O Que Fazer em Porto de Galinhas: 5 Dicas de Passeios

Localizada no Município de Ipojuca, a menos de 1 hora de Recife, Porto de Galinhas encanta pelas suas belezas naturais. Separamos uma lista com cinco dicas do que fazer em Porto de Galinhas.

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Localizada no município de Ipojuca, a 70 km de Recife, Porto de Galinhas impressiona pelas suas belezas naturais, sendo um dos destinos mais procurados do Nordeste. O destaque principal são as piscinas naturais, com águas mornas e transparentes, repletas de peixinhos coloridos. Diversão garantida para toda a família.

Um pouco de história:

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

A origem do nome Porto de Galinhas remonta à época da abolição da escravatura. Na época do Brasil colônia a região era chamada de Porto Rico, por causa da abundância de pau-brasil e cana-de-açúcar.

Reza a lenda que após a proibição do tráfico negreiro, os escravos continuavam chegando ao Porto de forma clandestina, escondidos em carregamentos de galinhas-d'angolas. Quando os navios chegavam, os portugueses usavam a frase em código "Tem galinha nova no Porto!" para burlar a fiscalização e avisar aos interessados da chegada dos escravos. Daí o nome Porto de Galinhas.

Melhor época para viajar:

Por se uma cidade praiana, a melhor época para viajar é no período de poucas chuvas que vai de outubro a fevereiro.

Outro detalhe que deve ser observado quando você estiver planejando sua viagem é a maré. Os principais passeios de Porto de Galinhas devem ser feitos com a maré-baixa. Prefira viajar no período de Lua Cheia ou Lua Nova, em que a primeira maré-baixa acontece na parte da manhã. É quando é possível fazer os passeios às piscinas naturais. Fora desses períodos, os passeios ficam prejudicados. Confira com antecedência a tábua de marés.

Onde ficar:

A rede hoteleira de Porto de Galinhas é bastante variada. Desde as pousadinhas mais simples, até os mais sofisticados resorts. Opções para todos os tipos de orçamento e estilos de viagem.

Particularmente, não acho grandes vantagens pagar caríssimo para ficar num resort all inclusive. Você acaba ficando "preso" e não conhece outras praias a não ser aquela de frente para o resort.

Outro detalhe que se deve levar em consideração é a localização do hotel. A orla de Porto de Galinhas é composta pelas praias de Maracaípe, Vila, Cupe e Muro Alto.

A Praia de Maracaípe é a preferida dos surfistas.

A Praia da Vila é a praia do centro da cidade, onde ficam as piscinas naturais.

A Praia do Cupe tem uma extensão de cerca de 5km. Em alguns pontos o mar fica agitado e cheio de ondas e deve-se ter certo cuidado com valas e correntezas. O melhor ponto para banho fica no Pontal do Cupe, onde há um arrecife que amortece as ondas.

A Praia de Muro Alto é considerada a melhor de todas, pois ali se forma um longo arrecife que faz com que a praia vire um verdadeiro piscinão. Ali estão os resorte mais luxuosos como o Nannai Resort & Spa e o Summerville Beach Resort.

Dica de hospedagem:

Em minha visita a Porto de Galinhas, optei por ficar hospedado no Hotel Solar Porto de Galinhas. Escolhi a diária com pensão completa e achei um ótimo custo-benefício, pois o almoço não ficou comprometido por conta dos passeios, já que, no horário do retorno, ainda era possível almoçar. O jantar era servido até às 22h, de modo que não prejudicava uma saída pra curtir a noite na cidade. O único ponto que eu destacaria como negativo é a localização, pois fica exatamente na Praia do Cupe, e, como falei acima, não é uma praia muito "amigável". Isto seria um inconveniente maior para quem optasse por aproveitar apenas a estrutura do hotel, sem fazer passeios externos. Não foi o meu caso, pois fiz passeios todos os dias. Minha experiência neste hotel foi ótima e me hospedaria lá novamente.

Por conta própria ou com agência:

É uma decisão bastante pessoal. A maioria dos passeios tem acesso bastante tranquilo pra ir por conta própria (com exceção de Calhetas - explico mais a frente). A grande vantagem de ir por conta própria, além da economia, é a liberdade de fazer o seu horário. Por outro lado, tem a desvantagem do motorista não poder beber. É bem frustrante se privar de tomar uma cerveja na praia, nas suas férias por causa dessa preocupação. Para quem não bebe ou não se importa em ser o motorista da rodada, é uma ótima opção.

O que fazer em Porto de Galinhas?

Como falei acima, os principais passeios de Porto de Galinhas devem ser feitos com a maré baixa. Os passeios que dependem da maré saem em horários diferentes a cada dia. Tem dia que sai cedinho, tem dia que sai mais tarde. Vai depender do horário da maré-baixa no dia. Essa informação pode ser acessada na internet e também é disponibilizada pelos hoteis e agências de viagem.

Listarei a seguir cinco sugestões de passeios em Porto de Galinhas:

Praia da Vila - Passeio de Jangada - Piscinas Naturais

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

O passeio de jangada às piscinas naturais é o mais famoso de Porto de Galinhas. Mas é imprescindível que seja feito em dia de lua cheia ou lua nova, quando a maré baixa fica próxima de 0.0.

No dia da minha visita, a maré mais baixa ocorreu por volta das 10h e estava em 0.2. Achei perfeito! Acima de 0.8 não é recomendável fazer o passeio, pois perde toda a graça.

Como tem uma duração curta, de aproximadamente 40 minutos, é possível, conjugar este passeio com outras atividade. Uma sugestão é aproveitar as águas calmas e mornas da Praia da Vila que é uma delícia. Confira todos os detalhes sobre o passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Como o passeio às piscinas naturais tem uma duração pequena, é perfeitamente possível conjugar ele com outro passeio. Essa parte do dia vai depender do horário do passeio das piscinas naturais.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros

A 50Km de Porto de Galinhas está a Praia de Carneiros.

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, é famosa pelos seus belos coqueirais que emolduram a sua orla.

Um dos seus cartões postais é a igrejinha de São Benedito, construída no século XVIII, e que dá um charme especial à paisagem.

Veja como foi nossa visita à Praia dos Carneiros.

Praia de Calhetas

Praia de Calhetas

Praia de Calhetas

Situada no município de Cabo de Santo Agostinho a 1 hora de Porto de Galinhas, a praia de Calhetas é bastante conhecida por causa da tirolesa.

De areias grossas e escuras, a praia de Calhetas forma-se em uma baía e é dividida no meio por um paredão de pedras formando um coração.

Também é bastante procurada para quem quer fazer mergulho e pesca submarina. Confira todos os detalhes da nossa visita à Praia de Calhetas.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Ilha de Santo Aleixo

Ilha de Santo Aleixo

Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo é um paraíso ainda pouco conhecido em Pernambuco. Fica localizada no município de Sirinhaém, a 40 minutos de Porto de Galinhas.

A ilha é uma propriedade perticular e o acesso é controlado e limitado.

Veja como ir e como foi nosso passeio a Ilha de santo Alexio.

Ponta a ponta

Passeio de buggy em Porto de Galinhas

Passeio de buggy em Porto de Galinhas

Esse passeio é tradicionalmente feito de buggy. Consiste num passeio panorâmico com paradas para fotos e banho em algumas praias da orla de Porto de Galinhas.

O percurso pode ser combinado antecipadamente com o bugueiro, mas normalmente vai de Maracaípe a Muro Alto ou vice-versa.

Em nossa visita a Porto de Galinhas optamos por fazer esse passeio de van e contamos todos os detalhes dessa experiência.

Essa foi uma sugestão de passeios para 5 dias em Porto de Galinhas. Naturalmente existem outros que podem ser feitos na Cidade e que devem ser tão ou mais interessantes do que estes listados aqui. Procuramos relatar aqueles que de fato fizemos e expressar nossa experiência não apenas positiva, mas também negativa, com objetivo de tornar o seu passeio melhor do que o nosso. Você pode encontrar mais dicas do que fazer em Porto de Galinhas aqui no blog.

Dúvidas e comentários são sempre bem vindos. Pedimos apenas que você procure se certificar se sua dúvida já não foi respondida no próprio post ou em algum outro cometário para evitarmos respostas repetitivas. Agradecemos sua participação.

Praia de Muro Alto

Praia de Muro Alto

Descontos Exclusivos!

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:


2 Comentários

  1. Leila

    Ótima a matéria. Acho que orienta bem quem está pretendendo ir a Porto de Galinhas.

Comentar

Totos os direitos reservados