O Que Fazer em João Pessoa na Paraíba?

Saiba o que tem de interessante para se fazer em João Pessoa, na Paraíba, principalmente se você estiver viajando em família, com seus filhos pequenos.

Orla de João Pessoa

Orla de João Pessoa

Estivemos em João Pessoa durante uma roadtrip em família que fizemos pelo Nordeste. Depois de conhecer o litoral do Rio Grande do Norte, seguimos para Paraíba e passamos 2 noites na capital do estado.

A cidade é uma graça, dá vontade de alugar uma casa e morar lá. Tem tudo que uma cidade grande precisa ter mas sem aquela confusão louca das principais capitais do país. A orla de João Pessoa é linda, desde Cabedelo até Cabo Branco. Este último foi justamente o local escolhido por nós para nos hospedarmos. Para saber todos os detalhes sobre nossa estadia no hotel Nord Class Blue Sunset, siga este link.

Importante destacar que essa foi uma viagem com crianças. Eu e minha esposa estávamos acompanhados de nossos filhos, um com 3 e outro de apenas 1 aninho. Claro que isso muda um pouco a programação da viagem. Em João Pessoa particularmente mudou muito nossa programação, pois o nosso caçula ficou doentinho. Acabamos perdendo uma tarde inteira para levá-lo ao hospital e tivemos que desmarcar um passeio de barco que faríamos no dia seguinte.

Aproveito para lembrar aqui a importante de se fazer um seguro viagem, principalmente quando se viaja com crianças pequenas. Faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso no site da Seguros Promo. Você terá acesso rapidamente a uma comparação de preço entre as principais seguradoras do mercado, sempre com a garantia do menor preço.

Independente desse imprevisto, meu objetivo neste artigo é mostrar como seria nossa programação original em João Pessoa com nossos filhos pequenos e dar algumas dicas de restaurantes e passeios interessantes.

Centro Cultural São Francisco

Centro Cultural São Francisco

Centro Cultural São Francisco

Para quem gosta de história e cultura, vale a pena conhecer um dos mais importantes complexos barrocos do país. O Centro Cultural é composto pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco.

Você poderá apreciar desde a arquitetura e os detalhes no acabamento até os painéis frontais que contam a Paixão de Cristo.

Provavelmente em 30 minutos você conseguirá apreciar tudo, mas se for realmente apaixonado por história brasileira, sua visita pode demorar um pouco mais.

Tábua de Carne

Depois de um banho de cultura, é hora de cuidar do estômago. A minha sugestão é almoçar no restaurante Tábua de Carne e experimentar uma deliciosa carne de sol.

Restaurante Tábua de Carne

Restaurante Tábua de Carne

A primeira filial do restaurante foi aberta em Natal/RN, mas atualmente outras cidades nordestinas já oferecem essa e outras delícias a seus moradores e turistas. João Pessoa é uma delas e nós fomos lá, provamos e aprovamos.

O restaurante é amplo e bem arejado com uma decoração rústica e ao mesmo tempo estilosa. Fomos muito bem atendidos pelo gerente Weldon e pelo garçom Fábio.

Carne de Sol no Tábua de Carne

Carne de Sol no Tábua de Carne

O cardápio traz muitas opções, mas nossa escolha foi pela carne de sol tradicional. O prato é muito bem servido com porções fartas. Entre as opções de acompanhamento, arroz de leite, feijão verde, macaxeira cozida e queijo coalho. Também pedimos uma porção de batata cozida para nosso filho que não estava passando muito bem nesse dia. Dá água na boca só de lembrar.

Na hora da sobremesa, pedimos o petit gateau de rapadura com sorvete de tapioca, uma novidade do Tábua de Carne. É a pedida perfeita para encerrar essa experiência gastronômica típica do Nordeste.

Mercado de Artesanato da Paraíba

Mercado de Artesanato da Paraíba

Mercado de Artesanato da Paraíba

Não dá para visitar as cidades do Nordeste sem comprar algumas peças de artesanato, seja para uso próprio ou para dar de presente para seus familiares.

O Mercado de Artesanato da Paraíba é o lugar perfeito. São mais de 120 lojas divididas em 2 pavimentos. Você poderá encontrar tudo que precisa num só lugar e ainda pesquisar e encontrar o melhor preço. Diga-se de passagem, dos quatro estados nordestinos que visitamos nessa viagem, este local era o que oferecia artesanatos com os melhores preços. Não perca esta oportunidade!

Fique atento ao horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09:00 às 19:00 horas e também nos domingos e feriados, das 09:00 às 17:00 horas.

Passeio de Barco para a Ilha de Areia Vermelha

No dia seguinte nossa programação era fazer esse passeio de barco, mas como já mencionei, não foi possível devido ao nosso filho mais novo ter ficado doente. Ainda assim acho importante destacá-lo neste artigo, pois para quem viaja com crianças pequenas este me pareceu o passeio perfeito.

Ilha de Areia Vermelha

Ilha de Areia Vermelha

A Ilha da Areia Vermelha, também chamada de praia, fica bem próxima da orla de João Pessoa, em Cabedelo, e é bem rápido chegar lá de barco. O enorme banco de areia só aparece na maré baixa, justamente no horário que os barcos organizam os passeios ao local. Conforme a maré vai subindo, os barcos retornam com os turistas para o continente.

Além de ser um passeio relativamente rápido, as características do local possibilitam a visita de crianças. Outros passeios para piscinas naturais, embora sejam rasas na maré baixa, podem ser complicadas para se visitar na companhia de seus filhos.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Agora se você não está viajando com crianças pequenas, outra opção é o passeio de catamarã ao Picãozinho, localizado próximo a Ponta do Seixas, extremo leste do Brasil. Você certamente irá adorar o visual de águas claras, repleto de belezas no fundo do mar.

Fique sempre atendo a tábua de maré para escolher o melhor dia e horário para fazer o seu passeio de barco.

Restaurante Estaleiro

Restaurante Estaleiro em João Pessoa

Restaurante Estaleiro em João Pessoa

Depois dessa aventura paradisíaca pelas águas de João Pessoa, recomendo almoçar no Restaurante Estaleiro, localizado na região da Ponta do Seixas, já pertinho do nosso próximo destino neste roteiro.

Para quem fez o passeio do Picãozinho, o restaurante ficará bem pertinho. Já para quem fez o passeio da Praia da Areia Vermelha, será preciso ainda se deslocar para essa área da cidade.

Eu tenho certeza que você vai adorar esse lugar. O Estaleiro fica num espaço muito agradável, com conexão wi-fi para os clientes e um espaço para as crianças brincarem. A comida é deliciosa e a cerveja estava geladíssima.

Salmão Grelhado com Acompanhamentos

Salmão Grelhado com Acompanhamentos

São muitas opções de pratos desenvolvidos pelo Chef Arthur. Pensando nas crianças que comeram conosco, fizemos um pedido simples, um salmão na chapa com vários acompanhamentos. A comida estava simplesmente maravilhosa. Não é a toa que o local fica sempre cheio nos finais de semana.

Um diferencial é a geleia de pimenta caseira feita no restaurante. Alguns clientes chegam a comprar potes para levar pra casa. Minha esposa adorou e só desistiu de levar porque ainda seguiríamos viagem por 2 semanas até voltar pra casa.

Ponta do Seixas

Este é o ponto mais ao leste de todo o território brasileiro e das Américas.

O que Sobrou da Ponta do Seixas

O que Sobrou da Ponta do Seixas

Fomos lá para ver e tirar umas fotos, mas só encontramos destroços. A impressão é que o mar avançou sobre essa área e engoliu a parte onde havia a sinalização oficial da Ponta do Seixas. Na foto que tiramos para registrar mostra o trecho exato que desmoronou.

Claro que a rua e os quiosques estão lá, apenas o ponto mais ao leste, onde havia a placa da Ponta do Seixas não estava. Sinceramente acredito que irão refazer esse trecho, mas o que posso dizer é que em meados de 2015 a Ponta do Seixas não estava lá.

Farol de Cabo Branco

No fundo não é nada demais. É um farol simples, antigo, mas com uma linda vista do oceano.

Farol de Cabo Branco

Farol de Cabo Branco

Parte da rua que chega ao farol havia desmoronado, e estava isolada, atrapalhando a vista. Em outros pontos, o mato muito alto também atrapalhada, mas claro que eu ainda assim consegui registrar a paisagem.

Não acho que vale a pena se deslocar até o Farol de Cabo Branco, mas se você pretende visitar o nosso próximo ponto, a Estação de Cabo Branco, aí sim vale a pena dar uma passadinha lá. É do lado, dá pra ir a pé.

Estação de Cabo Branco

Esse era um dos locais que tínhamos a maior expectativa em nossa visita a João Pessoa, ainda mais depois que tivemos que cancelar nosso passeio de barco. Lemos muito a respeito e vimos muitos comentários positivos, ainda mais para quem viaja com crianças.

Estação de Cabo Branco

Estação de Cabo Branco

Para nós de certa forma foi uma decepção. Talvez por estarmos na época de baixa temporada, muito do que poderia se fazer no local não esta funcionando. A área de robótica por exemplo estava fechada.

O planetário estava em operação com seções em horários marcados. No final do dia tinha observação de planetas. Infelizmente para nós acabou não sendo possível fazer nenhuma dessas duas opções.

Ainda assim é um local bonito, amplo, bem cuidado. O espaço desperta por si só a curiosidade das crianças, com formas tridimensionais e esculturas decorando o local.

Pretendo fazer uma nova viagem a João Pessoa, na época de alta temporada, para aproveitar ao máximo tudo que essa linda cidade tem a oferecer. Se você tem alguma dica do que fazer na capital paraibana, não deixe de comentar logo abaixo.

Depois de João Pessoa seguimos viagem para a Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba. Veja como foi o nosso dia por lá, é uma ótima pedida conhecer essa região de praias e cenários tão lindos.

Melhores Momentos

Não deixe se assistir ao vídeo dos melhores momentos da nossa viagem de carro pela Paraíba.

Este é o segundo vídeo do nosso canal no YouTube. Muito mais está por vir e para ficar por dentro basta se inscrever. Não esqueça de curtir e se puder compartilhar nosso vídeo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial do Black November, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: BLACK.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu João Pessoa!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

3 Comentários
  1. Vanessa Santiago

    Ficou faltando as piscinas naturais de Picãozinho, o melhor passeio de João Pessoa e o entardecer na Praia do Jacaré que é um passeio noturno diferente de tudo que tem no Nordeste.

    • Rafael Miranda

      Olá Vanessa.
      Nos tivemos poucos dias para explorar João Pessoa, sem falar no imprevisto com nosso filho, explicado no texto.
      Em relação ao Picãozinho, eu cheguei a citar esse passeio como uma boa opção, logo após a parte que fala sobre a Ilha da Praia Vermelha. A questão é que ele não é muito indicado para crianças pequenas, que foi o foco da nossa viagem.
      Já sobre o pôr do Sol na Praia do Jacaré, li muitas recomendações positivas, mas não foi possível incluir em nossa programação por falta de tempo e por ser bem distante da Praia de Cabo Branco, onde ficamos hospedados.
      Agradeço seu comentário ressaltando essas duas opções.

  2. Maura

    Rafael,
    Seguimos o seu roteiro, acrescentamos o Bolero de Ravel na Praia do Jacaré, e também o Forte de Santa Cantarina . Estamos com nossos filhos de 1 e 3 anos, Heitor e Daniel.
    Obrigada pelas dicas 👏👏👏
    Ah, em julho, a Estação Cabo Branco tem colônia de férias, o que impossibilita a visita. Por sorte e insistência, conseguimos acessar a sala de robótica no intervalo para o lanche (10h30mim). O planetário foi desativado!

Totos os direitos reservados