Roteiro de 2 Dias no Porto em Portugal

Uma das principais cidades de Portugal, o Porto tem como atrativos seu vinho e sua beleza incontestável. Veja o que fazer em 2 dias de visita.

Porto

Porto

Localizada ao norte de Portugal, às margens do Rio Douro, o Porto é uma das principais cidades do país, famosa pelo vinho de sabor único que leva seu nome.

De longe, esta é a minha cidade preferida de Portugal. É muito bonita, com seus prédios em vários estilos: alguns barrocos, outros em estilo belle époque francês... E o que dizer das igrejas com fachadas de azulejos pintados? E as casas coloridas vistas da Ribeira? É imperdível.

A cidade está situada numa colina, o que faz ter muitas ruas em ladeiras, algumas até bastante íngremes. Mas antes que alguém desanime, digo que passear pelo Porto é bastante agradável, e quase sempre o plano inclinado não atrapalha as andanças.

Se mesmo assim rolar uma preguiça de subir uma ladeira (aconteceu comigo também), a cidade conta com um ótimo transporte público, com pontos de ônibus bem informativos e um metrô moderno e eficiente. Boas opções para quem quer fugir das subidas.

É em sua vizinha Vila Nova de Gaia, situada do outro lado do Rio Douro, onde está uma das principais atrações locais: as caves (armazéns) do famoso vinho do Porto. Parada obrigatória para quem visita a região.

Não deixe de apreciar também o pôr-do-sol no Porto. É um dos mais bonitos do mundo!

Veja o que fazer em 2 dias de visita a essa magnífica cidade.

Dados da visita

Quando fui? Fevereiro de 2012

Quantos dias fiquei no Porto? Foram 4 dias, mas visitando a cidade em si, foram 2 dias.

Foi o suficiente? Sim. Pra conhecer seus pontos turísticos bastam 2 dias. Mas merece ficar mais para curtir a cidade e fazer passeios “bate-e-volta” para regiões próximas.

Diferentemente como fiz nos meus outros posts de roteiros de viagem, não tenho um hotel para indicar no Porto, pois fiquei hospedada na casa de uma amiga de infância que morava lá (que, diga-se de passagem, me saiu uma cicerone de mão cheia!).

DIA 1 – Av. dos Aliados, Ribeira, Vila Nova de Gaia e as Caves do Vinho do Porto

Saindo da casa da minha amiga, que ficava na região de Matosinhos (a 6 km do Porto), pegamos o metrô que nos levou até nossa primeira parada: a Avenida dos Aliados. Uma das mais bonitas da cidade, ela parece um boulevard parisiense. Com uma praça no centro e o belíssimo prédio da Câmara Municipal ao fundo, esse é o local onde frequentemente ocorrem eventos, exposições e afins.

Nesta avenida, um destaque inusitado: o Mc Donald's. Localizado no edifício de um antigo café que ali existia, tem belíssimos vitrais. Vale a pena dar uma entrada, nem que seja só para apreciar.

Seguindo a pé por entre as ruas da cidade, apreciando as casas coloridas, chegamos a uma das regiões mais famosas do Porto: a Ribeira.

Localizada margens do Rio Douro, tem muitos restaurantes e lojinhas e é um lugar ótimo para sentar e ver o vai-e-vem das pessoas.

Da Ribeira, podemos ver o cartão postal da cidade: a Ponte Dom Luís I. Construída em 1886 por um discípulo de Gustave Eiffel (o criador da famosa torre parisiense), ela possui 2 andares: no de baixo há uma pista para carros e, na de cima, há trilhos para a passagem do metrô. Em ambos há passagem para pedestres.

Seguindo pela parte baixa da ponte, fomos em direção a Vila Nova de Gaia (ou simplesmente Gaia, como é conhecida), a cidade que fica do outro lado do rio. O nosso objetivo era visitar os armazéns (chamado de caves) do vinho do Porto.

Há várias delas por lá e muitas oferecem visitas com degustação de vinho, geralmente pagas e em horários pré-determinados. A que minha amiga me levou foi a Sandeman, que fica logo na beira do rio.

Na entrada desta cave, a gente se depara com umas marcações na parede, com datas de várias épocas. Elas representam as incríveis cheias do Rio Douro. As marcas mostram a altura que o rio atingia nas paredes, naquela determinada data correspondente. A que ocorreu em 1909 chegou quase no teto!

Enquanto aguardávamos a hora do início da visita, ficamos sentadas ali na beira do Rio Douro, apreciando a bela vista do Porto pelo ângulo de Gaia. Lindo, lindo.

Vista para o Porto e o rabelo

Vista para o Porto e o rabelo

Em frente às caves, flutuando nas margens do rio, estão os chamados rabelos, que são barcos que transportam os barris de vinho do Porto, que vem das vinícolas localizadas mais a leste. Os que estão lá hoje são apenas ilustrativos.

Chegada a hora da visita, nos dirigimos até a Sandeman. Eles te levam para um passeio guiado por seus armazéns, contando um pouco sobre o vinho do Porto e a história dele. O guia estava vestido como o logotipo da marca: uma longa capa negra e um chapéu. Ao final da visita, há uma degustação dos vinhos. Recomendo!

Voltando para o Porto, atravessando pelo andar de baixo da Ponte Dom Luís I, pegamos um funicular (um bonde que sobe um plano inclinado) que há ali em frente e subimos. Lá em cima, seguimos em direção à parte alta da ponte e dali, não só tive uma vista maravilhosa do Porto, como também pude ver um pôr-do-dol espetacular. Imperdível.

Cuidado com o metrô

Cuidado com o metrô

Mas atenção: no centro da pista passam os trilhos do metrô e a proteção para a parte dos pedestres é vazada. A pessoa entretida, tirando foto da paisagem, geralmente se esquece deste detalhe e pode acabar invadindo, sem querer, a área do metrô. Cuidado!

À noite, minha amiga me levou num restaurante muito bom, na região de Matosinhos: o Lage do Senhor de Padrão. Lá, comi um delicioso bacalhau assado na brasa com batatas ao murro. Recomendo! Mesmo que você esteja hospedado(a) no Porto, é possível pegar um taxi facilmente até a região onde está o restaurante.

DIA 2 – Jardins do Palácio de Cristal e a Baixa do Porto

Eu e minha amiga começamos o dia por volta das 10 horas da manhã, passeando pelos Jardins do Palácio de Cristal. É um parque localizado à oeste do centro do Porto, onde até 1951 existia o Palácio de Cristal, inspirado no original que havia no Kensingtons Garden em Londres, no final do século XIX. No lugar foi construído o Pavilhão Rosa Mota, um grande ginásio esportivo.

Neste parque, que está numa parte mais alta da cidade, temos uma bela panorâmica do Porto. Atenção para a vista mais a oeste, onde podemos ver a Ponte Arrábida e a foz do Rio Douro ao fundo.

Saindo do parque, fomos caminhando até um dos restaurantes mais conhecidos do Porto: o Capa Negra. Lá comi um dos pratos mais famosos da cidade e uma das especialidades da casa: a Francesinha.

Francesinha com Panachê

Francesinha com Panachê

É um sanduíche feito com pão de forma, recheado com linguiça, salsicha, presunto e carne, coberto com queijo derretido e mergulhado num molho que leva vários ingredientes, como tomate, vinho, pimenta, entre outros. E ainda vem acompanhado de uma porção de batatas fritas, mergulhadas no molho.

A refeição é deliciosa! Mas aviso que é bem grande. A menos que você esteja com uma fome de leão, 2 pessoas comem 1 sanduíche desse facilmente.

Não deixe também de experimentar o Panachê, uma cerveja misturada com soda de limão. Muito bom!

Depois do almoço, pegamos um ônibus até a região central da cidade, conhecida como Baixa do Porto.

Passeando por suas ruas, a primeira parada foi na bela Igreja do Carmo. Sua fachada é toda preenchida por azulejos pintados, típicos de Portugal e bastante recorrente em algumas fachadas da cidade, como você verá mais a frente.

Continuando a caminhada, passamos por um dos estabelecimentos mais bonitos do Porto: a Livraria Lello. Fundada em 1906, em estilo neogótico, possui uma belíssima escadaria que leva até um café que fica no segundo andar. Atenção para o vitral do teto. Infelizmente não é permitido tirar fotos no interior, mas vale a pena dar uma entrada para apreciar.

Em seguida, chegamos a um dos mirantes mais conhecidos da cidade: a Torre dos Clérigos. É o edifício mais alto do Porto, com 76 metros de altura, e corresponde a torre do sino da Igreja dos Clérigos. Para subir, é necessário encarar os 225 degraus até o topo. Dado o meu sedentarismo, nem me atrevi a subir, mas a vista de lá de cima, dizem, é de tirar o fôlego.

Seguindo para o sul, a próxima parada foi o Palácio da Bolsa. Em estilo neoclássico, ele é belíssimo. A entrada é paga, sendo necessária uma visita guiada que ocorre a cada 30 minutos. O destaque é o Salão Árabe, todo talhado em ouro. Infelizmente não é permitido tirar fotos.

De lá, seguimos caminhando até a próxima atração, a Catedral da Sé. Do pátio em frente, temos uma vista panorâmica da parte antiga do Porto.

Continuando a caminhada pelas ruas da cidade, a próxima parada foi na Estação de São Bento. Não é exatamente uma atração turística, mas as paredes de azulejos pintados da estação ferroviária são tão bonitas que acabam atraindo a atenção de quem passa por ali.

Estação de São Bento

Estação de São Bento

Logo a frente, está a Igreja dos Congregados, outro edifício com fachada de azulejos pintados.

Seguindo pelas ruas em direção nordeste, fizemos uma pausa no belíssimo e estiloso Café Majestic, para um chá da tarde. Não deixe de dar uma passada por lá, pois é um dos mais famosos da cidade.

Na saída, fomos em direção ao metrô para voltarmos pra casa da minha amiga em Matosinhos. Em frente a estação, outro edifício de azulejos pintados: a Igreja das Almas de Santa Catarina.

À noite, voltamos à Baixa do Porto, onde bares, restaurantes e casas noturnas funcionam a todo vapor e oferecem uma ótima opção de diversão para quem está na cidade, principalmente aos finais de semana.

Há muitos lugares legais por lá, mas sugiro não deixar de ir ao Bar Galeria de Paris, com uma decoração pra lá de pitoresca: a parede contém prateleiras lotadas de antiguidades, como aparelho de telefone velho, máquina de costura, ferro de passar antigo, brinquedos, dentre outras quinquilharias. Tem até um carro antigo pendurado na parede! Muito bem frequentado e com um ótimo repertório musical. Imperdível.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

UTILIZEI ESSE CHIP EM LISBOA! Leia nossa resenha no post: Utilizando o chip da EasySim4U na Europa

Considerações finais

Minha visita ao Porto foi inesquecível. Sem dúvida, foi a cidade portuguesa mais bonita que visitei.

Para uma pessoa que esteja indo pela primeira vez, 2 dias de visita costuma ser o suficiente.

Aqui no blog temos alguns artigos que poderão enriquecer sua visita às terras portuguesas. Você pode acessar a nossa página completa de destinos e conferir todo nosso conteúdo sobre Portugal.

Ficou com alguma dúvida? Já foi ao Porto e quer dar uma sugestão? Não hesitem em dar seus comentários. Eles são muito bem-vindos.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Porto!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

81 Comentários
  1. Marcelo coimbra

    Fernanda,também sou médico,gostei da sua apresentação .
    Já estive em Portugal cinco vezes mas nunca estive em Porto.
    Irei este mês e passarei dois dias nessa linda cidade,e seguirei seu roteiro.
    Marcelo

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcelo!
      Eu adorei o Porto. Não sei se o fato de eu estar acompanhada de uma pessoa que morava lá influenciou (provavelmente sim), mas mesmo assim, achei a cidade alegre e muito bonita. E completamente diferente de Lisboa (que eu também gostei).
      Uma ótima viagem pra vc!
      Abs

  2. Gil

    Fernando, bem legal o seu relato de Porto e de Portugal! Vamos se basear por ele porém, temos cravado 1 dia em Porto, pra não dizer menos pois sairemos pela manhã de Lisboa direto pra lá onde ficaremos até amanhã do dia seguinte e bem cedo já teremos que retornar e decidir nesse retorno onde passar, se em Coimbra, Fátima, Nazaré, Óbidos esse tá sendo o dilema, em apenas 1 dia escolher as melhores opções nessa vinda e ainda descontar o tempo da viagem e ainda saber se seria melhor trens ou ônibus….e ai vai. Ao chegar em Lisboa é que decidiremos se vamos à Sintra ou não.

    De qualquer forma agradecer pelo relato e compartilhar isso para outros que vão de 1a vez.

    Gilson

    • Fernanda Rangel

      Oi, Gilson!
      Obrigada pelo elogio ao post!
      Também sempre fico nesse dilema, pois gostaria que o dia tivesse mais que 24h pra poder caber mais cidades do meu roteiro. Rsss..
      De Lisboa para o Porto eu utilizei o trem e foi muito tranquilo. A viagem, se não me falha a memória, durou umas 2h30min ou um pouco mais.
      Como você terá um tempo curto no Porto, sugiro que saia cedo de Lisboa para aproveitar bastante o dia. Faça um passeio pela Baixa do Porto e Av. dos Aliados e depois termine o dia na Ribeira. Se o tempo tiver limpo, não deixe de aproveitar o pôr-do-sol na parte mais alta da Ponte Dom Luiz I (um dos mais bonitos que já vi).
      Quanto ao passeio do dia seguinte, dessas opções que você citou só conheço Fátima. Fui de carro com uma amiga que morava em Portugal (as estradas são ótimas e bem sinalizadas), e a cidade fica no caminho do Porto para Lisboa.
      Coimbra já me disseram que é um pouco sem graça, mas não conheço pessoalmente para te dar a minha opinião pessoal. Óbidos e Nazaré também dizem que são lindas.
      Aliás, Portugal é lindo. Eu adorei muito visitá-lo e um dia voltarei para conhecer outras cidades.
      Abs

      • Gilson

        Obrigada Fernanda pelas dicas! Ainda estou no dilema pra saber se de transporte público dá tempo de descer, conhecer e pular pra outra cidade..estou analisando ainda……

        Sabe um hotel de custo\benefício bom em Lisboa, pertinho dos principais pontos a se visitar(pois tenho apenas 2 dias lá) como no bairro do Chiado. Pelo que andei vendo a maioria custa 100 euros que no nosso real vai pra uns 300,00 pilas…fica alto o custo.

        Obrigado desde já
        Gilson

        • Fernanda Rangel

          Oi, Gilson!
          Fiquei hospedada no Hotel Principe Lisboa e recomendo. Bairro tranquilo e tem fácil acesso para os principais pontos da cidade, pois fica em frente a estação São Sebastião do metrô (é só atravessar a rua). Falo mais sobre o que achei deste hotel no meu post do roteiro de Lisboa.
          Achei o transporte público da cidade prático e eficiente. Me atendeu perfeitamente.
          Abs

        • Gilson

          Fernanda, vi esse hotel que você ficou, parece bom lá porém irei ver se consigo ficar no “miolo”, no chiado. O nome do hotel é Borges. Vou ver se dá certo reservar pelo Decolar, a diferença de preço é gritante entre reservar direto com eles e no site do decolar. Sobre a vinda de Porto passando por alguns lugares vi que dá pra fazer de trem, vindo de pendular até Coimbra e pegando outro IC(intercidades) até Óbidos, o ruim é que leva 4h pra isso.Vou ter praticamente 1/2 dia pra dar umas voltas por lá e logo em seguida voltar pra Lisboa. Se soubesse que de ônibus seria mais rápido faria. Gilson

  3. Carolina

    Olá Fernanda, achei excelente seus relatos sobre Porto!
    Estou planejando visitar a cidade na segunda quinzena de fevereiro/2015 e, como li que vc esteve lá também em fevereiro, gostaria de saber como é o clima nessa época (muito frio e/ou chove muito?).
    Parabéns pelo belo site!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Carolina!
      Obrigada pelo elogio!
      É um pouquinho frio, mas bem suportável: fez uma média de 9 a 10 graus. Peguei dias lindos de sol por lá, só choveu uma vez. A minha amiga que morava no Porto dizia que, no geral, o tempo costuma ser bom nesse período, embora frio.
      Uma ótima viagem pra vc!
      Abs

  4. Izabelle Natal Munhós

    Fernanda, adorei seu relato, também conheci Porto, mas também pretendo voltar com meu marido, vamos seguir seu roteiro de dois dias e acrescentar uma ida a Aveiro saindo de Porto, pois também tive a oportunidade de conhecer somente de passagem e fiquei encantada com o que vi. Abraços.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Izabelle!
      Não cheguei a ir até Aveiro, que dizem que é linda e cheia de canais.
      Eu cheguei a ir até Guimarães e Braga com a minha amiga que morava lá, mas estava chovendo muito, de modo que não pude conhecer direito ambas.
      Outra bela opção é Viana do Castelo, que também deixei pra uma próxima vez.
      Abs

  5. claudia Martins

    Oi Fernanda
    Adorei o teu roteiro..vou segui-lo ..
    Pretendo passar 7 dias em Porto em Fevereiro/15.Quero ir a Braga e Guimarães…
    Sabes me dizer se é muito frio nessa época?
    Obrigada..,abraços

    • Fernanda Rangel

      Oi, Claudia!
      Obrigada pelo elogio!
      É um frio tolerável, variando em torno dos 10 graus. Claro que o início da manhã e a noite a temperatura cai um pouco, mas durante o dia, variava em torno disso.
      Além de Braga e Guimarães, duas outras boas opções próximas ao Porto são Viana do Castelo e Aveiro. Infelizmente não consegui ir a elas, mas tive ótimas referências.
      Uma ótima viagem pra vc!
      Abs

      • cynthia correa Diniz Neves

        Oi Fernanda!
        Adorei sua dica sobre a cidade do Porto.
        Estarei em Portugal na primeira semana de março de 2015 , e pretendo seguir seu roteiro para um dia no Porto, pois pretendo ir TB à Covilhã.
        Abraços,
        Cynthia

        • Fernanda Rangel

          Oi, Cynthia!
          Esse roteiro é crédito da minha amiga que morava lá no Porto. Eu só segui e achei bem legal. Nada melhor do que termos um roteiro de um morador, não é verdade?
          Obrigada pelo elogio!
          Abs

      • luiz mario

        adorei tuas dicas,estou indo no proximo findi,sou colega,radiologista.abraços

  6. Eduardo Nasajon

    Prezada Fernanda,

    Chegamos ontem ao Porto vindos da França e da Espanha e a idéia era conhecer a cidade onde nossa filha irá passar 6 meses estudando Design em um intercâmbio com a PUC.
    Tinhamos só um dia livre e para nào perder a viagem entrei na internet a procura de dicas sobre o que fazer.
    Pois bem, adorei as tuas recomendaçóes e passamos o nosso dia aqui fazendo o teu roteiro do primeiro dia. Em vez de visitar a cave Sandeman, conhecemos a Cálem. Fora isso, nào deixamos passar nem o Mc Donalds.
    Deixo aqui registrados os nossos agradecimentos pois adoramos tudo o que vimos.

    Saudaçoes,
    Eduardo

    • Fernanda Rangel

      Oi, Eduardo!
      Obrigada pelo carinho!
      Eu adorei o Porto e esse roteiro foi o que a minha amiga que morava lá fez comigo, ou seja, foi baseado numa visão de alguém que conhecia muito bem os principais pontos da cidade.
      Fico muito contente por tê-los ajudado!
      Abraços

  7. Renata Theodoro

    Olá!

    Vou para Porto e estou exatamente com o mesmo roteiro que o seu: 4 dias, 2 de passeio.
    Adorei as dicas, muito obrigada!

    Abraços

    • Fernanda Rangel

      Oi, Renata!
      Eu que agradeço pelo elogio!
      Dos 4 dias que fiquei no Porto, 2 eu fiz o tour que descrevi no post, 1 eu tirei pra ir até Fátima e o outro eu fiz um bate-e-volta pra Braga e Guimarães. Uma pena que nesse dia choveu muito e acabei não aproveitando quase nada dessas cidades – o que, aliás, é uma ótima desculpa pra voltar! rsrs…
      Outra ótima opção é ir até Viana do Castelo. Além de ser perto, dizem que é lindo.
      Espero que sua estada no Porto seja tão maravilhosa quanto foi a minha!
      Abs

  8. Angela

    Olá…adorei seu roteiro. Estou fazendo um curso na Europa e pretendo ir na Pascoa para o Porto.Vou seguir suas dicas, depois te conto.
    Bjs

    • Fernanda Rangel

      Oi, Angela!
      Obrigada pelo elogio!
      Venha nos contar depois. Vai ser ótimo para ajudarmos aqueles que estão planejando uma visita ao Porto (uma cidade que adorei conhecer).
      Espero que tenha uma ótima estada e um ótimo curso!

  9. Isabela

    olá, estou indo para Portugal em maio, estou fazendo umas pesquisas para definir o roteiro. Tenho uma grande duvida quanto a segurança, não há muita informação na net, por exemplo vocês acham perigoso andar com maquina fotográfica na rua? É que sei que no Brasil a coisa está tão complicada que fica o sentimento de medo.
    Grata
    Isabela

    • Fernanda Rangel

      Oi, Isabela!

      Não tive problemas em Portugal, achei um lugar até bem seguro. Não cheguei a andar com câmera pendurada no pescoço ou nas mãos, mas utilizei várias vezes para fotografar edifícios e praças e foi tranquilo.

      Vou te dizer o que sempre ouço falar sobre segurança na Europa de um modo geral (inclusive dito por brasileiros que moram lá)…

      Praticamente não existe assalto à mão armada na Europa. Ninguém vai te apontar uma arma, ou colocar uma faca no seu pescoço ou te sequestrar. Isso é muito raro por lá (dizem que é praticamente nulo).
      O que se vê muito na Europa, principalmente em cidades turísticas, são os famosos “batedores de carteira”. Ou seja, vc está lá fotografando um monumento lindo e acaba se descuidando da bolsa. Quando for ver, já era: o ladrão já abriu e levou tudo sem vc perceber. Ou então, um grupo chega pra tentar de vender alguma coisa ou oferecer alguma pulseirinha ou pedir alguma informação e enquanto vc tenta responder, outro vem por trás e abre sua bolsa sem vc perceber.

      Como a maioria dos brasileiros (não sei se felizmente ou infelizmente) está escolado quanto a isso, então vc não deverá ter problemas. Meu conselho é: atenção com as bolsas e bagagens nos pontos turísticos e em locais muito cheios (transporte público incluído). E se alguém vier te abordar, principalmente oferecendo alguma coisa, faça cara de poucos amigos, dê um “não” e saia de perto.

      No fundo, não é nada diferente do que estamos acostumados no Brasil. A diferença é que lá tb acontece e não podemos deixar esses cuidados em casa achando que lá não tem.

      Outra coisa que tem que se ter em mente é que lá, nós somos o gringo e temos cara gringo. Portanto, sempre seremos o alvo dos “trombadinhas”. Tendo certos cuidados básicos, dá tudo certo.

      Abs

  10. Silvia Souza

    Fernanda, td bem?
    Estou adorando tudo que você postou sobre Portugal. Vou para lá em fev/16.
    Terei no Porto 4 dias, sendo 2 na cidade (que vou usar seu roteiro) e 1 para Guimarães e Braga e outro para Santiago de Compostella. Sei que é longe, mas acho que na excursão vale a pena. Entrei no link de venda de passeios/excursões e vi que tem a opção da excursão em português. Conhece alguém que ja fez? Abraços

    • Fernanda Rangel

      Oi, Silvia!

      Desculpe pela demora da minha resposta. Eu estava viajando e só retornei há poucos dias.

      Obrigada pelo elogio aos posts!

      Eu cheguei a ir de carro com a minha amiga que morava no Porto até Braga e Guimarães, mas fiquei muito pouco em ambas, pois estava chovendo muito na região. Praticamente não as conheci, por isso nem escrevi nenhum post aqui no blog sobre elas (ia ficar uma coisa mais impessoal, sem aquele detalhe do que vi e achei, entende?).

      Outra opção boa também, na região, seria ir a Viana do Castelo (pertinho do Porto) ou Aveiro, que é considerada a “Veneza Portuguesa”. Também relativamente perto do Porto.

      Santiago de Compostela dizem que é viável de ir pra quem está no norte de Portugal. Não a visitei.

      Não conheço ainda alguém que tenha feito esses passeios guiados, mas o Ticket Bar é um site muito bem quisto para a venda de passeios fechados. Não tive ainda nenhum feedback de alguém que tenha utilizado os serviços.

      Uma opção, caso vc queira uma referência mais precisa, seria o próprio hotel que vc estiver. Todos eles oferecem passeios, basta contactar os recepcionistas ou a gerência.

      Espero tê-la ajudado!

      Abs

  11. muccio meira

    Em outubro irei pra Portugal pela segunda vez. Dessa vez vou a Porto. O roteiro sugerido está perfeito!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Muccio!
      Obrigada pelo elogio!
      Eu adorei conhecer Portugal, especialmente o Porto. A cidade é linda e bem agradável.
      Espero que sua estada por lá seja tão especial quanto foi a minha.
      Abs

  12. Jones Nauter

    Ola
    Fernanda Rangel

    Adorei tuas dicas e formas como apresentou este magnifico lugar. Sou apaixonado por Portugal, e um país que vale apena só ficar admirando suas ladeiras, becos e claro os fados. O Porto é sem duvida algo que maximiza nossos sonhos.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Jones!
      Obrigada pelo elogio!
      Eu tb adoro Portugal, é um país incrível. E o Porto, na minha opinião, é a cidade mais linda. Aquela região da Ribeira (vista pelo lado de Gaia) é mesmo um sonho. O por-do-sol ali então… Sem palavras!
      Abs

  13. Maria Angelica

    Olá Fernanda,
    Já conheço algumas cidades em Portugal, mas em outro irei pela primeira vez passar 5 dias no Porto, estarei sozinha. Gostei das dicas pois gostaria de aproveitar e conhecer outras cidades neste período, otimizando meu tempo. Que outros locais vc me indicaria?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria Angelica!
      Estando no Porto, o ideal seria visitar as cidades que estão ao norte do país. Cheguei a fazer um “bate e volta” para Guimarães e Braga, mas peguei muita chuva nesse dia e acabou que não as conheci direito (tanto que nem me senti apta pra escrever posts sobre elas aqui no blog).
      Outras opções seriam Viana do Castelo, Aveiro e Coimbra. Não as visitei, mas são consideradas bem viáveis de se chegar por quem vem do Porto.
      Abs

    • Josué

      Para quem fica mais de 2/3dias no porto existe um tour pela natureza proporcionado pelo oporto Mountain tour que dura uma tarde (14.30-19h) que nos leva a conhecer a natureza a apenas 20minutos do porto. O porto efectivamente é lindo mas acaba por ser pequeno o que faz com que em 2/3dias já tenhamos conhecido tudo. Fica mais uma dica

  14. Aloysio

    Conheço muito bem , Lisboa, mas só estive na Cidade do Porto , rapidamente, há 05 anos atrás. Gostei imensamente das suas dicas, no que diz respeito à visitação da Cidade do Porto! Pretendo ir la Portugal muito em breve e gostaria, se possível, vc me indicasse um hotel bom e bem localizado, em Porto.
    Abs

    • Fernanda Rangel

      Oi, Aloysio!
      Obrigada pelo elogio!
      Em minha estada no Porto fiquei hospedada na casa de uma amiga que morava lá. Por isso, infelizmente, não teria uma indicação pessoal de hotel pra te dar.
      Mas uma região ótima pra ficar hospedado na cidade, pertinho das atrações e bem central seria nas imediações da Avenida dos Aliados e da Estação São Bento.
      Abs

  15. Marcelo Magalhães

    Fernanda, boa noite!
    Estou agora em Porto, gostaria de alugar uma carro aqui em Porto e entregar em Lisboa, este site indicado por você é seguro?
    Antes que me esqueça parabéns pelo site e as dicas são ótimas.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marcelo!
      Obrigada pelo elogio!
      Sim, é confiável. O site faz uma busca e compara o valor do aluguel de carro em várias locadoras. Ele fecha a sua reserva (o que possibilita as vantagens citadas no post) e depois, vc recebe o contrato da locadora escolhida.
      Nosso editor Vinícius Miranda fez uma reserva com eles recentemente e deu tudo certo.
      Pode alugar o carro pela Rentcars sem problemas.
      Abs

  16. marilia

    boas dicas para o Porto.agradeço.

  17. Filipe Morato Gomes

    Olá Fernanda, posso dar uma sugestão menos conhecida até de muito portuenses? Ora veja a Muralha Fernandina do Porto, um passeio muito bonito, com vistas deslumbrantes e pouco frequentado.
    Abraço e parabéns pelo blog,
    Filipe

  18. Fabi

    Olá, Fernanda!
    Estou procurando dicas na internet sobre roteiros pelo Porto e adorei as suas! Vou para Lisboa e Porto em abril/maio desse ano e pretendo chegar ao Porto num domingo à noite, passar segunda e terça lá e ir embora na quarta para Itália. Dois dias são realmente suficientes, né?
    Qual site de aluguel de veículos por lá vc indica? E passagens de trem, dá pra comprar na hora ou compro antes pela internet?
    Obrigada desde já!
    Beijos!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Fabi!
      Eu que agradeço o elogio!
      Sim, 2 dias é o suficiente para conhecer o essencial. Mas se tiver que fazer o passeio de barco pelo Rio Douro para ver as plantações das uvas, o ideal seria acrescentar mais 1 dia.
      Quanto às passagens de trem, comprei tudo lá na hora e foi bem tranquilo. Pelo que vi, há vários horários disponíveis, sendo difícil ficar lotado a ponto de não conseguir embarcar. Consulte os horários no site dos Comboios de Portugal (aqui).
      Sobre o aluguel de carro, aqui no blog a gente indica a Rentcars. Não só ele é nosso parceiro aqui no blog (com vantagens para os leitores, conforme mostrado no final do post), como também já utilizamos os serviços deles e tivemos um ótimo retorno.
      Bjs

  19. Laercio

    Vamos a Portugal e Itália em maio e vamos seguir tuas dicas de um dia. Obrigado pela sugestão.

  20. joana darc

    Ola !Estou pensando a sair de ferias de milào nesse 2016! Ano passado estive na ilha da madeira que era sonho de gaveta, um paraiso!Se como tenho amigos que moram em portugal lisboa,e fica mais perto de porto,para me buscarem.Amei ao olhar os comentarios sobre porto , agradeço queridos .atravès de vossas opniao e experiencias ja estou com vontade de conhece-lo.Voltarei a contar beijos a todos feliz ferias em 2016.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Joana!
      Obrigada pelo elogio! 🙂
      Fico muito feliz pelo post ter conseguido ajudar o seu planejamento. O Porto é muito bonito, foi uma das cidades que mais adorei em Portugal (embora tenha MUITA vontade de conhecer a Ilha da Madeira, que dizem ser linda).
      Depois venha nos contar como foi a sua estada no Porto!
      Bjs e uma ótima viagem!

  21. Fernando Cancella

    Obrigado por esta exposição de comentários e fotos. Eu e minha esposa, que somos do Brasil, estamos indo para Lisboa no dia 17/04 e de lá para Porto para passarmos, exatamente, 2 dias. Foi muito boa sua sugestão. Obrigado

  22. Everlin

    Olá,adorei as dicas! Mas Coimbra é maravilhosa,pura historia e linda vista.Nada de chato. Um abraço!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Everlin!
      Obrigada pelo elogio!
      Fiquei com muita vontade de ir a Coimbra, mas acabou não dando tempo. Já está na minha lista de cidades que visitarei o dia que voltar a Portugal (uma país que eu amei conhecer).
      Abs

  23. Murilo

    Oi Fernanda! Adorei seu roteiro e vou cumpri-lo nesse 1 1/2 que tenho no porto. O que você sugere? Grato. Murilo

    • Fernanda Rangel

      Oi, Murilo!
      Obrigada pelo elogio!
      Essa visita do primeiro dia dá pra fazer em “meio período”, pois comecei o passeio não muito cedo (depois das 10h da manhã, pra ser mais exata).
      Se o seu dia estiver mesmo muito curto, melhor deixar pra dar uma voltinha rápida nessa avenida no dia seguinte e fazer só a Ribeira e as caves na metade do dia que vc tem.
      Abs

  24. Lilian Berta

    Ola Fernanda! Sempre leio seus posts. Ano passado me ajudou muito a planejar minha estadia em Roma. Em setembro vou para Portugal (Lisboa e Porto) e já estou anotando suas dicas. Obrigada por compartilhar tão bem!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Lilian!
      Eu que agradeço o elogio!
      Fico muito contente pelos posts estarem te ajudando mais uma vez, afinal, esse é um dos objetivos maiores do nosso blog. Pode ficar à vontade sempre que precisar. 🙂
      Eu adorei Portugal, achei um país muito agradável e bonito.
      Uma excelente viagem pra vc!
      Abs

  25. Soraia Durão

    Poucos falam na escultura “She Changes” no Porto, perto da praia de Matosinhos, a praia mais famosa do Porto. A “She Changes” é das mais importantes esculturas de grandes dimensões dos últimos anos em toda a Europa.
    Por perto podemos encontrar o reconhecido café restaurante Black Coffee onde com vistas para a escultura se pode saborear o prato tradicional do Porto (a francesinha) onde a francesinha deste famoso café restaurante é considerada uma das melhores da região.

  26. Cristiane

    Oi Fernanda, tudo bem?!
    Vou para Lisboa em Dezembro (friooooo) ficar 2 dias contando com a chegada por volta das 06: 00 da manhã de um domingo, tudo abre por lá?! Vou seguir sua dica de 2 dias em Lisboa à risca. Pensei ir a Sintra de trem… há dois tipos de trem né ?!Um popular (qual o nome) e um mais confortável (nome..?) fiquei um pouco receosa de ir no popular e termos problemas… Vamos para Porto de carro desejo passar em Aveiro, você têm sugestões dessa cidade… ( teria como indicar uma estadia ou hotel). Desde já, quero agradecer sua atenção. Um forte abraço! Cristiane

    OBS: Achei suas sugestões de Lisboa e Portugal – Ótimas. -Agosto?2016

    • Fernanda Rangel

      Oi, Cristiane!
      Obrigada pelos elogios!
      Vamos lá…
      1) Abre no domingo sim. Visitei a região de Belém e o Parque das Nações em um domingo e estava tudo aberto. Mas como isso foi há 4 anos atrás, sugiro entrar nos sites oficiais das atrações pra conferir.
      2) Até onde sei, só há trens urbanos de Lisboa à Sintra. Vc pode optar por sair da estação Rossio ou da Oriente. Achei que passou nuns subúrbios meio estranhos, mas nada me aconteceu. Uma opção seria alugar um carro até lá.
      3) Não visitei Aveiro (infelizmente). Por isso, não tenho dicas do que fazer e nem de hotéis…
      Abs

  27. Ana Paula

    Fernanda, parabéns! Gostei muito deste e dos outros posts de Porto teus.

  28. Luciana L

    Olá Fernanda,
    Pretendo ir para Lisboa entre maio e junho e ficar 10 dias. Que cidades você recomendaria?
    Aproveitando, parabéns pelo site, tem ótimas dicas!
    Obrigada,
    Luciana

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luciana!
      Eu que agradeço o elogio!
      Nossa, tem muitas opções: Sintra, Évora, Cascais, Estoril, Fátima, Óbidos, Batalha… Isso pra citar alguns.
      Dá até pra ir ao Porto, que fica mais para o norte. Mas aí eu te indicaria pernoitar por lá pra aproveitar melhor o dia. E na volta à Lisboa no dia seguinte, ainda dá pra fazer um pit stop em Coimbra. 😉
      Abs

  29. GILMAR BARRETTO PEREIRA

    Oi Fernanda,
    Estive em Portugal em 2015, partindo de Barcelona, e entrando pela Cidade do Porto, onde alugamos um carro, visto que nossa intenção era descer até Lisboa, passando por outras cidades para conhecermos.
    Ficamos 3 dias no Porto e a conhecemos bem. Suas dicas são bem interessantes e precisas.
    Depois, descemos e fizemos base em Leiria por 2 dias, visto que nossa intenção era conhecer Batalha, Fátima, Nazaré e Óbidos. Fizemos bate-volta, 2 cidades por dia.
    Depois disso, descemos mais até chegarmos à Lisboa. Resolvemos fazer os bate-volta primeiro, daí fomos à Cascais, Estoril, Cabo da Roca e Sintra. Ficamos no mesmo hotel que você. Ótima localização e serviço. RECOMENDAMOS também. Em Lisboa deixamos o carro da garagem do hotel e utilizamos o ônibus hop-on hop-off (o ponto é muito próximo do hotel). São duas linhas, fizemos ambas. Conhecemos os pontos turísticos e marcamos no mapa o que queríamos conhecer melhor. No dia seguinte seguimos para esta missão. Por vezes preferimos ir andando de um ponto turístico ao outro, de tão perto que eram.
    Prá quem tem bastante tempo como nós tivemos, recomendo alugar o carro; ele te dá mais liberdade para ir onde você bem entender e fazer os seus bate-volta.
    Ótimas dicas que você apresenta.
    Gilmar

    • Fernanda Rangel

      Oi, Gilmar!
      Obrigada pelo retorno ao blog e trazer o seu relato de viagem. É sempre muito bom ouvirmos a experiência dos nossos leitores, que só enriquecem o post ao trazer informações preciosas para os futuros viajantes.
      Ficamos muito contentes de o Para Viagem ter sido útil para o seu planejamento. 😀
      Grande abraço!

  30. Evaristo

    Olá Dra.Fernanda,
    Estaremos em Portugal entre os dias 1 e 8 de agosto. Pretendemos fazer o passeio de 2 dias no Porto, Que hotel e ou local você recomenda para nós ficarmos, e que atenda todas as suas dicas de 2 dias? Somos apaixonados por vinho, inclusive o Porto. Muito legal seu blog! parabéns. Depois da viagem te conto como foi, tá?!!!!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Evaristo!
      Obrigada pelo elogio! 😀
      Pra aproveitar esse roteiro e, quem sabe, visitar mais de uma cave do vinho do Porto, o ideal é vcs ficarem hospedados nas imediações da Avenida dos Aliados.
      Se preferirem não ficar tão no centro, o ideal então é ficar próximo a alguma estação de metrô, pois assim, estarão a algumas estações das atrações (o metrô deles é ótimo, inclusive…).
      Aguardo seu relato após o retorno.
      Uma ótima viagem pra vcs!

  31. Sara

    Olá Fernanda, amei as dicas do Porto. Já é a terceira vez que vou a Portugal, mas nunca fui ao Porto. Desta vez vou direto ao Porto, festejar 50 anos de casamento, meu é claro! Bjos vou agora em maio.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Sara!
      Obrigada pelo elogio!
      O Porto foi a cidade que mais amei em Portugal, tenho certeza que suas Bodas de Ouro será muito especial! 😀
      Venha depois nos contar como foi sua experiência.
      Uma excelente viagem pra vcs!

  32. MARCO AURELIO FAVIERO

    oi Fernanda Chegaste a conhecer o mercado do bolhão?. Ouvimos bons comentários

  33. Danilo Silverio

    Oi Fernanda! Boas dicas ! Vou passar 4 dias em Porto a parti do dia 20/01/17 , minha preocupação, frio sei que é,mas chove muito? obrigado¹

    • Fernanda Rangel

      Oi, Danilo!
      Obrigada pelo elogio.
      Infelizmente, não sei te responder sobre isso, mas é frio com certeza. Visitei no mês de fevereiro e fez uma média de 10 graus. E choveu apenas 1 dia.
      Abs

  34. Debora Rodrigues

    Olá, adorei suas dicas. Vamos , meu marido e eu, em maio, 3 dias e temos uma dúvida: você recomenda contratar tours ? Seu roteiro foi feito a pé? Grata, Débora

    • Fernanda Rangel

      Oi, Debora!
      Desculpe a demora pela resposta. E obrigada pelo elogio!
      Eu prefiro mais fazer tudo por conta própria, pois gosto de estar livre para visitar as atrações no meu próprio ritmo. Mas, por outro lado, é preciso fazer uma pesquisa prévia pra conseguir chegar lá e não ficar sem entender nada sobre aquela determinada atração.
      Aí vai da preferência de cada um, ou da disponibilidade de tempo pra fazer as pesquisas prévias.
      Se optar pelo tour guiado, nós indicamos a Get Your Guide, que tem várias opções de passeios e resenhas de quem já os fez.
      Abs

  35. Francisco Ferreira

    Olá caros! Eu e minha esposa estamos em Portugal, e claro, usando todas as dicas do blog. Magnífico. Obrigado!

Totos os direitos reservados