EuroTrip – Roteiro de 18 Dias pela Europa

Confira o roteiro da nossa viagem de 18 dias pela Europa e algumas dicas de planejamento. Visitamos várias cidades como Paris, Munique, Praga, Berlim, Amsterdam e Bruxelas.

Munique vista da Torre do Parque Olímpico

Munique vista da Torre do Parque Olímpico

Viajar pela Europa sempre foi um sonho e finalmente conseguimos realizá-lo em outubro de 2017, numa viagem incrível que percorreu 6 cidades super interessantes do velho continente.

Essa aventura começou com um roteiro em Paris, de onde seguimos de trem para a Alemanha. De Munique seguimos para Praga na República Tcheca. O próximo destino foi Berlim de onde partimos para Amsterdam. Antes de encerrar a viagem, ainda passamos um dia em Bruxelas.

» Roteiro da Viagem

Montamos um roteiro circular, com trechos não muito longos, o que nos permitiu viajar de trem. Embora exista a opção de fazer trechos de avião e também de ônibus, consideramos o trem o melhor transporte europeu para trechos de no máximo 6 horas. O ônibus é sempre mais lento e menos confortável, e uma viagem de avião envolve muito mais do que o tempo de voo, exigindo um deslocamento e uma grande antecedência que muitas vezes não compensa quando se calcula o tempo total perdido.

Mapa da EuroTrip: Roteiro da Viagem

Mapa com roteiro da viagem

Nessa viagem utilizamos um passe da Eurail o que nos deu muita flexibilidade e facilidade nos deslocamentos. Mesmo com o passe, é preciso um estudo antecipado e certa organização, mas ainda assim ganha-se muito tempo por não ter que se preocupar com a compra das passagens.

Já está disponível aqui no blog um artigo bem detalhado onde conto nossa experiência nessa viagem de trem utilizando um Eurail Global Pass. Saiba como o passe funciona e tire todas as suas dúvidas, inclusive a respeito de trechos com reservas obrigatórias. Avalia os prós e contra e decida se o passe da Eurail vale a pena para a sua viagem.

Neste artigo a ideia é dar apenas uma visão geral do nosso roteiro de 18 dias na Europa, mostrando a programação básica que fizemos em cada cidade, mas em breve escreveremos artigos específicos de cada destino com todos os detalhes e dicas. Nos acompanhe nas redes sociais para ficar sabendo assim que os novos conteúdos forem publicados.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

» Quer encontrar um seguro viagem barato de verdade? Nesse artigo você conhecerá uma ferramenta que te ajuda a encontrar o seguro ideal para sua viagem pelo menor preço!

Eurotrip: Roteiro Completo

Programação do DiaDormir em
Dia 1Chegada em Paris, conhecer a Torre Eiffel a noite, passeio de barco pelo Rio SenaParis
Dia 2Sainte-Chapelle, Notre-Dame, Museu do Louvre, Galeria LafayetteParis
Dia 3Visita aos parques Walt Disney Studios e Disneyland ParisParis
Dia 4Torre Eiffel, City Tour, Arco do Triunfo, Sacré-Coeur, Pantheon, Tour MontparnasseParis
Dia 5Palácio de Versalhes e trem para MuniqueMunique
Dia 6Visita ao Zugspitze, pico mais alto da AlemanhaMunique
Dia 7Centro histórico da cidade, Marienplatz, Residenz Museum, HofgartenMunique
Dia 8Passeio de bicicleta, Parque Olímpico, Englisher Garten e trem para PragaPraga
Dia 9Praça Venceslau, Torre da Pólvora, Old Town Square, Charles BridgePraga
Dia 10Castelo de Praga, Catedral St. Vitus, Torre Petrin, Dancing HousePraga
Dia 11Trem para Berlim, Checkpoint Charlie, Museu de História Natural, City TourBerlim
Dia 12Palácio de Charlottenburg, Topografia do Terror, Memorial aos Judeus Mortos da Europa, Coluna da Vitória, Portão de BrandemburgoBerlim
Dia 13Visita ao campo de concentração de Sachsenhausen, Memorial do Muro de BerlimBerlim
Dia 14East Side Gallery, Pergamon, Neues, Beliner Dom, Torre de TV, trem para AmsterdãTrem
Dia 15A'DAM Lookout, Dam Square, Anne Frank House, Red Light District, Cruzeiro pelos canaisAmsterdam
Dia 16Letreiro "I Amsterdam", Museu Van Gogh, Heineken Experience, Museu Stedelijk, VondelparkAmsterdam
Dia 17Trem para Bruxelas, Grand Place, Mont des Arts, Museu MOOF, Triumphal ArcBruxelas
Dia 18Atomium, Mini Europe, trem para CDGAvião

Conteúdos Disponíveis

Toda essa viagem pela Europa foi transmitida em tempo real pelo Instagram Stories. Se você ainda não acompanha o blog por lá, entre agora mesmo no @ParaViagemBR e nos siga.

Ao todo foram quase 3 horas de vídeo, somando todos os stories gravados. Estamos editando um vídeo por dia e publicando no nosso Canal do Youtube. Assim podemos compartilhar nossas experiências e dicas com todos os leitores. Entra lá e acompanha nosso Vlog de Viagem - EuroTrip 2017. Aproveita para se inscrever no canal e não perder os próximos vídeos.

Aqui no blog já estão no ar os primeiros artigos da França, com o nosso roteiro de 5 dias em Paris e a nossa experiência de 1 dia visitando 2 parques da Disney da Europa.

Também já está disponível nossa experiência no Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha.

» Planejamento

Nosso objetivo nessa viagem era aproveitar ao máximo o nosso tempo em cada destino, já que a quantidade de dias de permanência em cada cidade ficou relativamente reduzida. Uma dica fundamental para ganhar tempo durante sua viagem é organizá-la com antecedência.

E eu não falo apenas de quantos dias ficar em cada lugar e qual hotel se hospedar. Quando embarcamos já tínhamos nossa programação diária, com horários que pretendíamos ir em cada atração. Também organizamos os horários e tempo de deslocamento dos transportes que seriam necessários utilizar, não só os trens entre as cidades do nosso roteiro, mas também os metrôs, trams e ônibus.

O Google Maps é uma ferramenta importantíssima nessa tarefa, já que permite pesquisar todas as alternativas para ir de um ponto a outro, seja de carro, a pé ou usando o transporte público.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Claro que na hora muita coisa muda e você precisa ajustar sua programação, mas até nesse momento, já ter todo esse conhecimento irá te ajudar a encontrar a melhor solução.

» Arrumação das Malas

A primeira dica é, nunca leve uma mala grande. Na verdade o ideal seria usar uma mala pequena, mas dificilmente você conseguirá levar tudo que precisa. Então a minha sugestão é a seguinte, pegue uma mala média e só leve o que conseguir colocar dentro dela. É possível, mas você precisa ser inteligente e organizado.

Viajando de Trem pela Europa

Viajando de Trem pela Europa

Também não adianta entupir a mala média de coisa, porque ela ficará super pesada e isso vai te atrapalhar muito ao longo da viagem. Capriche nos acessórios e repita roupas sem constrangimento. Em viagens muito longas, considere tirar uma manhã ou tarde para lavar suas roupas.

O problema com as malas grandes e pesadas é que, nesse tipo de viagem onde se usa muito os trens e transporte público em geral, cada viajante fica responsável por sua mala. Tanto nas estações de trem como nas de metrô, você encontrará muitas escadas. Em Paris, por exemplo, algumas linhas de metrô são tão profundas que você chega a precisar subir uns 4 ou 5 lances de escada para voltar a superfície.

Em muitos casos não existe a opção de escada rolante ou elevador, ou então a subida que tem essa facilidade não fica no seu caminho. Na prática o que acontece é que precisamos subir e descer escadas constantemente carregando as malas.

Mesmo com uma mala média, que foi o nosso caso, foi super cansativo. Não consigo imaginar como seria se tivéssemos levado uma mala grande.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem internacional e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, bora viajar!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


9 Comentários
  1. renato

    Boa tarde Rafael!
    Esse roteiro se encaixa perfeitamente aos países que quero conhecer na Europa. Como nunca fui à Europa, fica aquele “medo” de quanto dinheiro levar. Apesar de isso ser muito pessoal, poderia sugerir uma quantia para 18 dias passando por esses países? Meu perfil não é “gastador” mas que também não totalmente “mão de vaca”.
    Muito bacana o blog de vocês!
    valeu

    • Rafael Miranda

      Olá Renato.
      Essa questão de quanto dinheiro levar é bem complicada porque depende muito do perfil de viagem da pessoa.
      A minha dica é colocar tudo numa planilha, desde os gastos com hospedagem, transporte e atrações até uma previsão de despesa com comida.
      A parte da alimentação é justamente a mais complicada, porque você pode comer num fast food e gastar menos de 10 euros como também pode comer num restaurante chique e gastar 100 euros, ou mais (por pessoa, por refeição).
      O ideal é tentar pensar numa média diária, baseado no seu perfil de viajante, e claro, sempre ter uma sobra.
      A minha dica é levar em euros um valor mais apertado, sem tanta sobra, mas ter um cartão internacional habilitado, que seria usado só em caso de necessidade. Isso para não correr o risco de voltar com muita moeda estrangeira.
      Espero ter ajudado.

  2. Sandra

    Esse roteiro também me interessou muito, como sera minha primeira viagem internacional, pretendo organizar antecipadamente, dentro do meu orçamento que não é grande, para não ter surpresas.
    Em media uma viagem tranquila vc acredita que seria o ideal em reais?

    • Rafael Miranda

      Olá Sandra.
      É muito complicado falar em valores, porque a simples escolha de um hotel, ou o restaurante, ou ainda o trecho de trem ou avião, pode afetar bastante o custo total.
      A melhor forma de estimar os gastos é fazendo simulações reais, vendo os preços para as datas da sua viagem.
      Só assim você vai ter uma ideia realista do custo da viagem, e claro, sempre trabalhar com uma margem a mais para imprevistos.

  3. ROSIELLE

    Olá, gostei muito da sua dica, estou indo para Europa dia 14/04 ( Chego por Praga, vou p Munique, dp Amsterdam e Bruxelas e Paris), vc sabe se a empresa goeuro p comprar passagens de trem é confiável?

    • Rafael Miranda

      Olá Rosielle.
      Não conheço essa empresa, não saberia dizer se é confiável.
      Nos nosso deslocamento de trem usamos um passe da EuRail e foi ótimo.
      Boa viagem!

      • Rosielle

        Acessei o site porém não entendi mt bem, vc pode resumir rapidamente como é o processo?
        Obg

        • Rafael Miranda

          Olá Rosielle.
          Neste outro artigo eu compartilhei nossa experiência usando o Global Pass e faço uma avaliação se o passe da EuRail vale a pena.
          Está tudo explicadinho lá, mas havendo alguma dúvida adicional, é só perguntar.
          Espero ter ajudado.

  4. Milka Araújo

    Gostaria de saber valores dessa viagem moro em Portugal e gostaria muito de ir. Somos 3 dois adulto uma criança de 6 anos e um bebé

Totos os direitos reservados