Para Viagem no Chile

A partir deste post vamos iniciar uma série de matérias sobre nossa viagem ao Chile, um país encantador, seja pelo seu povo acolhedor, seja pelas suas belezas naturais.

Para Viagem no Chile

Para Viagem no Chile

Ficamos 10 dias e já posso dizer que não é tempo suficiente pra conhecê-lo como merece. Ou seja, certamente voltaremos. Aliás o que se recomenda é exatamente isso. Conhecer o Chile em etapas e não em uma só viagem.

O Chile é um país que possui características muito peculiares. Lá tem todo tipo de paisagem: deserto, florestas, mar, montanha, calor, frio... muito frio.. E neve. Por isso é um lugar que atrai todo tipo de pessoas com diferentes interesses.

A sua forma geográfica incomum (o país ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a Cordilheira dos Andes e o Ooceano Pacífico, possuindo 4.300 Km de comprimento e 175 Km de largura) permite essa diversidade toda. O clima muito variado, vai do deserto do Atacama, o mais seco do mundo ao norte, passando por um clima mediterrâneo no centro, até um clima alpino propenso a neve ao sul, com geleiras, fiordes e lagos.

Assim, é possível sair do alto de uma estação de esqui pela manhã e ver o belo pôr do sol sobre o Pacífico no final da tarde numa das cidades da costa. A capital Santiago, estrategicamente posicionada na região central do país, é o ponto de partida para quaisquer dessas aventuras.

Devido a toda essa diversidade natural, o Chile atrai turistas durante todo o ano e em todas as estações. Estivemos lá no início do inverno de 2015.

Especificamente nessa temporada, as estações demoraram bastante tempo para iniciar os trabalhos pois a neve demorou muito a cair. Normalmente começa a nevar em final de maio e, no meado de junho, já existe uma quantidade de neve suficiente para que as pistas de esqui sejam abertas. Este ano não foi assim, o que pegou muita gente desprevenida e obrigou as estações a adiarem mais de uma vez o inicio da temporada.

O Valle Nevado, por exemplo, iniciou oficialmente a temporada 2015 com mais de 20 dias de atraso no dia 15 de julho (a previsão inicial era 26 de junho). Até então, os passeios que estavam sendo feitos eram apenas panorâmicos, ou seja, sem possibilidade de esquiar. Outras estações como La Parva e El Colorado, adotaram uma estratégia curiosa para não espantar os turistas nesse início de estação: estavam produzindo neve artificial!! Vejam só!

Eu mesmo tinha programado passar 3 dias na estação de Farellones e precisei cancelar de última hora e modificar parte do meu roteiro. Acabou sendo uma excelente opção e não me arrependo de ter decidido ir para a Região dos Lagos, onde fizemos passeios inesquecíveis. Mas isso será contado depois.

Também tivemos uma experiência bem legal dirigindo no Chile. As estradas são muito bem conservadas e sinalizadas. Mesmo em Santiago, onde muita gente diz que o trânsito é um caos, não achei tanto assim. Os pedestres são geralmente respeitados, bastado se posicionar na calçada para atravessar na faixa que os motoristas param, sem precisar de sinal vermelho.

Ao contrário do que alguns podem pensar, o Chile não é um país barato ainda que sua moeda valha alguns centavos de real. Especialmente nos últimos tempos, em que vivemos uma enorme crise econômica, a desvalorização do real vem crescendo paulatinamente em todo lugar. Há menos de um ano atrás, 1 real valia 240 pesos. Agora, não tem passado de 185. Confira nossa matéria especial sobre que moeda levar para o Chile e uma fórmula para converter aquele montão de zeros de forma bem simples.

Também teremos um post especial com dicas de sobrevivência para quem vai ao Chile abordando diversos temas, desde o tipo de água mineral que mais se aproxima da nossa, até dicas de segurança e atenção com taxistas. Estes aliás, merecem um tópico de destaque. São incontáveis os casos de golpes, de diversas formas e alguns cuidados se fazem necessários.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

As pessoas mais desavisadas ou inexperientes, quando pensam em ir ao Chile, costumam pensar basicamente em ficar baseada na capital Santiago, pois é bem central e perto de tudo e costumam fazer os passeios mais comuns: Valle Nevado + Vinícula Concha y Toro + Viña del Mar/Valpraíso. Geralmente ficam poucos dias e pensam que conheceram tudo. Ledo engano.

O Chile é um país tão rico em belezas naturais e sua extensão de norte a sul propicia uma infinidade de experiências. Santiago é apenas mais uma delas.

Particularmente, meu coração não bateu tão forte por Santiago. Talvez pelo fato do tempo estar muito seco, e não chover por muito tempo, deixando o ar pesado e poluído. Do alto dos Cerros Santa Lucia e San Cristóbal era possível ver a camada de poluição sobre a cidade, dificultando a visibilidade da Cordilheira e do horizonte.

Inclusive no período em que estive por lá, estava tendo até rodízio de veículos em alguns dias, para tentar amenizar a poluição. Depois que retornei, soube que andou chovendo bastate e o clima deve ter melhorado um pouco.

Por outro lado, a capital chilena é considerada bastante segura. Não se vê assalto a mão armada e você pode andar na rua com toda tranquilidade, inclusive à noite. O que ocorre são pequenos furtos em locais de grande concentração de pessoas.

Portanto, a primeira dica que damos é: atenção com sua bolsa e mochila quando andar na rua, pois os batedores de carteira estão atentos aos distraídos de plantão, especialmente os turístias que dão mais bobeira.

É claro que nós brasileiros, especialmente cariocas, somos bem ligados nisso, pois vivemos na selva, mas ainda assim, é comum se deslumbrar um pouco quando estamos de férias. É nessa hora que eles atuam.

Eu mesmo dei um 'mole' logo no primeiro dia, quando caminhava pelo Paseo Ahumada, uma rua de pedestres com grande concentração de lojas, camelôs e pessoas se esbarrando umas nas outras. Em determinado momento, uma pessoa me alertou que minha mochila estava aberta. Por sorte, só havia um casaco a vista (a câmera estava no fundo).

Nessa viagem, estávamos em três: eu, minha esposa e meu filho de 8 anos. Portanto, tive o cuidado de montar um roteiro que não fosse muito puxado para o pequeno e que também tivesse atrações do interesse dele. Consegui conciliar muito bem os nossos interesses com o dele e pretendo escrever uma matéria com um roteiro para quem viaja para Santiago com crianças.

Pois bem, dividiremos nosso roteiro em três etapas: a primeira parte em Santiago, onde ficamos 4 dias; a segunda etapa em Puerto Varas, onde ficamos 3 dias; e a terceira etapa, em que seguimos de carro para a costa, por mais 3 dias conhecendo a Vinícola Undurraga, Algarrobo, Isla Negra, o Arauco Premium Outlet Curauma ,Valparaíso e Viña del Mar.

Quem já conhece o estilo do blog pode esperar dicas e relatos bastante detalhados e informações importantes para o planejamento da sua viagem ao Chile.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Chile!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


6 Comentários
  1. CRYZTHIANE LINHARES

    No aguardo de mais notícias.

  2. Aline

    Vou pra Santiago amamha! Pena que não publicaram os outros posts… Curti o site!

  3. Fabiano G. Souza

    Ansioso pelo “Santiago com crianças’ 🙂

    Como vocês foram a Puerto Varas?

Totos os direitos reservados