Passeio de 1 Dia em Sintra – Portugal

Situada a apenas 30 km de Lisboa, a exótica vila de Sintra é uma ótima opção de passeio de 1 dia pra quem estiver na capital portuguesa. Veja como chegar e o que fazer por lá.

Palácio da Pena

Palácio da Pena

Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a vila de Sintra está localizada no alto de uma serra, a cerca de 30 km de Lisboa. Com seus palácios históricos, florestas e jardins esplendorosos, tudo emergindo das montanhas, Sintra parece mais um cenário de um filme de fantasia.

A cidade já foi habitada pelos celtas e depois pelos mouros, até que finalmente tornou-se um refúgio de verão da realeza portuguesa. Essa mistura de influências explica a extravagante arquitetura dos palácios da cidade, tornando tudo muito exótico.

Certamente, será um passeio pitoresco e encantador. Veja como foi meu dia nesta magnífica cidade, que adorei conhecer.

Como chegar à Sintra?

TREM: Foi a opção que escolhi. Saindo da Estação Ferroviária do Rossio, no centro de Lisboa, peguei um comboio (que é como os portugueses chama os trens) que ia em direção a estação de Sintra. A viagem dura mais ou menos 30 minutos.

Minha opinião sincera... Achei bem estranho. O trem em si não é o problema, mas sim o trajeto. Ele passa por áreas com um ar meio “barra pesada” e até chegar a Sintra, muita gente estranha passou por aquele trem (que é como um metrô de superfície, vai parando em várias estações). Nada me aconteceu, mas vi algumas figuras esquisitas importunarem três moças, nitidamente turistas.

DICA: Se for utilizar o trem para ir a Sintra, deixe os objetos de grande valor no hotel e evite levar uma quantia grande de dinheiro. Procure também evitar horários de pouco movimento (muito cedo ou tarde da noite).

CARRO: É outra opção. A cidade fica a cerca de 30 km de Lisboa e o caminho é pela estrada IC19.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

O que fazer em Sintra? Meu roteiro...

Saindo da minúscula estação ferroviária de Sintra, encontrei uma estrada sinuosa logo à frente e, ao longe, avistei 2 chaminés em formato de cone, pertencentes a um dos palácios da cidade.

Para me certificar de como fazer para chegar até o Centro Histórico, conhecido como Sintra Vila, fui até uma loja que havia ao lado da estação e a funcionária informou que para ir pra lá, seria necessário seguir por aquela estrada, chamada Volta do Duche. Perguntei se havia algum ônibus e a resposta foi um simples: “ – Vá a pé em direção às chaminés. São só 5 minutos!”.

Vá sempre em direção às chaminés de cone

Vá sempre em direção às chaminés de cone

Meio temerosa por ter que seguir a pé beirando por uma estrada sinuosa típica de serra, lá fui eu encarar a caminhada. E que grata surpresa! Na calçada, encontramos diversas esculturas, fazendo com que a descida seja uma espécie de museu a céu aberto. Foi um passeio bastante agradável.

Logo no início do caminho, me deparei com o edifício da Câmara Municipal de Sintra, que já de cara me apresentou o estilo arquitetônico das atrações que eu iria encontrar pela frente.

Em se tratando que vamos parando pra apreciar tudo e fotografar, no final das contas, a caminhada acabou durando mais que os 5 minutos previstos.

A estrada nos deixa bem no centro. Há uma praça minúscula, com alguns restaurantes e lanchonetes ao redor. Nela, encontrei o dono das chaminés em cone, que foi a minha primeira visita do dia: o Palácio Nacional de Sintra.

Datado da época da ocupação dos mouros na região, o palácio foi sofrendo várias ampliações e reformas do século 11 ao 16. Olhando de fora, parece um edifício relativamente simples, com alguns detalhes árabes. Mas é só a fachada, literalmente. O interior é belíssimo, contendo salas e pátios com decorações que misturam os estilos manuelino, mouro e árabe, gerando um resultado pra lá de extravagante.

Meus destaques: a Sala dos Brasões, com um belíssimo teto dourado ornado com brasões de famílias importantes e paredes de azulejos pintados; a Sala dos Cisnes, com o teto decorado com pinturas das aves com colares de ouro; a Capela Palatina; e a cozinha, onde estão as tais chaminés.

Saindo do palácio, ainda no centro, fui fazer uma pausa na casa de doces (e outras delícias) mais famosa da cidade, a Piriquita. É tradicional: quem vai à Sintra não pode deixar de dar uma passadinha lá para experimentar a especialidade deles: o Travesseiro.

Travesseiro

Travesseiro

É uma espécie de pastel folhado, de sabor doce e muito leve, com um recheio feito à base de ovos e amêndoas. Por cima, é todo salpicado de açúcar e é servido bem quentinho. Delicioso!

O travesseiro é vendido também em outros estabelecimentos da cidade. Mas o da Casa Periquita é o mais tradicional.

Há outro doce típico da região, que é a queijada. Parece um pouco o pastel de Belém, só que a massa é mais pesada, à base de queijo, farinha e canela. O gosto lembra o de uma rabanada. Também é delicioso.

Continuando o passeio, peguei um ônibus (ou autocarro, como os portugueses chamam) bem ao lado do escritório de turismo que fica no centro. O destino era a entrada do Parque da Pena. Trata-se de um grande parque florestal, localizado na encosta de uma montanha, de onde sai um ônibus turístico (tipo uma jardineira), que nos leva estrada acima até o topo, onde está o belíssimo Palácio da Pena.

No século 15, o local onde está o palácio era ocupado por uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena. No século seguinte, foi ampliada e transformada em convento da Ordem dos Jerônimos. O edifício acabou sendo destruído no terremoto de 1755 que assolou a região e ficou abandonado por cerca de 80 anos, até que o rei Dom Fernando II adquirisse a propriedade e mandasse reconstruí-lo, para ser sua residência de verão.

Este palácio foi um dos mais extravagantes que já conheci até hoje. Suas paredes de cor amarela e vermelha, com partes em azulejos coloridos e esculturas estranhas (cobras retorcidas, pirâmides e seres bizarros) dão um ar tão exótico, que é até difícil de definir seu estilo arquitetônico.

Quando o visitei (Fevereiro de 2012), a fachada estava bastante suja e desgastada. Como ocorria uma obra de restauração na época, acredito que hoje deva estar mais vistoso. Se bem que já achei o palácio lindo, mesmo desbotado do jeito que estava.

Palácio da Pena

Palácio da Pena

Estando no pátio, podemos ter uma dimensão de quão alto ele está. Em alguns pontos é possível avistar toda a região em volta da serra de Sintra.

O interior é bem ao estilo dos outros palácios da cidade, com várias salas e aposentos belíssimos. Destaque para os móveis e as porcelanas. É uma pena (sem trocadilhos) não poder tirar fotos lá dentro.

No final da visita, no pátio da entrada, parei para almoçar num dos restaurantes que há no local. Pra quem preferir somente uma refeição mais rápida, há uma lanchonete também.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

UTILIZEI ESSE CHIP EM LISBOA! Leia nossa resenha no post: Utilizando o chip da EasySim4U na Europa

De volta ao centro de Sintra, fui seguindo pela Rua Consiglieri Pedroso, e depois de uma caminhada de 5 minutos, cheguei a próxima atração do dia, a mais exótica de todas (e imperdível): a Quinta da Regaleira.

Trata-se de uma mansão com um imenso jardim (que está mais para um bosque), cheio de torres, grutas e poços, escondidos entre as plantas e árvores.

Criado pelo italiano Luigi Manini no século 19, a mando do antigo proprietário da mansão, Antônio Augusto Carvalho Monteiro, um magnata do café nascido no RJ, a Quinta da Regaleira é apontada por muitos como um lugar cheio de símbolos ocultos ligados à Maçonaria, aos Cavaleiros Templários e a Alquimia.

Verdade ou mito, fato é que o passeio pelos jardins mostrou-se bastante divertido e rende belíssimas fotos. É tão diferente, que fica difícil não se sentir num filme de fantasia, no estilo de “Alice no País das Maravilhas”.

Prepare-se pra andar bastante e muitas vezes encontrar uma bela ladeira pelo caminho. Reserve um bom tempo para visitar tudo com calma.

Vários são os destaques nos jardins: a Capela da Santíssima Trindade (cujo tema central é a Anunciação e a Coroação de Maria), a Torre da Regaleira, o Portal dos Guardiões, a Alea dos Deuses (uma alameda com estátuas de deuses alinhadas), a Gruta da Leda...

Mas o ponto alto do passeio é mesmo o Poço Iniciático. Não se preocupe em procura-lo, pois todos os caminhos acabam convergindo para esse enigmático monumento.

Poço Iniciático

Poço Iniciático

Parece mesmo um poço, mas na verdade é uma torre invertida: ao invés de subir, ela aprofunda 27 metros dentro da terra. Há uma escadaria em espiral, com 9 patamares, que vai descendo. O acesso se dá por uma porta giratória de pedra no alto do poço, quase escondida no meio do jardim.

Há várias teorias para o significado deste monumento. Uns dizem que faz referência a um ritual de iniciação da Maçonaria, outros dizem que representa os círculos do Inferno de Dante, outros acham que faz referência à Terra como útero materno.

Independente da interpretação, achei o monumento meio sinistro. Desci uns 2 ou 3 patamares do Poço Iniciático para tirar uma foto e, confesso: subi correndo!

O jardim da Quinta da Regaleira é tão surreal que existe um conjunto de galerias subterrâneas que ligam alguns monumentos entre si. São túneis com paredes de pedra que ligam o fundo do Poço Iniciático a vários locais, como o Portal dos Guardiões, o Lago da Cascata, o Poço Imperfeito e a Gruta do Oriente.

O trajeto só possui alguns trechos iluminados, de modo que quem for visitá-lo, tem que levar uma lanterna. É um passeio pra quem não tem medo de escuro e não é claustrofóbico.

E também tem que ter uma certa dose de coragem de sair entrando em um conjunto de túneis mal (ou nada) iluminados, sem saber direito onde vai dar. Como eu já tinha ficado com medo do Poço Iniciático, não preciso nem dizer que “amarelei” completamente ao cogitar fazer este passeio subterrâneo.

Após a visita ao jardim, fui ver a mansão que deu nome ao lugar, o Palácio da Regaleira. Lindíssimo e tão encantador quanto os outros palácios da cidade. Destaco os salões decorados, bem como terraços e torres que oferecem vistas do jardim/bosque em frente e de Sintra ao redor.

Palácio da Regaleira

Palácio da Regaleira

Voltando a pé para o centro, parei mais uma vez na Piriquita para saborear outro travesseiro e depois segui até a estação de trem.

Já comprou seus ingressos?

Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Sintra.

Considerações finais

Eu adorei ter ido à Sintra. Foi um passeio agradável e diferente. Para quem estiver visitando Lisboa, é uma ótima opção de passeio "bate e volta".

Sintra possui muitas outras atrações a serem visitadas, que acabei não indo, como o Parque de Moserrate, o Convento dos Capuchos, o Castelo dos Mouros (que é visto no alto de uma montanha, de vários pontos da cidade), entre outras atrações e museus. Quem tiver mais tempo disponível, vale a pena pernoitar na cidade e visitar mais coisas no dia seguinte.

Aqui no blog temos alguns artigos que poderão enriquecer sua visita às terras portuguesas. Você pode acessar a nossa página completa de destinos e conferir todo nosso conteúdo sobre Portugal.

Ficou com alguma dúvida? Já foi à Sintra e quer dar uma sugestão? Não hesitem em dar seus comentários. Eles são muito bem-vindos.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial do Black November, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: BLACK.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Sintra!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

73 Comentários
  1. Humberto

    Oi Fernanda. Irei fazer seu roteiro em Sintra. Você acha que daria tempo de visitar também o Castelo dos Mouros, tudo em um dia só? Se sim, acha que seria melhor aproveitar o trajeto para o Parque da Pena e visitar o castelo antes de retornar para o centro de Sintra?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Humberto!
      Nesse dia, lembro que cheguei a Sintra por volta das 10:00h da manhã e peguei o trem de volta pra Lisboa perto das 18:00h. Se você for numa época que não seja inverno (quando os dias são mais curtos), pode chegar mais cedo e voltar mais tarde. Aí dá pra encaixar o Castelo dos Mouros.
      Eu aproveitaria o trajeto para o Parque da Pena, pois você já estará lá por cima.
      Caso você fique em Sintra mais ou menos o mesmo tempo que fiquei e tiver que substituir alguma atração pelo Castelo dos Mouros, eu tiraria o Palácio Nacional. Eu adorei as 3 atrações que fui, mas essa ficou em 3º lugar na minha opinião.
      Espero tê-lo ajudado!
      Abs

  2. Diego

    Oi Fernanda, iremos com nossa filhinha de 1 ano e meio para o passeio em Portugal e Espanha. Você acha que Sintra se encaixa bem? Alguma sugestão ou dica que você tenha notado que vale a pena termos atenção? Muito obrigado!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Diego!
      Sim, dá pra fazer um passeio em Sintra tranquilamente com sua filha pequena. Talvez a unica ressalva será subir até o Parque e Palácio da Pena, pois é necessário pegar um ônibus (estando com carrinho pode ficar um pouco complicado). Mas é possível tomar um taxi até lá. Mesmo assim, tem um trecho meio ingrime que sobe a pé. Mas dá pra ir.
      A Quinta da Regaleira vai ser um passeio legal, já que é tipo um bosque e sua filha vai adorar correr por ele. No dia da minha visita, um grupo de crianças visitava o local com a professora, indicando que é realmente um atrativo pra garotada.
      Para um passeio de 1 dia, o que citei no post já daria pra preencher esse período. Poderíamos até incluir o Castelo dos Mouros, mas acho meio inviável com sua filha à tiracolo. É bem alto e tem escadas.
      Havia o Museu do Brinquedo em Sintra, mas soube que fechou em agosto do ano passado. Uma pena, pois seria um passeio divertido pra pequena.
      Espero tê-lo ajudado!
      Abs

      • Eliana Pardellas Dominguez

        aqui em Europa esta permitido entrar com carrinhos de bebe dentro dos transportes publicos

  3. Jacqueline

    Olá, a entrada nestes locais é gratuita?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Jacqueline!
      Peço desculpas pela demora da minha resposta. Eu estava viajando e só retornei há poucos dias.
      Infelizmente, todas as atrações são pagas.
      Espero que tenha te ajudado a tempo!
      Abs

  4. Isadora

    Olá Fernanda,

    Estou pensando em ir pra lá em agosto de 2015, no verão. Me aconselharia a alugar um carro ou ir a pé mesmo ? tenho ressalvas quanto ao calor e a distância dos lugares .. Tem transporte entre um castelo e o outro ? ou eu precisaria subir as altas ladeiras a pé no sol ? hahaha .. ando bem preocupada com isso .. o aluguel de um carro em lisboa pela eurocar é em torno de 80 euros… o que você acha ? qual seria o melhor custo benefício ?

    Obrigada !

    • Fernanda Rangel

      Oi, Isadora!

      Vc pode ir a Sintra de trem. Eu utilizei este serviço, mas como relatei no texto, achei o trajeto meio esquisito, pois passa pela periferia de Lisboa. Nada me aconteceu, mas passou uma gente estranha por ali… A vantagem é que é um serviço barato.
      A única maneira de evitar isso é mesmo indo de carro ou contratando algum tour privado (geralmente indicado pelos hotéis).

      Chegando de trem em Sintra, é necessário uma caminhada de uns 5 min até o centro. É uma descida leve (que vira uma subida leve na volta). Achei tranquila a caminhada. Já na cidade, o Palácio Nacional e a Piriquita ficam no centro literalmente, sem necessidade de deslocamento com transporte.

      O Palácio da Pena é acessível por ônibus, que sai da praça central, onde está o Palácio Nacional. E a Quinta da Regaleira é acessível a pé, sendo a ida uma subida leve.

      Sintra é uma cidade serrana, ou seja, não creio que faça uma temperatura escaldante como as que temos no verão brasileiro. Mas como o clima anda louco, nunca se sabe…

      Abs

      • MEL

        Fernanda….

        Eu ia perguntar o mesmo que a Fernanda, se acha que valeria a pena alugar um carro ou ir de trem mesmo. mesmo com este trajeto meio “diferente”, acha que vale a pena? estou gravida de 5 meses… me preocupo com estas caminhadas …rs
        Pesquisei, mas nao encontrei opções turisticas para la saindo de Lisboa, estamos na duvida se compensa o trem ou carro, pois estamos em 10 pessoas.

        Obrigada!

        • Fernanda Rangel

          Oi, Mel!
          O problema do trem é que ele passa no subúrbio de Lisboa até começar a subir até Sintra, ou seja, ele passa por uns lugares com cara de gueto, sabe como?
          Uma forma segura seria alugar um carro até lá. Ou então aproveitar que vcs estão em 10 pessoas, contratar um serviço de transfer. A vantagem nesse caso é que o valor costuma ser pelo aluguel do transporte, ou seja, seria dividido pelas 10 pessoas que forem utilizá-lo.
          Não tenho um serviço de trasnefr pra te indicar, pois não o utilizei em minha estada em Portugal. Mas os hoteis costumam indicar empresas da confiança deles que oferecem este serviço aos hospedes.
          Por fim, se vcs não estiverem alugando um apartamento e não estiverem utilizando hotel nesta viagem, há vários postos de turismo espalhados por Lisboa que também indicam empresas boas que possam realizar este serviço de traslado.
          Abs

        • Fernanda Rangel

          Ah! E quanto ao fato de vc estar grávida, seria uma caminhadinha razoável da estação de trem até o centro. Nada impossível de ser feito, mas isso num final de dia, pra uma gestante que passou o dia passeando a pé, pode ser cansativo.
          Num caso extremo, pode-se pegar um taxi do centro até a estação de trem.
          Abs

  5. Andrea

    Ola, vi os teus roteiros de Lisboa e de Sintra. Moro na Europa faz 3 anos e nunca visitei Protugal. Minha familia vem passar uns dias aqui e vamos ter 3 dias e meio em Lisboa (depois vamos para Paris), queria saber se tu acha se é o suficiente para ver lisboa/fatima/sintra. E como fazemos para os mapas e saber onde pegar o metro e os bondes/onibus.
    Obrigada

    • Fernanda Rangel

      Oi, Andrea!
      Sim, dá pra ir às 3 cidades em 3 dias e meio.
      Para Lisboa, tire 1 dia e meio. Para Sintra 1 dia. E para Fátima 1 dia – sendo que a visita desta última pode terminar no meio da tarde, sobrando o restante para Lisboa.
      Fiz um post aqui no blog com um roteiro de 1 dia em Lisboa, onde também falo um pouco sobre o transporte público e deslocamentos na capital portuguesa.
      Abs

  6. Marcia

    Oi Fernanda, tudo bem ?
    Estou olhando aqui suas dicas, bem úteis. Me indica um hotel em Lisboa numa região que seja fácil para conhecer a cidade?

    Obrigada !

  7. Fernanda Marra

    Olá Fernanda!
    Adorei o seu roteirinho de bate e volta a Sintra. Os pontos que você visitou são exatamente os de meu interesse!
    Irei agora no início de setembro e não vejo a hora.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijo grande

  8. Lisiane

    oi! quais os valores das entradas desses locais que você citou?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Lisiane!
      É preciso conferir os valores atualizados nos respectivos sites oficiais dessas atrações. Acabei não colocando no texto os valores que paguei porque o passeio foi feito há 3 anos atrás.
      Abs

  9. Amanda

    Oi Fernanda! Obrigada pelo post!
    Fernanda em Sintra eu acho estacionamento fácil ? Irei de carro e estou receosa de não ter onde parar!
    Obrigada!

  10. Lourdes Dias

    Fernanda, seus comentários são enriquecedores.! Parabéns! Estive por aí em 2014 e fiz todas estas visitas.! Amei.!!!

  11. Fabiane

    Fernanda!

    Parabéns!
    Muito bem explicado com riqueza de detalhes.
    Estive em Sintra em um dia que alguns lugares estava fechado. Infelizmente não pude conhecer. Nossa programação e itinerário era mais dois países o tempo não permitiu voltar.
    Tenho a intenção de voltar em breve.
    Na minha opinião Sintra é uma das cidades mais bonitas de Portugal.
    Novamente parabéns. O pouco que conheci foi bonito e por aqui ficou melhor ainda!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Fabiane!
      Obrigada pelo elogio! 🙂
      Eu também adorei Sintra. Não saberia dizer se é a mais bonita de Portugal (eu tb amei o Porto), mas sem dúvida é a mais pitoresca e diferente. Tinham momentos que parecia que eu estava num cenário de filme. Uma graça!
      Abs

  12. Lissiane Tavares

    Olá Fernanda,
    Estou adorando suas dicas!
    Sabe me dizer se vale a pena pegar aquele ônibus turístico Hop On Hop Off em Sintra? Ele pára perto das atrações? Quero conhecer todos os palácios, estarei hospedada em Lisboa mas penso em ir dois dias para Sintra.
    Muito obrigada!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Lissiane!
      Eu fiz tudo por conta própria, peguei o trem em Lisboa e fui até Sintra, onde utilizei um ônibus urbano para me levar até o Palácio da Pena. As outras atrações fiz a pé mesmo (o Palácio Nacional e a Quinta da Regaleira são próximas da praça central).
      Particularmente, prefiro mais andar pelas cidades e usar o transporte público, para vivenciar um pouco o cotidiano do local. Mas sem dúvida, o “Hop On – Hop Off” é uma mão na roda para os turistas. Facilita bastante a nossa vida, embora geralmente seja a opção mais cara (paga-se pelo conforto de não ter que fazer planejamento).
      Há um site que traz dicas de turismo em Sintra (não sei se é oficial) que diz que há uma linha de ônibus (a 434) que é exclusivo para turistas e os leva até as atrações principais da cidade. Dê uma olhadinha aqui.
      Abs

  13. YARA RENAUD

    OBRIGADA PELAS DICAS VÃO SER BEM UTÉIS PRETENDO IR A LISBOA EM FEVEREIRO 2017 E C CERTEZA IREI A SINTRA

    • Fernanda Rangel

      Eu que agradeço o elogio, Yara!
      Sintra é um encanto. Tenho certeza que vc irá adorar.
      Uma ótima viagem pra vc!

    • SIMONE

      YARA TBM IREI EM FEVEREIRO, NOSSA VAI ESTAR FRIO, RSS ..
      VOU DIA 07/02 E VOLTO DIA 23/02 (ENTRE 15/02 A 22/02 VOU PARA MADRI) .. ONDE ESTA COMPRANDO PASSAGENS AEREAS SAINDO DE GUARULHOS?

      Fernanda vou ficar em hostal em lisboa perto do castelo d são jorge .. é um ponto bom para visitar os pontos turisticos, me da um help .. para passeios lá uso bonde ou a pé mesmo , alugo bike qual seria mais barato? e ir para madri uso comboio ou avião?

      minha primeira viagem internacional .. cheia de duvidas ..

      • Fernanda Rangel

        Oi, Simone!
        Sim, é bem no centro de Lisboa e perto de tudo.
        Os passeios pelo centro são todos a pé e se tiver que ir até Belém, terá que ir de bonde. Já pro Parque das Nações, pode ir de metrô. O transporte por lá é super tranquilo e falei um pouquinho sobre ele no meu post do roteiro de 1 dia em Lisboa.
        Alugar bike é uma opção, mas te digo que Lisboa é uma cidade no meio de várias colinas, ou seja, tem um “sobe e desce” danado por lá.
        Pra ir pra Madri, é muito mais rápido ir de avião. De trem, a viagem dura cerca de 11h, ou seja, vc vai perder o dia.
        Abs

  14. SIMONE

    YARA TBM IREI EM FEVEREIRO, NOSSA VAI ESTAR FRIO, RSS ..
    VOU DIA 07/02 E VOLTO DIA 23/02 (ENTRE 15/02 A 22/02 VOU PARA MADRI) .. ONDE ESTA COMPRANDO PASSAGENS AEREAS SAINDO DE GUARULHOS?

    Fernanda vou ficar em hostal em lisboa perto do castelo d são jorge .. é um ponto bom para visitar os pontos turisticos, me da um help .. para passeios lá uso bonde ou a pé mesmo , alugo bike qual seria mais barato? e ir para madri uso comboio ou avião?

    minha primeira viagem internacional .. cheia de duvidas ..

  15. simone carolina

    ótimo post, estou indo para lisboa em Fevereiro de 2017, dúvida: vou pegar um comboio para cascais e outro dia para sintra .. , quanto sai a passagem? ida e volta já né, .. voce acha que em 1 dia para visitar cascais e sintra? ou me melhor deixa 1 dia para cada? Obrigada aguardo.
    Obrigada, vou pensei deixar 1 dia para cascais e andar mt de bike, e outro dia para sintra, e outro dia para fatima .. esses tikets compra tudo la no metro? quanto sai média de valores para estes locais, sempre ida e volta nÉ?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Simone!
      Sintra eu sei que é 1 dia inteiro de visita, no mínimo.
      Não visitei Cascais, mas ela costuma ser feita em “dobradinha” com Estoril. E ainda cabe uma esticada até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu.
      Sobre as passagens de trem (que os portugueses chamam de “comboio”), sugiro pesquisas os itinerários e preços no site da cia ferroviária “Comboios de Portugal” (veja aqui).
      Abs

  16. Dani

    Fernanda,

    Fui tentar comprar o bilhete de Lisboa saindo da estação Rossio para Sintra pela internet e não havia a opção desta estação para compra, pois quando consulto no site existe.
    Você efetuou a compra no dia? Tenho receio, pois vou no verão e tudo é muito lotado.

    Grata, Daniela

  17. Jair

    Parabéns Fernanda. Ótimas dicas!!!
    Temos viagem programa para janeiro de 2017.
    Lendo seu roteiro já me imaginei visitando Sintra.
    Muito frio em Janeiro???
    Abs.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Jair!
      Obrigada pelo elogio!
      Eu fui no final de fevereiro e estava frio sim, algo em torno de 10 a 12 graus. Como janeiro e dezembro são os meses mais frios na Europa, acredito que estará um pouquinho menos do que eu peguei.
      Abs

  18. Adriana Chaves

    Oi Fernanda, estarei em Lisboa no mês de janeiro, por 3 dias, com um grupo familiar de 8 pessoas, entre estes uma adolescente que é cadeirante, minha filha. Você pode passar umas dicas bacanas para que possamos aproveitar todos juntos? Olhei o aluguel de uma van, você indica?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Adriana!
      Não utilizei nenhum serviço de transfer em Lisboa. Por isso, não teria uma indicação expressa pra te dar.
      Mas acho interessante sim, pra facilitar o deslocamento de vcs. Pelo que me lembro do meu passeio por lá, vai ser tranquilo andar com a sua filha pelas ruas do centro e de Belém. Mas seria complicado andar no transporte público, que não me pareceu muito acessível para cadeirantes. A região da Alfama há várias ladeiras.
      Achei um artigo bem legal no blog Cadeira Voadora que traz um artigo de uma cadeirante que visitou Lisboa. Para ler, só clicar aqui.
      Abs

  19. PAULO ROBERTO SILVESTRE RIBEIRO DE OLIVEIRA

    Olá Fernanda,

    sabe me dizer se em Portugal tem aquelas passagens de trem ou metro que valem o dia todo? Vou fazer esse roteiro de Sintra. Mas vou fazer outro roteiro pra Caiscais e vi que tem vários pontos turísticos no caminho. Pagar passagem toda vez que parar pra ver um ponto vai ficar salgado.

    Obrigado

    • Fernanda Rangel

      Oi, Paulo!
      Sim, há um passe de 1 dia chamado “Bilhete 24h Carris/Metro/CP” que vale para Lisboa e arredores, incluindo Sintra.
      No site da cia de trem portuguesa (a “Comboios de Portugal” ou CP) traz algumas opções de bilhetes especificados neste link.
      Abs

  20. Mauro

    Oi Fernanda.Sou o Mauro e chegaremos em Lisboa dia 3 de agosto de 2017 no Portela e teremos até dia 7(voo para Funchal-Madeira).Vc acha melhor nos hospedarmos em Sintra de onde o retorno a Lisboa por comboio é mais fácil e tiramos um dia para ir a Cascais? Vc acha que por comboio corremos algum tipo de risco?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Mauro!
      Acho mais fácil vc ficar sediado em Lisboa e fazer passeios “bate-volta” pra Sintra e Cascais.
      Digo isso pq Sintra é uma graça de cidade, mas é minúscula e incrustada numa serra. E a estação de trem fica a uma caminhada curta do centro, passando por uma beira de estrada. Além disso, não sei tb se há muitas opções de trens pras cidades da região.
      Já em Lisboa vc terá mais movimento e mais opções de transporte: há 2 estações de trem principais na cidade – Rossio e Oriente – que ligam a capital a qualquer cidade de Portugal.
      Quanto ao trem entre Sintra e Lisboa, o problema é que passa numa espécie de “gueto” na periferia da capital. Como relatei no post, vi algumas figuras estranhas ali, mas nada me aconteceu. E já ouvi relatos de que isso é habitual por lá. Não dá pra prever o que poderia acontecer, mas acredito que evitando horários tardios (ou muito cedo), a probabilidade de ter problemas seja bem menor.
      Uma ideia pra evitar o comboio seria alugar um carro. O pouco que andei pelas estradas portuguesas (Porto até Fátima, Porto até Guimarães e Braga) achei-as bem sinalizadas e preservadas.
      Abs

  21. Rose

    Olá, Fernanda, boa tarde. Sou a Rose 🙂
    Feliz 2017! Terei 1 dia e meio em Lisboa. Gostaria de fazer Lisboa em 1 dia. Vc acha possível fazer Sintra em meio dia? O que eu posso tirar do seu roteiro? Um beijo e obrigada

    • Fernanda Rangel

      Oi, Rose!
      Feliz 2017 pra vc tb! 😉
      Acho meio dia muito corrido pra Sintra. Lembre-se que além do passeio pela cidade, tem o deslocamento de Lisboa pra lá e vice-versa.
      Mas se vc não abrir mão de visitar a cidade, te indicaria como “imperdível” o Palácio da Pena e um lanche rápido na Confeitaria Piriquita.
      Bjs

  22. Rose

    Fernanda, muito obrigada pela resposta.
    Seguirei a sua dica.
    Um beijo.
    Rose

  23. Julia Rosa

    olá Fernanda, gostaria de algumas dicas sua, pretendo viajar pra portugal com minha familia em março 2017,gostaria de saber se é melhor hospedarmos em lisboa ou alugar um pequeno apto nos arredores,pensei em sintra ou cascais.estou pesquisando uma hospedagem mais em conta. abraços, obrigado Julia

    • Fernanda Rangel

      Oi, Julia!
      Eu acho melhor vc ficar sediada em Lisboa. Se for visitá-la em 2 dias e tiver hospedada em Sintra ou Cascais, por exemplo, teria que pegar trem todo dia pra fazer a visita (o que geraria um custo maior). E dependendo dos passeios de 1 dia que fará nessa viagem, provavelmente não encontrará itinerários diretos para chegar ao destino (talvez alguns passem até por Lisboa). A não ser que alugue um carro para os passeios, mas aí seria mais despesa…
      Procurar hospedagem é uma das partes mais trabalhosas de uma viagem. Não desista de ficar em Lisboa. Continue pesquisando bastante e fique sempre de olho, pois frequentemente saem promoções nos sites de busca (já consegui preços excelentes de diárias fazendo esse esquema).
      Abs

  24. Maria Monticelli

    Oi Fernanda. Adorei suas dicas, já me sinto lá. Vou fazer minha primeira viagem internacional em dezembro de 2017, entre 20/12 e 02/01, quero passar em Lisboa, ( Sintra ), Madri e Paris. Tu acha viável, ou é muta correria? Com mais 2 pessoas e uma criança. Estou cheia de dúvidas. Bjo, obrigado.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria!
      Obrigada pelo elogio!
      Até dá, mas será preciso ser bem sucinta no roteiro e fazer apenas o essencial em cada um desses lugares.
      E tb depende muito do que vc quer conhecer. Mas no geral, Lisboa bastam 2 dias, Sintra 1 dia, Paris uns 4 ou 5 dias e Madrid uns 3 ou 4 dias (estou indo pra capital espanhola em breve e pretendo ficar 3 dias e meio).
      Seguindo essa previsão, seriam 11 a 12 dias de viagem, o que cabe no período de tempo que vc estipulou. Mas em compensação, tem que levar em consideração os deslocamentos entre essas cidades e tb o dia da chegada à Europa e o dia do retorno ao Brasil (2 dias perdidos, na maioria das vezes).
      E mais: vc vai pegar época das festas de fim de ano. Fique atenta pq algumas atrações fecham nos feriados de Natal e Ano Novo.
      Se achar muita correria, o jeito é diminuir os dias em Paris e Madrid e ver se o deslocamento vale a pena (o ideal é ir de avião). Ou então, abolir uma dessas capitais pra ficar mais tempo em menos lugares. Enfim, há uma infinidade de opções…
      Bjo

  25. Willian Pereira

    Olá Fernanda, parabéns pelo site, está muito bom, sou brasileiro e resido e trabalho em Luanda já 9 anos, minha família mora comigo aqui, estou com passagens aereas já compradas para ir Maio/2017 para Lisboa com familia, vou passar 10 dias, no qual pretendemos ficar em Lisboa, com passeios em Madrid e Sintra e Évora, estes dois lugares Sintra e Évora, 1 dias para cada uma delas é suficiente ? melhor transporte ser o Comboio? somos um casal com criança de 08 anos. E como estamos viajando numa época aonde dias são mais longos, acho que dará pra aproveitar bem. Vossa sugestão? vocês também fazem pacotes?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Willian!
      Desculpe a demora pela resposta, pois estava viajando.
      Para visitar o essencial de Sintra, basta 1 dia. Ainda mais que os dias são mais longos nesse período, então dá pra aproveitar bastante. E dá tranquilamente pra ir de comboio, sem ter que se preocupar com estacionamento, combustível, estrada e etc.
      Não visitei Évora, mas já ouvi falar que 1 dia também costuma ser o suficiente. Mas fica um pouco mais distante de Lisboa e teria apenas que ver se o deslocamento de comboio não ocuparia muitas horas do seu dia. Se a resposta for “sim”, talvez seja melhor ir de carro.
      Quanto à Madrid, vcs precisarão de uns 3 dias (no mínimo) pra visitar o essencial. E a melhor opção, nesse caso, é ir de avião de Portugal até lá. No máximo, ir de carro e encarar umas boas horas no volante. Estou vindo de lá agora e posso dizer que a cidade é linda e tem muita coisa legal pra fazer. Em breve começarei a postar sobre a minha experiência pela capital espanhola (e tb pelas outras cidades que visitei nesse país).
      Por falar nisso, aqui a gente apenas expõe nossas experiências de viagem para que as pessoas possam ter uma noção do que encontrar no destino desejado. Não fazemos consultoria ou vendemos pacotes. Apenas temos parcerias com as empresas que divulgamos aqui no site (que são de de nossa confiança).
      Abs

  26. Patricia Fioruci

    Fernanda, adorei seus posts sobre roteiro de 1 dia em Lisboa e 1 dia em Sintra. Eu tive exatamente 2 dias em Portugal e vim totalmente sem planos, suas dicas me salvaram!! Fiz Lisboa no primeiro dia e Sintra no segundo. Obrigada! Patricia

  27. Fernanda Panizzi

    Olá Fernanda!Estou planejando uma viagem em família para Portugal para fevereiro/2018 e adorei tuas dicas!Queremos ir à Sintra e não sabia o que seria melhor ver em apenas 1 dia de visita, mas você me ajudou muito!Muito Obrigada!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Fernanda!
      Eu que agradeço o elogio! 😀
      Fico muito contente pelo post ter sido útil pro seu planejamento.
      Sintra é uma graça de cidade. Vale super a pena ir até lá.
      Uma ótima viagem pra vc!

  28. Danilo

    Olá Fernanda,
    boa tarde!
    Vou com minha família a Sintra no dia 28/12 (quinta-feira), num bate-e-volta de carro a partir de Lisboa.
    A minha ideia é fazermos o seguinte roteiro (nessa ordem): Quinta da Regaleira, Centro (com lanche no Piriquita), Castelo dos Mouros e Palácio de Pena. De lá, passar em Cascais antes de voltar a Lisboa.
    Perguntas:
    1) Você sabe se tem estacionamento próximo às entradas do Castelo dos Mouros e do Palácio de Pena e se são pagos?
    2) Você acha que vale a pena comprar os ingressos para essas atrações com antecedência para “furar” filas ou nessa época do ano as bilheterias ficam vazias?

    Mais uma vez, obrigado!

    Danilo

    • Fernanda Rangel

      Oi, Danilo!
      Eu não fui de carro para Sintra, então não saberia te dar informações sobre isso. O que vi por lá foram muitos carros estacionados nas ruas. Além disso, não visitei o Castelo dos Mouros, então não sei como é o esquema lá em cima.
      Já com relação aos ingressos, eu compraria com antecedência por desencargo. No meu caso, comprei tudo lá na hora sem problemas, mas visitei na baixa temporada e numa segunda-feira. Como vc vai no final de dezembro, pode acontecer de encontrar a cidade mais cheia por conta dos feriados de fim de ano. Eu tentaria adquirir com antecedência por garantia. Até porque vc vai fazer várias coisas nesse dia, vai precisar priorizar bastante o seu tempo pra caber tudo.
      Abs

      • Danilo

        Fernanda,
        Por desencargo já comprei meus ingressos, pelo site tem 5% de desconto, além do desconto dos ingressos combinados (2 ou mais atrações).
        Com relação ao estacionamento, eu olhei no Street View do Google e parece que há estacionamentos próximo ao Castelo e ao Palácio, mas com poucas vagas. E, conforme você falou, há muitos carros estacionados nas ruas também.
        Obrigado pelas dicas!
        Abs

  29. Thiago

    Oi, estava vendo seu relato em Sinta, muito bom.
    Gostaria de pedir uma informação. Estou planejando ir com minha avó ao palácio Pena, mas já soube que existe uma ladeira com percurso a pé cansativa, temo que ela não consiga subir. Existe outra alternativa pra subir ao palacio? trem, bonde, carro? algo que evite essa subia a pé?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Thiago!
      Desculpe a demora.
      O ônibus urbano deixa na entrada do parque e, de lá, pegamos um microonibus (na minha época era uma jardineira) que nos leva até os pés do palácio. Desse ponto em diante, há uma ladeira até a entrada (só pode ser feita a pé). Não é muito longa, mas é uma subida que pode cansar um pouco.
      Quem vem de carro, segundo o simulador de acessos do site oficial, também só pode ir até a entrada do parque, onde o ônibus urbano faz ponto.
      É difícil descrever, já que cada um pode ter uma interpretação. Marquei o trajeto entre o ponto final da jardineira e a entrada do palácio aqui e basta vc colocar pra rolar o “Street View” pra ter uma ideia de como é a subida.
      Abs

  30. Luciana

    Oi Fernanda, ano passado fui para Sintra com minha filha em abril seguindo seu roteiro, amei, mas fomos apenas no Palácio Nacional, na Periquita (claro rsrs) e Quinta da Regaleira, que é muita linda, tanto que demoramos muito aí e acabou não dando tempo de ir no Palácio da Pena.
    Enfim, início de agosto volto à Lisboa com meu filho e quero voltar à Sintra pra ir no Palácio da Pena e no Castelo dos Mouros, minha pergunta é: como faço para chegar no Castelo a partir do Palácio, tem ônibus?

    Abraço, Luciana.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luciana!
      Fico contente pelo post ter sido útil pra sua viagem. A Quinta da Regaleira é mesmo mágica, também adorei.
      Dando uma olhada no site oficial, o ônibus da linha 434 liga o centro ao Castelo dos Mouros, parecendo passar pela entrada do Parque que sobe pro Palácio da Pena. Veja aqui.
      Achei outro artigo ótimo sobre isso (aqui).
      Abs

  31. Sandra

    Olá Fernanda! Parabéns pelo blog. Altas dicas.
    Chegarei em Portugal dia 23 e no dia seguinte iremos pra Sintra. Contratei um passeio de bicicleta e gostaria de saber se acho estacionamento fácil para deixar o carro o dia todo.
    Att

    • Fernanda Rangel

      Oi, Sandra!
      Obrigada pelo elogio!
      O site da Prefeitura de Sintra diz o seguinte: “Existem alguns parques de estacionamento gratuito nomeadamente: “Parque do Rio do Porto” situado a cerca de 500 m do centro histórico. Perto da Estação da Portela de Sintra também existe um parque gratuito (Praça. D. Afonso Henriques), a cerca de 1 km do centro histórico. No centro histórico existem alguns locais de parqueamento na via pública que não são pagos, nomeadamente na Rua Consiglieri Pedroso, Largo Dr. Carlos França, Largo Ferreira de Castro e Rua Marechal Saldanha.” (confira a informação aqui).
      Dando uma olhada no Google, foram listadas essas opções aqui.
      Abs

  32. Dayana Ferraz

    Oi, Fernanda!

    Gostei muito do seu roteiro e vou usá-lo na minha visita a Sintra em maio deste ano. Tira uma dúvida minha, o ônibus que você pegou para ir ao Palácio da Pena foi um ônibus comum da cidade ou foi daqueles hop-on/hop-off (de turismo)? Outra coisa, para voltar desse passeio ao centro você voltou de ônibus ou a pé?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Dayana!
      Obrigada pelo elogio!
      Na época que eu fui, era um ônibus comum (linha 434). Mas dando uma olhada aqui no site oficial, eles descrevem essa linha como “hop-on hop-off”. Não sei se mudou de lá pra cá…
      Usei tanto para subir até a entrada do parque, quanto para descer de volta ao centro.
      Veja a informação sobre esse ônibus aqui.
      Abs

  33. marcia

    boa tarde
    vamos a portugal no final de setembro.estou organizando meu roteiro .quero fazer passeio de 1 dia a sintra e depois iremos a coimbra.Pretendo ir com minhas bagagens ,deixar no guarda volume e a tarde pegar e seguir viagem.tem como guarda-las?
    grata marcia

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcia!
      Desculpe a demora pela resposta.
      Não saberia te dizer com certeza, mas sinceramente, não lembro de ter visto lockers na estação de Sintra… É uma estação de trem minúscula.
      No site oficial da “Comboios de Portugal” (cia ferroviária oficial) não tinha essa informação. Mas achei um forum do Tripadvisor em que falam que não tem. Dá uma olhada na conversa aqui.
      Abs

Totos os direitos reservados