Road Trip Chile: Puerto Varas, Frutillar, Valdivia e Pucón

Veja como organizar sua road trip no Chile, conhecendo várias cidades na região dos lagos e dos vulcões, ao sul do país. O que fazer em Puerto Varas, Frutillar, Valdivia e Pucón.

Road Trip pelo Sul do Chile

Road Trip pelo Sul do Chile

Fazer uma road trip pelo sul do Chile pode ser uma ótima opção para incrementar sua viagem a Santiago. Viajar de carro pelo país acaba sendo uma forma de aproveitar ao máximo sua passagem pelo Chile, e acredite, o país tem cenários incríveis que merecem ser visitados.

Algumas pessoas alugam o carro em Santiago e iniciam de lá sua road trip Chile. Por uma questão de logística, durante nosso planejamento, decidimos incluir um voo interno para otimizar nosso roteiro. Compramos um trecho de Santiago até Puerto Montt, onde alugamos o carro e iniciamos nossa viagem. Nosso voo de volta para Santiago partiu de Temuco, local onde devolvemos o carro alugado.

As principais cidades do nosso roteiro de carro pelo Chile foram Puerto Varas, Frutillar, Valdivia e Pucón. No total, fizemos uma road trip de 6 dias pela região dos lagos. Se você tiver mais tempo, é totalmente possível conhecer ainda mais cidades ou ainda explorar melhor alguns destinos.

Road Trip Chile: Dia 0

O nosso primeiro primeiro dia na verdade nem conta como parte do roteiro. Acordamos em Farellones e seguimos para o aeroporto de Santiago de van.

Almoçamos no aeroporto e pegamos um voo interno low cost até Puerto Montt com a Sky Airline. Veja como foi essa experiência clicando no link e assistindo o vídeo.

Road trip Chile com carro alugado

Dirigindo carro alugado no Chile

Com menos de 2 horas de voo já chegamos ao nosso destino. Alugamos um carro no próprio aeroporto internacional El Tepual (PMC). Depois de alguns imprevistos com as cadeirinhas de segurança das crianças, seguimos viagem para Puerto Varas enquanto apreciávamos o pôr do Sol na estrada.

A vista dos vulcões repletos de neve já nos causou um grande impacto, mesmo ainda bem distante. Tivemos certeza que valeu a pena incluir esse roteiro de carro pelo Chile em nossa viagem.

Chegamos em Puerto Varas já de noite. Passamos num supermercado para comprar algumas coisas e fomos para o apartamento que havíamos alugado no Airbnb. Esse foi um dia gasto só com deslocamento, nosso roteiro começaria na manhã do dia seguinte.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Road Trip Chile: Dia 1

Durante nosso primeiro dia em Puerto Varas optamos por fazer um roteiro pela cidade. Como o dia amanheceu bem fechado e ate com risco de chuva, entendemos que essa programação seria mais adequada.

» Se você quiser dicas de hotéis em Puerto Varas, confira essa lista com diversas opções de hospedagem para vários estilos de viajantes.

Iglesia Sagrado Corazon de Jesus

Na parte da manhã visitamos primeiro a Iglesia Sagrado Corazon de Jesus. O local tem estacionamento e, por ser coberto, foi a escolha perfeita para iniciar nosso dia. A expectativa era de que o clima fosse melhorando ao longo do dia.

Monte Calvario

Em seguida visitamos o Monte Calvario, um área elevada e arborizada no meio de Puerto Varas. Como viajávamos com crianças e idosos, ao invés de subir as escadas desde a entrada até o ponto principal, estacionamos nos fundos e entramos por uma porta auxiliar. Dessa forma, sem nenhum esforço, chegamos na área mais alta, que oferece uma bela vista da cidade.

Crianças no Monte Canvario

Crianças no Monte Canvario

Encenação da crucificação de Cristo

Encenação da crucificação de Cristo

Na verdade, num dia de céu limpo, além da cidade de Puerto Varas é possível ver o lago Llanquihue e o vulcões Osorno e Calbuco. Infelizmente não conseguimos apreciar essa vista devido ao mau tempo.

Ainda assim foi uma visita bacana. No alto do monte existem estátuas em tamanho real com uma encenação da crucificação de Cristo. Para os religiosos é também um momento especial.

La Puntilha

Estátua de ferro em La Puntilla

Estátua de ferro em La Puntilla

De volta ao carro, dirigimos por algumas ruas da cidade até chegarmos a orla do lago Llanquihue. Seguimos então para um ponto mais afastado chamado de La Puntilla, onde existe uma enorme estátua de ferro.

Paremos o veículo e saltamos ali para explorar o local. É uma parada rápida, mas a vista é muito bonita. O tempo ainda estava bem nublado e mal dava para ver os vulcões do outro lado do lago.

Pier no Lago Llanquihue

De volta as proximidades do centro da cidade, ainda na orla, visitamos um pier no lago Llanquihue. Durante esse período o tempo começou a querer melhorar.

Na verdade não é bem um pier, é um trecho de terra - provavelmente aterrada - e pedras que avança sobre o lago.

Lago Llanquihue em Puerto Varas

Lago Llanquihue em Puerto Varas

Existe uma calçada larga e até alguns bancos para sentar e apreciar a vista. No início fica um ponto de informações turísticas e lá na pontinha, aí sim uma espécie de pier pequeno, perfeito para fotos.

Enfim conseguimos ver o vulcão Osorno lá no fundo, embora o Calbuco ainda estivesse encoberto.

Almoço em Puerto Varas

Em busca de um local para estacionar no centro de Puerto Varas, acabamos entrando no estacionamento de um shopping. Nos surpreendemos com a dificuldade em encontrar vaga.

Passeamos um pouco pelo shopping e pela cidade até encontrarmos um restaurante chamado Costumbrista. Ele é bem pequeno mas a comida é maravilhosa. O preço, super justo, nos deixou ainda mais satisfeitos com o local.

Frutillar

A parte da tarde estava reservada para visitar Frutillar. Marcamos alguns pontos da cidade para conhecer tais como: Templo Luterano, Teatro del Lago, Pier de Frutillar e o Museu Colonial Alemão.

Pôr do Sol com vista do Osorno em Frutillar

Pôr do Sol com vista do Osorno em Frutillar

Pessoal no pier de Frutillar no sul do Chile

Pessoal no pier de Frutillar no sul do Chile

Chegar em Frutillar foi super fácil, coisa de 15 minutos de estrada. O problema foi a hora que iniciamos esse trajeto, já bem avançada devido ao tempo que havíamos perdido em Puerto Varas.

Acabou que só tivemos tempo de explorar o lindo Pier de Frutillar. Chegamos bem no horário do pôr do Sol e, como o tempo já estava bem melhor, curtimos um visual espetacular do lado Llanquihue e do vulcão Osorno.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Road Trip Chile: Dia 2

Essa era a programação mais esperada por nós. Estava originalmente programada para acontecer no primeiro dia, mas devido ao mal tempo, trocamos e só fizemos no segundo dia. Felizmente o dia amanheceu praticamente sem nenhuma nuvem no céu.

Optamos por fazer o roteiro desse dia com os amigos da Só Viagem Turismo e assim aproveitar todas as dicas e otimizar nosso tempo. Já adianto que valeu muito a pena.

Antes mesmo de chegar ao primeiro ponto do nosso roteiro paramos em 2 pontos interessantes da estrada que contorna o lago Llanquihue.

Lhamas na estrada com o vulcão Osorno ao fundo

Lhamas na estrada com o vulcão Osorno ao fundo

O primeiro oferece uma linda vista do vulcão Osorno, bem de frente. Já o segundo, uma área granada com algumas lhamas. As crianças adoraram ver pela primeira vez esse animal típico da região.

Saltos del Petrohué

Enfim chegamos no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde ficam aos famosos Saltos del Petrohué. O parque é aberto a visitação e chama atenção dos turistas justamente por sua maravilhosa cachoeira, com o vulcão Osorno ao fundo.

Pagamos 4.000 pesos por adulto. Crianças maiores de 6 anos pagam meia entrada e os menores entram de graça. O parque não é muito grande. Basta seguir o caminho praticamente plano que, em poucos minutos, já se chega no ponto de maior interesse.

Saltos del Petrohué e vulcão Osorno

Saltos del Petrohué e vulcão Osorno

Águas verde esmeralda do Rio Petrohué

Águas verde esmeralda do Rio Petrohué

Segundo em direção aos Saltos del Petrohué, logo podemos ver as águas geladas do rio com aquela de cor verde esmeralda. Uma ponte te leva bem pertinho do ponto onde onde está a cachoeira. Além de ficar à poucos metros dessa enorme queda d'água, ao fundo, relativamente próximo, fica o vulcão Osorno.

É possível explorar um pouco mais essa parte, procurando novos ângulos para apreciar essa vista. O cenário é magnífico, ainda mais num dia de céu limpo.

Também existe um outro caminho chamado Los Enamorados. É uma trilha bem de percorrer, embora tenha alguns poucos degraus e seja ligeiramente mais acidentada. Ela percorra a margem do Rio Petrohué e oferece alguns pontos abertos para apreciar essa vista.

Lago de Todos Los Santos

Nosso próximo ponto do roteiro foi o Lago de Todos los Santos onde fizemos um passeio de barco. Para chegar lá, basta seguir adiante na mesma estrada por menos de 15 minutos.

Road Trip Chile: Vulcão Osorno e Lago

Vulcão Osorno visto do Lago de Todos los Santos

O visual desse passeio é realmente imperdível. O lago é cercados de belas montanhas e proporciona uma vista deslumbrante do vulcão Osorno.

Aproveitamos uma dica do guia e paramos na outra margem para almoçar num restaurante rústico. Comida gostosa por um preço justo, sem falar na vista para o vulcão. Valeu muito a pena e ainda encaixou perfeitamente no nosso roteiro.

Existe uma travessia pelos Lagos Andinos que leva o turista do Chile até Bariloche, na Argentina. Pode ser feita no caminho contrário também. Esse passeio passa pelo Lago de Todos los Santos e outros dois lagos na região dos Andes. Quem sabe num roteiro mais longo, valha a pena dar uma esticada até Bariloche.

Vulcão Osorno

Agora só faltava subir o vulcão Osorno para apreciar o pôr do Sol lá do alto. E quando eu falo "subir" me refiro a entrar no carro e dirigir até a estação de ski que fica no vulcão. De lá, pegar o teleférico para ir o mais alto possível. Escalar o vulcão até o topo definitivamente não estava nos nossos planos.

O horário estava perfeito, e conseguimos chegar lá antes do pôr do Sol.

Lago Llanquihue e vulcão Calbuco vistos do Osorno

Vista do Lago Llanquihue e vulcão Calbuco

Mãe e filhos subindo o vulcão Osorno

Mãe e filhos subindo a pé o vulcão Osorno

O teleférico não estava funcionando e, devido à algumas semanas sem nevar, não tínhamos neve naquele ponto. Então, só nos restava subir a pé pelo vulcão, até o ponto onde havia gelo. Falando assim parece uma aventura ousada e arriscada, mas várias pessoas já estavam fazendo isso e a distância daquele ponto até a neve não era assim tão longa.

Pôr do Sol no vulcão Osorno

Pôr do Sol no vulcão Osorno

Foi cansativo mas conseguimos. Enfim, estamos no alto do vulcão Osorno, no meio da neve, e curtindo aquele visual belíssimo. Podíamos ver o lago Llanquihue lá do alto e o vulcão Calbuco ao fundo. O Sol foi se ponto e o céu ficando cada vez mais bonito. Foi um momento realmente especial.

Road Trip Chile: Dia 3

Em nosso terceiro dia viajando pelo sul do Chile, pegamos estrada em direção a Pucón. Partimos logo cedo de Puerto Varas e fizemos um pequeno desvio no trajeto para conhecer a cidade de Valdivia. Acaba sendo uma ótima forma de dividir o tempo de estrada e conhecer uma nova cidade.

Valdivia

Localizada no encontro de 3 rios, Valdivia fica à poucos minutos do Oceano Pacífico. É uma cidade de interior mas com alguns pontos de interesse que justificam uma visita.

Bem no centro ficam o Mercado Municipal e o Mercado Fluvial. O primeiro oferece várias lojinhas de artesanato, perfeitas para comprar de roupas a presentes. Já no Mercado Fluvial, você encontra peixe fresco e frutas, além de poder ver os leões marinhos que ficam na beira do rio aguardando comida.

Mercado Fluvial em Valdivia no Chile

Mercado Fluvial em Valdivia no Chile

Leão marinho e foca ao lado do mercado

Leão marinho e foca ao lado do mercado

Também visitamos rapidamente o Jardim Botânico, mas acabamos desistindo da nossa programação devido ao mau tempo.

A tarde, almoçaríamos na cervejaria Kunstmann e seguiríamos até o povoado de Niebla. De lá, pegaríamos um barco até a Isla Mancera para visitar o Museo Castillo San Pedro de Alcántara. Infelizmente essa programação na parte da tarde, ao ar livre, se tornou inviável quando o tempo virou e começou a chover.

Decidimos então antecipar nosso segundo trecho de estrada até Pucón.

Road Trip Chile: Dia 4

O mau tempo nos acompanhou até Pucón e o nosso primeiro dia na cidade foi praticamente perdido. Demos umas voltas de carro pelo centro, almoçamos num restaurante qualquer e passamos no mercado para comprar alguns itens. Tudo isso embaixo de chuva, com raros momentos de trégua.

Vou colocar aqui sugestões de pontos para se visitar, que estavam em nosso roteiro de Pucón, mas que infelizmente não pudemos conhecer pessoalmente.

Salto El Claro

Salto El Claro em Pucón

Salto El Claro em Pucón

Conhecer essa cachoeira é um passeio que pode ser feito de bicicleta ou carro. É possível dirigir até um local próximo e caminhar o restante da trilha. De bike se consegue ir até a queda d'água.

Você pode ver o Salto El Claro de um ponto mais alto ou descer até o rio e apreciar a cachoeira lá debaixo.

Não é um passeio tão demorado, podendo ser feito logo pela manhã, deixando o restante do dia livre para outra programação.

Termas Geométricas

Um passeio muito legal é o das Termas Geométricas, que ficam localizadas do outro lado do vulcão Villarrica, ao sul de Pucón. Dar essa volta para chegar a base do vulcão do outro lado costuma demorar cerca de 2 horas de carro.

Termas Geométricas no sul do Chile

Termas Geométricas no sul do Chile

Águas quentes na base do vulcão Villarrica

Águas quentes na base do vulcão Villarrica

As águas quentes contrastam com o frio a céu aberto, e muitas vezes com neve da região. Uma experiência inusitada e recomendada por quem visita o local.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom promocional de Dia das Mães, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão ou economize 25% no boleto. Utilize o código: MAES.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem no Chile neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Road Trip Chile: Dia 5

Depois de muitas semanas, finalmente nevou novamente no Chile. Acordamos na casa que alugamos no Airbnb e quando olhamos o granado do lado de fota, estava todo branquinho.

O tempo ainda estava nublado, mas não havia previsão de chuva. Nem pensamos duas vezes, entramos no carro e seguimos para o vulcão Villarrica.

Vulcão Villarrica

Vivemos uma verdadeira aventura e você poderá acompanhar todos os detalhes assistindo ao vídeo publicado em nosso canal do Youtube.

Foi a primeira vez que eu dirigi na neve. Foi preciso colocar aquelas correntes para que os pneus tivessem estabilidade nesse terreno.

Road trip Chile: Dirigindo na neve em Pucón

Dirigindo na neve no vulcão Villarrica em Pucón

Crianças brincando na neve do vulcão Villarrica

Crianças brincando na neve do vulcão Villarrica

Passamos por trechos perigosos - culpa do GPS - e enfrentamos muito trânsito. Entretanto, vivemos uma experiência incrível, em especial no final do dia, durante o pôr do Sol. As crianças lembram até hoje dos momentos que passamos juntos brincando na neve.

Road Trip Chile: Dia 6

Este foi o dia de seguir viagem até o aeroporto de Temuco, onde devolveríamos o carro e pegaríamos nosso voo de volta para Santiago.

Acordamos bem cedo e tentamos aproveitar ao máximo nossa manhã em Pucón, para conhecer alguns pontos que estavam em nosso roteiro mas que não conseguimos visitar antes, devido as chuvas.

Los Ojos del Caburgua

Cachoeira Los Ojos del Caburgua

Cachoeira Los Ojos del Caburgua

Dirigimos até os famosos Ojos del Caburga, uma cachoeira de águas azuis nas redondezas de Pucón. O lado, cerca de 200m, fica a Laguna Azul uma queda d'água bem menor com uma bela piscina natural.

Chegamos lá ainda bem cedo mas recomendo que você vá mais próximo do meio dia. Pela manhã, o Sol não bate nas águas e elas não ficam tão claras. No meio do dia, os raios solares chegam do alto e refletem nas águas criando um efeito muito mais bonito.

Playa Negra

Em seguida seguimos para a Playa Negra, uma grande faixa de areia escura em lado do Lago Caburgua. No inverno você apenas aprecia a linda vista, mas no verão esse lugar fica locado de banhistas.

Road trip Chile: Playa Negra

Carro parado na Playa Negra no sul do Chile

Playa Negra em frente ao Lago Caburgua

Playa Negra em frente ao Lago Caburgua

Ali na mesma região, também na orla do lado, fica a Playa Branca mas não chegamos a visitá-la.

Orla de Pucón

A cidade de Pucón fica ao lado do enorme lago Villarrica. Sua orla é belíssima e, como não tínhamos conseguido conhecê-la antes, demos uma passada lá antes de seguir viagem.

Orla de Pucón no sul do Chile

Orla de Pucón no sul do Chile

Caminho pela orla de Pucón

Caminho pela orla de Pucón

Esse é um local que merecia mais tempo para caminhar e apreciar a vista. O lago, lindas montanhas e o vulcão Vilarrica ao fundo compõem o cenário perfeito.

Orla de Villarrica

Pegamos estrada com destino a Temuco, mas aproveitamos para almoçar em um dos restaurantes da orla da cidade vizinha, Villarrica.

Lago em Villarrica com o vulcão ao fundo

Lago em Villarrica com o vulcão ao fundo

O cenário também é maravilhoso, praticamente a mesma vista do Lago Villarricasó que de um outro ângulo.

A região tem vários restaurantes. Almoçamos no Barra Cervecera que fica em uma esquina, de frente para o lago.

Depois do almoço seguimos viagem em direção ao aeroporto de Temuco, onde devolvemos o carro alugado e pegamos o voo de volta a Santiago.

Viagem de Carro no Sul do Chile

É verdade que essa Road Trip Chile deixou um gostinho de quero mais. Precisaríamos de mais tempo para explorar melhor algumas regiões. Por outro lado, tivemos alguns dias memoráveis onde vivemos experiências incríveis que ficarão marcadas para o resto da vida.

O que você achou dessa viagem? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários logo abaixo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom promocional de Dia das Mães, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: MAES.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados