Echo Caves: Cavernas da Rota Panorâmica na África do Sul

As Echo Caves são enormes cavernas na África do Sul, localizadas na região conhecida como Rota Panorâmica. Veja como foi a nossa visita ao local e tire todas as suas dúvidas.

Caminhando pelas Echo Caves na África do Sul

Caminhando pelas Echo Caves na África do Sul

Já imaginou explorar cavernas repletas de história e curiosidades? As Echo Caves ficam na África do Sul e costumam ser visitadas por turistas que fazem a famosa Rota Panorâmica.

Na verdade existem duas opções de cavernas nessa região, que podem ser incluídas num roteiro pela Rota Panorâmica. A primeira opção, mais ao sul, são as Sudwala Caves. Já ao norte na rota, ficam as Echo Caves.

Para otimizar nosso roteiro, visitamos apenas as Echo Caves e num dia diferente. Depois de fazer a Rota Panorâmica seguimos direto para o Kruger. Lá ficamos hospedados 2 noites no Kapama Southern Camp. Só então, durante nosso retorno pela estrada, paramos para conhecer as cavernas.

Onde Ficam as Echo Caves

As cavernas Echo ficam na África do Sul, cerca de 400 quilômetros de Johanesburgo. Embora fique a quase 5 horas de carro da principal cidade do país, o local está a pouco mais de 1 hora de Hoedspruit, na região do Kruger.

Faz sentido uma visita às Echo Caves para quem pretende dirigir na África do Sul e tem interesse na Rota Panorâmica já que as cavernas ficam alguns minutos ao norte do final da rota.

No mapa a cima você pode conferir a localização exata das cavernas e dos principais pontos da rota. Para cadastrar o lugar em seu GPS, use as coordenadas -24.56197, 30.60336.

Onde se Hospedar na Região

Encontre as melhores opções de hospedagem nas cidades de Graskop, Hoedspruit, Sabie e Nelspruit. Clicando nos links você acessa a uma lista selecionada de hotéis e pousadas com boas avaliações e ótimo custo benefício.

Como Funciona a Visita?

Após deixar seu veículo no estacionamento gratuito, basta entrar na propriedade e seguir as placas indicativas. O local é bem arborizado, diferente do cenário que vínhamos vendo pela estrada.

Caminho para a Recepção das Echo Caves

Caminho para a Recepção das Echo Caves

Será cobrada uma tarifa de 60 rands por pessoa (valores de 2019) e em seguida um guia local será chamado para fazer o tour. O trabalho dos guias é voluntário, mas ao final eles pedem uma colaboração. É opcional, mas você acabará colaborando pela forma como é feita a abordagem. Mais pra frente eu explico melhor.

O horário de funcionamento é das 08:30 até às 16:30. Apenas grupos grandes precisam marcar com antecedência, do contrário é só chegar para ser atendido. O site oficial é bem ruim e desatualizado, mas pode conter informações adicionais.

Escada de acesso a entrada da Caverna

Escada de acesso a entrada da Caverna

Após aguardar a chegada da nossa guia, caminhamos até a entrada da caverna. Eramos só eu, a Jaque e a guia, ou seja, fizemos um tour exclusivo. Passamos novamente pelo estacionamento e seguimos por uma subida relativamente íngreme.

Depois de vários degraus, finalmente chegamos na entrada das Echo Caves. Ou, pelo menos, era isso que pensávamos.

Tour Guiado pelas Echo Caves

A entrada já é bem interessante. Descemos por uma escada que seguia pela fenda entre duas pedras enormes até o portão de entrada. Nossa guia abriu o cadeado e liberou nossa entrada.

Nossa primeira impressão foi ótima, a caverna é enorme. Vários pontos de luz estão espalhados por todo o trajeto o que possibilita aproveitar ao máximo todos os detalhes dessa experiência.

Escadas de entrada da Madonna Cave

Escadas de entrada da Madonna Cave

Depois de algumas fotos e vídeos, a guia contou sobre o local e só então descobrimos que ainda não estávamos nas Echo Caves. O complexo é composto de várias cavernas interligadas, quase que um labirinto. Aquela era a Madonna Cave, nome dado por conta de uma parte da caverna lembrar a imagem de Maria.

Descemos as escadas e começamos a caminhar pelo interior da caverna. A guia nos contou vários detalhes históricos, seja das formações rochosas ou da história do local.

Dolomite Rock

Uma das coisas mais interessantes foi a respeito da Dolomite Rock a rocha principal da caverna.

Dolomite Rock crescendo com o tempo

Dolomite Rock crescendo com o tempo

Toda a estrutura é basicamente composta por uma grande pedra, e em alguns pontos a rocha está em expansão. Conseguimos ver as partes mais antigas e mais recentes da pedra. Eu nem sabia que pedra crescia, será verdade isso?

O tour em si leva cerca de 45 minutos. As cavernas são enormes e se anda bastante lá por dentro. O visual interno é muito legal. Pode reservar cerca de 1 hora do seu roteiro, considerando todo o tempo gasto.

Alguns trechos são mais estreitos e outros mais baixos. É preciso andar com atenção mas não é um trajeto difícil. É longo e com muitas escadas, então é bom estar com o preparo físico em dia.

Finalmente entramos na Echo Cave. É possível ver o local que foi aberto para unir as duas cavernas.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

» Tire todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro na África do Sul neste artigo.

Homens das Cavernas

Em séculos passados a caverna serviu de moradia para tribos locais e muitas históricas à respeito foram contadas pela guia.

Diferentes sons ao bater na rocha

Diferentes sons ao bater na rocha

Um momento interessante foi quando encontramos novamente uma parte da Dolomite Rock, a pedra principal da caverna. Nossa guia mostrou como os locais produziam som batendo em diferentes partes dessa pedra, e como o som se espalhava por toda a caverna. Funcionada como uma forma de comunicação entre eles, seja para avisar que a comida estava pronta ou que estavam sendo atacados por uma tribo inimiga.

Foi interessante ver como eles se organizavam dentro da caverna. Em uma determinada parte que estava com o teto todo preto, funcionava uma espécie de cozinha. Em um outro local, mais afastado, ficavam os mortos. Claro que todos os ossos já foram removidos e estão atualmente em um museu. Vimos também a área onde a tribo dormia e alguns utensílios e ferramentas usadas na época.

O que você mais vai encontrar por lá são pedras comparadas a animais. Uma parece com a cabeça de uma cobra, já outra com uma perna de girafa. São várias comparações como estas e algumas de fato mostram uma boa semelhança. Me pergunto se de fato todas essas rochas ficaram com essa formação de forma natural.

Não da para falar dessa experiência sem citar as estalactites e estalagmites. As cavernas são muito úmidas e é justamente essa goteira bem lenta e constante que formam essas verdadeiras obras de arte. Você encontrará várias pelo caminho, inclusive alguns lugares onde elas se uniram, formando uma espécie de pilastra.

Vendo as Estalactites das Echo Caves

Vendo as Estalactites das Echo Caves

Estalactites das Echo Caves no detalhe

Estalactites das Echo Caves no detalhe

Na parte final, novamente muitas escadas, dessa vez para subir. Ao sair da caverna eu já estava bem ofegante, mas valeu muito a pena.

Gorjeta do Tour Guiado

Assim que você sai da caverna, nossa guia começou a falar sobre o trabalho voluntário que faz. Fala daqui, mostra um panfleto dali, até que deu um caderninho para cada um de nós e pediu para avaliar o tour.

Nos cadernos estavam registrados a avaliação de outros visitantes e valores pagos aos guias. Sinceramente eu não sei se de fato nossa guia recebeu aqueles valores que ali estavam anotados. Na minha opinião, acho que era algo preparado já para induzir um valor de contribuição.

Eu acho super justo colaborar com o trabalho do guia. No final das contas a gente já estava ali há cerca de 1 hora. Percorremos todo o trajeto juntos, subimos e descemos escadas, sem falar nas informações.

A parte que eu não gostei muito é que nada disso é explicado antes. O visitante se vê surpreendido por uma "cobrança" na hora de ir embora, e ainda com sugestões de valor. Quando se paga pela entrada apenas é informado que uma pessoa virá para nos acompanhar, como se já fizesse parte do pacote.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

» Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem na África do Sul neste artigo. É obrigatório? Qual o plano escolher?

Quanto Dar de Gorjeta?

Bom, no meu caderninho tinha logo um pagamento de 200 rands. No da Jaque, haviam alguns pagamentos registrados mas sempre com valores parecidos. Achamos que 200 rands por pessoa era um valor muito elevado, lembrando que o custo para entrada na caverna já havia sido pago, 60 rands por pessoa.

Guia mostrando utensílios das Echo Caves

Guia mostrando utensílios das Echo Caves

Acabamos pagando 100 rands por pessoa para a guia, totalizando um valor de 200 rands. Anotamos o valor no caderninho, colocamos nossa avaliação e entregamos o pagamento. Ela pareceu ter ficado satisfeita, embora não tenha demonstrado muito seus sentimentos.

No final, o nosso tour exclusivo de quase 1 hora para 2 pessoas ficou em 320 rands. Esse é um valor bom pensando na realidade da África do Sul. E para nós acho que foi justo também, equivaleu na época a cerca de 95 reais.

A verdade é que seria muito melhor cobrar logo 150 ou 200 rands por pessoa de entrada e não ter esse custo extra. Mas enfim, cada lugar com os seus costumes. Se você já vai sabendo como funciona já se programa para a despesa que terá. Por isso que a gente vai primeiro e deixa todas as dicas aqui pra vocês.

Vale a Pena Conhecer as Echo Caves?

Você não vai sair de Joanesburgo, dirigir 5 horas, só pra conhecer as Echo Caves e voltar. Claro, a visita vale muito a pena para quem já pretende visitar a região.

As cavernas são perfeitas para serem incluídas no final da Rota Panorâmica. E mesmo quem não pretende fazer a rota, mas ficará hospedado na cidade de Hoedspruit em busca de um safari na África do Sul, pode valer a pena uma visita.

Eu gostei muito dessa experiência. Sempre tive vontade de conhecer e explorar cavernas e essas são incríveis. Muita história e um belo visual. Recomendo.

E você, já visitou as Echo Caves ou alguma outra caverna da África do Sul? Deixe o seu comentário e conte como foi sua experiência.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A AmericaChip oferece plano com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. Você escolhe a quantidade exata de dias da sua viagem, recebe o chip antecipadamente em sua casa e já chega no destino com tudo funcionando. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados