Japão 2026 : Preparativos Para Uma Viagem de 20 Dias

Nossa próxima aventura será do outro lado do mundo. Em fevereiro de 2026 viajaremos para o Japão, onde ficaremos por 3 semanas explorando algumas das principais regiões turísticas do país.

Monte Fuji no Japão

Monte Fuji ao fundo em cenário clássico do Japão

Conhecer o Japão sempre foi um sonho de todos aqui em casa mas sempre pareceu algo distante para de fato realizarmos. A distância, o custo da viagem e a barreira do idioma acabou deixando a terra do Sol nascente em segundo plano quando iniciavamos um novo planejamento de viagem. Mas dessa vez foi diferente.

Em uma busca despretenciosa por passagens aéreas acabamos encontrando voos por um custo bem abaixo do habitual. Longe dos 12 mil reais habituais, talvez 10 mil em uma boa oportunidade, conseguimos encontrar voos interessantes com escala nos Estados Unidos por pouco mais de 6 mil reais por adulto.

Ainda foi preciso alguns dias para avaliar se seria realmente possível fazer essa viagem. Fizemos uma maratona de estudos sobre o país e possíveis roteiros até que nos sentimos confiantes para dar essa passo definitivo. Passagens compradas e agora é oficial. Vamos para o Japão em fevereiro de 2026.

Sendo assim, o blog Para Viagem está de volta, depois de uma longa pausa iniciada durante a pandemia. E essa volta será em grande estilo.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Planejamento da Viagem

No momento em que estou escrevendo esse artigo o nosso roteiro de 20 dias no Japão ainda não está completamente definido. Estamos um período de estudos e organização mas ainda assim achei que poderia ser uma experiência valiosa a ser compartilhada com vocês.

Shibuya Scramble Crossing

Shibuya Scramble Crossing em Tóquio

Também é uma ótima oportunidade para colher informações com leitores e amigos e ajustar a viagem para que ela seja ainda mais incrível. Então, sinta-se a vontade para comentar e dar opiniões e sugestões sobre nossa programação.

Mas uma coisa já está definida. Nós chegaremos em Tóquio no dia 16 de janeiro de 2026 e o nosso retorno será no dia 4 de fevereiro. Teremos exatamente 20 dias para explorar cidades como Tóquio, Quioto, Osaka e Hiroshima e já temos um rascunho do nosso roteiro:

Roteiro de 20 Dias

Inicialmente, optamos por dividir a viagem da seguinte forma. Primeiro alguns dias em Tóquio. Depois seguimos para Quioto, Hiroshima e Osaka. Antes do retorno definitivo a Tóquio, ainda conheceremos a cidade de Hakone.

Dia/MêsCidadeAtividade
16/JanTóquioChegada / Check-in / Jetlag
17/JanTóquioRoteiro em Shibuya
18/JanTóquioa definir
19/JanTóquioDisneyland
20/JanTóquioDisney Sea
21/JanTóquio > QuiotoVisita ao Kiyomizu-dera
22/JanQuiotoPavilhão Dourado / Castelo de Nijo
23/JanQuiotoBate e volta em Nara
24/JanQuioto > HiroshimaSantuário Fushimi Inari Taisha
25/JanHiroshimaRoteiro em Hiroshima
26/JanHiroshimaIlha Miyajima
27/JanHiroshima > OsakaAquarium Kaiyukan
28/JanOsakaUniversal Studios
29/JanOsakaCastelo de Osaka / Umeda Sky Building
30/JanOsaka > HakoneSolo Sagrado de Atami
31/JanHakoneLago Ashi / Teleférico
1/FevHakone > TóquioMuseu ao Ar Livre
2/FevTóquioteamLab Planet / Joypolis
3/FevTóquioa definir
4/FevTóquioManhã livre / Retorno

Claro que esse é apenas um esqueleto inicial e ainda temos que definir e detalhar cada um dos dias para que a viagem seja perfeita, sem imprevistos.

Transporte no Japão

O japão tem um sistema público de trasporte muito eficiente mas pode ser bastante complicado em especial para os turistas. O idioma certamente é uma grande barreira, embora após as Olimpíadas do Japão o país tenha passado a oferecer instruções em inglês, o que facilita muito a vida dos viajantes. Ainda assim a complexidade do sistema, a quantidade de linhas e opções pode ser um desafio.

Em cidades como Tóquio o ideal é focar em transporte por metrô e trêns internos. Mas em outras cidades do país certamente será necessário usar ônibus para cobrir a região que se deseja visitar. Recomendo fortemente o uso do Google Maps para se locomover por lá.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Shinkansen: O Trem Bala

Um caso muito especial de transporte no Japão, que merece uma atenção especial, é o trem bala. O Shinkansen permite que os viajantes se desloquem entre cidades bem distantes em um tempo curto, próximo ao de um trajeto de avião. Isso faz toda diferença e permite um Roteiro no Japão muito mais completo e interessante.

Shinkansen no Japão

Sinkansen, o trem bala do Japão

A recomendação sempre foi adiquiria o JR Pass, orecerido pela companhia Japan Rail. Esse passe que pode ser de 7, 14 ou 21 dias, permite que o turista utilize não só o Shinkansen mas também todos os transportes da JR dentro do período de validade. Infelizmente esse passe, que tem validade nacional, deixou de fazer sentido na grande maioria dos roteiros após um considerável aumento de preço.

Hoje em dia, na maioria dos casos, a solução mais interessante é pagar suas passagens de Shinkansen de forma avulsa. Embora mais em conta, essa solução é menos prática e exige planejamento e estudo.

Fique Atento: O JR Pass, em geral, não vale mais a pena mas ainda existe um outro passe que pode ser muito interessante.

Mas ainda existem opções de passes regionais que podem valer a pena. O JR Pass Hankai - Hiroshima, que é válido em uma região específica do país, pode fazer muito sentido para quem vai explorar cidades como Quioto, Osaka e Hiroshima. O custo do Trem Bala de ida e volta entre Osaka e Hiroshima já é superior ao valor do passe de 5 dias. Então, neste caso, vale a pena usar o passe durante essa parte do roteiro e ainda tirar proveito de outros transportes locais, como trens da JR e também barcos da JR, que vão para a Ilha Miyajima. É exatamente o que pretendemos fazer.

Como Pagar Pelas Passagens?

O Shinkansen e o JR Pass devem ser comprados com antecedência mas ainda temos que nos preocupar com os demais transportes, principalmente em Tóquio mas também em outras cidades.

Como estaremos estaremos sem o passe em diversos momentos precisamos de uma maneira ágil e eficiente para utilizar o transporte público. Para isso temo o Cartão Suica. Existem outros modelos de IC Card mas o Suica é o mais comum e talvez o mais simples de ser usado.

É possível usá-lo diretamente em seu smartphone, se ele for compatível, ou comprar um cartão físico e apenas recarregá-lo. De uma forma ou de outra, é extremamente recomendado ter um IC Card para utilizar no transporte público (e também em algumas comprinhas eventuais, se necessário).

Os valores a serem pagos normalmente variam de acordo com o trecho, então se você for pagar manualmente terá que fazer conta ou usar algum aplicativo para saber o valor exato de cada passagem. Com o Cartão Suica, você passa na entrada e ele "inicia" sua viagem. Ao sair do transporte, você passa novamente e ele contabiliza e cobra o valor correto.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Hospedagem no Japão

Hospedagem é um tema importante e a escolha de uma boa localização pode fazer toda a diferença em seu roteiro. Mas claro, quanto melhor a localização mais chance do custo ser também mais elevado. E como os preços dos Hotéis no Japão são relativamente caros para o público brasileiro, temos que ir em busca de um equilíbrio.

Ainda não não estejam 100% definidas as nossas hospedagens, temos uma estratégia. Priorizar a proximidade em relação a estação principal da cidade. No caso de Tóquio por uma questão de custo/benefício, a estratégia será ficar próximo de uma estação que seja estratégica, com acesso rápido e fácil a estação principal, mas também numa região central, facilitando outros deslocamentos.

Hospedagem Típica do Japão

Hospedagem Típica do Japão

Uma dificuldade adicional quando se trata de uma viagem em família é que a maioria dos hotéis não oferecem opções de acomodações para 4 pessoas num mesmo quarto. São poucas alternativas nesse perfil na cidade japonesa. A opção mais comum é se hospedar em dois quartos, dividindo a família. Por isso estamos considerando também a possibilidade de hospedagem em um Airbnb e, em algumas cidades, essa estratégia vem se mostrando interessante, além de garantir mais espaço.

Em breve eu retorno aqui e trago mais informações.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados