Museus do Vaticano: Visitando as Salas de Rafael

Com impressionantes afrescos no teto e nas paredes, estes aposentos são um dos pontos altos da visita aos Museus do Vaticano. Saiba um pouco mais sobre eles.

Salas de Rafael

Salas de Rafael

Considerado um dos maiores atrativos para quem visita os Museus do Vaticano, as Salas de Rafael são impressionantes e imperdíveis.

Localizado no Palácio Apostólico, as salas eram os aposentos privados do Papa Julio II (1503-1513), que chamou o artista renascentista Rafael, quem admirava, para decorar as paredes e o teto.

O trabalho começou em 1508 e levou 16 anos para ficar pronto. Tanto o Papa, quanto Rafael, não chegaram a ver o resultado final, pois faleceram antes do término. Felizmente, o artista deixou o projeto dos afrescos, que serviram de base para a conclusão realizada por seus discípulos.

Chamar aquilo de “obra de arte” é pouco para descrever. Não é à toa que esses gênios renascentistas entraram para a história. É impressionante.

Alguns podem até achar um pouco exageradas, mas ninguém pode negar que o trabalho executado por Rafael e seus alunos foi, no mínimo, espetacular.

Neste post falarei um pouco sobre os belíssimos afrescos destes ambientes, com informações e curiosidades. Elas irão ajudar a enriquecer sua visita, deixando-a mais proveitosa.

As Salas de Rafael

São 4 ambientes contíguos. Cada um deles possui afrescos nas 4 paredes e também no teto.

Não direi aqui em qual parede fica cada um especificamente. Minha sugestão é: anote o tema do afresco e a sala que ele está e, no dia da visita, tente identificá-los nas paredes. Fiz isso e garanto: não só foi fácil encontrá-los, como também acabou tornando a minha visita mais interessante e até divertida.

Seguindo a ordem pré-estabelecida pelo museu, as sala são as seguintes...

1. Sala de Constantino

Sala de Constantino

Sala de Constantino

Este aposento era destinado a cerimônias oficiais e recepções do Pontífice.

Logo que entramos, já levamos um impacto, porque os afrescos são realmente magníficos e não há um cantinho sequer sem estar com alguma pintura ou desenho.

O nome da sala é em homenagem a Constantino I, o imperador romano que se converteu ao Cristianismo. Os afrescos das paredes se referem à vitória da religião cristã sobre o paganismo.

Os afrescos são:

A Visão da cruz – descreve a premonição que Constantino teve antes da batalha contra Maxencio, que dizia que ele seria o vencedor, caso substituísse a águia imperial do estandarte dos soldados romanos por uma cruz (ou seja, reconhecendo a religião cristã).

A Batalha da Ponte Milvio – retrata a batalha entre o Imperador Constantino e seu antecessor Maxencio, em que o primeiro de fato saiu vencedor. Uma alusão clara à vitória do cristianismo sobre o paganismo.

O Batismo de Constantino – retrata o imperador Constantino ajoelhado, recebendo o sacramento do Papa Silvestre I (314-335), dentro do Batistério de San Giovanni in Laterano.

A Doação de Roma – o imperador Constantino aparece ajoelhado em frente ao Papa Silvestre I, no ato de oferecer a cidade de Roma, simbolizada por estátuas douradas. (o mais interessante é que mostra como era a antiga Basílica de São Pedro).

A decoração do teto veio bem depois, feita por Tommaso Lauretti, à mando do Papa Gregorio XIII (1572-1585), só tendo sido terminado no pontificado de Sisto V ( 1585-1590). Retrata o triunfo da religião cristã no painel central: uma típica estátua romana quebrada e caída no chão, diante da Cruz de Cristo.

Não perca também o belíssimo piso de mosaico desta sala.

2. Sala de Heliodoro

Expulsão de Heliodoro do Templo

Expulsão de Heliodoro do Templo

Era a sala destinada para audiências privadas do Papa.

As pinturas fazem uma referência ao poder protetor do papado.

O afresco que dá nome à sala – Expulsão de Heliodoro do Templo – é uma alusão clara à vitória do Papa sobre os invasores estrangeiros, que ameaçavam o poder da Igreja na época de Julio II.

Eis uma breve descrição das cenas retratadas:

Missa em Bolsena – retrata um milagre que teria ocorrido em 1263, em que um padre, cético sobre o poder da hóstia sagrada, viu um fluxo de sangue sair dela durante a missa, caindo sobre a toalha do altar e formando uma cruz. Reza a lenda que, baseado neste ocorrido, o Papa Urbano IV (1261-1264) criou a comemoração de Corpus Christi, que se comemora até hoje.

Libertação de São Pedro – retrata São Pedro sendo salvo da prisão por um anjo, enquanto os guardas dormiam. Não deixe de notar a cor viva da tinta usada na figura do anjo. É tão perfeito, que parece até que ele está realmente iluminado.

Encontro de Leão Magno com Atila – retrata a aparição milagrosa de São Pedro e São Paulo, armados com espadas, durante o encontro entre o Papa Leão Magno (440-461) e Átila, o rei dos Hunos, que pretendia invadir Roma, mas acabou desistindo.

Expulsão de Heliodoro do Templo – retrata Heliodoro, que tentava roubar o tesouro de um templo de Jerusalém a mando do rei sírio, sendo derrubado e banido pelos cavaleiros enviados por Deus para esse fim.

Os 4 afrescos das paredes retratam o seguinte: a fé havia sido ameaçada (Missa em Bolsena), na pessoa de seu pontífice (Libertação de São Pedro), em seu local de origem (Encontro de Leão Magno com Atila) e em seu patrimônio (Expulsão de Heliodoro do Templo).

Outro destaque vai para o teto, com 4 cenas do Antigo Testamento: Noé saindo da Arca, O Sacrifício de Isaac, Moisés diante da árvore ardente e O Sonho de Jacó.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

3. Sala da Segnatura

A Escola de Atenas

A Escola de Atenas

Era a biblioteca e o escritório privado do Papa Julio II, que depois foi convertida em sala de estudos e de música por seu sucessor Leão X (1513-1521).

O nome se refere a Segnatura Gratiae et Iustitiae, o mais alto tribunal da Santa Sé, presidida pelo pontífice, cujos trabalhos ocorriam nesta sala à partir do final do século 16 (antes era na Sala do Incêndio no Borgo).

Aqui estão os mais famosos trabalhos de Rafael, como A Escola de Atenas. Todos são considerados a personificação perfeita do espírito clássico da Alta Renascença.

Os afrescos:

Disputa do Santíssimo Sacramento – retrata a Santíssima Trindade: Deus (o Pai), Jesus Cristo (o Filho), sentado entre a Virgem Maria e São João Batista, e o Espírito Santo no centro abaixo (representado por uma pomba branca). Ao lado deles, está a Igreja Triunfante, com figuras de patriarcas e profetas do Antigo Testamento. Abaixo, está a Igreja Militante.

A Escola de Atenas – retrata um debate entre filósofos gregos. Rafael retratou várias personalidades famosas, como Aristóteles, Platão, Pitágoras, Diógenes, entre outros. Inclusive, retratou seus colegas renascentistas, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Bramante. Aliás, o desenho arquitetônico da “escola” criada por Rafael foi inspirado no projeto de Bramante para a atual Basílica de São Pedro.

Virtudes – representa a Justiça. Acima da janela, retrata as Virtudes Cardeais (fortaleza, prudência e temperança) e as Virtudes Teológicas (fé, esperança e caridade). À esquerda da janela, retrata a entrega do Pandectae ao Imperador Justiniano. À direita, retrata a entrega dos Decretos ao Papa.

Parnaso com Apolo e as Musas – representa a poesia. O afresco mostra o deus Apolo no mitológico Monte Parnaso, tocando um instrumento, cercado por musas e poetas (da antiguidade e contemporâneos).

O tema principal das pinturas é a possibilidade de harmonia entre a cultura clássica e o cristianismo, em busca da verdade. Eles retratam: a verdade sobrenatural (Disputa do Santíssimo Sacramento), a verdade racional (A Escola de Atenas), o bem (Virtudes) e a beleza (Parnaso com Apolo e as Musas).

Os afrescos do teto estão conectados com as cenas abaixo deles. Mostra figuras alegóricas de Teologia, Filosofia, Justiça e Poesia.

4. Sala do Incêndio no Borgo

O Incêndio no Borgo

O Incêndio no Borgo

A 4ª e última sala era usada pelo Papa Julio II para as reuniões do Segnatura Gratiae et Iustitiae, antes de ser transferida para a Sala da Signatura por seu sucessor. Quando isso aconteceu, passou a ser a sala de jantar.

O trabalho de Rafael neste aposento, concluído por seus alunos, começou mesmo quando Leão X assumiu, o que justifica as pinturas estarem relacionadas a este pontífice.

O objetivo principal dos afrescos é exaltar a figura do Papa Leão X, por meio de histórias de vida de dois papas anteriores com o mesmo nome: Leão III (795-816) e Leão IV (847-855). Cada cena faz uma alusão ao pontificado de Leão X e várias citações clássicas e literárias da Corte Papal.

Os afrescos são:

A Coroação de Carlos Magno – retrata o Papa Leão III coroando Carlos Magno na antiga Basílica de São Pedro, no Natal do ano 800. Dessa forma, ele consagrou o Sacro Império Romano.

O Juramento de Leão III – mostra este Papa rebatendo as calúnias dos sobrinhos de seu antecessor, quando teria jurado não ter sido responsável pelos crimes imputados a ele.

O Incêndio no Borgo – retrata um milagre ocorrido em 847, quando o Papa Leão IV conseguiu apagar um incêndio num bairro vizinho à antiga Basílica de São Pedro, apenas fazendo o sinal da cruz.

A Batalha de Ostia – retrata a milagrosa vitória do exército de Leão IV sobre os sarracenos em Ostia, no ano de 849.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Vaticano!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados