver dirigindo.

Você pode baixar ou atualizar o Google Maps (Android/iOS), Google Street View (Android/iOS) e o Waze (Android/iOS) em sua loja de aplicativos favorita.

A única restrição é que o seu celular precisará obrigatoriamente utilizar uma conexão de internet em tempo real. Dependendo da sua viagem pode valer a pena comprar um chip internacional.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

5. Google Translate

O Tradutor do Google na verdade não é nenhuma dica inovadora. Ele é muito conhecido e muito útil, oferecendo tradução de diversos idiomas.

Pode ser instalado tanto em celulares com sistema Android como em aparelhos com sistema iOS.

Na verdade, eu incluí esse aplicativo na lista pois, ao contrário do que muitos pensam, ele pode funcionar sem a necessidade de uma conexão de internet.

É possível baixar antecipadamente os pacotes dos idiomas e com isso as traduções passam a funcionar offline. Assim ele poderá ser ainda mais útil em sua viagem.

Bônus

A ideia desse texto era listar alguns aplicativos que talvez você ainda não conhecesse ou um app já bem conhecido mas que pudesse ser usado de forma diferente.

De qualquer forma achei válido listar aqui outros aplicativos famosos que podem ser muito úteis durante uma viagem. São eles:

WhatsApp: troca de mensagens em texto, áudio e vídeo ( Android / iOS )
Skype: chamadas de voz pela internet ( Android / iOS )
Uber: transporte particular por aplicativo ( Android / iOS )
TripAdvisor: avaliações de hotéis, restaurantes e atrações ( Android / iOS )
FlightAware: rastreamento de voos em tempo real ( Android / iOS )
Citymapper: transporte público ( Android / iOS )
Wiffinity: senhas de wi-fi para acesso a internet ( Android / iOS )
PackPoint : checklist para arrumar a mala ( Android / iOS )

Caso você tenha outras dicas de aplicativos, saiba que elas são muito bem vindas. Para isso utilize nossa área de comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem internacional e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, bora viajar!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

9 Comentários
  1. Ricardo

    Parabéns!
    Dica de Navegador GPS:
    – Navfree: só precisa de comunicação p baixar os mapas. Depois a navegação pode ser SEM internet.
    – Wase: muito popular c diversas informações, inclusive trânsito. Precisa de internet.
    Ricardo

    • Rafael Miranda

      Valeu pela colaboração Ricardo.
      Não conhecia esse NavFree, mas se tem a opção de baixar os mapas (de qualidade) antes e usar o aplicativo na hora sem a necessidade de conexão a internet, é uma excelente dica.
      O Wase realmente é bem popular e vale a pena ser citado para quem está preparando seu smartphone para uma viagem.
      Abraço!

  2. Angelita Bavaresco

    Oi Rafael,
    Adorei seu blog, estamos indo agora dia 20/01/2015, Vegas, SFO, LA. amos fazer California Highway !. Adorei seus posts quanto aos aplicativos.
    Porem nao consegui achar o GasBuddy.
    Obrigada.

    • Rafael Miranda

      Olá Angelita.
      Que inveja, essa viagem é uma delícia!
      No artigo eu coloquei o link de cada aplicativo, basta clicar no nome que abrirá diretamente a página do Google Play com o link de download.
      Espero ter ajudado!

  3. Tatiana

    Seu blog é muito bom !
    Peguei todas as dicas de LA e LV sem precisar olhar outro !
    Obrigada

  4. Adriano Gonçalves

    Ótimas dicas! Acrescentando:
    – Atualmente, o Google Maps já permite baixar regiões para navegação offline
    – TripCase, TripIt ou Goosit: ótimos aplicativos para planejar roteiro. O primeiro até te mantém avisado sobre mudanças e atrasos nos vôos
    – TripAdvisor / FourSquare – Bom para achar de tudo, participante restaurantes, inclusive pesquisando por faixa de preço.

    Abs!

    • Rafael Miranda

      Olá Adriano.
      Esse artigo é bem antigo, e certamente já está desatualizado.
      Muito obrigado pelo seu comentários, corrigindo informações e dando novas dicas.
      Espero poder atualizar o texto em breve!

  5. Sérgio Med

    Parabens Rafael, suas infos estão me ajudando muito. Vi que vc foi em setembro e eu tb vou nesse mesmo mês para fazer tb a highway 1 e gostaria de saber como foi a temperatura durante sua viagem tipo quantos graus pegastes em San Francisco, se dava pra curtir praias em LA e San Diego, ou seja se faz calor nessas duas cidades.
    Estou em dúvida sobre que tipo de roupa levar. Meus destinos são SF, LA, San Diego e LV.

    Obrigado.

Totos os direitos reservados