Esqui ou Snowboard? Qual Escolher em Sua Primeira Vez na Neve

Esse é o grande dilema de quem vai a uma estação de esqui pela primeira vez. Qual escolher, esqui ou snowboard? Veja como minha experiencia pode te ajudar a decidir pelo esporte mais adequado.

Snowboard e Esqui no Valle Nevado

Snowboard e Esqui no Valle Nevado

Não sou nenhum especialista, na verdade nem tenho muita experiência no assunto. Acabo de voltar da minha primeira viagem para um destino de neve, o Valle Nevado, no Chile, e passei exatamente por esse mesmo dilema, escolher entre o esqui ou snowboard.

Infelizmente não tenho uma resposta definitiva e nem uma receita infalível para te ajudar a decidir, mas vou tentar contar um pouco da minha experiência para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Snowboard

Eu escolhi o snowboard porque, como eu andava de skate quando era criança, imaginei que teria mais facilidade. Veja bem, eu me equilibrava direitinho em cima de um skate, assim como também andei de patins, bicicleta, etc. Eu não fazia manobras de skate, nem nada muito avançado.

Meu critério de escolha se revelou totalmente furado. A não ser que você realmente seja praticante de skate, surf ou outros esportes que exigem se equilibrar numa prancha, isso não vai fazer muita diferença num primeiro momento.

Andando de Snowboard no Valle Nevado

Andando de Snowboard no Valle Nevado

A dificuldade do snowboard é que, diferente do skate ou surf, os seus pés ficam presos na prancha. E mais, você não tem mobilidade na articulação do tornozelo para te ajudar no equilíbrio, já que a bota te deixa preso até a canela. Na verdade o equilíbrio fica do joelho pra cima e isso é um grande dificultador no início.

Num segundo momento, quando você já aprendeu a técnica e consegue um mínimo de equilíbrio e direção, aí sim ter uma boa base de um desses outros esportes de prancha pode te ajudar a evoluir mais rápido. Sendo um iniciante, talvez você nem chegue nesse ponto, dependendo de quantos dias você pretende se dedicar ao esporte.

No final das contas eu não me arrependi de escolher o snowboard, ao contrário, adorei a experiência e acho até que tive um desempenho acima da média. Tomaria a mesma decisão se pudesse voltar no tempo. Acho que acaba sendo a escolha dos mais radicais, mais ousados, aqueles que costumam levar mais jeito para esse tipo de atividade.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Esqui

A falta da articulação do tornozelo também dificulta o equilíbrio no caso do esqui, a grande diferença nesse ponto são os pés que ficam soltos, independentes, facilitando o equilíbrio principalmente no início.

Grupo Aprendendo a Esquiar

Grupo Aprendendo a Esquiar

Considerando tudo que observei e as conversas que tive com pessoas mais experientes nessa temporada no Valle Nevado, poderia dizer que o esqui é mais fácil.

O primeiro motivo é que o equipamento de esqui inclui aqueles bastões (hastes, varetas, bengalas) que ajudam não apenas no equilíbrio, mas também no deslocamento quando se está numa área plana. No snowborad você fica com os pés presos e precisa dar pulinhos, impulsos ou então soltar a bota da prancha e caminhar.

Outro ponto é o fato que já mencionei de ficar com os pés soltos, livres um do outro. Isso ajuda muito no equilíbrio, permite que você movimente as pernas de forma independente, reduzindo a quantidade de tombos.

Sim, se você nunca esquiou certamente vai cair algumas vezes, provavelmente muitas. A neve é um terreno não tão cruel nesse ponto, mas a repetição dos tombos pode te deixar com o corpo bem dolorido. Faz parte do aprendizado e no final vale muito a pena.

Não vou tentar te ensinar a esquiar, seria muita pretensão, mas vou te dar um conselho. Faça pelo menos uma aula, independente de escolher esqui ou snowboard. Mesmo que você leve jeito para esportes, que é o meu caso, é importante aprender a técnica para esquiar. Só assim você poderá evoluir e de fato aprender, sem correr grandes riscos.

Espero que, entendendo um pouco mais sobre essas características e diferenças, você se sinta mais seguro para escolher entre as duas opções. Se você é daquelas pessoas atrapalhadas, que não leva muito jeito para esportes, escolha certa é o esqui. Já as pessoas mais habilidosas e ousadas, o snowboard pode ser a opção mais recomendada.

Conta pra gente como foi a sua experiência.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem internacional e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, bora viajar!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

8 Comentários
  1. Ayllana Tavares

    Pretendo ir ao Chile com meu esposo, no final de agosto ou início de setembro. Poderiam indicar um receptivo que ofereça os passeios e tour? Gostaríamos de saber qual o melhor lugar para se hospedar…
    Desde já, agradeço.

    • Rafael Miranda

      Olá Ayllana.
      Em Santiago recomendamos a Destino Chile, uma empresa brasileira especializada em receber os turistas vindos do Brasil, com preços muito competitivos. Clicando neste link você poderá solicitar um orçamento para os principais passeios e terá um atendimento diferenciado.
      Neste outro artigo, você encontra dicas de hospedagem em Santiago.
      Espero ter ajudado.

  2. Jucléssia Mota

    Boa tarde, Rafael!

    Primeiramente, parabéns pelo post. Tá bem legal e me ajudou de cara na escolha entre snowboard e esqui, rsrs.

    Estarei no Chile com meu esposo nos dias 10 à 16 de Setembro e gostaria de saber, qual outro lugar beeem legal pra conhecer, além das pistas de esqui e tal.

    Outra dúvida que tenho, ficarei em Providência, Santiago, você acha que compensa eu alugar carro pra conhecer Valparaiso e Vinã del Mar? É melhor ir com uma empresa de turismo? Ou dá pra irmos só com transporte público?

    Ganhei o cartão para andar de metrô.

    Att,

    Jucléssia Mota

    • Rafael Miranda

      Olá Jucléssia.
      A primeira dica que eu te dou é ficar ligada no nosso Instagram pois em julho deste ano estaremos viajando pelo Chile e Santiago será nosso primeiro destino. Iremos transmitir tudo em tempo real pelos stories, e você poderá pegar muitas dicas fresquinhas.
      Tem muita coisa legal para fazer em Santiago, ou em regiões próximas. A cidade em si da pra conhecer bem com o transporte público, mas o passeios mais distantes eu recomendaria fazer com uma agência. Alugar um carro é também uma opção, mas além do custo, exige algumas preocupações e cuidados.
      Nós, por exemplo, faremos o passeio a Cajón del Maipo para conhecer a Embalse El Yeso com a agência brasileira chamada Destino Chile. Além desse passeio eles fazem também Viña del Mar e Valparaíso, entre muitos outros. Vale a pena solicitar um orçamento pois os preços são bem competitivos.
      Espero ter ajudado.

  3. @bezerra

    Valeu pelas dicas

  4. enia

    Ando de skate longboard na ladeira (freeride). Com 2 horas de aula acha que dá pra aproveitar o snowboard , em 1 dia?

    • Rafael Miranda

      Olá Enia.
      Eu acho que sim. Se você tem um bom equilíbrio e conhecimento corporal certamente vai pegar o jeito rápido. A atividade que você já pratica vai ajudar bastante.
      A minha dica é ir de mente aberta, não tentando fazer o que você sabe e sim aprender o novo esporte. Porque algumas coisas no equilíbrio funcionam diferente. E tem a questão dos pés que ficam presos, que também dificulta no começo.
      Mas certamente eu indicaria o snowboard para o seu caso.
      Espero ter ajudado.

  5. Carlos Henrique

    No mau caso, tenho uma pequena experiência em esqui aquático e wakeboard. Acredita que a experiência do wakeboard possa ajudar, já que os pés são fixos também? Obrigado.

Totos os direitos reservados