Dicas de Hotéis na Região do Termini em Roma

Confira nossa seleção dos hotéis com melhor custo-benefício da região do Termini em Roma – um dos pontos mais procurados da cidade para se hospedar.

Estação Roma Termini

Estação Roma Termini

Quando resolvemos realizar uma viagem por conta própria, ficamos diante da necessidade de fazer um bom planejamento para que tudo dê certo. É preciso decidir o roteiro a ser seguido, ver as informações sobre atrações, calcular o gasto diário, dentre muitas outras coisas.

Mas nada é mais trabalhoso e difícil do que escolher a hospedagem.

Como não conhecemos ainda o local onde queremos ir, milhares de dúvidas quanto à localização surgem na nossa cabeça: será que é um bairro bom? Será que é fácil de achar? Será que é longe das atrações? Será que as imediações ficam desertas à noite?

Somando isso aos fatores limpeza, instalações e, principalmente, preço das diárias, chegamos à conclusão de que a escolha da hospedagem é a tarefa mais árdua de um planejamento de viagem.

Eu faço viagens no estilo “conta própria” há alguns anos e essa é sempre a parte que mais me dá dor de cabeça pra decidir.

Pensando que também esteja sendo um martírio pra você, decidi fazer este post com algumas sugestões de hospedagem, num dos bairros mais procurados pelos turistas: as imediações da estação de trem de Roma, o famoso Termini.

Os critérios

Para criar esta lista de sugestões, levei em consideração os seguintes fatores:

Tipo de Estabelecimento – Priorizei os hotéis, conforme indicado no título do post (apartamentos e albergues ficaram de fora).

Preço – Não menos importante, avaliamos os melhores custo/benefício. Fiz algumas simulações em períodos de baixa temporada, buscando quarto para 2 pessoas, com intenção de conseguir uma boa referência de valor de diária, apenas para fins de comparação.

Avaliação dos hóspedes – Nada mais confiável do que ouvir a opinião de quem já se hospedou naquele hotel, não é verdade? Os sites de busca de hospedagens sempre trazem uma média de notas dadas por quem já utilizou aquele determinado estabelecimento, o que obviamente serve como um bom parâmetro que desconta os extremos: os exigentes demais e os tolerantes demais.

Utilizei o Booking.com como referência, pois não só é um site que estou acostumada a pesquisar e fechar reservas, como também é nosso parceiro aqui no blog. Selecionei apenas os estabelecimentos que receberam uma nota acima de 7, equivalente a bom ou mais.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Por que se hospedar na região do Termini? É perto das atrações? É perigoso?

Quando visitei a capital italiana, escolhi ficar nessa região e não me arrependi. Inclusive, recomendo a todos que me pedem uma indicação de onde se hospedar em Roma.

E baseado nessa minha experiência, trago aqui algumas considerações importantes:

É uma região que nos permite ter acesso a qualquer ponto de Roma.

As 2 linhas do metrô da cidade passam por ali e há um terminal de ônibus com várias linhas úteis para quem for perambular pela cidade.

Por estar perto da estação, facilita o deslocamento de quem vem do aeroporto (ou vai pra ele).

O trem Leonardo Express liga o aeroporto Fiumicino ao Termini, o que torna a chegada e partida mais prática (e barata).

Além do mais, facilita bastante a vida do turista que pretende fazer algum “bate-volta” pra outros lugares e também pra quem vai sair de Roma pra outra cidade italiana (ou vice-versa), utilizando o trem.

A região do Termini não é perigosa. Ela só é feia.

Alguém já viu alguma cidade grande onde o entorno de uma estação de trem ou rodoviária seja bonito? Em Roma não é diferente e, de fato, não é a região mais bonita da cidade. Mas daí a dizer que é perigoso... Também não é verdade.

Fiquei 4 dias em Roma e andei pela região à noite e não vi absolutamente nada suspeito ou situação de perigo. Claro que não me arrisquei andar em horário muitotardio – algo que é desaconselhável em qualquer lugar do mundo. O mais tarde que andei por lá foi por volta de 21:00 e não vi nada de ruim.

É muito raro ver algum assalto a mão armada na Europa. O que mais vemos são os famosos “batedores de carteira”, que adoram encontrar um turista distraído pelo caminho pra fazer uma limpa.

O brasileiro (infelizmente) está habituado a lidar com esse tipo de situação e o que aconselho é que você não deixe os cuidados habituais em casa. Aproveitadores tem em todo lugar.

Uma coisa importante: muitos guias (e até nativos) de Roma costumam recomendar como a melhor área do Termini, aquela que vai da altura da estação (na Piazza dei Cinquecento) até a Piazza della Repubblica.

Em outras palavras, eles indicam evitar escolher hotéis que fiquem "pra trás" da estação, mais especificamente nas imediações da Piazza Vittorio Emanuelle. Não que seja exatamente perigoso ali, mas reza a lenda que é uma área onde seria mais fácil encontrar batedores de carteira.

A melhor área do Termini é a que está dentro da área destacada em rosa

A melhor área do Termini é a que está dentro da área destacada em rosa

É a região que possui mais ofertas de hotéis em Roma.

Você já vai perceber isso nas suas pesquisas pré-viagem, mostrando que essa é uma área bastante procurada pelos turistas que irão se hospedar na capital italiana.

No entanto, devo dizer que vários desses hotéis estão instalados em prédios antigos, muitos deles adaptados para os tempos modernos – o que pode desagradar algumas pessoas. Não é raro encontrar reclamações sobre as instalações de alguns hotéis da região, nos sites de avaliações.

Mas, calma! Também não precisa apelar para um hotel de luxo para não passar perrengue. Há sim boas opções onde você pode combinar instalações boas e preço bom.

Levando isso em conta e também todas essas considerações citadas acima, chegamos a uma lista de hotéis no entorno do Termini com bom custo-benefício.

São eles:

SUGESTÕES DE HOTÉIS NA REGIÃO DO TERMINI EM ROMA

Hotel Argentina

Hotel Argentina

Hotel Argentina

Esse hotel 3 estrelas está a 200 metros da Estação Termini e pertinho da Basílica Santa Maria Maggiore. Ele oferece quartos espaçosos e com decoração clássica, equipados com TV tela plana. O Wi-Fi é gratuito e há um bar e lounge nas dependências para relaxar.

• Nota 8,1 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento privativo disponível em localização próxima (não necessita de reserva).

Gostou do Hotel Argentina?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Opera Roma

Hotel Opera Roma

Hotel Opera Roma

Situado em frente ao Teatro da Ópera de Roma e apenas a 500 metros da Estação Termini, este hotel 3 estrelas oferece Wi-Fi gratuito e quartos com TV por satélite, frigobar e decoração em tons suaves. As imediações do hotel também estão cheias de restaurantes tradicionais, cafés e lojas.

E mais: você pode usufruir gratuitamente de um laptop durante a sua estadia.

• Nota 8,2 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Sem Estacionamento.

Gostou do Hotel Opera Roma?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Impero

Hotel Impero

Hotel Impero

Localizado a apenas 300 metros da Estação Termini, esse hotel 3 estrelas dispõe de Wi-Fi gratuito, além de terraço mobiliado com vista para Roma e para o Teatro da Ópera, situado nas proximidades. A famosa rua de compras Via Nazionale está a 250 metros. Os quartos possuem piso de madeira, frigobar e TV via satélite. Alguns têm varanda privativa.

As unidades incluem 1 smartphone Handy de cortesia com acesso à internet e chamadas ilimitadas para vários países.

• Nota 8,3 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento público disponível em localização próxima (não necessita de reserva).

Gostou do Hotel Impero?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Mondial

Hotel Mondial

Hotel Mondial

Esse hotel 4 estrelas fica bem na saída da Via Nazionale, a 150 m da Estação de Metrô Repubblica. Os quartos possuem isolamento acústico, frigobar e dispõem de uma TV via satélite. O Wi-Fi é gratuito nas áreas comuns.

• Nota 8,2 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento privativo disponível no local (necessita de reserva).

Gostou do Hotel Mondial?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Exe Domus Aurea

Hotel Exe Domus Aurea

Hotel Exe Domus Aurea

Esse hotel 3 estrelas está ao lado de antigas ruínas romanas e da Igreja de Santa Maria degli Angeli e a 1 minuto a pé da Estação Termini. Os quartos são compactos, decorados com piso em parquet e móveis clássicos. Além disso, todos contam com Wi-Fi (gratuito) e TV via satélite.

Eles também providenciam um translado do Aeroporto de Fiumicino para o local, disponível mediante pedido.

• Nota 8,4 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento público disponível em localização próxima (necessita de reserva).

Gostou do Hotel Exe Domus Aurea?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Demetra

Hotel Demetra

Hotel Demetra

Aberto em 2012, esse hotel 4 estrelas está situado em frente à Ópera de Roma e a 5 minutos a pé da Estação Termini. Os quartos dispõem de isolamento acústico, TV LCD, piso de madeira e Wi-Fi gratuito. O banheiro conta com amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo.

O frigobar é gratuito no dia de sua chegada.

• Nota 8,3 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento privativo disponível em localização próxima (necessita de reserva).

Gostou do Hotel Demetra?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Welcome Piram Hotel

Welcome Piram Hotel

Welcome Piram Hotel

Esse hotel 4 estrelas está localizado a 200 metros da Estação Termini e oferece restaurante e spa. Os quartos e suítes possuem TV LCD via satélite, Wi-Fi gratuito e frigobar. A decoração é clássica e o banheiro conta com secador e produtos de banho.

• Nota 8,2 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Sem Estacionamento.

Gostou do Welcome Piram Hotel?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Best Western Premier Hotel Royal Santina

Best Western Premier Hotel Royal Santina

Best Western Premier Hotel Royal Santina

Situado a 200 m da Estação Termini e a 500 m da rua de compras Via Nazionale, esse hotel 4 estrelas oferece Wi-Fi gratuito e conta com um restaurante nas dependências. Os quartos possuem decoração moderna (com cromoterapia) e são equipados com frigobar, chaleira elétrica e TV tela plana. O banheiro dispõe de roupões de banho e um secador de cabelo.

O hotel ainda oferece um smartphone gratuito para uso.

• Nota 8,5 (Muito Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Estacionamento público disponível no local (não necessita de reserva).

Gostou do Best Western Premier Hotel Royal Santina?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Hotel Diana Roof Garden

Hotel Diana Roof Garden

Hotel Diana Roof Garden

Esse hotel 4 estrelas está situado a 300 metros da Estação Termini e conta com um jardim mobiliado no terraço com vista para os telhados de Roma, onde o café-da-manhã é servido. Os quartos possuem piso e mobília em madeira, frigobar, TV via satélite e canais pay-per-view, além de Wi-Fi gratuito.

Eu já fiquei hospedada nesse hotel e, além da ótima localização, contava com um staff solícito e instalações limpas.

Outro destaque é o seu terraço, que oferece uma bela vista de Roma, dando pra ver bem até mesmo a Basílica de São Pedro. Além do mais, todas as diárias oferecidas incluem o café da manhã.

• Nota 7,9 (Bom)

• Ar-Condicionado / Elevador / Deposito de Bagagens

• Sem Estacionamento.

Gostou do Hotel Diana Roof Garden?

Confira todos os detalhes, mais fotos dos quartos, preços e disponibilidade clicando aqui.


Vai Viajar?

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Roma!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

2 Comentários
  1. Nara

    olá, amei seu blog, excelente conteúdo.

    estou indo a Roma na segunda quinzena de Agosto/18 e estou confusa na escolha do hotel.

    pode me ajudar? pretendo ficar 4 dias em Roma e em 2 dias, fazer bate volta a Nápoles e Florença.

    muito obrigada.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Nara!
      Eu que agradeço o elogio! 😀
      Todos os hoteis que citei no post achei excelentes em termos de custo x benefício. Me hospedaria em qualquer um deles.
      Me baseei não só pelas resenhas do Booking, mas também as do Tripadvisor, onde os hóspedes costumam divulgar todas as mazelas dos hoteis. Esses foram os mais bem cotados em vários aspectos.
      Te aconselharia cotar todos esses da lista e ver qual deles estará mais em conta para a época da sua viagem. E não demoraria pra fechar, pois agosto é o auge da alta temporada por lá e podem se esgotar as melhores opções.
      Abs

Totos os direitos reservados