O que Fazer na Ilha Grande com Crianças – Roteiro de 4 Dias

A Ilha Grande fica no litoral sul do Rio de Janeiro e é um local incrível, adequado a todas as idades. Veja como foi nossa experiência e os passeios que fizemos pela região.

Passeio de Barco na Lagoa Azul

Passeio de Barco na Lagoa Azul

O litoral sul do estado do Rio de Janeiro possui muitas ilhas, mas uma delas se destaca: a Ilha Grande. Com mais de 100 praias a ilha é realmente enorme e oferece atrativos dos mais variados, adequados a todas as idades.

Escolhemos o destino durantes as férias de janeiro de 2018 para uma viagem em família, com duas crianças pequenas, uma de 3 e outra de 5 anos. Os avós também nos acompanharam nessa aventura que começou com um deslocamento de carro até Angra dos Reis.

No Cais dos Pescadores, pegamos um barco que nos levou direto para a Pousada do Preto. Ficamos hospedados por 5 noites o que nos deu na prática 4 dias completos para conhecer o melhor da região e relaxar bastante.

Toda a viagem foi transmitida ao vivo em nosso Instagram e um compilado com os melhores vídeos e fotos publicadas nos stories já está disponível em nosso canal do Youtube. Não deixe de assistir e conhecer melhor este local incrível.

Lagoa Azul

Lagoa Azul na Ilha Grande

Lagoa Azul na Ilha Grande

Logo no nosso primeiro passeio de barco conhecemos a Lagoa Azul, um recanto composto por 3 pequenas ilhas ao lado da Ilha Grande. O local é belíssimo e é um ponto de parada famoso para os barcos e escunas.

Chegamos bem cedo o que nos permitiu ancorar numa posição privilegiada. Enquanto a guia explicava detalhes sobre o local, alguns farelos de pão faziam os peixes lutarem por espaço ao lado do barco. É impressionante a quantidade de peixes nesse local.

O barco ficou parado ali por cerca de 1 hora possibilitando um mergulho tranquilo. O local é bem fundo mas os barcos sempre oferecem aquelas boias compridas chamadas de "macarrão". Dessa forma é possível relaxar e apreciar a beleza da Lagoa Azul.

Nadando com Peixes na Lagoa Azul

Nadando com Peixes na Lagoa Azul

Criança e Peixes na Lagoa Azul

Criança e Peixes na Lagoa Azul

O local é perfeito para a prática do snorkel. No momento que você coloca a máscara e abaixa a cabeça na água um novo mundo se revela. Apreciar as belezas escondidas na costa e nadar com os peixes é uma experiência imperdível.

Praia de Freguesia de Fora

Praia de Freguesia de Fora

Praia de Freguesia de Fora

Na sequência o barco nos levou para a Praia de Freguesia, ficando ancorado bem pertinho da areia. Nossos filhos adoraram a praia que é bem tranquila, praticamente sem ondas. Brincaram na areia por bastante tempo e também ficaram na água bem à vontade, com aquelas boias de braço.

O cenário é paradisíaco, como em quase toda a Ilha Grande. Preferimos ficar todo o tempo curtindo a praia, mas existe a possibilidade de fazer algumas trilhas.

Em torno de 12:30 embarcamos e seguimos de volta para a pousada para o almoço.

Ilha da Gipoia

A Ilha Grande fica a pelo menos 1 hora de barco de Angra dos Reis. Já a Ilha da Gipoia fica bem mais perto e costuma ser muito visitada pelos turistas que estão em Angra. No segundo dia, o passeio de barco nos levou para a Praia das Flechas, localizada nessa ilha.

Praia das Flechas na Ilha da Gipoia

Praia das Flechas na Ilha da Gipoia

Crianças na Praia das Flechas

Crianças na Praia das Flechas

Por ter um cais, o desembarque não precisa acontecer pela água, o que facilita o acesso a pessoas com alguma dificuldade de locomoção. A praia é belíssima, com águas bem calmas e claras.

Muitos visitantes optam por fazer uma trilha até a Praia do Dentista, bastante conhecida na região. Não foi a nossa escolha por estarmos com crianças pequenas e também com idosos. Aproveitamos todo o tempo para curtir e nos divertir na Praia das Flechas.

Ilhas Botinas

Ilhas Bonitas na Baia de Angra

Ilhas Bonitas na Baia de Angra

No caminho de volta da Ilha da Gipoia até a Ilha Grande, paramos nas Ilhas Botinas. Esse conjunto de pequenas ilhas em formato de bota é perfeito para um mergulho.

Muitos barcos, escunas e iates ancoram no local e seus passageiros aproveitam as águas calmas para um banho relaxante. Como a profundidade é grande, o recomendado é que o visitante utilize alguma forma de flutuação, normalmente os "macarrões" oferecidos pelo barco.

Não vi peixes no ponto onde mergulhamos, mas só o cenário das ilhas já vale a visita.

Lagoa Verde

Em nosso terceiro dia o primeiro destino do nosso passeio de barco foi a Lagoa Verde. A beleza do local impressiona não só por cima mas também por baixo d'água.

Lagoa Verde na Ilha Grande

Lagoa Verde na Ilha Grande

Barco na Lagoa Verde em Ilha Grande

Barco na Lagoa Verde em Ilha Grande

Novamente a guia do passeio jogou algumas migalhas de pão na água o que deixou as laterais do barco repletas de peixinhos. As crianças se divertiram e também alimentaram os peixes.

Hora do mergulho. Pulamos na água e ficamos por ali cerca de 1 hora. Esse é um outro ponto onde a prática do snorkel é indispensável. Câmeras a prova d'água também são muito bem vindas para que você possa registrar a experiência completa.

Banho com Peixinhos na Lagoa Verde

Banho com Peixinhos na Lagoa Verde

Nadando com Peixes na Lagoa Verde

Nadando com Peixes na Lagoa Verde

Embora seja fundo, o local é bem tranquilo por ter uma formação super protegida. Com uma boia, qualquer pessoa pode ficar horas de molho curtindo a paisagem, se divertindo com os peixes e relaxando.

Este foi um dos passeios que eu mais gostei, pois além do local ser maravilhoso o céu estava com sol e poucas nuvens, possibilitando tirarmos ótimas fotos do lugar.

Praia de Araçatibinha

Barco Chegando na Praia de Araçatibinha

Barco Chegando na Praia de Araçatibinha

Seguimos de barco em direção a Praia de Araçatibinha que fica um pouco mais a frente. A praia possui um cais que facilita o desembarque dos passageiros, permitindo que estes saiam do barco sem se molhar.

Como todas as praias da Ilha Grande que conhecemos, as águas são bem tranquilas, ótimas para crianças. É verdade que só visitamos praias do lado continental da ilha. Certamente algumas praias do lado oceânico terão águas mais agitadas.

Existe um bar onde podem ser consumidas bebidas e petiscos. Não foi o nosso caso que guardamos a fome para aproveitar o delicioso almoço da pousada.

Lagoa Azul - Parte de Dentro

No nosso quarto e último dia, o barco nos levou novamente para a Lagoa Azul, mas dessa vez ficamos ancorados no lado de dentro. A área interna é normalmente reservada para lanchas e iates, enquanto os barcos e escunas ficam no lado de fora.

Ilhas que Formam a Lagoa Azul

Ilhas que Formam a Lagoa Azul

Barco na Parte de Dentro da Lagoa Azul

Barco na Parte de Dentro da Lagoa Azul

Acabou sendo uma experiencia totalmente diferente. O visual é belíssimo mas não demos tanta sorte em relação aos peixes. O barco não pode ancorar na parte central devido ao vento e correnteza. Dessa forma ficamos um pouco mais na costa, uma área super bonita e com visão de toda a lagoa.

Boiando Dentro da Lagoa Azul

Boiando Dentro da Lagoa Azul

Pai e Filho na Lagoa Azul

Pai e Filho na Lagoa Azul

Além de não ter peixinhos as águas estavam mais escuras nesse local. Ainda assim nos divertimos com as crianças mergulhando e nadando, sempre com o auxílio dos "macarrões".

Praia de Freguesia de Santana

Praia de Freguesia de Santana

Praia de Freguesia de Santana

Nossa próxima parada foi a Praia de Freguesia de Santana que fica um pouco mais adiante na Ilha Grande. Depois de desembarcar no cais, os passageiros podem optar por aproveitar a bela praia ou se aventurar em algumas trilhas para outros locais próximos.

Num primeiro momento curtimos a praia, brincando com as crianças na areia e também no mar. Neste dia estava ventando um pouco embora não tenha sido suficiente para atrapalhar.

Já próximo do horário de voltar para o barco, deixamos as crianças com os avós e fomos explorar uma das trilhas. Nosso primeiro objetivo era conhecer a Igreja de Santana que fica logo ao lado da praia. Em seguida queríamos chegar até a Praia de Freguesia de Fora, onde já havíamos ido no primeiro dia.

Igreja de Santana em Ilha Grande

Igreja de Santana em Ilha Grande

Trilha em Freguesia de Santana

Trilha em Freguesia de Santana

A trilha é bem pequena e sem nenhuma dificuldade, em menos de 10 minutos chegamos a outra praia. Ficamos um pouco, tiramos algumas fotos e já voltamos pois o horário estava apertado.

Praia do Demo

Em todos os dias tínhamos a tarde livre e aproveitamos de maneiras diferentes. Neste último dia decidimos ir até a Praia do Demo, uma extensão de areia de cerca de 200 metros logo ao lado da Praia do Bananal, onde estávamos hospedados.

O acesso é super fácil, basta caminhar por um trecho de uns 20 metros por trás das pedras. Você ficará impressionado com a beleza do local assim que avistar a areia. Acho que essa foi a minha praia preferida, considerando que estávamos viajando com as crianças.

Fim da Trilha para a Praia do Demo

Fim da Trilha para a Praia do Demo

Praia do Demo em Ilha Grande

Praia do Demo em Ilha Grande

As pedras que cercam a pequena praia são enormes e numa formação curiosa. Garantia de fotos belíssimas. As águas são super calmas e algumas árvores garantem uma boa sombra na areia. Foi a maneira perfeita de se despedir da Ilha Grande.

Hospedagem na Ilha Grande

Pessoas com perfil e interesses bem diferentes viajam para a Ilha Grande, desde os aventureiros até os que buscam apenas dias de tranquilidade em meio a natureza.

A região do Abraão concentra a maioria das pousadas e opções de passeios e atividades. Independente da região escolhida a grande maioria das pousadas são simples e sem muito luxo. Tudo que é oferecido na ilha precisa ser comprado em Angra e trazido de barco, o que complica muito a logística do local.

Barcos em Frente a Pousada do Preto

Barcos em Frente a Pousada do Preto

Optamos por uma programação mais tranquila, com refeições e passeios incluídos. Nos hospedamos na Pousada do Preto que fica na Enseada do Bananal. O grande diferencial é que no valor da diária já estão incluídas as refeições e também um passeio de barco por dia. Isso faz muita diferença permitindo que você não se preocupe com nada e apenas aproveite a beleza e atrações da região.

Logo na frente da pousada existe um grande deck que funciona como uma área de lazer e relaxamento para os hóspedes. Outras áreas comuns merecem destaque como a sala de televisão, a varanda com poltronas e redes, o espaço kids com brinquedos e piscina de bolinhas e o campinho para a prática de esportes que fica logo ao lado.

Deck da Pousada do Preto

Deck da Pousada do Preto

Varanda da Pousada do Preto

Varanda da Pousada do Preto

Acomodações

Na construção que no passado foi uma fábrica de sardinhas, hoje fica uma pousada familiar com mais de 20 acomodações. As oito suítes de frente para o mar já foram reformadas e oferecem uma cama de casal box bastante confortável, uma cama de solteiro, ar condicionado, ventilador e cofre. Uma varandinha garante ainda mais charme e permite apreciar o belo visual da ilha, com uma vista perfeita para o pôr do Sol. Quando estivemos lá televisões estavam sendo instalados nesses quartos já remodelados.

Cama Box e Varanda na Suíte

Cama Box e Varanda na Suíte

Cama de Solteiro na Acomodação

Cama de Solteiro na Acomodação

Espelho, Armário e Cofre na Pousada do Preto

Espelho, Armário e Cofre na Pousada do Preto

Banheiro da Suíte da Pousada do Preto

Banheiro da Suíte da Pousada do Preto

O banheiro também já está todo reformado. Tivemos algumas dificuldades com a regulagem do chuveiro, ora a água ficando gelada, ora muito quente. A vazão da água talvez dificulte um pouco esse equilíbrio. Tanto o chuveiro quanto a pia oferecem sabonete líquido para corpo e mãos, respectivamente.

Refeições

A comida caseira servida na pousada é muito gostosa, sempre com muitas opções de saladas e alguns pratos quentes. Como acompanhamento pelo menos 2 opções entre carnes, peixe, frango, camarão e linguiça. Destaque para o peixe frito, sempre disponível na hora do almoço. No jantar também há opção de comida japonesa como sashimi de atum. Minha esposa adorou. Em outra mesa ficam as sobremesas, geralmente um doce e pelo menos uma opção de fruta.

Mesa do Almoço na Pousada do Preto

Mesa do Almoço na Pousada do Preto

Almoço com Crianças na Pousada do Preto

Almoço com Crianças na Pousada do Preto

As bebidas são cobradas à parte no almoço e jantar, registradas na conta da sua acomodação e pagas no momento do check-out.

No café da manhã, várias opções de pães e alguns bolos ficam disponíveis. Frios como presunto, mortadela e queijo e algumas opções de frutas e cereais completam a mesa. Bebidas como sucos, café, leite e água são oferecidas sem custo, já incluído na diária.

Café da Manhã na Pousada do Preto

Café da Manhã na Pousada do Preto

Pães no Café da Manhã

Pães no Café da Manhã

A reposição é bem eficiente, permitindo que mesmo que chegue um pouco depois ou esteja se servindo novamente tenha condições de escolher o que for do seu interesse.

Transporte

Para quem chega em Angra dos Reis de carro, a pousada oferece a opção de estacionamento por um custo de 35 reais a diária. O estacionamento é de uma empresa parceira e cobra esse valor que se mostrou interessante comparado às outras opções. A grande vantagem é que o pessoal do estacionamento aguarda o viajante no Cais dos Pescadores e leva o carro para o estacionamento.

Barco que Faz o Transporte de Angra dos Reis

Barco que Faz o Transporte de Angra dos Reis

O trajeto de barco do Cais dos Pescadores até a pousada na Praia do Bananal em Ilha Grande já está incluído no custo. Basta escolher um dos horários oferecidos pela pousada, às 6:00 ou as 11:30 da manhã. As bagagens também são transportadas na mesma embarcação e o tempo de travessia é de aproximadamente 1 hora.

Claro que o retorno de barco também está garantindo e normalmente sai da pousada por volta das 8:30 da manhã. Chegando em Angra o seu carro já estará te aguardando no local, momento onde é pago o serviço. Dessa forma fica muito simples e cômodo chegar e voltar da Ilha Grande.

Recreação

Para quem se hospeda em períodos de alta temporada, a pousada normalmente oferece uma recreação. Uma equipe anima as noites na pousada com música, brincadeira e muita diversão. A tarde existem algumas atividades para crianças e adultos como oficina de circo, esportes, artesanato, etc.

Apresentação Noturna da Equipe de Recreação

Apresentação Noturna da Equipe de Recreação

Hóspedes Jogando Vôlei na Pousada do Preto

Hóspedes Jogando Vôlei na Pousada do Preto

Caso você pretenda se hospedar na Pousada do Preto, verifique antes se haverá recreação no período que pretende viajar. Nossa experiência foi excelente. Veja também a opinião dos hóspedes que visitaram o local.

Outras Atividades

Considerando a Praia do Bananal como ponto de partida, algumas atividades podem ser feitas, dependendo de interesse e perfil dos visitantes.

Praia do Bananal em Ilha Grande

Praia do Bananal em Ilha Grande

Uma opção é subir numa trilha até o Mirante do Bananal e apreciar uma bela vista da Ilha Grande. Outras trilhas leves podem te levar a Bananal Pequeno, Praia da Baleia e Praia do Matariz.

Com uma caminhada bem curta você chega a Praia do Demo, conforme comentado nesse artigo. Por outro lado, explorando trilhas mais longas, você pode conhecer a praia de Freguesia de Santana, Sítio Forte e Saco do Céu.

Sempre é possível chegar a pontos mais distantes da ilha de barco, como Abraão, Lopes Mendes, Parnaioca, Aventureiro, Palmas, entre outros.

Esse artigo conta nossa experiência viajando em família, com crianças pequenas, mas existe uma enorme quantidade de atividades possíveis, principalmente para pessoas com perfil mais aventureiro e características físicas adequadas. Conte você também a sua experiência e suas dicas sobre o que fazer na Ilha Grande.

Agradecemos a Pousada do Preto pelo apoio que nos permitir viver e compartilhar essa experiência em nossas redes sociais e aqui no blog.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Angra dos Reis!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados