Retirando e Devolvendo um Carro Alugado no Aeroporto Toronto Pearson

Confira o nosso relato de como fazer para retirar (e devolver) um carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto e tire suas dúvidas sobre esse processo.

Alugar carro no Aeroporto Toronto Pearson

Alugar carro no Aeroporto Toronto Pearson

Quando estava fazendo meu planejamento de viagem ao leste do Canadá, vi que a melhor maneira de me deslocar de Toronto para Niagara Falls seria alugando um carro.

Como não estou muito acostumada a fazer isso nas viagens que faço, fiquei um pouco insegura em ter que dirigir dentro da zona urbana de Toronto, com todas as regras de trânsito exigidas e tal.

Foi aí que me ocorreu a ideia de alugar o carro no Aeroporto Internacional Toronto Pearson. Ele não só estava fora do “fervo” da cidade (fica num local vizinho chamado Missisauga), como também estava no caminho que eu faria até Niagara Falls.

Neste post, vou contar como fazer para retirar (e devolver) um carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto.

E como é de praxe nos meus posts aqui no blog, ainda trarei o relato de como foi a minha experiência.

Leia também:

Dicas para quem vai alugar um carro no Canadá

Dicas de sobrevivência para quem vai visitar o Canadá

Entendendo o Aeroporto Internacional de Toronto (Pearson)

O aeroporto de Toronto possui apenas dois terminais, sendo cada um deles identificado por números não consecutivos: o Terminal 1 (maior) e o Terminal 3 (menor).

O Aeroporto Internacional Toronto Pearson tem 2 terminais

O Aeroporto Internacional Toronto Pearson tem 2 terminais

Um ponto que facilita bastante os turistas é o fato de que há locadoras em ambos os terminais.

Ou seja, independente de onde você chegar (seja de avião ou vindo da cidade), não será necessário ter que se deslocar até o outro terminal. Isso economiza tempo na sua viagem.

Outra coisa bem funcional: os balcões de atendimento das locadoras ficam dentro do estacionamento dos terminais.

Assim que o atendente libera o aluguel, não precisa ter que se deslocar pra longe – os veículos já estarão ali do lado, à disposição do cliente.

Isso também resulta num ganho de tempo importante.

Chegando ao setor de aluguel de carro no Terminal 1

Independente de qual pavimento você tiver, terá que se dirigir para o extremo leste do terminal e pegar o elevador até o LEVEL 2.

Saindo nele, você irá pegar uma passarela que seguirá até o prédio do estacionamento (seta vermelha no mapa).

Terminal 1 do Aeroporto Toronto Pearson - 2º andar (Level 2)

Terminal 1 do Aeroporto Toronto Pearson - 2º andar (Level 2)

Não se preocupe: nesse pavimento haverá uma série de placas indicando “CAR RENTAL”. E junto com ele, haverá o ícone de um carro com uma chave e um $.

Chegando ao edifício do estacionamento, encontraremos um hall de elevadores. Pegue um deles e vá para o GROUND LEVEL.

Pronto: você chegou ao setor com os balcões das locadoras.

Basta seguir as placas onde há escrito "CAR RENTAL"

Basta seguir as placas onde há escrito "CAR RENTAL"

Chegada ao setor de aluguel de carro no Terminal 3

Aqui é ainda mais fácil, já que esse terminal é menor.

Estando no Desembarque (ARRIVALS), basta atravessar as pistas em direção ao estacionamento.

Pronto. Logo você irá se deparar com as placas indicando setas para a esquerda, em direção aos balcões de aluguel.

Terminal 3 do Aeroporto Toronto Pearson

Terminal 3 do Aeroporto Toronto Pearson

Retirando o carro alugado no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Toronto: Minha experiência

Como estava com a escapada até Niagara Falls programada no roteiro, fiz a minha reserva antecipadamente pelo site da Rentcars – que atendeu a todas as minhas expectativas.

Uma coisa bacana foi que o site facilitou a minha vida e comparou os preços em várias locadoras diferentes. Ou seja, eu não precisei ficar entrando no site de cada uma pra fazer a cotação.

E ainda foi possível pagar em real (sem IOF), além de me darem a opção de poder parcelar a compra ou pagar a vista com desconto.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Com o papel da reserva em mãos, me dirigi até o balcão da locadora no Terminal 1 (optei pela Alamo). A atendente me pediu o passaporte + a minha carteira de habilitação brasileira (que é válida no Canadá) + o cartão de crédito.

Nesse momento, também foi exigido a CNH e o passaporte de uma das minhas primas que estava comigo, que também iria dirigir.

Isso é importante. Em caso de problemas, o motorista que estiver no volante tem que estar cadastrado no sistema da locadora, para que o seguro contratado possa valer.

Alugamos um SUV compacto no Canadá

Alugamos um SUV compacto no Canadá

Tudo registrado? Fomos direcionadas para dentro do estacionamento (que fica ao lado do setor com os balcões). E uma nova atendente nos apresentou os veículos pertencentes à categoria que escolhemos.

Uma coisa que me chamou a atenção: depois que a funcionária mostrou os veículos, ela simplesmente disse que as chaves ficavam na ignição e depois saiu andando. Simplesmente evaporou!

Ou seja: nada de conferir arranhões, avarias, nível de gasolina... Mostrar como abre a mala do carro ou como abre o tanque de gasolina? Nem pensar!

Achei isso meio tenso, pois como iria provar depois que um pequeno arranhão já estava no carro antes de eu alugar?

Por via das dúvidas, fotografei algumas coisas erradas que vi no carro (eram bem poucas, devo dizer). Mas nem foi preciso! O funcionário que recebeu o carro no final só se preocupou em ver o nível da gasolina.

Como o tanque estava cheio, ele deu o “ok” e entregou um recibo. Fim de papo.

É fácil sair dirigindo do Aeroporto de Toronto?

Quando olhamos o mapa do entorno dos estacionamentos, bate um certo medo porque é um verdadeiro ninho de pistas, que se embolam entre si. Especialmente pra quem sai do Terminal 1.

Há um ninho de pistas no entorno do Aeroporto Toronto Pearson

Há um ninho de pistas no entorno do Aeroporto Toronto Pearson

Mas confesso que foi bem mais fácil do que eu esperava, já que o local é bem sinalizado. Basta apenas saber para qual avenida ou estrada você quer ir e a direção.

No meu caso, estava retirando o carro no Terminal 1 e o meu objetivo era pegar primeiro a Highway 409 direção norte. Fui seguindo as placas e logo estava na minha rota.

Quando pegamos um carro alugado, geralmente ficamos um pouco confusos de início. Tanto com o veículo, quanto com as pistas à frente.

Saindo do estacionamento da locadora do Terminal 1, vá pegando sempre os acessos para a direita, até encontrar as placas com a direção que você quer.

Há placas indicando o caminho a ser seguido

Há placas indicando o caminho a ser seguido

Digo isso porque, no meu caso, o GPS do Google Maps ficou confuso no momento que saí com o carro da locadora. Ele não me traçava nenhuma rota.

Resultado: acabei dando 2 voltas desnecessárias ao redor do prédio do estacionamento. Até entender que teria que seguir sempre à direita, se quisesse sair daquele local.

Logo que saí do entorno do estacionamento, encontrei as placas que indicavam a rodovia que teria que ir. Só nesse momento que o GPS conseguiu se localizar e me dar o caminho a ser seguido.

Não tive a experiência de retirar o carro no Terminal 3, mas dando uma olhada no Google Street View, achei o acesso bem mais simples. Saindo do estacionamento da locadora, basta seguir sempre em frente, até se deparar com as placas com as direções para as rodovias.

Devolvendo o carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto

Quando estamos nos aproximando do aeroporto, a primeira coisa que temos que procurar é pelas placas indicando o terminal queremos ir.

Ao nos aproximarmos do Aeroporto de Toronto, começam a aparecer as placas indicando os terminais

Ao nos aproximarmos do Aeroporto de Toronto, começam a aparecer as placas indicando os terminais

Isso é importante porque é obrigatório devolver o carro no mesmo terminal onde o retiramos.

Uma vez pegando a pista para o terminal desejado, o próximo passo é procurar pelas placas onde há escrito “CAR RENTAL RETURN”. Basta segui-las, que logo você encontrará a entrada para o local de devolução.

Há placas indicando o local da devolução do carro alugado

Há placas indicando o local da devolução do carro alugado

Há placas indicando o local da devolução do carro alugado

Há placas indicando o local da devolução do carro alugado

Cada locadora possui uma entrada própria. Mas não se preocupe: é bem sinalizado e basta procurar pela placa específica com o logotipo da sua locadora.

Uma vez lá dentro, basta estacionar o carro e esperar o funcionário se aproximar para receber o carro.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Toronto!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados