Dicas de Viagem: Passando pela Imigração na Europa

O assunto aqui é imigração na Europa. Quer saber a forma mais tranquila de entrar no velho continente? Então confira essas dicas e boa viagem.

Imigração nos aeroportos

Imigração nos aeroportos

Na hora de planejar uma viagem à Europa, uma das grandes preocupações que todo viajante tem é com a imigração, pois existe uma série de exigências que precisam ser observadas: você tem que demonstrar que possui uma quantia mínima de dinheiro para gastar por dia; mostrar passagem de volta e hospedagem certa; e ter um seguro viagem de cobertura mínima de 30 mil euros.

Muitas vezes, nada disso é solicitado, mas se você não quer correr o risco de ter a sua viagem tão sonhada comprometida logo na chegada ao destino, não vale a pena arriscar. É sempre muito importante atender a todos os requisitos.

ATENÇÃO

Após a leitura da matéria, reserve um tempinho para ler os comentários do post. Eles contém muita informação complementar. Além de enriquecer ainda mais o conteúdo do blog, ajuda a evitar perguntas repetidas. Lembre-se que a sua dúvida pode ter sido a de outra pessoa.


Esclarecemos também que não somos especialistas no assunto nem prestamos consultoria. Nossos relatos e opiniões refletem unicamente nossa experiência e não são garantia de sucesso para qualquer pessoa. Também é importante ressaltar que nossa experiência é de viajante a turismo. Portanto, recomendamos que perguntas muito específicas, subjetivas e fora desse padrão, sejam direcionadas ao Consulado do país de destino.

Existe uma lenda de que a entrada por Portugal é mais tranquila do que em outros países. Naturalmente, isso se deve à língua e à facilidade de comunicação, que ajuda muito caso dê algum problema.

Na minha viagem à Itália em 2014, eu entrei por Portugal e realmente foi super tranquilo. Apesar de ter ouvido que os agentes da imigração de lá são meio secos, o funcionário que nos atendeu no aeroporto de Lisboa foi até simpático e sorridente, mas não fez nenhuma pergunta nem pediu nenhum documento. Acho que por sermos brasileiros, a receptividade é maior, sei lá.

Estive na Espanha em julho de 2018 e fiz a imigração por Madri. Confesso que fiquei um pouco apreensivo, em razão dos noticiários de uns anos atrás de que brasileiros estavam sendo barrados na imigração, principalmente mulheres desacompanhadas. Inclusive tenho uma amiga que passou um aperto há uns 4 anos atrás, pois dentro de sua bolsa de mão tinha um vidro de Mylanta Plus e foi um sufoco para conseguir explicar que se tratava de um medicamento para azia.

Mas, por incrível que pareça, foi a imigração mais tranquila que já fiz na vida. O agente mal olhou na minha cara, não fez nenhuma pergunta, carimbou meu passaporte e me deu boas vindas em português. Eu estava acompanhado de minha esposa e com toda a documentação em mãos para ser apresentada, caso fosse solicitado (seguro viagem, reservas, passagem de volta, prova de recursos). Não sei se o fato do meu passaporte ter vários carimbos ajudou mas, definitivamente, a imigração da Espanha não é um bicho de sete cabeças.

É claro que cada um tem suas experiências e podemos passar por situações diferentes uns dos outros. Eu mesmo, nos EUA, já experimentei diferentes tipos de tratamento na imigração, inclusive no mesmo aeroporto em oportunidades distintas.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Para transitar entre os países que fazem parte do Tratado de Schengen normalmente não há maiores burocracias. Os vôos internos são como se fossem vôos domésticos. Só é preciso passar com a bagagem de mão pelo raio X por questões de segurança.

No Reino Unido, a banda já toca diferente. Há um controle imigratório bem maior, porque eles não fazem parte do Tratado de Schengen.

Aliás, uma dúvida que muita gente tem e que às vezes confunde em relação a voos com conexão é o seguinte:

Se o país da conexão e o país do destino pertencem ao Espaço Schengen, a imigração é feita no país da conexão (país da chegada à Europa) e não no país de destino. Assim, se você fizer conexão em Lisboa e seguir para Paris como destino final, a imigração é feita em Lisboa.

Agora, quando um dos países não faz parte do Espaço Schengen como Reino Unido e Irlanda, por exemplo, a regra é diferente. Se a conexão for feita num desses país, não haverá imigração na chegada. Assim que ocorrer o primeiro desembarque, o passageiro permanecerá dentro da chamada área de trânsito do aeroporto e seguirá para o portão de embarque do voo seguinte e só fará a imigração no destino. O mesmo ocorre se a conexão é feita num país do Espaço Schengen com destino a um dos países de fora do Espaço Schengen. A imigração ocorrerá no destino.

Exemplificando: Se você vai do Brasil a Londres, com conexão em Paris, a imigração será feita em Londres. Ao chegar em Paris, você permanecerá na área de trânsito do aeroporto até o seu embarque no voo com destino a Londres, onde fará a imigração.

Se você vai do Brasil para Amsterdã, com conexão em Londres, o raciocínio é inverso. A imigração será feita em Amaterdã. Ao chegar no aeroporto de Londres, você ficará na área de trânsito até o embarque no voo com destino a Amsterdã.

RESUMINDO: Se os países da conexão e de destino fazem parte do Espaço Schengen, a imigração é feita no pais da conexão (país da chegada). Se um dos países não faz parte do Espaço Schengen, a imigração só é feita no país de destino.

Agora, considerando o exemplo de países fora do Espaço Schengen, se você for fazer um stop-over no país da chegada, aí obviamente precisará fazer a imigração para sair do aeroporto e outra no destino final. Ex: Vou para Amsterdã com stop-over de 2 dias em Londres. Vou precisar fazer a imigração em Londres para sair do aeorporto e outra em Amsterdã.

Dicas para passar tranquilo na imigração na Europa:

Sempre falar a verdade, limitar-se a responder ao que for perguntado, evitando falar demais, não fazer piadas ou demonstrar muito conhecimento ou intimidade com a língua e sempre manter a calma.

Tenha em mente que tudo o que você falar precisa ser comprovado na hora. Portanto, tenha separado, à mão, todos os documentos que possam ser exigidos como passaporte dentro da validade, passagem de ida e volta, reserva de hoteis de todo o perído de sua estadia, fatura de cartão de crédito com prova do limite, dinheiro vivo caso leve, seguro viagem, carta convite.

Também é interessante estar com os ingressos de atrações eventualmente comprados antecipadamente pela internet a mão. Outra dica é levar um contra-cheque ou declaração do empregador, a fim de demonstrar vínculo com o Brasil.

Não se preocupe se não souber falar a língua local. Apenas sinalize que não sabe falar, que eles arrumarão uma forma de se comunicar com você. Em alguns lugarem eles tem até intérpretes. Se você arranhar um inglês já ajuda bastante.

O seguro viagem com cobertura de 30 mil euros é considerado obrigatório para entrar na Europa. Embora muitas vezes não seja solicitado, é muito importante ter. Afinal, quem vai querer arriscar? Pode ser uma economia que sairá muito caro. O valor de um seguro viagem é ínfimo em relação ao total investido numa viagem internacional. Experimente fazer uma cotação com a nossa parceira Seguros Promo de forma rápida e segura. Lá você encontrará as melhores opções de seguros das principais seguradoras quase sempre com menor preço e ainda pode pagar em até 12 parcelas no cartão ou à vista com desconto.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Outras informações importantes sobre imigração na Europa:

São integrantes do Espaço Schengen os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Alguns países integrantes do Tratado podem exigir visto para entrada no seu território.

Reino Unido e Irlanda não fazem parte deste tratado de reciprocidade e possuem algumas restrições em relação à validade do passaporte e necessidade de visto que diferem de outros países da União Europeia, assim como em relação à imigração, como já dito acima.

Em situações excepcionais os países integrantes do Espaço Schengen podem estabelecer maiores rigores na entrada de estrangeiros, mesmo os que já estejam em trânsito na Europa. Esse tipo de situação tem acontecido com frequência nos últimos tempos em razão dos atentados terroristas. Já teve país que suspendeu o Tratado de Schengen temporariamente e passou a fazer a fiscalização imigratória com mais rigor durante um determinado tempo.

Um país da União Européia pode recusar a entrada de algum estrangeiro por razões de ordem pública ou de saúde pública.

Caso isso aconteça, as autoridades do país devem provar que a sua presença representa uma ameaça real, atual e suficientemente grave.

A pessoa que tem negado o seu ingresso no país tem direito a receber essa decisão por escrito, com a indicação de todos os motivos que justifiquem a recusa, bem como dos meios de recurso ao seu dispor.

Todas essas dicas e informações tem por base as viagens para turismo de estrangeiros que não sejam europeus. Para cônjuges de cidadãos europeus e viajantes que pretendem estudar ou trabalhar, existem prazos, regras e exigências diferentes.

Para maior segurança e tranquilidade, consulte a embaixada do país que você vai viajar para tirar todas as suas dúvidas.

Se você já teve alguma experiência boa ou ruim ao passar pela imigração em qualquer lugar do mundo, ou possui alguma outra informação relevante, compartilhe com a gente.

ATENÇÃO

Lembre-se de reservar um tempinho para ler os comentários do post pois eles contém muita informação complementar. Além de enriquecer ainda mais o conteúdo do blog, ajuda a evitar perguntas repetidas. Afinal a sua dúvida também pode ter sido a de outra pessoa.


Esclarecemos também que não somos especialistas no assunto nem prestamos consultoria. Nossos relatos e opiniões refletem unicamente nossa experiência e não são garantia de sucesso para qualquer pessoa. Também é importante ressaltar que nossa experiência é de viajante a turismo. Portanto, recomendamos que perguntas muito específicas, subjetivas e fora desse padrão, sejam direcionadas ao Consulado do país de destino.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem internacional e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, bora viajar!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


631 Comentários
  1. Roberto Sacramento

    Discordo dos comentários sobre a imigração na Espanha. Nunca tive nenhum problema. Acredito que se você é viajante de primeira viagem, a chance de você ter algum tipo de problema em qualquer alfandega é maior do que se você já tiver seu passaporte cheio de carimbos.
    O importante acredito eu é a maneira de se comportar. Devemos sempre lembrar que estamos indo para um outro país, com costumes diferentes e na maioria absoluta das vezes, não são tão barulhentos, esfuziantes e calorosos como nós. O que nos parece normal e bom, pode ser entendido de forma ofensiva por outros. Discreção acredito eu, é a melhor maneira de se portar.

    • Vinícius Miranda

      Olá Roberto,
      Concordo com você em relação à maneira de se portar na imigração. Minha referência à Espanha foi por conta de relatos de pessoas conhecidas. É como eu disse no texto, depende muito da experiência de cada um. E nosso objetivo aqui é exatamente relatar essas experiências. Sua boa experiência na Espanha só enriquece o blog.
      Obrigado pela participação.

      • Vanessa

        Oi Vinícius pretendo ir a Espanha, com meu esposo e meu filho de 4 anos ! Tenho os documentos e a autorização do pai dele esta no passaporte já que ele não é filho do meu atual ! Gostaria de saber se tem alguma informação de pessoas que viajaram com crianças se tem algum problema ? Temos carta-convite

        • Vinícius Miranda

          Vanessa,
          A documentação necessárias para viajar você já tem: passaporte da criança e autorização do pai com firma reconhecida.
          A imigração lá na Espanha é outra coisa. Não tenho informações sobre problemas enfrentados por pessoas viajando com crianças.
          Espero que faça uma boa viagem
          Abçs

    • MArcelo Ventura

      Seria lindo o passaporte sempre cheio de carimbos…se o mesmo não expirasse em 5 anos e voltasse tudo ao limpo…

      • Vinícius Miranda

        Marcelo,
        Agora o passaporte passou a ter validade de 10 anos.

        • Rafaela

          Olá Vinícius! Lamento informar que o passaporte ainda não está com validade de 10 anos, continua sendo 5 anos.
          Fui renovar o meu na semana passada e coloquei essa questão lá e foi dito que isso ainda não está valendo e certamente só para o ano que vem!
          Espero que em breve mude!
          Muito legal seu blog! Parabéns!

        • Vinícius Miranda

          Rafaela,
          Obrigado pela informação e pelo elogio.
          Realmente não sabia que só vai começar a valer a partir de 2015.
          Renovei o meu há pouco mais de um mês e confesso que fiquei bastante chateado quando soube que poderia esperar mais alguns meses para tira-lo com 10 anos.
          Se tiver novas informações, compartilhe aqui no blog.
          Abraços!

        • Josy

          Boa tarde , tirei esse mês e sua validade continua por 5 anos….snifff

        • Vinícius Miranda

          Olá Josy,
          Obrigado por informar que ainda não está em vigor a validade de 10 anos.

        • César

          Oi Vinicius, fiz meu passaporte agora em março de 2015 e a validade continua sendo de 5 anos.
          Muito bom seu blog. Abraços.

        • Vinícius Miranda

          Cesar,
          Obrigado por avisar!!!
          Um abraço

        • Anny

          Bom dia! Parabéns pelo blog.
          Renovei o passaporte em setembro deste ano e o recebi com 10 anos de validade.
          Abraços.

    • Lesu

      Concordo com vc nunca tive nenhum problema. A primeira vez em Madrid me perdi naquele aeroporto imenso e passei duas vezes no controle de imigração.

    • Leila. Ferreira

      Bom dia! Estou pretendendo viajar com meu filho filho para a Itália. No meu caso a viagem foi determinada pelo juiz já que tenho guarda com partilhada com o pai do meu filho q e italiano. E gostaria de sabe se alem dos documentos exigidos, tbm gostaria de saber se preciso de uma carta convite?

    • Thais

      Sempre falam da Espanha e eu farei conexão por lá… Só tenho uma dúvida. Eu irei ficar na Itália por duas semanas… Tudo pronto com relação a Passaport, hotel, seguro e dinheiro. Porém apenas comprei passagem de ida para Itália. Pois vou da Itália para Israel. Passar 3 meses lá. Ou até morar dependendo do decorrer do meu visto. Eles serão capazes de me barrar por conta disso?

      • Vinícius Miranda

        Thais,
        Em tese sim, porque eles tem a discricionariedade. Não existe uma regra.
        Cabe a você se mostrar bastante convincente na sua explicação e torcer para não encrencarem.
        Boa sorte!

  2. Luiz Otávio

    Muito importantes as dicas deste post. Vou pela primeira vez para a Europa no final do ano. Tomara que td de certo. Sobre seguro viagem, quem pode me indicar um boa empresa?

    • Vinícius Miranda

      Olá Luiz Otávio.
      Se você agir com naturalidade e discrição, respondendo sempre a verdade não terá problema.
      Aqui no site temos uma parceria com a Seguros Promo que oferece uma comparação de preço entre as principais seguradoras do mercado, exibindo sempre o melhor custo benefício. É possível dividir o valor em até 12 parcelas ou ainda garantir um desconto pagando à vista. Faça uma cotação.
      Um abraço.

    • zei

      porque as agencias de viagens exigem o seguro me cobraram 200 reais,eles dizem que vale pra saude dentro do aviao se acontecer alguma coisa

      • zei

        se eu nao tiver o seguro corro risco de ser deportada?

        • marcos vinicius

          ola tem um seguro viagem que e gratis e por direito seu eo pb4 se vc ja contribuiu pro governo pagando um mes ou mais de aposentadoria vc tem direito ( PB4) nao paga nada por isso

      • Vinícius Miranda

        Zei,
        O seguro é exigido pelo Tratado de Schengen e não é só para sinistro ocorrido dentro do avião. O seguro engloba todo o período da viagem.
        Dá uma conferida no site da Seguros Promo, empresa parceira do blog que oferece uma comparação de preço entre as principais seguradoras do mercado, apresentando sempre o melhor custo benefício. É possível parcelar o valor em até 12 parcelas ou ainda garantir um desconto pagando à vista.
        Se o fiscal solicitar a pólice do seguro e você não tiver, há sim, o risco de você ser deportado
        Um abraço.

  3. Cosminhn

    Olá, estou com duvidas em relação ao assunto:
    pretendo conhecer mais de 1 país na Europa e gostaria de saber se vou ter que passar por mais de uma Imigração ?
    se cada País será necessário um processo diferente . Estou com muita duvida de como faço para ir de um país a outro?

    • Vinícius Miranda

      Olá Cosme,
      Entre os países que fazem parte do Espaço Schengen não há maiores burocracias. Você entra e sai como se fosse um voo doméstico. O mesmo se estiver de trem.
      Em países como o Reino Unido, que não pertencem ao tratado, há um rigor maior na imigração. Se você chegar de avião, fará imigração normalmente, mesmo que tenha feito conexão em outros países da Europa. Da mesma forma, se você chegar de trem, terá que passar na imigração no país de origem, como se estivesse num aeroporto. Exemplo: Se você vem de Paris para Londres de trem, terá que fazer todo o procedimento de imigração na França. Se for sair do Reino Unido de trem, apenas carimbam o seu passaporte.
      Observe os países que fazem parte do Espaço Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Entre esses países, nada de imigração. Nos demais que não fazem parte, haverá toda a burocracia da imigração.
      Espero ter ajudado
      Um abraço e boa viagem

  4. fernando

    ja fui deportado do aeropoto de Lisboa em 2014 . . . essa de que entrar por Portugal è mais tranquila, è furada gente, nao confiem, tive uma experiencia horrivel, agora com a crise, os controles estao bastante rigorosos, fica a dica, quem quiser se arriscar indo por Portugal, achando que la eles gostam de brasileiros, podem se dar mal !

    • Anderson

      Oi Fernando,…….qual foi o motivo alegado?

    • Paulo h

      fernando boa tarde escreveu muito e nao.disse nada..rs..brincadeiras a parte. por qual motivo te deportaram ? vc estava com toda documentacao exigida, dinheiro ,passagens etc… ia pra ficar quanto tempo , sozinho ou acompanhado e qual sua idade..pq estou te perguntando…lisboa costuma.ser tranquilo queria.entender oq houve.

      • patricia

        estava indo paris e passei pela emigração de Lisboa. Fui tratada super bem. e eles me pediram a passagem e o passaporte apenas. nao foi 2min, ja tinha passado. tinha ido pela campanhia tapPortugal.

    • Fernanda

      Nossa deu até medo agora rsrsrsrsr !!!!!!!!!!!
      Mas explique se melhor, se é que verá esta mensagem !!!!!

  5. Soares

    A Espanha realmente è muito dificl de entrar, minha entrada foi inadmitida no aeroporto de madrid em 2013, eu tinha todos os documentos em maos, mesmo assim nao me deixaram entrar no Paìs . . algumas pessoas passam tranquilamente pela imigraçao Espanhola, mas como todos sabem, a maioria nao, e principalmente se forem brasileiros ou Sul Americanos . . . escolham a França como destino, pq nunca ouvi falar de ninguèm deportado de la , pq tenho amigos que ja foram inadmitidos em Portugal tbm, Portugal nao è a melhor entrada na Europa nao . . . abraços

  6. Leticia

    Nunca fui a Europa e seu post ajudou em alguns aspectos! Mas ainda sim tenho algumas dúvidas e espero não ser impertinente pergunta-las.. Então, estou indo pra Itália e não falo nada de italiano, só os cumprimentos e arrisco o “Io no parlo italiano”, rs. Como foi na imigração pra passar? eles se importam em falar em inglês ou algo assim? To um pouco insegura. Ainda mais que ficarei hospedada na casa de uma amiga (já tenho a carta convite).
    Enfim, espero que você possa responder essa minha dúvida pra eu ficar um pouco mais tranquila, rs.
    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Olá Letícia,
      A minha experiência de imigração na Europa foi por Portugal, de modo que não tenho como lhe dizer como é a imigração italiana.
      De um modo geral, para se comunicar com os italianos, não acredito que você terá problemas. Se você começar falando um “Buongiorno, io no parlo italiano!” demonstra sua boa vontade e já ajuda. Falar inglês com eles também é moleza. Eles falam tão mal quanto a gente!!!! No final todos se entendem. Não se preocupe! Os italianos gostam, muito dos brasileiros.
      Um abraço

      • Cidoka

        Fui pra Itália sozinha e o agente da imigracao foi muito tranquilo, já na saída depois da mala, me parou outro polícia, super simpático e arranhava até um português.
        Fui pra um hotel e depois voltei pra pegar meu voo pra Catania.
        Os italianos são muito gente boa, sempre solícitos!
        Valeu a pena a viagem, quero voltar em breve
        Em Paris Tambm foi tranquilo. 3 perguntas e logo o carimbo e fui pegar meu voo pra Madrid.
        Já numa viagem anos depois pra Madrid, foi fatal… 1 hora na salinha dando explicações… Mostrei dinheiro, cartão, carta de invitacion, vínculos de negócios no Brasil…. Enfim um porre e me liberaram, nunca mais entro por Madrid, espanhóis não agüentam mais os sudacas… Nossa fama lá é a pior. Madrid nunca mais !

  7. Gostaria de tirar uma dúvida estou indo para a Espanha e vou fazer uma escala em Portugal e vou passar pela imigração .Quando eu chegar na Espanha tenho que passar denovo na imigração

  8. Estou indo com a carta convite tenho que fazer o seguro para entar em Portugal mesmo com a carta ?

    • Vinícius Miranda

      Como vai Luiz,
      É indiferente o fato de você ter ou não a carta convite. O seguro é considerado obrigatório e caso você não tenha, corre sério risco de ser barrado. Dá uma conferida na nossa parceira Seguros Promo que oferece uma comparação de preço entre as principais seguradoras do mercado, exibindo sempre o melhor custo benefício. É possível dividir o valor em até 12 parcelas ou ainda garantir um desconto pagando à vista. Faça uma cotação.
      Abçs

    • Marcia

      Oi Luiz Felipe, estou indo a Portugal Em dezembro de 2016, através da carta convite, mas…Não tenho o seguro.
      Agora me conta. Vc conseguiu entrar no país tranquilo. É preciso o seguro pra quem tem a carta convite
      Grata

      • Vinícius Miranda

        Olá Márcia,
        Atualizando a informação que passeio para o Luiz Felipe e já confirmando a minha suspeita: a carta-convite não exclui a necessidade do seguro viagem.
        A carta pode ser exigida se você for se hospedar na casa de um anfitrião. Caso contrário, você devera apresentar uma reserva de hotel.
        Outra coisa é o seguro viagem, exigido independente da carta ou da reserva. Faça uma cotação com a nossa parceira Seguros Promo.
        Abçs

  9. Priscilla

    Olá, estou com uma duvida, daqui alguns meses eu estarei indo para Milão-Italia, vou fazer escala em Portugal, se eu passar pela imigração em Portugal não será necessário passar pela imigração Italiana? vou ficar na casa de um amigo, e não falo italiano.

    • Vinícius Miranda

      Olá Priscila.
      A sua dúvida está respondida no texto. Dá uma conferida lá.
      Um abraço e boa viagem.

      • Clara

        Boa tarde ! Vinicius, o meu caso é o seguinte:
        Em 2015 passei 10 meses ilegal na italia, durante esse tempo nao fui abordada por nenhum policial. Em fevereiro de 2016 resolvi voltar ao brasil, durante o controle de saida no aereporto o policial perguntou se eu tinha permesso para est na italia, falei q não, ele sem falar nada carimbou meu passaporte com carimbo normal e devolveu desejando boa viagem. Estou me programando para retornar a europa, minha dúvida é: será q posso entrar na europa novamente? Qual a possibilidade do meu nome está na lista sSchengen?

    • Samta Lima

      Olá gostaria de saber qual empresa vc está indo com a conexão, pq estou indo em Setembro, mas não queria ir por Malpensa pq quase fui barrada uma vez, depois da experiência um pouco traumática, gostaria de fazer a conexão. Obrigado

  10. Leonardo Viveiros

    Olá,
    sempre ouvi dizer que o Schiphol, aeroporto de Amsterdam, é tranquilo em relação a imigração.
    Estarei indo pra ficar na casa de um amigo, que vai estar me esperando no aeroporto, mas não tenho carta convite, e nem da tempo de fazer mais…
    Será que devo levar uma reserva num hotel e depois cancelar ela lá, pra não correr risco de não ter onde me hospedar?

    Obs.: To com mais que o dobro de dinheiro obrigatório por dia, com seguro viagem, passagem de volta em 10 dias e passaporte em ordem.
    Obrigado pelo Blog!

    • Vinícius Miranda

      Olha Leonardo,
      Quanto mais elementos você tiver pra demonstrar que não tem intenção de ficar por lá melhor.
      A ideia da reserva no hotel é boa, mas acho que o fato de ter o dinheiro suficiente e passagem de volta já seriam suficientes. De qualquer forma, mal não fará!
      Depois nos conte como foi sua experiência.

      Abraços!

    • Rogério

      Eu acho que as pessoas devem ter em mente o seguinte; -Não existe pais fácil ou difícil para entrar na Europa. A pessoa deve ter todos os documentos exigidos e ponto final.Se alguém passou pela imigração de algum pais sem receber nenhum tipo de pergunta, só teve o passaporte carimbado e o famoso “Bem vindo”, ótimo!…Isso não significa que quem esta atrás na fila terá a mesma sorte.A coisa é feita por amostragem ou qualquer duvida ou desconfiança do oficial…Em Amsterdam, vindo de Paris, fui parado por um oficial na saída do embarque doméstico, ele me levou para um local e fez eu abrir a mala e dizer o que eu ia fazer no país.Portanto, considere que realmente esta tudo ok quando sair do aeroporto.

      • Vinícius Miranda

        Obrigado pelo seu relato Rogério.
        Concordo com você. Já falei aqui várias vezes. Não existe receita de bolo nessas situações. A experiência de uma pessoa não é garantia do sucesso para outras.
        Abçs

    • Andreza

      Oie , eu sai de stolcomo por amesterdã , eu estou querendo visitar Amsterdam , eu posso ser barrada por já ter um carimbo de saída ?

  11. Erica Ribeiro

    Olá,
    Atualmente estou na Espanha estudando e quando estava me preparando para vir, meu maior medo não era encontrar lugar para morar ou descobrir que meu espanhol não era suficiente. Meu maior medo era a imigração em Barajas. Eu já tinha o visto de estudante, mas mesmo assim, aquele medo monstro no estomago devido aos problemas que os brasileiros tiveram nos anos anteriores e pela fama de serem pouco amigáveis rs

    Mas foi tranquilo, me pediram o passaporte, perguntaram se eu estava vindo para estudar (respondi que sim) e me perguntaram até quando ia ficar. Falei a exata data que estava na reserva do meu voo de retorno – como são apenas 6 meses, já tinha comprado. Me perguntaram tudo em espanhol então eu respondi em espanhol. Não precisei mostrar nada, carimbaram meu passaporte e “Gracias y hasta luego”.

    Obs: Para um amigo pediram a carta de aceite da universidade, mas tudo sem drama também.

    • Vinícius Miranda

      Obrigado pelo seu relato, Erica!!!

    • Cidoka

      Se vc vai pra estudar, certamente tem visto de turista, senão ele te mandava de volta.
      Sem essa de dizer que Madrid é tranquilo. Todo voo ” caliente ” é controlado.
      Quem vai com visto, não tem problema pois o visto é dado pela autoridade do governo.
      Como tmbm a carta de invitacion que é feita na “comisaria ” da cidade.
      De resto eles mandam voltar mesmo. Quem entra por Madrid faltando algum requisito, teve sorte… O agente era de bom humor… Caso contrário eles te mandam no próximo voo.
      Barajas é o aeroporto que mais denega entrada de brasileiros.
      Denegação e não deportacao como falam.
      Vc só é deportado quando está em território. Se vc não passou do aeroporto vc teme status de denegado.
      Falta muita informação.
      As pessoas precisam se instruir mais!

  12. Ruy

    Olá Vinícius!

    Eu estou querendo viajar à Itália em Julho (primeira viagem à europa), fiz meu passaporte e estou para comprar a passagem, mas estou muito inseguro com relação a algumas burocracías…
    Eu tenho uma amiga italiana que tem um apartamento e vai me hospedar por 45 dias na Itália, já se ofereceu para fazer a Carta Convite. Meu objetivo com a viagem é conhecer o país e praticar o idioma italiano, que estou em nível intermediário no momento. O que me deixa inseguro é que eu sou um estudante, então acredito que além do seguro-saúde eu poderei levar no máximo 700 euros e dois cartões internacionais (1000 reais e 600 reais de limite).
    De acordo com as suas experiências prévia ou até de pessoas conhecidas, esse fator dinheiro vai ser muito decisivo para a decisão da imigração sobre mim? Tem alguma dica para que eu esteja mais seguro? O limite do cartão conta como os euros que necessito para cada día?

    Obrigado irmão!

    • Vinícius Miranda

      Olá Ruy,
      De fato, se você pretende ficar 45 dias, 700 euros é muito pouco. O limite do cartão de crédito conta para esse cálculo sim. Acesse a “Tabela para determinação dos meios de subsistência necessários para entrada no território italiano” no site oficial do Governo para você ter uma ideia. Pelo que entendi para período superior a 20 dias você deve levar uma taxa fixa de 206,58 euros + 27,89 euros por dia, de modo que no seu caso, daria uma média de 32,48 euros por dia.
      Evidentemente estes valores são uma referência. É uma quantia muito pequena para turismo, principalmente na Itália onde se gasta uma média de 80 a 100 euros por dia.
      Particularmente eu calcularia uma média diária de pelo menos 60 euros para ir tranquilo.
      Além disso, você deve apresentar a passagem de volta, seguro viagem e uma reserva em um hotel ou albergue. Se for ficar hospedado na casa de um amigo, é altamente recomendável que tenha a carta convite.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  13. Ana Beatriz Lourenço

    Ola!
    Uma amiga minha vira me visitar na Italia e fara conexao no aeroporto de Madrid. Se ela nao apresentar carta-convite, sera que havera problemas?

    • Vinícius Miranda

      Olá Ana,
      Quanto mais elementos ela apresentar que indiquem que o objetivo da viagem é apenas turístico, melhor.
      Além do seguro, dinheiro suficiente, passagem de volta, etc… ter a carta-convite também ajuda.
      Abraços!

  14. Farley

    Olá, vou para Portugal daqui a 3 meses e já morei lá a 5 anos atrás, mas fiquei lá durante 2 anos ilegalmente, na época voltei por livre e espontânea vontade, meu passaporte já venceu e irei fazer um novo passaporte, o que você me aconselha a fazer para não correr o risco de ser deportado? Meu irmão mora lá a mais de 15 anos e ele ira me mandar a carta convite, se não for ele algum amigo dele português que possa mandar.. O que você me aconselha a fazer para não correr riscos? Eu estive pensando em comprar a passagem fazendo escala em outro pais sem ser portugal, a Italia por exemplo, porque ai eu passaria na imigração somente pela Italia e em Portugal não, porque se eu for direto para Portugal, como fiquei lá durante dois anos ilegalmente, eles devem ter registros com o meu nome lá… Espero sua resposta, grande abraço!

    • Vinícius Miranda

      Olá Farley,
      Acho bem provável que você tenha dificuldade. Certamente eles possuem registros do período em que você permaneceu por lá ilegalmente.
      Estou longe de ser especialista no assunto, mas acho que você deve juntar elementos que os convençam de que seu objetivo é puramente turístico, ou seja, que você não tem intenção de permanecer lá.
      O fato de seu irmão morar lá é um ponto prejudicial. Por isso, acho que a carta convite deveria ser escrita por outra pessoa que não ele.
      Além disso recomendo que vá com passagem de volta comprada, faça seguro viagem e leve dinheiro ou cartões suficientes para o período de sua estadia demonstrando que você não pretende trabalhar. É interessante fazer uma reserva cancelável em algum hotel também.
      No mais, boa sorte e não se esqueça de retornar para contar sua experiência.
      Abraços!

  15. Deni

    Estou indo a Praga em agosto, mas com conexão em Madrid/Barajas. Ficarei até Outubro. A volta também tem conexão lá. Já estive em Portugal e Finlândia, e não tive nenhum problema com a imigração.
    Minha preocupação é a conexão em Madrid, estou indo como turista a Praga e ficarei num hostel lá onde amigos meus vivem como ‘internos’. O endereço do Hostel é suficiente para convencê-los (além de passaporte em dia e dinheiro suficiente)?

    • Vinícius Miranda

      Olá Deni.
      Não há uma regra pra isso. Você já deve ter lido relatos de pessoas que tiveram problemas e outras que passaram sem qualquer contratempo.
      Seguindo as recomendações de falar a verdade, agir com naturalidade, ter passagem de volta, seguro, dinheiro suficiente e passaporte dentro da validade, suas chances de conseguir serão maiores.
      Te desejo boa sorte!
      E depois volte para nos contar sua experiência!

  16. Edson

    Olá Vinicius, minha mãe mora na Europa, estou indo visitar ela com a minha irmã em junho. Ela é legal lá, pois é casada com europeu, você acha que pode ter complicações? Vou fazer conexão em Portugal(justamente o país em que ela é registrada).

    • Vinícius Miranda

      Edson, como já falei em alguns comentários acima, seguindo as recomendações de falar a verdade, agir com naturalidade, ter passagem de volta, seguro viagem, dinheiro suficiente e passaporte dentro da validade, creio que você não terá maiores transtornos.
      Abraços

  17. maycon

    olha estou indo dia 02/06/2015 pra portugal estou com passagen de ida e volta hotel e seguro estou levando 700 euro pra fica 10 dias oq vcs dizer ta bom ?

  18. Dayanne

    Olá, vou viajar para Madrid no final desse ano com uma amiga que tem cidadania espanhola. Como eu vou com o passaporte brasileiro e ela com o Europeu nós não passaremos juntas na imigração?
    No caso seria minha primeira viagem para a Europa, é mais aconselhável eu pagar um pouco mais caro e entrar por Portugal? Num voo de conexão é preciso passar pela imigração ? Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Oi Dayanne,
      Sobre o melhor país para entrar, acho complicado te dar uma opinião, pois cada um tem uma experiência diferente. Eu pessoalmente escolheria entrar por Portugal.
      Quanto a passarem juntas na imigração, não será possível. Há uma fila pra quem tem cidadania europeia e outra para estrangeiros.
      Em relação ao voo de conexão, a imigração é feita no país da chegada. Os outros voos internos não tem que fazer imigração.
      Boa sorte!!

  19. Fernanda Marília

    Boa noite! Estou indo a Zurique e entrarei na Europa por Lisboa (só conexão) estou indo com carta convite escrita em Alemão e outra em inglês. Gostaria de saber se ainda há obrigatoriedade da carta ser registrada na polícia ? E se o ideal seria levar também uma carta em português… Desde já agradeço a atenção!

  20. Carla da Silva

    Bom día!Minha mae viajara a Espanha 21 de junho,ella tem 70 anos,ella volta 21 de setembro,estou preocupada porque nao vou conseguir fazer a carta convite,porque so me davam día 26/06 para pedir.Sera que ella tera algum problema.E o seguro e obrigatorio para turistas ate 3 meses?Eu conversei como o policía que me atendeu e disse para eu mandar para ella minha documentacao compulsada,documento que comprove que e minha mae,e algum documento da minha casa,pois eu so residente permanente comunitaria.Estou mito preocupada porque ella viaja con Iberia.O que vcs acham?

    • Vinícius Miranda

      Olá Carla,
      Sugiro que você siga as recomendações passadas pelo policial que lhe atendeu.
      Além disso acho recomendável fazer o seguro, apresentar passagem de volta e ter dinheiro para passar o período.
      Abraços.

  21. diego

    ola! Bom estou com escala em Madrid destino final Barcelona, com 1500 euros no bolso, mais. 4.000 eiros de limite no cartao e ainda mais 500 euros no travel money. Reservas pra 2 semanas em hostels e passagem de volta com passaporte na validade, seguro viagem pra 93 dias mais 40mil de cobertura e passagem de volta de 3 meses. estou levando um instrumento musical … e minha parada e em bajaras madrid … estou com receio de ser deportado ou de me pararem pra encrespar por conta do meu instrumento … eles ligam pra isso ou. nessas condicoes ta tranquilo?

    • Vinícius Miranda

      Diego,
      É difícil dar uma opinião sobre isso, pois depende muito do agente da imigração.
      Pela sua descrição, você está observando uma série de exigências que normalmente eles pedem.
      Quanto ao instrumento, infelizmente não sei informar.
      Boa sorte!

  22. Igor

    Olá! Como vai? Irei para Lisboa em março de 2016, pretendo ficar lá por 90 dias na casa de amigos brasileiros que residem legalmente lá. Será que terei problemas ao apresentar a carta convite feito por brasileiros? E pelo fato de ficar 90 dias? Nesse caso, quanto dinheiro devo levar para comprovar que não desejo ficar mais de 90 dias no pais?
    Obrigado

    • Vinícius Miranda

      Igor,
      Para essas e outras informações, sugiro acessar o site da Embaixada de Portugal no Brasil.
      Espero que ajude.
      Abraços

    • Ismael Caetano

      Boa tarde amigão.

      Incrivel a sua eficiencia nas respostas. Vi praticamente todos.

      Eu teria algumas duvidas para tirar:

      1 – Eu indo pra Lisboa, com conexão em Zurique, onde exatamente farei a imigração?

      2 – Eu irei pra ficar 30 dias em Lisboa, estou indo como seguro viagem e reserva feita em Hostel para o periodo de 30 dias, porem, pergunto se após finalizar esses dias 30 do meu periodo, eu posso continuar no pais, mesmo perdendo a passagem de volta e se tambem posso ir a outro pais do tratado de Schengen sem seguro viagem?

      • Vinícius Miranda

        Fala Ismael.
        1. Se a sua chegada será por Zurique é lá que você fará a imigração.
        2. A rigor, uma vez dentro do Espaço Schengen, eles não irão pedir a comprovação do seguro saúde novamente. Logo, em tese, você poderia ficar mais tempo sem seguro e transitar entre os países. Porém, após os atentados, os países estão fazendo uma fiscalização mais rigorosa e alguns até suspenderam a adesão ao tratado. É possível que a imigração seja mais criteriosa. É um risco que você vai correr.
        Abraços

  23. Juliana

    Estou a um mês da minha viagem e estou completamente irrita com essa imigração mesmo sabendo q meu passaporte e novo tenho dinheiro porém o q me aflige e minha reserva de hotel está feita porém fiz por e-mail imprimi os e-mail todos o site do hotel e farei o pagamento na chegada mais mesmo assim o meu nervoso continua o mesmo e outra pergunta alguém já viajou com cachorro ? Pois leva a minha cmg com uma pasta de papéis também com todo os requisitos para entra no país se alguém já viajou pode me informa como é se na imigração já verificam ela também !?

    • Vinícius Miranda

      Olá Juliana,
      Não saberia lhe dizer como é procedimento deles em relação a entrada de animais, mas creio que se a documentação estiver ok, não será um emprecilho.
      A angústia ficará por conta do bom humor do agente da imigração.
      Desejo boa sorte!

  24. Rafaela

    Olá Vinicius,

    Será que para fazer somente uma escala de 1h 45m em Madri também terei dificuldades?

    Estarei indo para a Austria por 15 dias.

    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Rafaela,
      O fato de ser uma escala apenas, pode ser favorável, pois você sequer sairá do aeroporto.
      Boa sorte!

      • Susana

        Viagei para portugal fiz escala em madri e nao passei na imigração falaram que precisava de carta convite fazer escala em madri é uma roubada tinha la mais brasileiros e mesmo com cartas nao passaram na imigração

  25. Jefferson Cirillo

    Portugues gostar de Brasileiro e tratar bem por isso? Não gostam nem um pouco.

    Porém a entrada pela Italia é super tranquila. Eles sim gostam de Brasileiros.

  26. luci

    Olá.
    Estarei indo para Roma em 18/08/15 com escala em Madri. retorno previsto para 04/11/2015.
    Com aproximadamente R$ 10.000,00 em conta, seguro viagem, comprovantes de reserva em hotel. Será minha primeira viagem ao exterior. Será que haverei problemas para passar pela imigração considerando os 78 dias que pretendo ficar na Itália?

  27. Alda

    Olá !!!

    Estou com dúvidas quanto ao tempo da imigração. Irei para zurique com conexão em Lisboa…´como é minha primeira vez gostaria de saber se é demorada a imigração e se eles informam o local para os passageiros que iram fazer a conexão. pois uma hora após tenho que embarcar para zurique. Não quero ficar perdida no aeroporto.

    • Vinícius Miranda

      Olá Alda,
      Não conte com a presença de funcionários a postos, disponíveis para ajudar a indicar a direção. Você deve se guiar pela sinalização do aeroporto e se tiver alguma dúvida, aborde alguém para saná-la.
      Com relação ao tempo para imigração, vai depender do momento da sua chegada. Se na hora de sua chegada, não houver outros voos ao mesmo tempo, costuma ser rápido. Procure sair o quanto antes do avião e se dirija rapidamente à fila da imigração.
      Abraços

  28. John

    Como comprove meu limite do cartão de credito? levo uma fatura ? no meu caso meu cartão é adicional, o titular é minha mãe;

  29. Karina

    Olá vinicius boa noite…então estou indo para franca dia 18/08/15 e farei uma escala em Lisboa…estou indo com a carta convite dos meus amigos de infância e seguro viagem que cobre os 15 dias de estadia no país e com a passagem de volta tbm…vou levar 1000 euros e um cartão intencional, minha dúvida é se eles vão checar o limite do cartão e quando chegar no balcão da imigração espero eles me pedirem a carta,seguro, chego entregando tudo ou entrego apenas o passaporte? Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Karina,
      Responda apenas ao que for perguntado e somente apresente os documentos se solicitado.
      Fale a verdade e fique calma. Não demonstre insegurança ou ansiedade.
      Apresente apenas o passaporte e aguarde as perguntas ou solicitação de mais algum documento.
      Agindo com naturalidade tudo correrá bem.
      Boa sorte!
      Abçs

  30. Lola

    Tenho um amigo na Dinamarca (nos conhecemos há algum tempo pela internet) e quando eu for para lá, ano que vem talvez, vou ficar na casa dele (ele é estudante). Estou na dúvida se peço para ele fazer uma carta convite ou se faço alguma reserva que posso cancelar depois, só pra não ter burocracia. Mas também fico com receio de esconder que tenho amigos lá e falar merda na imigração hahah
    Alguma opinião sobre o que faço?

    • Vinícius Miranda

      Lola,
      Recomendamos sempre dizer a verdade e só responder ao que for perguntado.
      Se você tem um amigo que te receberá lá, é interessante que ele faça a carta convite.
      Se você não quiser dizer quem tem amigo lá para te receber, leve a reserva de hotel e não mencione que ficará na casa dele.
      Abraços

  31. Vinicius

    Olá, vou para Holanda dia 20/08 e fico até dia 30/08.
    Faço conexão em London na ida e na volta. Meu passaporte é valido até janeiro/2016. Posso ter algum problema visto que a imigração será na holanda e lá a exigência é de 6 meses?
    Pergunto pois entro na europa por Londres.

    • Vinícius Miranda

      Vinícius,
      A Holanda faz parte do Espaço Schengen e a exigência de validade do passaporte é de 3 meses e não 6. Na matéria, dou exatamente a sua situação como exemplo. confere lá. Você não fará imigração em Londres.
      Abraços!

  32. Fer

    Olá, estou com muuuitas duvidas em relação a imigração. Vou realizar um cruzeiro no próximo ano para Lisboa com minha mãe, e dai faremos por nossa conta Portugal, Espanha e parte da Itália, e então eu vou fazer através de uma agência de viagens, um circuito que começa em Roma, Paris e terminar em Londres, onde tenho a intenção de estender ao longo de quatro dias para além do circuito de turismo (fazem 3 dias em Londres) . Eu quero saber se terei que passar pela imigração quando desembarcar do navio, e se terei que passar por todas as imigrações nos outros países, para eles carimbarem o passaporte. E quando eu chegar em Londres, eu teria que ir a imigração para dizer sobre tempo extra e / ou no aeroporto quando eu vou voltar para o Brasil?

    Morro de medo deles me pararem na estação de trem e eu precisar de carimbo no passaporte antes, como a agencia de viagens não falou nada a respeito disso, queria garantir, rsrsrsrs

    Obrigada

    • Vinícius Miranda

      Fer,
      Não sei em relação a cruzeiros, mas em princípio, diria que você terá que fazer imigração em Londres, ainda que tenha feito imigração no primeiro país (Itália), pois o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen.
      Abraços

  33. Mara Melo

    Oi… pretendo ir pela primeira vez para Itália agora em agosto, acho que por Lisboa/Veneza. Indo com passaporte novo, carta convite, e tenho um cartão internacional, Mas sem dinheiro em mãos. Meu cartão é crédito e débito. Então mostro só o cartão caso peçam e eles vão conferir os limites com banco, ou só é apresentar ? Esse seguro viagem e também seguro saúde são obrigatórios?

    • Vinícius Miranda

      Olá Mara,
      A orientação é que o seguro viagem é obrigatório sim, ou seja, se o agente da imigração solicitar, você deve apresentar a apólice. Não acho que valha a pena arriscar. Experimente fazer uma cotação com o nosso parceiro Seguros Promo.
      Quanto ao dinheiro, ainda que você não leve em espécie, você precisa provar que tem limite suficiente para prover sua estadia no período de sua viagem. Normalmente, calcula-se uma média de 60 euros por dia. A fatura do seu cartão com a indicação do limite ou o extrato bancário com o saldo em sua conta é suficiente.
      Ao se dirigir ao agente da imigração, entregue apenas o passaporte e aguarde caso ele peça algum outro documento e só responda ao que for perguntado. Aja com naturalidade e não exite nas suas respostas para não demonstrar que está mentindo.
      Seguindo essas orientações, tenho certeza que você não terá problemas.
      Boa sorte

  34. Renilda

    ola tudo bem..estou com uma duvida..estou indo pra suica por uns 15 dias e tenho passagem de ida e volta,carta convite e 1500 euros e seguro..mais tenho coneccao em lisboa..e vi q tambem pedem..uma declaracao de vinculo laboral..em portugal….
    mais eu vou a suica e tenho parada de coneccao em portugal,vc sabe se realmente e preciso essa declaracao de vinculo laboral(comprovante de trabalho no brasil reconhecido firma no cartorio e no consulado portugues..tenho medo de ser deportada por nao ter esse papel..

    • Vinícius Miranda

      Olá Renilda,
      Eu fiz conexão em Portugal e não me pediram nenhuma comprovação de vínculo empregatício no momento da imigração.
      Acho que se você tiver a passagem de retorno, dinheiro suficiente para o período, seguro viagem, carta convite ou reserva em hotel é suficiente.
      Abraços e boa sorte.

  35. Bruna

    Olá, vou pra espanha no final do mês e vou fazer conexão em paris, vou viajar pela primeira vez e sozinha e o unico problema é que eu não sei falar francês, e ingles eu sei bem o basico, queria saber se na hora que eu passar na imigração vou ter que arriscar falar francês ou se eu mandar um “je ne parle pas français ” pro agente ele manda alguem que fale espanhol ou português para falar comigo..

    • Vinícius Miranda

      Bruna,
      É bem provável que o agente “arranhe” um inglês pra conversar com você.
      Tenho certeza que o fato de não falar francês não será um empecilho para a sua entrada.
      Abraços

    • Ariadna

      Bruna, já viajei sozinha indo por Paris e falando muito mal um espanhol, a única coisa que me perguntaram foi se eu estava indo a trabajo ou de vacaciones, respondi que ia de vacaciones, caribaram meu passaporte e me liberaram sem nenhuma outra pergunta. É só ir tranquila e confiante.

  36. Gabriela

    Eu fiquei na imigração de barajas este ano 19deabril e foi constragedor ficou eu e mas 8 brasileiros detidos ficamos todos a disposição de regresso ao brasil a espera de voôs para nosso regresso e enquanto isto ficamos em um alojamento onde se encontram pessoas de toda america do sul e se querem saber ,os espanhois nao gostam de ninguem de pais pobre.Nós olham como un nada fiz 3entrevistas com a superior e ouvi dela Se a Dilma não dar solucão ao país de vcs não é a europa que vai dar e eu somente ia a passeo ,temos direito a um advogado que é da propria imigração que não serve de nada e somente para avisar nos de que vamos voltar ao brasil.As pessoas que chegam algumas sao humilhadas e choram nós brasileiros fomos todo tempo o ombro de todos que chegavam ficamos 4dias e nem sinal da nossa embaixada somente nós ligou 1dia como se fossemos cachorros e nós abandonaram. Nem sinal deles ,a imigração de madri conforme os dias eu entendi que os policiais gostam do que fazem de barrar as pessoas e ver o sofrimento em cada uma delas .Eu vi uma senhora dizendo para eles eu vim visitar meu filho e a insultaram dizendo esta trazendo drogas!?eu sei o que vi e que todos ouvimos ….com isso nao adiantou nada jajjj somos brasileiros e nao desistimos nunca o grupo detido hoje todos estam dentro da europa uns en lodre,belgica,italia e eu …..nao venham por madri.
    Obrigado gabriela

    • Vinícius Miranda

      Gabriela,
      Agradecemos pelo seu relato.

    • MARIZA

      gabriela

      fiquei com medoda imigraçaõ na espanha vou passar la no proximo mes
      qual o motivo que levou a deter todos?

    • Luiz Carlos

      Passei Duas vezes pela imigração da Espanha com minha filha…passei também pela França e também já entrei por Lisboa e todas as vezes so me pediram passaporte não me pediram nenhum documento a mais…mas estava com todos documentos. ..sinceramente eu não entendo os critérios que eles usam…porque eu já vi muitos sendo barrados na imigração…de qualquer forma levem todos documentos e se precisar entregue ao agente e fale sempre a verdade!

    • Ingrid

      Medo e como voltaram depois?
      Fizeram passaporte Novo?

  37. Irene

    Vinícius, estou indo para Europa (Espanha), por favor, vc pode me dizer quanto eu tenho que levar em Euros? Vou passar 15 dias lá.
    Obrigada

  38. David Nishihara

    Olá Vinícius. Vou à Europa e entrarei por Lisboa. Tenho reserva de um imóvel alugado através do site Airbnb para eu e minha família. Para comprovação da estada, além dos documentos da viagem, vou levar o recibo que eu imprimi do site com as informações da estadia (valor pago, endereço, data, nome dos hóspedes, contato do proprietário, etc).
    Depois, seguirei viagem para outros países do tratado, exceto Inglaterra. Para todos igualmente irei levar os recibos de aluguel/voucher de hotel.
    Minha dúvida é se isto é suficiente para comprovar minha estadia durante o período que vou permanecer lá ou se é necessário uma carta-convite.
    Obrigado!

  39. Paula

    Olá !

    Tenho uma viagem de 3 meses que vou ao Chipre ( na Europa mas ele não faz parte do tratado).

    Meu voo tem conexão em Madri de 2 horas e vou até Paris, que chego 12:30 nele. minha espera em Paris é de 24 horas.

    Até meu voo para Chipre que saio 12:00 do dia seguinte ( todos os voos só saem 12:00 por isso as 24 horas)

    O seguro viagem é obrigatório dentro dos países que estão no tratados, como o Chipre não está, como funcionaria?

    Eu preciso de seguro já que passo por Madri e fico 24 horas em Paris.

    Ou como meu destino final é Chipre não preciso?

    Estou muito em dúvida!
    Já que como vou fica 90 dias o valor do seguro está saindo super caro.

    Meu destino é turismo!
    Na casa do meu namorado que é brasileiro mas mora lá.. E vou aproveitar minha férias para estar lá.

    Além disso do seguro.
    Alguma dica de como passar na imigração no meu caso?

    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Olá Paula,
      Como o Chipre não faz parte do Tratado, as conexões que você fará em Madri e Paris, a rigor, não terão imigração (ela só ocorrerá no destino final).
      De qualquer maneira, é sempre recomendável que você tenha um seguro viagem, principalmente se a viagem for durar tanto tempo como a sua. Experimente fazer uma cotação com a nossa parceira Seguros Promo.
      Sobre as dicas, acho que ter a carta-convite no seu caso é fundamental. No mais, veja as que já mencionei de forma genérica na matéria. Não saberia dizer alguma específica para entrada no Chipre.
      Abraços

  40. Mariana ferreira

    Olá Boa noite tenho muitas dúvidas rsrs eu ñ falo inglês fluente e queria ir para dinamarca mais a dúvida e a imigração o risco de ser deportada conhece alguma linha aérea que faça o vôo de escala em Portugal

  41. Mariana

    Muito obrigada pela resposta, outra dúvida na imigração tenho que levar a quantia necessária pedida pela imigração, do país anfitrião ou do meu destino final vou Fazer escala em Portugal mais ficarei na Dinamarca na casa de amigos por 10 dias queria tirar essa dúvida

  42. Mariana

    E será que 500 euros e necessário para passar esses 10 dias ou levo na dinamarca e a minha primeira viagem e tenho muita dúvida

  43. MIKAEL

    BOA NOITE VINICIUS

    estou com duvida o seguinte. vou chegar no final do mes em Lisboa.
    depois vou para porto e seguir para italia.

    volto em madrid depois para o Brasil

    tenho que comprovar toda a quantia em especie ou cartoes em todos os aeroportos? como funciona?

    vou com uma vizinha e dois amigos . a vizinha é aposentada e mais idosa. os filhos dela estão custeando a viagem para ela.
    na hora da imigração passam todos juntos no balcão ? tem possibilidade de passarmamos e ela ser barrada?

    • Vinícius Miranda

      Mikael,
      Você só fará a imigração no país da chegada, no caso Portugal, certo?
      Os outros (Itália e Espanha) são como se fossem voos domésticos. Não há mais imigração.
      Só podem passar juntos se forem parentes (marido e mulher, pais e filhos, etc). Do contrário, passa um de cada vez. E, sim, há possibilidade de um passar e o outro ser barrado.
      Mas fique tranquilo, a imigração em Portugal não é um bicho de sete cabeças
      Abraços

  44. Joyce Anny

    Olá,
    Se eu for para Portugal de navio ao passar pela imigração eles exigem a minha passagem de volta ou não é necessário??
    Obrigada!

  45. Bianca

    Olá vou viajar pra Itália em janeiro sei que ainda falta um pouco e minha primeira viagem pra outro país e estou super tensa com muitas dúvidas a principal e sobre imigração. Pensei em ir pela França mais não sei se e uma boa idéia. Não falo nada em francês e se tiver que perguntar algo como vou fazer? Gostaria de algumas dicas. …..

    • Vinícius Miranda

      Bianca,
      Saber falar a língua do país nunca foi pré-requisito pra passar na imigração.
      Provavelmente os fiscais arranham um inglês ou existem intérpretes para ajudar quem não fala língua nenhuma.
      Isso não será um empecilho para o sucesso da sua passagem pela imigração.
      Preocupe-se com os outros requisitos que enumeramos na matéria.
      Abçs!

    • Luciene

      Que pena que vc vai em Janeiro Bianca, eu vou em Março, ia ser bom ter uma companhia. hehe

  46. Leandro Rocha

    Olá, to com a viagem pra Malta marcada pra daqui a menos de um mês. A ansiedade tá a mil e o blog tá me ajudando muito com as dicas, obrigado.
    Meu caso é o seguinte:
    Estou indo pra fazer intercâmbio,
    Vou passar 12 semanas (totalizando uns 82 dias),
    Estou com passagem de ida e volta comprada, com entrada na Europa por paris,
    Curso pago,
    Tenho a carta de aceitação da escola,
    Comprovante de hospedagem paga,
    Segurou saude,
    Não tenho cartão de crédito
    E tenho apenas 700 euros pra passar essas 12 semanas
    Minha dúvida é: Será que o pouco dinheiro vai ser muito crucial na minha aceitação na Europa?
    Porque tudo já está tudo certinho
    Mas essa insegurança do pouco dinheiro tá me matando…
    Por favor, me ajuda, me dá uma dica!
    Já agradeço meu amigo
    Abraço

    • Vinícius Miranda

      Olá Leandro,
      Não é sempre que eles pedem a comprovação da renda, portanto, se os outros requisitos estiverem ok, é bem possível que você consiga entrar sem problemas. Não tem como prever o que o agente vai exigir. Vai de cada caso…
      Só acho complicado você não ter nenhum cartão de crédito. São quase três meses…. Acho que vale a pena fazer um cartão, mesmo que você não use depois.
      Abraços e boa viagem!!!
      Ah, e não deixe de retornar quando você tiver chegado em Malta para nos contar como foi sua experiência.

      • Leandro Rocha

        Oi gente,
        Obrigado pelas dicas.
        Hoje to aqui pra contar que cheguei em Malta ❤️
        Entrei na Europa por Paris, onde passei pela imigração.
        A agente foi super de boa, quase que sorridente, apenas pegou meu passaporte, olhou a foto depois me olhou e ainda me desejou boas vindas. Confesso que fiquei nervoso, mesmo estando tudo ok, até o último segundo. Mas deu tudo certo.
        Vlw!

  47. Daise

    Oi você saberia me dizer se tem problema voltar em Porto ( Portugual ) depois de sessenta dias .estive por em Portugal e Barcelona por quinze dias em setembro.

  48. mariana

    boa tarde, o meu voo de volta é amsterdã – madrid – salvador. Em onde faço a imigração de volta? em madrid ou em Amsterdã??

    obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Mariana,
      Não se trata propriamente de uma “imigração” de volta. Há sim um controle com conferência de passaporte. Esse procedimento é feito no país de saída (no seu caso Amsterdã). Se você fizer uma conexão em Madri sem deixar a área de trânsito do aeroporto, não haverá mais esse procedimento ao embarcar novamente.

      Abraços

  49. adilson

    Olá!
    Eu vou a Lisboa fazendo conexão em Paris. Minha dúvida é a seguinte: Existe alguma possibilidade do vôo entre Paris e Lisboa ser remanejado e eu poder passar uns 3 dias em Paris?
    Ou para isto terei de perder a passagem e comprar outra para este trajeto?
    Desde já obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Adilson,
      Em se tratando de cia aérea tudo pode acontecer. Eu particularmente adoraria que isso acontecesse comigo. rsrsrss. A rigor, se o atraso for por culpa da cia, ela tem obrigação de remarcar seu voo e te oferecer hospedagem, mas se não o fizer, depois você pode entrar com uma ação judicial pedindo ressarcimento dos danos.
      Abraços!

  50. Eric

    Olá.

    Voce estava falando sobre as imigrações e deu exemplo..se for a Londres e fizer conexao em Paris,como um faz parte do tratado e o outro nao ,so passaria em Londres,mas tive uma experiencia em 2013 ,que isso nao aconteceu!

    Comprei um voo pela Iberia RIO X LONDRES, e fez conexao em Madri.Ao desembarcar eu passei sim por imigração,junto a 2 meninas indo a Italia,elas depois nao passaram mais na Italia,tive contato com elas depois.
    Perguntaram onde eu ia e pediram passagem de volta e carimbaram,fiquei 3 horas por la,e antes de ir pra area de embarque tinha uma cabine onde carimbava a saida,e o agente me disse que se passasse dali nao voltava entao fomos passear pelo aeroporto e depois passamos e carimbamos a saida.peguei o voo e minha prima um outro 1 hora depois,fomos juntos do Rio a Madri,depois nos separamos,cheguei em Londres,passei pela imigração,revista de bagagem,durou 5 horas e depois disso fui comunicado que fui negado e seria removido no dia seguinte,carimbaram meu passaporte e fizeram uma cruz,minha prima entrou tranquilamente,sendo que ela comprou passagem para 10 dias como eu,mas ficaria 4 meses.a agente ainda a ajudou a preencher o cartao de imigração..tive algumas coisas contra..nao tinha cartao de credito,ganhava pouco,ficaria na casa da minha prima.mas tinha seguro viagem,passagem e hotel pra um fds em Paris,passagem de volta 512 libras(+-1950 reais) para 10 dias,carta convite,roteiro,passagens pelo brasil pós a volta,documento mostrando que estava de ferias,mas ela alegou que eu nao a convenci,mas na boa? nao teve controversas,mentira,falta de dinheiro nem nada,ela alegou que com o que ganhava nao condizia com a viagem,enfim..agora tenho um carimbo negado e um de entrada (uk e espanha, respectivamente),anters disso fui a argentina e uruguai,depois disso estive por chile,peru e colombia.Agora no proximo ano planejo entrar por Lisboa e sair por Paris,reservar hostel pelo hostelworld.o que achas? acha arriscado? ja que tenho 6 carimbos contando com o da espanha e um de recusa da inglaterra?

  51. Karoline

    Olá,
    Estou indo para a França dia 03/11 serei au pair…
    minha dúvida é a respeito do seguro saúde.. tem uma cláusula no me contrato com a familia que terei a assistencia em caso de doenças, acidentes… mesmo assim necessito comprar o seguro? Outra duvida, passarei um ano lá, no caso de ter que comprar o seguro, posso adquirir um de alguns dias ou um mês só até entrar lá?
    Obrigada!!!!

    • Vinícius Miranda

      Karoline,
      Não sei informar a respeito do programa “Au pair”.
      Sugiro que procure esclarecer suas dúvidas junto ao STB.
      Abraços

    • Samya Lima

      Olá Caroline como foi o seu processo, estou me organizando para ir em Setembro para ser au pair na Itália, mas o consulado acha melhor eu não dizer nada do contrato de trabalho, apenas entrar como estudando, vc teve problemas com o dinheiro a questão de vc ter o valor exigido ou o contrato já serviu para abater no percentual que o país exigia? Obrigada

  52. Francisco

    Amigo, vê se vc pode me ajudar. Vou agora em fevereiro visitar uma amiga que mora na holanda. Ela já fez uma carta que pegou na prefeitura informando que vou como visita(nao sei bem que carta é essa pois ainda nao chegou). tenho 2 mil euros para gastar lá em moeda e 1mil euros no cartão viagem, vou passar 15 dias. Corro o risco de não passar na imigração? Que cuidados devo tomar? Já tenho seguro viagem com valor de 50mileuros pago. Quais as documentações vc acha que devo apresentar para nao ser barrado?

  53. Lorrayne Cristina

    Ola! Estou indo para Lisboa mais farei uma escala em Madrid. Não sei fala espanhol isso sera um problema? Tenho que fazer o seguro viagem? To meio que com medo. Quanto que devo leva de dinheiro?

    • Vinícius Miranda

      Lorrayne,
      Na minha opinião o fato de não falar a língua local nunca foi pré-requisito para entrar em um país. Creio que isso não será um problema.
      Em relação ao seguro, recomendo que faça aquele próprio para o Espaço Schengen com cobertura de 30 mil euros. Faça uma cotação com a Seguros Promo. Em relação ao dinheiro, calcule uma média de 60 euros por dia de viagem. Tenha passagem de volta e hospedagem certa. É bom também ter um cartão de crédito internacional.
      Abraços

  54. Celia

    Ola! Vinicius agora fiquei com medo, vou viajar dia 14/12/ vou passar 28 dias em bilbau e minha entra é por Madri. Tenho todos os documentos que eles possam exigir, mas mesmo assim fiquei preocupada por que vou sozinha e segundo relatos, eles implicam muito com mulheres. Fui em 2012 entrei por Lisboa nada me pediram. Agora resolvi ir por Madri. Fiquei com medo.

    • Vinícius Miranda

      Olá Celia,
      Se você está com toda documentação que eles possam exigir, a chance de conseguir é maior. Desejo sorte!! E não deixe de retornar ao blog e contar sua experiência.
      Abraços

  55. Jéssica

    Olá, estou indo pra Itália dia 19 com meu noivo e é minha primeira viagem internacional.. Gostaria de saber se é possível entrarmos juntos no momento da imigração ou se é apenas individual, porque as reservas algumas estão no meu nome, outras no nome dele e tal..
    Outra coisa.. é obrigatório estar com o dinheiro também ou só o cartão de crédito é suficiente (ainda que acompanhado de uma pequena quantia de euros)?
    Ah.. Quanto você recomenda ser suficiente demonstrar (para cada) considerando que ficaremos 5 dias na Itália e 1 na Suíça (voo de volta) e as hospedagens/trens já estão todos pagos? Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Olá Jéssica,
      Provavelmente vocês não conseguirão passar juntos. Deverá ser um de cada vez. Mas nada impede que um fale que está com o outro. Explique que parte dos documentos está com ele e vice-versa.
      Para calcular o mínimo de dinheiro exigido para entrada na Itália, acesse a “Tabela para determinação dos meios de subsistência necessários para entrada no território italiano” no site oficial do Governo para você ter uma ideia. Eu recomendo que você calcule uma média de 60 a 80 euros por dia.
      O limite do cartão de crédito conta para esse cálculo, mas você precisa comprová-lo levando uma fatura onde conste tal informação.
      Eu recomendaria que você levasse alguma quantidade de euros em caso de algum imprevisto ou mesmo no caso do seu cartão não funcionar.
      Abraços e
      Boa viagem!

  56. Thiago França

    Vou a Londres com voo direto.

    Minha duvida é na volta que vou de British Airways ate Madrid e iberia de Madrid a São Paulo com 1h20 de conexão. Minhas malas tem que ser despachadas de novo e tem imigração. Ou ao espero troco de avião e pego as malas em São Paulo

    Obs: e minha primeira viagem para a Europa

    Desde já obrigado

    • Vinícius Miranda

      Olá Thiago,
      Se precisar pegar as malas e permanecer na área de trânsito, em tese não haveria necessidade de fazer novamente a imigração.
      Como você vai mudar de companhia é preferível perguntar diretamente a eles ou então no momento do check-in esclarecer a sua dúvida.
      Abraços

  57. Vanessa

    Olá,
    Tenho um vôo para Paris com conexão em Lisboa. Queria saber se como vou passar pela imigração em Lisboa e a conexão é de 8h, é possível tentar almoçar em algum restaurante na cidade e retornar ao aeroporto sem problemas? E se a mala pegamos no destino final que é Paris?
    E tenho mais uma dúvida. Irei de trem de Paris para Londres. Quanto tempo é necessário chegar antes para passar pela imigração francesa? É antes ou é no próprio trem?

    Obrigada desde já!

    • Vinícius Miranda

      Vanessa,
      Em 8 horas de conexão você consegue dar um giro por Lisboa. Dá uma olhada na nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Lisboa.
      Se você for na mesma cia de Lisboa a Paris, as malas serão retiradas em Paris. Pelo menos essa costuma ser a regra, mas é sempre bom confirmar com a cia.
      Sobre a imigração na França, a recomendação é que você chegue com pelo menos 1h30 de antecedência. Será preciso preencher um formulário semelhante àquele que recebemos no avião.
      Agora, você tem que levar em consideração que depois dos atentados haverá um rigor muito maior pois eles fecharam as fronteiras.
      Antes dos atentados, a imigração era feita na entrada das plataformas de embarque por policiais britânicos. Note que a imigração inglesa era feita na estação de Paris e não era preciso fazer mais nada ao chegar em Londres.
      Depois dos atentados, a fiscalização será bem mais rigorosa. É bastante provável que haja uma imigração feita pelos franceses (para sair) e outra pelos britânicos (para entrar em Londres).
      Abraços.

  58. Lana

    Uma hora e meia de conexão em Lisboa sendo que a continuação da viagem é com a mesma cia ( segundo informações do voucher eles se responsabilizam pelo transporte das malas) na baixa temporada e por volta de umas 23:00 será que demora muito a imigração? Tenho medo de perder o outro vôo . a cia se responsabiliza por me encaixar em outro vôo mas não queria perder tempo. Outra questão vou com meu marido, preciso levar certidão de casamento para provar que somos casados e passarmos juntos na imigracao , se sim,pode ser cópia?

    • Vinícius Miranda

      Lana,
      Normalmente as cias já colocam o intervalo dentro da previsão normal de tempo necessário para os trâmites de imigração. É claro que podem ocorrer imprevistos como atraso no voo de ida ou um grande acumulação de vôos chegando ao mesmo tempo e formando grandes filas. Se estiver tudo normal o tempo será suficiente.
      Em relação à certidão de casamento, não há necessidade. Eu sempre passei junto com minha esposa e nunca apresentei certidão de casamento.
      Abraços e boa viagem!

  59. Aline

    Bom Dia Vínicius,

    Tenho um voo São Paulo / Zurique / Barcelona onde ficarei 90 dias em Barcelona, minhas duvidas são:

    1) Tenho a carta convite em espanhol, posso ter problemas na imigração ?
    2) Se eu for sem seguro viagem, posso ter minha entrada negada ? Eles sempre pedem ?

    Obrigada desde já

    • Vinícius Miranda

      Olá Aline,
      Qualquer informação que a gente forneça aqui baseada em nossa experiência, corre sério risco de se tornar defasada.
      Tendo em vista os recentes acontecimentos na Europa, os países estão em estado de alerta e passaram a fazer uma forte fiscalização em suas fronteiras.
      Sugiro que você siga rigorosamente todas as recomendações, inclusive com seguro viagem para todo o período de sua estadia.
      Abraços

  60. Mila

    Boa noite Vinicius! Bom, passei 1 ano e 7 meses na Suíça ilegal e voltei por conta pro pia, tive carimbos normais na entrada e saída. Faz 1ano que estou de volta ao Brasil e estou pretendendo voltar em fevereiro, ligueo para o consulado da Suíça no rio de janeiro, eles me aconselharam a enviar uma carta pra polícia federal da Suíça pra saber como estava minha situação no país e no sistema schengen, foi o que fiz. E 1 mês depois recebi uma carta da Suíça mim informando que minha situação com o país (Suíça ) e no sistema schengen estava REGULAR. Minha pergunta é. Na primeira vez que viajei fiz recife /Lisboa /Genebra. Como fiz escala em Portugal e pretendo fazer dessa vez também . Quero saber se eu fico registrada lá? Mesmo eu tirando um novo passaporte ? E se eles podem mim barra, mesmo meu destino sendo a Suíça? Ou será bom mesmo eu ir pelo Suíça pra fazer a imigração lá? Obrigada pela atenção.

    • Vinícius Miranda

      Olá Mila,
      Certamente há registros da sua entrada em Portugal na primeira ida independente do novo passaporte. Agora, o fato de você estar regular na Suíça não é garantia de entrada nesta próxima viagem. Creio que não faça diferença nenhuma entrar por Portugal ou pela Suíça.
      Abraços

  61. Demetrius Silva

    Bom dia Vinicius!

    Veja se consegue me ajudar…

    Vou fazer um Voo de Sao Paulo/GRU para México com a Air France, e farei um stopover em Paris de 10 dias e seguirei depois para o México. Quero conhecer alguns paises da Europa em voos domésticos entende? E em alguns deles o tempo de conexão é de 12 horas.

    Por exemplo, vou fazer um voo de Paris para Edimburgo com conexao em Copenhagem de 12 horas, posso sair do aeroporto em Copenhagem para conhecer a cidade? Em Paris irao permitir eu embarcar em um voo doméstico dentro da Europa enquanto aguardo minha viagem para o México??

    Obrigado!!!

    • Vinícius Miranda

      Fala Demetrius,
      Você pode sair sim. Só que quando retornar ao aeroporto terá que fazer todos os trâmites de imigração novamente. Precisa verificar se algum dos países que você pretende sair da zona de trânsito do aeroporto exige algum documento como visto etc.
      Abraços

  62. marcio quiterio

    Olá Vinicius Miranda! Foi me negado a entrada em Lisboa ! Como vc disse fiz escala em Marrocos e na faz parte do espaço scheen! Como eu já tinha vivido la e não tive nenhum título de residência , meu passaporte foi renovado la ! Foi um prato cheio pra eles me deportaram rsrsrs.isso foi em Outubro ! Ai estou em Curitiba tentando tirar o visto de trabalho, mas é mta burocracia! Tô farto de lhes levar papéis! Estou pensando em tentar entrar como turista mesmo! Será que se eu ir por França e melhor? Em 2005 quando fui entrei por Espanha. Foi de boa

  63. marcio quiterio

    Tipo! O medo e com esses ataque terroristas eles estejam mais rigorosos com a alfândega! Enfim eu tenho 2 filhos la ! Usarei isso como pretexto pra entrar la!

    • Vinícius Miranda

      Olá Marcio,
      Certamente a imigração está bem mais exigente depois dos atentados. O fato de você ter 2 filhos lá é um indício de que pretende entrar pra ficar. Por isso, é importante apresentar documentos que mostrem que seu objetivo é entrar apenas temporariamente. A passagem de volta é uma boa prova disso.
      Mas se você conseguir um visto de trabalho seria mais seguro.
      Abraços

  64. Helton Plácido

    Olá Vinicius,

    Ótimas dicas! Obrigado.
    Tenho uma duvida pretendo viajar a Alemanha ano que vem, mas se eu entrar por Portugal, por exemplo, e depois ir a Alemanha, e tentar ficar por lá num periodo maior de 90 dias (sim estou ciente dos vistos necessários pra isso) terei algum problema com a manutenção do meu visto no pais? Pois ouvi dizer que por onde passo na imigração, respondo ao pais por quaisquer interesses em permanecer.

    Desde já muito obrigado.

  65. Ruth

    Pretendo ir à Irlanda em fevereiro. Estou pesquisando passagens e escolhi a KLM , mas tenho dúvida se faço conexão em Paris ou Amesterdan. Pode me ajudar?

    • Vinícius Miranda

      Olá Ruth,
      A KLM é ótima. Você vai gostar.
      Eu escolheria fazer a imigração em Amsterdan, principalmente agora nos pós-atentado. A França está com a fiscalização bem mais rigorosa.
      Abraços

  66. Gabriela

    Cara, agora eu estou realmente preocupada rsrsrs Meu caso é o seguinte:
    Estou indo para Malmö, uma cidadezinha na Suécia, e o aeroporto mais próximo a Malmö fica em Copenhagen, na Dinamarca, ao descer em Copenhagen, meu amigo irá me buscar de carro e então vamos para Malmo, e agora? Se a imigração me perguntar pra onde estou indo, respondo Malmo ou Copenhagen? Porque na minha passagem i destino final é Copenhagen, mas a carta de visita me convida para Malmo
    Segunda pergunta, vou levar 700 euros em espécies, e um cartão de débito visa internacional, pelos meus cálculos, 700 euros não da pra dividir por 15 dias e ficar 60 euros por dia como eles exigem, mas eu não vou ficar em um país que usa o euro como moeda, mesmo assim eles levam isso em consideração? Porque a suecia a moeda é coroa sueca e 700 euros convertidos em coroas suecas da quase 7 mil coroás suecas, posso passar 15 dias tranquilamente com esse valor! E ai da problema mesmo assim? Da problema não tendo os 60 euros por dias mesmo o país não ser da zona do euro?

    • Vinícius Miranda

      Olá Gabriela,
      Suécia e Dinamarca pertencem ao Espaço Schengen. Acredito que não haja problema em dizer que está indo para Malmo, afinal o seu destino final não possui aeroporto.
      Com relação ao cálculo de 60 euros por dia, isso é uma média e, em tese, deve incluir as despesas com hospedagem. Portanto, se você possui uma carta convite, subentende-se que você não terá essa despesa.
      Na entrevista da imigração, apresente somente a documentação que lhe for solicitada e esteja preparada para explicar somente aquilo que lhe for perguntado, falando sempre a verdade. Não há necessidade de antecipar explicações se eles não perguntarem. Haja com naturalidade e não aparente nervosismo.
      Abraços

  67. Mesaque Ismael Monteiro

    Olá, boa madrugada! Primeiramente quero parabenizar ao blogueiro pelo blog cheio das dicas boas. Enfim, no mês de Fevereiro acredito que devo embarcar na minha primeira viagem a Europa (Itália), já peguei algumas dicas de quais aeroportos serão melhor e quais serão piores em questão da imigração. Já tenho meu passaporte, uma carta convite concedida pelo meu amigo italiano, irei adquirir a passagem e o seguro saúde. No caso irei passar somente uns 15 dias como turista, não tenho muita grana, mas tenho um cartão de crédito e alguns cheques. Será que isto atrapalharia alguma coisa? E no caso não manjo muito bem o italiano ou outra língua, isto também é um ponto que me atrapalha?

  68. Flavia

    Estou um tanto preocupada com minha viagem que já esta chegando, tenho uma duvida, por isso preciso de sua ajuda… Irei passar apenas 15 dias na Dinamarca, na casa de uma amiga a qual conheço ha um ano e meio e que é nativa de lá. Para passar apenas 15 dias, eu preciso que ela me mande uma carta convite? Ou apenas se eu apresentar na imigracao o nome, telefone e endereço dela eles vão considerar? Caso precise de carta convite, eu estou bem ferrada e com certeza vou ser deportada, pois ela não confia em mandar seus dados pessoais e não fará a carta convite! 😥

    • Vinícius Miranda

      Flávia,
      Você não precisa necessariamente da carta convite. Ela é um plus. Se você não tiver, não significa que sua entrada será recusada. Vai depender do agente da imigração e do preenchimento dos demais requisitos.
      Abçs

  69. Laryssa

    Ola Vinicius!!
    Bom ao inicio desse ano de 2015 fui para Suiça e fiquei por 15 dias. Minha conexão foi em Roma, antes de parar na imigração ja haviam policiais federais italianos na saida do corredor do aviao, no qual fizeram não so a mim mas a outras pessoas uma serie de perguntas. Independente disso, a imigração em Roma foi super tranquila, nao me perguntaram absolutamente nada. Agora em janeiro de 2016 estarei indo para a Espanha na casa de meus primos que tem nacionalidade espanhola. Não tenho a carta convite e estou levando em media uns 300euros. Minha conexão sera em Lisboa e estou um pouco preocupada quanto a imigração. Fiquei sabendo que se faz necessario o seguro viagem, porem quando fui a Suiça como não sabia nao comprei. Será que devo comprar ? Será que terei problemas na imigração? Imagino que por ja ter o carimbo de ida e volta não, mas gostaria de uma opinião a parte!! Obrigada.

    • Gabriela

      Não que eu seja expert no assunto, mas o seguro viagem é obrigatório, muitas vezes eles não pedem, mas se ele cismar e pedir tu tem que ter em maos para comprovar, senão tu volta! Quem não faz, e arrisca a sorte é corajoso demais! Já vi pessoas não terem nada alem da passagem de ida e volta e conseguirem entrar por que eles não pediram nada, mas também já vi pessoas que tinham TUDOOOO, inúmeros documentos, dinheiro, cartaos de credito, e voltarem porque eles cismaram! Então é melhor tu precaver!
      Eu estou indo agora pra Dinamarca e minha conexão tb é em Lisboa, sinceramente eu to morrendo de medo, não tenho carta convite, ouvi dizer que mais atrapalha do que ajuda, já que a maioria das pessoas ilegais usam a carta para entrar, então eles ficam bem atentos… Não tenho a carta, meu amigo não quer fazer devido as informações pessoais dele, então reservei na Booking um albergue e imprimi as reservas, caso eles perguntem, digo que ficarei no albergue e mostro a reserva… Após a imigração eu Cancelo! Eu sei que é errado, meio “mafioso” mas poxa, melhor dar um jeitinho do que ter nossos sonhos de viajar frustrados, ficar presa numa sala sei lá quanto tempo e voltar pra o Brasil… Acho que seus 300 euros é mto pouco, tenta conseguir um cartão internacional, pede pra alguem solicitar um cartão adicional pra vc , so passar na imigração mesmo, depois vc quebra ou bloqueia…
      Sei que o ideal é ir 100% com a verdade, mas em muitos casos, se a verdade for 100% dita, tu tem 100% de chances voltar…

  70. camila

    ola vou pra Portugal o mes que vem pra casa do meu namorado que mora lá , ele que tipo de carta ele tem que me mandar pra poder facilitar minha entrada no país , e eu tenho que ter dinheiro na conta pra poder entrar no país ? e quanto?
    vou ficar 15 dias apenas .. estou perdida pois é a primeira vez que vou sair do meu país

    ATT Camila

  71. Bruno

    Uma dúvida fui pra Itália em maio de 2015 fiquei um mês voltei pro Brasil fiquei 4 meses e depois voltei pra Itália pra ficar 3 meses posso ir pro Brasil e voltar 1 semana depois pra Itália sem ter problema mais isso tudo como turista ??

  72. Maristela

    Olá ! Fui a Portugal ano retrasado.fui com dinheiro e carta deu tudo certo. Depois tive q mudar meu passaporte porq me disvorciei aí voltei ano passado mas tava sem carta e sem dinheiro p suficiente. Entreipor Portugal mesmo e me mandaram d volta. Me deram uma papeis onde explicava o motivo da minha volta levei até o consulado europeu da minha cidade . Ai falaram q voltei pelos motivos q falei a cima e que eu poderia voltar quando quizece mas com carta convite é euro suficiente. Agora vou passar mas 10 dias d férias esse ano por motivo de segurança tirei novamente outro passaporte queria saber se devo entrar pelo mesmo lugar q me mandaram d volta ou se vou de conexão? Dessa vez vou passar so 10 dias foi com top euro e carta porq favor acha q entro por Portugaledmo?

    • jaysa

      Maristela, a melhor coisa é vc fazer escala em outro país, Portugal é muito cricri, eu recomendo Amsterdam a imigração lá é bem tranquila desde que tenha todos os documentos necessários e euros suficientes isso é muito importante pq eles normalmente pedem pra ver o dinheiro

  73. jaysa

    Gente me tirem uma duvida, já fui a Europa varia vezes mas dessa vez só passarei 6 dias lá, isso sera um problema? Sairei daqui dia 28 de janeiro e volto dia 3 de fevereiro. Se alguém souber me diz….. tb vou levar minha filha de 8 anos sera que terei problemas ?

  74. Nilza Helena

    Olá…Gostei muito deste blog…Realmente ajuda e tira muitas dúvidas…
    Bom…mesmo lendo todo o blog,ainda estou em dúvida…Irei a passeio a Portugal…Comprei passagem pela TAP…
    Achei melhor pegar vôo direto.
    Tirei meu passaporte dia 15/11/2015
    Primeiro passaporte.Minha viagem é dia 05/05/16.Retorno dia 22/05/16.
    Ficarei 16 noites.
    Vou levar toda documentação que pedem e 100 euros para usar por dia.
    Tenho a viagem compra ida e volta
    Somente minha Reserva eu fiz pelo site HomeAway…Aluguei um apto montado,achei melhor que ficar em Hotel.
    Tenho o contrato de reserva e recibo do site HomeAway que me enviou…
    Seguro viagem
    E ainda estou levando um cartão Internacional limite de 12.000,00
    E meu contrato de minha empresa para comprovar que tenho vínculo aqui no Brasil e não pretendo ficar de jeito nenhum.
    Pois minha dúvida é:
    Por eu ter alugado um apto e não hotel…Poderá dar problema?
    Me ajudem…

  75. Nilza Helena

    Olá Vinícius Miranda
    Muito obrigado…
    Então que bom…Vou ficar tranquila agora…

  76. Gabriela B M'

    Oii, tudo bem ?

    Então, tenho uma dúvida com o local da minha imigração.Meu destino final é a Dinamarca- Copenhague.

    Saio de SP e vou para Madri – IBERIA( 2h conexão em Madri)
    Madri para Londres – IBERIA( 1:30h conexão em Londres )
    Londres para Copenhague BRITISH (Destino final)
    Onde faço a imigração ?

    Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Oi Gabriela,
      A sua imigração será feita em Madri. Em Londres, se você permanecer na área de trânsito do aeroporto, não haverá imigração.
      Em Copenhagen, em tese, não haverá mais que fazer imigração, pois a Dinamarca e a Espanha fazem parte do Espaço Schengen.
      Porém, após os atentados, não sei se está havendo algum tipo de controle também na entrada do país de destino.
      Espero ter ajudado.
      Abçs

  77. silva v.

    olá bom dia;
    tenho muitas dúvidas!
    sou de fortaleza e vou para alemanha (frankfurt) com conexão em lisboa, onde faço a imigração? o que eles pedem na imigração?
    preciso retirar malas em Lisboa?
    Obrigada!

  78. silva v.

    outra coisa, vou com carta convite mesmo assim preciso declarar quanto estou levando?

  79. maria isabele

    Eu cheguei ao Brasil dia seis de janeiro e pretendo retornar a Europa dia nove de fevereiro, confesso que tenho receio de ser barrada pelo curto período de tempo que passei no Brasil…Apesar de que nunca tive nenhum problema nas 5 vezes anteriores..
    Gostaria de saber a opinião de vocês;;

    • Vinícius Miranda

      Olá Maria Isabele,
      O que acontece é que muita gente sai e retorna num curto espaço de tempo para burlar aquele limite de 90 dias. Se não for este o seu caso, creio que não haverá problema nenhum.
      Abçs

  80. Gabriela

    Oi tooodo mundo aqui!
    Acabei de chegar em Lisboa, e já passei pela imigração! Se interessar a alguem, vou contar a minha experiência!
    Morrendo de medo eu estava, claro! Depois de ler horrores sobre barrar as pessoas…
    Cheguei em Lisboa as 5:00 AM, a imigração tava vazia, So tinha pessoas do meu vôo na fila! No guichê de passaportes de outros países só tinha um agente pra atender, e no guichê de pessoas da europa tinham mais dois agentes, devido a demanda eles quiseram acelerar e então atenderam também outros passaportes! Fiquei bem atenta, percebi que não estava barrando ninguém, mas sempre demorava mais um pouco quando era uma mulher sozinha…
    Chegou a minha vez, fui no agente de passaportes europeus, entreguei meu passaporte, ele folheou viu que não tinha carimbo ainda e perguntou se era a primeira vez que ru ia a europa. Eu disse que sim, segue o diálogo:
    -primeiras vez que tu vens a Europa?
    -Sim!
    -Pretendes ficar em Portugal?
    -Não, estou aqui em conexão pra Copenhague.
    -Quantos dias pretendes permanecer na Europa?
    -15 dias!
    (Ai já foi me dando um nervoso!)
    -O que pretendes ver em Copenhague?
    -Tivoli parque, zoo, passeios de barcos, alugar uma bicicleta e andar pela cidade…
    -Pretendes ir a outra cidade?
    -Sim, vou para Cracóvia, 5 dias desses 15 dias serão lá!
    -e o que pretendes fazer lá?
    -Vou ao campo de concentração de Auschwitz e na Fabrica de Schindler!
    -E em qual cidade fica a fabrica de Schindler?
    -Na Cracóvia mesmo! Perto de um bairro chamado Kazimierz!
    (Nessa hora me deu mais nervoso ainda,e comecei a mostrar tudo kkkkk sem nem ele pedir, mostrei minhas passagens para Cracóvia, o voucher que o hotel me emitiu para o motorista que vai me buscar no aerporto). Ele leu tudo atentamente! Depois perguntou:
    -o que fazes no Brasil?
    -estudo direito e trabalho no setor jurídico de uma empresa.
    -certamente tu tens o cartão da dua faculdade…?
    -Tenho sim,ta aqui! (Fui mostrar, ele disse que não precisava!)
    Por fim ele disse:
    -Me parece que tu estais um pouco nervosa!
    -Eu? Um pouco não, muuuito nervosa! (Sorri)
    Ele sorriu também e perguntou:
    -Porque estais nervosa?
    -Ah porque a gente planeja uma viagem, gasta muito dinheiro, e chega nessa parte bate o medo de não dar certo…
    Ai ele disse:
    -Não se depender de mim!Seja bem vinda, carimbou meu passaporte (E abriu um sorriso 😀 )

    Na verdade eu fui com mil respostas prontas, mas na hora que estive com ele, eu fui eu mesmo! Falei o que ele não tinha perguntado, mostrei o que ele não pediu, tentei provar de todas as formas a minha honestidade e deu certo! Ele não pediu pra ver meu dinheiro nem cartões! Talvez porque o país que eu fui(estou) não é zona do euro! Vim pra ficar na cada de um amigo, mas dispensei a carta convite, pois li que a maioria de pessoas que vivem ilegal aqui vêem com carta convite, então eu reservei na Booking um hotel, depois que passei cancelei a reserva, mas mesmo assim ele não pediu pra ver a reserva!
    Enfim… Talvez ser você mesmo é uma boa idéia!
    Boa sorte pra quem vem!

    • Luciano Lima

      Nossa agora que vi!!! Muito obrigado por contar a sua experiencia…ainda mais que se trata do mesmo lugar.!! O meu voo chega em lisboa as 11:50 da manha no dia 11!!! E tambem estou super nervoso quanto a isso!! Abraços!!

    • Vinícius Miranda

      Gabriela,
      Muito obrigado pelo seu relato!! Com certeza, enriquece ainda mais o blog.
      Na verdade, não existe uma regra de conduta nessas situações.
      E as experiências compartilhadas contam muito pra ajudar a todos.
      Grande abraço

    • Luciene

      Ola vc fez a reserva e depois cancelou?? estou no mesmo dilema, tenho viagem marcada e estou aprensiva pq acho q nao chega a tempo a carta convite. Estive pensando em fazer reserva e depois cancelar ja q vou pra ficar na casa do meu noivo.

      • Vinícius Miranda

        Olá Luciene,
        Você pode fazer uma reserva cancelável no Booking só para o caso do fiscal solicitar e em seguida cancelar, como fez a Gabriela.
        Só fique atenta para o tipo de tarifa reservada pois algumas vezes não há possibilidade de cancelamento ou há a cobrança de uma tarifa. Também é importante observar até quantos dias antes é possível cancelar.
        Abçs

        • Luciene

          Então. Vinicius tava vendo essa possibilidade, de reserva ja que eles nao conferem a reserva ou conferem?? Outro dilema q vou pata uma cidade pequena ja comecei a pesquisar sobre a cidade, mas sao muitos dias, pra nao conhecer ninguem, porem se perguntarem nao conheco ninguem la… obrigada pela resposta..

        • Vinícius Miranda

          Luciene,
          O que precisamos ter em mente é o seguinte: tudo o que você disser precisa ser comprovado, caso o fiscal da imigração peça para mostrar. Se você disser que tem uma reserva, mas não mostrar se ele pedir, você pode ser barrada. Por isso a ideia da reserva fictícia no Booking.
          Tenha todos os documentos a mão e só mostre se for perguntado ou solicitado.
          Abçs

  81. Luciano Lima

    Boa noite pessoal! Proximo dia 10 de fevereiro, estarei embarcando para Portugal/ Lisboa. Ja tenho aa passagens de ida e volta, seguro viagem e 450 euros (esse é o problema eu acho) e vou passar 15 dias na casa de um amigo, mas estou sem carta convite. Mas ele vai me buscar no aeroporto!!!!
    Posso ter muito problema com isso!?

    Abracos e parabens pela matéria, ja li bastante informação necessária! !!

    • Vinícius Miranda

      Olá Luciano,
      É como eu disse acima, não há uma regra, mas recomendações.
      Cada um tem uma experiência diferente. Além de contar com a sorte de pegar um fiscal mais tranquilo.
      O ideal seria que você levasse uma quantidade maior de dinheiro, mas isso não é algo absoluto.
      Vá na fé e depois conta pra gente como foi.
      Abraços

  82. edson

    boa tarde, dia 11/02/2016 vou para Edimburgo e faço conexão em Madri, eu preciso pegar minhas malas passar pela imigração e despacha-las novamente? alguns falam que sim outros que não, pois dizem que mudou, vc saberia me informar por favor? obrigado

    • Vinícius Miranda

      Olá Edson,
      A melhor maneira de saber exatamente como está sendo feito o despacho das bagagens é procurar se informar diretamente com a cia aérea.
      Você pode entrar em contato antecipadamente ou no dia da viagem, na hora do check-in. Os funcionários certamente saberão te dar essa informação com exatidão.
      E lembre-se de voltar ao blog e repassar para gente! Nó agradecemos!
      Abçs

  83. silvio

    Olá, Vinícius! Estarei indo em agosto/16 para a Ucrânia (que não faz parte do Schengen) com conexão de 8 horas em Amsterdã (que faz parte do Schengen). Neste caso não poderei sair do aeroporto e dar uma volta rápida na cidade para conhecê-la rapidamente?

    • Vinícius Miranda

      Olá Silvio,
      Você poderá sair do aeroporto sim. Porém, terá que fazer todo o trâmite de imigração em Amsterdã e na Ucrânia também.
      O nosso exemplo da matéria é para aquelas conexões em que o passageiro não sai do aeroporto. Se você permanecer na área de trânsito da conexão em Amsterdã, a imigração só será feita no seu destino, entendeu?
      Isso se o país de destino NÃO fizer parte do Tratado, como no seu exemplo. Se ambos fizerem parte, a imigração é feita na chegada ao primeiro país.
      Se liga apenas no tempo útil que você terá na cidade, descontando o tempo gasto com desembarque/embarque, imigração, deslocamento aeroporto-cidade e vice-versa, check-in, etc.
      Abraços

      • silvio

        Obrigado Vinicius pela resposta anterior! No vôo de volta a conexão será em Paris por 11 horas. Neste caso, conseguirei dar uma saidinha do aeroporto e tirar umas fotos na Torre Eiffel, passando normalmente pela alfândega? Em Paris é muito burocrático a liberação na alfândega?

        • Vinícius Miranda

          Silvio,
          Você fará todo o trâmite de entrada em Paris novamente, porque Ucrânia está fora do Espaço Schengen. Portanto, não será uma simples “saidinha”.
          “Não sou capaz de opinar” especificamente sobre a imigração em Paris porque nunca fiz, mas acredito que não haverá maiores problemas.
          Abrçs

  84. Cristiane nascimento

    Viajo dia 12 de Abril para França com conexão em Lisboa. Chegarei as 7:20 no horário do Brasil. Confesso estar apavorada com a imigração. Adorei ler tudo aqui. Vou passar 7 dias. Tenho algumas dúvidas. Preciso levar carteira de trabalho e certidão de nascimento.

    • Vinícius Miranda

      Olá Cristiane,
      Certidão de nascimento não é necessário pois seu passaporte já contem todas as informações necessárias.
      Carteira de trabalho até pode, mas se você tiver um contracheque, serve para comprovar seu vínculo empregatício. É mais prático para carregar.
      Abraços

  85. oseias

    Ola, tudo bem? sabe sobre a rigidez ou não da imigração na Italia? vou para Portugal mas minha conexão é em Roma e estou preocupado. Obrigado

  86. César

    Fui no ano passado, entrei por Portugal, visitei também Espanha e França. Na entrada não pediram absolutamente nada, o funcionário era mais idoso e foi muito simpático, perguntou se eu e meu irmão tínhamos vindo no voo de Porto Alegre e ainda brincou com o fracasso do Grêmio no fim de semana anterior! Meu passaporte era novo e não tinha nenhum carimbo, por isso pedi para o meu irmão passar o dele primeiro, que já estava todo carimbado. Acredito que com isso ele viu que se tratavam de viajantes periódicos e não de imigrantes ilegais.
    Nos outros locais e países também fui tratado com muita simpatia por todos. Inclusive no aeroporto de Palma de Mallorca eu tinha muitas moedas na mochila, que apitou no detector de metais, o agente fiscal foi super educado, na hora em que viu as moedas, disse que não precisava terminar de abrir a mochila e que não iria me atrasar para não perder o voo.
    O que decepciona mesmo é a demora para dar “baixa” no passaporte no retorno já aqui no Brasil. As filas são muito lentas.

  87. Joyce

    Olá Vinicius! Estou indo pra Barcelona dia 3 de abril, meu vôo terá conexão em Lisboa. Vou ficar 21 dias, tenho passagem de dia e volta. Vou levar 5 mil em euros e tenho reserva no hotel. Mas na verdade ficarei na casa do meu namorado, cancelarei a hospedagem assim que eu chegar. Não fiz seguro, porque ele me falou que não precisaria. Ouvi falar que é bem tranquilo a imigração, raramente perguntam algo. Corro algum risco de ser deportada?

    • Vinícius Miranda

      Olá Joyce,
      Risco todos corremos, porque nada é garantia de que passaremos na imigração.
      Eu recomendaria que você fizesse o seguro.
      Abçs

    • Luciene

      Ola joyce.., dei certo vc passou pela migracao tranquilo.., pq to querendo fazer p mesmo, fazer a reserva e depois cancelar… eles nao conferem??

  88. Jadilson

    Boa noite eu estou indo pra Milão dia 22 de abril mais faço conexão,em Lisboa chego as 12:00 no horário de lá e nunca passei pela imigração na minha vida e gostaria de saber algumas dicas…sei que tem fazer seguro viagem e ter dinheiro e cartão de crédito a minha dúvida é se eles me pergunta se já fui na Europa antes…quando eu dizer que não se isso pode me complica…

    • Vinícius Miranda

      Oi Jadilson,
      Pode ser que eles perguntem se você já esteve lá antes, mas não creio que o fato de você nunca ter ido possa representar algum empecilho se você demonstrar por outros meios (seguro viagem, passagem de volta, reserva de hotel, renda, etc) que seu propósito é apenas turístico.
      Abraços

  89. Fabiana sena gomes

    Ola Vinicius estou indo p Itália pela 5° vez mas dessa vez vou com meu filho de 17 anos pela primeira vez vou por Portugal de Salvador meu filho é a primeira vez. Vamos com ida e volta meu filho esta indo para conhecer vamos ficar na casa de meu namorado com a carta convite q ele vai registrar vamos próximo dia 15 sera q da tempo chegar aqui? Sempre fui com email e passava normal mas da ultima vez q fui ano passado mandaram eu registrar da pproxima e deixaram eu passar. Um mês da tempo? E seguro nunca levei ,posso ser barrada por não ter?

    • Vinícius Miranda

      Fabiana,
      Desconheço os trâmites para registro da carta convite, de mondo que não tenho como lhe afirmar em quanto tempo é feito.
      Sobre o seguro, a recomendação é que você tenha. Se eles pedirem e você não apresentar, pode dar problema.
      Se você comprou a passagem com cartão de crédito, você tem direito ao seguro. Entre em contato com a administradora e solicite a apólice.
      Abraços

  90. shirley

    vinicius bom dia!! eu tenho viagem marcada para frança dia 28/07 tenho passagem de ida e volta carta
    pretendo levar 500 euros e pretendo ficar la 3 meses meu vool sair de sp com conexao em madrid com destino a toulouse o ideial seria na carta meu amigo colocar que vai arcar com as minhas dispesas na carta convite??

    • Vinícius Miranda

      Olá Shirley,
      Realmente 500 euros para passar 3 meses é muito pouco.
      Não acho que se ele colocar na carta que vai assumir suas despesas fará grande diferença. A carta por si só já tem essa utilidade. Mas também colocar expressamente não prejudica.
      Abçs

  91. Lívia

    Vinícios boa moite! em novembro de 2015 fiz uma viagem de avião: Salvador-ba/ Madrid/Barcelona. Passei na imigração em Madrid e meu passaporte foi carimbado. De Barcelona para o Brasil vim de navio . Só que no navio meu passaporte não foi carimbado (indicando que eu estava voltando). Agora vou viajar para USA e estou preocupada. Posso ter problema por falta desse carimbo? Dá a entender que fiquei na Espanha.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.
    22 de março de 2016

    • Vinícius Miranda

      Olá Livia,
      Algumas pessoas já fzeram essa pergunta e eu não soube responder. Não sei se você terá problemas. Sugir que procure se informar junto ao Consulado dos EUA pra saber se isso poderá ser um empecilho.
      Abçs

  92. Arlindo Ferreira Dos Santos

    Ola eu estava indo para Portugal e fui barrado em Amsterdam
    e meu passaporte não foi carimbado
    Quanto tempo tenho que espera para voltar a Europa

  93. Daniela

    Olá , tenho uma duvida, será que se eu for de carro de Lisboa, para Londres tem imigração?
    Obrigada , Seu site é muito bom..

  94. Barbara

    Ola tudo joia? Eu vou para paris e tenho uma conexao em frankfurt gostaria de saber se no meu seguro viagem o pais dr destino vai estar escrito Alemanha ou Paris?!!

  95. Paula

    OLá Vinicius, o seu blog é de grande ajuda mesmo! Vamos ver se poderia tiar uma dúvida,
    Em maio vou para Barcelona, chegando no dia 26/05 e no dia 28/05 embarco em um cruzeiro em Barcelona mesmo, o cruzeiro é de 8 dias, retornando a Barcelona em 04/06 e fico mais 2 dias em Barcelona, com vôo de volta ao Brasil no dia 06/06.
    A minha dúvida é o valor exigido é de média 68 euros por dia / por pessoa, então tenho que levar o equivalente para os 11 dias da viagem ou somente para os 4 dias que ficarei em Barcelona, levando-se em conta que 8 dias estarei em navio.

    • Vinícius Miranda

      Olá Paula,
      Se fosse eu, calcularia todo o período da viagem, ou seja, 11 dias, mesmo porque durante o cruzeiro, você poderá ter algum tipo de despesa.
      Mas, caso você não tenha condições de levar essa quantia, e somente se for perguntada sobre isso, explique que ficará um período embarcada no navio e apresente a prova da passagem.
      Abçs

  96. Raquel

    Oi Vinícios,
    Me tira uma dúvida. Vou para Roma em julho, mas o voo mais em conta que encontrei foi chegando por Madri. Lá terei que pegar outro voo para Roma no mesmo dia (não é conexão), vou fazer novamente o check in e despachar bagagem. Como funciona a imigração nesse caso? Quanto tempo entre a chegada e minha nova decolagem você recomendaria? Não comprei ainda as passagens de Madri para Roma.

    • Vinícius Miranda

      Raquel,
      Funciona da mesma forma. A imigração é feita na cidade de chegada (Madri). A diferença é que você vai precisar pegar sua bagagem e despachar novamente no voo até Roma. Em Roma não terá imigração.
      Esse processo demandaria um tempo mínimo de 3 horas.
      Abçs

      • Raquel

        Vinícius,
        Muito obrigada pela ajuda. Quando eu voltar passo aqui novamente para contar como foi.
        Abçs

  97. Adalberto Osmar da Silva

    Ola Vinicius!

    Bom em breve irei a Espanha pela primeira vez mas precisamente dia 09/06/16, e tenho algumas duvidas pretendo ficar uns 7 dias em Valencia e pretendo levar 900 Euros em dinheiro e 900 no cartão porem meu cartão é aqueles que eu vou carregando ele aqui com Reais e vai caindo em Euro de acordo a cotação do dia, gostaria de saber se tem algum problema por eu estar levando esse cartão já que eu vi também que o extrato eu só posso tirar pela internet, e outra duvida vou com minha mãe adotiva já temos tudo também passagem de ida e volta seguro saudê de entrada nas cartas convites em fevereiro foram aceitas só estamos aguardando ficarem prontas, minha outra duvida é vamos parar em Portugal, na hora de passar pela imigração podemos passar nos dois juntos normal e também o dinheiro que levo em especie e no cartão já é para nos dois sera que tem algum problema isso?

    Desde ja agradeço!

    • Vinícius Miranda

      Adalberto,
      Não há problema em levar o cartão de débito. Esteja com dinheiro, carta, seguro viagem e passagem em mãos na hora de passar na imigração para o caso de ser solicitado. A imigração é feita no 1° país que chegar, no seu caso, Portugal. Você e sua mãe podem passar juntos. Abs

  98. Selma

    Olá Vinícius, preciso de uma idéia, eu nunca fui para a Europa e gostaria de saber qual a escala que eu posso fazer , porque estou indo para a Dinamarca ,arranho um pouco do inglês e fico meio que amendrontada com as imigrações ,qual é o mais tranquilo tirando o de portugal?Um que eu não fique muito nervosa😓

    • Vinícius Miranda

      Olá Selma,
      Eu não conheço todas as imigrações da Europa. Também vai depender muito da experiência de cada um.
      Se você ler os comentários aqui do blog verá que cada pessoa tem uma opinião diferente. Portanto, é difícil te dizer qual a imigração mais tranquila. A minha última experiência foi por Portugal.
      Eu não costumo escolher meus voos em razão da imigração. Eu busco o melhor preço e a cia que oferecer o melhor custo-benefício e compro.
      Outro detalhe é que após os últimos atentados na Europa, é bem provável a chance dos países estarem sendo mais rigorosos na imigração, especialmente França e Bélgica (na minha opinião).
      Além de Portugal eu estudaria entrar pela Itália ou pela Holanda.
      Abçs

      • Lidia

        Olá Vinicius
        Gostaria de uma informação fiquei na Suíça dois anos ilegal no momento q estava a sair do país por Zurique fui controlada e me deram uma expulsão, eles alegam q e porque passei do prazo de 90 dias então meu namorado e europeu e estávamos saindo pra casar. O que eu gostaria de saber se eu estando casada com novo passaporte de casada certidão casamento se terei algum problema ao entrar na Europa?

        • Vinícius Miranda

          Lidia,
          Creio que se você retornar casada com o cidadão suíço, não haverá maiores problemas. Alerto apenas que existem vários requisitos a ser observados. Você pode obter mais informações no Consulado Suíço. Também é interessante dar uma olhada nesse link e nesse link.

  99. Roberto Moura

    Boa tarde, Vinícius.
    Excelente blog.
    Estou indo, com minha esposa, para Portugal, com conexão em Madrid. Iremos e voltaremos pela mesma companhia aérea (Air Europa), inclusive nas conexões.
    Estamos levando tudo que é necessário para 25 dias (Passagem de ida e volta, Euros, Identificação e PIN de reservas nos hotéis, Seguro, Travel Card com mais Euros, etc.).
    O único problema é o tempo de conexão: 1 hora, apenas.

    Minha pergunta é: Chegando em Madrid, passando pela imigração, dará tempo de pegar o vôo de conexão?
    E, caso não dê (talvez, uma demora na imigração), por ser a mesma companhia em todos os vôos, eles nos colocam no próximo vôo sem custo algum?.
    Estamos meio apreensivos com isso.
    Muito obrigado e um grande abraço.

    • Vinícius Miranda

      Olá Roberto,
      Se os voos forem todos com a mesma cia, é comum que eles realoquem os passageiros em outros voos em caso de atraso de voo ou na imigração. Realmente 1 hora é bem pouco tempo, Vai ser meio corrido, mas torço pra dar tudo certo.
      Já aconteceu comigo em Atlanta uma conexão de 1h. Eu procurei sair o mais rápido possível do avião e me direcionei pra fila da imigração para não pegar muita fila. E consegui pegar o voo seguinte. Mas foi tenso.
      Outra sugestão é tentar falar com algum fiscal e explicar que seu voo está próximo. É possível que ele te coloque numa fila preferencial, sei lá.
      Ou então procure entrar em contato com a cia para ver se consegue remarcar o segundo voo com um espaço de tempo maior e ficar mais tranquilo.
      Abçs

      • Edi

        Ola, estou em Portugal …Meu período como turista vence daqui ha 1 mês…Gostaria de saber se consigo viajar até a Itália e voltar para Portugal sem ter que apresentar a passagem de volta para o Brasil …Da Itália para Portugal tem serviço de imigração?

  100. mariana

    oi sai da europa a dois meses posso retornar antes dos 90 dia ou devo esperar 90 dias mesmo para retornar

    • Vinícius Miranda

      Mariana,
      O período de 90 dias é para você ficar na Europa na condição de turista sem necessidade de visto. Não há um prazo entre o retorno e uma nova viagem. Você pode ir novamente a qualquer tempo. Isso, é claro, se sua saída ocorreu de forma regular e você preenche todas as exigências para retornar.
      Abçs

  101. Alex

    Ola Vinicius.
    Vou para para Madrid mês que vem, estou com o passaporte, dinheiro suficiente, passagem de volta também comprada. Minha duvida é a seguinte.: Um amigo (Brasileiro Naturalizado que mora la a um tempo ja) estar vindo visitar a família e eu vou voltar com ele, segundo ele (que ira me hospedar) não precisa de carta convite pelo fato de eu estar indo ja junto com ele. Oque me diz sobre isso?

  102. ligia gerez

    Minha viagem esta marcada para 20/09/2916 retorno 05/10/2016.Vou com meu esposo.Levaremos 600 euros cada um mais dois cartões internacioais o seguro viagem.Tenho uma amiga de nacionalidade espanhola,residente em Barcelona cai nos hospedar A conexão é em Lisboa.Tenho 63 anos meucesposo 56 anis Sou funcionária publica sem carteira assinada sou estatutaria neu marido aposentado.Passo pela imigração rn Lisboa.Pergunto :Sem carta convite,sem reserva de hotel,vou ter problemas em Lisboa ? Se passar pela imigracao em Lisboa vou ser arguida e parada em Barcelona ? Nossa amiga estará nos esperando no aeroporto de Varcelona.Minha primera viagem para Europa. ESTOU COM MEDO.

    • Vinícius Miranda

      Olá Ligia,
      Fique tranquila! Você diz que tem seguro viagem, dinheiro, cartão, passagem de volta. Vai entrar por Portugal. Não se preocupe. A carta convite não é obrigatória. Você até pode fazer uma reserva em um hotel daquelas que podem ser canceladas sem custo depois, só para o caso do oficial da imigração solicitar.
      Uma vez passando na imigração em Lisboa, nãonão haverá mais risco de ser barrada em Barcelona.
      Abcs

  103. francieli

    Vou ir para paris.. Mas quando eu sair do brasil.. Vou chegar em Portugal e depois pegAr outro voo para paris.. No meu passaporte tera os carimbos desses dois paises??? Ou so de Portugal?

  104. Alex

    Bom dia,
    Eu vi o comentário da Sra Ligia e serviu um pouco para mim.
    Eu também sou funcionário publico, tenho 25 anos, estou tirando ferias e irei fazer essa viagem, tenho seguro viagem, passagem de volta, e dinheiro suficiente em especie apenas para entrar no pais, porem sem carta convite, pois meu amigo que ira me hospedar, estará na viagem comigo, ele é cidadão Espanhol.

    • Vinícius Miranda

      Alex,
      Seu relato mostra a importância desse espaço de comentários. Muitas pessoas acabam fazendo perguntas que já foram respondidas. Bastaria que lessem os comentários, que na maioria das vezes trazem informações adicionais àquelas contidas na matéria. Obrigado.
      Tenho certeza que sua viagem será um sucesso!
      Abraços

  105. Paloma

    Olá,
    Faz 1 mês que voltei de Madrid (fiquei 2 meses e 10 dias fazendo um curso de Espanhol), e agora em Junho vou voltar para Europa a passeio, você acha que vou ter problema na imigração por ter ficado esse tempo na Espanha?

    • Vinícius Miranda

      Oi Paloma,
      O fato de você ter ficado 2 meses não impede de retornar agora. Também não existe um prazo mínimo entre o retorno e a próxima viagem.
      Se você preencher todas as exigências para entrada no país, creio que não terá maiores problemas.
      Isso, é claro, se sua saída ocorreu de forma regular.
      Abçs

  106. ana clara

    Ola tenho uma duvida. Meu voo e’ Londres-Madrid-RIO. Gostaria de saber se entre Madrid e Rio posso sair da área de trânsito do aeroporto e depois fazer o check-in novamente. Grata!

  107. Suzana

    Boa tarde, tenho uma dúvida cruel!! Farei uma viagem para a Europa, com meu noivo com destino final Espanha. A mãe dele é casada com um espanhol, e atualmente está morando lá. Porém, farei uma conexão em Portugal, e pelo que li no blog, passarei apenas na imigração portuguesa, não é isso? Mas minha duvida é a seguinte: Temos carta-convite, feitas por ele (marido da minha sogra) na polícia da Espanha. A carta da forma que está, em espanhol é aceita pela polícia de Portugal ou é necessário uma tradução juramentada? Andei pesquisando os preços dessa traducao está um absurdo de cara!!
    PS: Parabéns pelo blog, me esclareceu muitas duvidas!

    • Vinícius Miranda

      Suzana,
      Você vai chegar por Portugal, logo a imigração será feita em Portugal e não na Espanha.
      Não se preocupe com a tradução da carta convite. Não é necessário. Só responda às perguntas que forem feitas.
      Se o oficial da imigração perguntar pra onde você vai, diga que vai se hospedar na casa do sogro, na Espanha e que possui a carta-convite caso ele peça para ver o documento.
      Abçs

  108. Suzana

    Só para completar, estou indo com a passagem de ida e volta, levarei documentos provando que faço faculdade no Brasil, seguro viagem, e + 1200 euros todos em espécie. Ficarei 22 dias.

    • Vinícius Miranda

      Não precisa já chegar apresentando todos os documentos. Haja com naturalidade e só responda às perguntas que forem feitas e só apresente os documentos que forem solicitados.
      Lembre-se de dar respostas que possam ser comprovadas na hora.

  109. Carol

    Olá Vinicius, obrigado pelas dicas! e parabéns pelo blog. Já fui para a Europa uma vez e entrei pela Espanha. Levei comigo tudo que a imigração de lá solicita. Como comprovante de hospedagem eu levei uma carta-convite de um amigo espanhol. Estou indo em julho para Bolonha/Italia, com o voo pela TAP mas, farei uma conexão em Lisboa (SP-Lis-Bol). Na imigração que farei em Lisboa eu tenho que estar de acordo com as regras de Portugal ou da Italia? Pretendo levar um comprovante de hospedagem (uma carta-convite) de um amigo da Italia. O comprovante de renda é um extrato bancário simples?
    Quando fui pela Espanha fiquei apavorada, mas mal o policial olhou em minha cara… Mas o medo persiste ainda, mesmo que já estou ciente de como é uma imigração.

    já te antemão agradeço

    • Vinícius Miranda

      Carol,
      A imigração de Lisboa é bem tranquila. Leve os documentos e só apresente se for solicitado. Dê-se respostas que possam ser comprovadas na hora. E só responda ao que lhe for perguntado de forma objetiva. Falar ou explicar demais dá impressão de insegurança ou de que está escondendo algo. Assim que se aproximar da cabine apresente o seu passaporte e aguarde o oficial fazer as perguntas (ou não).
      Abçs

  110. Daiane Cerino

    Olá Vinicios!
    Ano passado passei pela imigração em Madri e Londres e foi bem tranquilo, não perguntarão nada, foi super rápido, esse ano vou viajar novamente para Europa, Vou fazer imigração em Berlim e Londres novamente. Minha pergunta é a seguinte eu não falo bem inglês na verdade somente o básico, se caso os agentes me perguntarem alguma coisa fico em silencio eu digo que não falo inglês?
    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Daiane,
      Se você realmente não tiver entendido a pergunta, diga apenas que não sabe falar inglês.
      Saber falar a língua do país nunca foi pré-requisito pra passar na imigração.
      Provavelmente os fiscais arranham um inglês ou espanhol ou existem intérpretes para ajudar quem não fala língua nenhuma numa situação de necessidade.
      Vá tranquila!
      Abçs

  111. Vanessa

    Olá, primeiramente adorei o blog e esse post realmente esclareceu muitas dúvidas. Mas como é a minha primeira viagem (nunca saí da minha cidade natal) e vou viajar internacionalmente, tenho dúvidas e medos. Pretendo ir em novembro deste ano para Bassano Del Grappa – Itália, passando assim por uma conexão de 5 horas em Lisboa e depois seguindo para Milão. Minha prima mora lá com o marido dela, ela é naturalizada italiana, e o marido dela é italiano, ela vai me enviar uma carta-convite para não ter maiores problemas. A minha dúvida é: Pelo que já entendi, vou fazer a imigração em Lisboa, então quando eu chegar lá preciso entender o que eles falam para responder alguma pergunta, ou lá eles tem tradutores que facilitem a comunicação? Não saber a língua local (nem qualquer outra língua, apenas entendo pouquíssimas coisas, mas falar, jamais) onde vou fazer imigração, pode prejudicar a minha viagem caso eu não consiga responder algo por não entender? Aguardo resposta, obrigada e parabéns pelo blog.

  112. Selma

    Olá Vinicius estou em pânico, essa é a minha primeira viagem à Europa e estou assustada com essa história de imigração, irei para Dinamarca e vou pela TAP e fará duas conexao em Porto e Lisboa, onde será a imigração, Porto ou lisboa,e ficarei por 63 dias na casa do meu namorado que é dinamarquês, tenho o seguro viagem,mas levo apenas 400 euros ,não vou gastar nada para comer ou pagar hospedagem e ele me enviou uma carta convite com todos os dados dele e dizendo as datas de chegada e partida,mas fico com medo por causa do dinheiro, tenho um cartão de crédito Internacional, mas o meu namorado está com medo deles não aceitarem em Portugal, ou se eu passar ele também acha que em Copenhague podem me barrar também pelo valor,e ele estará no aeroporto me esperando, será que eu serei impedida em um desses lugares por causa do dinheiro, estou muito aflita porque eu já irei embarcar😦tenho medo de ser deportada😭

  113. Selma

    Continuando a historia acima omeu cartão de crédito internacional tem apenas mil reais de limite,sou funcionária pública será que terei que apresentar meu contracheque para mostrar a eles que eu não estou pretendendo morar lá? meu namorado colocou na carta que eu sou amiga e que ficarei hospedada lá, ainda estou preocupada com o valor do dinheiro, se barra em Portugal Porto ou Lisboa não sei ou em Copenhague? Ai ai que medo😭

    • Vinícius Miranda

      Calma, Selma!
      Primeiramente, a imigração será na primeira cidade que você chegar (Porto ou Lisboa). A Dinamarca faz parte do Espaço Schengen, portanto, não haverá imigração em Copenhagen. Ou seja, se você conseguir passar em Portugal, pronto, tá tranquilo. Não tem mais como te barrarem em Copenhagen.
      Realmente para o tempo que você está pretendendo ficar, é pouco dinheiro. O ideal era que você tivesse um cartão de crédito com um limite maior.
      Outra coisa que você precisa atentar é para o seguro viagem que eles podem exigir. Ainda mais para um período tão longo. O seguro é considerado obrigatório, embora muitas vezes eles nem peçam. Mas não vale a pena arriscar. Faça uma cotação com a Seguros Promo, nossa parceira aqui do blog.
      Esteja com todos os documentos à mão para o caso do fiscal solicitar. Vale a pena levar o seu contracheque mostrando que você tem vínculo trabalhistas aqui no Brasil e não tem intenção de morar lá. A passagem de volta também é importante.
      Tente manter a clama. Não demonstre nervosismo e fale sempre a verdade. Só apresente documentos se for solicitado. Dê-se respostas que possam ser comprovadas na hora. E só responda ao que lhe for perguntado de forma objetiva. Falar ou explicar demais dá impressão de insegurança ou de que está escondendo algo.
      Ah! Depois volte para contar como foi sua experiência.
      Boa sorte!!

  114. Brenda Branco

    Olá, sou brasileira e estou casada com um cidadão português (Portugal), tenho a residência para viver e trabalhar mas ainda não tenho a nacionalidade. Atualmente pretendo ir para Alemanha, pois tenho lá o meu marido que está trabalhando e vivendo. Receio ser barrada por ter comprado apenas a passagem de ida sendo que não sei quando tempo pretendo ficar, e já li em vários sites e blogs que é necessário ter a passagem de volta e que mesmo sendo casada com um cidadão da união europeia e mesmo tento residência em Portugal não chega para entrar na Alemanha apenas com o bilhete de ida. Tenho muitas dúvidas em relação a esta situação! Você tem alguma informação que possa me ajudar.

  115. Bruna Sousa

    Olá, estou indo para a Jornada Mundial da Juventude na Polônia e faço conexão em Lisboa na ida e em Zurique na volta. Já sei que faço a imigração em Lisboa na ida, mas preciso fazer na volta também?

  116. Matheus

    Olá, estou indo em dezembro para Roma e vou passar um curto período no máximo irei passar 1 semana,estou indo mais para conhecer alguns pontos turísticos e fazer compras, já tenho reserva de hotel,passagem de ida e volta e seguro viagem, tudo certinho, estou com 2 dúvidas, a questão do dinheiro, quanto devo apresentar na imigração e também com o idioma, pois não falo Italiano, eu falo um pouco de Inglês, na imigração é possível me comunicar em Inglês?

    • Vinícius Miranda

      Fala Matheus,
      Não se preocupe com a língua. De um modo geral, para se comunicar com os italianos, não acredito que você terá problemas. Se você começar falando um “Buongiorno, io no parlo italiano!” demonstra sua boa vontade e já ajuda. Falar inglês com eles também é moleza. Eles falam tão mal quanto a gente!!!! No final todos se entendem. Os italianos gostam muito dos brasileiros.
      Sobre a quantidade de dinheiro, dá uma conferida nesta tabela fornecida pela Polícia Federal Italiana, com os valores médios. Eu recomendo uma média de 60 a 80 euros por dia, por pessoa.
      Um abraço

  117. Rafael

    Eu e a família queremos conhecer portugal no início do ano q vem. Não tenho vínculo empregatício comprovado. Minha esposa é profissional liberal e não temos união estável. Ela declara imposto de renda. Terei dinheiro, reservas passaportes. Seguro. Tudo ok. Será q eu terei algum problema na imigração? Costumam fazer perguntas relativas a trabalho no brasil?

  118. Aline Santos

    Boa tarde, vou para Portugal e Espanha, entro por Portugal, em Portugal tenho todas as reservas de hotéis. Na Espanha pedi para uma amiga fazer a carta convite. Porém na polícia disseram que investigaram e viram que eu já estive na Espanha outras vezes ilegal. Pensei em fazer uma reserva em um hotel na Espanha também, pq a carta não será possível.
    O fato de terem investigado na polícia e terem falado isso para minha amiga pode ser uma certeza de que o meu passaporte está marcado e não vão me deixar entrar na Europa?
    No meu passaporte tem apenas dois carimbos, um de entrada e um de saída com diferença de 6 meses, mas estive trabalhando legalmente na Suíça durante esse tempo.

    • Vinícius Miranda

      Aline,
      Difícil dar uma posição com certeza absoluta.
      A gente traça algumas dicas e orientações. Muitas vezes a pessoa segue tudo a risca e mesmo assim é barrado. Não temos como garantir.Vai da cabeça do fiscal.
      As dicas que passamos tem por base um perfil de turista, que viaja com data certa pra retornar. Não sei se é o seu caso.
      Uma coisa eu acho que é certa. Mesmo entrando por Portugal, eles terão acesso ao seu histórico e isso pode te prejudicar.
      Abçs

  119. João Luiz

    Boa tarde, Vinícius. Eu vou viajar pra Hungria agora, dia 2 de Agosto e vou voltar só em Setembro. Não tenho visto, e tenho cerca de apenas 300 Euros em mãos. Tenho dois cartões de crédito, mas os limites de cada um sao só de 500 Reais. Mas já tenho contrato assinado com o aluguel do apartamento que aluguei, tenho passagem de ida e volta e vou fazer um seguro saúde. Vou entrar na Europa pela Itália. Você acha que terei algum problema? Eu já morei em Budapeste antes, quando fiz intercâmbio. Morei lá por um ano, e tenho o visto antigo no passaporte e o resident permit antigo. Você aca ue ajudam em alguma coisa? Muito obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá João,
      É bem provável que eles tenham todas informações de entrada e saída suas da vez anterior.
      É provável que eles perguntem sobre sua última estadia ao verificarem o passaporte. Se você esteve regular, não vejo maiores problemas.
      O dinheiro realmente é muito pouco. Especialmente se você vai ficar um período maior que um mês, pode ser que eles exijam. Para calcular o mínimo de dinheiro exigido para entrada na Itália, acesse a “Tabela para determinação dos meios de subsistência necessários para entrada no território italiano” no site oficial do Governo para você ter uma ideia. Eu costumo recomendar uma média de 60 a 80 euros por dia.
      Visto não será necessário porque o período é inferior a 90 dias.
      Boa viagem

  120. Michael Douglas

    Olá Vinícius Miranda, vou viajar para Portugal e faço conexão em Barajas onde passarei pela imigração segundo oque li nos comentários e posts.
    Vou para Europa pela primeira vez, passagens para dia 19 e retorno dia 10 do mês subsequente, calculei algo entre €40 e €60 dia pra levar em mãos = €920, meu cartão é de debito internacional tenho um saldo de 5k para levar(posso imprimir o extrato e levar como comprovante), Tenho seguro viajem de 30 mil euros, possuo uma carta convite da minha tia que resite em Portugal, Sou estudante de engenharia e não trabalho no momento, porem já trabalhei como assistente administrativo em uma subestação, caso diga que ainda trabalho lá a imigração conseguiria verificar? ou digo que sou estudante mesmo caso perguntado oque faço da vida?
    Já estarei em período letivo no momento da viagem, porem estou com uma doença (alopecia areata) devido ao stress então ganhei a viagem da minha afamilia pois sempre tive vontade de conhecer portugal (para relaxar), cavalo dado não se olha os dentes rsrs.. enfim digo que estou de ferias para não dar assunto pro fiscal?
    Pretendo levar minha prancha de Surf, se tornaria um empecilho?

    obrigado desde já, muito bom seu blog!
    Parabéns!!

    • Vinícius Miranda

      Olá Michael,
      Exatamente! Sua imigração será feita na Espanha.
      A média de 60 euros por dia está Ok. Você tem seguro viagem, passagem de volta, estadia, carta convite. Blz!!
      Recomendo que você diga a verdade: que é estudante e que está viajando de férias, para surfar (não vejo motivo para a prancha ser um empecilho)…. Procure dar respostas objetivas, sem maiores explicações ou justificativas. E só responda ao que for perguntado.
      Abçs

  121. daymendes

    Olá! Boa tarde,viajo para Portugal dia 05 do próximo mês,ire a turismo e tenho reserva em alguns hotéis para um mês .Minha pergunta é a seguinte;Tenho que pagar essas reservas antes de sai do Brasil,ou a reserva mesmo com cancelamento gratuito já conta na emigração?

    • Vinícius Miranda

      Olá Daymendes,
      Não é preciso pagar a reserva antecipadamente não. Você pode optar por pagar no local. O que eles costumam pedir é a reserva.
      você pode fazer a reserva com opção de cancelamento gratuito tranquilamente.
      Abçs

      • Day Mendes

        Obrigado Vinicius pelos esclarecimentos!/Uma dúvida que também tenho é em relação à vacina contra Febre amarela.Alguns sites importantes afirmam que não é necessário,já outros dizem que pedem o comprovante de vacinação!/. É uma vacina que costuma dar algumas reações e como andei com anemia fico na dúvida se tomo ou não!

  122. Day Mendes

    Vinicius sou empresária do ramo de educação.Sera que o contrato social da minha empresa serve como comprovante de renda e vínculo com meu país,caso eles perguntem? Obs.Levarei mais que o dinheiro necessário também.

  123. Samya Lima

    Olá Vinicius, estive na Itália por 11 meses ilegal, meu vôo foi direto por Malpensa, tanto na ida quanto na volta minha experiências não foram tão boas por lá. Voltei dia 12 de Maio deste ano e pretendo voltar, mas desta vez legal. Estou vendo a possibilidade de ser au pair, inclusive já encontrei a família, mas estou me organizando na questão dos documentos de estudo, pq pretendo ficar por um ano. Minha dúvida é se eu apresento o contrato com a família ( assim já consta uma renda mensal, baixa) e o restante apresentaria o travel cash. Tenho uma prima que trabalha em Malpensa na Latam e ela conhece alguns agentes da imigração, queria saber o que vc me indica, se devo fazer conexão em outro país, qual vc indica? Ou se me arrisco ir por Malpensa tentando a sorte com ela, mas desta vez indo legal com bilhete de ida e volta, carta convite, o contrato de au pair e uma quantia de 2.500,00 euros ( o seguro saúde ainda não sei, mas acho que a família acaba sendo responsável). Obs troquei meu passaporte. Obrigado desde já

  124. Samuel

    Olá Vinicius,
    Adorei seu texto… Vou para Paris dia 16 de Novembro, fico lá até dia 21 quando vou para Amsterdã e regresso de Amsterdã para o Brasil dia 25 de novembro, ou seja, fico no total de 10 dias na Europa.
    Estou com o Passaporte, passagens de ida e volta, passagem de trem comprada de Paris a Amsterdã, tenho também todos os tickets comprados, como, visita ao Louvre, Versalhes, cruzeiro pelo Sena, visita ao Arco do triunfo, torre Eiffel, visita ao museu de Van Gogh em AMS, seguro viagem, reservas em albergues pagas parcialmente, pois o valor restante será pago no ato do check-in, e estou levando 600,00 euros em cash e cartões de crédito que totalizam um limite de 1.700,00 euros…

    Porém meu único medo de ser deportado é por ter 23 anos e estar viajando sozinho (é minha primeira viagem internacional). Acha que isso pode me impedir de entrar no País? Você me sugere mais alguma dica pra evitar a deportação?
    Att!!

    • Vinícius Miranda

      Samuel,
      Você está fazendo tudo certinho.
      Deixe todos os comprovantes à mão em uma pastinha para poder apresentar, caso o fiscal solicite.
      Quando chegar sua vez, entregue o passaporte e aguarde. Só responda ao que for perguntado. Não demonstre nervosismo e fale a verdade.
      Você tem grade chance de conseguir.
      Boa sorte!!
      Não se esqueça de retornar aqui para contar como foi sua experiência.
      Abçs

  125. Marco Lambert

    Olá Vinicius, tudo bem?

    Parabéns pela matéria, muito util, ainda mais pq até as companhias se perdem na hora de dar informações sobre onde será feita a imigração.

    Minha dúvida é a seguinte: Farei uma viajem pra Espanha, com escala em Roma, e preciso levar um instrumento musical junto. É um instrumento caro, por volta de U$ 4500,00. Como devo proceder para não correr o risco desse instrumento ser taxado no meu retorno ao Brasil?

    Desde já agradeço.

    • Vinícius Miranda

      Olá Marco,
      Existem três situações:
      1) Você comprou o instrumento no Brasil: nesse caso você deve levar a nota fiscal e apresentá-la para provar que comprou no Brasil e retirá-lo da cota.
      2) Você comprou no exterior em outra viagem e declarou na alfândega: nesse caso você já pagou o imposto excedente e deve levar o comprovante para apresentar em caso de encrencarem.
      3) Você comprou em outra viagem e não declarou: há possibilidade de ser taxado desta vez. Não há o que fazer. É torcer para passar despercebido novamente.
      Abçs

  126. Marco Lambert

    Obrigado pela resposta Vinicius.

    Esse instrumento veio da Holanda, e eu não comprei, na verdade ganhei por ser endorsee da marca. Não sei se os impostos foram pagos, creio eu que sim, pois lá fora geralmente se faz tudo certo né, rsrs… De qualquer forma vou procurar alguns papeis pra ver se foi recolhido alguma coisa na entrada… Q eu me lembre havia uma GARE junto… Só não sei se vou achar rsrsr.

    Aproveitando o assunto… Vc acha q eu terei algum problema pra passar na imigração por estar levando um instrumento?

    Mais uma vez obrigado..

    Abraxxx

    • Vinícius Miranda

      Marco,
      Quando me referi ao pagamento de imposto, quis dizer ao imposto brasileiro relativo ao excedente da cota. O imposto pago lá fora não interfere não.
      Sobre a outra pergunta, não vejo motivo para você ter problema por causa do instrumento musical em si. Mas, dependendo do tamanho, pode chamar atenção.
      Abçs

  127. Bruna Busch

    Boa tarde Vinícius, tudo bem?

    Estou com viagem agendada para a Inglaterra no final de outubro, a turismo. Quando a isso acredito não ter problema, visto que fui no ano passado e ocorreu tudo certo. Vou ficar pelo período de 6 dias, já estou com o hotel reservado e farei um seguro viagem. Estou levando 400 libras em “cash”.
    Minha questão maior é sobre o retorno, onde farei um stopover de um dia em Amsterdã para conhecer um pouco da cidade (chego dia 01/11 pela manhã e volto para o Brasil dia 02/11, também pela manhã). Minha dúvida quanto a isso é se, mesmo sendo um stopover é necessário ter uma reserva em hotel para passar pela imigração. Meu voo de retorno é pela manhã bem cedo e minha ideia é passar a noite no aeroporto. Sem a reserva, é possível que eu não consiga passar pela imigração?

    Agradeço desde já pelo retorno!
    Abraços

  128. Carlos Brito

    Vinícius, Boa tarde

    Nunca viajei para a Europa, já fui pra outros países mas todos pertencentes ao bloco mercosul, portanto não precisei de passaporte. Estou com viajem marcada pra setembro irei a Portugal por oito dias e farei conexão em Madrid. Levarei hospedagem, passagem de volta e uma quantia em torno de 1000 euros além do seguro viagem. Minha pergunta, eu tirei o visto americano porém ainda não consegui viajar pra lá. O visto dos EUA me ajuda de alguma forma na imigração na Europa?

  129. Lais

    Olá,

    Tenho uma duvida em relação a imigração na Europa.
    Estou indo pra India com conexão em Paris, então não preciso desses documentos como segura viagem, hotel ou carta de estadia, ou os 70 euros por dia, já que é apenas uma conexão para outro País que não é na Europa, correto? Ou preciso de algum tipo de documento especifico?
    Grata

    • Vinícius Miranda

      Lais,
      No caso da Índia, você precisa verificar quais documentos são exigidos. Se há necessidade de visto ou outra exigência.
      Esta matéria é especifica para a imigração na Europa.
      Abçs

  130. Thay

    Oi, Vinicius Tudo bem?

    Tenho uma duvida, estou indo para Lisboa em novembro com conexão em Madrid, pelo que entendi passarei pela imigração em Madrid e não em Lisboa, certo?
    Outra duvida, em Lisboa posso pegar um voo para passar uns dias em Paris? Tenho reserva de hotel em lisboa, mas estou em duvida em relação aos procedimentos para pegar um voo para Paris, se vou passar pela imigração novamente ?

  131. VANDERLUCIA NUNES PEDROSA

    Boa tarde…

    Em Janeiro eu e meus dois filhos de 4 e 6 anos estaremos indo para DUBLIN IRLANDA , minha irma mora la e esterei indo para seu casamento, ficaremos so 1 mes .
    Faremos conexao em Frankfurt , no passaporte dos meus filhos ja conta a autorizaçao do pai para viajar somente comigo, o noivo da minha irma que é irlandes ira me enviar a carta convite. O que mais devo levar para nao passar perrengue ?? e no caso onde será a imigraçao ?? to achando o seguro muitoooo caro ,ta saindo o preço de outa passagem. obrigada

    • Vinícius Miranda

      Olá Vanderlucia,
      As recomendações são essas que destacamos na matéria e nos comentários acima. O preenchimento de todas elas não é garantia de entrada. Assim como você pode ser barrada se não apresentar alguma exigência do fiscal. Impossível saber!!
      Se você achar que o seguro é caro e vale a pena correr o risco, é algo totalmente pessoal.
      Muita gente faz o seguro e ele acaba não sendo exigido, mas não se pode garantir que determinado fiscal não vai exigi-lo entende.
      Nós do blog sempre recomendamos que se faça o seguro, porque ele é considerado obrigatório.
      O investimento de uma viagem é tão grande que, não acho prudente correr um risco.
      Sobre a conexão, a Irlanda não faz parte do Tratado Schengen, então a imigração será feito em Dublin.
      Abçs e boa sorte!!

  132. Tânia Gonçalves

    Olá estou indo para Lisboa em novembro ficar na casa de uma amiga, mas já morei la em 2008 e voltei para o Brasil em 2012 com residência portuguesa, mas estou com medo de ser deportada, seria melhor eu fazer imigração em outro país? Vou levar 1000 euros e dois cartões de crédito, será que posso levar duas malas?

    • Vinícius Miranda

      Tânia,
      Se tiver passagem de volta, seguro, hospedagem etc, e se sua última visita tiver sido regular, não vejo maiores problemas.
      Sobre as malas, também não.
      Quanto ao dinheiro, depende de quanto tempo você vai ficar.

  133. Samuel Gomes Martins

    Parabéns Vinicius, gostei muito do texto! Vou fazer minha primeira viagem em dezembro! Para Dublin, com conexão em Frankfurt! Passagem, seguro, passaporte, tudo ok! só estou aguardando a carta convite da minha amiga que vive lá ( brasileira ). Gostaria de saber se, com 700 euros, ,mais um limite de 2.500 no crédito, nessas condições, devo ter problemas na imigração, já que vou ficar apenas 30 dias, e não vou ter tantos gasto assim! Fico muito agradecido se puder opinar sobre isso, pois vai ser a viagem dos meu sonhos, e tenho receio de não ter sucesso! Abraços!

  134. Italo Andrei C N Moreira

    Bom dia Vinicius, estou indo para Europa no final do ano, fazer um Mochilao. e li alguns comentarios que na imigração se é necessário especialmente o comprovante de hospedagem da primeira noite, e como eu praticamente irei ficar de couchsurfing, só tenho a hospedagem dessa primeira noite. A pergunta. É isso mesmo?

    • Vinícius Miranda

      Olá Italo,
      Não tenho conhecimento sobre o pretejo de couchsurfing. Qualquer resposta que eu venha a dar sobre o assunto, seria superficial e sem certeza.
      Sobre a necessidade de apresentar a reserva, realmente, existe uma orientação nesse sentido, mas nem sempre é exigido. Vai depender do oficial da imigração.
      Tente fazer uma reserva cancelável no Booking para os dias subsequentes e assim que conseguir passar pela imigração, cancele.
      Abçs

  135. Ellen

    Boa Tarde. Sou brasileira. Posso entrar por Portugal e sair pela Espanha?

  136. Milena

    Olá, vou ir para a Itália, mas minha viagem está sendo bancada, quais os procedimentos que devo fazer? É só para ficar alguns dias tipo 5 dias, mas não vou ter a passagem de volta, pois irei para a Turquia depois disso. Ficarei na casa de amigos italianos do meu namorado turco.

  137. Amanda

    Oi, vou para Espanha e tenho conexão em Londres, desta forma gostaria de saber aonde vou passar pela imigração?

  138. oziel souza

    Ola queria tirar uma duvida ja morei em portugal por seis anos ttive visto de trabalho mais o qual venceu ai voltei a tentar entrar no pais de portugal no qual justificaram que eu nao tinta visto valido mim mandaram de volta ao brasil no mesmo voo agoro troquei meu passaporte de origem lisboa entrei em contato com um amigo que reside em espanha que vai mim mandar um carta convite oq vc mim aconcelha fazer desde ja agradeco

    • Vinícius Miranda

      Oziel,
      A nossa experiência na imigração europeia sempre foi entrando como turista, com todos os requisitos preenchidos, para estadia de curto tempo (menos de 90 dias).
      No seu caso, como já residiu por lá e teve uma entrada negada, a situação é mais delicada.
      Aconselho fazer um visto se pretende ficar mais de 90 dias.
      Abçs

  139. Janine

    Olá. Tenho uma dúvida. Em Março de 2017, farei uma viagem a Dublin com conexão em Londres, a escala da conexão em Heathrow é de 3h. Nesse período consigo passar pela imigração (com check-in feito 24h antes pelo aplicativo) e seguir viagem para o próximo embarque sem problemas com o tempo? E outra pergunta, já que precisarei embarcar de um vôo internacional para vôo doméstico, preciso retirar a bagagem e despachá-la de novo?

    • Vinícius Miranda

      Janine,
      Esse tempo costuma ser suficiente sim. A não ser que haja uma movimentação anormal no aeroporto, com muitos atrasos e voos chegando ao mesmo tempo, mas normalmente, quando há esse tipo de situação, as cias esperam os passageiros ou realocam em outros voos.
      Sobre a necessidade de retirada de bagagem na conexão, você deve perguntar no guichê da cia, no momento em que for fazer o despacho de bagagem.
      Abçs

  140. luciana

    Ola boa tarde, estava procurando sobre conexao na holanda e achei seu blog.
    Bom, estou planejando viajar ano que vem para alemanha, visitar um amigo que esta morando proximo a hamburgo. bom, tudo o que voce escreveu eu vou ter certinho como dinheiro (nao vou levar cartao pois nao tenho um bom limite), carta convite, seguro viagem, passagem de volta, meu unico medo é quando perguntarem o que faço no brasil, eu trabalho de freela com eventos (mas fora de cogitação citar a palavra eventos, pois dizem que nao é bem visto la fora), nao tenho emprego fixo e nem estou estudando no momento. bom, mas meu pai tem empresa aqui, eu poderia dizer que trabalho com ele? ou que sou estagiaria dele?, o que vc me aconselha? e devo levar contrato social da empresa dele como prova?
    aguardo resposta.

    • Vinícius Miranda

      Oi Luciana,
      Qualquer coisa que você fale precisa ser comprovada na hipótese do fiscal solicitar algum documento. Assim, se você disser que trabalha na empresa do seu pai e o oficial pedir para você provar, você terá que apresentar algum documento, como por exemplo um contracheque.
      Veja bem. Não estou dizendo que o fiscal vai exigir que você prove sua alegação, apenas que você precisa estar preparada, documentada para comprovar qualquer das suas alegações caso seja questionado.
      O contrato social só serviria se você fosse sócia. Como prova de que você trabalha na empresa não vejo utilidade alguma.
      Abçs

  141. De

    Olá, boa tarde!Estive em Portugal de maio a agosto desse ano, fiquei por lá 99 dias, portanto passei 9 dias do meu período de turista q poderai ficar.Pretendo voltar em final de novembro novamente,será que esses dias q fiquei a mais pode me prejudicar para voltar?E se tirar um novo passaporte? Fica alguma coisa registrada lá na imigração?

    • Vinícius Miranda

      Denise,
      Com certeza fica registrado no sistema esses 9 dias a mais que você passou, independente de ter novo passaporte.
      A grande questão é se isso será um motivo suficiente para eles barrarem sua entrada novamente. Há risco, claro.
      Abçs

  142. Carol

    Bom dia, estou com uma dúvida.

    Estou ilegal em Portugal, e queria viajar para Madri, sei que o voo é doméstico, mas gostaria de saber o que acontece quando eu chegar ao aeroporto, meu passaporte será visto? Ou vou entrar normalmente e correr o risco de ser deportada somente for abordada na rua por um policial?

    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Carol,
      Mesmo sendo voo doméstico seu passaporte será solicitado. É o seu documento de identificação no exterior.
      E é bastante provável que ele seja conferido pelos agentes do aeroporto.
      Abçs

  143. Cíntia

    Ola,
    Gostei mto do seu blog, parabéns.
    Sou Brasileira mas estou a 5 meses morando na Nova Zelândia, tenho visto de trabalho aqui, mas meu visto é recente pouco mais de 2 meses, estava planejando ir a Portugal em novembro agora, iria para o Brasil visitaria minha família por uns 4 dias depois embarcaria para Porto.Tenho como comprovar recursos financeiros, e no Brasil tenho empresas em meu nome , tenho toda a documentação, a pergunta é por eu estar com visto de trabalho da Nova Zelândia poderia ser um problema pra entrar em Portugal?

  144. Cíntia

    Mesmo com o visto recente de trabalho , tenho direito a 15 dias de folga entre novembro e Dezembro.

  145. Talita

    Olá , Boa noite !
    Tenho uma dúvida
    Já morei na Europa com autorização , só que resolver volta para Brasil
    Agora estou na Europa e já passei dos 90dias , porém minha mãe mora aqui e tem residência fixa , eu tenho correio com meu nome é a minha mãe tem autorizado legal de viver na Europa
    Por ser casada . Bom , com isso tudo ah possibilidade de eu passar 6 meses ao invés de 3 meses ? Desde já , agradeço atenção .

  146. Julia Vieites

    Não sei se ainda está respondendo esse tópico, mas não custa tentar.

    Vou passar 30 dias na Europa em Janeiro. Vou entrar por Paris, passar na imigração lá e seguir para Lyon onde vou estudar por 15 dias, após esses 15 dias sigo para Londres onde passarei na imigração novamente, correto? De Londres eu irei para Frankfurt e seguirei para casa de uma amiga em Gottingen.

    Minha dúvida é: eu precisarei passar na imigração em Frankfurt novamente? Não sei se a carta-convite chegará a tempo.

    Minha outra dúvida é: De Frankfurt eu retorno a Paris, passo alguns dias e retorno ao Rio de Janeiro. Na primeira imigração eles podem me solicitar a carta-convite da Alemanha?

    Abraços!

    • Vinícius Miranda

      Oi Julia:
      1ª pergunta: Sim. Você passará na imigração três vezes (quando chegar em Paris, depois em Londres e também em Frankfurt). Na volta de Frankfurt para Paris, em tese não há imigração, apesar de haver um rigor maior no controle de entrada, por conta do fechamento das fronteiras em decorrência da crise imigratória.

      2ª pergunta: poder, pode, mas não necessariamente. Vai depender de como você irá se sair na entrevista com o oficial da imigração. Como já dissemos aqui, é sempre recomendável ter toda a documentação em mãos para o caso de ser solicitado. Cabe a você tentar explicar que somente terá esse documento depois, ou simplesmente omitir tal informação.

      Abçs

  147. SARA NASCIMENTO

    uma grande Duvida. Em fevereiro fui na Itália e estava com uma carta de hospitalidade. e agora em Novembro irei novamente porem o casal de amigos estão viajando e disseram que estão longe de um consulado… Essa carta de hospitalidade quando eu mostro la em Malpensa eles tem uma copia? porque se não tiver estou pensando em só alterar as datas. mas como dizem que é registrada em cartório eu temo a isso .

  148. Fernanda feio

    Olá , pretendo ir à Alemanha em março de 2017, estou pesquisando por onde compro melhor minha passagem, no caso da imigração, mesmo indo toda certinha , com carta convite para 80 dias , seguro, cartão crédito, dinheiro em mãos, fico mais nervosa lendo essas mensagens postadas kkkk. O que eu faço por onde compro pra fazer conexão ou existe algum vôo direto saindo Brasil para Munique?

  149. Luciene

    Olá Vinícius, adorei o seu blog e os comentários aqui. (Utilidade pública). haha
    Eu pretendo ir em Março pra Itália(Roma) 5 dias, pelo que li aqui, se eu fizer conexão em Portugal, a imigração será feita lá mesmo, correto? Se eu for pela mesma companhia aérea, eu preciso pegar as malas pra ir na imigração ou não? Elas vão direto pra Itália? Posso levar somente dinheiro em espécie? É a minha primeira vez na Europa e to indo sozinha, sem companhia 🙁 por isso to preocupada e nervosa. rs

    • Vinícius Miranda

      Luciene,
      Normalmente as malas são retiradas no destino final. Mas quanto a isso, não se preocupe, pois você será devidamente instruída no momento do check-in.
      Pode levar dinheiro em espécie normalmente.
      Abçs

  150. Mariane

    Olá, em março vou para Paris, ficar com meu namorado( francês) por 3 meses. Tenho apenas a carta-convite e pouco dinheiro. Acha que posso ter algum problema lá?

    • Vinícius Miranda

      Mariane,
      Se você seguir nossas dicas, as chances de conseguir passar são maiores. Claro que tudo depende do oficial que fará a entrevista. Procure agir com naturalidade, responda a verdade e esteja com toda documentação necessária à mão para o caso de ser solicitado.
      Desejamos sorte.
      Abçs

  151. FERNANDO GIRARDI

    Olá Vinícius,

    Estou indo em viagem para Bordeaux na França, e farei escala em Amsterdã, já ouvi relatos de que o aeroporto de lá é enorme, e gostaria de saber se tem alguma experiencia quanto ao processo de imigração em Amsterdã.
    Estou indo com carta convite a um congresso e hotel já reservado com voucher de comprovante.

    Grato

    • Vinícius Miranda

      Fala Fernando!!
      De um modo geral, a imigração na Holanda é uma das mais tranquilas. Mas com essa crise imigratória, não sei como deve estar. De qualquer forma, esteja sempre com a documentação em mãos.
      Realmente o aeroporto é gigante, mas super bem sinalizado. Não dá pra se perder. E os holandeses costumam ser bastante solícitos e certamente ajudarão em caso de dúvida.
      Abraços

  152. Victoria

    Oi Vinicius, boa tarde! Primeiramente parabens pelo blog. Muito bom. (: Em segundo lugar, claro, será que teria como voce me ajudar?

    Vou para Amsterdã em Janeiro, porem, farei conexão em Madrid-Barajas.. Farei a imigração por la? Os docs que devo mostrar sao os de imigração pedidos na Espanha ou na Holanda? Não sairei do aeroporto na Espanha, vou apenas turistar por Amsterdã mesmo.

    Obrigada!

  153. Ana

    Boa tarde Vinicios, gostaria de tirar uma dúvida, sempre viajei e nunca tive problemas, dessa ultima vez meu visto venceu, e eu passei mais tempo na Europa do que deveria, na saída tive problemas com a imigração , me disseram que tenho que ficar 2 anos fora da Europa, e sempre que viajava, simplesmente fazem “cara crachá ” gostaria de saber se alguém já resolveu voltar antes desse prazo e se teve problemas

    • Vinícius Miranda

      Olá Ana,
      Se te disseram que você deve ficar 2 anos sem retornar, sugiro que siga a recomendação.
      Provavelmente eles fizeram alguma anotação nos seus registros.
      Nos últimos tempos, as fronteiras estão fechadas em virtude da crise imigratória e a fiscalização está mais rigorosa.
      Abçs

    • Wendel

      Mas vc teve problemas pra voltar ao Brasil? Tipo, não fizeram perder o voo ou algo do tipo?

  154. Leonardo

    Boa tarde,

    Ja fiquei em Portugal por 3 meses e fui super tranquilo entrar no País. So que estou querendo visitar minha tia que mora na Bélgica queria dicas pois não falo outra linguá e to com um pouco de medo da imigração o que devo fazer.
    obs: Minha tia já tem a cidadania dela.

  155. Yasmin

    Olá , boa tarde!
    Em janeiro eu vou para Alemanha, e desembarco em Schiphol.
    Terei que passar pelo balcão de imigração, ficarei na casa de um amigo no período de 23 dias, já tenho passagem de ida e volta, não pretendo levar mais que 400 euros, não possuo cartão de crédito.Irei fazer um seguro de viagem. O que seria necessário para não ter problemas na passagem pela imigração?

    • Vinícius Miranda

      Yasmin,
      Todas as orientações que listamos na matérias são recomendáveis, além dos comentários com informações e dicas importantes. Só acho que 400 euros para 23 dias é muito pouco.
      Boa sorte
      Abçs

  156. Ivaneide Lacerda

    Oi Vinicius estou querendo ir para Espanha com meu marido e meu filho de 2 anos…quanto tenho que levar em euro eu tenho que fazer o seguro…Obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Ivaneide,
      Normalmente se calcula uma média diária de 60 euros por pessoa.
      O seguro é altamente recomendável, pois muitas pessoas são abarradas por não apresentarem a apólice. Não vale a pena arriscar.
      Abçs

  157. Thayanny

    Olá!
    Estou com uma dúvida. Tenho uma viagem marcada para Londres em janeiro do ano que vem. O voo faz escala em Madrid por 8 horas, e depois segue para Londres. Mesmo estando a tantas horas na Espanha, não passo pela imigração de lá? Só irei passar pela imigração em Londres?
    Obrigada desde já!

  158. André

    Eu estou indo para Irlanda em janeiro para um intercâmbio de 8 meses e o meu voo passa por Amsterdam. Em Amsterdam eu não preciso apresentar nada? Só esperar o meu voo?

  159. Michele

    Estou indo para a Espanha porém minha carta convite não chegou.. queria saber se eu consigo pegar essa carta na imigração quando eu chegar la?
    Obrigada

  160. Wendel

    Faço conexão na Alemanha pra voltar ao Brasil, eles vão verificar se estou ilegal ou como estou saindo eles não se importam?

    • Vinícius Miranda

      Olá Wendel,
      O fato de você estar retornando não quer dizer que eles não se importam. Provavelmente farão alguma anotação nos seus registros ou poderão proibi-lo de retornar dentro de um determinado prazo, como relatou uma leitora em comentário acima. E no futuro quando você quiser voltar, eles podem encrencar com você.

      Att

      • Wendel

        Muito obrigado!!!
        Só queria saber mais uma coisa.
        Eu queria saber se há perigo deles fazerem eu perder o voo ou atrasar?

  161. Erisson

    Tenho uma dúvida… Se eu entrar na Europa por Amsterdam, a minha saída (imigração) deverá ser por Amsterdam também ou eu posso sair por Paris, por exemplo?

  162. Claudia

    Nao concordo que a imigraçao na Espanha seja a mais encrenqueira. Pode ser a mais exigente, o que é bem diferente. Lei é lei, e deve ser cumprida. Encrencar é outra coisa, é cismar com coisas que nao existem ou que nao tem lógica. Eu passei por Barajas e foi tranquilo, nao me pediram absolutamente nada. Simpatia, entretanto, nao há, mas isso é o que menos importa. Nao tive o prazer de conhecer, em todos os países que visitei na Europa, sequer um agente da imigraçao com essa qualidade.

  163. Bruna

    Olá!
    Irei a Europa agora em Fevereiro com meu namorado. A princípio seria através da carta convite enviada pelo primo dele, mas após ler algumas coisas fiquei receiosa e também ele já enviou carta convite para duas pessoas que estão lá ilegalmente.
    Acredito que na imigração eles tenham essa informação.
    E agora eu quero reservar um hotel. Porém, minha passagem de ida e volta é por Lisboa, mas só ficarei em Lisboa 3 dias na chegada e dois na saída o resto dos dias ficareiro viajando.
    O fato da passagem estar marcada para Lisboa implica que minha reserva de hotel tenha que ser somente lá durante os 20 dias?
    E no caso dos outros lugares que irei eu tenho passagem comprada eu devo falar na imigração que os outros dias estarei em outros países e apresentar as passagens ?

    Obrigada.

    • Vinícius Miranda

      Olá Bruna,
      A entrada é em Lisboa, mas você não será obrigada a ficar só em Portugal. Se você vai passar por outros países e tem como comprovar as reservas, não vejo nenhum problema.

  164. Fernando

    Bom dia tenho uma dúvida. Entrei na Itália e me deram o carimbo pra 90 dias no meu passaporte. Minha esposa está fazendo a cidadania italiana dela. A dúvida é: se a cidadania não ficar pronta em 90 dias, eu estarei ilegal aqui. Aí surgiu a ideia de irmos até Londres ficar 4 dias e depois irmos a Portugal visitar uns amigos. Depois voltar a Italia quando o processo for finalizado será que eles carimbariam meu passaporte de novo pra mim ganhar mais 90 dias aqui e o prazo que precisamos grato a atenção .

    • Vinícius Miranda

      Excelente pergunta Fernando!!
      Vamos lá!
      Esse período de 90 dias sem visto só pode ser renovado após 180 dias ou seja, durante 6 meses você pode permanecer no Espaço Schengen por até 90 dias sem o visto. Para retornar, tem que esperar o término desse prazo. Portanto, não dá pra você ir pra Londres, ficar 4 dias e depois ir para Portugal, porque Itália e Portugal contam igual para esse tempo.
      O que você pode fazer, mas aí já é um procedimento mais difícil, é tentar pedir a prorrogação desse período de 90 dias que deve ser exclusivo para um país específico, no seu caso, Itália. Mas é preciso fazer com antecedência, sendo necessário preencher alguns requisitos porque é demorado. Procure mais informações no site da embaixada da Itália.
      Abçs

  165. GISA

    Boa noite ! Estou indo à Roma em março/2017, irei com meu namorado, ficaremos 12 dias… temos a reserva do hotel, seguro saúde e passagens ida e volta (tudo comprado por uma agência de viagens), porém, meu namorado é autônomo e eu professora, todas as reservas estão em meu nome é estaremos levando 1500 euros em espécie e apenas 1 cartão de crédito com limite de 2000,00. Acha que teremos grandes problemas pela situação profissional dele? Temos chance de passarmos juntos no balcão da imigração? Já que tudo está em meu nome. Obrigada pela atenção

  166. Alexandre Moreti

    Vim passar 2 meses em Londres. Ouvi boatos de que a imigração inglesa era a mais pesada, por isso quando desci do avião já saí tremendo a base. Quando cheguei na imigração de Heathrow, eu estava portando carta convite, passagem de volta e um documento da faculdade informando que eu estava de férias (tudo em inglês). Quando cheguei no balcão, o agente me fez três perguntas: qual a minha idade, quanto tempo eu ia ficar no Reino Unido e quem era a pessoa da carta. Ele me fez essas perguntas duas vezes e eu respondi com tranquilidade. Ele não me pediu pra ver dinheiro, cartões e nem seguro. Logo ele carimbou meu passaporte e me deu as boas vindas. Fiquei no máximo 5 minutos no balcão da imigração, mas olha, dá aquele frio na barriga.

  167. Regina

    Boa noite vinicius!
    Vou p Espanha e passar pela imigraçao em Lisboa e minha carta convite esta com data diferente do meu voo, eu retorno dia 18/02 e na carta esta 28/02, sabe se terei algum problema ? Ja tenho seguro saude, 1000 euros, e meus documento das férias. É comum colocarem uma data antes e após a data do voo, caso haja algum imprevisto?

  168. marcos

    olá tudo bem,.
    queria tirar uma duvida, estou indo para Portugal agora em agosto de 2017 e meu voo vai fazer conexão em Madri, terei que passar pela migração em Madri!
    depois já estando em Portugal eu quero ir para paris de trem, quando chegar em paris terei que provar novamente alguma coisa? ou isso é só quando passa na migração a primeira vez?estou indo juntamente com meu marido, cartões de créditos são validos como renda ou tem que levar o dinheiro , obrigatoriamente ou só cartão se eu tiver limites? mesmo sendo casado é preciso comprovar a renda individualmente? obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá Marcos,
      O trecho de trem até Paris não tem imigração, pois a França faz parte do Espaço Schengen, assim como Portugal e Espanha.
      O limite do cartão de crédito serve como comprovação de renda. Você pode levar, por exemplo, uma fatura do cartão onde conste a indicação do limite. Eu sugiro que leve alguma quantidade em dinheiro, caso ocorra algum imprevisto, como por exemplo, o cartão não estar autorizado, ou mesmo algum estabelecimento que não aceite cartão (isso já aconteceu comigo).
      Não há necessidade de cada um possuir um cartão com limite individualizado. Desde que um cartão tenha limite suficiente para os dois, não há problema.
      Abçs!

  169. Isis

    Olá! Excelente site!
    Tenho uma dúvida… Vou fazer Genebra-Lisboa(conexão)-Brasil…..
    A conexão em Lisboa é só de 2:30… É o suficiente?
    Obrigada!

    • Vinícius Miranda

      Olá Isis
      Para os trâmites de imigração e embarque é suficiente sim. Se pretende sair do aeroporto para dar umas voltas pela cidade, recomendo no mínimo 7 horas de intervalo.
      Abçs

  170. Winicius Miranda

    Engraçado que somos Xarás até no sobrenome. Eu estive na Europa em Novembro/2016 e estou voltando agora em Março somente em Amsterdam, pois gostei muito. Mas dessa vez vou ficar na casa de um amigo. Será que podem fazer muitas perguntas por causa disso, mesmo eu tendo a carta convite? (Meu amigo é Brasileiro, com cidadania Holandesa)

  171. Francisco

    Olá boa tarde.

    Estou indo em abril a Holanda visitar uma grande amiga, passarei 10 dias e estarei com carta convite que será feita na prefeitura de lá essa semana e me enviado. Já fiz seguro internacional de 50mil e estou levando somente 1500euros em espécie. Será que terei problemas com a imigração?

  172. Rosana Sousa

    Boa noite,
    Estou indo para Portugal agora em Março. Sou portuguesa e casada com um brasileiro, gostaria de saber se eu o acompanho pela fila de imigração ou tenho que ir pela fila de nacionais? E ele terá que entrar como turista ou pode falar para o agente que é casado com uma portuguesa? E será que ele terá problemas na imigração? Já temos todos os documentos, passagem de ida e volta (para ele e só ida para mim), seguro viagem, dinheiro, carta convite, passaporte com validade… Você sabe se ainda está dificil de entrar em Portugal, e por ele ser novo (18 anos) não vão fazer muitas perguntas?
    Estou bem nervosa quanto a imigração, não quero que ele tenha problemas para entrar.
    Obrigada pela atenção.

    • Vinícius Miranda

      Rosana,
      Não tenho certeza sobre sua pergunta mas acredito que ele não deva poder entrar na fila dos nacionais. A solução será ele entrar sozinho ou você entrar com ele na fila comum. Sugiro que tire esta dúvida com os comissários de bordo ou fiscais da imigração antes de entrarem na fila.
      Abçs

  173. João Vítor

    Olá, tudo bem?
    Irei estudar em uma Universidade Portuguesa, fiquei com algumas dúvidas, poderia me ajudar? Estou ciente do visto (Estada Temporária para Estudante), mas se eu comprar uma passagem que a imigração será em Frankfurt e não em Lisboa, interfere alguma coisa? Como ficarei 2 semestres, não terei comprado a passagem de volta, até por que não sei quando acabará as aulas, isso influencia em algo? Sabe me dizer quais documentos a mais tenho que levar?
    Muito Obrigado.

    • Vinícius Miranda

      Olá João,
      Você só vai explicar pra onde vai e quanto tempo vai ficar se for perguntado.
      A rigor, não há qualquer problema em entrar por outro país que não Portugal, afinal eles fazem parte da União Europeia.
      Esteja preparado para apresentar toda documentação de matrícula na universidade, visto, endereço de hospedagem ou reserva de hotel, além do seguro viagem, caso seja solicitado pelo agente da imigração.
      Abçs

  174. Felipe Jose Alves

    Olá,

    Vou à Roma em Outubro_2017 e gostaria de saber qual é o valor minimo em Euros que devo levar pra lá, por dia. Pesquisei em diversos lugares porém as informações mudam consideravelmente de uma fonte para outra.

    Fico grato desde já.

  175. Silvana

    Olá Vinícius!
    Tenho uma viagem para a Europa do dia 28/05/17 a 10/06/17. Devo fazer uma conexão de 2 horas em Madrid e seguir para Barcelona, na mesma cia aérea. Minha dúvida é: passarei na imigração em Madrid ou Barcelona? Fico 5 dias na Espanha e depois vou para Portugal de ônibus. Devo informar isso na imigração? Tenho toda a documentação necessária.
    Obrigada
    Silvana

  176. Daiany Nascimento

    Oi Vinícius,

    Depois de tantos relatos, e por ser a primeira viagem para Europa, fiquei com muita duvida na escolha de qual imigração enfrentar.
    Pretendo viajar nos próximos meses, e visitar, Espanha, França e Itália (pensei em fazer exatamente nesta sequência). Qual é o país com imigração mais amigável?
    Mais uma dúvida, em relação à quantia de Euros exigida para poder adentrar os países, é necessário comprovar apenas no momento imigração, ou a cada país visitado?

    Obrigada, pelos esclarecimentos!

  177. Kiell Júnior

    Oláh, Boa tarde! Estou montando minha primeira viagem internacional.
    Pretendo ir a Europa setembro desse ano.
    Porém não sou fluente em nenhum outro idioma, quero apenas conhecer, tirar fotos e voltar para casa.
    Sou funcionário público e começarei por Londres depois sigo para Pari