Florianópolis: a Cidade Mais Amigável do Mundo

Pesquisa feita por uma revista norte-americana especializada em viagens apontou Florianópolis em Santa Catarina, como a cidade mais receptiva do planeta.

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

A eleição foi realizada por leitores da revista norte-americana Condé Nast Travaler, especializada em turismo e viagens. Há poucas semanas, a cidade também foi eleita a capital mais desenvolvida do país, considerando-se três fatores: longevidade, educação e padrão de vida.

Não é por menos que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia, já que consegue reunir em um só lugar uma grande quantidade de atrativos para diversos públicos de diversas idades. É difícil, por exemplo, escolher a melhor praia, exatamente porque cada uma delas tem uma característica especial que atrai um público diferente.

Além disso, a capital catarinense é uma cidade moderna com excelente infra-estrutura de lazer, turismo, comércio e serviços, sendo um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

O clima em Florianópolis é muito instável, por se tratar de uma ilha e pela localização geográfica. Sendo assim, é possível que, num mesmo dia, você se depare com um céu claro e em poucas horas e em razão do vento, ser pego por um temporal. Por incrível que pareça, no último mês de julho, nevou em Floripa, pegando a população desprevenida. De qualquer maneira, atrações não faltarão, seja qual clima for. Veja algumas dicas do que fazer em FLorianópolis.

As opções de hospedagem são as mais variadas. Quem gosta de agitação, prefere o centro da cidade. Há também as regiões mais elitizadas.

Praia dos Ingleses

Praia dos Ingleses

Da última vez que estive em Florianópolis, fiquei hospedado no Hotel Praiatur na Praia dos Ingleses e gostei bastante, apesar de não ser uma região tão procurada. Era carnaval e não me senti sufocado. Pelo contrário, a praia é excelente, especialmente para quem tem crianças. Há total infraestrutura nos arredores, com mercados, bancos, restaurantes, locadoras de veículos, lojinhas, etc.

Naturalmente ficou mais longe para se deslocar para as outras áreas da ilha, já que a praia dos Ingleses fica na parte norte, mas como aluguei um carro, isso não foi problema.

Ilha do Campeche

Ilha do Campeche

Um dos passeios mais legais que fizemos foi o da Ilha do Campeche. A ilha possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. A praia tem uma areia muito branca e fina. A água é cristalina, lembrando as famosas praias do Caribe. É possível fazer algumas trilhas na companhia de profissionais. O acesso se dá por barco ou bote que podem partir de três diferentes pontos: Praia do Campeche, Praia da Armação e a Barra da Lagoa.

Praia da Joaquina

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é uma das mais famosas, eu diria do Brasil, em razão dos campeonatos internacionais de surf que lá ocorrem. É a praia perfeita para os surfistas. Além disso, existem as dunas maravilhosas que rendem momentos bem divertidos e radicais para os corajosos que se arriscarem a encarar o sandboard (surf na areia), além de fotos incríveis.

A Praia da Barra da Lagoa é bastante movimentada em razão dos vários bares e restaurantes populares. Há uma trilha que leva a um morro de onde se tem uma belíssima vista da praia.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

A Praia Mole é considerada uma das praias mais bonitas de Florianópolis e também é recomendada para surfistas. Na alta temporada, o canto esquerdo vira point da turma GLS.

Jurerê Internacional

Jurerê Internacional

A Praia de Jurerê é ótima para crianças e para prática de esportes náuticos. O mar tem águas verdes e mansas e três quilômetros de areia fina e clara. No lado esquerdo fica o sofisticado Jurerê Internacional, área de concentração de mansões cinematográficas, muita badalação, shopping de luxo a céu aberto, bares, restaurantes e boates requintadas, excelente infraestrutura, fora dos padrões brasileiros. O canto direito da praia é chamado Jurerê Tradicional, com restaurantes de culinária típica da ilha.

Naturalmente não iremos descrever todas as praias, pois são cerca de 100 catalogadas. Apenas pontuei algumas que conheci.

Mirante da Lagoa da Conceição

Mirante da Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição fica localizada no centro geográfico da ilha de Florianópolis. Além de ser o point noturno, a lagoa é cercada de construções que contam um pouco da história da colonização açoriana. Uma caminhada à beira da lagoa também é muito prazerosa e perfeita para recarregar as energias, especialmente pelo lindo visual. Não deixe de ir ao mirante do Morro da Lagoa, uma das vistas mais bonitas da cidade.

Um passeio que vale a pena fazer é o da Baía dos Golfinhos. O passeio de barco parte da Praia de Casnavieiras e passa pelas praias de Jurerê, do Forte, Daniela, circundando a Ilha de Anhatomirim onde existe uma Fortaleza. Há algumas paradas para banho e na volta, é possível avistar vários golfinhos dando saltos espetaculares: o ponto alto do passeio.

Restaurantes da Costa da Lagoa

Restaurantes da Costa da Lagoa

Uma boa opção para curtir um típico restaurante caseiro com pratos à base de frutos do mar com preço bastante acessível fica na Costa da Lagoa, uma vila de pescadores bem rústica, acessível por barco, sem infra-estrutura de luxo, com mão-de-obra familiar. O acesso se dá pelo Parque Ecológico do Rio Vermelho. Outra atração da Costa da Lagoa é a cachoeira, que fica perto da vila. A água gelada refresca os visitantes em dias mais quentes.

Por fim, uma curiosidade: muita gente não sabe mas a famosa Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, está interditada para o trânsito de veículos desde 1982. Atualmente está em reforma e a previsão é de que volte a ser trafegada em 2014.

Se você tem outras dicas compartilho com a gente. Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Florianópolis!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

4 Comentários
  1. K.io

    Sim Floripa é muito linda olhando só por esse lado, tem seus problemas como qualquer outra cidade mas não é o foco aqui, gostaria citar umas ótimas praias, praia de palmas-Governador celso ramos, praia grande-Governador celso ramos são muito lindas também.

  2. Roberto Copetti

    Sugiro acessar o jornal local Diário Catarinense ou contatar um morador da cidade e atualizar a informação. Nesta “amigável” cidade, o transito não anda mais, as praias estão poluídas e os restaurantes reduzem as porções e dobram seus preços no verão, ao ponto do Ministro do Turismo aconselhar aos empresários locais que deixassem de explorar o turista e começar a explorar o turismo. No final de semana, o trajeto entre as praias mais frequentadas (Jurerê, Joaquina e outras) precisa de QUATRO horas para ser vencido. Detalhe: são apenas 22 quilômetros…
    Já foi muito bom, hoje é um inferno!

  3. Gabriel

    MUITO CUIDADO! Sou de Florianópolis e o que vejo é um pouco diferente do que mostram na mídia. A cidade não possui infraestrutura boa, as filas são imensas (para tudo) e falta de água, luz e serviços básicos no verão.

  4. João Manézinho

    …sou morador de Floripa e me é estranho esta Florianópolis citada neste artigo… A Floripa que conheço e moro tem recursos naturais belissimos, mas para ai.
    Não temos infra-estrutura, no verão falta água, energia elétrica e muitas filas para se chegar a qq praia.
    O povo é receptivo sim, mas uma boa fatia da população não gosta de turístas, eles acham que o turista vem só para atrapalhar e bagunçar a cidade. Esquecem que dependemos do dinheiro do turista. Os hotéis e restaurantes não exploram o turismo, mas sim os turistas.
    … e por ai vai…. infelizmente.

Totos os direitos reservados