Hospedagem em Roma: 12 Dicas de Hotéis

Não é fácil escolher uma boa hospedagem em Roma, na Itália. Conheça os melhores bairros e veja 12 dicas de hotéis que levam em conta a qualidade, o custo e a localização na cidade.

12 Dicas de Hotéis em Roma

12 Dicas de Hotéis em Roma

Escolher uma opção de hospedagem em Roma não é uma tarefa fácil. Quando se viaja para uma grande cidade com muitos pontos de interesse, como é o caso de Roma, os turistas que ainda não conhecem o local costumam ter muita dificuldade para escolher o hotel ideal para se hospedar.

Falando de uma viagem para a Europa, uma preocupação comum é com o custo que normalmente é elevado. Além disso é muito importante se preocupar com a localização do hotel. Uma boa localização dentro da cidade pode facilitar muito o seu roteiro, possibilitando deslocamentos rápidos, economizando tempo e dinheiro.

Quem tenta economizar muito na hospedagem em Roma pode acabar se hospedando numa área mais afastada. Isso acabe gerando custos de deslocamento e atrasos que não compensem essa economia. Por isso é fundamental entender quais são os melhores bairros de Roma para se hospedar

Os Bairros de Roma

Antes de mais nada vamos analisar o mapa da cidade, onde ficam os pontos de interesse, os pontos de transporte e as opções de hospedagem em Roma. O mapa abaixo mostra a cidade italiana destacando as áreas de maior interesse com a marcação dos principais pontos turísticos: Museu do Vaticano, Basílica de São Pedro, Piazza Navona, Fontana di Trevi, Pantheon, Palatino e Coliseu.

Mapa de Roma: Bairros e Pontos Turísticos

Mapa de Roma: Bairros e Pontos Turísticos

Centro Histórico

O Centro Histórico de Roma, parte destacada no mapa em verde, é a área mais central da cidade, pertinho de tudo. Não oferece opção de metrô mas é possível ir a qualquer local de ônibus ou mesmo a pé. Possui várias opções de hotéis porém com custos elevados devido a excelente localização.

Centro Antigo

Já o Centro Antigo está assinalado em vermelho e também é uma região relativamente procurada. Algumas boas opções de hospedagem estão disponíveis próximas ao Coliseu.

Vaticano

Em amarelo temos o Vaticano, outra região de bastante interesse dos turistas que visitam Roma. Existem opções de hotéis bem próximos dessa região, do lado de fora dos muros. É uma área relativamente perto do Centro Histórico e com facilidade em relação a ônibus e metrô.

Termini

Por fim, destacado com um retângulo azul, vemos o Termini, uma área repleta de hotéis de todos os tipos e preços. Embora seja uma região mais feia da cidade, é possível se hospedar bem próximo à estação de trem, facilitando sua viagem para outras cidades da Itália. Sem falar que é nesta região que se cruzam as 2 linhas de metrô, o que certamente facilitará muito seu roteiro. Essa é uma área de bastante interesse devido a facilidade de transporte e a possibilidade de encontrar hotéis com um custo reduzido.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Dicas de Hotéis em Roma: Os Critérios

Um dos critérios utilizados foi justamente a localização. Considerei os locais citados acima e mostrados no mapa, devido a proximidade às áreas de interesse ou facilidade de transporte público.

O segundo ponto avaliado é a média de avaliações dos hóspedes, exigindo uma avaliação mínima nota 7, equivalente a bom. Nada melhor do que a opinião de quem já se hospedou para escolher um bom hotel.

Por fim, o preço. Com ajuda do nosso parceiro Booking, simulei buscas de quartos para casal em períodos do ano de baixa temporada e assim consegui uma estimativa de custo para fazer a comparação. A lista a seguir considera os hotéis com menores custos e que atendam aos demais critérios de qualidade e localização.

Hospedagem em Roma

» Hotel Impero

Hospedagem em Roma: Hotel Impero

Hotel Impero em Roma

Hotel 3 estrelas localizado a 300 metros da estação de trem e metrô Termini. Quartos com banheiro privativo, ar condicionado, frigobar e televisão. Café da manhã incluído no valor da diária. Fica a 15 minutos à pé do Coliseu. Esta pode ser uma de várias dicas de hotel em Roma.

Quarto do Hotel Impero

Quarto do Hotel Impero

Banheiro do Hotel Impero

Banheiro do Hotel Impero

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,3). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Hotel Impero no Booking.


» Grand Hotel Palatino

Dicas de Hotéis em Roma: Grand Hotel Palatino

Grand Hotel Palatino

Hotel 4 estrelas localizado entre o Coliseu e a estação de trem Termini. Um lugar realmente estratégico na cidade. Quartos bem confortáveis com decoração moderna, ar-condicionado, frigobar e televisão. Internet gratuita apenas nas áreas comuns. Café da manhã incluído na diária.

Quarto do Grand Hotel Palatino

Quarto do Grand Hotel Palatino

Banheiro do Grand Hotel Palatino

Banheiro do Grand Hotel Palatino

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,5). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Grand Hotel Palatino no Booking.


» Hotel Quirinale

Hotel Quirinale em Roma

Hotel Quirinale em Roma

Hotel 4 estrelas no Termini com ótimo preço e até um certo luxo. Quartos confortáveis e espaçosos com direito a café da manhã e internet wi-fi em todo o hotel. Ótima opção de hospedagem em Roma para quem busca conforto e praticidade na viagem.

Quarto do Hotel Quirinale em Roma

Quarto do Hotel Quirinale em Roma

Banheiro do Hotel Quirinale em Roma

Banheiro do Hotel Quirinale em Roma

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,4). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Hotel Quirinale no Booking.


» Colosseo Accomodation

Apartamento Colosseo Accomodation em Roma

Apartamento Colosseo Accomodation em Roma

Este apartamento é excelente para famílias pois acomoda até 4 pessoas em apartamentos reformados, amplos e confortáveis. Cozinha equipada e internet gratuita em todo o local. Fica a poucos minutos à pé do Coliseu. O preço é um dos mais atrativos dessa área da cidade.

Sala do Colosseo Accomodation

Sala do Colosseo Accomodation

Quarto do Colosseo Accomodation

Quarto do Colosseo Accomodation

Avaliação dos hóspedes: Fabuloso (8,8). Todos os detalhes do apartamento, fotos, preços e disponibilidade na página do Colosseo Accomodation no Booking.


» Hotel California

Hospedagem em Roma: Hotel California

Hospedagem em Roma: Hotel California

Hotel 3 estrelas localizado ao lado da estação de trem e metrô Termini. Certamente uma ótima alternativa de hospedagem em Roma. Quartos confortáveis com banheiro privativo, ar condicionado e televisão com direito a café da manhã. O acesso a internet é de graça tanto no quarto como nas áreas comuns.

Quarto do Hotel California em Roma

Quarto do Hotel California em Roma

Banheiro do Hotel California em Roma

Banheiro do Hotel California em Roma

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,1). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Hotel California no Booking.


» Navona Colors Hotel

Navona Colors Hotel em Roma

Navona Colors Hotel em Roma

Hotel 3 estrelas no Centro Histórico, bem pertinho da Piazza Navona. Se procura onde se hospedar em roma numa localização bem central, esse hotel é perfeito. Quartos bem decorados, confortáveis, com internet wi-fi gratuita e café da manhã. Ótimo custo/benefício nesta região.

Quarto do Navona Colors Hotel

Quarto do Navona Colors Hotel

Banheiro do Navona Colors Hotel

Banheiro do Navona Colors Hotel

Avaliação dos hóspedes: Fantástico (9). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Navona Colors Hotel no Booking.


» Aurelia Residence San Pietro

Aurelia Residence San Pietro Aparthotel

Aurelia Residence San Pietro Aparthotel

Localizado coladinho ao Vaticano e com ótimas avaliações dos hóspedes. Oferece apartamentos para 2, 4 e até 6 pessoas. Uma ótima pedida par quem busca por aparthotel em Roma. Decoração antiga porém confortável e espaçoso. Internet sem fio gratuita em todo o aparthotel.

Quarto do Aurelia Residence San Pietro

Quarto do Aurelia Residence San Pietro

Banheiro do Aurelia Residence San Pietro

Banheiro do Aurelia Residence San Pietro

Avaliação dos hóspedes: Fabuloso (8,7). Todos os detalhes do apart, fotos, preços e disponibilidade na página do Aurelia Residence San Pietro no Booking.


» Hotel Adriano

Hotel Adriano no Centro Histórico de Roma

Hotel Adriano no Centro Histórico de Roma

Hotel 3 estrelas no Centro Histórico, bem próximo ao Pantheon. Quartos reformados com decoração moderna e super confortáveis. Boa opção de hospedagem em Roma. Ótimo café da manhã incluído na diária assim como acesso a internet sem fio.

Quarto do Hotel Adriano em Roma

Quarto do Hotel Adriano em Roma

Banheiro do Hotel Adriano em Roma

Banheiro do Hotel Adriano em Roma

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,5). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Hotel Adriano no Booking.


» Palazzo Olivia

Hospedagem em Roma: Palazzo Olivia Apartments

Palazzo Olivia Apartments em Roma

Prédio construído no século XVII todo reformado. O local oferece quartos e apartamentos com uma decoração leve e aconchegante. Fica localizado pertinho da Piazza Navona e do Phanteon. Oferece internet sem fio gratuitamente em todo o hotel e café da manhã para os hóspedes.

Quarto do Palazzo Olivia Apartments

Quarto do Palazzo Olivia Apartments

Banheiro do Palazzo Olivia Apartments

Banheiro do Palazzo Olivia Apartments

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,5). Todos os detalhes do apartamento, fotos, preços e disponibilidade na página do Palazzo Olivia no Booking.


» Madison Hotel

Hospedagem em Roma: Madison Hotel

Hospedagem em Roma: Madison Hotel

Hotel 3 estrelas também localizado na região do Termini, ao lado da estação de trem e metrô. Quartos com decoração clássica e bom nível de conforto. Se ainda não sabe onde ficar em Roma, essa pode ser uma ocalização estratégica. Opção de quartos para 3 ou 4 pessoas. Inclui café da manhã.

Quarto do Madison Hotel em Roma

Quarto do Madison Hotel em Roma

Banheiro do Madison Hotel em Roma

Banheiro do Madison Hotel em Roma

Avaliação dos hóspedes: Bom (7,7). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Madison Hotel no Booking.


» Albergo Ottocento

Dicas de Hotéis em Roma: Albergo Ottocento

Dicas de Hotéis em Roma: Albergo Ottocento

Hotel 4 estrelas a 5 minutos à pé da Fontana di Trevi e a 200m da estação de metrô Barberini. Quartos elegantes e muito confortáveis com café da manhã incluído e acesso a internet wi-fi sem custo adicional.

Quarto do Hotel Albergo Ottocento

Quarto do Hotel Albergo Ottocento

Banheiro do Hotel Albergo Ottocento

Banheiro do Hotel Albergo Ottocento

Avaliação dos hóspedes: Muito Bom (8,4). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Albergo Ottocento no Booking.


» Augusta Lucilla Palace

Augusta Lucilla Palace Hotel em Roma

Augusta Lucilla Palace em Roma

Hotel 4 estrelas bem próximo a estação Termini de trem e metrô. Os quartos são bem confortáveis e possuem acesso a internet sem fio. Diária inclui café da manhã.

Quarto do Hotel Augusta Lucilla Palace

Quarto do Hotel Augusta Lucilla Palace

Banheiro do Hotel Augusta Lucilla Palace

Banheiro do Hotel Augusta Lucilla Palace

Avaliação dos hóspedes: Fabuloso (8,6). Todos os detalhes deste hotel, fotos, preços e disponibilidade na página do Augusta Lucilla Palace no Booking.

Não deixe de conferir se existe, na época da sua viagem, algum hotel bacana e bem localizado que esteja em promoção.

Ainda não escolheu sua hospedagem em Roma?

Preparei essa lista com base em valores básicos, mas muitas vezes um hotel melhor ou em uma localização privilegiada pode estar com o valor de suas diárias em oferta. Confira essa busca detalhada com várias opções de hospedagem em Roma já com alguns filtros garantindo uma localização interessante e boa avaliação dos hóspedes.

Curtiu essas Dicas de Hotéis?

Se você gostou das nossas sugestões de hospedagem em Roma gostaria de pedir que nos ajude compartilhando nas redes sociais esse artigo. Vamos fazer com que cada vez mais pessoas consigam viajar e conhecer novos destinos.

Clique e divulgue para seus amigos do Facebook ou salve no Pinterest.

Vai Viajar?

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

38 Comentários
  1. Gabriela Teglas

    BOAS dicas viu!! Já vou compartilhar em um grupo de viagens que participo! 🙂

    • Rafael Miranda

      Obrigado Gabriela.
      Deu bastante trabalho garimpar hotéis de qualidade, bem localizados e com um custo interessante. Espero que ajude o pessoal do seu grupo de viagens!

  2. Ricardo

    Já foi à Roma 2 vezes e nas duas fiquei hospedado em apartamentos alugados. Vc encontra em sites para alugar temporada.
    Apartamentos são ideais para quando forem em familia ou em grupos de 4 pessoas (que eu acho o numero ideal pra viajar, dois casais).
    O preço sai muito mais barato que ficar num hotel, com a vantagem de ter conforto que nenhum hotel em Roma irá te proporcionar devido à um apê ter 80m2 e um quarto de hotel 9m2.
    Fiquei num apartamento 2 quarteirões do Vaticano na ultima vez, no bairro de Prati. Eramos 5 pessoas, o apartamento era um duplex, 2 banheiros, cozinha toda montada, sala de TV , Jantar, 2 quartos. Muito confortável e tudo de primeira!
    Além do preço e conforto, outra vantagem de ficar em apartamento é que vc economiza na alimentação. Restaurantes na Europa em geral são caros, pois o custo do serviço é alto.
    Ficando em apartamentos vc cozinha em casa. Os supermercados na Europa tem comida muito mais barata que no Brasil! É verdade! Não precisa fazer banquete, basta comprar uma massa pronta (principalmente na Italia) que é rapido e pratico de fazer. Além disto vc encontra paes, doces, frutos do mar(!!!) com excelente qualidade e preço muito melhor. E vinho, que são muito baratos na Italia! Comprava nos supermercados por 4 Euros (aprox 12 reais), vinhos de excelente qualidade que seriam comprados aqui por R$ 40!!! Ou seja, jantar no apê comendo massa com frutos do mar e um bom vinho, saia muito mais barato que comer em restaurantes! Às vezes metade do que cada um de nós iriamos pagar num prato individual num restaurante.
    Além disto tem supermercados que fazem pizzas e eu digo que comi pizzas de suprmercado melhores do que as pizzarias mais bem recomendadas de Roma! (PS: As piores pizzas que comi na vida foram lá).
    Outra vantagem de ficar em apartamento é que depois de caminhar (e em Roma tem que caminhar muito!) vc chega em casa e descança! Ao contrario do hotel que vc ainda pensa: “nossa, ainda tenho que sair pra jantar!”

    • Rafael Miranda

      Algumas pessoas preferem se hospedar em apartamentos e outras em hotéis. Eu acho que existem prós e contras nessas duas opções, vai depender do estilo da viagem.
      Você citou alguns pontos positivos, mas existem também os pontos negativos.
      Experimentar a gastronomia do local também é o objetivo de muitos viajantes, por isso cozinhar por conta própria não será necessariamente uma vantagem para todos as pessoas. Sem falar no tempo perdido.
      Numa viagem para a Europa, com o euro no valor que está, passagem aérea cara assim como a própria hospedagem, quando mais você aproveitar o seu dia melhor. Perder tempo é perder dinheiro.
      Muitos viajantes se preocupam apenas com um local bem localizado, confortável para dormir e com um café da manhã bacana, já que irão passar o dia todo fora, fazendo turismo, voltando apenas a noite.
      Conforto também é um quesito que não está necessariamente relacionado com espaço. Apartamentos certamente terão mais espaços, mas muitos hotéis podem ser mais confortáveis, não só nas acomodações como também nos serviços.
      Em relação ao preço, muitos apartamentos são mais caros que hotéis. Passa a ser vantagem quando se hospedam juntas várias pessoas, mas nem sempre se quer abrir mão da privacidade.
      Enfim, acho que cabe a cada um avaliar o seu perfil e analisar as características de sua viagem para definir qual é a melhor opção. Não existe uma verdade absoluta sobre o tema.

      • Peraldiano

        Concordo. Antes de tudo temos que ser práticos e objetivos. Me parece que perder tempo comprando comida, cozinhando e lavando prato e panela não é o mais indicado numa viagem a Roma.

      • Paulo Augusto

        Brilhante sua resposta! Também penso que a escolha de onde se hospedar é algo muito pessoal e que muda, de acordo com a sua fase de vida. Eu, quando fui a primeira vez à Europa, hospedei-me em albergues e adorei, foi muito divertido. Mas hoje, passados alguns anos, nem penso nessa hipótese, a não ser, talvez, em um quarto individual e muito confortável. Compartilhar banheiro? Nem pensar! Nem mesmo quarto de hotel, a não ser com alguém de muita intimidade… Mas tudo isso é muito pessoal e depende do seu momento, também…

  3. Artur Filho

    Oi Rafael

    Irei à Roma pela primeira vez em julho. Gostei muito das suas dicas. Minha mãe é muito católica e tenho que levá-la ao Vaticano. Qual desses hotéis você indicaria especificamente? Obrigado. Abraço. Artur.

    • Rafael Miranda

      Olá Arthur.
      Não apenas você, que estará com sua mãe que é muito católica, mas praticamente todos os turistas que vão para Roma visitam o Vaticano.
      A questão é que existem muitos pontos turísticos em Roma e se você ficar muito próximo de um deles, acaba ficando longe de outros.
      Nessa lista eu sugeri o Aurelia Residence San Pietro que fica bem próximo ao Vaticano.
      Pessoalmente acho que vale mais a pena ficar hospedado no Termini o que facilitaria seu deslocamento por toda a cidade. A maioria dos hotéis que listei aqui estão próximos desta estação de metrô e trem ou então no Centro Histórico que é onde se concentram a maioria dos pontos turísticos.
      No final das contas é mais um questão de escolha de cada um.
      Espero ter ajudado.

  4. Leidiane

    Olá! entre ficar no Centro histórico e perto do termini qual das duas áreas você indica? Ficar perto do Termini tenho receio de ser complicado pra passear a.noite se for muito esquisito e talvez perigoso.

    • Rafael Miranda

      Olá Leidiane.
      Essas duas áreas tem suas vantagens. No Termini você tem muita facilidade de condução, seja metrô para se locomover pela cidade assim como de trem para ir para outras cidades ou países. O preço também costuma ser mais atraente, mas de fato é uma região mais “feia” da cidade. Não sei se eu diria que é perigosa, mas claro, é sempre bom tomar alguns cuidados.
      Já no Centro Histórico, o custo costuma ser um pouco maior, mas você tem a facilidade de já estar mais próximo de algumas atrações. Por outro lado você tem um pouco mais de dificuldade para ir para outros pontos como o Vaticano e para se deslocar de trem para outras cidades. Mas nada que não tenha solução.
      É mesmo uma questão de opção, e vai depender de cada um.
      Espero ter ajudado.

  5. Julia

    Olá. Estamos indo para Roma em Outubro em 5 pessoas. Gostaria de saber algumas coisas:
    1) Você indicaria algum hotel para nos hospedarmos em 2 quartos (2 em um e 3 em outro)?
    2) Estamos querendo alugar um carro para passear não somente em Roma, mas em cidades próximas na Itália. Estacionamento será um problema nesses hotéis?

    Obrigada!!

    • Rafael Miranda

      Olá Julia.
      Considerando os seus 2 requisitos, a melhor opção dessa lista seria se hospedar no Aurelia Residence San Pietro, que fica mais próximo ao Vaticano. Ele tem opções de apartamentos com 2 quartos que acomodam até 6 pessoas.
      É um dos poucos que oferece estacionamento à um custo de 15 euros por dia. Esse valor está bem abaixo do que é praticado pelos hotéis, que normalmente cobram o dobro, isso quando oferecem esse serviço.
      Para alugar o carro eu recomendo que você faça uma cotação na RentCars, uma empresa nacional que permite uma comparação de preços entre as principais locadoras. Usando o serviço você tem a garantia do menor preço e ainda tem a vantagem de pagar o valor em reais, sem cobrança de IOF, podendo ser dividido em até 12 parcelas ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
      Espero ter ajudado.

  6. Arivilson

    Parabéns pelas dicas.
    Estou indo em janeiro com 05 pessoas, que hotel você recomenda para o inverno.
    Valeu

    • Rafael Miranda

      Olá Arivilson.
      Essa é a lista de hotéis que eu recomendo, cada uma com algumas características, seja de acomodações ou de localização. Eu não teria nenhuma recomendação especial considerando a estação do ano.
      O que eu poderia sugerir é buscar um apartamento de temporada e não um hotel. Estando com 5 pessoas talvez fosse interessante financeiramente.
      Espero ter ajudado.

  7. Marcos

    Olá
    Estou indo com minha mãe que tem 70 anos,pensando em ficar no centro histórico a fim de que ela caminhe menos.neste caso os deslocamentos até vaticano e a ida para o hotel eu faria de táxi?
    É tranquilo pegar táxi em Roma?
    Grato

    • Rafael Miranda

      Olá Marcos.
      Certamente o taxi é a opção mais fácil e cômoda de transporte, e falando de uma pessoa de 70 ano, acho que é a mais recomendada.
      Não acho que você terá problemas com esse tipo de transporte em Roma.
      Boa viagem!

  8. Liana

    Olá! Vou com crianças pensei em ficar no centro histórico é a melhor opção? Existe mercadompor perto e os quartos tem frigobar ou mini cozinha? Obrigada

    • Rafael Miranda

      Olá Liana.
      O Centro Histórico é como se fosse um bairro de Roma, e nessa área existem vários hotéis. Ficar hospedado nessa região da cidade garante uma certa proximidade dos principais pontos de interesse, mas você terá que escolher um hotel que atenda às suas necessidades.
      Essa questão de frigobar ou cozinha, vai depender de hotel para hotel, assim como a proximidade de eventuais mercados.
      Preparei uma busca por hotéis em Roma que possuem cozinha e estão muito bem avaliados pelos hóspedes, localizados no Centro e com no mínimo 3 estrelas.
      Espero ter ajudado!

  9. Thiago

    Rafael, muito obrigado pela contribuição. Eu e minha esposa ficaremos hospedados no Hotel Adriano. Vc poderia nos ajudar mais uma vez?? Rsrs. Qual a melhor opção pra se chegar nesse hotel do aeroporto e como a gente faz? Ando procurando, mas não achei nada….desde já grato!!!!

    • Rafael Miranda

      Olá Thiago.
      Bom, se você não for alugar um veículo, você tem basicamente 3 opções: transporte público, serviço de transfer e taxi.
      Eu não conheço o transporte público de Roma, não sei se existiria uma opção viável para esse deslocamento. Mesmo que tenha normalmente é complicado, ainda mais com bagagens.
      O que me parece mais razoável é comparar o custo tanto do transfer como de um taxi. Como são duas pessoas, o transfer deve ficar mais barato. Num grupo de quatro talvez o taxi valha mais a pena.
      Não vou te indicar nenhuma empresa específica porque nunca utilizei, mas você pode buscar por “transfer em roma” e encontrará várias opções.
      Espero ter ajudado.

  10. Karinne

    Olá Rafael! Estou indo com minha família e pretendo me hospedar no Hotel des Artistes, próximo à estação Termini. Em alguns blogs, li que vale a pena ficar lá pela facilidade de deslocamento, outras aconselham ficar em outras áreas da cidade pois lá á noite pode ser um lugar menos frequentado e tal. Você acha que vale a pena pelo custo benefício (já que a diferença de preço dos hoteis mais centrais é grande) ou aconselharia, considerando a proximidade dos pontos turísticos, ficar na área mais central? São pessoas mais velhas e naturalmente passeios à noite não vão ser prioritários. Só fico com receio de estar em uma área isolada, meio difícil para fazer as coisas a pé. Quero poder conhecer a cidade com calma, caminhando, comprando coisas em lojas que os romanos compram, ir ao supermercado também, não só a loucura dos pontos turísticos. O que me aconselha?

    • Rafael Miranda

      Olá Karinne.
      A escolha da localização do hotel depende muito do tipo de viagem e do bolso do viajante. Neste artigo eu destaco algumas regiões de Roma que considero interessantes para se hospedar, mas todas terão prós e contras.
      O Termini é justamente um dos locais que considero interessante, pela proximidade da estação de trem e metrô, sem falar nos valores que costumam ser mais baixos. Mas é verdade, essa não é uma área tão bonita da cidade e fica relativamente distante dos pontos turísticos. Na verdade os pontos turísticos já ficam distantes um dos outros, ou seja, mesmo estando num hotel próximo a um deles, estará longe de outros.
      No seu caso que estará com pessoas de mais idade, talvez ficar num local mais central seja realmente mais indicado. Eu recomendaria o Centro Histórico (destacado em verde no mapa) ou ainda a parte norte do Centro Antigo (em vermelho no mapa). Mas prepare o bolso.
      Espero ter ajudado.

  11. Mar Lasta

    Irei para Roma com meu esposo e nosso filho de 11 anos, em agosto. Ficaremos até o final do ano. Gostaria de alugar um AP para temporada que é mais em conta e a gente fica mais a vontade. Quero ver como é realmente morar em Roma. Poderia me indicar onde posso conseguir alugar a um apartamento por esse tempo? Obrigada
    Mari

    • Rafael Miranda

      Olá Mar Lasta.
      Nem sempre alugar um apartamento é a melhor opção, principalmente quando se viaja num grupo pequeno. O custo de um aluguel é muitas vezes equivalente ou até superior ao de um hotel, porém quando se viaja em grupo, esse custo se divide. Não seria o seu caso que estará apenas com o marido e filho.
      Eu recomendaria ficar num apart-hotel, ou seja, um local com toda a infraestrutura de um hotel mas que tenha acomodações mais espaçosas, com cozinha e os principais utensílios.
      No Booking você pode utilizar os filtros para encontrar algumas boas opções.
      Espero ter ajudado.

  12. Camila

    Rafael boa tarde. A localização do Hotel D’Este em Roma é boa? E o hotel San Remo, o que me diz?

    • Rafael Miranda

      Olá Camila.
      Esses dois hotéis ficam próximos da estação de trem de Roma. Como eu explico no texto do artigo, é uma das regiões que considero interessante para se hospedar pela facilidade no deslocamento por transporte público.
      Dentre os dois hotéis que você comentou, eu daria preferência pelo Hotel San Remo. Além de ficar um pouco mais perto do Termini ele está melhor avaliado pelos hóspedes.
      Espero ter ajudado.

  13. MARA LUCIA

    Oi, Rafael! estou indo para Roma em Junho e devo ficar no Augusta Lucilla Pallace. Gostaria que me desse umas dicas em Roma

    Onde Jantar com custorazoavel e que seja bom.
    Se com um ingles mais ou menos fluente eu me viro por la
    Se o hotel está numa regiao boa se posso chegar a noite sem perigo
    Se vale a pena comprar o Roma Pass
    Se vale a pena ir a Galeria Burghese

    • Rafael Miranda

      Olá Mara Lucia.
      O hotel que você escolheu me pareceu ótimo, e fica numa localização interessante.
      Aqui no Para Viagem temos vários editores. Este é meu único artigo sobre Roma e fala especificamente de hospedagem. Outros autores já publicaram vários artigos sobre a cidade com dicas diversas, inclusive um exclusivo sobre o Roma Pass.
      Recomendo que acesse esses conteúdos e caso tenha ainda dúvidas específicas, envie seus comentários em cara um deles para que o autor seja notificado e possa te ajudar.

  14. CAMILA

    Mais uma vez muito obrigada!

  15. Paulo Augusto

    Parabéns pelo blog! Esse post sobre hotéis em Roma está maravilhoso, certamente vai nos ajudar muito. Obrigado e continue o belo trabalho!

    • Rafael Miranda

      Olá Paulo Augusto.
      Obrigado pelos comentários. A ideia era justamente fazer um artigo bem didático e informativo.
      Um outro site que publica dicas de hospedagem nesse mesmo estilo, é o Dicas de Hotéis. Lá também tem um artigo com sugestões de Hotéis em Roma. Vale a pena dar uma olhada.

  16. Margareth

    Vou pra Roma em outubro, dia 21. Vou ficar hospedada no American Palace EUR, sei que é meio longe do centro, mas teremos um ônibus à disposição. Gostaria de saber se as acomodações são boas.

  17. Marcio Delgado

    Boa tarde Rafael,

    Outubro é uma época “barata” em Roma?

  18. Carlos Hinmann

    Olá bom dia.
    Vou em Roma no final de fevereiro. Inverno.
    Os hotéis são aquecidos?

    Grato

    Carlos

    • Rafael Miranda

      Olá Carlos.
      De uma forma geral, a maioria dos hotéis localizados em cidades onde o inverno é bem rigoroso possuem aquecedor.
      A minha recomendação é que você entre em contato com o hotel que pretende se hospedar e tire essa dúvida diretamente.

  19. Patrícia Correia

    Boa tarde! Rafael eu gostaria que você minha desse umas dicas que eu estou pretendendo passar reveillon em voce poderia me al umas dicas

Totos os direitos reservados