O que Fazer em Cape Town: Roteiro de 5 Dias ou Mais

Saiba o que fazer em Cape Town durante sua viagem à África do Sul. Confira todos os detalhes e dicas do nosso roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo.

Table Mountain em Cape Town

Table Mountain em Cape Town

Muitos viajantes desejam conhecer a África do Sul, mas podem ter dúvidas sobre o que fazer em Cape Town, uma de suas principais cidades. E não faltam opções interessantes adequadas a diversos perfis.

Neste artigo vamos contar sobre os principais passeios e atividades que incluímos em nosso roteiro em Cape Town. Ficamos 6 noites na cidade o que, na prática, nos deu 5 dias na Cidade do Cabo.

Nem tudo que foi originalmente planejado foi possível conhecer, mas no decorrer do artigo vou explicar todos os detalhes e dicas sobre esse destino. Espero que você consiga organizar sua viagem a Cidade do Cabo da melhor forma depois de ler sobre nossa experiência por lá.

O que fazer em Cape Town?

Para facilitar sua pesquisa, organizei um índice com as principais atividades do nosso roteiro em Cape Town. Dessa forma você conseguirá encontrar as dicas do seu interesse de forma rápida e prática.


Roteiro Cape Town: Dia 1

Chegamos à Cidade do Cabo no final de uma terça-feira, vindo de Joanesburgo. Pegamos um voo interno da Kulula, companhia low cost sul-africana. Nossa experiência foi boa e todas as dicas já foram dadas aqui no blog.

Ao chegar na cidade, a primeira coisa que fizemos foi alugar um carro na Cidade do Cabo. Seguimos para o hotel que ficava em Sea Point e apenas descansamos nessa primeira noite.

Nosso primeiro dia do roteiro em Cape Town seria na verdade no dia seguinte.

Cabo da Boa Esperança

O que fazer em Cape Town: Cabo da Boa Esperança

Casal na placa do Cabo da Boa Esperança

Conhecer o Cabo da Boa Esperança é um dos passeios mais populares para quem busca o que fazer em Cape Town. É uma atividade que dura desde o início da manhã até o final da tarde e exige um deslocamento pela estrada.

No nosso caso, usamos um carro alugado na África do Sul, mas é possível contratar uma excursão para fazer esse passeio.

No site Get Your Guide, nosso parceiro, você encontra várias opções para fazer esse passeio. Os preços e o tipo do serviço podem variar. Considere se é um tour exclusivo, para um grupo pequeno ou para um grande grupo. Veja também o que está incluído, outras atrações no roteiro e se os ingressos já fazem parte do pacote.

Chapman's Peak Drive

Chapman's Peak Drive

Cabo da Boa Esperança visto de Cape Point

Cabo da Boa Esperança visto de Cape Point

Saímos bem cedo do hotel e, no caminho para o Cabo da Boa Esperança, passamos pela famosa Chapman's Peak Drive. A estrada costeira com um visual magnífico começa logo após Hout Bay.

Dirigimos por mais aproximadamente 1 hora até finalmente chegar no Cape of Good Hope (do inglês). Depois de conhecer o local e explorar algumas trilhas, seguimos de carro ate Cape Point. Pegamos o funicular e conhecemos a região dos penhascos onde fica o farol.

Boulders Beach

O que fazer em Cape Town: Boulders Beach

Colônia de Pinguins em Boulders Beach

No caminho de volta, conhecemos a Boulders Beach, local onde existe uma colônia de pinguins. Antes de retornar, já no final da tarde, ainda passamos na Muizenberg Beach, praia com diversas casinhas coloridas super fotogênicas.

Já contei detalhadamente essa nossa experiência pelo Cabo da Boa Esperança. Acessando o artigo você terá todos os detalhes do roteiro e dicas para garantir que sua experiência seja a melhor possível.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o dirigir na África do Sul neste artigo. Veja todos os cuidados para andar na mão inglesa sem problemas.

Roteiro Cape Town: Dia 2

Em nosso segundo dia do roteiro na Cidade do Cabo, tivemos que alterar toda nossa programação. Estivemos na África do Sul no período do inverno onde as possibilidades de ter que enfrentar um dia de chuva em Cape Town é grande.

Por esse motivo cheguei a fazer um artigo específico dando dicas de como improvisar um roteiro em Cape Town num dia de chuva.

Green Point Stadium

Curtindo o visual do Estádio da Copa de 2010

Curtindo o visual do Estádio da Copa de 2010

Decidimos utilizar o ônibus de turismo da cidade para nos locomover entre alguns pontos de interesse. Dessa forma foi possível aproveitar os trajetos para conhecer melhor Cape Town, com a ajuda do áudio guia em português.

O estádio construído para a Copa do Mundo de 2010 foi nosso primeiro destino. Fizemos o tour expresso, oferecido em dias de eventos no estádio. Demora bem menos, cerca de 10 a 15 minutos, mas também é muito mais barato.

O tour normal é bem mais longo, mostra mais áreas do Green Point Stadium, embora, obviamente, seja também mais caro.

Two Oceans Aquarium

De lá, caminhamos até o V&A Waterfront, aproveitando uma trégua da chuva. Passeamos um pouco pelo local, super agradável por sinal, e seguimos para o aquário.

No túnel do tanque de arraias

No túnel do tanque de arraias

O que fazer em Cape Town: Two Oceans

Apreciando os tubarões do Two Oceans

Acabou sendo uma ótima opção para quem busca o que fazer em Cape Town em um dia chuvoso. O Two Oceans é bem interessante, repleto de áreas bacanas, em especial os túneis por debaixo dos principais tanques.

É uma atração muito legal, seja para adultos ou crianças.

City Tour

Depois de almoçar no Victoria & Alfred Waterfront, pegamos novamente o ônibus turístico e percorremos a rota completa até retornar ao ponto inicial, ao lado do nosso hotel, em Sea Point.

Embora tivesse voltado a chover em alguns momentos, o ônibus tem áreas cobertas, não apenas no andar de baixo mas também no andar superior. O roteiro é bacana e as informações do áudio-guia enriquecem o passeio. Claro que num dia de Sol se aproveita muito mais, entretanto pode ser também uma opção para um dia chuvoso.

Roteiro Cape Town: Dia 3

Depois de 3 noites na Cidade do Cabo, fizemos check-out do President Hotel, em Sea Point. Nos próximos 3 dias na cidade ficamos hospedados no The Grand Daddy, localizado no Centro da cidade. Essa mudança foi interessante dentro do nosso roteiro, mas existem outras áreas da cidade que podem valer a pena se hospedar.

Se você quer conhecer melhor os bairros da cidade e ver recomendações de onde ficar em Cape Town, confira esse artigo bem detalhado sobre o assunto.

Feira de Artesanato em Hout Bay

Depois do dia anterior, com uma programação improvisada por causa da chuva, nosso roteiro em Cape Town durante o segundo dia acabou sendo bastante alterado em relação a programação original.

Feira de Artesanato em Hout Bay

Feira de Artesanato em Hout Bay

Artesanato com melhor preço em Cape Town

Artesanato com melhor preço em Cape Town

Seguimos de carro para Hout Bay onde existe uma feirinha de artesanato bem ao lado do cais. Lá você vai encontrar vários itens interessantes e por um preço bem melhor do que em outras áreas da Cidade do Cabo.

Tenha em mente que o preço passado inicialmente nunca é o preço final. Existe uma boa margem para negociar e dessa forma é possível fazer ótimos negócios.

Zipline

Desde o início tivemos vontade de experimentar uma tirolesa enorme que tem nessa região, oferecida pela empresa SA Forest Adventures. Acabamos não fazendo a reserva antecipada pois a experiência depende do bom tempo e estávamos com previsão de chuva em alguns dias.

Só quando saímos da feirinha, vendo que o tempo estava firme, decidimos tentar incluir essa experiência no nosso roteiro na Cidade do Cabo. Pelo WhatsApp confirmamos que havia disponibilidade e fomos para lá.

Descendo de Tirolesa em Cape Town

Descendo de Tirolesa em Cape Town

A experiência não é barata, mas é inesquecível para quem curte esse tipo de aventura. São na verdade 7 tirolesas seguidas, uma após a outra, de um lado para o outro da montanha.

De carro, os aventureiros sobem a montanha e começam a descida. Do ponto onde a primeira tirolesa termina, se inicia a próxima em direção ao outro lado da montanha. E é enquanto fazemos esse ziguezague que curtimos o belíssimo visual da região, com a adrenalina lá no alto.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão ou economize 25% no boleto. Utilize o código: CARNAVAL.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem na África do Sul neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Groot Constantia

De acordo com a nossa programação, deveríamos ter ido conhecer a famosa vinícola Groot Constantia. Se não me engano é a mais antiga da África do Sul.

Tour guiado em Goot Contantia

Tour guiado em Goot Contantia

Vinícola Groot Contantia em Cape Town

Vinícola Groot Contantia em Cape Town

A região é uma famosa produtora de vinhos e essa vinícola em particular tem a vantagem de estar numa localização próxima de Cape Town. Alguns turistas preferem passar um dia inteiro fazendo um passeio pela região de Stellenbosch conhecendo diversas vinícolas. Mas para quem tem um roteiro em Cape Town mais apertado, incluir a Groot Constantia pode ser uma ótima opção.

Infelizmente acabamos não conseguindo conhecê-la, já que nossa aventura pelas tirolesas acabou começando bem depois do programado. Optamos por seguir direto ao próximo ponto que, para nós, era prioridade.

Kirstenbosch National Botanical Garden

O jardim botânico de Kirstenbosch é um lugar lindo onde se pode passar várias horas. Chegamos lá do meio para o final da tarde com o objetivo de apreciar o pôr do Sol.

Embora não tivesse chovendo, o dia estava com muitas nuvens, algumas bem escuras. Mesmo assim o visual do final de tarde foi bem bonito. Claro que ainda assim ficou aquela vontade de explorar o jardim botânico num dia de Sol.

O que fazer em Cape Town: Kirstenbosch

Casal o Jardim Botânico de Kirstenbosch

Existem várias áreas interessantes para conhecer, mas uma em particular chama a atenção. A Tree Canopy Walkway é uma espécie de passarela que passa por cima das árvores e garante uma linda vista das montanhas.

Foi exatamente nesse local que escolhemos para ver o pôr do Sol, mas fique atento. O Sol se esconde atrás das montanhas bem antes do horário previsto. Na verdade o pôr do Sol antecipado se dá porque o Kirstenbosch National Botanical Garden fica bem próximo, na sombra das montanhas do Parque Nacional da Table Mountain.

Se programe para chegar ainda mais cedo se quiser aproveitar ao máximo o jardim botânico com a luz do dia.

Mama Africa

Diferente dos outros dias em que estávamos bem cansados e optamos por pedir comida e ir logo dormir a noite, neste dia fomos conhecer o famoso restaurante Mama Africa, no Centro da Cidade do Cabo.

Carnes exóticas do restaurante Mama Africa

Carnes exóticas do restaurante Mama Africa

Se você quer dicas sobre o que fazer em Cape Town à noite, essa pode ser uma ótima opção. Fato que é um local feito para receber turistas, mas a verdade é que a nossa experiência foi ótima.

Ainda mais se você gostar de carnes e estiver disposto a experimentar sabores diferentes, exóticos. Pedimos um prato que traz alguns espetinhos com carnes de diversos animais da região. Experimentamos carne de avestruz, crocodilo, javali, kudu entre outras. Gostei de todas mas destaco a carne de avestruz, uma delícia.

Roteiro Cape Town: Dia 4

Em nosso 4º dia em Cape Town, amanheceu um dia lindo. Felizmente já havíamos superado os períodos de chuva e teríamos nossos últimos 2 dias na cidade com bastante Sol. Como nosso roteiro já tinha sido todo alterado, tentamos reorganizar as coisas e agrupar num dia as experiências que ainda faltavam.

Começamos o dia fazendo novamente o City Tour com o ônibus de turismo. Além de existirem diferentes rotas que podem ser exploradas, fez toda a diferença conhecer a Cidade do Cabo num dia de Sol.

Foi possível descer em alguns pontos e explorar algumas partes diferentes da cidade. Ainda assim o passeio foi rápido, gastando só a parte da manhã.

The Old Biscuit Mill

Na hora do almoço fomos ao The Old Biscuit Mill, um local alternativo que funciona somente aos sábados. Lá você encontra muitas lojas, música ao vivo e uma feira de alimentos com opções inclusive para comer no local.

Lojinhas no The Old Biscuit Mill

Lojinhas no The Old Biscuit Mill

Hamburguer de avestruz no The Old Biscuit Mill

Hamburguer de avestruz no The Old Biscuit Mill

Depois de dar uma volta por lá e curtir o clima, almoçamos em uma das barraquinhas. Decidimos experimentar um hambúrguer de avestruz e estava delicioso.

O local fica bem cheio e tem uma ótima energia. Pode não ser tão fácil parar o carro, por isso optamos por utilizar um estacionamento particular que fica bem próximo, na rua de trás.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Table Mountain

Numa situação normal, esse seria o momento de seguir em direção a Table Mountain, pegar o bondinho e apreciar a vista de Cape Town la do alto.

Como se não bastasse o tempo ruim que pegamos nessa viagem, ainda estávamos na cidade exatamente no único período do ano que o bondinho entra em manutenção. Ou seja, não seria possível subir na Table Mountain.

Assim que soube disso fiquei bem triste e passei por todas as fases, desde a negação até a aceitação. No final das contas ouso dizer que não subir a Table Mountain foi uma experiência que não fez falta no roteiro. Ainda é um motivo para voltar a Cidade do Cabo, claro, mas conseguimos substituir com outras atividades interessantes.

Selfie com a Table Mountain ao fundo

Selfie com a Table Mountain ao fundo

Mas, mesmo não podendo subir pelo bondinho, decidimos conhecer a região ao redor da Table Mountain e dirigir pela estrada que passa no pé da montanha. Valeu muito a pena porque o visual é incrivelmente lindo. Fizemos algumas parada para fotos e só então seguimos para o último ponto do nosso quarto dia de roteiro em Cape Town.

Signal Hill

Essa é uma ótima dica se você busca um lugar especial para curtir o visual da Cidade do Cabo e não quer fazer nenhum esforço físico.

Signal Hill é uma montanha, não tão alta, e de fácil acesso. Você pode chegar lá de carro facilmente, tem estacionamento, e proporciona uma vista 360 graus da cidade.

O que fazer em Cape Town: Signal Hill

Turistas tirando foto em Signal Hill

Pôr do Sol em Signal Hill

Pôr do Sol em Signal Hill

Para saber como foi a nossa experiência completa durante o pôr do Sol em Signal Hill confira esse artigo.

Roteiro Cape Town: Dia 5

O último dia foi certamente um dos mais legais do nosso roteiro em Cape Town, apesar do improviso. Juntamos duas atividades que estavam programadas originalmente em dias diferentes e montamos essa programação de última hora.

Passeio de Bicicleta

Uma atividade que temos tentado incluir, sempre que possível, é um passeio de bicicleta. Normalmente é uma forma muito eficiente de conhecer a cidade e aproveitar bem o tempo.

Bicicletas em frente ao naufrágio em Green Point

Bicicletas em frente ao naufrágio em Green Point

Andando de bicicleta em Sea Point

Andando de bicicleta em Sea Point

Alugamos as bicicletas próximo do V&A Waterfront e fizemos um roteiro super interessante percorrendo o litoral. Cruzamos a região de Green Point e Sea Point fazendo várias paradas em locais de interesse.

Confira como foi o nosso passeio de bicicleta em Cape Town e veja todos os detalhes e dicas dessa experiência.

Cape Wheel

Aproveitando que devolvemos as bikes no mesmo local de retirada, demos uma volta na roda gigante. A Cape Wheel fica no V&A Waterfront e tem uma linda vista da cidade.

Casal na Cape Wheel tirando selfie

Casal na Cape Wheel tirando selfie

Tivemos a chance de conhecer essa atração justamente no dia chuvoso, mas acabamos optando por deixar para um dia com Sol. Foi a melhor escolha pois a vista lá de cima e maravilhosa e ficaria totalmente comprometida num dia de tempo ruim.

A gôndola possui ar-condicionado e, em dias mais quentes, fez toda a diferença. Do alto é possível ver a Table Mountain por um ângulo lindo, com a cidade em primeiro plano. É possível ver o próprio V&A do alto e o estádio de Green Point. Signal Hill e a Lion's Head ao fundo completavam o cenário.

Lion's Head

A montanha apelidada de cabeça do leão pode ser conquistada por turistas seguindo uma trilha de aproximadamente 1 hora. Numa situação normal esse tipo de atividade não entraria no nosso roteiro na Cidade do Cabo, mas com a impossibilidade de subir a Table Mountain, decidimos incluir.

Vista magnífica do alto da Lion's Head

Vista magnífica do alto da Lion's Head

Foi de certa forma um desafio. Estudamos bastante antes para entender se seria viável viver essa aventura. A verdade é que a trilha não tem um grau de dificuldade tão alto, comparado a outras existentes na região.

A própria Table Mountain possui formas de ser conquistada sem a ajuda dos bondinhos, mas os desafios são enormes. Já no caso da Lion's Head, é possível chegar ao topo mesmo sem ter experiência, que era justamente o nosso caso.

Um dos meus artigos preferidos sobre a África do Sul é justamente o que conto passo a passo como é subir a trilha da Lion's Head. Não deixe de ir lá para conferir todas as dicas e cuidados necessários.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

O que mais fazer em Cape Town?

A verdade é que 5 dias é pouco para conhecer tudo que tem na Cidade do Cabo. Se você tiver disponibilidade, separe mais dias para explorar esse destino.

Algumas atividades acabaram ficando de fora do nosso roteiro inicial, ou acabaram tendo que ser retiradas devido aos imprevistos. Vou relacionar algumas delas aqui para te ajudar na organização do seu roteiro.

Robben Island

Conheça o local onde Nelson Mandela ficou preso durante o regime do Apartheid. O presídio, que hoje é um museu, fica numa ilha à cerca de 50 minutos de barco. Justamente esse demorado trajeto que nos desmotivou, já que nosso tempo estava apertado.

De qualquer forma é um passeio muito procurado e pode ser uma ótima opção dentro do seu roteiro.

Castle of Good Hope

Esse castelo fica bem no meio da cidade e pode ser visitado pelos turistas. Havíamos planejado fazer um tour guiado no mesmo dia que iríamos ao The Old Biscuit Mill mas acabou não dando tempo.

Você demorará aproximadamente 1 hora para conhecer esse local, podendo ser bem interessante para compor o roteiro de um determinado dia.

Woodstock Cave

Essa é uma trilha que eu queria muito fazer. Iríamos até o Rhodes Memorial e de lá seguiríamos a trilha subindo parte da Table Mountain até essa caverna.

Estudei bastante o trajeto e as alternativas e concluí que seria viável. A vista de dentro da caverna para a Cidade do Cabo é maravilhosa.

Infelizmente tivemos que desistir do passeio a Woodstock Cave pois o dia reservado para essa atividade amanheceu chovendo. Achamos que poderia ser perigoso encarar a trilha nessas condições e sem experiência. Acabou abrindo um baita Sol ao longo da manhã.

Enfim, se você ainda busca o que fazer em Cape Town e tem espírito aventureiro, considere essa dica.

District Six Museum

Este é um museu que conta a história do Apartheid, regime de segregação racial da África do Sul.

Como nessa viagem nós já pretendíamos visitar o Apartheid Museum que fica em Joanesburgo, optamos por deixar essa atração de fora do roteiro de Cape Town.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e consiga organizar da melhor sua viagem a Cidade do Cabo. Se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que tentaremos responder.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados