Itaúnas – Praias, Dunas e Belezas Naturais na Divisa de ES e BA

Veja dicas e ótimas opções de lazer nesse vilarejo cercado por dunas e praias. E as melhores praias vizinhas à vila.

Praia de Itaúnas

Praia de Itaúnas

Itaúnas é um vilarejo ao norte do Espírito Santos, praticamente na divisa com a Bahia. A vila é famosa pela sua praia, lindas Dunas e um tradicional festival de forró pé-de-serra.

No ínicio da década de 70, houve a formação de Dunas que cobriram o antigo vilarejo e se tornou um grande atrativo turístico. O distrito fica situado em meio a um Parque Estadual de Preservação Ambiental, o Parque Estadual de Itaúnas, e possui um aspecto bucólico que, combinado com sua beleza litorânea, atrai turistas de todo o país. Principalmente no verão e em julho, que é quando ocorre o Festival Nacional de Forró em Itaúnas (FENFIT).

Outra boa opção pra quem vai a Itaúnas é conhecer as praias vizinhas, principalmente em direção ao sul da Bahia, onde as praias são localizadas em lugares quase desertos e com belos visuais.

São elas:

1 - Riacho Doce:

Praia de Riacho Doce

Praia de Riacho Doce

É um rio que deságua no mar, numa bela praia de pouco movimento, ficando exatamente na divisa do ES com BA. A praia é muito bonita, porém o local possui pouca infraestrutura. Se ficar um bastante tempo na praia ou for em baixa temporada, é bom ir preparado. Tem pouquíssimos quiosques e o acesso à praia é parte feito a pé. Cerca de uns 500 m. Fica a 16 km de Itaúnas e a estrada é ruim até lá. Tem que ir prestando bem atenção as placas para não errar a rota. Ao longo do caminho poderão ser vistas placas colocadas pelo Celsão, dono de um restaurante local. Algumas placas bem engraçadas. Elas ajudam bastante na localização.

2 - Costa Dourada:

Costa Dourada e Falésias

Costa Dourada e Falésias

Uma bela praia marcada pelo visual de lindas falésias de aproximadamente dez a quinze metros de altura. Fica à 30 km da vila e o acesso é pela mesma estrada ruim. Seguindo as placas não há muito o que errar. A praia geralmente é quase deserta e, diferentemente de Riacho Doce, o acesso à praia é fácil de carro, podendo deixar o veículo bem próximo do acesso à praia. O local também conta com agradáveis restaurantes. Uns até com redes para curtir um bom descanso. O preço dos pratos não é barato, assim como em Itaúnas. Mas a comida é boa. Para quem fica em Itaúnas, Costa Dourada é praia indispensável ao roteiro.

3 - Coqueiros:

Praia de Coqueiros

Praia de Coqueiros

Praia semideserta que fica a 32 km da vila. Sua paisagem reúne manguezais e recifes. O local parece uma pequena vila de pescadores, com casas sem muros e, inclusive, a sensação que dá é de estacionar o carro no quintal da casa dos moradores locais. O local possui pouquíssima infraestrutura turística e é simples e pacato. O rio das Ostras deságua na praia, proporcionando um banho de água doce.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

4 - Gesuel:

Praia de Gesuel

Praia de Gesuel

Mais uma praia praticamente deserta. O acesso não é fácil. É necessário prestar bastante atenção às placas. Inclusive, algumas com escritas diferentes, como Jesuel, Josuel e Jesué. Lá tem que deixar o carro próximo à uma vila de pescadores, atravessar uma ponte até a praia. Fica a 36km de Itaúnas e vale a pena a visita. O local não possui quiosques. Praia ideal pra quem procura paz e belezas naturais.

Dica: caso monte um roteiro com todas essas praias em sua viagem, procure encaixar as praias de Gesuel, Coqueiros e Costa Dourada no mesmo dia. São três praias muito próximas e não vale a pena percorrer mais de 30km pra cada dia conhecer uma. Além disso, não possuem infraestrutura turística e são quase desertas. Acredito que o melhor seja conhecê-las em um mesmo dia, dando preferência para almoçar em Costa Dourada, onde a estrutura de restaurante é melhor. Riacho Doce já fica mais próximo à Itaúnas, e facilita o roteiro da viagem se puder deixá-la para um dia diferente das praias citadas.

Além das praias citadas, tem também a praia local, que é a praia de Itaúnas. Localizada no Parque Estadual de Itaúnas, o acesso à praia se dá por lindas dunas que chegam até 30 metros de altura e separam a vila da praia. Elas são um dos grandes atrativos local e, muitos jovens se reúnem para curtir o pôr-do-Sol do alto das dunas. A praia conta com quiosques e uma água do mar com temperatura mais elevada.

Outra atração local é o Festival de Forró de Itaúnas, o FENFIT. O festival ocorre na vila no mês de julho, e atrai um bom número de turistas de vários locais do país. O vilarejo fica lotado de jovens e o "arrasta-pé" acontece tanto a noite quanto de dia.

Dica: Se a sua intenção for conhecer o local de forma sossegada e curtir um ambiente mais relaxado, evite esse período. A vila fica lotada e as pousadas também. Para quem deseja ir para o festival, reserve seu quarto em uma pousada com antecedência. As pousadas e os campings ficam lotados e dificilmente encontrará alguma vaga próximo ao evento.

Recomendo o lugar para quem curte a natureza, praias pouco movimentadas, sossego e belezas naturais. Aproveite o passeio e traga mais dicas do lugar!

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

1 Comentário
  1. Gesiana

    Quero saber qual é a praia mais próxima do Espírito Santo mande fotos dela e como alugar casas para ficar em temporada ou feriado

Totos os direitos reservados