Midia Kit

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última atualização: 10 de maio de 2018

1. Apresentação

O blog Para Viagem surgiu a partir da experiência de um grupo de amigos que tem em comum uma paixão: viajar.

Foi totalmente desenvolvido por Rafael Miranda, formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em desenvolvimento web e SEO (otimização para motores de busca), o que possibilitou ao Para Viagem, logo no início, um enorme potencial de crescimento.

Iniciamos o blog começo de 2013, escrevendo sobre vários destinos, publicando nossos roteiros de viagem e dando dicas para futuros viajantes sempre baseadas em nossas experiências.

Com 5 anos de vida o Para Viagem já atingiu um bom destaque em mecanismos de busca, redes sociais, agregadores de conteúdo e em grupos de blogueiros de viagens.

Tal sucesso é fruto de um trabalho de muita qualidade e que exige bastante esforço e investimento, tanto na produção de conteúdo exclusivo com foco em nossas experiências, como no desenvolvimento e aprimoramento do blog num padrão profissional e totalmente otimizado.

2. Estatísticas

Alguns dados estatísticos são importantes para avaliar a audiência e entender o crescimento que o site vem alcançando.

O gráfico abaixo mostra as visitas do mês de Abril de 2018, com dados acumulados de visitantes únicos e visualizações de páginas neste período:

Relatório de Visitas do Mês de Abril/2018

Fonte: Google Analytics

Neste período o blog Para Viagem atingiu mais de 70 mil usuários únicos, gerando mais de 150 mil páginas exibidas num único mês.

Atualmente o Google possui praticamente 6.000 páginas indexadas de nosso blog, o que confirma nosso bom trabalho de otimização.

Relatório de Canais de Aquisição

Fonte: Google Analytics

Outro ponto fundamental é que mais de 85% da audiência do blog vem de pessoas que buscam sobre roteiros e dicas de viagens nos mecanismos de busca. Com isso nosso público acaba sendo muito mais comercial, aumentando consideravelmente as chances do nosso leitor se interessar por serviços oferecidos pelos nossos parceiros, afinal de contas, partiu dele a buscou dessa informação provavelmente porque já pretende fazer uma viagem para aquele destino.

Bem diferente de blogs onde a maioria de suas visitas são originadas de redes sociais, onde as pessoas recebem a informação em sua timeline e acessam mais pela curiosidade, sem necessariamente ter uma viagem programada.

É muito importante considerar de onde vem os visitantes de um site, pois este detalhe pode garantir o sucesso ou o fracasso de uma parceria.

3. Perfil dos Visitantes

Além da audiência, também é importante avaliar o perfil dos visitantes que acessam o blog e assim ter certeza que o público alvo é adequado ao seu anúncio.

No gráfico abaixo é possível ver a distribuição dos acessos por faixa etária, ficando claro que a maioria do visitantes possui entre 25 e 35 anos de idade.

Gráficos de Idade e Sexo dos Visitantes

Fonte: Google Analytics

Outra informação que pode ser muito útil para o anunciante é a proporção de homens e mulheres que acessam o site. O Para Viagem tem um certo equilíbrio nesse quesito, mas é possível ver no gráfico que as mulheres são maioria.

4. Inserção na Internet

Algumas outras informações são também muito importantes para avaliar o quão bem inserido está o blog na internet.

- YouTube

Nosso canal no YouTube foi criado inicialmente como um repositório de vídeos. No início do ano de 2018 mudamos nossa proposta e começamos a produzir conteúdo especificamente para o canal. Nossa audiência na plataforma vem crescendo regularmente. Atualmente são 1.750 inscritos e temos vídeos com quase 30 mil visualizações.

- Redes Sociais

É possível acompanhar as atualizações e novidades do blog pelo Facebook, Instagram, Twitter e Google+. Atualmente a página do Para Viagem no Facebook conta mais de 9.150 seguidores enquanto que a conta do Instagram já ultrapassa os 85.000 seguidores.

- Links Externos

Segundo o relatório do Google Webmasters Tools, este mecanismo de busca identificou cerca de 35.000 links externos espalhados pela internet apontando para o Para Viagem.

5. Participação dos Leitores

Para garantir o sucesso de qualquer ação publicitária ou parceria com um blog de viagens é muito importante que este tenha um bom engajamento com o seu público.

Um ótimo termômetro para medir o quanto nossos leitores interagem no Para Viagem é avaliar a quantidade de comentários. Atualmente temos cerca de 8.600 comentários realizados num total de 340 artigos publicados.

Muitos leitores comentam pedindo dicas, tirando dúvidas sobre a viagem, mas também recebemos alguns comentários simplesmente parabenizando e agradecendo pelas informações.

6. Layout Responsivo

Em abril de 2015 lançamos um novo layout responsivo, ou seja, as páginas do blog passaram a se ajustar de forma automática ao tamanho de todos os dispositivos facilitando a leitura.

Novo Layout Responsivo do Para Viagem

Novo Layout Responsivo do Para Viagem

Embora tenhamos mantido sua identidade visual, nosso novo layout mobile friendly trabalha com o que há de mais moderno na tecnologia do desenvolvimento de páginas para internet.

Com o aumento considerável do tráfego de dispositivos móveis como tablets e smartphones, o Para Viagem consegue atender com qualidade todos os seus leitores, não importando onde eles estejam.

7. Case: Booking (2014-2016)

Nossa participação no programa de afiliados do Booking, serviço de comparação e reservas de hotéis em todo o mundo, é um ótimo exemplo pois mostra claramente o potencial de retorno que anunciantes da área de turismo podem ter ao divulgar seus produtos ou serviços no blog Para Viagem.

O fator determinante do sucesso dessa parceria é a estratégia de divulgação que utilizamos. Pelos nossos relatórios, 95% das reservas geradas são provenientes de cliques realizados em links no texto dos artigos. Embora também tenhamos banners do Booking no site, nosso foco é recomendar os hotéis no decorrer do texto, como parte do conteúdo e da nossa experiência, afinal é o conteúdo e a nossa opinião que traz o leitor ao blog.

O gráfico abaixo mostra o número de reservas e diárias mensais geradas no Booking por visitantes que acessaram o serviço após uma indicação feita em nosso blog:

Relatório de Reservas do Booking

Relatório de Reservas do Booking

Podemos ver claramente a evolução no resultado, chegando há quase 600 diárias reservadas por nossos leitores num único mês, em maio de 2015 e mais recentemente em maio e junho de 2016.

Mesmo com o cenário de crise na economia brasileira e alta do dólar, tivemos apenas uma leve queda no final de 2015, porém já apresentamos um forte crescimento em 2016 e acreditamos que esses números seguirão em crescendo, devido a projeção do aumento de nossa audiência e ampliação do conteúdo do blog.

8. Membro da RBBV

O Para Viagem faz parte da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – uma comunidade composta por diversos blogueiros com objetivo de trocar experiências.

A RBBV possui várias diretrizes de qualidade e transparência, não apenas com os leitores dos blog mas voltadas também ao relacionamento com o mercado.

9. Publicidade e Parceria

O Para Viagem trabalha com diversos tipos de publicidade, desde a divulgação de banners até a publicação de publieditoriais, sujeitos a aprovação.

Nossos editores também aceitam parcerias com empresas ligadas ao ramo de turismo, interessadas em oferecer seus serviços como cortesia para que sejam avaliados e posteriormente tal experiência se torne conteúdo, publicado em nosso blog. Se você tem uma proposta de blog trip ou press trip, entre em contato.

Para saber mais detalhes sobre o blog Para Viagem, fazer uma proposta de parceria ou se informar sobre valores de ações publicitárias mande sua mensagem pela nossa Página de Contato.

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