Florença: Roteiro do Livro “Inferno” de Dan Brown

Mergulhe nos mistérios da “Divina Comédia” de Dante Alighieri e desvende os segredos guardados na cidade de Florença, seguindo este roteiro inspirado no livro “Inferno” de Dan Brown.

Roteiro Inferno em Florença

Roteiro Inferno em Florença

É muito comum nos basearmos em livros e filmes para inspirar nossos roteiros pelas cidades que visitamos em nossas viagens.

A sensação de refazer os passos dos personagens agregado às informações valiosas sobre os pontos turísticos e a importância histórica dos lugares visitados, das obras de artes e monumentos, certamente enriquece muito mais uma viagem do que simplesmente visitá-los superficialmente pra tirar uma foto.

"Inferno", o livro mais recente de Dan Brown, não é, nem de longe, um sucesso arrebatador como foram "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios". Muitos dizem que o estilo de narrativa do autor é repetitivo e desgastante, o que acaba por tornar menos interessantes suas últimas obras.

Uma coisa, porém, não há como negar: Florença, o cenário onde se passa parte da história, é recheado de atrações, segredos e mistérios que nos envolvem do início ao fim. Muito mais interessante pelas possibilidades que Florença nos reserva do que propriamente pela história do livro em si, "Inferno" merece atenção especial.

E como sabemos, a bela cidade italiana exala cultura e arte para todo lado, pois foi o berço do Renascimento. Portanto, não há melhor lugar para o protagonista Robert Langdon viver esta nova aventura. Afinal, o personagem é um simbologista e amante da arte.

Desta vez, Langdon contará com a ajuda da médica Sienna Brooks para desvendar o "Mapa do Inferno" um famoso quadro de Botticelli, inspirado nos versos do "Inferno", primeira parte do poema épico "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.

Vale registrar que a história de "Inferno" não se passa exclusivamente em Florença. Mas até mesmo para não revelar spoilers do livro, deixaremos de mencionar as outras cidades por onde Robert Langdon precisará passar para salvar o mundo de uma grande ameaça que pode acabar com a raça humana.

"Mapa do Inferno" de Botticelli

"Mapa do Inferno" de Botticelli

A história começa com Robert Langdon acordando em um leito de hospital, sem se lembrar de como foi parar ali. Confuso, ele se dá conta de que está em Florença ao avistar a torre do Palazzo Vecchio no horizonte.

Mais tarde, ele retornará ao velho Palácio para seguir as pistas reveladas por um artefato encontrado em seu paletó que reflete o "Mapa do Inferno" e lhe dá as coordenadas de que necessita para desvendar o quebra-cabeça da história.

Antes porém, Langdon precisa escapar de uma perseguição eletrizante pelas ruas de Florença e para isso, contará com a ajuda da bela doutora Sienna Brooks.

Vamos começar nossa aventura!!

1. Porta Romana

Porta Romana

Porta Romana

Após conseguirem despistar seus perseguidores, Langdon e Sienna seguem pela Viale Niccolo Machiavelli, que, segundo Dan Brown, já foi considerada uma das mais belas avenidas de Florença, com amplas curvas que serpenteiam por paisagens viçosas de cercas vivas e árvores e que era uma das preferidas pelos ciclistas florentinos.

Em nosso Diário de Viagem de Florença, tivemos a oportunidade de trafegar por esta avenida quando retornamos de ônibus da Piazzale Michelangelo em direção a Porta Romana.

Assim como tantas outras cidades medievais, Florença também era uma cidade murada. A Porta Romana é um portal de pedra, construído em 1326 para ser a principal entrada da parte histórica da cidade. Embora grande parte da muralha tenha sido destruída ao longo dos séculos, o portal está de pé até hoje.

Em frente à Porta Romana há uma praça circular que faz uma rotatória (rotonda) onde desembocam seis avenidas bastante movimentadas de Florença. Segundo Dan Brown, este ponto da cidade é conhecido como palco de um engarrafamento pavoroso na cidade, pois é onde o trânsito se afunila todo vindo das seis avenidas.

No centro da praça há uma escultura de mármore, chamada "Dietrofront" do artista Pistoletto, representando uma mulher que parece estar caminhando em direção oposta à Porta Romana carregando um peso sobre sua cabeça. Segundo os estudiosos, trata-se de duas figuras femininas que voltam seus olhares em direções opostas, numa representação do passado e futuro da cidade.

2. Jardins de Boboli

Jardins de Boboli

Jardins de Boboli

Na história, Robert Lagdon decide chegar até a parte histórica de Florença, atravessando os Jardins de Boboli até a Ponte Vecchio.

Ocupando uma área de 45.000 m2, os Jardins de Boboli foram projetados por Giorgio Vasari, Bernardo Buontalenti e o paisagista Niccolò Tribolo por ordem da família Médici, criando um modelo de jardim italiano que inspirou muitas cortes europeias.

O local é enorme e cheio de subidas e descidas. É adornado por lindos jardins, esculturas, grutas, lagos e fontes, além de terraços que revelam belíssimas vistas da cidade. Você pode conferir nosso Diário de Viagem de Florença, onde fizemos um relato de nossa vista ao local.

Na história de "Inferno", Dan Brown narra a passagem de Langdon e sua parceira Sienna pelos labirintos dos Jardins, destacando alguns elementos que merecem atenção especial:

Viottolone

Viottolone

. Isolotto - escultura de Perseu montado em um cavalo com metade do corpo submerso sob uma lagoa em formato de elipse.

. Viottolone - caminho principal do jardim que o corta de leste a oeste e margeado por gigantescos ciprestes com mais de 400 anos. Ao longo do caminho, existem diversas esculturas que fazem do local um verdadeiro museu a céu aberto.

. La Cerchiata - uma trilha paralela ao Viottolone formada de árvores inclinadas que a fazem parecer com um túnel.

. Chafariz do Garfo - escultura de Stoldo Lorenzi representando Netuno com seu tridente. Considerada o ponto central dos jardins.

. Palazzo Pitti - edifício de pedra localizado colina abaixo dos Jardins de Boboli, que durante séculos foi a residência do Grão-Ducado de Florença. Napoleão chegou a utilizá-lo como quartel general quando invadiu Florença. No local há um museu muito famoso que não tive oportunidade de visitar quando estive lá.

Obelisco e bacia de Caracala no centro do Anfiteatro

Obelisco e bacia de Caracala no centro do Anfiteatro

. Anfiteatro de Boboli - palco da primeira apresentação de ópera da história.

. Obelisco de Ramses II e a bacia de pedra das Termas de Caracala - segundo Langdon, a bacia de pedra é uma verdadeira banheira gigante que não merecia estar ali.

. Baccio di Bartolo - estátua de um anão obeso e nu da corte de Cosimo de Médici sobre uma tartaruga.

 Gruta de Buontalenti

Gruta de Buontalenti

. Gruta de Buontalenti - projetada por Buontalenti em estilo maneirista, é toda decorada com estalactites que dão a sensação de estar dentro de uma caverna de verdade. Seu interior possui três salas cheias de painéis, estátuas e esculturas nas paredes e tetos.

Dan Brown descreve com riqueza de detalhes o local e suas obras de arte.

3. Corredor Vasari

Corredor Vasari

Corredor Vasari

Este curioso corredor foi projetado por Vasari a mando de Cosimo I Médici para servir de passagem secreta entre o Palazzo Pitti e a sede administrativa do Grão-ducado no Palazzo Vecchio, sem que ele precisasse caminhar no meio dos populares. Ele possui uma extensão de quase 1km.

Atualmente o corredor abriga um enorme acervo de quadros raros que não couberam na Galleria degli Ufizzi.

As visitas ao Corredor Vasari não são abertas ao público, devendo ser feita uma solicitação para visitação guiada.

Na história de Dan Brown, Langdon supõe que atravessar o Rio Arno pelo Corredor Vasari até chegar ao Palazzo Vecchio seria a melhor forma de despistar seus perseguidores.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

4. Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Descrita por Dan Brown como a mais famosa ponte de pedestres do mundo, durante muitos anos ali funcionava um mercado de carnes. Atualmente o local possui dezenas de lojinhas e uma bonita vista da cidade margeada pelo Rio Arno.

Na história, um dos perseguidores de Lagdon imagina que ele e sua parceira utilizarão a Ponte Vecchio para atravessar até parte histórica da cidade e fica ali escondido aguardando para surpreendê-los.

Na ponte ocorreu um fato histórico ligado ao poeta Dante Alighieri. Trata-se do assassinato de um cidadão florentino que acabou sendo o estopim de uma guerra política na cidade e que culminou com o exílio de Dante. Essa passagem histórica é mencionada nos versos do "Paraíso" de Dante, terceiro volume de sua obra prima "A Divina Comédia". Até hoje é possivel avistar sobre a ponte duas placas com as citações de Dante referindo-se ao episódio.

5. Palazzo Vecchio

Palazzo Vecchio

Palazzo Vecchio

O Palazzo Vecchio é um dos cartões postais de Florença. Sua fachada toda em pedras e sua torre altíssima impressionam. Segundo Dan Brown, parece uma pedra de xadrez gigante.

O palácio foi a sede do governo italiano e até hoje funciona como sede da prefeitura de Florença.

O destaque principal do Palzzo Vecchio é o famoso Salão dos Quinhentos, onde se desenrolam diversos contecimentos importantes da trama de "Inferno". Considerado durante muito tempo como o maior salão do mundo, era ali que os parlamentares se reuniam na época em que Florença foi a capital da Itália.

As paredes com afrescos enormes retratam as vitórias florentinas sobre Siena e Pisa. Um em especial, contém uma importante pista que leva Langdon a desvendar alguns enigmas do Mapa do Inferno. Trata-se do afresco "A Batalha de Marciano", de Vasari. Dizem os estudiosos que atrás deste quadro, encontra-se escondida uma obra inacabada de Da Vinci.

Salão dos Quinhentos

Salão dos Quinhentos

O teto do salão, com afrescos de Vasari, mostra diversos episódios da vida de Cosimo I. Um trabalho impressionante feito em 39 caixotes presos no teto. O mais precioso deles seria o quadro "A Apoteose de Cosimo", posicionado na parte central do teto e que sofre um acidente na história.

Ainda no Salão dos Quinhentos, Langdon chama atenção para a escultura Hercules e Diomedes, e faz um comentário bem espirituoso sobre ela. Logo ao lado está o "Gênio da Vitória", de Michelangelo.

Destaque ainda para "Lo Studiolo", um ateliê secreto criado por Vasari que abriga dezenas de quadros raros dispostos de tal maneira que não resta espaço vazio entre eles nas paredes e teto.

Máscara mortuária de Dante Alighieri

Máscara mortuária de Dante Alighieri

Uma outra relíquia muito importante que Langdon precisa encontrar é a máscara mortuária de Dante que fica na entrada do museu do Palazzo Vecchio e que pode lhe revelar um importante enigma que precisará ser desvendado para prosseguir em sua jornada.

Dan Brown destaca ainda o Salão dos Mapas Geográficos, que contém 53 mapas pintados a mão em couro que representam o mundo como era conhecido no século XIV, além de um globo terrestre de quase 23 metros de altura.

Há ainda referências ao tour pelas passagens secretas do Palazzo Vecchio que Langdon teria feito em outra oportunidade que visitou o local. Recentemente disponibilizado ao público, este tour guiado revela diversas curiosidades e segredos do Palazzo.

Em nosso Diário de Viagem de Florença contamos como foi nossa visita ao Palazzo Vecchio.

6. Piazza della Signoria

O Palazzo Vecchio fica localizado na Piazza della Signoria, a praça mais famosa de Florença. A praça é considerada um museu a céu aberto, pois ali estão expostas diversas esculturas. Brown destaca:

"Davi" e "Hercules e Caco" na Piazza dela Signoria

"Davi" e "Hercules e Caco" na Piazza dela Signoria

. Davi, de Michelangelo - trata-se de uma réplica de uma das obras primais mais famosas e perfeitas da história. O original encontra-se na Galleria del Accademia.

. Hércules e Caco, de Bandinelli.

Essas duas esculturas estão posicionadas uma em cada lado da entrada principal do Palazzo.

. Fontana de Netuno, de Ammannati, representando o domínio de Florença sobre os mares também localizada próxima ao lado do Palazzo.

Ainda na Piazza, Lagndon se recorda do Caffé Rivoire, onde sempre que vista Florença, costuma sentar-se para tomar um café expresso. Dessa vez, no entanto, não será possível.

Loggia de Lanzi

Loggia de Lanzi

Logo ao lado está a Loggia de Lanzi, um espaço coberto que no passado, servia como abrigo para os soldados de Cosimo I, conhecidos como "lanzi". Atualmente existem no local várias estátuas que representam cenas violentas. Dan Brown destaca as figuras "O Rapto das Sabinas" de Giambologna (o original está na Galleria dell Accademia), "O Estupro de Polixena" e "Perseu segurando a cabeça da Medusa", de Cellini.

7. Torre da Badia e o Museu Bargello

Torre da Badia Fiorentina e o Bargello

Torre da Badia Fiorentina e o Bargello

Esses dois monumentos são mencionados logo nas primeiras páginas do livro, quando a narrativa descreve um acontecimento que desencadeará a trama. A Badia Fiorentina foi o primeiro mosteiro de Florença. Sua torre é destaque na paisagem de Florença por ser um dos edifícios mais altos da cidade. Dentro da igreja, há um rico acervo de obras de arte. À sua frente está o Bargello, um edifício construído em forma de fortaleza com uma torre, que já foi uma antiga prisão da cidade e hoje abriga um belo acervo de esculturas renascentistas, sendo considerado o segundo museu mais importante de Florença, atrás apenas da Galleria degli Ufizi.

Na história de "Inferno", Langdon e Sienna passam por estes dois pontos turísticos ao saírem do Palazzo Vecchio em direção ao Museu Casa di Dante.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

8. Museu Casa di Dante

Museu Casa di Dante

Museu Casa di Dante

Próximo da Badia Fiorentina está a Via Dante Alghieri onde fica o Museu Casa di Dante. Embora seja pouco provável que Dante tenha crescido ali, o fato é que atualmente o lugar é um museu que abriga uma coleção de reproduções de obras relacionadas ao artista, vindas do mundo inteiro.

Na trama de Dan Brown, Lagdon e Sienna vão até o local na tentativa de encontrar um exemplar da Divina Comédia para ler um verso específico que pode lhes dar mais pistas sobre o que procuram. O museu, no entanto estava fechado naquele dia, uma segunda-feira.

A propósito, este é um detalhe que deve ser observado na hora de montar o seu roteiro. A grande maioria dos museus na Itália não abre às segundas-feiras.

9. Chiesa de Santa Margherita dei Cerchi (Igreja de Dante)

Igreja de Dante

Igreja de Dante

Foi nesta igreja que Dante viu pela primeira vez aos 9 anos de idade, a mulher por quem foi apaixonado durante toda a sua vida: Beatrice Portinari que inclusive está enterrada ali.

Atualmente a pequena igreja é ponto de peregrinação de fãs do poeta e também de pessoas que sofrem com um amor não correspondido.

Na narrativa de Brown, Langdon e Sienna finalmente conseguem ler o tal verso do poema e são seguidos por alguém misterioso.

10. Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

Esta praça que já foi um antigo centro religioso, é hoje um importante centro turístrico da cidade. É ali que está a célebre Basílica de Santa Maria del Fiore, também conhecida como o Duomo de Florença. A enorme Catedral se destaca pela sua deslumbrante fachada de mosaicos de mármore verde, rosa e branco em estilo gótico, além é claro, da gigantesca cúpula de tijolos vermelhos de Brunelleschi, símbolo da cidade. No interior da cúpula há um belo afresco de Vasari, retratando o Juízo Final.

Ao lado, está o Campanário, a enorme torre do sino, de quase 100 metros de altura, projetada por Giotto, também construída no mesmo estilo da catedral.

Em frente ao Duomo, está o Batistério de San Giovanni. Também adornado com os mesmos mosaicos coloridos da basílica, é considerado muito mais bonito por dentro do que a própria catedral.

Em nosso Diário de Viagem de Florença contamos como foi nossa visita à Piazza del Duomo.

O Batistério tem um formato octogonal, em uma referência ao "renascimento" e "recriação". Segundo Dan Brown, era um lembrete visual dos seis dias que Deus levou para criar o Céu e a Terra, mais o dia de descanso, além do oitavo dia que representaria o renascimento ou recriação dos cristãos através do batismo. Infelizmente não tive oportunidade de visitar o interior do Batistério quando estive em Florença, pois estava fechado para obras de restauração.

Na história, Langdon e Sienna precisam ir ao interior do Batistério seguindo uma pista encontrada nos versos de Dante. Ali foram batizados diversas personalidades importantes, dentre as quais, o próprio Dante. Por isso, aquele lugar deveria ter mais alguma informação que ajudaria a desvendar o mistério da trama.

Portas de Bronze do Batistério

Portas de Bronze do Batistério

O grande destaque da parte de fora do Batistério são suas famosas portas de bronze com quase 5 metros de altura, esculpidas pelo artista Lorenzo Ghiberi em dez paineis representando passagens bíblicas do antigo e novo testamento, num trabalho que durou mais de 20 anos. Para Langdon mais parecia a bíblia escrita em bronze. Michelangelo teria apelidado a obra de "Portões do Paraíso".

A bela obra no entanto, é uma réplica perfeita. O original encontra-se atualmente no Museu dell'Opera del Duomo.

O interior do Batistério é descrito por Dan Brown com detalhes. Os principais destaques são:

Teto do Batistério

Teto do Batistério

. Mosaico octogonal do teto - representa os vários níveis do paraíso e inferno, muito semelhante às descrições encontradas na Divina Comédia de Dante. Destaque para uma imagem de Jesus Cristo de mais de 8 metros, sentado julgando os redimidos e condenados.

. Pia batismal - feito em mármore, em formato hexagonal, todo esculpido em alto relevo. Segundo Dan Broewn, mais parecia um camafeu de madrepérola.

Dentro da pia batismal, Lagdon e Sienna encontram um objeto que lhes dará novas pistas e indicará um novo local para onde deverão seguir em busca de respostas para os enigmas apresentados.

Mas vamos parar por aqui para não estragar as surpresas que essa trama reserva.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Informações adicionais

Dan Brown menciona outros pontos de Florença que, embora não sejam cenário da trama, merecem destaque:

Galeria degli Uffizi - maior e um dos mais importantes museus de arte da Itália. É visita obrigatória pra quem está em Florença.

Piazza Santa Croce - onde existe uma estátua de Dante. Lá também está a Basílica de Santa Croce, a principal igreja franciscana de Florença. Nela estão os túmulos de algumas das mais ilustres personalidades italianas. O interior da igreja é cheio de obras de arte.

Galleria dell'Accademia - onde está o original do David, de Michelangelo.

Confira o relato de nossa visita a esses três locais em nosso Diário de viagem.

EM TEMPO: Existe um aplicativo para celular em inglês com muitas informações sobre os pontos citados no livro, mapas, fotos e áudio explicativo. Chama-se Inferno Florence Guide app. Vale a pena conferir

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Florença!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

2 Comentários
  1. Maria

    Muito bom!! Eu estava em busca de um desse a muito tempo mas não tinha! Acabei fazendo o meu próprio sozinha e agora daqui 1 mês estarei a caminho de Florença para fazer este roteiro! Um sonho sendo realizado com certeza!

  2. Fernanda

    Muito bem escrito e detalhado. Parabéns!

Totos os direitos reservados