Safari na África do Sul | Kruger Park: Tudo que Você Precisa Saber

Se você pensa em fazer um safari na África do Sul, uma das melhores opções é se hospedar na reserva privada do Kapama, dentro do Greater Kruger. Uma experiência inesquecível.

Elefantes em Safari na África do Sul

Elefantes em Safari na África do Sul

Já pensou em fazer um safari África do Sul e se hospedar dentro da savana, próximo dos animais? É basicamente isso que a reserva natural privada do Kapama oferece, e em grande estilo.

Mas primeiro vamos analisar nossas opções. Na África do Sul existem diversos locais onde o turista pode fazer o famoso game drive. É como os sul-africanos chamam os safaris. Normalmente se utiliza um veículo adaptado, sem teto, perfeito para que os turistas explorarem a savana e observem os animais.

Onde Fazer Safari na África do Sul

A verdade é que existem várias regiões onde é possível fazer safari na África do Sul. Você certamente poderá ter ótimas experiências em diversos locais. O local que costuma ser mais recomendado para fazer os safaris é na região do Parque Nacional do Kruger.

O Kruger é a maior savana da África do Sul com cerca de 20.000 quilômetros quadrados. A região faz fronteira com Moçambique e o Zimbabwe que também possuem parques adjacentes. Juntos os três formam o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo. É uma área enorme com uma grande concentração de animais selvagens.

Como Chegar na região do Kruger

O Kruger National Park fica localizado no nordeste do país, há cerca de 6 horas de carro de Joanesburgo. Viajar de carro pode ser uma experiência bem interessante, já que as estradas principais costumam ser muito boas. Se você pretende dirigir na África do Sul não deixe de ler nossas dicas sobre o assunto.

Claro que também é possível ir de avião até a cidade de Hoedspruit, localizada próxima a região do Kruger Park. Ainda assim, dependendo de onde você for se hospedar, ainda pode ser necessário um deslocamento relativamente longo.

Nós gostamos da experiência de alugar carro na África do Sul e fazer o trajeto por conta própria. Dessa forma foi possível conhecer a Rota Panorâmica, um trecho de estrada que acompanha o Blyde River com várias vistas deslumbrantes dos canyons.

Indo de carro ou encurtando o caminho com um trecho de avião, é preciso avaliar exatamente onde o viajante ficará hospedado. A região do Kruger Park é realmente muito grande, podendo ser explorada de várias formas. E ainda existem as reservas privadas, vizinhas ao Kruger que aumentam ainda mais as opções de hospedagem.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Reservas Privadas x Kruger Park

O parque sul-africano é público, qualquer turista dirigindo seu veículo pode entrar mediante ao pagamento de uma taxa. Existem várias regras que devem ser seguidas a começar pelo horário de funcionamento. Só é permitida a entrada no horário de abertura do parque e quem não respeita o horário de saída é multado.

Claro que você não precisa fazer esse passeio dirigindo seu próprio veículo. Afinal de contas, existem diversas empresas que oferecem safari na África do Sul, dentro do Kruger Park. Ainda assim elas estão sujeitasàas regras do parque, e não podem, por exemplo, andar com o veículo fora da estrada.

Selfie em Safari África do Sul

Selfie a Poucos Metros do Bufalo na Reserva do Kapama

Adjacente ao Kruger existem várias reservas naturais privadas. Chamamos de Greater Kruger a soma do Kruger National Park com as reservas privadas vizinhas. Uma delas é o Kapama, onde ficamos hospedados em nossa viagem à África do Sul, sem dúvida uma das melhores.

E diga-se de passagem, é uma experiência incrível se hospedar na reserva privada do Kapama. Abaixo vou apresentar algumas vantagens que podem fazer toda a diferença no seu safari na África do Sul.

  2 Safaris por Dia Incluídos na Diária

São muitas as vantagens de se hospedar em uma reserva privada do lado do Kruger Park como o Kapama. Para começar, o seu safari na África do Sul já está garantido.

Leopardo em Safari na África do Sul Noturno

Leopardo em Safari Noturno no Kapama

As diárias incluem 2 game drives por dia, um logo cedo após o nascer do sol e outro no final da tarde. Esses são os melhores horários para encontrar os animais.

Já no Kruger Park, o turista precisa respeitar os horários de abertura e fechamento do parque. Acaba sendo quase impossível encontrar animais de hábitos noturnos como, por exemplo, o leopardo.

  Comunicação Ajuda a Achar os Animais

Dentro da Reserva do Kapama existem vários lodges e de cada um deles saem 3 ou 4 veículos para fazer o safari. Os rangers, uma espécie de guia e motorista do veículo, se comunicam entre si pelo rádio. Dessa forma são mais de 10 veículos fazendo o safari ao mesmo tempo, cada um numa região da reserva, mas sempre em contato pelo rádio.

Dois veículos fazendo safari na África do Sul

Dois Veículos do Kapama Durante o Safari

Sempre que encontram algum animal diferente, é comum avisar aos outros. A experiência dos rangers aliada a essa comunicação constante aumenta muito suas chances de encontrar os animais mais interessantes e difíceis.

Para se ter uma ideia, em nosso último dia chegamos ao cúmulo de pedir que animais queríamos ver. No caso escolhemos elefantes e depois leões. Com a ajuda dos outros rangers, nosso guia conseguiu encontrar uma família de elefantes. Já no final do game drive, achamos o tão esperado leão macho alfa, acompanhado de uma leoa e 2 filhotes. Foi demais.

  Veículos Adaptados para Safari na África do Sul

Outro ponto positivo é o próprio veículo em si, totalmente adaptado para essas condições. Poder explorar a savana sem janelas ou teto faz toda a diferença no momento que se encontra um animal. É garantia de fotos incríveis. E não precisa ter medo já que os animais entendem o veículo e seus ocupantes como uma coisa só, um grande animal.

Rinocerontes em Safari na África do Sul

Rinocerontes em Safari no Kapama

Diferentemente do Kruger Park, onde entra todo tipo de pessoa, os animais do Kapama são respeitados. Os turistas são meros observadores que respeitam regras rigorosas e não interferem na nada. Os animais ignoram os veículos, que embora grandes, não representam nenhum perigo. Ao contrário do Kruger Park onde muitos animais fogem dos veículos por terem vivido experiências ruins no passado.

  Possibilidade de Dirigir Fora da Estrada

Dentro das reversas privadas, além do ranger, existe o tracker, um especialista em rastrear animais. Imagina que você está andando na savana e de repente o tracker faz um sinal. O veículo para e ele analisa algumas pegadas na estrada. Na conversa entre o tracker e o ranger você ouve a palavra "lion". O coração já bate mais forte.

Seguindo as orientações do tracker, o ranger muitas vezes desvia o veículo dirigindo por fora das estradas. Apenas nas reservas privadas é possível fazer o offroad, ou seja, avançar fora da estrada pela savana para encontrar determinado animal. Esse é um diferencial enorme que pode te garantir uma experiência incrível. Por outro lado, fazendo um game drive no Kruger Park, se você avista um animal de longe e ele entra pelos arbustos, não tem como segui-lo.

  Distância do Kruger National Park

Por mais que você se hospede em cidades como Hoedspruit, Graskop ou Nelspruit, ainda assim você estará relativamente distante distante do Kruger Park. Na prática, considerando o portão mais próximo, você precisará fazer um deslocamento de 30 a 50 minutos. Estamos falando da distância entre as cidades e os portões de entrada do Kruger, mas ainda será necessário dirigir por algum tempo dentro do parque até chegar nas partes mais centrais.

O tempo gasto nesse deslocamento, tanto na ida como na volta pode impactar bastante no seu roteiro. Se hospedando dentro de uma reserva privada como o Kapama, você economiza esse tempo e aproveita ao máximo sua experiência no safari na África do Sul. Minha estimativa é que você consiga economizar cerca de 2 horas por safari.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Confira aqui todos os detalhes do Seguro Viagem África do Sul. É obrigatório? Como contratar pelo melhor preço?

Mapa do Greater Kruger

Para você entender melhor muito do que foi dito até aqui, preparamos esse mapa mostrando a região do Greater Kruger. As marcações das reservas privadas e mesmo do Kruger Park foram feitas de forma aproximada.

As marcações em azul são os portões de entrada do Kruger National Park. As marcações em vermelho são algumas cidades que normalmente funcionam como base para os turistas. A maior área em verde escuro representa o Kruger Park. As áreas em verde claro são reservas naturais privadas. Temos ainda uma pequena marcação também em verde escuro que é a reserva privada do Kapama, onde me hospedei.

Repare que o Kapama Private Game Reserve fica numa localização privilegiada, bem próximo de Hoedspruit e consequentemente do aeroporto. E mesmo para quem vem de carro fica numa posição interessante para quem pretende aproveitar a Rota Panorâmica.

Em princípio, tínhamos planejado fazer um safari por conta própria no Kruger Park em nosso último dia na região. Entretanto, logo depois de fazer o primeiro safari na África do Sul no Kapama, vimos que não valeria a pena. Dessa forma, decidimos aproveitamos ao máximo nossa estadia no Kapama Souther Camp. Fizemos os 4 game drives programados e abrimos mão do safari que faríamos por conta própria no Kruger Park.

Foi sem dúvida a melhor decisão, afinal de contas, já havíamos encontrado todos os chamados big five. O búfalo, o elefante, o rinoceronte, o leão e o leopardo recebem esse nome não só pelo tamanho mas pela dificuldade de encontrá-los.

O Melhor Safari na África do Sul

Na verdade eu só tive uma experiência de safari na África do Sul. Então, a princípio, não teria como dizer que foi a melhor.

Kapama: o melhor safari da África do Sul

Reserva de Safari do Kapama no Kruger

Mas acredite, antes de viajar eu pesquisei bastante e li diversos relatos. Depois de viver minha experiência no Kapama, me sinto confortável em dizer que não consigo imaginar uma experiência melhor.

Sim, por todos esses motivos descritos acima, recomendo que o viajante escolha uma reserva privada para fazer os game drives. E indico o Kapama, sem medo de errar, como uma excelente opção.

A localização privilegiada facilita demais o roteiro. Existe até um transfer do Kapama que busca os hóspedes que chegam na região de avião, no aeroporto de Hoedspruit.

Dentro da reserva privada do Kapama existem 4 opções de hospedagem:

  Kapama Southern Camp

Definitivamente eu me considero suspeito para falar do Kapama Southern Camp. Nos hospedamos nesse lodge e posso garantir que foi uma das experiências mais incríveis que tivemos na vida. Não deixe de ver esse artigo com todos os detalhes da estadia e dos safaris que fizemos.

Quarto do Kapama Southern Camp

Quarto do Kapama Southern Camp

Banheiro do Kapama Southern Camp

Banheiro do Kapama Southern Camp

Pra começar a hospedagem em si é maravilhosa. Acomodações de alto nível, super confortáveis e sofisticadas. O atendimento de todos os funcionários com os quais tivemos contato foi sempre impecável. E claro, foi o melhor safari na África do Sul que eu já tive conhecimento, e olha que eu conheço bastante gente que já se aventurou por essas bandas.

O Kapama Southern Camp está classificado com 5 estrelas e tem uma avaliação nota 9,7 considerada excepcional no Booking. Veja mais detalhes sobre essa hospedagem e confira os valores.

Ver Valor da Diária


  Kapama River Lodge

O grande diferencial do Kapama River Lodge é que ele fica localizado ao lado de um rio que cruza a reserva. Teoricamente rios e lagos costumam atrair os animais o que poderia fazer com que seus hóspedes tivessem uma melhor experiência durante os game drives.

Elefante em safari na África do Sul

Elefante bebendo água na piscina

Quarto do Kapama River Lodge

Quarto do Kapama River Lodge

Na prática não faz tanta diferença porque a cada safaris o guia te levará para conhecer diferentes áreas da reserva. No final, não importa onde você está hospedado, a tendência é que você percorra todas as áreas e encontre os principais animais.

O Kapama River Lodge está classificado com 5 estrelas e tem uma avaliação nota 9,5 considerada excepcional no Booking. Veja mais detalhes sobre essa hospedagem e confira os valores.

Ver Valor da Diária


  Kapama Karula

Já imaginou se hospedar numa suite super luxuosa no meio da savana africana? No Kapama Karuna as acomodações incluem banheiro com banheira e uma parede de vidro que da vista para a mata.

Piscina do Kapama Karula

Piscina do Kapama Karula

Quarto no Kapama Karula

Quarto no Kapama Karula

Como em todos os lodges do Kapama as deliciosas refeições já estão incluídas, assim como as bebidas, inclusive no frigobar. O acesso a internet por Wi-Fi também é oferecido no quarto e áreas comuns para garantir o seu conforto.

O Kapama Karula está classificado com 5 estrelas e tem uma avaliação nota 9,5 considerada excepcional no Booking. Veja mais detalhes sobre essa hospedagem e confira os valores.

Ver Valor da Diária


  Kapama Buffalo Camp

Não se deixe enganar pelo estilo do Kapama Buffalo Camp, repleto de rendas de camping. O lodge é também classificado com 5 estrelas e oferece todo o conforto e qualidade no atendimento das outras unidades do Kapama. Luxo e sofisticação com certeza não vão faltar na sua estadia.

Área Comum do Kapama Buffalo Camp

Área Comum do Kapama Buffalo Camp

Quarto do Kapama Buffalo Camp

Quarto do Kapama Buffalo Camp

Assim como os demais lodges do Kapama, oferece 2 safaris por dia, um logo no nascer do Sol e o outro no final da tarde. Os veículos são totalmente adaptados para essa atividade e ainda param durante o game drive para um lanche especial no meio da savana.

O Kapama Buffalo Camp está classificado com 5 estrelas e tem uma avaliação nota 9,6 considerada excepcional no Booking. Veja mais detalhes sobre essa hospedagem e confira os valores.

Ver Valor da Diária


Se quiser conhecer outras opções de reservas privadas na região, além do Kapama, confira essa lista com 15 sugestões de Lodges no Kruger Park.

Espero que essas dicas possam ter ajudar a organizar sua viagem e vivenciar um safari na África do Sul inesquecível. Se você quiser ver como foi a nossa experiência, compartilhada em tempo real no Instagram Stories, acesse o nosso perfil @paraviagembr. Os stories estão salvos nos destaques e podem ser acessados a qualquer momento.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados