Trilha da Lion’s Head: Guia para Subir a Montanha em Cape Town

Subimos a trilha da Lion’s Head na Cidade do Cabo e registramos todos os detalhes. Confira todas as dicas para que a sua experiência seja perfeita como a nossa.

Subindo a trilha da Lion's Head em Cape Town

Subindo a trilha da Lion's Head em Cape Town

Antes de decidir subir ou não essa montanha, estudamos bastante sobre a trilha da Lion's Head. Não encararíamos esse desafio se chegássemos a conclusão de que o trajeto teria um grau de dificuldade elevado.

Na verdade, fazer trilhas não se encaixa tanto no nosso perfil de viajante. Para curtir um belo visual de Cape Town, o ideal era simplesmente subir a Table Mountain usando o bondinho. Entretanto, exatamente no período da nossa viagem, essa atração estava fechada para manutenção.

Dentre as várias trilhas que existem na Cidade do Cabo, a subida da Lion's Head nos pareceu a menos complicada e mais recompensadora. Então estava decidido, iríamos nos aventurar nessa trilha e aproveitar para compartilhar essa experiência aqui no blog.

Preparação para Subir a Lion's Head

É muito importante fazer alguns preparativos e tomar determinados cuidados para evitar imprevistos e acidentes. A primeira dica é levar água, pelo menos uma garrafa por pessoa. Se manter hidratado durante essa atividade pode fazer toda a diferença.

A segunda recomendação é passar protetor solar e repelente. No nosso caso acabamos esquecendo do repelente, lembrando apenas quando começamos a trilha. Vimos alguns insetos voadores mas confesso que no decorrer do trajeto essa questão acabou não sendo um problema.

Não se esqueça de se organizar em relação ao horário. Normalmente os viajantes optam por subir a trilha da Lion's Head no final da tarde para apreciar o pôr do Sol no alto da montanha. Mas a recomendação é iniciar a decida ainda antes do pôr do Sol, caso contrário, você terá que fazer um longo trecho já sem a luz do dia.

Trilha da Lion's Head e Table Mountain ao fundo

Trilha da Lion's Head e Table Mountain ao fundo

Consulte o horário exato do pôr do Sol em Cape Town na época da sua viagem. Considere que você irá demorar cerca de 1 hora pra subir e 1 hora para descer. Esse tempo pode variar dependendo do seu nível de experiência e preparo físico. Eventuais paradas para fotos também devem ser consideradas e claro, o tempo que o viajante pretende ficar no alto da montanha.

A minha sugestão é iniciar a subida com pelo menos 2 horas de antecedência em relação ao horário do pôr do Sol. Dessa forma você provavelmente pegará o final da descida já sem iluminação, a noite, mas estará num trecho bem tranquilo. A parte noturna será uma caminhada bem leve, sem riscos. Se preferir, inicie a trilha com mais antecedência evitando assim qualquer trecho noturno.

A última dica que dou é levar uma lanterna. Se você pretende contar com a iluminação do celular, tenha certeza que terá bateria até o final da trilha. Se possível leve um power bank, só por garantia.

Como Chegar na Trilha da Lion's Head

No mapa abaixo eu mostro o ponto exato do início da trilha. Fica na estrada que leva até Signal Hill. Existem espaço para estacionar na lateral da rua mas é bem concorrido. É possível que, num dia muito movimentado, você tenha que deixar o carro um pouco longe. Considere a possibilidade de ir de Uber ou algum outro aplicativo.

Também deixei marcado no mapa o trajeto da trilha e alguns pontos de referência que vão de ajudar a entender o tamanho desse desafio.

Na entrada da trilha existe uma placa de advertência com algumas informações importantes. É permitido levar cachorros, desde que na coleira, ficando o dono responsável por recolher suas fezes. Também é permitido subir de bicicleta, embora eu ache que essa pessoa enfrentará grandes dificuldades pelo caminho.

Não são permitidos drones, graffiti, fogueiras, lixo e remover de plantas. Também não é permitido acampar ou tocar músicas. As placas também deixam claro o risco e a possibilidade de ferimentos graves e até a morte acidental. Existe um número de emergência que o viajante deve ter anotado em caso de necessidade: 086 110 6417.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o alugar carro na África do Sul neste artigo. Que cuidados tomar? Que documentos são obrigatórios?

Iniciando a Trilha da Lion's Head

A primeira parte da trilha é bem tranquila. É basicamente um caminho de terra batida com pequenas pedrinha e uma leve inclinação. Alguns minutos caminhando você chegará na parte lateral da montanha que da vista para a praia Camps Bay, o paredão de montanhas conhecido como Doze Apóstolos e a Table Mountain. Esse cenário é simplesmente maravilhoso.

Inicio da trilha da Lion's Head

Inicio da trilha da Lion's Head

Vista de Camps Bay e dos 12 Apóstolos

Vista de Camps Bay e dos 12 Apóstolos

Você certamente irá parar para tirar muitas fotos, mas lembre-se. Essa trilha vai subindo rodeando a Lion's Head e, mais a frente, você chegará num ponto mais acima com exatamente essa mesma vista. Não deixe de registrar seus momentos especiais, mas tenha em mente o seu horário para que sua experiencia seja perfeita.

Seguindo a Trilha da Lion's Head

Depois de uma área mais ampla, com uma rampa para saltos de parapente de frente para Camps Bay, a trilha muda um pouco. O que antes era só um caminho vira uma espécie de escada. Chegamos nesse trecho em menos de 30 minutos, e olha que gastamos muito tempo com fotos e filmagens. Certamente daria para fazer esse trecho em cerca de 20 minutos.

Subindo as escadas de madeira e pedras

Subindo as escadas de madeira e pedras

A trilha passa a ser composta por várias troncos de madeiras deitadas no chão, fazendo a base dos degraus. Em alguns casos os degraus são feitos de pedras mas o grau de dificuldade não chega a ser grande. Certamente exige mais do físico devido a inclinação, mas ainda consideramos bem tranquilo.

Seguimos nosso caminho sempre apreciando a bela vista da cidade. Neste trecho você estará de frente para o Oceano Atlântico e, olhando para trás, ainda será possível ver Camps Bay e as montanhas ao fundo.

Quanto mais você caminha mais acidentada vai ficando a trilha. A quantidade de pedras passa a ser bem maior e a escada natural vai ficando mais irregular. Fique bem atento pois em vários pontos o caminho fica estreito e não existe proteção do lado esquerdo. Alguns pontos são mais perigosos e precisam ser ultrapassados com cuidado.

Trecho íngreme com a Lion's Head ao lado

Trecho íngreme com a Lion's Head ao lado

Pessoas subindo a trilha da Lion's Head

Pessoas subindo a trilha da Lion's Head

Fiquei surpreso com o movimento de pessoas subindo e descendo a trilha. É verdade que fizemos essa subida da Lion's Head num belo domingo de Sol, mas estávamos em Cape Town no inverno. Alguns momentos da trilha chegamos a pegar uma certa fila para ultrapassar um obstáculo.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem na África do Sul neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Maior Grau de Dificuldade da Trilha

Depois de uns 40 minutos de caminhada chegamos num ponto onde podemos ver Sea Point e Signal Hill bem de frente. Nesse momento já não da mais para chamar a trilha de escada, pois ela é composta praticamente só de pedras e é bem acidentada. O grau de dificuldade e até de risco vai aumentando gradativamente e a trilha vai ficando mais estreita.

Trecho estreito e perigoso na trilha

Trecho estreito e perigoso na trilha

Passamos por alguns pontos que eram bem íngremes, onde chegamos a usar as mãos para nos apoiar nas pedras e assim poder subir. Em determinado momento a trilha era tão estreita que só passava uma pessoa. Você colocava as costas no paredão e andava de lado, passo a passo. Não é questão de dificuldade, mas não recomendo para quem tem medo de altura.

Um ponto bem conhecido dessa trilha é quando você precisa usar uma escada de ferro para subir para o patamar de cima. Demoramos cerca de 55 minutos para chegar nesse ponto. Foi bem fácil, eu subir as escadas usando apenas uma das mãos, enquanto filmava com a outra.

O próximo momento de tensão foi cruzar um trecho bem estreito mas que possui uma corrente de segurança na lateral para que o aventureiro possa se apoiar. Primeiro existem alguns ganchos para ajudá-lo a subir as pedras e depois basta caminhar apoiado nas correntes.

Escadas de metal na trilha da Lion's Head

Escadas de metal na trilha da Lion's Head

Trecho da trilha com correntes de segurança

Trecho da trilha com correntes de segurança

As áreas que considerei mais arriscadas são as que não existem itens para ajudá-lo. Esses trechos com a escada e as correntes, embora tivessem originalmente um risco maior, passaram a ser vencidos facilmente após essas adaptações.

Nesse momento você já estará de frente para o Centro de Cape Town e começando a ver novamente a Table Mountain.

Duas Opções de Caminhos na Trilha

Depois de aproximadamente 1 hora na trilha, contando bastante tempo para fotos e vídeos, chegamos numa bifurcação. A trilha se divide em duas, uma para os mais experiências e outra recomendada para os viajantes em geral.

Trilha se divide em dois caminhos

Trilha se divide em dois caminhos

A trilha para os experientes é basicamente uma escalada no paredão, com ajuda de alguns ganchos e correntes instalados nas pedras. Esse caminho te levará rapidamente para o patamar de cima.

A outra opção é seguir contornando a Lion's Head, percorrendo um caminho menos íngreme, no mesmo estilo do que já vínhamos fazendo. Claro que essa foi a nossa escolha, já que tínhamos zero de experiência em trilhas.

Depois de mais alguns minutos chegamos num trecho realmente muito íngreme. Não era tão perigoso mas exigia bastante atenção. Era quase uma escalada leve, sendo necessário usar as mãos para ir vendendo as pedras.

Trecho mais ingreme da trilha da Lion's Head

Trecho mais ingreme da trilha da Lion's Head

Subindo a parte mais íngreme da trilha

Subindo a parte mais íngreme da trilha

Quase no Topo da Lion's Head

Após esse trecho você chegará em uma área bem grande onde existe um platô, que permite uma vista de praticamente 360 graus de Cape Town. Ainda não é o topo, mas muitos viajantes decidem curtir o final da tarde desse ponto.

Na verdade chegar nesse local sempre foi o nosso objetivo. Também pelo fato de estarmos cansados devido ao passeio de bicicleta em Cape Town que fizemos pela manhã, neste mesmo dia, preferimos aproveitar nosso tempo ali do que seguir subindo até o topo.

Apreciando o por do Sol na Lion's Head

Apreciando o por do Sol na Lion's Head

Casal curtindo o visual de Cape Town

Casal curtindo o visual de Cape Town

Pelo que pude perceber, o restante da subida tem um grau de dificuldade equivalente ao que já havíamos feito, e demoraria certa de 15 ou 20 minutos a mais.

Ficamos uns 30 minutos curtindo o visual de Cape Town, por vários ângulos. Tiramos diversas fotos com aquela luz perfeita do final de tarde.

Selfie perfeita no alto da Lion's Head em Cape Town

Selfie perfeita no alto da Lion's Head em Cape Town

Descendo a Trilha da Lion's Head

Antes do Sol se pôr, iniciamos nossa descida. Controle bem o seu tempo no topo da Lion's Head para não perder a hora. É muito importante começar a descer e enfrentar logo as partes mais críticas ainda com a luz do dia.

Foi exatamente o que fizemos e não tivemos problemas. A descida acabou sendo mais rápida do que a subida, até porque o tempo que perdemos com fotos foi muito menor.

Pôr do Sol durante a descida da trilha

Pôr do Sol durante a descida da trilha

Algumas pessoas podem ficar frustradas em não ver o pôr do Sol de fato no topo da montanha, mas lembre-se que a trilha no entorno da Lion's Head tem um visual magnífico. E você verá sim esse pôr do Sol, enquanto estiver fazendo o caminho de volta.

Nossa programação foi perfeita. Conseguimos passar todo o trecho de maior dificuldade ainda de dia. Mesmo depois que o Sol se põe, durante o crepúsculo, ainda existe uma luz suficiente para percorrermos essas etapas da descida sem problemas.

Só pegamos noite mesmo na parte final da trilha onde, na prática, basta caminhar por um trecho de terra batida. Usamos a lanterna por segurança para evitar qualquer problema, afinal de contas, não existe nenhuma iluminação artificial na trilha. Chegamos ao carro e voltamos para o hotel em segurança.

Essa foi realmente uma experiência maravilhosa, perfeita para encerrar nossa passagem pela Cidade do Cabo. Certamente voltarei a subir a trilha da Lion's Head quando retornar a cidade.

Essas e outras dicas você encontra no nosso artigo sobre o que fazer em Cape Town. Não deixe de conferir antes de organizar o seu roteiro.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A AmericaChip oferece plano com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. Você escolhe a quantidade exata de dias da sua viagem, recebe o chip antecipadamente em sua casa e já chega no destino com tudo funcionando. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados