O que Fazer em Bruxelas: Roteiro de 1 ou 2 Dias

Organize o seu roteiro e saiba o que fazer em Bruxelas em 1 ou 2 dias. Confira as principais atrações e pontos turísticos da cidade e veja como foi nossa experiência.

Grand-Place em Bruxelas

Grand-Place em Bruxelas

A capital da Bélgica foi a última cidade em nossa viagem de 18 dias pela Europa. Mesmo com pouco tempo, organizamos um roteiro com ótimas dicas sobre o que fazer em Bruxelas, principalmente para quem terá apenas 1 ou 2 dias.

Nós dormimos uma única noite em Bruxelas, no hotel ibis Brussels Centre Gare Midi. Ele fica localizado bem ao lado da estação de trem pela qual chegamos e partimos da cidade. Isso facilitou bastante nosso roteiro.

Chegamos numa quinta-feira, na metade do dia, vindo de Amsterdam. Iniciamos nosso roteiro em Bruxelas na parte da tarde. No dia seguinte, saímos bem cedo e aproveitamos a parte da manhã. No início da tarde da sexta-feira já estávamos no processo de check-out do hotel e deslocamento para a estação, onde pegamos um trem de volta para Paris.

Embora tenhamos feitos um roteiro de 2 dias em Bruxelas, talvez fosse possível organizar a manhã de um dia com a tarde de outro e montar um roteiro de 1 dia completo na cidade. Certamente seria um dia bem corrido. Também é possível distribuir melhor as atividades, ficando mais tempo em cada local, e assim organizar um roteiro mais tranquilo, de 2 dias em Bruxelas.

Mapa: O que fazer em Bruxelas

Organizei os principais pontos do nosso roteiro em Bruxelas no mapa abaixo. Dessa forma fica mais fácil entender a distância entre os locais e organizar a programação de viagem da melhor forma.

Utilizamos o Brussels Card que, além de aceso a 41 museus e descontos e várias atrações e restaurantes, dava direito também ao transporte público da cidade.

Roteiro Bruxelas: Dia 1

Quando pesquisamos sobre o que fazer em Bruxelas para organizar o primeiro dia, selecionamos atrações que ficavam relativamente próximas. Como neste dia só teríamos a parte da tarde para visitar a cidade, a proximidade dos pontos foi fundamental para viabilizar a programação.

Église Notre-Dame du Sablon

Vitrais da Église Notre-Dame du Sablon

Vitrais da Église Notre-Dame du Sablon

Saímos do hotel, após fazer o check-in e deixar nossas malas no quarto, e seguimos a pé pela cidade.

O primeiro ponto turístico do nosso roteiro em Bruxelas foi a Igreja de Nossa Senhora de Sablon. Localizada no centro histórico da cidade, a igreja, que foi construída no século 15, era frequentada pela nobreza e cidadãos ricos da cidade.

Do lado de foram, sua arquitetura no estilo gótico chama muito a atenção. Já por dentro, são os enormes vitrais que se destacam e garantem o interesse dos visitantes.

Mont des Arts

Casal em Mont des Arts

Casal em Mont des Arts

Caminhando, fomos até o Mont des Arts, localizada no centro histórico de Bruxelas. Com uma vista elevada, a praça é arborizada e possui belos jardins extremamente bem cuidados. Várias fontes e algumas estátuas completam a paisagem.

No entorno, alguns edifícios importantes como a Biblioteca Real da Bélgica, o Arquivo Nacional da Bélgica e alguns museus famosos da cidade.

Grand-Place

Uma das praças mais bonitas da Europa, na minha opinião. Vários prédios históricos, entre eles o da prefeitura de Bruxelas, cercam a b>Grand-Place. Os detalhes em dourado na faxada dos prédios deixa o cenário ainda mais bonito.

Prefeitura na Grand Place em Bruxelas

Prefeitura na Grand Place em Bruxelas

O que fazer em Bruxelas: Grand Place

Grand Place toda iluminada a noite

Esse é um ponto turístico que vale ser visitado em diferentes horários. De dia, especialmente no momento em que o cuco da torre do relógio aparece, e a noite, por conta da sua iluminação.

Choco Story

Incluímos uma rápida visita ao museu de chocolate, que fica à poucos metros da Grand-Place. Como estávamos utilizando o Brussels Card, a entrada no Choco Story já estava incluída.

Na verdade são várias atrações da cidade que fazem parte desse passe, tendo também a opção de incluir o transporte público e até aquele ônibus Hop On Hop Off.

Já comprou seus ingressos?

Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Bruxelas.

MOOF Museum

O Museum of Original Figurines é uma boma atividade para fazer na cidade, principalmente para quem gosta de histórias em quadrinho. O museu da destaque a personagens de origem belga como os Smurfs, Tim-Tim e o Marsupilami.

Smurfs no MOOF Museum

Smurfs no MOOF Museum

Tim-Tim no MOOF Museum

Tim-Tim no MOOF Museum

Foi divertido relembrar a infância, principalmente em relação aos Smurfs que acompanhei mais. Em determinado momento até jogos de vídeo-game dos personagens estavam disponíveis para os visitantes. Foi uma atividade interessante que também estava incluída no Brussels Card.

Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Visitamos essa bela catedral num momento em que o tempo estava se fechando, com nuvens carregadas e risco de chuva. O cenário na frente da igreja é lindo, com uma praça com várias árvores. No outono, os galhos secos e as folhas caídas pelo chão davam um charme especial ao visual.

Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Interior na maior catedral de Bruxelas

Interior na maior catedral de Bruxelas

Por dentro, a catedral é grandiosa, com um enorme órgão e belos vitrais. É mais um ponto na região do centro histórico que vale a pena incluir no roteiro em Bruxelas.

Parc du Cinquantenaire

De todo o primeiro dia do nosso roteiro em Bruxelas, este era o ponto mais distante. Usamos o metrô para nos deslocar até ele. Quando planejamos a viagem quase tiramos o Parque do Cinquentenário do roteiro por conta desse deslocamento, mas considero essa visita imperdível.

Nos organizamos para conhecer essa área de Bruxelas no final da tarde, no horário do pôr do Sol. Por sorte o tempo mudou bastante e, embora ainda tivesse muitas nuvens no céu, os raios de Sol fizeram toda a diferença no visual.

A dica é chegar de metrô pela estação Schuman, percorrer todo o parque caminhando de uma ponta a outra, e voltar pela estação Merode. Dessa forma você vai otimizar seu tempo e conhecer todos os ângulos desse belo lugar.

Triumphal Arch

O parque como um todo é bem bonito, com belos jardins, mas o ponto alto é quando se chega ao Triumphal Arch. O enorme arco, seguido pela construção lateral, com belos jardins a sua frente e os raios do Sol foi uma vista realmente inesquecível desse dia.

Triumphal Arch no Parc du Cinquantenaire

Triumphal Arch no Parc du Cinquantenaire

Até aqui, a programação estava encaixando perfeitamente, da forma que havíamos planejado. Entretanto, quando íamos em direção a estação de trem para retornar ao centro histórico, tivemos um imprevisto.

Não conseguimos acessar a estação pois o caminho até ela estava bloqueado. Demos uma enorme volta para chegar a estação pelo outro lado até percebermos que era a própria estação de metrô que estava interditada. Algo aconteceu, até hoje não entendemos direito o que foi, mas haviam alguns policiais fazendo a segurança do local.

Decidimos voltar de ônibus. Nessa horas que ter um chip internacional com boa conexão de internet faz toda a diferença. Esse descolamento de ônibus não estava planejado, mas consultamos na hora e conseguimos encontrar o ponto e a linha de ônibus certa para pegar.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local, conexão 4G garantida e internet ilimitada.
Aproveite o cupom especial de Black Friday Antecipada, disponível por tempo limitado, e garanta o desconto de 30%. Utilize o código promocional: BOOFRIDAY.

Já de noite, com a nossa programação atrasada devido ao imprevisto, ainda encaramos mais um problema. O ônibus que estávamos bateu em um tran. Ficou tudo parado, uma baita discussão. Por sorte já estávamos próximos do local e decidimos saltar e fazer o restante a pé.

Galeries Royales Saint-Hubert

Galeries Royales Saint-Hubert

Galeries Royales Saint-Hubert

Priorizamos a Galeria Royale pois era a única das atividades restantes que tinha limite de horário. Chegamos já próximo do limite mas conseguimos conhecê-la.

Na verdade foi uma visita rápida, apenas cruzamos a galeria passeando e apreciando as lojas e a arquitetura. Não era mesmo a nossa intenção comprar nada por ali, a ideia era simplesmente visitar o local.

Como fica próximo ao centro histórico, acho que vale a pena. É possível encaixar em diferentes momentos do roteiro em Bruxelas e é uma atividade que gasta pouco tempo.

Jeanneke Pis

Faltava conhecer as estátuas do menino e da menina fazendo xixi. Sim, elas existem e são famosas, recebem muitos visitantes todos os dias. Por que? Não sei, mas fui lá ver. E você vai também que eu sei.

Estátua de Jeanneke Pis

Estátua de Jeanneke Pis

Grade em Jeanneke Pis

Grade em Jeanneke Pis

Fomos ver primeiro a estátua da menina e, pelo menos para mim, foi decepcionante. Ela é super discreta, fica atrás de uma grade na parede.

Manneken Pis

A estátua mais famosa, do menino fazendo xixi, ficou para o final. Ela é menos decepcionante, já que tem um espaço maior de destaque, embora a estátua em si seja bem pequena.

Estátua de Manneken Pis

Estátua de Manneken Pis

Casal em Manneken Pis

Casal em Manneken Pis

Não é nada demais, por outro lado, fica ali pertinho no centro. Então, no final das contas, todo mundo acaba indo lá ver. Vá também, só não crie expectativas.

Ali pertinho tem umas lojinhas com doces típicos que, essas sim, valem a pena.

Terminamos o dia sentados no chão da Grand-Place. Eu estava deitado na verdade, morto de cansaço. Mas a vista dessa praça a noite é incrível e faz tudo valer a pena.

Roteiro Bruxelas: Dia 2

Quando se procura o que fazer em Bruxelas, rapidamente se percebe que existem algumas atrações que ficam bem mais distantes. Separamos essas para o segundo dia, sempre com objetivo de otimizar o roteiro.

Planetarium of the Royal Observatory of Belgium

Planetário de Bruxelas

Planetário de Bruxelas

Visitar o planetário não era nossa prioridade, mas analisando os horários de abertura das atrações fez sentido conhece-lo logo cedo. Dessa forma, ao sair dele, já estaríamos no horário perfeito para visitar as outras atrações da região.

Foi uma visita rápida e divertida. Talvez seja uma atividade mais recomendada para quem viaja com crianças ou quem realmente curte os mistérios do universo. Destaque para uma bicicleta espacial onde você pedala e acompanha na tela o seu trajeto pelo espaço.

Infelizmente não conseguimos assistir ao vídeo cujo horário da sessão conflitaria com o restante da nossa programação.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite esse cupom promocional do Mês das Crianças, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão ou economize 20% no boleto. Utilize o código: CRIANCA.

» Veja como encontrar um seguro viagem Europa barato seguindo as dicas deste artigo e entenda tudo sobre o Tratado de Schengen.

Atomium

O ponto alto do nosso segundo dias em Bruxelas era visitar o Atomium. Chegamos ao local caminhando e já ficamos impressionados com o tamanho. A representação do átomo é realmente grande e cada esfera comporta uma enorme estrutura por dentro.

Atomium em Bruxelas

Atomium em Bruxelas

Self de casal no Atomium em Bruxelas

Self de casal no Atomium em Bruxelas

Vista do Atomium

Vista do Atomium

Escadas rolantes no interior do Atomium

Escadas rolantes no interior do Atomium

Conhecemos toda a história do local e visitamos o seu interior durante algum tempo. A esfera mais alta, que fica a cerca de 102 metros de altura, proporciona uma bela vista da cidade. O deslocamento entre as esferas é feito, na maioria dos casos, de escada rolante. Para acessar a esfera do topo, pega-se um elevador.

Olhando de fora não da pra imaginar tudo que há por dentro. É uma visita que considero imperdível para quem procura o que fazer em Bruxelas.

Mini-Europe

Miniatura da Grand Place no Mini Europe

Miniatura da Grand Place no Mini Europe

Claro que estando ali do lado não poderíamos deixar de visitar o Mini Europe. Assim como o Mini Mundo, em Gramado, o local tem réplicas em miniatura de diversos locais famosos, que chamam a atenção pela perfeição nos detalhes.

É um passeio legal, algumas miniaturas são bem interessantes. Em particular, gostei muito da reprodução da Grand-Place de Bruxelas, que havíamos conhecido no dia anterior. Mas a verdade é que não deixa nada a desejar ao concorrente brasileiro, ao contrário, acho que a atração de Gramado é mais interessante e bem feita, no geral.


Na período da tarde fizemos o check-out no hotel e fomos para a estação de trem. Seguimos para Paris onde, neste mesmo dia, embarcamos de volta para o Brasil, encerrando assim nossa Eurotrip.

Espero que nossas dicas tenham sido úteis. Se você tem alguma dica sobre o que fazer em Bruxelas, alguma experiência imperdível que não está nessa lista, deixe nos comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom promocional do Mês das Crianças, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CRIANCA.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local, conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Aproveite esse , disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 30%. Utilize o código promocional: BOOFRIDAY.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados