Kulula: Voo Interno Low Cost na África do Sul

Veja como foi a nossa experiência com a Kulula, uma companhia aérea low cost da África do Sul. Saiba onde comprar sua passagem aérea com melhor preço.

Kulula: Cia Aérea Low Cost da África do Sul

Kulula: Cia Aérea Low Cost da África do Sul

A África do Sul sempre foi um destino que nos interessou, mas só decidimos fazer essa viagem quando encontramos uma ótima promoção para emitir as passagens aéreas com milhas.

Em julho de 2019 emitimos o trecho Rio x São Paulo x Joanesburgo pela Multiplus (agora LATAM Pass) gastando menos de 18 mil pontos por trecho. Só depois de garantir essa oportunidade é que fomos pesquisar mais detalhes sobre o destino.

Existem vários pontos de interesse na África do Sul que muitas vezes ficam distantes um dos outros. Os voos saindo do Brasil normalmente tem duas cidades sul-africanas como destino: Joanesburgo ou Cidade do Cabo.

As duas cidades são bem interessantes e merecem ser visitadas, entretanto ficam em regiões opostas, distantes uma da outra. Na maioria dos casos, pegar um voo interno na África do Sul pode ser a melhor solução para organizar o seu roteiro.

Companhias Aéreas da África do Sul

A cia aérea mais conhecida do país é a South African Airways. A empresa tem vários voo internacionais, inclusive do Brasil mas também oferece muitas opções de voo internos. Os valores costumam ser um pouco mais altos do que as concorrentes.

Avião da Kulula sobrevoando a África do Sul

Avião da Kulula sobrevoando a África do Sul

Eu selecionei 3 companhias aéreas low cost na África do Sul: Kulula, Mango e FlySafair. Embora existam outras opções para trechos locais, considerei essas como as que oferecem o melhor custo benefício.

Pesquisando sobre essas três opções o que pude entender é que elas oferecem um serviço equivalente, numa faixa competitiva de preço. Nossa escolha se baseou basicamente no preço e na disponibilidade de horário e aeroporto.

Voamos pela Kulula que além de oferecer opções que encaixaram perfeitamente no nosso roteiro de viagem, ainda tinha um diferencial. Havíamos lido bastante sobre a empresa que tinha uma forma mais descolada e descontraída de tratar os passageiros.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem na África do Sul neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Comprar Passagem Aérea na África do Sul

Para comprar nossas passagens aéreas entre Joanesburgo e a Cidade do Cabo de forma antecipada, nossa primeira ideia foi procurar nos sites brasileiros como Decolar, ViajaNet e Passagens Promo. Infelizmente essas ferramentas não exibiam nenhuma opção viável para o trecho em questão.

Então testamos outras ferramentas como Kayak e Skyscanner. Conseguimos encontrar alguns voos, porém com valores acima do esperado. Serviu para conhecermos as principais companhias aéreas da África do Sul.

Encontramos um voo em particular que estava num preço bom, vendido por um site chamado e-Dreams. Depois de avaliar o nosso roteiro, decidimos comprar as passagens por esta empresa.

Embora o site tenha sua versão em português e inclusive mostre os valores em real, a cobrança foi feita em moeda estrangeira. A empresa é europeia e por conta disso o pagamento teve a incidência de IOF na fatura do cartão de crédito.

O problema maior nem foi esse. Assim que o pagamento foi confirmado, recebemos um e-mail dizendo que a e-Dreams iria tentar confirmar nossas passagens e assim que tivesse essa confirmação entrariam em contato. Como assim tentar?

Resultado, um ou dois dias depois cancelaram a compra, estornaram o valor pago e enviaram uma mensagem dizendo que não foi possível confirmar a compra das passagens aéreas.

Ainda deu um baita trabalho para cancelar a cobrança de IOF junto ao cartão. Definitivamente não recomendo a e-Dreams.

Ainda precisávamos comprar as passagens e buscamos diretamente no site das cias aéreas da África do Sul. Estranhamente encontrávamos tarifas mais caras do que as mostradas na e-Dreams.

Super Saver

Foi então que eu pensei. Se no Brasil existem várias OTAs (Online Travel Agency), devem existir sites com esse mesmo serviço na África do Sul. Depois de uma pesquisa encontrei o site Super Saver Travel.

Assim como os comparadores de passagem aérea brasileiros, no Super Saver você informa o trecho que precisa e ele faz a busca comparando o valor de várias cias aéreas.

A ferramenta funcionou perfeitamente e conseguimos encontrar o mesmo voo que tínhamos escolhido anteriormente, e praticamente no mesmo valor. O valor na verdade estava em rande, moeda da África do Sul, mas fazendo a conversão dava praticamente o mesmo preço.

Avião da Kulula chegando no terminal

Avião da Kulula chegando no terminal

Decidimos arriscar e comprar os voos internos na África do Sul usando o Super Saver e tudo aconteceu conforme esperado. Primeiro o meu cartão de crédito confirmou a cobrança. Em seguida recebemos o email do site confirmando nossas passagens aéreas da Kulula. Uns dias depois chegou o localizador. Imprimimos os vouchers e fomos na cara e na coragem, rezando para dar tudo certo.

Claro que neste caso também foi cobrado o IOF no cartão de crédito, mas ainda assim valeu muito a pena fazer a compra dessa forma.

E deu tudo certo!. Ao chegar no aeroporto apresentamos o voucher e os documentos, não tendo nenhum problema no check-in. Tanto o voo de ida como o de volta ocorreram sem imprevistos.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o alugar carro na África do Sul neste artigo. Que cuidados tomar? Que documentos são obrigatórios?

Kulula: Voo Low Cost na África do Sul

Voamos 2 trechos pela Kulula. O primeiro de Joanesburgo, aeroporto de Lanseria, até a Cidade do Cabo. A volta foi da Cidade do Cabo até o aeroporto O.R. Tambo, em Joanesburgo.

Dessa forma tivemos experiencias em 3 aeroportos. Em Cape Town e principalmente em Joanesburgo, os aeroportos são enormes, com uma ótima estrutura. Mas mesmo no aeroporto de Lanseria tivemos uma ótima experiência.

Passageiro no check-in da Kulula

Passageiro no check-in da Kulula

Despachando bagagem no check-in da Kulula

Despachando bagagem no check-in da Kulula

Como qualquer low cost, a Kulula também cobra separado pelo despacho de bagagens. No nosso caso foi necessário despachar uma bagagem por passageiro e já incluímos isso no momento da compra.

Outra característica das empresas de baixo custo é não oferecer serviço de bordo em seus voos. Tudo para manter o valor da passagem aérea o mais barato possível. Na prática não chega a fazer nenhuma falta já que é um voo de 2 horas e 15 minutos.

Nosso check-in foi super rápido, tanto na ida como na volta. Os voos saíram dentro do horário previsto e chegaram sem nenhum atraso no destino.

Embarcando em voo interno na África do Sul

Embarcando em voo interno na África do Sul

Entrando na aeronave da Kulula

Entrando na aeronave da Kulula

Os funcionários foram gentis e atenciosos. Nossa decepção foi não viver a tal experiência descolada e divertida que esperávamos. Na verdade o tratamento da tripulação e as mensagens ditas no microfone foram dentro do padrão que já encontramos em outras cias aéreas.

De qualquer forma, recomendo a Kulula, mas como imagino que seja equivalente as concorrentes, acho que o mais interessante é priorizar o preço.

E você, já fez algum voo interno na África do Sul? Qual cia aérea você escolheu? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A AmericaChip oferece plano com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. Você escolhe a quantidade exata de dias da sua viagem, recebe o chip antecipadamente em sua casa e já chega no destino com tudo funcionando. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados