Farellones: Um Parque na Neve Pertinho de Santiago

Visitamos os Parques de Farellones e aproveitamos a neve durante nossa passagem por Santiago do Chile. Veja como foi nossa experiência em família e tire suas dúvidas.

Teleférico em Parques de Farellones

Teleférico em Parques de Farellones

Farellones ou Valle Nevado? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros em Santiago do Chile se fazem quando querem curtir a neve. Mas a verdade é que são dois lugares com focos bem diferentes.

Eu já havia visitado o Valle Nevado antes. Inclusive você pode ver como foi a minha experiência de 4 noites por lá aqui no blog. Dessa vez, viajando com a família, conhecer os Parques de Farellones fazia muito mais sentido.

O povoado de Farellones fica localizado na Cordilheira dos Andes, mas quando as pessoas utilizam esse nome, normalmente estão se referendo ao parque na neve, homônimo, que lá fica localizado.

Como Chegar a Farellones?

Saindo de Santiago no Chile, basta seguir em direção a Cordilheira dos Andes. Quando iniciar a subida da montanha basta contar 40 curvas e você terá chegado após pouco mais de 1 hora. A subida é bem íngreme e as curvas são bem apertadas.

É possível ir com um carro alugado ou fechar um passeio de 1 dia com uma agência. A maioria dos passeios te levam em Farellones e depois no Valle Nevado. Eu acho doideira, não da pra aproveitar nenhum dos dois direito.

Estrada para Farellones

Estrada para Farellones

Preferimos fazer uma programação diferente, subir a cordilheira num carro alugado e nos hospedar no povoado ao lado dos Parques de Farellones. No dia seguinte, teríamos o dia todo para aproveitar o parque, poderíamos dormir mais uma noite e só retornar pela manhã com tranquilidade.

Eu ainda acho essa programação bem interessante, mas no nosso caso, tivemos um grave imprevisto. Para saber mais detalhes leia este artigo que conta como foi nossa subida de carro até Farellones. Ou eu deveria dizer, subida até a curva 11?

Enfim, a experiência de pernoitar no alto da montanha é maravilhosa. Poder ver o nascer e o pôr do sol de lá é algo para guardar na memória para o resto da vida. Como já tinha vivido isso no Valle Nevado, fiz questão de incluir no roteiro dessa viagem. Sei que fica inviável para muitos turistas, então, fazer um bate e volta de 1 dia, acaba sendo a melhor opção.

A agência Destino Chile, que nos atendeu por lá em outros passeios, poderá te oferecer uma cotação sem compromisso para você ter uma ideia de valor do passeio. Aproveito para tirar todas as suas dúvidas.

Parques de Farellones: o que é?

Diferente do Valle Nevado que é uma estação de esqui, a maior em área esquiável do hemisfério sul, Farellones é um parque. Lá você até encontrará uma pista para esquiar, mas o espaço oferece vários atrativos com maior foco em diversão. Teleférico, tirolesa, trenó, esquibunda e tubing (rampas para descer escorregando em boias).

Parques de Farellones visto de cima

Parques de Farellones visto de cima

O parque tem basicamente duas áreas principais. A primeira, na parte mais baixa, é por onde entram os turistas que chegam a Farellones vindo de Santiago. A segunda, na parte alta, tem também uma entrada que permite acesso para quem está hospedado no povoado.

Um teleférico faz a ligação entre essas duas áreas, tendo também um ponto intermediário onde o turista pode descer. Desse local se iniciam atividades como o trenó, e após escorregar pelo trajeto o aventureiro chega a parte baixa do parque.

Nossa Experiência em Farellones

Como já comentei, optamos por passar a noite em Farellones e já acessar o parque de neve logo no dia seguinte, bem cedo. Uma grande vantagem dessa programação é poder acessar as principais atrações ainda sem fila, entrando no parque pela bilheteria superior.

As vans que trazem os turistas de Santiago acabam não chegando tão cedo e costumam entrar no parque pela parte de baixo.

No alto do parque você tem a tirolesa que é bem concorrida e um tubing com várias pistas para se escorregar em boias individuais. Também é desse ponto que se inicia uma das pistas de esqui.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão ou economize 25% no boleto. Utilize o código: CARNAVAL.

O dia que estivemos em Farellones, embora fosse no auge do inverno, o parque não estava com tanta neve. Já faziam algumas semanas que não nevava e o cenário da montanha tinha áreas sem neve. O visual continuava muito bonito, mas essa falta de uma neve de qualidade me pareceu atrapalhar um pouco o funcionamento de algumas atividades.

A primeira rampa para deslizar na boia não estava funcionando. A tirolesa já tinha uma certa fila, e parecia não estar operando por causa do vento. Fomos então para o teleférico.

Teleférico em Farellones

O trajeto do teleférico é mais longo do que eu imaginava, e conforme você vai andando o ângulo de visão vai se abrindo. O vista lá de cima é incrivelmente linda. Ficamos todos encantados.

Casal no teleférico em Farellones

Casal no teleférico em Farellones

Vistas das montanhas em Farellones

Vistas das montanhas em Farellones

No meio do caminho você tem a opção de descer no nível intermediário ou seguir até a parte mais baixa de Farellones. Ainda estávamos reconhecendo o parque e seguimos no teleférico curtindo o visual.

Na parte de baixo do parque decidimos experimentar umas das atrações que mais gostamos.

Tubing para 5 Pessoas

Uma boia enorme permite que até 5 pessoas desçam juntas nesse grande escorrega na neve. Fomos eu, a Jaque e o Dani, nosso filho mais novo, que tinha 4 anos na época.

Mãe e filho no tubing em Farellones

Mãe e filho no tubing em Farellones

O uso de capacete é obrigatório por questões de segurança, mas sinceramente não vi nenhum risco.

Foi bem gostosa a decida, todos nós curtimos, inclusive o Dani. A parte chata é que o turista precisa levar a boia de volta, arrastando-a pela neve. E não é muito leve não, mas foi de boa.

Trenó Individual

Depois de explorarmos um pouco o nível base de Farellones eu e Jaque subimos no teleférico para experimentar o trenó. A atividade começa no nível intermediário e, ao final volta ao primeiro nível.

Novamente é necessário o uso de capacetes, mas nesse caso considerei realmente necessário. Um instrutor faz a atividade junto do grupo e vai dando as instruções.

Grupo descendo de trenó em Farellones

Grupo descendo de trenó em Farellones

Trenó de Farellones no detalhe

Trenó de Farellones no detalhe

Primeiro o instrutor explica como funciona o trenó, que tem até um volante. Depois o grupo desce parte da pista até uma outra área. Novas instruções são dadas e recomendações a respeito da velocidade.

Em um dos trechos da descida é possível chegar a uma velocidade bem alta. Cabe ao turista usar o freio para reduzir o risco, mas a verdade e que muitos do grupo ainda não tinham entendido muito bem como controlar o trenó. Teve gente trombando, caindo, mas nada grave.

Achamos bem divertido. Seria uma coisa que adoraríamos repetir, se o parque não tivesse tão cheio.

Qual a Melhor Época para ir a Farellones?

Bom, se a ideia é brincar na neve você precisa ir no inverno. Cada ano a neve cai em datas diferentes mas podemos dizer que a partir de meados de julho já tem chances do parque estar funcionando. Julho e agosto são os meses mais garantidos e, até meados de setembro, também existe boas chances.

O Valle Nevado fica na mesma estrada de Farellones, algumas curvas mais a frente. Por ficar num ponto bem mais alto, costuma ter mais neve. É o primeiro ponto onde neva e sofre bem menos com o degelo. Já Farellones, por ficar numa altitude inferior, pode passar por alguns momentos de pouca neve.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Entendendo essa lógica, o melhor momento seria após um período onde nevou bastante na montanha. Problema é que não tem como prever. Nós por exemplo fomos em julho e demos azar nesse ponto.

Mas existe uma recomendação que você pode seguir e só depende de você. Evite ir em Farellones nos finais de semana. O parque de segunda a sexta tem a tendência de ficar bem mais vazio e te permite aproveitar muito mais as atividades.

Vale a Pena Esquiar em Farellones?

Se você sabe e quer de esquiar, Farellones não é o melhor lugar para ir. Escolha uma das estações de esqui vizinhas: Valle Nevado, El Colorado ou La Parva.

Se você não sabe esquiar, você pode fazer aulas e tentar a sorte em Farellones. Eu não recomendo. A grande maioria das pessoas não consegue esquiar com desenvoltura depois de 1 hora de aula. Claro que aprender a técnica é fundamental, seja do esqui ou do snowboard, mas é preciso prática.

Pessoas esquiando em Farellones

Pessoas esquiando em Farellones

Eu comecei a pegar o jeito no snowboard depois de um dia inteiro tentando. Fiz a aula e passei o dia na montanha. Foi muito legal, mas como já disse, Farellones não é o lugar ideal se o seu objetivo é esquiar.

E para fazer apenas uma primeira aula sem ficar o dia todo praticando, acaba não fazendo tanto sentido. Acho mais interessante aproveitar o dia nos brinquedos do parque.

Claro que pode ter alguém que já sabe e gosta de esquiar, quase nunca tem essa oportunidade e já vai passar um dia em Farellones com amigos ou família. Enfim, pode valer a pena esquiar por lá já que não tem opção melhor. Entretanto, se você puder escolher, vá para uma estação de esqui se quiser esquiar e para Farellones se quiser brincar na neve.

Agora se a sua dúvida é se experimenta o esqui ou snowboard, da uma olhada nesse artigo onde falo sobre o assunto.

Onde Comer em Farellones?

Em alguns locais do parque existem opções no estilo lanchonete, com comidas rápidas. Se você quer realmente almoçar, existem restaurantes na parte de fora do parque, saindo pelo nível superior.

Chegamos a comer nesse restaurante no dia anterior, assim que chegamos a Farellones. A vista é maravilhosa e a comida estava bem gostosa.

Opções de lanches em Farellones

Opções de lanches em Farellones

Vista do restaurante em Farellones

Vista do restaurante em Farellones

No dia que aproveitamos o parque acabamos não almoçando. Estávamos na enorme fila para pegar o teleférico e retornar ao nível superior. Enquanto aguardávamos o tempo foi fechando, nuvens cinzas super carregadas tomaram o céu e começou a ventar muito.

Se por um lado a descida no teleférico foi uma maravilha, por outro a volta acabou sendo bem desagradável. Muito frio e vento, sem falar no balanço acima do normal. As crianças ficaram bem indispostas.

Acabamos decidindo encerrar nosso dia no parque e retornar para o apartamento alugado, onde improvisamos algo para comer.

Vale a Pena ir a Farellones?

No final, nossa experiência nos Parques de Farellones foi boa, mas tiveram alguns pontos que atrapalharam. O mal tempo antecipou nosso retorno e a falta de neve em alguns pontos também fez a experiência ser inferior ao que poderia ter sido. As filas também nos fizeram perder bastante tempo.

Você pode conferir detalhes de como foi nossa passagem por lá assistindo ao vídeo no Youtube:

Mesmo não conseguindo aproveitar o parque da melhor forma, gostamos da experiência. Curtimos as atividades que fizemos e o cenário belíssimo da montanha. Sem falar no contato com a neve que é sempre inesquecível.

Espero que você tenha curtido essa nossa experiência e possa aproveitar essas dicas na sua ida a Farellones.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Aproveite esse , disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: CARNACHIP.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados