O Que Preciso Saber Sobre o Visto Eletrônico para o Canadá (eTA)?

Se você estiver indo visitar o Canadá, não perca nossas dicas práticas para solicitar o visto eletrônico obrigatório e veja como o processo é simples e rápido.

Canadá

Canadá

Todo brasileiro que tem intenção de visitar o Canadá precisa tirar o visto de entrada no país, antes de embarcar.

E diante desse fato, muitas dúvidas acabam surgindo – até porque temos em mente todo aquele processo chato do visto americano, com formulários extensos, ida a consulado e etc.

Felizmente, desde 2017 as autoridades canadenses resolveram facilitar a vida do turista que pretende conhecer o país (ou passar um período curto por lá), criando um visto eletrônico chamado eTA – Electronic Travel Authorization (em português: AEV, Autorização Eletrônica de Viagem).

O processo é feito inteiramente PELA INTERNET e, diferentemente do que muitos pensam, é super simples e rápido de ser feito!

Nesse post, traremos um guia prático e sucinto sobre como tirar esse visto online. Sem complicações.

E traremos também o relato de como foi a nossa experiência no processo, com dicas que poderão sanar algumas dúvidas que possam surgir na sua cabeça.

O que você precisa saber sobre o eTA – o visto eletrônico canadense?

Como dito acima, o visto para visitar o Canadá pode ser tirado online, o que tornou o processo mais fácil e rápido.

Ele custa apenas 7 dólares canadenses (a ser pago com cartão de crédito internacional) e costuma ser liberado pouquíssimo tempo depois da solicitação online.

Apesar dessas facilidades, há um “porém”... O visto eletrônico (eTA) SÓ PODE ser adquirido, caso o candidato preencha os 2 pré-requisitos abaixo:

► Entrar no Canadá por avião;

► Ter um visto para os EUA válido OU ter um visto para o Canadá aprovado nos últimos 10 anos.

Se você se encaixa em apenas 1 dos pré-requisitos OU não se encaixa em nenhum deles, então terá que comparecer ao consulado canadense mais próximo para tirar o visto de visitante – um processo um pouco mais demorado.

Se for entrar no Canadá por avião, mas for sair de lá por carro, barco ou trem, pode tirar o eTA? Pode! A exigência é que o solicitante ENTRE no Canadá de avião. A via de saída não importa.

A validade do visto eletrônico (eTA) é de 5 anos OU até o passaporte expirar – o que vier primeiro.

Em outras palavras: se você tiver que renovar o passaporte, vai precisar tirar um novo eTA, mesmo que tenha menos de 5 anos de tê-lo emitido.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Tirando o eTA (ou AEV) pela internet: como é o processo?

No meu caso, eu estava indo para o Canadá de avião e faria conexão nos EUA – onde teria que apresentar o meu visto americano válido. Ou seja: eu tinha os 2 pré-requisitos para tirar o eTA.

Se você também preenche os pré-requisitos para tirar o visto eletrônico canadense, então basta acessar o página oficial da Imigração, que faz parte do site do Governo do Canadá (essa AQUI).

Essa parte inicial – que possui uma versão traduzida para português do Brasil – traz um resumo de como será o processo de pedido do visto, bem como instruções do que será necessário para preencher o formulário (passaporte + cartão de crédito internacional + endereço de e-mail).

Resumo do processo de solicitação do eTA

Resumo do processo de solicitação do eTA

Para dar início ao pedido de visto, role a página da Imigração até o final e clique em “Solicitar um AEV”.

Infelizmente, o processo em português termina aí. Desse ponto em diante, passa tudo a ser feito em inglês.

Mas, não se preocupe! Ele é fácil de entender e bem mais simples que o formulário que estamos acostumados a ver no processo do visto para os EUA.

Se mesmo assim você ficar inseguro(a), o site da Imigração disponibiliza um manual com todo o passo-a-passo de como preencher o formulário. E todinho traduzido em português! Basta abri-lo numa janela (ou guia) separada e seguir as instruções. Confira AQUI.

Daí em diante, uma série de perguntas será feita. Não vamos listar todas, pois elas são geradas no site de acordo com as respostas dadas pelo candidato ao visto. Ou seja, elas podem variar.

No geral, será pedido: os dados do seu passaporte, os dados do seu visto americano (se for o caso), seus dados pessoais, seus dados profissionais (com vínculos empregatícios no Brasil) e informações sobre a sua viagem para o Canadá.

Se ainda assim você estiver inseguro(a) para preencher, mais uma vez indicamos o manual com as instruções em português (AQUI).

O preenchimento do formulário para adquirir o eTA é feito em inglês

O preenchimento do formulário para adquirir o eTA é feito em inglês

Ao término do preenchimento, será solicitado pagamento online do visto – que, conforme informamos, custa $ 7 CAD e só poderá ser feito por cartão de crédito internacional.

Aprovado o pagamento, você deverá receber um e-mail do Departamento de Imigração confirmando o seu pedido.

E dentro de poucos minutos, deverá receber outro e-mail com as palavras que todos esperamos: eTA approved.

No meu caso, não deu nem 2 minutos do término do processo e logo recebi o meu visto aprovado. Foi tão rápido que nem cheguei a receber o e-mail de confirmação do pedido.

Já a minha prima (que viajou comigo) logo recebeu a confirmação, mas só depois de umas 3 horas é que chegou o e-mail com a aprovação.

E-mail com o eTA aprovado.

E-mail com o eTA aprovado.

Não recebi o e-mail com o eTA. O que será que aconteceu?

O site informa que, apesar da maioria dos pedidos serem prontamente aprovados, algumas solicitações podem necessitar de uns dias para serem processadas (máximo de 72h, segundo eles).

Uma situação que às vezes é comum, é o fato da resposta do Departamento de Imigração acabar caindo na caixa de spam. Por isso, não se esqueça de procura-lo em todas as pastas do seu e-mail.

Se mesmo assim, você não receber o eTA dentro de 72 horas, será necessário preencher um formulário específico e aguardar o retorno do Departamento de Imigração. Veja as informações.

E se o meu eTA não for aprovado logo “de cara”? O que fazer?

O site informa que, em algumas ocasiões, o candidato poderá NÃO ser aprovado imediatamente. Nesses casos, poderão ser exigidas informações extras e/ou apresentação de alguns documentos. E poderá até mesmo ser solicitado uma entrevista no consulado canadense.

Como disse acima, é raro eles não aprovarem o visto logo de imediato. Mas se, infelizmente, acontecer com você, não se desespere: o Departamento de Imigração enviará um e-mail com todas as instruções do que deve ser feito. Basta seguir a risca, para ter o seu visto aprovado.

Meu eTA foi aprovado. E agora?

Uma vez aprovado o eTA, basta apenas esperar o dia de viajar ao Canadá. Simples assim.

Diferentemente do que acontece para os EUA, aqui não tem visto de papel colado no passaporte. O seu visto canadense fica registrado no sistema do Departamento de Imigração.

Eu levei meu e-mail de aprovação impresso, por precaução. Mas chegando na cabine da imigração, o agente não pediu nada e, através do número do meu passaporte, ele acessou o meu eTA. É tudo feito eletronicamente.

ATENÇÃO: Cuidado ao preencher o número do seu passaporte no formulário de solicitação do eTA. Ele é a chave do acesso que o agente da imigração usa para saber se você tem o visto pré-aprovado ou não. Se houver divergências, você terá problemas para entrar no país e certamente acabará barrado(a) na imigração.

Por isso... Assim que você receber o e-mail com o seu eTA aprovado, confira se o número do seu passaporte está correto.

Caso o número do seu passaporte estiver errado, será necessário REFAZER o processo de solicitação do eTA.

Ter o eTA aprovado é certeza de que vou entrar no Canadá?

Imigração

Imigração

Infelizmente, o fato de o visitante ter o eTA aprovado não significa necessariamente que a entrada no Canadá está liberada.

Tal como acontece com o visto dos EUA, isso é uma pré-autorização. A sua entrada no país vai depender mesmo do agente que te atender no setor de Imigração.

O Canadá tem uma política bastante tolerante com os estrangeiros e acredito que a maioria das pessoas não venha a ter problemas para entrar no país.

Mas como “seguro morreu de velho”, tenha sempre em mãos a passagem de volta, os vouchers de hospedagem, seguro viagem e etc.

Fui liberado(a) pela Imigração para entrar no Canadá com o eTA. Quanto tempo posso ficar?

Uma vez autorizada a entrada no Canadá com o eTA, o visitante poderá ficar até no máximo 6 meses dentro do país.

Ou seja: se você pretende ficar mais tempo, terá que tirar outro tipo de visto (de estudante, de trabalho ou o de permanência) junto ao consulado do Canadá.

Bem-vindo ao Canadá

Bem-vindo ao Canadá

O eTA pode ser usado por quem for estudar por 6 meses no Canadá?

Não seria o ideal, embora seja possível.

Reza a lenda que, na imigração do aeroporto, o agente pode encrencar e determinar que o visitante fique um período menor que os 6 meses de limite do eTA – o que poderia gerar um transtorno, dependendo do tempo que durar o curso no Canadá.

Por essa razão, o mais garantido seria tirar o visto de estudante, para evitar qualquer tipo de problema.

Estou querendo morar no Canadá. O eTA serve para o meu caso?

Não serve. O eTA é um visto criado mais para quem estiver indo ao Canadá a turismo ou para estadia de curto período.

Quem pretende imigrar para o país precisa tirar o visto de permanência junto ao consultado.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

13 Comentários
  1. WESLLEY DE SOUZA BARBOZA

    Olá Fernanda,
    muito bom seu post, me ajudou bastante.
    Ficou a mim apenas uma dúvida: mesmo com o visto americano, foi necessário realizar os exames médicos?
    Vi em um post que indiferente dos visto para o CA, os exames eram necessários.

    Abraços.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Weslley!
      Obrigada pelo elogio!
      Fico contente pelo post ter lhe sido útil.
      Não há necessidade de nenhum exame médico para tirar o visto de turismo para o Canadá. Na hora de preencher eles até perguntam se você teve Tuberculose ou Sífilis, mas, que eu saiba, não é exigido nenhum atestado. E até onde eu saiba, nem pros EUA.
      Pode até ser que eles venham a exigir algo se vc tiver realmente tido essas doenças. Aí é fazer o pedido do eTA e esperar o contato em até 72h.
      Outra possibilidade é e que talvez seja exigido exame médico para quem vai se mudar para o Canadá. Mas aí não é o caso do eTA…
      Abs

  2. Thamara Iulia

    Boa Noite Fernanda!
    Gostaria de saber se para solicitar o eta, após ter o visto americano aprovado, é necessário ter alguma entrada nos EUA, ou não é necessário?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Thamara!
      Dei uma olhada no site do Governo do Canadá e não há nenhum tópico que diga que é necessário ter entrado nos EUA antes de visitar o Canadá. Eles apenas dizem que o visto americano tem que estar válido e só.
      Na hora de preencher o formulário, eles apenas pedem o número do seu visto americano. Não é pedido nenhuma data de visita anterior aos EUA.
      No meu caso foi assim: eu tinha um visto muito antigo dos EUA e precisei tirar um novo, para depois poder solicitar o eTA. Ou seja, quando tirei o visto canadense, eu tinha um visto americano novo, sem ter entrado nos EUA recentemente (minha última ida pra lá foi nos anos 90).
      Abs

  3. Joao Pedro

    Olã, muito bom post. Porém resou uma duvida: se eu entrar no canada de avião e quiser dar um pulo nos EUA de carro e voltar pro Canada, posso fazer isso so com a eTA?

    • Fernanda Rangel

      Oi, João Pedro!
      Sua pergunta é ótima.
      Dei uma pesquisada na web é as informações são meio confusas. Mas pelo que pude apurar, o Governo do Canadá recomenda que seja tirado o visto convencional, para evitar problemas. Mas há relatos de que se vc entrou no Canadá por via aérea, usando o eTA, pode dar uma “escapada” aos EUA e voltar usando o mesmo visto eletrônico – desde que esteja dentro de 6 meses à partir da data da 1ª entrada.
      Essas informações eu coletei no site do Governo do Canadá (veja AQUI) e no blog “Viajoteca” (AQUI).
      Abs

      • Roberto Mourão

        Olá. Obrigado pelas valiosas informsções. Queria saber se o eTA tem tempo de carência para a sua utilização, ou seja, se recebo a autorização hoje rm quanto tempo devo utilizá-lo para não se tornar void.

  4. Leonardo

    Olá Fernanda,
    Como funciona o cálculo dos seis meses com o eTA, seria fixo (entrada 01/06/2019 e saída 01/12/2019) ou 180 dias corridos?
    Obrigado!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Leonardo!
      Desculpe a demora pela resposta.
      Eles não especificam isso no site do Governo do Canadá. Só diz que “vale por 6 meses”.
      Eu contaria com o fato de eles levarem em consideração as datas, como no exemplo que vc usou (entrada 01/06/2019 e saída 01/12/2019). A menos que o agente da imigração diga o contrário, pois reza a lenda que alguns podem resolver determinar um prazo menor (ou até maior) para estar dentro do Canadá. E, nesse caso, ele ou ela deve carimbar a data limite no passaporte.
      Confira mais informações aqui.
      Abs

  5. Mar rocha

    Ola boa tarde
    Acho li em algum lugar
    Que era necessario enviar o passaporte ??
    Isso nao é verdade ???
    So fazer o processo online
    E ja ???
    Valeuuu
    Fico no aguardoooo
    Uhuuuu muito legal o Post

    • Fernanda Rangel

      Oi, Mar!
      Desculpe a demora pela resposta. E obrigada pelo elogio!
      Para tirar o eTA, não precisa enviar o passaporte. Basta preencher o formulário online, fazer o pagamento com cartão de crédito internacional pelo site e esperar o “ok” deles. Simples assim.
      Como disse no post, não há um visto de papel para ser colado ao passaporte (tal como acontece no visto dos EUA). É tudo online: o serviço de imigração fica com seus dados no sistema e checa isso quando vc vai entrar no país.
      Talvez essa informação que vc leu se refira aos casos em que seja preciso tirar o visto junto ao Consulado do Canadá. Aí não é mais o caso do eTA…
      Abs

  6. CRISTINA MACHADO

    Olá Fernanda!
    Muito bom seu post, obrigada, mas fiquei com uma dúvida, por favor, eu vou fazer uma conexão no Canáda na ida e na volta dos EUA, o visto TA servirá para os dois momentos

    • Fernanda Rangel

      Oi, Cristina!
      Servirá sim. O eTA é para quem for entrar no Canadá por avião, não importa se vai ficar no país ou apenas transitar pelo aeroporto canadense. Como vc fará isso nas 2 vezes, então já preencherá o pré-requisito para o eTA. A menos que em uma dessas vezes, vc entre por outro meio de transporte. Aí teria que tirar o visto de trânsito.
      Abs

Totos os direitos reservados