O Que Fazer em Ottawa – Roteiro de 1 Dia e Meio

Não perca o nosso relato de passeio pela agradável capital do Canadá e surpreenda-se com as belezas e atrações a serem visitadas por lá.

Ottawa

Ottawa

Em meu roteiro pelo leste do Canadá, incluí várias cidades para visitar. Mas uma não podia faltar nessa jornada: a capital do país, Ottawa.

Localizada perto da fronteira das províncias de Ontario e Quebec (mas dentro do território da primeira) e banhada pelo Rio Ottawa, a cidade possui suas principais atrações todas concentradas, o que nos permite visitar tudo a pé.

Ou seja, ela é relativamente pequena, se comparada com outras cidades importantes como Toronto e Montreal, por exemplo.

Já tinham me falado que ela era mesmo muito agradável e concordo plenamente. Adorei ter conhecido Ottawa (cuja pronúncia correta é com ênfase no final – "Otauá ”).

Neste post, contarei como foi o meu roteiro de 1 dia e meio pela capital canadense.

O objetivo é trazer algumas impressões, dicas e informações úteis para que você possa montar o seu próprio roteiro.

E também saber o que fazer em Ottawa e poder se programar.

Dica de hotel em Ottawa

Onde fiquei hospedada? Sheraton Ottawa Hotel

O hotel era bom? Muito bom. Limpo, bem conservado, quarto amplo, staff atencioso... Segue o padrão da rede. Wi-Fi muito bom. Minha diária não tinha café da manhã.

A região do hotel era boa? Excelente. Fica em pleno Downtown de Ottawa, a poucos metros do Parlamento. E também a uns 10-15 minutos de caminhada do ByWard Market.

O que fazer em Ottawa? Meu roteiro de 1 dia e meio

Minha visita à capital do Canadá ocorreu no início do mês de outubro de 2018, pegando o princípio do outono.

Como estava vindo de Montreal, então cheguei no meio da manhã – de modo que esse roteiro foi de 1 dia e meio, no total.

Apesar de ter conhecido tudo com bastante calma, confesso que foi tempo de sobra. Ottawa é bem mais compacta do que eu pensava. Com um roteiro bem enxuto, daria para visitar tudo num único dia.

As atrações de Ottawa estão todas juntas

As atrações de Ottawa estão todas juntas

No entanto, indicaria que a pessoa pernoitasse na cidade, por causa da visita ao Parlamento. Os ingressos são distribuídos apenas no dia e sempre há uma fila “de respeito” na bilheteria. E eles costumam se esgotar rápido.

O ideal seria chegar em Ottawa à noite, pernoitar e estar de manhã cedo na fila para conseguir visitar o Parlamento – uma atração que considero imperdível, como você verá nesse post.

Esse blog possui um conteúdo voltado exclusivamente para TURISMO, pois aqui publicamos os relatos das viagens que fazemos e as dicas que adquirimos baseadas na nossa experiência, com a intenção de ajudar o planejamento de outros viajantes.

E justamente por NÃO termos a experiência e nem o conhecimento necessários, desde já informamos que não responderemos perguntas sobre "vida no Canadá”, “cursos no Canadá” ou processo de imigração para o Canadá.

DIA 1 – Sparks Street / Parliament Hill / Confederation Square / ByWard Market

Eu e as meninas chegamos em Ottawa no final de uma manhã, vindo de trem a partir de Montreal.

A estação ferroviária fica longe do centro da cidade, de modo que rachamos 2 taxis até o hotel.

O agradável Downtown de Ottawa

O agradável Downtown de Ottawa

Depois do check-in e deixar as malas, fomos dar uma volta pelo Downtown – o distrito financeiro de Ottawa, que ficava nas imediações.

O bairro estava meio vazio porque era um sábado. Durante a semana deve ser um vai-e-vem animado de gente.

Chamou-me a atenção a presença de estátuas e canteiros de flores enfeitando as ruas. Deve ser maravilhoso trabalhar num bairro desses.

O passeio nos levou até a Sparks Street, uma agradável rua só para pedestres e que é cheia de lojas, cafés e restaurantes.

Sparks Street em Ottawa

Sparks Street em Ottawa

Sparks Street em Ottawa

Sparks Street em Ottawa

É fácil identifica-la: basta observar os letreiros em formato de S que há espalhado por toda sua extensão (e que ficam iluminados à noite).

Completando a palavra

Completando a palavra

Também conhecida como o primeiro calçadão só para pedestres e shopping a céu aberto da América do Norte, a rua é considerada um reduto de entretenimento situado em pleno centro financeiro da cidade.

Não deixe de tirar uma foto no letreiro de Ottawa, que “nos convida” a completar a palavra com a letra que falta...

Almoçamos no ótimo D’arcy McGee’s Irish Pub que ficava no final da Sparks Street.

De lá, demos uma desviada para o Parliament Hill, que é onde fica o belíssimo conjunto de 3 edifícios que compõem o Parlamento do Canadá.

A ideia era apenas dar uma olhada no local, que fica numa espécie de pequena colina beirando o Rio Ottawa. A visita ao interior do suntuoso prédio seria feita apenas no dia seguinte de manhã.

Parliament Hill - a colina onde está o Parlamento

Parliament Hill - a colina onde está o Parlamento

Parliament Hill

Parliament Hill

No Parliament Hill costuma acontecer alguns eventos, bem cotado entre os nativos e turistas:

• Um Show de luzes e som que é projetado sobre a fachada do prédio central do Parlamento. Ele acontece de julho a setembro entre 21h e 22h (dependendo do mês). Dizem que belíssimo! Confira as informações atualizadas.

• Uma cerimônia de Troca da Guarda em frente ao complexo do Parlamento. Ele acontece diariamente nos meses de julho e agosto, às 10h. Confira as informações atualizadas.

• Um Concerto do carrilhão da torre, executado por um Dominion Carillonneur (um músico responsável por tocá-lo). A apresentação acontece às 11h entre julho e agosto (com duração de 1 hora) e no restante do ano, às 12h dos dias úteis (duração de 15 minutos). Confira as informações sobre as datas dos concertos.

Como visitamos Ottawa em outubro e num fim de semana, não pudemos assistir a nenhuma dessas apresentações. Que "sorte", não é mesmo? #sqn

Seguimos caminhando pela praça que estava ali coladinho: a Confederation Square.

Nela, destaca-se um monumento chamado National War Memorial, que homenageia os canadenses mortos em várias batalhas – dentre elas, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Ali também há o tradicional túmulo do soldado desconhecido.

Confederation Square

Confederation Square

Detalhe do National War Memorial

Detalhe do National War Memorial

Nas imediações da praça, vemos outros pontos interessantes:

The Flags of Canada – um conjunto das bandeiras de todas as províncias do Canadá, situado em frente ao prédio do National Arts Centre, uma famosa casa de espetáculos de Ottawa;

Valiants Memorial – um conjunto de 9 bustos e 5 estátuas de figuras importantes para a história do Canadá, situados próximo a uma grade de proteção.

The Flags of Canada

The Flags of Canada

Valiants Memorial

Valiants Memorial

Seguimos andando pela Rideau Street e aproveitamos para dar uma volta pelo CF Rideau Centre, um dos shoppings mais famosos da cidade.

Saindo de lá, já no começo da noite, fomos dar uma volta por um dos lugares mais legais de Ottawa: o ByWard Market.

ByWard Market

ByWard Market

Trata-se de um bairro super movimentado, cheio de lojas, quiosques, pubs, restaurantes... É uma famosa área de entretenimento da cidade.

Bem no centro desse distrito está o mercado principal, que vende produtos agrícolas e artesanato. É tão característico que acabou dando nome ao próprio bairro.

Há vários estabelecimentos recomendados na região. Um deles é o super concorrido quiosque da rede canadense BeaverTails. Eles fazem uma massa frita em formato de rabo de castor (daí o nome), servida com diversas coberturas. É delicioso!

Na York Street encontramos outro letreiro de Ottawa. Esse bem mais bonito (e maior) que o que vimos mais cedo.

ByWard Market à noite

ByWard Market à noite

O mercado por dentro

O mercado por dentro

O famoso quiosque do BeaverTails do local

O famoso quiosque do BeaverTails do local

Outro letreiro de Ottawa em ByWard Market

Outro letreiro de Ottawa em ByWard Market

Seguimos para a noitada – que, em lugar frio, começa e termina cedo. Fomos conferir as várias opções de pubs e bares que tinham na Clarence Street, ainda na região do ByWard Market.

Optamos pelo ótimo Heart & Crown Irish Pub, que estava bem animado.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

DIA 2 – Parlamento do Canadá / Notre-Dame de Ottawa / National Gallery of Canada / Nepean Point / Major’s Hill Park

Acordamos cedinho para encarar a fila da atração mais procurada de Ottawa (e também a mais interessante): o Parlamento.

Parlamento do Canadá

Parlamento do Canadá

A visita é gratuita e os ingressos são distribuídos apenas no dia. Ou seja, não dá pra adquirir nada previamente.

Isso se deve ao fato de que, como é um prédio do Governo, pode ser fechado para visitação em algumas ocasiões. E seria um transtorno ter que sair desmarcando as visitas que estariam agendadas para esses dias.

Por conta da grande procura, as pessoas já começam a se aglomerar cedo, antes mesmo da abertura da bilheteria (que fica na 90 Wellington Street, em frente ao Parlamento – MAPA).

Chegamos ao local umas 08:15 e já tinha cerca de 50 pessoas plantadas na fila. Passado mais uns 15 minutos, essa fila já estava lá em “Deus me livre”...

Bilheteria para visitar o Parlamento em Ottawa

Bilheteria para visitar o Parlamento em Ottawa

Chegue cedo, porque tem fila!

Chegue cedo, porque tem fila!

Às 09:00 (em ponto), abriram as portas para começar a distribuir os ingressos.

Chegando ao balcão, os atendentes perguntam qual horário queremos (dentre os disponíveis) e também se queremos um guia que falasse inglês ou francês (a visita ao Parlamento é sempre guiada).

DICA: Chegue cedo para pegar esse ingresso! Os primeiros horários se esgotam rápido, pois há um limite de pessoas que pode estar lá dentro do Parlamento.

Pegamos a visita das 10:00 (em inglês)

Pegamos a visita das 10:00 (em inglês)

Nós chegamos na fila às 08:15 e só conseguimos ingresso para a visita guiada das 10:00 (em inglês). As anteriores já tinham acabado.

Conheço gente que chegou na fila pro ingresso depois das 10:00 e ficou “mofando” nela a toa, pois eles se esgotaram antes mesmo de alcançar a bilheteria.

Com o bilhete em mãos, nos dirigimos para o enorme pátio que fica em frente ao prédio do Parlamento, para fazer hora. Foi bom, porque deu tempo de tirar várias fotos.

Centennial Flame

Centennial Flame

Nesse local, encontramos a Centennial Flame, um monumento construído em 1967 para o 100º aniversário do Canadá como Confederação. Ele traz uma chama acesa (que não se apaga), além dos escudos das províncias do país.

Reza a lenda que dá sorte jogar uma moeda ali. Se é verdade, eu não sei... Mas, por via das dúvidas, joguei a minha.

Faltando 10 minutos para o início da visita, nos dirigimos para entrada do prédio central do Parlamento (ela fica aos pés da torre do relógio, numa porta à direita de quem está de frente pra ela).

E antes de começar a visita, passamos por um forte esquema de segurança. Afinal, é o prédio do Governo...

Um dos prédios laterais

Um dos prédios laterais

Chamou-me a atenção a educação dos guardas. Claro que eles não ficam cheios de sorriso e simpatia, mas são firmes na medida e educados com os turistas, revistando nossos pertences sem humilhar – algo bem diferente dos seguranças dos EUA.

Uma curiosidade: eu estava com um “pau de selfie” na bolsa e o policial não deixou eu entrar com ele. Foi confiscado durante a visita e pude resgatá-lo de volta no final. Tudo isso dito (e feito) de forma educada.

Uma vez lá dentro, basta esperar o(a) guia chamar para dar início ao passeio – que dura 45 minutos e nos leva para vários recintos, dentre eles a Casa dos Comuns, o salão do Senado, a espetacular Biblioteca e o Memorial Chamber, que traz livros com os nomes dos soldados canadenses mortos em guerras.

Casa dos Comuns

Casa dos Comuns

A  Biblioteca do Parlamento em Ottawa

A Biblioteca do Parlamento em Ottawa

Salão do Senado

Salão do Senado

Um dos livros da Memorial Chamber

Um dos livros da Memorial Chamber

A guia – que falava um inglês pausado e super tranquilo de entender – explicou que, apesar do país ser governado por um Primeiro Ministro, a Chefe de Estado do Canadá é a Rainha Elizabeth II (do Reino Unido).

Só que como o regime deles não é mais a monarquia, assim como o Primeiro Ministro, a rainha também está subordinada à Constituição do país. Não é um esquema meio louco?

Vou te falar... Eu já tinha achado o edifício lindo por fora. Mas, lá dentro, é ainda mais bonito! Há vários elementos de decoração gótica (que eu adoro). É um passeio imperdível a se fazer em Ottawa.

Detalhes góticos do Parlamento em Ottawa

Detalhes góticos do Parlamento em Ottawa

Detalhes góticos da Memorial Chamber

Detalhes góticos da Memorial Chamber

Depois que a guia terminou o passeio por dentro do Parlamento, ela nos liberou para visitar a Peace Tower a torre central do edifício, que possui 93 metros de altura e um relógio no topo.

Esse passeio (incluso no ingresso) é feito sem guia e também é imperdível.

Subimos de elevador até um mirante, que é todo fechado por vidros e fica um pouco abaixo do relógio.

Mirante na Peace Tower em Ottawa

Mirante na Peace Tower em Ottawa

O mirante fica embaixo do relógio

O mirante fica embaixo do relógio

Durante a subida, o ascensorista vai nos mostrando, através da janela de vidro do elevador, o maravilhoso carrilhão de 53 sinos situado no corpo da torre. E lá em cima, encontramos várias placas informativas, contando mais curiosidades sobre ele e o edifício.

Estando no mirante, conseguimos ter uma vista incrível (e em 360º) de Ottawa.

Vista de Ottawa a partir da Peace Tower

Vista de Ottawa a partir da Peace Tower

Vista de Ottawa a partir da Peace Tower

Vista de Ottawa a partir da Peace Tower

National Gallery, Notre-Dame e o Major's Hill Park

National Gallery, Notre-Dame e o Major's Hill Park

O topo da Biblioteca, Rio Ottawa e Gatineau

O topo da Biblioteca, Rio Ottawa e Gatineau

Confira todas as informações atualizadas sobre a visita ao Parlamento.

Canal Rideau

Canal Rideau

Saindo de lá, fomos seguindo pela Wellington Street (em direção leste) e nos deparamos com o Ottawa Lockstation, um conjunto de eclusas que descem em direção ao Rio Ottawa e que estão no situadas no Canal Rideau.

O incrível é que esse canal é artificial e foi criado para ser um via fluvial que liga Ottawa a Kingston (e vice versa).

No inverno, a água congela e o local acaba virando um rinque de patinação muito procurado na cidade.

Seguimos caminhando até ByWard Market, onde almoçamos no ótimo Vittoria Trattoria.

Depois da refeição, seguimos caminhando até a bonita Basilica Cathedral Notre-Dame de Ottawa.

Cathedral Basilica Notre-Dame de Ottawa

Cathedral Basilica Notre-Dame de Ottawa

Datada de 1841, ela é a igreja mais antiga da cidade e também a Arquidiocese católica.

Por fora, ela parece simples para ser uma igreja tão importante – embora tenha duas torres pontiagudas lindamente prateadas e a bela Madona dourada entre elas.

Mas, por dentro, ela possui uma decoração elegante, cheia de elementos neogóticos. Guardadas as devidas proporções, me lembrou um pouco a Notre-Dame de Montreal.

O altar lindamente neogótico

O altar lindamente neogótico

Um dos belos vitrais

Um dos belos vitrais

Em frente a Catedral, encontramos o modernoso prédio do National Gallery of Canada – um dos museus mais importantes do país.

National Gallery of Canada

National Gallery of Canada

Não é difícil encontra-lo, já que ele possui uma escultura de uma aranha gigante, que possui 9 metros de altura.

O museu conta com um belo acervo de obras de artistas famosos, como El Greco, Tiziano, Rubens, Delacroix, Rembrandt, Klimt, dentro outros.

Nós preferimos não visita-lo, mas para quem tiver interesse, confira as informações.

Seguimos caminhando em direção ao Rio Ottawa – que fica ali pertinho – e paramos para apreciar a vista do Neapean Point.

Esse local fica numa pequena colina que beira o Rio Ottawa e oferece uma vista linda dos fundos do Parlamento.

De lá também temos uma boa vista da cidade de Gatineau, que fica na outra margem do rio.

Nepean Point: Vista de Ottawa

Nepean Point: Vista de Ottawa

Nepean Point: Vista de Gatineau

Nepean Point: Vista de Gatineau

CURIOSIDADE: O Rio Ottawa fica na divisa entre as províncias de Ontario (de língua inglesa) e Quebec (de língua francesa). Ou seja, o curso do rio separa 2 cidades vizinhas, que falam idiomas diferentes.

Desse ponto, seguimos caminhando até o Major’s Hill Park – uma área verde super agradável de Ottawa.

Como fomos no outono, ainda encontramos várias árvores ficando lindamente coloridas pela estação. E muitas folhas de maple caídas no chão.

Major’s Hill Park

Major’s Hill Park

Folhas coloridas pelo outono canadense

Folhas coloridas pelo outono canadense

Folhas de maple caídas pelo chão

Folhas de maple caídas pelo chão

Major’s Hill Park

Major’s Hill Park

Perambulando por todos os lados do parque, encontramos vários esquilos, que são super fofinhos e tradicionais do Canadá.

Esquilo no Canadá

Esquilo no Canadá

Encontramos vários deles em todas as cidades que visitamos. E, incrivelmente, eles correm perto das pessoas, sem se importar com a nossa presença.

E não se preocupe! Eles não fazem absolutamente nada!

Claro que não me atrevi a tocá-los (algo que notei que os canadenses também NÃO fazem), mas dá tranquilamente pra chegar pertinho sem ter problemas.

À noite, o tempo começou a esfriar bastante e a cair uma chuva fina. Por isso, acabamos optando por repetir o pub do almoço do primeiro dia, que era mais próximo ao hotel e estava animado naquele domingo.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

UTILIZEI ESSE CHIP NO CANADÁ! Leia nossa resenha no post: “Utilizando o chip da EasySim4U no Canadá”.

Considerações Finais

Achei uma graça a cidade de Ottawa, que é mesmo compacta e com as atrações concentradas praticamente no mesmo ponto.

Mas confesso que, apesar de ter outras atrações (como o Museu da Civilização L´Histoire, em Gatineau, por exemplo), consegui visitar o essencial e fiz tudo o que queria.

Como dito acima, dá pra conhecer tudo num único dia de visita. Mas não se surpreenda se acabar achando a cidade agradável o suficiente para querer ficar mais um pouco, só para curti-la com mais calma.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Ottawa!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados