Roteiro de 2 Dias em Munique na Alemanha

Famosa pela Oktoberfest, a capital da baviera tem muito mais a oferecer. Veja esse Roteiro de 2 dias em Munique e conheça uma das principais cidades da Alemanha.

Vista da cidade de Munique

Vista da cidade de Munique

Munique é uma cidade linda, mundialmente conhecida pela Oktoberfest, a famosa festa da cerveja. A cidade respira história, arte, automobilismo e futebol. Com um roteiro de 2 dias em Munique é possível conhecer as principais atrações da cidade, e claro, aproveitar o melhor da gastronomia e cultura que a capital da Baviera tem!

Eu já fui para Munique 3 vezes, incluindo uma ida para a Oktoberfest. Posso dizer que Munique é, com toda certeza, a minha cidade preferida do sul da Alemanha. Digo no sul, pois com minhas viagens pela Alemanha, eu pude perceber que existe uma diferença cultural em cada região que você vai. Por isso indico muito conhecer a Alemanha com calma, pois cada cantinho dela tem uma gastronomia, dialeto e história local fascinante.

Munique foi palco para o início do movimento nazista, lá em 1933. Foi aqui que Adolf Hitler começou a ganhar reconhecimento no cenário político. Durante a segunda guerra mundial, cerca de metade da cidade foi destruída e isso me faz olhá-la com mais admiração e respeito, já que hoje ela está de pé e dando exemplo para o mundo inteiro como uma das melhores cidades em qualidade de vida para se morar.

Uma dica que eu posso dar pra você que já está arrumando a bagagem para Munique: prepare bem a mala! Eu fui em agosto/2019 e passei um pouco de frio. Sim, pleno verão e frio! Mesmo já morando na Alemanha, cometi o erro de simplesmente acreditar que era verão, logo, estaria quente. Então já fique ciente de que o clima na Alemanha é um pouco inconstante e precisa ter sempre um casaquinho na mala.

Hospedagem e Transporte em Munique

O hotel que eu fiquei foi o Meininger Hotel e eu super indico! Se você vai ficar 2 dias em Munique, você tem que escolher um hotel bem localizado, com um bom aporte de transporte público. O hotel fica pertinho do Olympiapark e apenas 1 minuto a pé da estação de tram. O quarto era bem limpo e tudo novo. Então, se você como eu procura sempre o melhor preço e boa localização, o Meininger Hotel München Olympiapark também é para você.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Se você está preocupado com o deslocamento dentro da cidade, já pode se despreocupar! Munique, assim como toda a Alemanha (pelo menos os lugares que conheci) tem um sistema de transporte público muito bom, funcional e pontual! Há diferentes tipos de tickets (como ticket unitário, diário para uma pessoa ou para grupo) e você precisa analisar a sua necessidade antes de comprar.

Para um roteiro de 2 dias em Munique eu indico um ticket diário, pois assim você fica livre para usar o transporte quantas vezes quiser. Eu estava em grupo, com 5 pessoas, e o ticket diário para o grupo (Gruppen-Tagenskarte) caiu como luva para mim. O custo do ticket foi de 12,80 euros por dia.

Roteiro Munique: Dia 1

Marienplatz

Essa praça é conhecida como o coração da cidade e definitivamente o ponto mais importante de Munique, por isso indico começar por lá.

Roteiro Munique 2 dias: Marienplatz

Marienplatz vista de cima

A praça tem esse nome devido a estátua de Maria que fica bem no centro. O símbolo foi erguido em comemoração ao fim da invasão sueca.

Na praça tem também bons restaurantes, cafés, a antiga prefeitura, que hoje em dia é um museu de brinquedos e também a nova prefeitura, que em alemão chama-se Neues Rathaus, um dos mais importantes cartões postais de Munique.

Como chegar: S-Bahn Marienplatz.

Neues Rathaus

A Neues Rathaus, com toda sua imensidão, é um dos principais cartões postais de Munique. Ela foi construída no início do século XX, em estilo neogótico, e é um dos pontos turísticos que nos permite subir na torre e olhar Munique de cima. A torre tem 85 metros e tenho uma boa notícia para você: tem elevador para subir!

Roteiro de 2 Dias em Munique: Neues Rathaus

Neues Rathaus (prefeitura nova)

Roteiro Munique: Placa com os pontos turísticos

Placa com os pontos turísticos

O que mais gostei é que na parede do muro da torre tem plaquinhas que indicam qual ponto turístico você está vendo ao olhar para a cidade. Achei muito interessante porque normalmente você olha um monte de prédio de cima e não tem nem ideia do que é. E como eu comecei o meu passeio por ali, já pude me localizar melhor e isso só me deu o gostinho para querer conhecer mais a cidade.

Custo do passeio: 4 euros (3 euros para estudante).
Como chegar: S-Bahn Marienplatz.

Almoço na Hofbrauhaus

A fome bateu e claro que eu não poderia deixar de levar a minha família em um dos restaurantes mais típicos e conhecidos de Munique: O Hofbrauhaus. Este restaurante foi fundado em 1589, sendo sua primeira filial em Munique. Hoje em dia podemos degustar da mais tradicional comida alemã em várias filiais pela Alemanha, e até mesmo no Brasil, em Minas Gerais.

Mas voltando para a parte boa: comida! Pedimos o tradicional joelho de porco (em alemão: Schweinshaxe) que vem acompanhado de um bolinho que se chama Kartoffelknödel, é feito de batata e farinha. E para acompanhar o tradicional prato alemão, eu pedi uma Hofbrau Original.

Roteiro em Munique: Almoço no Hofbrauhaus

Almoço no Hofbrauhaus

O mais legal desse restaurante é que lá o visitante realmente tem uma experiência da cultura local. As mesas são comunas, o que significa que você irá compartilhar com outras pessoas, caso ainda tenha lugar (isso é muito comum na Alemanha). O restaurante tem música ao vivo e é nada mais que o famoso Schlager, típico estilo de música alemã que toca tanto na Oktoberfest.

Uma curiosidade sobre a Hofbrauhaus é que ela é tão tradicional que no andar de cima tem exposto na parede o copo de cada integrante da família herdeira, que quando vai ao restaurante, cada um toma a sua cerveja no seu copo. Achei interessante eles manterem essa tradição por tantos anos.

Custo: 69 euros (dois Schweinshaxe, três cervejas, um copo de vinho e um de refrigerante).
Como chegar: 5 minutos a pé da Marienplatz.

Frauenkirche

A Frauenkirche é a catedral de Munique, também conhecida como a igreja das duas irmãs devido às duas cúpulas idênticas que ela possui.

Roteiro Munique 2 Dias: Frauenkirche

Frauenkirche em Munique

Interior da Frauenkirche em Munique

Interior da Frauenkirche

No seu interior boa parte foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, com isso a igreja é muito simples, porém bonita e ponto turístico obrigatório em Munique.

Custo: gratuito.
Como chegar: 3 minutos a pé da Marienplatz.

Carrilhões

Carrilhões na Marienplatz em Munique

Carrilhões na Marienplatz

Carrilhões é o famoso relógio de Munique, que fica na Neues Rathaus, na Marienplatz. Nele há bonecos que dançam ao som de uma agradável música. A dança representa a celebração do fim da peste bulcônica em 1517.

O relógio toca às 11h e 12h e no verão toca também às 17h.

Custo: gratuito.
Como chegar: fica localizado na Marienplatz.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.

Palácio Nymphenburg

Uma sugestão que deixo para vocês é colocar no primeiro dia do roteiro a visita no Palácio Nymphenburg, o qual foi construído em 1664 de estilo barroco. Nessa vez não deu para ir devido ao nosso cansaço da viagem anterior, mas posso afirmar que se encaixa perfeitamente nesse roteiro em Munique. Eu fiz essa visita na primeira vez que fui à cidade, em abril de 2014, e indico fazer a visitação. Com certeza vale muito a pena.

Custo: De abril a outubro 11,50 euros (estudante 9 euros) e de outubro a março 8,50 euros (estudante 6,50 euros).
Como chegar: Pegar o ônibus 51 sentido Moosach Bf., descer no Schloss Nymphenburg e andar cerca de 8 minutos.

Roteiro Munique: Dia 2

Olympiapark

Como eu comentei, o meu hotel ficava pertinho do Olympiapark, então eu fui a pé, cerca de 5 minutos. Eu queria passar um dia inteiro ali. Que parque lindo e muito bem preservado! São 300 hectares de extensão e não pode faltar na sua checklist de lugares para conhecer em Munique.

Roteiro em Munique: Olympiapark

Parque Olímpico de Munique

O Olympiapark foi construído para os jogos olímpicos de 1972. No parque podemos encontrar um estádio, um pavilhão olímpico, pista de ciclismo, uma piscina coberta e também a Olympiaturm, que é uma torre de televisão de 290 metros de altura, a qual é possível subir e observar a cidade do alto da plataforma de observação ou do seu restaurante giratório.

Custo: gratuito.
Como chegar: Olympiazentrum linhas U2 e U3 do metrô ou ônibus linha 173.

Odeonplatz

A Odeonplatz foi um lugar que eu me impressionei muito e que não tinha ido nas outras vezes que estive em Munique. Toda a arquitetura em volta é de tirar o fôlego e dá um ar de realeza em plena cidade.

Roteiro Munique 2 Dias: Odeonplatz

Odeonplatz

Vista da Odeonplatz em Munique

Vista da Odeonplatz

Assim que chegar nessa praça você se irá se deparar com o Feldherrnhalle, que, com toda sua grandiosidade construída em 1841, foi símbolo da honra do exército bávaro. À direita desse monumento, nós encontramos a Igreja Theatinerkirche e à esquerda o palácio real.

Theatinerkirche na Odeonplatz

Theatinerkirche na Odeonplatz

Interior da Theatinerkirche

Interior da Theatinerkirche

Custo: gratuito.
Como chegar: Odeonplatz, linhas de metrô U3, U4, U5 e U6 e ônibus linha 100.

Hofgarten

Ao lado da Odeonplatz fica o Hofgarten e a Residência de Munique. Eu adorei ter ido nesse jardim. É um lindo jardim estilo italiano, onde você consegue ter um contato com a natureza no meio da cidade.

Templo de Diana no Hofgarten

Templo de Diana no Hofgarten

Amigas no Hofgarten florido

Amigas no Hofgarten florido

Roteiro em Munique: Residenz visto do jardim

Residenz visto do jardim

Selfie no Residenz Munchen

Selfie no Residenz Munchen

Na residência eu não entrei, porém por fora é muito linda, imagino por dentro!

Custo: gratuito.
Como chegar: Odeonplatz, linhas de metrô U3, U4, U5 e U6 e ônibus linha 100.

Englischer Garten

Roteiro de 2 dias em Munique: Englischgarten

Englischgarten

1. Almoço no Biergarten

Quer vivenciar mais uma experiência alemã? Então um almoço no Biergarten é o que você precisa! A tradução do alemão de Biergarten é jardim da cerveja, mas em Munique você pode experimentar muito mais do que a típica bebida alemã. Eu nunca vi um Biergarten tão organizado como em Munique. E o mais importante: uma delícia!

Amigos no Biergarten do Englischgarten

Amigos no Biergarten do Englischgarten

Sabe esses frangos de padaria que comemos no Brasil? Ele é bem típico na Alemanha também e vejo sempre em Biergarten. E foi exatamente isso que eu pedi, além de uma cerveja alemã, claro.

Mas deixa eu te explicar como funciona por lá: Você vai entrar na área de comida. Para isso, você passa por uma roleta e tudo está organizado pelo estilo de comida, logo: pastas, carne, saladas, sobremesa, bebidas e etc. Você vai pagar tudo na saída, e não individualmente em cada restaurante, ok?

Depois de pegar a sua comida, sente-se em um dos bancos comunas perto da Chinesischer Turm (em português: torre chinesa). Assim, você almoçará ouvindo música ao vivo. Aproveite o seu almoço e Guten Appetit!

Roteiro Munique: Torre Chinesa no Englischgarten

Torre Chinesa no Englischgarten

Horário de funcionamento:

O Biergarten fica aberto de maio a setembro e de quarta a domingo tem música ao vivo na Chinesischer Turm. E entre fim de novembro e dezembro, temos também feirinha de natal (Weihnachtsmarkt) nessa mesma área. De segunda a sexta de 12h as 20h30, sábado e domingo de 11h as 20h30. Vale a pena conferir!

Custo do almoço: 19 euros (dois frangos, duas saladas e uma cerveja de 1 litro).
Como chegar: Universitat, linhas de metrô U3 e U6, ônibus linha 154, bonde linha 18 (Gondrellplatz).

2. Eisbachwelle

Mais uma atração de Munique que vai te encantar! Mesmo vendo fotos e vídeos antes, eu fiquei muito impressionada quando vi pessoalmente. O Eisbachwelle é o famoso ponto turístico que é possível surfar em cenário urbano.

Roteiro em Munique: Eisbachwelle

Eisbachwelle

Esse fenômeno acontece no rio Eisbachsee, que corta o Englischer Garten, e ocorre devido uma tentativa do governo de diminuir a correnteza do local, colocando blocos de concreto no fundo do rio. Faça sol ou chuva, os surfistas não deixam de aproveitar esse cantinho. E nós, turistas, agradecemos por assistir esse show gratuito.

Custo: gratuito.

Museu BMW

Deixo aqui mais uma sugestão para por no segundo dia do roteiro em Munique. Nessa viagem, eu precisei ir pegar o ônibus para voltar para a minha cidade. Entretanto, minha sugestão é seguir para o Museu BMW.

Fiz esse passeio em abril de 2014 e aprovo. Só a arquitetura do lado de fora do museu já é linda, e por dentro vale muito mais. Reserve cerca de 2 horas, pois é realmente um museu bem completo.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar sem internet no celular. A melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente, receber em sua casa antes da viagem e já chegar no destino com tudo funcionando. A America Chip oferece plano com conexão de internet 4G ilimitada em todos os países da União Europeia, com opcional para a Suiça. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

Considerações Sobre Munique

Como últimas considerações, vou comentar alguns aspectos interessantes da cidade:

• Para você, cadeirante, ou acompanhante de um, ou até mesmo família com carrinho de bebê: não precisam se preocupar! Munique é uma cidade muito acessível para todos.

• Para os vegetarianos: acredito ter encontrado na Alemanha uma variedade muito boa de restaurantes que oferecem uma alimentação vegetariana, ou pelo menos um prato vegetariano no cardápio. E se você entrar em um mercado, você vai pirar com a variedade de produtos vegetarianos/veganos disponíveis e com os preços acessíveis.

• Alemão é um idioma que você não fala? Sem problemas! Você consegue se virar muito bem com o inglês nas grandes cidades da Alemanha. Se inglês não for uma opção confortável para você, tenho certeza que na mimica você vai conseguir resolver o que precisa.

A minha mãe só fala português e conseguiu se virar direitinho nos momentos que estava sozinha. Só não pode ter vergonha! Ao contrário da imagem que temos dos alemães, em geral eles são simpáticos e tenho certeza que você não passará perrengue em relação à comunicação.

Outros Passeios em Munique

Estádio de Futebol do Bayern de Munique: Para os apaixonados por futebol, Munique não deixa a desejar. Visitação no estádio Allianz Arena é possível e indico reservar a visita online, pois tem uma limitação diária para a visita. Indico também ir a noite, pois todos os dias há uma iluminação diferente do lado de fora do estádio, o que nos proporciona um show de luz a parte.

Cervejaria Mais Antiga do Mundo: A Weihenstephan é a cervejaria mais antiga do mundo, sendo fabricada desde os anos 800. Ela fica perto de Munique e é possível fazer visitação.

Montanha Mais Alta da Alemanha: Há uma hora e meia de trem da cidade fica o Zugspitze, o ponto pico mais alto do país. É possível acessar o local por um teleférico ou por um trem de cremalheira.

Castelo Neuschwanstein: Esse é o famoso castelo alemão, construído em 1869, e inspiração para o mais famoso Castelo da Disney. Não tive ainda a oportunidade de ir mas já está no meu roteiro para a próxima ida à Munique.

Passeio Terceiro Reich: Um passeio para entender o passado sombrio de Munique e o início do Partido Nazista.

Campo de Concentração de Dachau: Mais um lugar de possível visitação para entender melhor e ver com os próprios olhos o que aconteceu na Alemanha.

Confira abaixo o preço de alguns desses passeios:

Munique é uma cidade encantadora e que sempre ficará na memória. Eu posso te afirmar que é uma cidade que vai te dar vontade de ir de novo. Aproveite cada minuto dessa cidade história e Gute Reise!

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A AmericaChip oferece plano com conexão de internet 4G ilimitada em todos os países da União Europeia, com opcional para a Suiça. Você escolhe a quantidade exata de dias da sua viagem, recebe o chip antecipadamente em sua casa e já chega no destino com tudo funcionando. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

4 Comentários
  1. Maria Luiza Barrosi

    Show Camilinha.
    Saudades.

  2. Laura Lobosco

    Adorei as dicas!!!

Totos os direitos reservados