Roteiro de 1 Dia em Lisboa – Portugal

Se você está apenas de passagem pela capital portuguesa e quer uma sugestão de roteiro de 1 dia, com todas as informações úteis para realizá-lo, então não perca este post.

Torre de Belém

Torre de Belém

Quando postei aqui no blog o roteiro de 2 dias em Lisboa que fiz em minha viagem à Portugal, recebi vários comentários e percebi que a maioria queria saber basicamente a mesma coisa...

• Fernanda, só tenho 1 dia em Lisboa. O que você me sugere?

• Fernanda, estou de passagem por Lisboa em direção à cidade tal e tenho só algumas horas. Quais atrações devo visitar?

• Fernanda, tenho 1 dia e meio em Lisboa. Será que dá pra fazer tudo o que você mencionou no roteiro?

A conclusão que cheguei foi de que muita gente deve estar na mesma situação e com as mesmas dúvidas por aí.

Quem utiliza os vôos da TAP pra ir à Europa, fatalmente fará uma conexão em Lisboa. E como às vezes ela dura muitas horas, as pessoas aproveitam pra passear (ou até pernoitar) na capital portuguesa, pra conhecer um pouco dela.

Por isso, criei esta sugestão de roteiro de 1 dia em Lisboa para auxiliar quem estiver planejando dar apenas uma passadinha por lá.

E se você tem 1 dia e meio, também há sugestões para o seu caso, no final do post.

Mas antes de irmos ao roteiro, eis abaixo algumas informações de suma importância para o sucesso dessa visita rápida a Lisboa.

Como será esse roteiro?

Lisboa tem uma grande vantagem: ela é relativamente pequena. E as atrações estão agrupadas basicamente em 2 pontos distintos da cidade.

Mesmo assim, pra conhecer tudo direito (e bem), o ideal mesmo seria ficar 2 dias inteiros. Mas como o nosso objetivo aqui é um roteiro sucinto, então será preciso ter 3 coisas em mente:

1) Esta será uma visita panorâmica. Não dá pra pensar em ir a todos os bairros e muito menos explorar ao máximo os lugares visitados. Melhor conhecer poucas coisas e direito, do que visitar milhares de atrações e ver tudo de qualquer maneira;

2) É preciso selecionar as atrações mais características da cidade e esquecer o restante. Deixe para visitar tudo numa próxima vez, quando você programar mais dias em Lisboa;

3) Olho no relógio! Se você se deixar levar em algumas atrações, vai perder um tempo precioso e não conseguirá fazer tudo o que programou.

Dependendo qual for o seu caso, seja estando em Lisboa por algumas horas ou pernoitando na cidade e indo embora no dia seguinte, O ROTEIRO VAI FUNCIONAR DA SEGUINTE FORMA:

Selecionei somente as atrações principais de Lisboa e ignorei o restante. Pensei numa visita de 1ª vez, como um aperitivo para um retorno em outra ocasião;

Haverá uma estimativa de tempo para visitar as atrações. Você irá achar até engraçado os horários “quebrados” que estimei no roteiro, mas a intenção foi dar uma ideia de tempo de visita. Se conseguir seguir o mais à risca possível do que estipulei e tomar conta do relógio, vai conseguir fazer tudo o que foi programado;

A duração do roteiro será de 9 horas em Lisboa (começa às 09:00 e termina às 18:00). Caso você tenha menos ou mais tempo disponível do que isso, basta adaptar os horários de visita às atrações conforme o seu caso;

O roteiro começará pela visita à região de Belém, que fica mais afastado;

Também foi estimado o tempo de deslocamento entre as atrações. Considerei a ida até a estação do transporte, espera na plataforma, deslocamento e saída na estação destino. Geralmente leva menos tempo do que estimei, mas achei melhor pecar por excesso;

O deslocamento entre as atrações será feito através do transporte público: metrô e bonde (ou elétrico). Além de ser um serviço prático, ele liga os 2 pontos da cidade onde tem as atrações principais. Geralmente muito eficiente e sem tantos atrasos. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Sabia que mesmo fazendo parte do Tratado de Schengen é possível entrar em Portugal sem o seguro viagem? Entenda tudo sobre esse acordo, quais são suas regras e se realmente vale a pena abrir mão do seguro viagem Portugal

Circulando de transporte público por Lisboa

O metrô de Lisboa possui apenas 4 linhas, dividida por cores, que cruzam entre si (confira o mapa das linhas). Ele atende basicamente o centro de Lisboa e vai até o aeroporto.

Bonde (ou Elétrico) de Lisboa

Bonde (ou Elétrico) de Lisboa

Já o bonde (ou elétrico, como os portugueses costumam chamá-lo), possui várias linhas espalhadas pela cidade. Eles funcionam da mesma maneira do metrô, parando em várias estações, só que andando no asfalto junto com os carros.

No interior do veículo, há um painel que vai anunciando o nome de cada ponto que o elétrico passa.

Neste roteiro, daremos todas as informações que você precisará saber para pegar a linha e o veículo certo até o seu destino.

Como ticket de passagem, iremos utilizar o cartão Viva Viagem, carregado para 24 horas de uso (Em 2014, essa carga para 1 dia custava € 6,00, mas você pode conferir no site oficial o valor atualizado).

Ele é vendido em vários pontos de Lisboa, mas aconselho comprá-lo na primeira estação de metrô que você passar (pode ser a do aeroporto mesmo). Há máquinas próprias que vendem o cartão e o carregam.

Cartão Recarregável "Viva Viagem" do Transporte Público

Cartão Recarregável "Viva Viagem" do Transporte Público

Para adquiri-lo, é preciso pagar um valor bem pequeno: € 0,50 (a ser acrescentado ao valor da tarifa para 24 horas).

Ter este cartão sairá mais barato do que comprar os bilhetes avulsos. Fora a praticidade do uso, pois você não precisará ficar se preocupando em parar pra adquirir as passagens.

Quando for utilizar o cartão nos veículos, vá até o leitor e encoste o cartão na parte circular. Uma luz verde acenderá no aparelho, informando que a passagem foi validada.

O Viva Viagem vale para todos os meios de transporte da cidade: metrô, bonde (ou elétrico), ônibus e os elevadores (o Santa Justa e os funiculares).

IMPORTANTE: Ao adquirir o cartão Viva Viagem, cuidado para não confundir com o cartão Lisboa Viva, que é destinado aos moradores da cidade (inclusive é exigido documentação para validá-lo).

Ainda está inseguro(a) de utilizar o transporte público? Aí não tem jeito: o melhor é apelar para o taxi até o centro. E para se deslocar entre as atrações, lance mão dos serviços de sightseeing.

Consiste num ônibus de 2 andares (sendo o de cima aberto), que faz ponto em várias atrações da cidade. Comprando um bilhete para 1 dia, você pode utilizar o serviço quantas vezes quiser, dentro desse prazo.

Particularmente, gosto mais de encarar o transporte público para poder ter a experiência de vivenciar um pouco o cotidiano local (nem que seja somente por algumas horas). Mas ai é uma questão de preferência.

O conforto de um sightseeing tem um preço. Os serviços não costumam ser muito baratos. Para avaliar preços e itinerários, consulte o site da empresa City-sightseeing.

Indo até o ponto de partida do roteiro

Conforme mencionado anteriormente, começaremos nosso roteiro de visita pela região de Belém.

A forma mais prática de ir até lá é pegando um bonde/elétrico na região conhecida como Cais do Sodré, que fica bem no centro da cidade e à beira do Rio Tejo.

Dependendo de onde você estiver vindo e quanto tempo tem na cidade, faça assim:

Se você está vindo do Aeroporto e ficará algumas horas na cidade – deixe sua bagagem no guarda-volumes do aeroporto e pegue o metrô na estação Aeroporto (linha vermelha, direção S. Sebastião) e salte na estação Alameda. Lá dentro, siga as placas e faça a baldeação para a linha verde (direção Cais do Sodré) e salte na estação Cais do Sodré.

Se você vai pernoitar na cidade – vá até o seu hotel, faça o check-in e siga até o Cais do Sodré. Aí vai depender de onde você estiver hospedado(a), mas como a maioria acaba escolhendo ficar próximo ao centro, então basta pegar o metrô até lá.

Visitando Lisboa em 1 dia

Nosso ponto de partida será o Cais do Sodré.

Como o nome diz, trata-se de um porto. Mas na verdade é um entroncamento de estações, pois tem metrô, estação ferroviária, estação do bonde (elétrico), tudo junto. E é lá que começa o roteiro.

INÍCIO DA VISITA – 09:00

Pegue o elétrico de número 15 no Cais do Sodré, que segue em direção Algés (Jardim). Você saltará na estação Mosteiro dos Jerônimos (que deverá ser a 14ª, contando com o Cais de Sodré). O veículo lembrará mais um trem do que um bonde.

Deslocamento: 20 min

09:20

Saltando do elétrico, você estará praticamente de frente para a primeira atração do dia: o Mosteiro dos Jerônimos.

O belo edifício em estilo gótico manuelino é uma das atrações mais bonitas da região. Datado de 1498, já pertenceu à Ordem dos Jerônimos e depois virou orfanato, funcionando até 1940.

Mosteiro dos Jerônimos

Mosteiro dos Jerônimos

Destaque vai para a bela igreja, cheia de detalhes lembrando teias de aranha. Nela estão, logo na entrada, os túmulos de Luís de Camões (à direita de quem entra) e Vasco da Gama (à esquerda).

Saindo do mosteiro, vá em direção à Praça do Império (que está logo em frente) e siga em direção à margem do Rio Tejo para fotografar a próxima atração: o Padrão dos Descobrimentos.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

É um monumento de pedra calcária que retrata uma caravela e vários figurões portugueses ligados à Era das Navegações e Descobrimentos.

Na proa, está o personagem mais importante desta história: o Infante Dom Henrique. E entre os que estão na “caravela”, vemos Pedro Álvares Cabral, Fernão Magalhães, Vasco da Gama, entre outros.

Sem dúvida, é uma das atrações mais tradicionais de Belém e de Lisboa.

Note no chão, próximo ao monumento, um mapa representando as rotas dos navegadores portugueses.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

UTILIZEI ESSE CHIP EM LISBOA! Leia nossa resenha no post: Utilizando o chip da EasySim4U na Europa

Deste ponto, você verá uma ponte que atravessa o Tejo e que lembra muito a Golden Gate de São Francisco (EUA). É a Ponte 25 de Abril, que liga Lisboa à cidade de Almada.

Note, na margem oposta, uma imagem de Jesus lembrando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. É o Santuário Nacional do Cristo Rei.

Torre de Belém

Torre de Belém

Virando de costas para o Padrão dos Descobrimentos, você verá, um pouco mais adiante, a próxima atração a ser visitada, que é talvez o maior símbolo de Lisboa: a Torre de Belém. Siga caminhando até ela.

Localizada dentro do rio, foi construída em 1515 para ser uma espécie de forte que defendia o porto de Lisboa. É linda se vista de perto, parece mais uma torre de xadrez.

Chegando à Torre de Belém, entre para visitá-la e subir até o topo dela. Fiz este passeio e achei bastante agradável. Pros sedentários de plantão (eu me incluo nesse grupo), a subida é tranquila, pois vamos parando gradualmente nos andares da torre pra apreciar a vista. Confira o preço do ingresso informado pelo site oficial.

P. dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei vistos do alto da Torre de Belém

P. dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei vistos do alto da Torre de Belém

Na saída, caminhe de volta ao Mosteiro dos Jerônimos e siga pela Rua Belém até a confeitaria mais famosa de Portugal, que vende os famosos Pastéis de Belém.

O pastel de nata é de fato uma delícia, servido quentinho e com uma casquinha crocante. Bem diferente dos genéricos que vemos por aí. A receita é um segredo até hoje e os funcionários, inclusive, assinam um termo de juramento para nunca divulgar a receita. Imperdível pra quem estiver visitando a região.

Tempo estimado para visitar Belém: 2h20min (sendo metade do tempo somente para a Torre de Belém).

Deslocamento (20 min): Siga de volta para o ponto do elétrico e pegue a mesma linha 15 de volta para o Cais do Sodré (desta vez, a direção é a Pç. Figueira).

12:00

Chegando ao Cais de Sodré, pegue o metrô (linha verde, direção Telheiras) e salte na estação Rossio.

Você sairá na região conhecida como Baixa. É o grande centro de Lisboa, com um conjunto de ruas paralelas, cujo projeto é relativamente “recente”. Após o terremoto que destruiu Lisboa em 1755, a região foi redesenhada (com supervisão do Marquês de Pombal) e adquiriu a aparência que vemos hoje.

A primeira parada é na praça que você verá logo ao sair do metrô: a Praça Pedro IV, também conhecida como Rossio. É uma das principais da cidade, com uma calçada de pedras portuguesas formando desenhos de ondas, igual ao do calçadão da praia de Copacabana no RJ. No centro, há uma estátua de D. Pedro I no alto de um obelisco (para os portugueses, ele é Pedro IV).

Saindo de lá, siga caminhando pela Rua Áurea até o Elevador Santa Justa. É um elevador vertical que leva até uma plataforma suspensa. Utilizando seu bilhete de 24h do transporte público, suba nele.

Elevador Santa Justa e a Praça Pedro IV vista do mirante

Elevador Santa Justa e a Praça Pedro IV vista do mirante

Chegando lá em cima, vá até a estreita escada de ferro em espiral que há atrás do elevador e suba até a plataforma que está mais acima. Lá fica o famoso mirante (ou miradouro, como os portugueses costumam chamar) da cidade. Paga-se uma pequena taxa para isso (€ 1,50 – preço de 2014).

Lá no alto, temos uma bela vista do centro de Lisboa, do Rio Tejo e do bairro da Alfama, com o Castelo de São Jorge ao fundo.

Para mais informações, acesse esse link sobre o Elevador Santa Justa.

Tempo estimado para ir do Cais do Sodré até o Rossio + visitar o Rossio e o Mirante do Elevador Santa Justa: 1h

13:00

Descendo a escada em espiral e chegando a plataforma suspensa do elevador, siga para o bairro que está no alto e logo em frente a essa plataforma: o famoso Chiado.

Ruínas do Convento do Carmo

Ruínas do Convento do Carmo

Logo em frente, vemos as ruínas do Convento do Carmo, destruído no terremoto de 1755. Está lá como uma espécie de monumento em memória à tragédia ocorrida no século 18.

Seguindo pelo Largo do Carmo, dê uma volta pelas ruas do bairro do Chiado, o mais boêmio de Lisboa. Com vários restaurantes, cafés, teatros e edifícios do século 18, rende um passeio agradável e uma ótima oportunidade para fazer uma pausa pro almoço.

Tempo estimado para visitar o Chiado + almoço: 1h30min

14:30

Volte à plataforma do Elevador Santa Justa e desça novamente até a Baixa.

Vá se embrenhando pelas ruas paralelas da região. São todas cheias de lojinhas e muito agradáveis para uma caminhada.

Ao término do passeio, siga em direção ao Rio Tejo para visitar a Praça do Comércio. Para chegar a ela, é preciso passar por uma espécie de portal (que fica no final da Rua Augusta, a mais central das ruas paralelas), que é ladeado por grandiosas arcadas e um edifício de fachada amarela em cima.

Ruas Paralelas -- Praça do Comércio

Ruas Paralelas -- Praça do Comércio

Antes do terremoto de 1755, havia nesta praça o Palácio da Ribeira, a moradia do Rei Dom José I (avô de Dom João VI). Quando se deu a reconstrução da região da Baixa, no espaço do antigo palácio foi construída a atual praça, onde colocaram uma estátua equestre do monarca no centro.

Tempo estimado para explorar as ruas paralelas da Baixa e a Praça do Comércio: 1h30min

Deslocamento até a próxima atração (10 min): Volte ao Rossio e pegue o metrô (linha verde, direção Telheiras), saltando na estação Alameda. Dentro da estação, siga as placas e faça a baldeação para a linha vermelha (direção Aeroporto) e salte na estação Oriente.

16:10

Ali você saltará dentro da Estação Oriente, uma das principais estações ferroviárias (que também é rodoviária) de Lisboa.

Saindo dela e atravessando a Av. Dom João II, você estará de frente pro Shopping Vasco da Gama. Aproveite para fazer uma pausa (rápida) das andanças e tome um café da tarde na praça de alimentação.

Parque das Nações

Parque das Nações

Seguindo com o passeio e passando por dentro do shopping, você chegará ao belo Parque das Nações.

Criado para a Expo 98, é uma orla que beira o Rio Tejo, com um ar bem moderno e ótimo para passear.

Nele, é possível pegar um teleférico (ou telecabine, como os portugueses chamam) para uma vista panorâmica do parque, do Tejo e da Ponte Vasco da Gama. Um passeio bem interessante. Para maiores informações, acesse o site oficial da “telecabine”.

Tempo estimado para uma pausa pro café + visitar ao Parque das Nações e passeio de teleférico: 1h50min

TÉRMINO DA VISITA – 18:00

O final do roteiro

Nossa visita está prevista para terminar às 18:00. Quem for ficar na cidade poderia até esticar um pouquinho este horário. Isso se não tiver cansado(a) das andanças...

Se você precisa voltar ao aeroporto – Pegue o metrô na estação Oriente (linha vermelha) em direção ao Aeroporto e salte na estação final.

Se você for pernoitar na cidade – Volte ao seu hotel para um breve descanso. Mais tarde, saia para um jantar em algum restaurante próximo de onde estiver hospedado(a). Você pode optar por um especializado no famoso bacalhau português ou então ir a alguma casa de Fado. Os recepcionistas e os gerentes dos hotéis costumam ter ótimas dicas para os hóspedes.

Para quem tem ainda mais meio dia em Lisboa

Se esse for o seu caso, escolha apenas 1 das opções abaixo:

Castelo São Jorge

Castelo São Jorge

Visitar o Castelo de São Jorge – O belo forte medieval que fica acima do bairro da Alfama é, na minha humilde opinião, o melhor mirante de Lisboa. Dele temos uma vista de 360º da cidade. Há exposições, jardins e as muralhas do castelo, onde você pode caminhar. Destaque para a Câmera Escura, onde há uma lupa enorme equipada com espelhos, que projetam a cidade de Lisboa, em tempo real, numa plataforma redonda. Bem interessante. O site oficial oferece informações de como chegar lá, preço do ingresso e horário de funcionamento.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Visitar o Oceanário de Lisboa – Situado no Parque das Nações, é um ótimo programa para adultos e crianças. Considerado um dos maiores aquários públicos do mundo, lá você encontra várias espécies de animais marinhos, como tubarões, arraias, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, peixes (muitos deles exóticos) e etc. Os destaques são: o enorme aquário central, os pinguins de Magalhães, as reproduções de florestas tropicais e os recifes de corais do Pacífico. O site oficial oferece informações de como chegar lá e também o horário de funcionamento.

Já comprou seus ingressos?

Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Lisboa.

É possível utilizar este meio dia para um bate e volta pra fora de Lisboa?

Possível é, mas acho que vai ficar muito corrido. Só de deslocamento (ida e volta) já iria ocupar praticamente este meio período. O ideal seria deixar pra uma próxima vez.

Considerações finais

Como você deve ter reparado, dá pra conhecer as atrações principais de Lisboa em apenas 1 dia de visita.

Mas isso não significa que não queira ficar mais tempo. Arrisco um palpite ao dizer que você gostará tanto da capital portuguesa que certamente vai querer voltar. Nem que seja para curtir melhor as atrações e a cidade, além de aproveitar e fazer alguns passeios “bate e volta”, como pra Sintra e Fátima.

Aqui no blog temos alguns artigos que poderão enriquecer sua visita às terras portuguesas. Você pode acessar a nossa página completa de destinos e conferir todo o nosso conteúdo sobre Portugal.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

174 Comentários
  1. Denise

    Olá Fernanda, tudo bem?
    Estarei em alguns países da Europa em Abril, e tenho lido atentamente seus relatos de viagem, que são instrutivos e interessantíssimos!
    Por gentileza, você poderia me auxiliar? qual a melhor forma de chegar do Convento do Carmo ao Castelo de são Jorge? existe um transporte para evitar a caminhada? não disponho de muito tempo e gostaria de fazer as duas atrações na mesma tarde. Estarei de carro, porém gostaria de deixar o carro na região do Rossio, subir via elevador de Sta Justa até o convento e de lá ir ao castelo, pois gostaria de descer fazendo uma caminhada pelo Alfama, até alcançar novamente o veículo. Assim queria me deslocar do convento até o castelo de outra maneira (acho que à pé será longe e cansativo demais…)
    Muito obrigada! Abraços!!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Denise!
      Obrigada pelo elogio!
      Saindo do Convento do Carmo, pegue o Elevador Santa Justa e desça até a Região da Baixa. Siga a pé até a Praça da Figueira (é bem pertinho, ao lado do Rossio) e pegue o ônibus 737. Ele vai te deixar próximo ao castelo.
      Para ver outras opções, há um site oficial do transporte público de Lisboa, com um simulador de percurso. Eles fornecem não só as opções como tb a posição dos pontos no mapa.
      Espero tê-la ajudado!
      Abs

  2. simone moreira

    Tudo maravilhoso quero aproveitar como você gosta de fazer vamos ver se consigo com as minhas guias, heheheh bjs

    • Fernanda Rangel

      Oi, Simone!
      Tenho certeza que vai dar tudo certo e vcs vão aproveitar muito!
      Qualquer dúvida, dê uma entradinha aqui no Para Viagem ou me chama! Rsrs…
      Um excelente viagem pra vcs!

  3. Fernanda

    Olá Fernanda! Adorei seu post!!! Sem dúvida vou seguir todas as dicas! Irei ficar 1 dia e 1/2, gostaria de pedir uma sugestão sobre onde me hospedar, algum lugar não muito caro e próximo, para facilitar os passeios. Obrigada!

  4. Andreza

    Nossa!
    Adorei esse roteiro. Vou fazer com certeza, rs. Depois conto como foi!

    Mas tenho uma pergunta: você sabe se esse cartão viva viagem é por pessoa? Ou duas pessoas podem usar o mesmo cartão?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Andreza!
      Obrigada pelo elogio!
      O cartão Viva Viagem é de uso individual, ou seja, cada um tem que ter o seu.
      Estamos aguardando seu relato quando voltar.
      Uma ótima viagem pra vc!

  5. Alessandra Peres

    Olá Fernanda! Parabéns pelo blog. Essas dicas sobre Lisboa estão muito boas: práticas, claras, interessantes, completas. Muito útil! Parabéns pelo trabalho!!!

  6. Ana Laura Vieira

    Fernanda adorei seu roteiro! Você sabe me dizer se todos esses lugares ficam abertos dia de segunda-feira. Vou passar por Lisboa em uma segunda-feira.

  7. marcela

    Oi. Esse elétrico vc disse que faz o mesmo caminho do metro…posso pegar ele então no aeroporto direto para o mosteiro do Jerônimo? Tenho 6 horas para ficar esperando o vôo. Pensei em sair do aeroporto, não queria de ir de metro pra poder ir vendo as coisas, por isso pensei no elétrico, aí vou na belem, padrão do descobrimentos e no mosteiros. .Depois pegar o metro sair na estação do oriente e ver o parque das nações, teleférico e o oceano rio e depois ir para o aeroporto…vc acha isso possível em 6 horas e consigo pegar o elétrico no aeroporto?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcela!
      Fazendo uma simulação aqui no site do transporte público de Lisboa, não há uma condução que vá direto do aeroporto até a região do Mosteiro/Torre de Belém. É preciso ir até o Cais do Sodré (pode ser de ônibus, se vc preferir) e, de lá, pegar outra condução até Belém. (Veja a simulação aqui).
      Outra coisa: o metrô de Lisboa não chega até a região de Belém. Só há a possibilidade de ônibus ou o elétrico (bonde).
      No mais, é possível sim fazer em 6 horas a região de Belém + Parque das Nações, desde que vc seja bem objetiva, sem ficar parada muito tempo nas atrações. Sugiro reservar umas 2 horas pra primeira e 3 horas para segunda. A última hora vc deixa para voltar com calma ao aeroporto e embarcar até o seu destino.
      Abs

  8. michele

    Oie, adorei suas dicas e gostaria de saber se vc degustou em algum lugar um bacalhau maravilhoso,, sei que tem muitos restaurantes por lá que servem mas se vc tiver uma sugestao eu agradeço ,,, abraço grande

    • Fernanda Rangel

      Oi, Michele!
      Obrigada pelo elogio!
      Por incrível que pareça, não degustei nenhum em Lisboa. Quando visitei a cidade, fiquei 2 dias (o roteiro desse post foi só uma sugestão pros leitores) e depois segui para o Porto. Foi lá que eu comi o bacalhau (delicioso, por sinal).
      Nosso editor Vinícius esteve em Lisboa em 2014 e comeu bacalhau no Restaurante Laurentina Rei do Bacalhau. Ele gostou bastante.
      Abs

  9. Alessandra Rosa

    Olá Raquel!
    Adorei suas dicas e sugestão de roteiros… Parabéns!!!
    Estou indo pra Lisboa daqui três dias… Já salvei sua página….
    Estarei hospedada bem próximo ao hotel que se referiu. Na Rua da Alegria, 33.
    Sabe me dizer si é possível ir do aeroporto para seu hotel usando o metrô?
    Grata
    Alessandra

    • Fernanda Rangel

      Oi, Alessandra!
      Obrigada pelo elogio!
      O hotel que eu me hospedei ficava em frente, literalmente, a uma das saídas do metrô São Sebastião.
      Observando aqui no Google Maps onde fica a Rua da Alegria 33, ela está um pouquinho mais a oeste de onde ficava o Hotel Principe Lisboa, próximo da estação Avenida.
      O aeroporto hj tem uma estação de metrô, que pertence a linha vermelha. É preciso saltar na estação São Sebastião e fazer a troca para a linha azul, onde fica a estação Avenida.
      O metrô é bem tranquilo de usar, mas algumas saídas possuem escadas – o que seria um inconveniente para quem está com malas. Na estação que ficava em frente ao meu hotel era um exemplo.
      Abs

  10. Gersoni

    Olá Fernanda, amei seu roteiro para conhecer Lisboa. Estarei por lá no próximo mês com minha filha. Chegaremos no aeroporto às 12:15hs do dia 20/07/15 e pegaremos o próximo voo só no dia seguinte às 5:45hs com destino a Milão. Gostaria de aproveitar o tempo que ficaremos lá para conhecer um pouco de Lisboa. Não dará pra seguirmos o roteiro que você sugere, pois teremos menos tempo disponível (diurno). Qual passeio devemos escolher? Você acha que compensa a gente se hospedar em algum hotel, pois teremos que fazer o check-in no aeroporto umas duas horas antes do voo (de madrugada) e nem teremos tempo para café da manhã. Compensa passear por Lisboa e depois ir direto para o aeroporto esperar nosso voo?? Obrigada!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Gersoni!

      Obrigada pelo elogio!

      Para o seu caso, eu tiraria o passeio ao Chiado. Iria até Belém visitar rapidamente a torre (sem entrar), Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos e depois daria uma volta pela região da Baixa, indo rapidamente ao Elevador Santa Justa.

      Quanto ao fato de ficar num hotel ou não, aí vai depender do pique de vcs. Se for aproveitar o dia da chegada em Milão para visitar, então seria o ideal vcs terem uma boa noite de sono e descansar. Daí, o ideal é terminar o dia no início da noite e ir até um hotel mais próximo do aeroporto. E pedir um taxi para a recepção (fiz isso recentemente em Amsterdam e Praga, quando precisei pegar um às 04h da manhã pra ir ao aeroporto e eles reservaram numa boa, numa empresa de tax de confiança deles, em ambas as cidades).
      Mas, se o dia em Milão for bem light e sem muitas andanças, aí não compensa, é melhor ficar pelo aeroporto.
      Se esta última for a opção de vcs, recomendaria ir ao Parque das Nações no final do dia e dar uma volta pelo entorno e o Shopping Vasco da Gama. Por fim, seguiria para o aeroporto.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Abs

      • ANE LUVISARI

        Fernanda, excelente dicas!
        Eu e meu namorado chegamos em Lisboa as 11:30 de um domingo e pegamos o voo para Roma na segunda, as 06:40 (Faremos um cruzeiro saindo do porto de Roma) Vc acha melhor dormirmos em algum hostel ou seguir sugestao de passeios e voltar direto ao aeroporto? Muito obrigada, bjao

        • Fernanda Rangel

          Oi, Ane!
          Eu que agradeço o elogio! 😀
          Eu ficaria hospedada próximo ao aeroporto. Uma noite bem dormida faz toda a diferença, pois vcs precisarão estar bem para aproveitar o dia seguinte (mesmo que parte dele seja viajando).
          Uma excelente viagem pra vc!
          Bjs

  11. Carolina Moreira

    Olá Fernanda tudo bem?
    Vou para portugal em outubro e vou ficar em lisboa dia 03/10 (sábado) e 04/10 (domingo).
    Gostaria de saber se os lugares abrem no sábado e no domingo.

    Aguardo retorno e desde já agradeço.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Carolina!
      Visitei a Torre de Belém num domingo e consegui entrar numa boa. Essa atração eu garanto que abre!
      Quanto às outras, dê uma olhada nos links que forneci aqui no post que irão te direcionar para os sites das atrações citadas e te darão todas as informações que vc precisa.
      Abs

  12. Amanda

    Parabéns pelo blog! Adorei o post e com certeza será este o meu roteiro de um dia! 😉

  13. Stephany

    Querida Fernanda,
    muito Obrigada pelo seu belo Roteiro. Voce é show 🙂
    Tenho uma pergunta: quanto tempo aproximadamente leva a viagem do Aeroporto até Cais do Sodré (num dia de semana pela manha)?
    Vou seguir seu roteiro e depois escrevo como foi!
    Obrigada
    Stephany

    • Fernanda Rangel

      Eu que agradeço o elogio, Stephany! 🙂
      Segundo o site oficial do transporte, calculando o percurso entre os 2 pontos, dá mais ou menos uns 30 min de metrô – pois será preciso fazer uma baldeação de linhas até chegar ao Cais do Sodré.
      Estou aguardando seu relato depois, pra saber como foi sua estada por lá.
      Uma excelente viagem pra vc!
      Abs

  14. Mariana

    Olá Fernanda! Adorei seu roteiro de viagem e pretendo segui-lo com a minha mãe em outubro, chegaremos na segunda-feira e vamos passar o dia! Gostaríamos de saber se as atrações abrem na segunda e se você teria uma indicação de hotel bom e barato por la.. Se acha mais vantajoso dormir no centro ou perto do aeroporto mesmo 🙂
    Obrigada desde ja ;**

    • Fernanda Rangel

      Oi, Mariana!
      Obrigada pelo elogio!
      Eu fiquei hospedada no Hotel Príncipe Lisboa, que fica perto do Parque Eduardo VII e em frente (literalmente) a uma estação de metrô. Hotel ótimo e não muito careiro.
      Quase sempre não é boa ideia ficar hospedado perto de aeroportos, mas se vcs tiverem que pegar o avião muito cedo no dia seguinte, pode ser que seja vantajoso. De qualquer forma, com uma estação de metrô dentro do aeroporto, fica mais fácil vcs acessarem o centro da cidade.
      Quanto às aberturas das atrações, peço que dê uma checada nos links que disponibilizei no post para conferir os horários de funcionamento.
      Abs

  15. Mayara Silva

    Fiz seu roteiro de 1 dia e foi perfeito!!! Demorei um pouquinho mais pois saí do hotel as 10h e por conta das paradinhas nas lojas… Rsrsrs. Foi um dia cansativo e maravilhoso. Finalizamos no Museu da cerveja em frente à praça do Comércio. Deixamos a estação Oriente para o dia seguinte quando voltássemos do Porto.

    • Fernanda Rangel

      Que bacana, Mayara!
      Fico muito contente por ter dado tudo certo!
      Aquelas lojinhas do centro são uma perdição mesmo, também perdi um tempinho ali. Só que eu tinha 2 dias e aí dava tempo de “fuçar” tudo com mais calma.
      Obrigada pelo retorno para contar sua experiência aqui no blog! 🙂
      Abs

  16. andrea

    Olaa muito obrigada pela ajuda.. mas gostaria de saber que metro e que apanho no vasco da gama para ir a belem ?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Andrea!
      O metrô não vai até Belém. Seria necessário pegar um bonde.
      No site oficial do transporte público de Lisboa tem um simulador de percurso. Basta digitar a origem e o destino e eles te dá todo o itinerário. É só clicar aqui.
      Abs

  17. Luciana

    Oi Fernanda, adorei seu blog!!! Parabéns!!!
    Preciso de umas dicas, estou indo com meus pais para Portugal em novembro teremos 1 dia em Lisboa, mas chegaremos às 16hrs e sairemos no dia seguinte por volta das 18hrs dias para irmos a Cascais, Sintra e Obidos. Como adequar esse roteiro de um dia e meio para um final de tarde e um dia? Ou melhor, tem algum roteiro que vc me indica para fazer de Lisboa a Aveiro em 1 tarde e 3 dias?

    Obrigada.
    Abs

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luciana!
      Obrigada pelo elogio! 🙂
      Eu faria a região do Parque das Nações na tarde da chegada (daria até pra ir ao Oceanário) e o restante das atrações no dia seguinte.
      De Lisboa eu fiz um “bate e volta” pra Sintra e depois, segui direto pro Porto, onde fiquei 4 dias. Não fiz um passeio pelas cidades que estão entre o norte e o sul (algo que pretendo fazer um dia). Por isso, não teria uma opinião formada para te indicar um roteiro nesse sentido.
      Abs

  18. Luciana

    Obrigada Fernanda!! Comerei um pastel de Belém por vc!! 🙂

    Abs.

  19. Isabela

    Olá, Fernanda.
    Primeiramente, gostaria de desejar a você parabéns pelo site indicando os roteiros, você está que ajudando MUITO em minha viagem! De verdade, se não fosse você eu estaria bem perdida.
    Queria uma ajuda sua, vou fazer conexão em Portugal, chegando 13h50 e tendo que pegar o voo para o Brasil no outro dia às 10h30, ou seja, eu tenho uma tarde para conhecer Portugal. Você acha que daria para ir Belém e depois conhecer um pouco do bairro Chiado?
    Obrigada!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Isabela!
      Obrigada pelo elogio! 🙂
      Fico muito contente por meus posts estarem sendo bastante úteis.
      Sim, é possível. Chegando em Lisboa às 13:50h, até sair do aeroporto, pegar a bagagem, ir pro hotel e fazer o check-in, provavelmente vc começará o passeio lá pelas 15:30h.
      Vá direto para a região de Belém e visite a região. Como disse no post, a previsão de passeio é de 2h20, ou seja, no seu caso deve terminar quase 18h.
      O Chiado e o Bairro Alto são famosos por serem mais boêmios. Lá tem bares, cafés e restaurantes – ótimas opções para um final de dia.
      Abs

  20. Márcio

    Olá Fernanda!
    Parabéns pelo post. Além de instrutivo, aumentou a minha vontade de parar em Lisboa antes de voltar a Brasil, vindo de Madri. Conforme o seu roteiro eu me interessei pela parte inicial que contempla o Mosteiro e o Padrão dos Descobrimentos. Também gostaria de conhecer o Oceanário de Lisboa. Eu chegarei em Lisboa por volta de 12:40 e retornarei ao Brasil às 22:40. Parecendo com você, com cálculos contendo sobras, digamos que eu teria cerca de seis horas para este trajeto, almoçar e jantar. De acordo com a sua experiência, você acha que daria tempo? Sugestões? Mais uma vez, parabéns.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Márcio!
      Obrigada pelo elogio!
      Olha, para 6 horas eu acho que não daria pra fazer o roteiro todo. Ainda mais se incluir o Oceanário…
      O que vc pode fazer é ir até Belém só dar uma olhada rápida (sem entrar na Torre de Belém), comer um pastelzinho, pegar o bonde até a Baixa, visitar o Elevador Santa Justa e descer novamente até as ruas paralelas e a Praça do Comércio (não seguir até o Chiado – deixar pra almoçar pela Baixa mesmo).
      Depois, pegue o metrô até o Parque das Nações e vá ao Oceanário.
      Se terminar antes das 18h, jante pelo shopping Vasco da Gama antes de pegar o metrô até o aeroporto.
      É um roteiro um pouco mais corrido, mas faz essencialmente o que coloquei no post (exceto a entrada na Torre de Belém e a região do Chiad e a ida ao Oceanário).
      Espero ter conseguido ajudá-lo!
      Abs

      • Márcio

        Olá Fernanda!
        Com certeza você me ajudou. Obrigado pelas dicas. Depois eu li novamente o seu post e fui consultando os locais na Internet. Vou me programar para depois fazer uma viagem com mais calma. Provavelmente a vontade aumentará após a rápida visitinha.
        Abraços,
        Márcio

  21. Luiza

    Olá, Fernanda!
    Meu marido e eu estamos indo agora, dia 24/4 para Hamburgo, Roterdã, e faremos um cruzeiro saindo de Kiel, passando por Estocolmo, Copenhaguen, Tallinn e São Petersburgo.
    Amei tuas dicas e roteiro, faremos com certeza o roteiro de Lisboa, sendo que no retorno ficaremos 2 dias lá.
    Em São Petersburgo, já contratamos uma guia, mas nas outras cidades não reservamos nada.
    Tens algumas dicas do que fazer por lá?
    Pensamos nos city sightseeing bus em tallinn e nas outras cidades.
    Mas se tiveres sugestões, ficarei muito agradecida.
    Um abraço
    Luiza

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luiza!
      Sua viagem terá um itinerário dos sonhos. Só lugares diferentes! Adorei!
      Mas, infelizmente, não conheço ainda nenhuma dessas cidades pra te trazer dicas.
      O sightseeing tem a vantagem de nos poupar tempo de planejamento, pois basta embarcar no ônibus e não se preocupar com mapas ou trajetos. Mas por outro lado, é a opção mais cara (paga-se pelo conforto).
      Particularmente, prefiro vivenciar um pouco do cotidiano dos locais que visito, andando no transporte público deles e caminhando por suas ruas. Mas reconheço que dá uma trabalheira ferrenha planejar isso antes…
      Com relação à Lisboa, pelo que entendi, vc ficará 3 dias, certo? Um na ida e 2 na volta.
      Sugiro que, na volta, vc faça o que faltou na ida e no segundo dia, dê uma esticada até Sintra. É uma cidade super graciosa e pertinho de Lisboa.
      Dê uma lida nos posts que escrevi com meu roteiro de 2 dias em Lisboa e o meu roteiro de visita a Sintra.
      Abs

  22. giselle

    Adorei seu roteiro, é exatamente o período que tenho.
    só não entendi porque sugere que a praça das nações seja feita no fim do primeiro dia e o oceanario no dia seguinte, ja que sao perto.
    obrigada.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Giselle!
      Obrigada pelo elogio!
      Na verdade, o Oceanário NÃO está incluso no roteiro de 1 dia. Coloquei no final como sugestão para quem tiver a oportunidade de ficar mais meio dia por lá. Por isso estão separados.
      A Praça das Nações ficou pro final porque é uma atração ao ar livre e não depende de horário de abertura e fechamento. Além do mais, possui uma estação de metrô que pertence à mesma linha do aeroporto, pra quem precisar voltar no final do dia pra lá. E fica mais perto dele também.
      Abs

  23. Samanta

    Olá Fernanda!!! Estive dias atrás em Lisboa e praticamente segui seu roteiro quase à risca. Muito obrigada por compartilhar essas dicas, me ajudou bastante uma vez q foi minha primeira viagem à Europa e sozinha.

    • Fernanda Rangel

      Que bacana, Samanta!
      Fiquei muito contente por vc ter sido bem sucedida na sua jornada e também pelo post ter sido útil para o seu caso.
      Confesso que não foi fácil criar uma visita resumida a uma capital europeia, mas fico feliz de saber que consegui atingir o meu objetivo e que o roteiro agradou a quem realizou-o na íntegra.
      Muito obrigada por nos dar o seu feedback! 😉
      Abs

  24. Monica

    Ola Fernanda.
    Parabens pelo Blog e por ajudar nos viajantes a tirarmos o melhor proveito de Lisboa.
    Estarei na cidade em 8/6, durante conexão da TAP rumo ao Rio de Janeiro. Serão 11 horas entre chegada e partida e creio que terei o tempo suficiente para seguir seu roteiro. Muito obrigada!!!! Beijos e sucesso!

  25. SIMONE

    FERNANDA VOU FICAR 7 DIAS .. QUAIS AS DICAS DE PONTOS TURISTICOS E VOLTA PARA SINTRA, FATIMA .. E QUAL MEIO DE TRANSPORTE UTILIZAR?

  26. Conceicao Aparecida Romero

    Ola Fernanda…parabens pelo seu blog….ele esta sendo muito bom para o planejamento da minha viagem para Portugal, Florenca e Veneza….Vamos em dois casais….de quase idosos…..Vamos passar quatro noites em Lisboa e gostariamos de ir um dia para Porto…voce poderia dar alguma orientacao sobre o trem …o que ver e qual o trajeto……e dicas de um restaurante bom e nao tao caro na cidade. Obrigada. Conceicao

    • Fernanda Rangel

      Oi, Conceição!
      Eu que agradeço o elogio!
      Até dá pra fazer um “bate-volta” de Lisboa ao Porto, mas acho que vai ser um passeio muito corrido. Só de deslocamento, o trem leva 3 horas Lisboa-Porto e o mesmo tempo pra voltar. Isso já ocupa metade do dia…
      Mas se vcs preferirem esticar até lá, sugiro uma lida no meu post com Roteiro de 2 dias no Porto. Lá conto o que visitei nesta cidade (que é encantadora, por sinal).
      Sobre o trem (ou “comboio”, como é chamado em Portugal), vcs podem programar o itinerário através do site oficial da cia ferroviária portuguesa, a “Comboios de Portugal” (veja aqui o site).
      Abs

  27. Wellington da Silva

    Amei suas dicas, estarei em Lisboa dia 16/09/2016. Chegarei ao aeroporto as 7h:10 e o voo de volta é as 23h. Vou tentar seguir suas dicas, depois falo aqui se deu tempo de fazer tudo. Obrigado

  28. Camila Daniel

    Olá Fernanda!! Adorei seu roteiro !! Bem objetivo !!
    Chegarei em Lisboa a 7h da amanhã com o próximo voo as 22h10 para Londres.
    Pensei em seguir o início do seu roteiro até Belém depois Rossio, Elevador Santa justa e depois já descer para ir a Praça do comércio . Gostaria de depois disso conhecer o Bairro Alfama e o castelo de São Jorge .
    Como faria esse deslocamento da Praça do comércio até Alfama. E daria tempo de ir até o Castelo?? Obrigada.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Camila!
      Obrigada pelo elogio!
      Eu acho que vai ficar um pouco apertado, mas como vc vai chegar cedinho, então acho que dá pra antecipar o horário que estipulei como começo deste roteiro. E aí vc encaixa a ida ao Castelo de São Jorge quando estiver ali pelo Rossio. Há trams (bondes) que saem da Praça Martim Moniz que fica ao lado.
      Vc pode simular o percurso preenchendo o formulário do site do transporte de Lisboa e ele te dá as linhas e itinerários até o seu destino. Basta clicar aqui.
      Abs

  29. Mario

    Boa noite, Fernanda
    Gostaria de saber se todos os pontos turísticos aqui mencionados funcionam aos domingos , pois terei somente 5 horas disponíveis para fazer o roteiro.
    Como nao vai dar tempo de ver tudo . Na sua opiniao qual posso dispensar?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Mario!
      Isso vai depender do que vc tem mais interesse em visitar.
      De um modo geral, as atrações mais “características” de Lisboa são as da região de Belém (Torre e Padrão dos Descobrimentos) e as ruas do centro (com Elevador Santa Justa e Praça do Comércio).
      Visitei essas atrações num domingo e estava tudo aberto. Mas como isso foi em 2012, sugiro que confira os dados atualizados nos sites das atrações (só clicar nos links do texto).
      Como seu horário é apertado, sugeriria não entrar na Torre de Belém. Mas dá pra subir o Elevador Santa Justa.
      Abs

  30. ANE LUVISARI

    Fernanda, parabéns pelo blog! Estou amando todas as dicas sobre bate-volta em Lisboa e costa Amalfitana.
    Super beijo!

  31. Carolina

    Olá Fernanda,
    Estou planejando ir a Itália via TAP e quero aproveitar a opção de ficar duas noites em Lisboa. A minha pergunta é em relação a segurança. É tranquilo para uma mulher bater perna por lá, inclusive à noite, sozinha?
    Obrigada desde já, e parabéns pelo blog!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Carolina!
      Não tive problemas de segurança em Lisboa, mas também não circulei sozinha à noite por lá. Por mais que uma cidade seja segura, nunca é recomendável que uma mulher ande sozinha à noite. Somos e temos cara de turista, sempre seremos visados.
      De dia não vejo problema algum, pode circular sozinha tranquilamente pela cidade. Mas à noite, eu evitaria.
      Abs

  32. Anelisy Lima

    Fernanda, vc acha melhor fazer um tour com esses onibus de turismo ou é melhor se virar se metro/bonde? Paro em lisboa na ida e na volta do meu destino principal (roma). Na ida chego as 11 30 e saio as 6 30 do dia seguinte. Pensei em fazer a regiao de belem, mosteiro e arredores. Na volta chego as 20:00 e saio as 16 30 do dia seguinte. O que vc me sugere? Ah, esqueci de perguntar… Posso deixar as malas no aeroporto e seguir somente com uma bagagem de mao com uma troca de roupa e tal? Ou nao é seguro deixar a bagagem no aero de um dia pro outro? Muiiiiito obrigada! Seu blog é ótimo!!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Anelisy!
      Eu que agradeço o elogio!
      Sou meio suspeita pra falar, pois prefiro me aventurar no transporte público das cidades que visito. Mas admito que os ônibus turísticos de 2 andares são bastante práticos, porque vc não precisa pesquisar itinerário e nem planejar nada. A única desvantagem é que são mais caros, ou seja, paga-se pelo conforto.
      Na verdade vc ficará praticamente 1 dia e meio em Lisboa. Na ida, eu faria este roteiro do post, já que vc irá pernoitar por lá (seu roteiro pode acabar mais tarde). E na volta, eu faria as atrações que sugeri para um meio dia aqui no post. Isso começando o dia cedo.
      Não precisei deixar bagagem no aeroporto, mas dei uma olhada no site do aeroporto e eles afirmam que tem sim um depósito de bagagens. Dá uma olhada aqui.
      Uma ótima viagem pra vc! 🙂

  33. Luciana

    Fernanda, boa noite!
    Passarei uma temporada a trabalho em Lisboa, aproximadamente 3 meses, como conheces bem a Europa o q me aconselhas? Tem algum roteiro para indicar pros finais de semana? Preciso de algumas dicas/ajuda! 😊
    Por gentileza, se puder entre em contato comigo pelo meu email. Grata desde já

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luciana!
      Na verdade, passei apenas 7 dias em Portugal e fiz viagens à alguns países europeus (faltam vários ainda pra minha lista 🙂 ). Mas todas as experiências e dicas que eu adquiri nessas “aventuras”, coloquei aqui no blog.
      Com a ótima opção das cias aéreas “low cost” dentro da Europa, qualquer país está há poucas horas de Lisboa, sendo viável uma visita de fim de semana a vários deles.
      Como Portugal é um país pequeno e vc estará na principal cidade portuguesa (que tb tem uma posição privilegiada), qualquer lugar que vc for já vai ser um passeio ótimo. Dos lugares que visitei, sugiro ir à Sintra e à Fátima – cujo acesso, vindo de Lisboa, é fácil.
      Mas tem outras cidades bem procuradas pelo turismo: Cascais, Estoril, Évora, Óbidos, Coimbra, Aveiro, a região sul do Algarve… Nossa, são muitas opções!
      Como vc irá morar algum tempo lá, sugiro tirar um fim de semana pra visitar o Porto. Foi a cidade que mais adorei em Portugal.
      Em se tratando das inúmeras opções, sugiro que vc contacte o escritório de turismo quando chegar em Lisboa (há vários quiosques espalhados pela cidade). Ele possui todas as dicas e possibilidades de passeio à partir da capital portuguesa e é o órgão mais gabaritado para te ajudar. 😉
      Abs

  34. André de Oliveira

    Olá Fernanda. Ótimas suas explicações aqui no blog. Poderia me ajudar? Viajarei para ESPANHA em JANEIRO 2017… mas programei passar 3 dias em PORTUGAl.. chego em 8 de Janeiro 2017 ao meio dia… quero ficar na capital até dia 9 meio da tarde.. depois sigo a Coimbra, ficando lá até dia 11 de manhã… na volta passarei por Fátima… mas a questão é que aluguei um carro para minha passagem por Portugal. Poderia me informar se isso é viável.. se tem estacionamentos fáceis nos pontos turísticos, valores de pedágios… e dicas para quem como eu estará de carro? Agradeço seu retorno. André

    • Fernanda Rangel

      Oi, André!
      Nessa viagem de Portugal, estava visitando uma amiga que morava lá e a única vez que utilizamos o carro foi pra ir do Porto a Fátima. É super viável: há um amplo estacionamento (gratuito) no Santuário, bem atrás da Basílica N. Sra. Fátima.
      Achei as estradas portuguesas bem preservadas, especialmente as rodovias que ligam as cidades principais. Embora tenha utilizado o GPS, achei relativamente bem sinalizadas e há pedágios pelo caminho.
      No entanto, para circular dentro das cidades, o carro é uma péssima opção. Não visitei Coimbra, por isso não saberia dizer como seria lá. Mas em Lisboa, posso dizer que é será um pouco complicado estacionar perto das atrações.
      Meu conselho é: use o carro apenas para se deslocar entre as cidades. Mas dentro delas, lance mão do transporte público local.
      Abs

  35. André de Oliveira

    Ahhh eu novamente… e esqueci de perguntar… como estarei de carro…. e será inverno… é perigo nevar nessas regiões que falei acima? Como fica o transito caso neve? Grato pelo retorno.

    • Fernanda Rangel

      Olha, até onde sei, é raro nevar em Portugal. Sei que o clima anda meio louco, mas acho pouco provável que vc pegue alguma nevasca por lá.
      Visitei o país no mês de fevereiro e a menor temperatura que peguei lá foi 9 graus.
      De qq forma, acho arriscado dirigir com neve. O brasileiro não está acostumado com isso e se caso vc encontre neve por lá, das duas, uma: vá de trem ou contrate um serviço de traslado, onde certamente terá algum motorista local que esteja acostumado com o clima de lá.
      Abs

  36. BETY CALINA

    OLA FERNANDA. ESTIVE EM SETEMBRO EM LISBOA E FIZ O MEU ROTEIRO DE TRES DIAS COM TODAS AS SUAS SUGESTÕES, FOI TUDO MARAVILHOSO! USEI O CARTÃO DIÁRIO E USUFRUI DE TODOS OS TRANSPORTES, METRO, ELETRICOS E ONIBUS.FOI SENSACIONAL ! ANDAR DE TRANSPORTE PUBLICO EM LISBOA É MUITO FÁCIL E ECONÔMICO. FIZ OS PASSEIOS SUGERIDOS E ATÉ AS LOJAS QUE VOCÊS INDICARAM EU FUI. GOSTARIA DE DIZER QUE USEI O COMPARADOR DE PRECOS DE SEGURO VIAGEM DA REAL SEGUROS OFERECIDO PELO SEU SITE E FIQUEI MUITO SATISFEITA PELO ATENDIMENTO E PELO PREÇO. PARABÉNS!BOBRIGADA POR ME PROPORCIONAR, ATRAVÉS DE SEUS POSTS UMA VIAGEM INCRIVEL!!! ATE A PRÓXIMA!
    ABRAÇOS,
    BETY

    • Fernanda Rangel

      Oi, Bety!
      Eu que agradeço o elogio e o carinho! 😀
      Fiquei muito contente pelos nossos posts e parceiros terem ajudado a fazer a sua viagem ser incrível.
      E obrigada por ter retornado aqui pra nos contar como foi sua experiência!
      Grande abraço! 😉

  37. Paula Teles

    Muito obrigada pelas dicas! Passarei apenas 10 horas em Lisboa, viajarei à noite para Bruxelas e amei suas dicas. Vou aproveitar o dia para passear. Você me deu coragem! !!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Paula!
      Eu que agradeço o elogio!
      Lisboa tem a vantagem de ser uma cidade compacta e não ter muitas atrações turísticas. Acho que ela é uma das poucas capitais europeias que se consegue conhecer o essencial em apenas 1 dia de passeio.
      O único problema é que a gente sai de lá com vontade de voltar pra aproveitar com mais calma e ainda fazer passeios pelos arredores da capital.
      Uma ótima viagem pra vc!
      Abs

  38. Sabrina

    Olá Fernanda, boas dicas 😉
    Estou em Braga e vou seguir sua sugestão para conhecer os pontos turísticos de Lisboa. Não pretendo passar dias, só um bate volta mesmo…pois estarei sozinha por um tempo, porém queria aproveitar o tempo para conhecer algum lugar. E achei interessante seu roteiro.
    Vlw
    bjinhos

  39. Milena

    Olá boas!! Segui seu roteiro de um dia em lisboa, os preços continuam atualizados e consegui aproveitar bastante, obrigada!

  40. Leo

    Adorei o site, parabéns!! Teremos algumas horas em Lisboa numa escala. Calculamos cerca de 8 a 9 horas. Já conhecemos a cidade. Nossa dúvida é porque será um domingo, 22 de Janeiro, ou seja, domingo e frio. Já vi que alguns restaurantes fecham aos domingos!!
    Bem, vc poderia me dizer se as dicas acima se aplicam aos domingos?
    Outra coisa é que ouvimos que a região dá Expo está meio decadente atualmente… Confere?
    Se vc puder sugerir restaurante com vista, agradeço, pq chegaremos por volta do meio-dia…
    Obrigada. Abs.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Leo!
      Obrigada pelo elogio!
      Olha, a parte de Belém (Mosteiro, Torre e Pastéis) eu visitei justamente num domingo e estava tudo funcionando normalmente. Mas isso foi em 2012. É melhor conferir nos sites oficiais se continua tudo aberto nesse dia da semana (os links estão no post).
      Sobre a região da Expo, em 2012 estava perfeita e muito agradável de passear. Dei uma olhada nas opiniões sobre o Parque das Nações no Tripadvisor e há vários comentários recentes falando bem. Dá só uma conferida aqui.
      Não fui a nenhum restaurante específico em Lisboa (acabei indo no Porto). Mas meu colega de blog Vinícius Miranda foi no Laurentina o Rei do Bacalhau e gostou bastante. Mas não tem nenhuma vista especial…
      Abs

  41. Gabriela

    Boa tarde Fernanda! Ótimas dicas. Pretendo fazer o passeio sugerido, porém estou pretendendo dormir no aeroporto (como é volta pra casa, nao tem problema o desconforto) o que você sugere fazer após o parque das Nações? Pretendemos ficar até a hora que aguentar para conhecer a cidade de noite e após, acredito que em torno de 1 da manhã, ir para o aeroporto para “dormir” para pegar o voo para casa as 9h. O que sugere? Obrigada

    • Fernanda Rangel

      Oi, Gabriela!
      As opções noturnas, dizem, dependem do dia da semana (finais de semana tem mais opções que uma segunda de noite, por exemplo). Mas vc pode dar uma passada no Cassino Lisboa, que fica pertinho do Parque das Nações ou então dar uma esticada até o Bairro Alto e Chiado, famosos pela vida noturna na capital portuguesa. Há vários bares e restaurantes nessa região.
      Abs

  42. Felipe

    Adorei encontrar suas dicas. Estou indo em julho para a Inglaterra com a minha esposa. Nosso vôo sairá de Brasília-Lisboa-London, mas fui informado essa semana que meu vôo foi alterado e seremos “obrigados” a passar um dia em Lisboa. Chegaremos em Lisboa as 6:00 e partiremos para Londres apenas na manhã do dia seguinte. Como nosso vôo sairá muito cedo optamos por um hotel próximo ao aeroporto. O seu roteiro será o nosso roteiro. Obrigado pelas dicas.
    Aproveitando, qual a sua opinião à respeito de ficar hospedado perto do aeroporto? Optamos pois nosso vôo para Londres sairá muito cedo.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Felipe!
      Eu que agradeço o elogio!
      Acho uma excelente ideia, já que vcs precisarão madrugar pra pegar o vôo pra Londres. Estando ali pertinho, fica muito mais prático.
      Não circulei nas ruas do entorno do aeroporto pra te dizer se é seguro ou algo assim. E tb não encontrei nenhum relato negativo na web sobre a região.
      Abs

  43. Silvestre Zanon

    Fernanda…boa noite! Farei um bate-volta à Portugal entre os dias 20(chegada )e 28/02 (partida). Entrada e saída por Lisboa. É viável fazer um roteiro até o Porto de motorhome? Não no sentido de custos, etc. Mas de facilidade pra estacionar, acesso aos lugares de pernoite….etc.
    Desde já obrigado

    • Fernanda Rangel

      Oi, Silvestre!
      Não tenho experiência com motorhome e não saberia te dizer detalhes sobre estacionamento ou outras informações a respeito.
      Mas baseado na minha estada em Portugal, posso te dizer o seguinte…
      Fiz uma viagem de carro entre o Porto e Fátima (fui no veículo de uma amiga que morava lá na época) e achei a estrada muito boa. Parte desse trajeto inclui a rodovia que liga Lisboa ao Porto e achei bem conservada e bem sinalizada.
      Dentro da cidade do Porto, não é fácil estacionar nem carro! Fiz todos passeios utilizando transporte público por indicação dessa amiga, pois não há muitas vagas disponíveis. E à noite é a mesma coisa: saí um dia na Baixa do Porto e precisamos deixar o carro longe, numa vaga de rua conseguida com muito custo.
      Abs

    • Emerson Oliva

      Olá Silvestre, comecei a acompanhar o site da Fernanda agora e vi sua pergunta. A questão é que vou fazer 11 dias de motorhome em portugal e ainda passar por parte da Espanha. Aceito dicas e sugestões, principalmente sobre os pontos para estacionar o motorhome. Por exemplo no aquário! Obrigado “gorkthor@gmail.com”

  44. Simone Fuss

    Olá Denise,

    Adorei o seu roteiro! Obrigada por fazê-lo com tantos detalhes!!! Ele está muito prático!
    Eu vou ficar dois dias em Lisboa, Chego de Madri as 10hs da manhã de uma segunda feira e meu voo de volta é as 20:30 de terça feira, o que você me recomenda pra o segundo dia? Quero continuar em Lisboa. Você acrescentaria outros pontos durante roteiro de 1 dia, ou faria outros pontos no segundo dia?
    Meu hotel fica perto da estação Rato

    Obrigada,
    Simone

    • Fernanda Rangel

      Oi, Simone!
      Eu que agradeço o elogio! 😀
      No final do post indiquei uma sugestão de esticada do roteiro para mais meio dia em Lisboa. Seria a sugestão ideal para o seu caso.
      Abs

  45. Andre Leoni

    Fernanda,
    Apenas passando pra agradecer a riqueza de detalhes. Fiz exatamente seu roteiro de 1 dia e foi perfeito. Nao fosse o Elétrico quebrar e empacar a linha, até o horário teria cravado. Perfeito…..
    Siga compartilhando suas dicas conosco

    • Fernanda Rangel

      Oi, André!
      Obrigada pelo elogio e por nos dar um feedback! 😀
      Fiquei muito contente pelo post ter sido útil para a sua viagem.
      Só não contávamos com esse bendito elétrico, né?! Hehehe… Ainda bem que deu tudo certo!
      Abs

  46. Claudia

    Adorei Fernanda, suas dicas são perfeitas pra quem gosta de fazer um bate e volta nas esperas das conexões. No meu caso, já compro as passagens com essas esperas para aproveitar e conhecer o local. Estarei indo para Roma em Outubro e vou passar por Lisboa e suas informações serviram como uma luva. Obrigada, bjs.

  47. Ana Flavia Tonelli

    Olá, Fernanda! Estarei em Portugal em abril desse ano, será uma viagem de lua de mel e ficaremos hospedados em Cascais. Faremos um passeio de 1 dia e meio em Lisboa e seu roteiro parece perfeito para o que queremos conhecer, mas estou em dúvida quanto ao dia. Você acredita que teremos problema se passarmos o domingo na cidade? Corremos o risco de pegar muitos lugares fechados? O que você sugere?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Ana Flavia!
      Eu visitei Lisboa num domingo e encontrei tudo aberto.
      Mas como foi há 5 anos atrás, recomendo checar os horários de funcionamento. Disponibilizei os links dos sites oficiais das atrações no post.
      Abs

  48. Ana - voupraroma

    Oi Fernanda,
    Vou ter apenas 1 dia em Lisboa e queria saber onde você acha melhor se hospedar? Algum IBIS?
    Vou chegar em Lisboa as 12h e no outro dia as 06h sai meu voo. Queria ficar em algum hotel próximo ao metrô que vai ao aeroporto porém perto do Centro, me indica algum lugar?
    Beijos de Roma
    Ana

    • Fernanda Rangel

      Olá, Ana!
      Desculpe a demora pela resposta, pois estava viajando nas últimas semanas e fiquei afastada do blog (estava na Espanha e em Lisboa, inclusive! 😉 ).
      Eu fiquei no Hotel Princípe Lisboa. Bem localizado e em frente (literalmente) a uma estação de metrô – que pertence a mesma linha que vem do aeroporto.
      Cheguei à Lisboa vindo de avião de Sevilha e fui de mala e cuia de metrô até o hotel e foi muito tranquilo. A única coisa é que a saída que está em frente ao hotel possui escadas e o elevador fica uns metros da entrada do hotel, mas dá pra ir andando tranquilamente.
      Pensei em ficar hospedada perto do aeroporto, pois fiquei apenas 1 dia em meio na capital portuguesa. Mas os preços das diárias nas imediações estavam muito caras e acabei apelando para o hotel que fiquei da outra vez que estive em Lisboa.
      Bjo grande e mais uma vez, desculpe a demora!

  49. MARTA

    Adorei as dicas, vou passar um da e meio e fazer esse roteiro com certeza! era exatamente o que eu queria! obrigada por compartilhar dicas tão preciosas!

  50. Marcella

    Fernanda!!
    Adoro seu blog! Adoro seus textos! Adoro a forma como você explica tudo direitinho 😉
    Já usei seu roteiro de 1 dia em Verona, uma vez. Fantástico!
    E agora estou indo a Lisboa 🙂 🙂

    O problema é que só tenho 3 dias. E quero conhecer Lisboa e Sintra.
    Chego no dia 30/04 às 10h45. E fico até o dia 03/05 às 11h.
    No dia 03/05, não dá tempo de fazer nada!
    No dia 30/04, ainda tenho que passar pela Imigração, tenho que ir ao apartamento AirBnb (Bairro Príncipe Real, próximo à Estação Avenida) e tenho que almoçar. Devo estar livre às 14h.
    Então, tenho 2 dias e meio (01/05 e 02/05 inteiros, e metade do dia 30/04).

    Pensei em deixar o dia 02/05 para Sintra.
    E deixar Lisboa para os dias 30/04 e 01/05.
    Mas, outro problema: dia 01/05 é feriado!
    Então, eu tenho que dividir as atrações de Lisboa entre o dia 30/04 (quando tudo abre) e o dia 01/05 (quando tudo está fechado).
    Como você acha melhor fazer essa divisão (considerando o feriado e considerando que estarei hospedada no Príncipe Real)?
    Se tiver que excluir algo do roteiro, pode excluir 🙁

    Mosteiro dos Jerônimos
    Praça do Império (que está logo em frente)
    Padrão dos Descobrimentos
    Torre de Belém
    Pastéis de Belém
    Praça Pedro IV
    Elevador Santa Justa (mirante)
    Convento do Carmo
    Castelo de São Jorge
    Praça do Comércio
    Parque das Nações (teleférico)

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcella!
      Obrigada pelo elogio! 😀
      Fiquei muito contente por vc ter retornado ao blog para planejar outra viagem conosco.
      Todas essas atrações que vc listou dá pra fazer em 1 dia e meio tranquilamente. Daria até pra fazer em 1 dia, mas é corrido, conforme indiquei nesse post. Vc conseguirá fazer tudo com mais calma no período que tem disponível.
      Dei uma olhada no site oficial das atrações de Sintra e eles dizem que fecha apenas no feriado do Natal e Ano Novo – dando a entender que funciona tranquilamente no dia 01 de Maio. Sendo assim, tiraria esse dia pra visitar Sintra.
      Dá só uma olhada no site (aqui).
      Grande abraço!

  51. Eduardo Pavanelli

    Fernanda, quero te agradecer, MUITO!

    Fiquei 12 horas hoje em Lisboa e seu roteiro foi minha salvação, consegui fazer todo o horário indicado e ainda comi os pasteis de Belém hahaha

    Muito obrigado!!!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Eduardo!
      Eu que agradeço o elogio!
      Fiquei muito contente pelo post ter lhe sido útil.
      Tb fiz uma passagem relâmpago por Lisboa há poucos dias, após uma viagem à Espanha (motivo pelo qual demorei pra te dar um retorno).
      Abs

  52. Jose Carlos Carvalho

    Olá Fernanda, gostei muito do seu roteiro de um dia em Lisboa e vou me programar para seguir a risca. Desde já, parabéns e obrigado. Você é detalhista e para esses casos é fundamental.
    Estaremos em Lisboa dia 16 e 17 de junho. Na realidade vou ter um dia e meio sendo que o meio dia vou usar para conhecer o Oceanário, Teleférico e passar no Shopping ou El Corte Inglês. Ninguém é de ferro. No dia seguinte farei o seu roteiro e quero jantar no Laurentina.
    Mas o que eu queria te perguntar é se você já usou o cartão EasySim4U. Caso tenha usado me tire umas duvidas: é confiável? preciso liberar o telefone para uso lá? preciso configurar o telefone ao chegar lá? tenho que me conectar com alguma empresa lá? tem algumas dicas de uso deste cartão?
    Vi que voce responde questões fora do assunto Portugal e quero te perguntar mais uma coisa: estou chegando em Milão à noite e vou pegar taxi. Devo agendar através da TAP (parceiros) ou pego na saída. É confiável?
    Obrigado, abraço.

    • Fernanda Rangel

      Oi, José Carlos!
      Eu que agradeço o elogio! 🙂
      Estava em Lisboa há 10 dias atrás e usei o cartão do EasySim4U por lá (assim como na Espanha, o país de onde estava antes de pisar em terras portuguesas). E nos 2 lugares funcionou perfeitamente: eu tinha internet 24h comigo e funcionando rápido. Pra vc ter uma ideia, com ele eu consegui conversar por vídeo-conferência com familiares no Brasil, sem travar a imagem. E em vários hotéis ele funcionou melhor que o próprio wi-fi do estabelecimento. Me surpreendeu positivamente.
      Quando vc adquire o chip, é só pedir pra eles o habilitarem para o período da sua viagem e para o(s) país(ses) que vc irá. Não precisa configurar nada: basta ter o seu celular desbloqueado (todos os aparelhos atuais são) e inserir o chip. Depois de uns poucos minutos ele começa a funcionar. Simples assim.
      Mas assinalo que, para quem for utilizar o chip na Europa, ele é apenas para “dados”, ou seja, vc terá apenas internet disponível com ele e não serviço de telefone. Isso não chega a ser um problema, pois há vários aplicativos em que vc pode fazer ligações apenas utilizando a internet (e não o serviço de telefonia de uma operadora).
      Quanto à chegada em Milão, não tive a experiência de chegar em Malpensa pra saber se é fácil (ou confiável) ou não pegar um taxi lá. No meu caso, eu saí da Itália por Milão, ou seja, pedi pro meu hotel chamar um taxi de confiança pra me levar para o aeroporto.
      Utilizei o taxi em Milão uma vez, quando fui visitar a praça do Duomo à noite (fui e voltei pro hotel de taxi). Achei super tranquilo e seguro, mas não saberia dizer se todos os taxistas da cidade são assim…
      Abs

  53. Iracema Mendes

    Olá Fernanda!
    Amei seu post!! Estarei em Lisboa no dia 13 e 14/06/2017 e com certeza absoluta farei o roteiro sugerido por você. Vc poderia me indicar algum lugar para ir à noite?
    Obrigada.
    Abraços

    • Fernanda Rangel

      Oi, Iracema!
      Eu que agradeço o elogio!
      Depende do tipo de programa que te atrai. Se for um jantar, sugiro o D’Bacalhau que fica no Parque das Nações (estive lá há 1 mês atrás e pedi o “misto de bacalhau” que vem com 4 pratos diferentes da iguaria para 2 pessoas. Delicioso e barato!).
      Outra opção é tentar uma Casa de Fado. Não fui a nenhuma até hoje e, por isso, não teria alguma pra te indicar. Mas os recepcionistas dos hotes costumam ter ótimas sugestões para os hóspedes (é uma dica que sempre sigo e sempre deu certo!).
      Por fim, tem ainda a opção das noitadas pelo Chiado e Bairro Alto. Mas como vc irá visitar numa terça/quarta, não sei se encontrará muitas opções de saída nesses dias da semana…
      Abs

  54. Claudia

    Adorei suas dicas. Me responda uma coisa, um único cartão de 24 horas pode ser utilizado para duas pessoas? Obrigada.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Claudia!
      Eu que agradeço o elogio.
      Não, ele é individual. Inclusive, temos que passá-lo no leitor da catraca tanto pra entrar na estação quanto pra sair. E isso não seria possível se 2 pessoas tentassem utilizá-lo ao mesmo tempo (se passou pra entrar, o próximo procedimento é utilizar o cartão apenas pra sair).
      A única forma de 2 pessoas o utilizarem seria se fossem viajar de transporte em momentos diferentes, tipo: um usa de manhã e o outro usa à tarde, por exemplo. Não vem nome ou identificação no cartão, ou seja, qualquer pessoa pode utilizá-lo. Só não ao mesmo tempo.
      Abs

      • Claudia

        Ah sim, entendi. Obrigada pela resposta. Em Barcelona é bem mais prático, pois eu e meu esposo utilizamos um único cartão, mas o cartão é com 10 passagem por 10 euros. Indo em outubro para Roma e tenho uma espera de 10 horas em Lisboa, mas estou tremendo de medo de perder o vôo kk. Quando fui para Espanha em 2016, cheguei em Madri e tive 10 horas de espera e aproveitei os principais pontos sem medo e voltei tranquila para o aeroporto para seguir para Barcelona.

        • Fernanda Rangel

          Vai ser tranquilo. O metrô de Lisboa te deixa no aeroporto, o que é uma facilidade, pois é um tipo de transporte que funciona independente de chuva, trânsito ou qualquer outro inconveniente.
          E num caso extremo, se um imprevisto ocorrer, tem ainda o taxi.
          Outra vantagem é que o aeroporto de Lisboa fica dentro da cidade – coisa rara na maioria das cidades europeias.
          Vai dar tudo certo! 😉

  55. Naiana Lima

    Gostei muito das suas dicas. Completas e ao mesmo tempo objetivas! Como vou pernoitar, teria alguma sugestão de restaurante para jantar à noite?
    Obrigada!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Naiana!
      Eu que agradeço o elogio!
      Passei rapidinho por Lisboa há 3 meses e jantei no Restaurante D’Bacalhau, que fica no Parque das Nações. Muito bom! Pedi o Mixto de Bacalhau, que vem 4 pratos diferentes de bacalhau, todas receitas típicas portuguesas. Parece muito, mas não é: eles servem porções que dá pra 2 ou 4 pessoas.
      O meu colega Vinícius Miranda teve a experiência em outro restaurante, o Laurentina Rei do Bacalhau. E gostou bastante.
      Abs

  56. Carlos Renato

    Oi Fernanda boa noite, uma ajuda, estarei 5 dias em Barcelona e comprei uma passagem de avião de Barcelona pela Vueling até Lisboa eu e minha esposa e filho com um preço atrativo. Só que será no dia de finados dia 2 de novembro deste ano. Chego as 8 h e saio de Lisboa retornando as 21h. Minha pergunta se puder e ajudar é como Lisboa se comporta nesta data se ao menos consigamos visitar alguns pontos, uma vez que, acredito que seja feriado. Obg se puder ajudar.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Carlos!
      Nunca visitei Lisboa nessa data e, por isso, não saberia te dizer com 100% de certeza.
      Mas disponibilizei links das atrações ao longo do post, que direcionam para os sites oficiais (exceto o do Mosteiro dos Jeronimos, que vc confere aqui). Seria interessante dar uma olhada em cada um deles para conferir os dias de fechamento.
      Abs

  57. Brune

    Querida, parabens pela postagem! Ajudou várias pessoas e vai me ajudar também!!

  58. Roberta

    Adorei o site!!! Dicas super uteis. Fernanda você saberia me dizer se o bonde para Belém se insere na categoria de carris?
    obrigada.

    Roberta

    • Fernanda Rangel

      Oi, Roberta!
      Desculpe pela demora da resposta e obrigada pelo elogio!
      Sim. A Carris é a cia de transporte público de Lisboa e administra as linhas de ônibus, metrô e bondes da cidade. Belém está inclusa.
      Abs

  59. Marcelo Scaloppi Antonialli

    Fernanda eu gostaria de fazer esses passeios de carro , voce poderia me audar com algumas dicas

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcelo!
      Desculpe a demora.
      Olha, não aconselho circular de carro dentro de Lisboa. O estacionamento não é fácil e o transporte público é excelente. Acho que vc vai acabar perdendo um tempo precioso com o carro se for ficar apenas 1 dia, conforme proposto no texto.
      Mas se vc for ficar mais tempo e tiver que fazer bate-voltas para outras cidades portuguesas, aí sim pode valer a pena.
      Fiz uma viagem à Portugal basicamente de trem, por isso não teria dicas pessoais pra te dar. O máximo que usei o carro foi com uma amiga que morava lá e fomos à Fátima, com ela dirigindo. Posso apenas dizer que as estradas são ótimas.
      Abs

  60. Vanessa

    Olá Fernanda,
    Muito grata pelo teu roteiro. Ficaremos, eu e minha mãe, 1 dia e meio em Lisboa, pois queremos conhecer Sintra numa manhã.
    Tuas dicas me ajudaram a preparar o nosso roteiro.
    Iremos em outubro/2017 e tenho certeza que iremos adorar.
    Um abraço,
    Vanessa.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Vanessa!
      Eu que agradeço o elogio!
      Fico muito contente pelo post ter lhe sido útil.
      Sei que estou me metendo onde não fui chamada, mas Sintra numa manhã é meio corrido… A menos que vcs já a conheçam. 😉
      Abs

  61. Claudia Rodrigues

    Gostei muito das suas dicas e, esse roteiro de um dia está maravilhoso e abrange os principais pontos turísticos de Lisboa. Anotar e levar comigo.

  62. Samara

    Fernanda…incríveis essas dicas de um dia! Texto bem escrito e as informações muito claras! Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências!

  63. pedro

    Oi Fernanda, tudo bem?

    Chegaremos em Lisboa as 11h saindo as 9h do outro dia. Gostariamos de saber se o bilhete 24 horas vale para este período ou se se encerra as 0h. Obrigado

  64. Carmélia Cândida

    Adorei as dicas! Terei um dia em Lisboa, e esse roteiro, com todos os detalhes necessários, será de grande utilidade para mim. Obrigada.

  65. Italo

    Fernanda,
    Muito boa as dicas! Pretendo ficar em um hotel no Chiado e devo ficar 2 dias, mas estarei com um bebe de 6 meses e preciso fazer as visitas com calma e tempo e o seu roteiro encaixa bem na minha situação em 2 dias! Estarei com carro alugado e tenho interesse em fazer o roteiro com o carro por causa do carrinho de bebe. Fazer este roteiro de carro é tranquilo? Quais lugares terei dificuldades de encontrar estacionamento pago?
    Obrigaod

    • Fernanda Rangel

      Oi, Italo!
      Eu que agradeço o elogio!
      Olha… Não é muito prático visitar Lisboa de carro não. Assim como na maioria das cidades europeias, é um lugar pra usar e abusar do transporte público.
      O problema de lá é a dificuldade de estacionar. No Parque das Nações até tem o estacionamento anexo ao shopping e perto da Torre de Belém parece ter um também, mas no centro histórico da cidade… As vagas de ruas são disputadas por lá.
      A menos, é claro, que o seu hotel tenha estacionamento. Aí é deixar o carro guardado lá e passear a pé pelo centro, deixando pra usá-lo apenas quando for ao Pq. das Nações e/ou a Torre de Belém.
      Circulando a pé pelo Chiado e pela Baixa será tranquilo com o carrinho e dá pra usá-lo nos elevadores (tanto o Santa Justa quanto os funiculares) – desde que ele não seja muito grande e esteja fechado, com vcs levando o bebê no colo ou num “canguru”.
      Se optarem por usar o transporte público, o metrô é bem tranquilo: as estações são amplas e há elevadores. Já os bondes, tem que fazer esse esquema de levar o neném no colo e carregar o carrinho fechado.
      Abs

  66. Maria Fernanda

    Oi Fernanda! Adorei as dicas! Vou com meu marido e filha de 4 anos! Tbem tenho um dia em Lisboa, mas pensei em pegar aqueles onibus de turistas “hop on hop off” pra agilizar e ter uma ideia do todo e depois parar nas atraçoes principais! O que acha? Vou vis do Porto de carro, e saindo de Óbidos, tenho um dia pra dividir entre Sintra e Cascais ou somente um deles pela manha e a tarde ter mais meio dia em Lisboa! O que acha melhor??

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria Fernanda!
      Desculpe a demora pela resposta. E obrigada pelo elogio! 😉
      Acho uma boa ideia pegar os “hop on-hop off” em Lisboa, pois vc tem pouco tempo e estará com uma criança. Não teria aquela experiência de ter contato com os lisboetas no transporte público, mas tem a vantagem de priorizar melhor o seu tempo.
      Sobre esse dia extra, eu acho que visitar Sintra em metade de um dia muito pouco. Pra vc ter uma ideia, fiquei 1 dia inteiro e só deu pra ir a 3 atrações…
      Não visitei Cascais, mas já li que dá pra fazer em metade de um dia. De repente vc pode ir pra lá de manhã e a tarde ficar em Lisboa.
      Abs

  67. Priscilla

    Olá Fernanda, adorei suas dicas. . Estou organizando para ir a Londres, e farei conexão em Lisboa, então quero pernoitar para poder conhecer alguns pontos. Você conseguiria me dar dicas de um dia em Lisboa com crianças? Estaremos indo em família, eu meu esposo e nossos dois pequenos.
    Obrigada pela atenção.
    Att: Priscilla

    • Fernanda Rangel

      Oi, Priscilla!
      Eu que agradeço o elogio!
      Como não viajei com crianças, não teria um roteiro voltado especificamente pra elas pra te informar aqui. Mas como vc terá pouco tempo em Lisboa e imaginando que seja sua 1ª vez na capital portuguesa, seria interessante sim fazer essas atrações que propus nesse post, mas dando um jeito de ir ao Parque das Nações e principalmente ao Oceanário.
      A região de Belém é muito agradável e possui um calçadão ótimo pra caminhar e apreciar a vista. Vi muitas famílias passeando por lá.
      Já no centro de Lisboa, não aconselharia ir ao mirante do Elevador Santa Justa se seus filhos forem pequenos (ele é bem alto e envolvido apenas por uma grade de ferro). E pelo mesmo motivo, não aconselho o Castelo de São Jorge (lá nem proteção tem).
      De repente, vcs poderiam ir a região de Belém, depois dar uma voltinha rápida pelas ruas da Baixa e Praça do Comércio e depois seguir pro Parque das Nações – onde realmente a criançada vai aproveitar. Dentro do Oceanário, haviam várias delas enlouquecidas com os aquários e os bichos aquáticos, como lontras, pinguins e etc. Vale a pena.
      Abs

      baseando pelo que visitei, indicaria sem dúvida uma ida ao Oceanário e o Parque das Nações.
      Se vc ainda não conhece Lisboa

  68. Maria Isabel Borba Alamini

    Oi Fernanda

    Adorei as tuas dicas. Completas e eficientes. Vamos chegar em Lisboa 10h ( o check in às 14h), dia 01 de junho. A minha ideia é comprar ticket do Hop-On Hop-Off Lisbone pela internet. Depois de deixar a mala no hotel já sair passeando. Tenho duas pergunta. Se eu comprar esse passe e não visitar todos os pontos turístico que quero, posso usar o mesmo 4 dias depois? Os horário eu posso fazer como quero e descer e ficar onde quero? Obrigada. Tenho certeza que vais me responder. bjos

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria Isabel!
      Obrigada pelo elogio!
      Depende da empresa do “Hop-on Hop off” que vc vai utilizar, mas no geral o passe é para uso ilimitado por 1 ou 2 dias.
      O esquema desse ônibus é assim: ele faz ponto em várias atrações turísticas e o passageiro pode descer em qualquer um deles (ou pegá-lo em qualquer um deles). Vc não é obrigada a descer em todos os pontos – tem gente que até prefere passear no terraço panorâmico do ônibus, fazendo a rota completa e vendo tudo de camarote lá de cima.
      Quem compra o bilhete pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser, durante o período de validade desse bilhete. Simples assim.
      Se vc vai passear por Lisboa em 1 dia e voltar depois de 4 dias pra usar o ônibus novamente, sugiro comprar 2 passes ilimitados de 1 dia. A menos que a empresa que vc escolheu te dê uma oportunidade diferente.
      A mais famosa é a empresa City-Sightseeing, que até onde eu sei, oferece passe ilimitado para 1 dia. Dá uma olhadinha aqui.
      Espero ter conseguido ajudá-la.
      Bjs

  69. Rosineia Costa A. Rodrigues

    Oi, Fernanda! Vou para Cascais em julho. Gostaria de saber se tenho condução de Cascais para Belém sem precisar ir para a estação Cais do Sodré? Adorei suas dicas, como vou ficar 11 dias, gostaria que me orientasse com mais roteiros. Obrigada. Rose

  70. MARIA CRISTINA GADAS OLIVEIRA

    Fernanda, onde devo comer o melhor pastel de belem? Me falaram que o melhor fica perto do mosteiro dos jeronimos e que fica uma fila enorme. Por acaso voce mora em Portugal? Se for guia em Portugal poderia informar o preço que cobra por dia para levar 4 pessoas para conhecer a cidade em 1 dia?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria Cristina!
      Vamos lá…
      1 – O melhor Pastel de Belém é esse aí mesmo que fica perto do Mosteiro dos Jerônimos. É “só” a confeitaria que inventou o doce e a única que tem a receita original. E vou te falar: é mesmo diferente dos que comemos por aí, achei muito mais saboroso. E é crocante, uma delícia!
      Já estive lá 2 vezes. Na primeira estava bem cheio e não deu pra entrar pra comer lá dentro. Tive que encarar a fila pra comprar os pastéis “pra viagem” e ela estava de tamanho bem razoável, mas andou rápido: não fiquei nem 10 minutos nela. Já na segunda vez estava mais vazio e consegui entrar pra sentar e comer os pasteis. E vi que lá dentro é enorme, tem vários salões interligados, cada um com várias mesas.
      O que indicaria para pegar o local mais vazio é evitar os horários “de pico”, como o café da manhã, o almoço e o chá da tarde.
      Para mais informações, veja o site oficial da confeitaria aqui.
      2 – Eu moro no Brasil. Não teria nenhum guia pra te indicar por lá (geralmente faço minhas viagens por conta própria, encarando o transporte público local). Mas uma opção boa pra vc seria usar os serviços de ônibus “Hop-on Hop-off”, que circulam pela cidade e fazem ponto nas atrações turísticas. Uma ótima empresa é a “City-Sightseeing”. Dá uma olhadinha no site deles aqui.
      Abs

  71. Mônica Pacífico Cavalcante

    Amei as Dicas!!! Consegui encaixar tudo o que queria ver. Irei em Junho. Depois conto como foi. Obrigada mesmo!!!!

  72. ANDIARA

    Oi! Fernanda
    Estivemos só um dia em Lisboa e seguimos o teu roteiro.
    Foram ótimas as dicas. Deu tudo certinho.
    Obrigada!

  73. Claudia Lopes

    Obrigado pelas dicas, vou em julho, e onde comer um bom bacalhau? Comprar azeite, vinho em, Lisboa? abraço

    • Fernanda Rangel

      Oi, Claudia!
      Eu fui no Restaurante D’Bacalhau que fica no Parque das Nações e achei excelente. Pedi o Misto de Bacalhau que vem com 4 pratos diferentes (dá pra 2 ou 4 pessoas). Achei uma forma bem bacana de experimentar as variações de bacalhau feitas em Portugal. E estava uma delícia! Dá só uma olhadinha no site deles aqui.
      Já o meu primo Vinícius Miranda (que tb escreve o blog) teve uma ótima experiência no Laurentina Rei do Bacalhau. Confira o site deles aqui.
      Abs

  74. Lécio

    Oi Fernanda,
    Eu e minha esposa estamos a caminho de Berlim e seguimos suas dicas do roteiro. Deu tudo certo e foi super tranquilo, agradeço bastante seu Post.
    Como não fomos no Castelo de São Jorge, fica a justificativa para o retorno. Mais uma vez, muito obrigado.

  75. Ana Karina

    Esse roteiro me ajudou super!!! Obrigadíssima!! Segui à risca e deu tudo certíssimo!! Abração!!

  76. Paulo Araujo

    Muito Obrigado pelas dicas e sugestões Fernanda! Tenho exatamente 1 dia para ter um panorama sobre Lisboa, encaixou como uma luva nos meus planos, tudo muito bem detalhado e organizado com prestatividade.

    Muito grato!

  77. Josiane

    Olá, Fernanda. Ontem (23/9) fui para Lisboa e segui o seu roteiro, show de bola!! Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!! 👏🏼🤗
    * só não fui no Elevador porque a fila estava desanimadora. 😔
    Beijos e sucesso!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Josiane!
      Obrigada pelo elogio! 😀
      Estava viajando nas últimas semanas e acabei demorando com as respostas. Mas fiquei muito contente pelo roteiro proposto ter lhe sido útil!
      Da última vez que fui a Lisboa, a fila pro elevador estava péssima mesmo. Por pouco desisti tb, mas era a primeira vez da minha mãe por lá, acabei encarando por ela. 😉
      Bjs

  78. Lidiani

    Olá Fernanda,
    depois de tomar um baita prejuízo com uma agência de viagens pela qual comprei minha viagem que será em novembro próximo, tive que começar a organizar tudo do zero. E suas dicas tem sido a salvação. Quando voltar farei questão de dar um feedback. Obrigada e vemos que vc faz com muito amor.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Lidiani!
      Fico muito contente do post ter lhe ajudado a sair dessa confusão!
      Mil desculpas pela demora da resposta. Estava viajando nas últimas semanas.
      Aguardo seu feedback.
      Uma excelente viagem pra vc!
      Abs

  79. Lu

    Oi Fernanda
    Irei passar uns dias em Lisboa, no bairro de chiado (tua garrett). Da p ir de metro do aeroporto para Chiado? Qual linha eu pego? Que cor ? Que direção ?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Lu!
      A estação de metrô “Baixa-Chiado” (linhas azul e verde) fica na parte baixa do bairro. Dependendo de onde vc estiver hospedada, pode valer a pena. Mas se tiver mais lá pra cima, ou vai ter que apelar para os bondes ou para o Elevador Santa Justa.
      A linha que vem do aeroporto é a vermelha, mas isso não será problema, pois todas as linhas de metrô cruzam entre si.
      Para calcular qual melhor itinerário para o seu caso, sugiro pesquisar no site do Metrô de Lisboa. Lá, vc coloca a origem e o destino e ele te dá todas as coordenadas que vc precisa. basta acessar aqui.
      Abs

  80. Nadja

    Muuuuuito didatico o seu roteiro, parabéns! Mas eu gostaria de tirar mais uma dúvida: chegarei à Lisboa às 7h da manhã do dia 1º de maio. No final do dia, entre 18h e 19h, pegarei um trem para Aveiro (onde vou apresentar um trabalho no dia seguinte). Como é feriado, o roteiro que vc fez precisará de alguma adaptação?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Nadja!
      Obrigada pelo elogio!
      A Torre de Belém não abre no dia 1º de maio (veja aqui). De resto, acho que não haverá problemas. Mas não sei se o comércio abrirá nesse dia. As ruas da Baixa ficam mais animadas quando as lojas estão abertas… E acho que o Shopping Vasco da Gama abre nos feriados (não tenho certeza).
      Abs

  81. Pamela

    Olá Fernanda! Muito legal suas dicas. Pernoitarei em Lisboa e chego no final da tarde na cidade . Gostaria de saber se tem algum passeio que eu consiga fazer ou local único pra visitar e que ainda esteja aberto por volta das 18:00. Pois os passeios mais tarde ficam apenas por conta de restaurantes, e gostaria de fazer ao menos uma visita a um ponto turístico que ache indispensável, se é que seja possível escolher dentre tantas opções . Muito obrigada por compartilhar suas dicas! Bjos

    • Fernanda Rangel

      Oi, Pamela!
      Desculpe a demora pela resposta. E obrigada pelo elogio!
      Teria que entrar nos sites das atrações para ver os horários de funcionamento, que às vezes varia de acordo com a época do ano.
      Se tudo estiver fechado, aí não tem jeito… Mas, vc pode dar uma volta pela região de Belém, embora os monumentos estejam fechados nesse horário. Mas, mesmo assim, dá pra tirar fotos da Torre, do Padrão dos Descobrimentos, da Ponte… Ou então, dar uma volta pela região da Praça das Nações.
      Abs

  82. Christiane

    Boa noite! Gostei muito das suas dicas! Eu e meu marido chegaremos em Lisboa as 06:00 HS da manhã e voaremos para Roma no outro dia as 06:00 HS da manhã. O que você sugere: que guardemos a mala no aeroporto e pernoitemos no aeroporto ou que fechamos um hotel, se for hotel é melhor ficar no centro ou próximo ao aeroporto? Queremos aproveitar o dia em Lisboa, já que teremos 24 hs de conexão. Se sugerir algum hotel, onde ficar? Ou pelo menos um lugar para tomar um banho….

    • Fernanda Rangel

      Oi, Cristiane!
      Desculpe a demora pela resposta. E obrigada pelo elogio!
      Levando em consideração que vcs provavelmente irão aproveitar o dia seguinte em Roma, então seria melhor ter uma boa noite de sono em Lisboa. Por isso, não indicaria pernoitar no aeroporto. Vcs vão ficar “quebrados” no dia seguinte e isso vai atrapalhar seu 1º dia em Roma.
      O aeroporto de Lisboa não fica muito longe (diferentemente do que ocorre em outras cidades europeias) e há uma estação de metrô que conecta com o centro. Pra chegar seria tranquilo. O problema é a volta, pois o voo de vcs é muito cedo. Tem que pesquisar os preços das diárias e colocar na balança o que vale mais a pena. Se decidirem ficar pelo centro, geralmente as diárias são mais em conta, mas terão que pegar um taxi de madrugada para estar no aeroporto.
      Por outro lado, se ficarem nas imediações do aeroporto, estarão ali pertinho, mas as diárias costumam ser mais caras.
      Abs

  83. Juliana Moraes

    Amei as dicas e todas as considerações!!! Me ajudaram muito a nortear um roteiro para minha ida a Lisboa, passo por lá bem rapidinho, um dia e meio. Mas foi tudo muito válido. Obrigada por compartilhar!

Totos os direitos reservados