Dicas de Buenos Aires: O que Saber Antes de Viajar

Preparamos uma lista com algumas dicas e informações importantes para ajudar no planejamento de sua viagem para Buenos Aires. Saiba o que é preciso saber antes de viajar pra lá.

Casa Rosada em Buenos Aires

Casa Rosada em Buenos Aires

Buenos Aires é um destino muito popular entre os brasileiros. Muitas vezes, a primeira viagem internacional de muita gente.

A cidade já passou por diversas fases: do glamour à decadência. A crise econômica e relatos de maus tratos com brasileiros andou espantando os turistas por algum tempo, mas ultimamente, com a alta do dólar, voltou a nos atrair, apesar das coisas por lá continuarem bem complicadas.

Já não é mais um lugar tão indicado para compras, por exemplo. O custo de vida é alto. Então, nos resta fazer o que há de melhor em uma viagem: passear e curtir o lugar.

Apesar das mazelas sociais, continua sendo uma cidade agradável de conhecer. A arquitetura e o clima lembram as capitais europeias, claro que sem todo aquele charme. Mas vale a pena. É também uma cidade muito arborizada, cheia de parques e praças bastante convidativos para uma caminhada.

Estivemos na capital portenha em agosto/2016 pela segunda vez e posso dizer que, apesar de já conhecer a cidade (a outra viagem tinha sido em 2009), tive gratas surpresas.

A primeira delas foi o tratamento que recebemos dos argentinos. Sentimos uma receptividade maior, sei lá. Pode ter sido sorte nossa, mas da forma como andavam as coisas (informações que recebia de amigos e conhecidos), parecia que 10 em cada 10 brasileiros reclamavam de terem sido maltratados. Nós já fomos para lá preparados para isso. Mas, ao contrário, passamos 10 dias na Argentina (6 em Buenos Aires e 4 em Mendoza) e não fomos destratados nenhuma vez.

Claro que os cuidados especialmente com relação a taxistas, golpes, notas falsas e furtos de pertences em restaurantes e hotéis continuam valendo. Afinal, em lugar nenhum do mundo devemos dar bobeira.

Recentemente fizemos uma matéria sobre as opções de traslados dos aeroportos Ezeiza e Aeroparque até à cidade, informações importantes para não cair em roubada.

Também já demos dicas para comprar um chip de celular na Argentina. Afinal de contas, ninguém mais consegue deixar de ficar conectado numa viagem. Além da economia, é um recurso muito útil e traz maior comodidade.

Buenos Aires é também um ótimo destino para viajar em família, sabia? A cidade possui diversas atrações para crianças.

Além dessas dicas, é importante também conhecer algumas informações importantes. A seguir, listamos mais algumas dicas que você precisa saber antes de viajar para Buenos Aires:

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Dólar ou Real: Que moeda levar?

Já foi tempo que levar real e trocar no Banco de La Nación, ainda no aeroporto, era vantajoso. Hoje em dia essa não é mais uma boa opção. Mesmo com o dólar em alta, ainda é possível que esteja valendo mais a pena levar a moeda americana. Como o câmbio é muito variável, é sempre recomendável acompanhar a oscilação das moedas com antecedência para perceber qual a melhor opção. Para acompanhar as “cotizaciones” em tempo real, acesse o site Dolar Hoy.

ATENÇÃO: Da outra vez que estive em Buenos Aires, logo que passei pelo Duty Free da chegada no aeroporto Ezeiza, haviam várias casas de câmbio bem à vista. Dessa vez, não as encontrei. Não sei se pelo fato do aeroporto estar em obras, mas fiquei esperando que fosse passar por elas e quando me dei conta, já tinha passado pela imigração e já estava no desembarque. Acabei não fazendo câmbio nenhum no aeroporto, pois o transfer já estava a minha espera.

Duty Free em Buenos Aires

Duty Free no aeroporto Ezeiza

Duty Free no aeroporto Ezeiza

O Duty Free da volta do aeroporto Ezeiza é considerado o melhor da Argentina. Realmente, da outra vez que estive lá, fiquei impressionado com o tamanho e variedade de produtos.

Dessa vez, a minha volta foi pelo Aeroparque. Porém, apesar de ser bem menor, achei os preços interessantes. Conseguimos comprar itens como perfumes, óculos escuros, gadgets, etc., com preços bons e até menores do que encontramos na cidade. Vale a pena chegar com uma certa antecedência do horário de embarque para explorar bem o Duty Free.

Tax Free: reembolso do IVA para compras de produtos de fabricação argentina

Procure pela logo Tax Free na vitrine das lojas

Procure pela logo Tax Free na vitrine das lojas

Outra dica para quem faz compras em Buenos Aires é pedir o reembolso do IVA de 21% no aeroporto de saída.

É preciso solicitar na loja onde foi feita a compra do produto, um formulário que deverá ser preenchido para ser apresentado no aeroporto para o reembolso do imposto, que pode ser feito no cartão de crédito ou em pesos.

Mas lembre-se que não são todas as lojas que participam desse programa e depende também do valor da compra. Além disso, o produto tem que ter sido fabricado na Argentina. Procure maiores informações na própria loja onde estiver sendo feita a compra.

ATENÇÃO: Eu andei lendo que algumas pessoas alertaram que precisaram mostrar os produtos na hora de pedir o reembolso. Portanto, é recomendável que, dentro do possível, eles sejam mantidos na bagagem de mão, desde que não seja algum item proibido, é claro.

Lembre-se que esse procedimento pode ser demorado, o que demanda chegar no aeroporto com uma certa antecedência, além das duas horas recomendadas, para evitar atrasos.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Restituição do IVA sobre hospedagem

Uma excelente notícia!! Recentemente foi anunciado que a Argentina passará a devolver o IVA de 21% sobre o preço das diárias de hotéis, a exemplo do que ocorre em outros países da América do Sul como Chile, Uruguai, Peru e Colômbia.

Ainda não houve regulamentação de como será feito tal procedimento, nem quando entrará em vigor (a promessa é de que seja ainda em 2016), mas para fazer jus ao benefício será necessário que o pagamento da hospedagem seja efetuado com cartão de crédito, quando o estorno será feito de forma automática.

Confira algumas dicas de hospedagem em Buenos Aires.

#ParaViagemRecomenda: Agência de turismo

Se você está à procura de uma agência de turismo confiável para te recepcionar em Buenos Aires, recomendamos a Karina Enebelo da agência Funny Times Travel, uma brasileira super simpática, atenciosa que mora em Buenos Aires há mais de 15 anos. Além de ótimos preços e pontualidade, ela transmite muitas informações históricas sobre a cidade, destacando os principais pontos de interesse, o que torna os passeios bem mais interessantes e enriquecedores.

Além disso, a Karina dá um suporte bem bacana fazendo câmbio com ótimas cotações. Um serviço prático, pois evita perda de tempo procurando casas de câmbio, e bastante seguro, pois não há risco de receber notas falsas, além de não ser preciso andar pela rua com grande quantidade de dinheiro, já que ela leva até o seu hotel.

Se você tem alguma dúvida que não foi respondida na matéria ou alguma informação para acrescentar, deixe seu comentário abaixo.

Confira todo o nosso conteúdo sobre Buenos Aires.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

7 Comentários
  1. Larissa Pereira

    Que texto completíssimo! Maravilha!

  2. Ana Carolina

    Muito interessante o texto! Não sabia sobre o IVA, agora as chances de ir para Buenos Aires estão maiores.

  3. Idália

    Boa tarde!

    Obrigada pelo valioso texto! Pretendo conhecer a Argentina muito em breve e estava cheia de dúvidas. Que bom ter pessoas como você que pensa no próximo!

    Abraços

  4. maria ines

    por gentileza, sabes me dizer como e onde eu compro wi fi portatil? nao quero o chip. so o wi fi portatil. obrigada

Totos os direitos reservados