O que Fazer em Berlim: Roteiro de 4 Dias

Saiba o que fazer em Berlim na Alemanha e organize o seu roteiro de viagem da melhor forma. Saiba quais são as principais atrações turísticas da cidade.

Berliner Dom: a Catedral de Berlim

Berliner Dom: a Catedral de Berlim

Estivemos na capital da Alemanha e montamos um roteiro de 4 dias para conhecer os principais pontos turísticos. Neste artigo daremos muitas dicas sobre o que fazer em Berlim, perfeito para quem pretende viajar usando o transporte público.

Nosso roteiro em Berlim foi parte de uma Eurotrip de 18 dias, onde percorremos 6 cidades de 5 países. A viagem aconteceu em outubro de 2017 e visitamos Paris, Munique, Praga, Berlim, Amsterdam e Bruxelas.

Mapa: O que fazer em Berlim

No mapa abaixo destacamos em  azul  os locais que conhecemos pessoalmente e em  laranja  os pontos que havíamos mapeado durante o planejamento mas que acabamos não conseguindo visitar. Ainda assim pode ser uma boa dica de o que fazer em Berlim para quem vai passar mais dias na cidade.

O que fazer em Berlim: Dia 1

Chegamos em Berlim numa sexta-feira, no início da tarde. Pela manhã havíamos partido de Praga, na República Tcheca, e chegamos na estação Südkreuz pouco antes das 13h da tarde.

De lá pegamos um S-Bahn até a estação Anhalter Bahnhof que ficava próxima ao hotel ibis Berlin City Potsdamer Platz, onde ficamos hospedados.

Só depois de fazer o check-in, deixar as malar e almoçar é que iniciamos nosso primeiro dia de roteiro em Berlim.

Checkpoint Charlie

A não ser que você seja fascinado pela guerra fria, esse será um ponto de visitação super rápido. Chega ao local, olha, tira uma foto e segue viagem. Se o roteiro em Berlim estiver muito apertado, eu diria até que é dispensável.

O Checkpoint Charlie era um dos pontos de passagem do Muro de Berlim. Hoje é apenas uma guarita no meio de um cruzamento, com uma bandeira americana estiada. Uma atração pra turista. Mas, existe também um museu que acabamos não conhecendo por falta de tempo. Se você já visitou, deixe nos comentários como foi sua experiência.

O que fazer em Berlim: Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie em Berlim

O que mais me incomodou foram os "atores" vestidos com uniformes que cobravam 3 euros para tirar uma foto no local. Sei que esse tipo de coisa é comum em pontos turísticos mas, diferente de outros locais onde eles são simpáticos e aceitam gorjetas, lá o espaço é dominado por eles.

A atitude era tão agressiva que no final de 2019 eles foram proibidos pelas autoridades de atuar por ali.

Museu de História Natural

Gostamos bastante de visitar o Museum für Naturkunde (em alemão). Recomendo essa atividade principalmente se você viaja com crianças.

Se você já visitou museus de história natural em outras grandes cidades ao redor do mundo, provavelmente terá uma experiência equivalente. E o ingresso é bem barato.

Maior fóssil de dinossauro já encontrado

Maior fóssil de dinossauro já encontrado

O que fazer em Berlim: Museu de História Natural

Museu de História Natural de Berlim

Curtimos bastante os fósseis de dinossauro montados, em especial o principal, bem no centro do museu, indicado como o maior do mundo.

O setor dedicado aos planetas é bem interessante também, além dos diversos animais representados ao longo de todo o percurso.

Igreja Memorial Imperador Guilherme

Em Berlim você esbarra com cicatrizes da segunda guerra em toda parte. A Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche (em alemão) foi bombardeada e parcialmente destruída, porém suas ruínas continuam lá, no meio da cidade.

Ao lado foi construída uma nova igreja, moderna, mas é interessante ver parte da torre antiga ainda de pé. É realmente fascinante ver a história tão de perto.

Festival of Lights

Por sorte, estivemos em Berlim justamente no período do Festival of Lights. O evento deixa os principais pontos turísticos da cidade com uma iluminação especial durante a noite. Projeções super criativas mudam o cenário da cidade.

O evento acontece em diversas cidades ao redor do planeta. Em Berlim, normalmente ocorre no mês de outubro. Por acaso estávamos lá nessa época e claro, aproveitamos a oportunidade.

Portão de Brandemburgo no Festival of Lights

Portão de Brandemburgo no Festival of Lights

Prédios na Bebelplatz com projeções especiais

Prédios na Bebelplatz com projeções especiais

Fizemos um City Tour noturno especial, que percorreu diversos pontos de Berlim onde havia projeções. O ponto que mais gostei foi a Bebelplatz. Esta praça é cercada pelo prédio da Ópera Estatal de Berlim, o hotel de Rome, a Universidade Humboldt de Berlim e a Biblioteca da Universidade. Ficamos bem no meio com uma vista 360º repleta de prédios históricos com belíssimas projeções.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite esse cupom promocional de Halloween, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão ou economize 20% no boleto. Utilize o código: HALLOWEEN.

» Veja como encontrar um seguro viagem Europa barato seguindo as dicas deste artigo e entenda tudo sobre o Tratado de Schengen.

O que fazer em Berlim: Dia 2

Este foi um dia em que rodamos bastante por alguns pontos da cidade. Tínhamos o Berlim Welcome Card que, além de descontos em várias atrações, oferece o ticket do transporte público.

Neste dia andamos de tudo, desde os trens S-Bahn, passando pelo metrô e até ônibus de linha. Nosso primeiro ponto ficava um pouco mais afastado mas ainda assim o transporte público de Berlim atende perfeitamente a necessidade dos turistas.

Palácio de Charlottenburg

Chegamos no Schloss Charlottenburg (em alemão) antes mesmo do horário de abertura. A dica é justamente essa, chegue mais cedo pois os jardins do palácio abrem cerca de duas horas antes para acesso da população.

O que fazer em Berlim: Palácio de Charlottenburg

Palácio de Charlottenburg em Berlim

Eles funcionam como um parque público, e dessa forma o turista pode ganhar tempo conhecendo os belos jardins do palácio antes. Foi exatamente o que fizemos e isso nos fez ganhar bastante tempo neste dia de roteiro em Berlim.

Belos jardins do Palácio de Charlottenburg

Belos jardins do Palácio de Charlottenburg

Salão dentro do Palácio de Charlottenburg

Salão dentro do Palácio de Charlottenburg

Em seguida visitamos algumas áreas do Palácio de Charlottenburg. Tanto os jardins como o palácio são bem grandes e merecem ser explorados com calma. Ficamos cerca de 1 hora nos jardins e mais uma hora no palácio. Deu pra ver bem, mas algumas partes ficaram de fora. Acho que merecia um pouco mais de tempo.

Vale lembrar que o local possui um áudio guia que torna o passeio muito mais interessante.

Potsdamer Platz

Já no final da manhã fomos até a Potsdamer Platz, uma praça no coração da cidade por onde também passava o Muro de Berlim. Até hoje existe uma marcação no chão mostrando o ponto exato onde ele ficava e algumas partes originais do muro.

Estação na Potsdamer Platz

Estação na Potsdamer Platz

O local foi completamente bombardeado e destruído na época da guerra. Atualmente, já totalmente reconstruída com prédios enormes, representa a face moderna de Berlim.

Ali perto fica o Mall of Berlin um shopping com várias lojas conhecidas e uma enorme área de alimentação. Opções de comidas de diversas partes do mundo estão disponíveis, perfeito para dar uma variada.

Topografia do Terror

Um dos trechos mais longos do Muro de Berlim ainda remanescentes na cidade. No local fica uma exposição que mostra toda a estrutura nazista na época. O próprio local foi sede de GESTAPO, a polícia secreta nazista.

O que fazer em Berlim: Topografia do Terror

Muro de Berlim na Topografia do Terror

Exposição conta história do nazismo

Exposição conta história do nazismo

O espaço também funciona como uma espécie de memorial, garantindo que as atrocidades cometidas na época do nazismo não sejam esquecidas, e que suas vítimas estejam sempre em nossa lembrança.

Para quem curte história, vale a pena ficar algumas horas por ali explorando cada detalhe.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Caminhando ao lado do Tiergarten, seguimos até o Memorial to the Murdered Jews of Europe. O local é bem impactante, uma lembrança triste mais necessária.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Com o tamanho de um quarteirão, é repleto de blocos de cimento que representam os túmulos dos judeus mortos. O detalhe que causa o maior desconforto é o chão, que vai afundando conforme você anda entre os blocos, em direção ao centro. Esse desconforto é proposital, é um local de reflexão.

Nunca é demais lembrar que, embora você esteja numa viagem de férias, esse memorial exige uma postura mais serena e respeitosa. Evite fotos divertidas e bem humoradas que, certamente não condizem com o clima do local.

Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um ponto característico de Berlim. Construído no século 18, com 12 enormes colunas no estilo grego, separa a famosa avenida Unter den Linden da Pariser Platz. No topo do Brandenburger Tor (em alemão) está a quadriga, estátua de Irene - a deusa grega da paz - em uma biga puxada por 4 cavalos.

O imponente monumento testemunhou muitos momentos históricos, como a invasão francesa liderada por Napoleão Bonaparte, a segunda guerra mundial e a queda do muro de Berlim.

O que fazer em Berlim: Portão de Brandemburgo

Pôr do Sol no Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo iluminado à noite

Portão de Brandemburgo iluminado à noite

Em nossa programação original, apenas passaríamos pelor portões nesse momento, no meio da tarde, em direção ao Tiergarten. Com o avançar da hora, acabamos conseguindo registrar o Portão de Brandemburgo já no final da tarde nesse momento, com o Sol bem baixo.

Também tivemos a oportunidade de passar pelo local em outro dia, já a noite, e apreciar o monumento com sua iluminação habitual. Difícil escolher o momento mais bonito.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local e conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Coluna da Vitória

O que fazer em Berlim: Coluna da Vitória

Coluna da Vitória no meio do Tiergarten

Fomos de ônibus até o centro do Tiergarten, onde fica a Coluna da Vitória. Nossa ideia era visitar o local e retornar até o Portão de Brandemburgo caminhando por vários pontos do interessantes do Tiergarten.

A tarde já estava terminando e acabamos vendo o pôr do Sol dali mesmo. Dessa forma, tiramos do nosso roteiro em Berlim o restante da programação. Como já havíamos ficado um tempo visitando o portão mais cedo, isso acabou não sendo um problema.

Subimos as escadas pelo interior do Siegessäule (em alemão) e fomos até o mirante no topo do obelisco. Lá de cima temos uma bela vista da cidade, com destaque para o ângulo onde se vê o vê de frente a larga avenida que cruza o enorme parque com o Brandenburg Gate e diversos outros pontos turísticos ao fundo.

Tiergarten visto do alto da Coluna da Vitória

Tiergarten visto do alto da Coluna da Vitória

Pontos turísticos de Berlim visto no detalhe

Pontos turísticos de Berlim visto no detalhe

Construído para comemorar vitórias militares do Reino da Prússia, o Victory Column foi erguido originalmente no Reichtag, sendo transportado para o centro do Tiergarten posteriormente.

O que fazer em Berlim: Dia 3

No terceiro dia do nosso roteiro em Berlim, reservamos boa parte do nosso dia para visitar um campo de concentração que fica a cerca de 1 hora da capital.

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Para saber todos os detalhes sobre essa visita a Sachsenhausen, confira o artigo completo sobre a nossa experiência. Já adianto que essa é uma visita que meche bastante com lado emocional do turista. Ainda assim acho importante conhecer de perto essa história e reservar algumas horas para refletir sobre tudo que aconteceu.

Entrada do campo de concentração de Sachsenhausen

Entrada do campo de concentração de Sachsenhausen

Campo de concentração de Sachsenhausen na Alemanha

Campo de concentração de Sachsenhausen na Alemanha

Ficamos um total de 3 horas conhecendo diversas partes do campo de concentração. Pegamos um áudio guia que inclusive oferecia o idioma português como opção. Eu e a Jaque usamos um único equipamento e, ajustando o controle de volume adequadamente, atendeu perfeitamente.

Memorial do Muro de Berlim

Na parte da tarde visitamos o Gedenkstätte Berliner Mauer (em alemão), um memorial que lembra a divisão da cidade. Também é uma homenagem à todos que morreram tentando fugir para o lado ocidental de Berlim.

Memorial do Muro de Berlim

Memorial do Muro de Berlim

Um grande e belo gramado fica ao lado de onde antes ficava o muro. Partes originais de concreto ainda estão no local e, em outros locais, existem ferros verticais mostrando a divisão.

O memorial fica em Bernauer Straße, rua que, após a separação, ficou parte no lado francês e parte no lado soviético. Imagine de um dia por outro você não poder mais circular na sua rua, não poder mais encontrar com vizinhos e familiares que ficaram do outro lado. Desesperador.

E justamente por esse desespero que o local acabou sendo palco de muitas tentativas trágicas de fugas.

Alexanderplatz

No final do dia fomos para a Alexanderplatz onde pretendíamos subir na famosa torre de TV para apreciar o pôr do Sol. Acabamos não subindo neste momento pois devido ao limite de pessoas no observatório da torre, só poderíamos subir de fato num horário bem mais tarde. Fique atendo e chegue com boa antecedência.

St. Marienkirche e torre de televisão

St. Marienkirche e torre de televisão

O que fazer em Berlim: Rotes Rathaus

Rotes Rathaus: a prefeitura vermelha

Aproveitamos para conhecer outras áreas de interesse nessa região como o World Time Clock, a Rotes Rathaus (prefeitura vermelha) e igreja St. Marienkirche.

O que fazer em Berlim: Dia 4

Ao final do nosso quarto dia em Berlim, pegamos um trem noturno com destino a Amsterdam. Essa história eu conto num outro artigo, mas o importante é que, ainda assim, conseguimos organizar um roteiro bem completo para o último dia.

East Side Gallery

O East Side Gallery também fica um pouco afastado mas a facilidade de transporte público na cidade torna o deslocamento bem simples e rápido.

Famoso grafite em East Side Gallery

Famoso grafite em East Side Gallery

Artes criativas no Muro de Berlim

Artes criativas no Muro de Berlim

Essa galeria a céu aberto é uma sequência de belos e criativos grafitis feitos num longo trecho ainda de pé do Muro de Berlim. Algumas imagens já são bem conhecidas dos turistas, mas tenho certeza que você irá adorar passear por ali e apreciar tantas outras obras de arte não tão populares.

Ficamos pouco menos de 1 hora no local e foi suficiente para passear sem pressa.

Gendarmenmarkt

Ainda antes do almoço visitamos essa bela praça que possui uma formação bem curiosa. De um lado fica a Französischer Dom (catedral francesa em alemão), uma bela igreja com pilares em estilo grego, uma torre circular com um grande domo no topo.

Neue Kirche e Konzerthaus

Neue Kirche e Konzerthaus

Konzerthaus e Französischer Dom

Konzerthaus e Französischer Dom

Do lado oposto, fica a Neue Kirche (nova igreja em alemão), outra igreja quase igual a anterior. As diferenças ficam na área lateral, mas a parte principal da construção é praticamente uma réplica da sua vizinha. No meio fica a Konzerthaus (sala de concertos em alemão).

Ilha dos Museus

O Rio Spree corta a cidade de Berlim e neste ponto ele se divide em duas partes, formando uma espécie de ilha no meio. Conhecida como Museum Island, esta área que corresponde a vários quarteirões, foi escolhida para abrigar vários museus da cidade.

Já comprou seus ingressos?

Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Berlim.

E existe um ingresso que da acesso a todas as exposições da ilha. É mais barato do que você imagina, clica no link para ver mais detalhes.

Pergamon Museum

O Museu Pergamon foi, sem dúvida, um dos que mais gostei de visitar. Ok, eu não sou tão ligado em artes, mas acredite, esse é um museu diferente.

Porta de Ishtar no Museu Pergamon

Porta de Ishtar no Museu Pergamon

Porta do mercado romano de Mileto

Porta do mercado romano de Mileto

Claro que ele possui obras de artes e itens de grande interesse, mas o grande diferencial dele são as construções. Dentro do museu existe construções inteiras transportada para lá. Cara uma mais linda e impressionante que a outra.

Você encontrará desde antiguidades gregas e romanas, até arte islâmica. Se você busca o que fazer em Berlim, o Museu Pergamon tem que estar na sua lista.

Neues Museum

Exposição do Neues Museum

Exposição do Neues Museum

Também conhecemos o Museu Novo e o que mais chamou a minha atenção foi a área do Egito antigo. Entre vários itens, o que tem maior destaque é o busto de Nefertiti.

A esposa do rei Akhenaton era conhecida como a mulher mais bonita do mundo e essa escultura da rainha do Egito é a obra de arte mais famosa de Berlim. Uma pena que não seja permitido fotografá-la. O lado bom é que você vai ter que ir lá pessoalmente para ver.

Berliner Dom

A Catedral de Berlim é uma igreja maravilhosa. Fica também na Ilha dos Museus, às margens do Rio Spree. O grande destaque é para a enorme cúpula central que pode ser vista de vários pontos da região.

O que fazer em Berlim: Berliner Dom

Berliner Dom ao lado do Rio Spree

Interior da cúpula da Berliner Dom

Interior da cúpula da Berliner Dom

Praça vista do topo da Berliner Dom

Praça vista do topo da Berliner Dom

Selfie de casal no topo da Berliner Dom

Selfie de casal no topo da Berliner Dom

Além de visitar o belíssimo interior da Berliner Dom, é possível subir a torre e andar pelo exterior da cúpula. A vista da cidade deste ângulo é maravilhosa.

Torre de Televisão de Berlim

Enfim, conseguimos subir a Berliner Fernsehturm (em Alemão). Mas não foi assim tão fácil, novamente pegamos uma grande fila e chegamos no topo do observatório já no final do pôr do Sol. Ainda assim deu para apreciar a bela vista da cidade.

É bem complicado organizar essa questão do horário de subida, porque você depende do volume de pessoas que já estão no topo e do tamanho da fila.

Curtindo a vista da Berliner Fernsehturm

Curtindo a vista da Berliner Fernsehturm

Pôr do Sol visto da Berliner Fernsehturm

Pôr do Sol visto da Berliner Fernsehturm

Talvez a melhor solução seja mesmo investir no Ingresso Prioritário, um ingresso que você pode comprar online e já reserva o dia e horário da subida. Claro, você paga mais por isso, mas justamente por existir essa opção é que fica ainda mais difícil conseguir subir nos melhores horários da forma tradicional.

Parlamento Alemão

Já estava de noite, ainda pegaríamos um trem para Amesterdam, mas ainda dava tempo de um último ponto turístico. Fomo então conhecer o Bundestag (em alemão) que fica no Palácio de Reichstag.

Tour pelo parlamento alemão

Tour pelo parlamento alemão

Moderna cúpula do Reichstag

Moderna cúpula do Reichstag

O lugar é realmente grandioso, vale a visita. Você pode pegar um áudio guia, com opção em português de Portugal, e ter uma verdadeira aula de história sobre a cidade de Berlim.

A moderna cúpula do Reichstag já valeria a visita. A noite ela fica belíssima, toda iluminada. Por outro lado, acho que visitar o local de dia daria uma melhor visibilidade da cidade e as informações do áudio guia fariam mais sentido.

Ah, não se esqueça que é preciso agendar sua visita com antecedência, reservando data e horário para conhecer o local.


Esse foi um roteiro em Berlim bem corrido. Na verdade, o ideal seria ter 1 ou 2 dias a mais na cidade para conhecer essas atrações e ter mais tempo em algumas delas.

Espero que você tenha gostado dessas dicas sobre o que fazer em Berlim. Sentiu falta de alguma atividade na cidade? Deixe nos comentários suas sugestões.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom promocional de Halloween, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: HALLOWEEN.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local, conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados