Dicas de Barcelona: Bate-Volta a Montserrat

Conheça um monastério beneditino localizado no alto de uma montanha, perto de Barcelona, rodeado por uma paisagem de tirar o fôlego. Saiba tudo sobre o bate-volta a Montserrat.

Monastério de Montserrat

Monastério de Montserrat

Quando eu estava planejando o roteiro da minha viagem a Espanha, tinha certeza de uma coisa: eu queria fazer um bate-volta a Montserrat. Eu ja tinha visto fotos e lido sobre o lugar e fiquei com muita vontade de conhecer.

Depois de quebrar muito a cabeça, consegui encaixar o passeio no meu último dia em Barcelona. E posso dizer que valeu muito a pena. Foi uma das cerejas do bolo dessa viagem (a outra foi Segóvia - post em breve).

Onde fica Montserrat

Montserrat é uma montanha localizada a cerca de 60Km de Barcelona, na cidadezinha de Monistrol de Montserrat e considerada a montanha mais sagrada da Catalunha. Lá no alto da montanha foi construído um monastério beneditino no século XIII, o mais antigo da Catalunha.

O monastério chegou a ser destruído por Napoleão durante a Guerra Penilsular no século XIX, mas foi reconstruído posteriormente.

A importância do local se deve à história da Virgem Maria de Montserrat, padroeira da Catalunha. Segundo contam, a imagem da Virgem de Montserrat, também chamada de "La Moreneta" pela sua coloração escura, foi contruída por São Lucas e levada até o local atual por São Paulo no ano 50 d.C.

Durante a invasão muçulmana da Península Ibérica, a imagem teria sido escondida por pastores numa caverna. Posteriormente ao ser reencontrada por um grupo de crianças, um bispo mandou construir o monastério para abrigar a imagem.

Como a distância de Barcelona é de cerca de 1h de trem, o bate-volta se torna perfeito. Além disso, a própria viagem já é uma atração à parte, pois a paisagem no caminho é muito bonita.

Montserrat vista do trem

Montserrat vista do trem

A seguir, vou contar como ir e o que fazer em Montserrrat:

Como chegar em Montserrat

De carro: Para quem vai de carro, é preciso deixá-lo no estacionamento localizado em Monistrol-Vila (não é possível subir até o monastério de carro). Dali deve-se pegar o trem cremallera para fazer o trajeto até o alto da montanha.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

De transporte público: O deslocamento é bem prático e é feito em duas etapas. A primeira é feita de trem regional R5 da FGC. Há uma linha de trem na Estação Espanya que faz o trajeto Barcelona - Monistrol de Montserrat. A segunda etapa é a subida até o alto da montanha, que pode ser feita de duas formas: de teleférico e de trem cremallera.

Se você já estiver nas imediações da Plaça de Espanya, há um elevador que desce direto na bilheteria da estação de trem.

Na Estação Espanya, siga a sinalização indicando a estação do trem regional R5. A estação do trem regional está integrada com a estação Espanya, de modo que, pra quem chega na Praça de Espanya de metrô, não precisa sair da estação, bastando seguir a direção indicada nas placas de sinalização. O trem regional sai de hora em hora.

Estação Espanya

Estação Espanya

Sinalização na estação Espanya

Sinalização na estação Espanya

Uma vez no trem regional R5, é preciso ficar atento para o seguinte: Dependendo do tipo de transporte que você escolher para subir até o monastério (teleférico ou cremallera), você vai ter que saltar em uma estação diferente e aqui está o PULO DO GATO:

Se tiver escolhido subir de teleférico, você vai precisar descer na penúltima estação (Montserrat-Aeri).

Se você escolher subir de cremallera, vai descer na estação final (Montserrat-Monistrol).

Isso é muito importante, pois se você saltar na estação errada, vai precisar esperar o próximo trem, que passa de hora em hora.

ATENÇÃO: A escolha entre o teleférico e a cremallera é feita no momento da compra do bilhete e não pode ser trocado depois, pois são empresas distintas que fazem o cada trajeto.

Tarifas

Existem diferentes tipos de bilhetes combinados, que incluem transporte e entrada para algumas atrações, e até mesmo almoço, que podem valer a pena dependendo do caso.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de autoatendimento ou diretamente no guichê da estação. Para tirar dúvidas e evitar confusões minha sugestão é que você compre o bilhete no guichê.

Os bilhetes mais interessantes para os turistas são:

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos na Europa com conexão de internet 4G e opções de franquias de 10GB, 20GB e ilimitada para pacotes de 10, 20 ou 30 dias respectivamente.
Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% utilizando o código: STAYTRANKS.

Básica: trem Barcelona - Monistrol de Montserrat (ida/volta) + trem cremallera (subida/descida). Interessante para quem parte da estação Espanya e não pretende subir nos funiculares.

Trans Montserrat: metrô de Barcelona (ida/volta) + trem Barcelona - Monistrol de Montserrat (ida/volta) + trem cremallera (subida/descida) + Funicular Santa Cova e Sant Joan (subida/descida). Esse é interessante para quem vai precisar se deslocar até a Estação Espanya de metrô e vai utilizar o funicular.

Tot Montserrat: metrô de Barcelona (ida/volta) + trem Barcelona - Monistrol de Montserrat (ida/volta) + trem cremallera (subida/descida) + Funicular Santa Cova e Sant Joan (subida/descida) + almoço + museu. Esse é o bilhete completo com direito a almoço e entrada no museu.

As tarifas variam da alta para a baixa temporada. Confira os valores atualizados no site oficial.

Para quem vai optar por subir de teleférico, os preços são parecidos, mas, como eu disse acima, é preciso comprar o bilhete específico para uso do teleférico, além de lembrar de saltar na penúltima estação do trem (estação Montserrat-Aeri).

O deslocamento do teleférico é mais rápido que o do cremallera (5 e 15 minutos respetivamente), mas é feito em pé. Para quem tem vertígem/medo de altura, é melhor ir no cremallera (escolha o lado direito na subida e o lado esquerdo na descida para não ficar de cara para o precipício). Dizem que a vista do teleférico é muito mais bonita que a do cremallera. Os teleféricos partem a cada 15 minutos.

Monastério de Montserrat

Monastério de Montserrat

Monastério de Montserrat

Monastério de Montserrat

No meu caso, minha esposa tem medo de altura e foi uma luta pra conseguir convencê-la a ir até Montserrar. Ela acabou concordando com a condição de não subir de teleférico e nem nos funiculares. Então eu comprei pra ela um ingresso combinado apenas do trem + cremallera. E pra mim eu comprei o combinado trem + cremallera + funicular. Lá optamos por almoçar no buffet self service e pagar a parte (16,50 € por pessoa - preço de julho/18).

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

O que fazer em Montserrat

Assim que você chegar no monastério, antes de se deslumbrar com a paisagem do local, lembre-se de verificar os horários de volta do teleférico/trem cremallera, para organizar o seu dia e não correr o risco de perder o último retorno.

Visitar a Basílica

A entrada na Basílica é gratuita. Procure chegar o mais cedo possível para conseguir visitar a estátua da Virgem de Montserrat sem fila (ou com o mínimo de fila possível). A entrada para ver "La Moreneta" de perto é feita pela lateral direita da basílica, é controlada e não fica liberada o dia inteiro. Só é permitada a entrada em grupos de 15/20 pessoas. Isso faz com que se crie uma aglomeração do lado de fora, formando uma fila considerável.

"La Moreneta" e  o interior da Basílica de Montserrat

"La Moreneta" e o interior da Basílica de Montserrat

Fachada da Basílica de Montserrat

Fachada da Basílica de Montserrat

ATENÇÃO: é proibida a entrada na Basílica com camisetas, shorts e saias curtas. Ombros e joelhos devem estar cobertos.

Escolania de Montserrat

Um dos corais mais antigos de toda a Europa e formado apenas por meninos que cantam o "Salve" e o "Virolai" (um hino dedicado à Virgem de Montserrat).

Dias e horários: 2ª a 6ª às 13h; domingos às 12h. Sábado não cantam. Chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para conseguiur lugar.

Mas é sempre bom conferir os horários atualizados. No dia em que eu estive em Montserrat, era uma 6ª feira, mas infelizmente o coral não se apresentou, pois era mês de férias dos meninos.

No dia da minha visita, havia um outro coral no lugar da Escolania.

Funicular de Sant Joan

Sobe até o topo da montanha, a mais de 1.000 metros de altura e é onde se tem uma das vistas mais incríveis do complexo. É uma visita imperdível, mesmo que seja simplesmente para contemplar a vista lá de cima. Dali partem várias trilhas. Mas é preciso atentar para os horários de subida e descida do funicular, para não perder o último retorno.

Funicular de Sant Joan em Montserrat

Funicular de Sant Joan em Montserrat

Mirante de Sant Joan em Montserrat

Mirante de Sant Joan em Montserrat

Funicular de Santa Cova

Desce até o local onde, segundo a lenda, foi encontrada a imagen da Virgem de Montserrat.

Em julho/2018, o funicular de Santa Cova estava fechado para manutenção. Acesse o site oficial na ocasião da sua viagem para saber se já voltou a funcionar.

Mirador dos Apóstolos

Um ponto de observação com vista espetacular de todos os ângulos.

Mirador dos Apóstolos em Montserrat

Mirador dos Apóstolos em Montserrat

Mirador dos Apóstolos em Montserrat

Mirador dos Apóstolos em Montserrat

Museu

O museu conta a história do monastério e os hábitos dos monges que residem lá. Nesse museu há obras de artistas importantes como Picasso, Dalí, Monett, objetos de civilizações antigas da Mesopotâmia, Pérsia e até múmias egípcias.

Trilhas

São várias as trilhas que existem no local, de diferentes níveis de dificuldade, algumas bastante acessíveis mesmo para quem não tem prática no esporte. Ao longo do caminho de algumas trilhas, existem várias esculturas a céu aberto. Confira todos os detalhes acessando o site oficial.

Vista do Monastério de Monstserrat

Vista do Monastério de Monstserrat

Trilha em Montserrat

Trilha em Montserrat

O almoço no buffet self service

Eu achei que valeu bastante a pena, porque a comida era bem variada, com consumação livre, tinha bebida incluída (inclusive chopp e vinho à vontade) e sobremesa. Preço de 16,50 € por pessoa (preço de julho/18).

Como falei acima, o bate-volta a Montserrat é um dos passeios mais redondos de Barcelona. Tenho certeza que você vai se apaixonar pela história e mistérios desse lugar e pelas paisagens de tirar o fôlego.

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Teremos prazer em respondê-las.

Montserrat

Montserrat

Aproveite essas Vantagens!

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos na Europa com conexão de internet 4G e opções de franquias de 10GB, 20GB e ilimitada para pacotes de 10, 20 ou 30 dias respectivamente. Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: STAYTRANKS.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:


Comentar

Totos os direitos reservados